OP 5C

Page 1

Móveis e Decoração

Não queira fazer tudo ao mesmo tempo

Decorar não é fácil

Dicas  Na cama, dê preferência para cores claras. Escolha lençóis e edredões macios e de fibras naturais.

Sofifiaa Abreu Silva  Em espaços pequenos, prefira cores claras.

Não é fácil decorar uma casa. Ponto assente. No fundo, a casa é sempre um reflexo da nossa forma de ser: os móveis, as cores, os quadros… tudo. Mas, se nós mudamos tantas vezes de gosto, será ainda mais difícil escolher alguma coisa que, em princípio, deve perdurar durante algum tempo. Em primeiro lugar, não faz sentido ter uma casa para habitar e querer ter tudo decorado imediatamente. Por isso não abarrote os ambientes com peças da moda, muitas vezes fruto de compras impulsivas e que, no futuro, poderão revelar-se ‘indesejáveis’. O ideal é compor aos poucos. Uma peça comprada em viagem, com aquele presente que um amigo ofereceu e uma estante irresistível… O importante é ir acrescentando o seu toque pessoal, com velas, um arranjo de flores feito, um belo quadro para termos um ambiente funcional e acolhedor. Seja razoável Em relação à personalização do ambiente, podemos afirmar que nem hoje, nem nunca haverá um único estilo predominante de decoração. Quase podemos afirmar que na decoração tudo é possível e válido e não há regras. Na hora escolher os móveis, comece sempre dos maiores para os menores, utilizando estritamente o necessário. Não coloque muitos objectos porque a harmonia do ambiente ficará comprometida. Comece a decoração pelo sofá, mesa, mesa lateral, a mesa de centro, distribua os quadros, pense nas cortinas e nos acessórios, como candeeiros, vasos, flores. Depois, se perceber que sobraram alguns espaços vazios, pode-se, então, complementar.

 Almofadas com estampados diversos em sofás e poltronas ficam interessantes juntos quando formam um conjunto de cores e padrões.  Velas criam uma atmosfera aconchegante.  Ambientes sem separação parecem maiores, assim elimine portas entre cómodos.  Use diferentes tons de louças e cristais e crie uma atmosfera interessante para o jantar.  Não hesite em exibir objectos pessoais que contam a sua história e criam uma relação entre você e a sua casa.

Na hora de escolher, pense também na possibilidade de mudar os habituais “conjuntinhos”. Numa sala, por exemplo, pode substituir uma mesa de centro por um puff ou por um baú, ou nem sequer colocar nada. Numa das laterais do sofá pode usar uma mesa redonda e na outra uma planta ou até malas e caixas antigas empilhadas. Para conseguir visualizar melhor o espaço com os móveis comprados, peça na loja um catálogo ou as medidas desses móveis nos quais você está interessado.

Assim, quando chegar em casa, poderá simular com fita adesiva colocada no chão exactamente onde se pretende colocar os móveis e verificar como ficará o ambiente. Se acha quer é melhor contratar um profissional da área da decoração, seja prudente e veja diferentes orçamentos e formas de trabalhar. Ao trabalho de um profissional junte também a harmonia, o seu gosto pessoal, a sua vontade pessoal, além do seu orçamento. Nunca gaste o que não tem.

 A m o d a p o d e apresentar tendências e sugestões. Mas, não veja isso como uma obrigação.  Flores naturais dão um toque de frescura e alegria a qualquer ambiente.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.