O mundo automóvel é vasto. Neste Especial, abordamo s a lgumas q uestõ es relacionadas com este tema. Da compra à segurança, vale a pena fi ficcar com algumas ideias consistentes sobre este assunto.
Aspectos a ter em conta
Saber comprar carro
Imposto Único de Circulação O ‘novo’ Imposto Único de Circulação (IUC) veio substituir, em Julho passado, o Imposto Automóvel, e passa a ser pago preferencialmente pela página de declarações electrónicas do Ministério das Finanças. No caso de o sujeito passivo ser uma pessoa colectiva será obrigatória a utilização da Internet, tal como já sucedia anteriormente. O pagamento do imposto é agora pago na data de aniversário conforme a matrícula do automóvel. Ou seja, já não existe um período de pagamento comum como até aqui. Adicionalmente, desaparece o selo que se afixava no veículo, devendo o condutor apenas juntar os documentos de pagamento de imposto, juntamente com os outros documentos do carro. A passada segunda-feira foi o último dia da prorrogação do pagamento do Imposto Único de Circulação dos veículos matriculados em Janeiro.
Combustível Sofifiaa Abreu Silva A maior parte das famílias não consegue viver sem ele. Na realidade muitas possuem, mesmo, mais do que um. E muitas estão a pensar trocá-lo ou comprar um novo. Um carro, nos dias que correm, é quase um bem indispensável, porque os transportes públicos ainda não satisfazem, por completo, as nossas necessidades. Na hora de comprar um carro, há muitos aspectos a ter em conta, quer se trate de um usado ou de um novo. A nossa primeira escolha é feita, muitas vezes, pelo design de um carro. Na realidade, é o que salta mais à vista, mas não é que o conta na estrada e na vida.
Em primeiro lugar, verifique as suas necessidades face à sua família, depois calcule a média de quilómetros que vai fazer por ano com um carro, por causa do combustível. Se é daqueles que muda de carro com frequência, saiba também que o melhor é adquirir um que não desvalorize muito, porque se o quiser vender, perderá o menor valor possível. Antes de comprar veja várias marcas e as avaliações nas revistas de especialidade para saber quais os pontos fortes e fracos dos diferentes veículos lançados pelas várias marcas. Depois de ter em mente alguns modelos, visite alguns standes para verificar preços e condições. Procure ainda saber de
promoções ocasionais, que, às vezes, são de aproveitar. Com a escolha já pensada, é essencial tratar do financiamento. Como sabemos, grande parte das famílias recorre ao crédito para financiar o seu automóvel. Verifique várias hipóteses junto das entidades e se pode pagar as mensalidades previstas, para depois não ter problemas financeiros. E nunca se esqueça que os encargos também incluem combustível, revisões, selos e seguros. Antes de se comprometer na hora da compra, peça para fazer um test drive, que é gratuito. Experimente conduzir o carro para se certificar que se adapta bem à estrada. Se tudo estiver conforme desejou, boa compra!
Gasolina: Um carro a gasolina é mais barato, tem menos ruído e menos manutenção. No entanto, o preço da gasolina é mais elevado, assim como o consumo. Diesel: O preço por litro é mais barato, o consumo do carro é menor e o valor de revenda também aumenta. Como desvantagem há o facto de o carro ser mais caro e as revisões mais
frequentes. GPL: é o combustível menos poluente e mais barato do que a gasolina, além de ser mais suave no motor. A desvantagem é que poucas bombas de gasolina disponibilizam o GPL. Já nos parques de estacionamento ou em lugares fechados, estes carros não podem entrar. Há ainda os custos de implementação do sistema.