Quaresma deu autógrafos em Famalicão Um dia depois de ter sido o melhor em campo em Guimarães, onde apontou dois dos cinco golos com que o FC Porto venceu o V. Guimarães, Ricardo Quaresma regressou ao Minho para uma sessão de autógrafos na Loja Top Sport em Famalicão. Na passada segunda-feira, o extremo portista fez as delícias dos adeptos de futebol que se deslocaram a este espaço comercial, dando autógrafos e distribuindo sorrisos a cerca de duas centenas de pessoas.
Nulo em dérbi de escolas Na 20ª jornada do campeonato distrital de escolas, série E, a equipa de escolas A do FC Famalicão recebeu o Operário, segundo classificado do campeonato, num jogo que se esperava de grande emotividade. O futebol praticado foi de bom nível, com a partida a ser muito disputada embora tenha terminado empatada a zero bolas. Na primeira parte o Operário assumiu o jogo, com o Famalicão a ficar mais na expectativa embora sem nunca deixar de procurar o contra-ataque. As duas equipas tentaram de todas as formas chegarem aos golos, mas a etapa inicial terminaria com um nulo que demonstrava bem o equilíbrio patenteado. Para a etapa complementar, o Famalicão entrou melhor, equilibrou o jogo e dispôs de algumas ocasiões para inaugurar o marcador. O empate sem golos acabaria por ser o resultado final entre duas boas equipas num dérbi sempre jogado com muita intensidade e que teve emoção até ao apito final. O FC Famalicão fez actuar os seguintes jogadores: Zé, Chico, Tiago, Marco, Hugo, Hélder, João Vale, Osório, Migas, Jójó, Nuno Afonso e Diogo.
São Cláudio despede-se dos sócios com vitória No último jogo em casa esta época, o S. Cláudio venceu o Gonça por 1-0 naquele que foi o penúltimo jogo do campeonato da 2ª divisão distrital, série D. O jogo começou com as duas equipas a terem boas oportunidades para marcarem mas a pontaria não era a melhor. O Gonça nunca preocupou muito a defesa do visitado e a meio da primeira parte o S. Cláudio esteve perto de marcar por intermédio de Vítor. Nesta fase, o S. Cláudio jogava bem e não surpreendeu que aos 35 minutos, após a marcação de um livre, ainda na sua área defensiva e aproveitando a desatenção dos defesas e guarda-redes contrários, Carneiro antecipou-se e fez um bonito golo. Na segunda parte apenas há a salientar que o Gonça tudo fez para chegar à igualdade mas não o conseguiu enquanto a equipa da casa poderia ter feito pelo menos mais dois golos, mas a finalização não foi a melhor. Os locais foram justos vencedores por aquilo que fizeram durante o jogo. Quanto à equipa de arbitragem, não mostrou um único cartão durante todo o jogo e saiu com nota positiva do Parque Desportivo de São Cláudio. O treinador Mesquita colocou em jogo: Avelino, Luís Miguel, Rui Faria, Ginho, Daniel, Prego I, Prego II (80’ Mendes), Rudi (30’ Manuel Peneda), Vítor Hugo, Ivo (85’ Couto) e Carneiro. Na próxima e última jornada do campeonato, o S. Cláudio desloca-se a Campelos. A partida está marcada para sábado, 3 de Maio, às 16 horas. Rui Faria
Prova decorreu em Braga
CCDR vence no Torneio Olímpico
Realizou-se no último fim-desemana a fase regional do Torneio Olímpico Jovem, no Estádio 1º de Maio, em Braga, destinado a atletas dos escalões infantis, iniciados e juvenis. O Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão (CCDR) participou com 19 atletas, destacando-se: a juvenil Cátia Rodrigues que venceu as provas de 80 metros barreiras e de triplo salto, obtendo ainda o 2º lugar nos 100 metros; nos 300 metros Renato Miranda venceu enquanto na prova de triplo salto o juvenil Duarte Silva realizou bons saltos, efectuando mínimos para estar presente nos campeonatos nacionais de juvenis em Julho. Ainda no passado fim-desemana, alguns atletas da equipa masculina do CCDR estiveram em Braga com o objectivo de se prepararem para os Nacionais de clubes que se realizam no fim do mês de Maio. O júnior Diogo Silva, recente aquisição dos ribeirenses, bateu de novo o recorde regional de Braga no salto à vara. Na prova de 800 metros José Araújo venceu com facilidade e no salto em comprimento e triplo salto Sérgio Silva entrou nas competições, saltando 6,60 e 13,72 metros, respectivamente. Em destaque estiveram ainda
Raúl Veloso e António Costa que continuam a evidenciar-se como dos atletas mais rápidos de Portugal. No lançamento do peso, Paulo Soares lançou o engenho a uma distância de 13,40 metros. Escola D. Maria II também participou A escola D. Maria II esteve presente na fase regional do torneio com a sua equipa de atletismo do Desporto Escolar. Participaram 20 alunos dos escalões de infantis, iniciados e juvenis, tendo alcançado vários lugares no pódio e possíveis apuramentos para a Selecção de Braga na fase nacional. Assim, no escalão de iniciados, David Santos venceu o lançamento do peso com 12,94 metros. Na mesma prova para o escalão de infantis Miguel Silva venceu com um lançamento de 9,42 metros e na velocidade João Vilas Boas alcançou o 2º lugar. Nos 100 metros barreiras, João Simões ficou na mesma posição que o colega de turma e no salto em altura melhorou para 1,58 metros, ficando em 3º lugar. Os alunos da Escola EB 2/3 D. Maria II vão estar presentes também no próximo fim-de-semana na fase regional de pista a realizar na Maia.
VI Grande Prémio Atletismo realiza-se em Landim A Junta de Freguesia de Landim vai organizar amanhã, dia 1 de Maio, o VI Grande Prémio de Atletismo de Landim, com as presenças de Rosa Mota, Rosa Oliveira, António Rodrigues e Manuela Dias. A prova tem a sua partida marcada para as 10 horas junto à Alameda do Mosteiro, contando com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão e das associações e colectividades de Landim. As inscrições podem ser feitas na Junta de Freguesia de Landim.
No Rali TT Serras do Norte
Fernando Rito pouco feliz
De regresso ao Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Fernando Rito e Filipe Martins não foram felizes no Rali TT Serras do Norte ao verem-se arredados de um triunfo que lhes estava destinado quando um fio eléctrico cedeu. A dupla da Padock Competições dominou desde os primeiros quilómetros do primeiro sector selectivo, demonstrou a competitividade do Toyota Land Cruiser no prólogo, alcançando a segunda posição, mas depois o azar bateu à porta. “O nosso objectivo passava pela vitória e esta era a única prova em que ainda não conhecíamos o lugar mais alto do pódio no T8. Já estávamos numa fase de controlar a vantagem adquirida quando o carro se foi abaixo e não mais voltou, consumando o abandono”, contou Fernando Rito. Um desalento generalizado de toda a equipa, quando nada o
fazia prever, e depois de um domínio avassalador do homem do Norte. A meio do segundo sector a vantagem estava já nos quatro minutos, uma superioridade difícil de anular face ao andamento que a dupla Fernando Rito/Filipe Martins incutiu desde o arranque da jornada do Motor Clube de Guimarães. “Foi realmente pena, naquela altura nunca nos passou pela cabeça perder a prova”, disse. “Mesmo não estando a disputar o campeonato, reconheço que tínhamos argumentos para revalidar o título de campeão alcançado em 2006”, afirmou Rito que espera poder realizar mais uma ou duas provas até final do campeonato, tudo dependendo dos apoios. A próxima prova do campeonato está prevista para os dias 20 a 25 de Maio, com a realização do Rali Vodafone, uma das mais importantes provas do calendário.
No Rallye Optic Tunisie
Adélio a realizar prova positiva
Adélio Machado regressou à competição com a participação no Rallye Optic Tunisie, prova que arrancou no passado dia 24 de Abril, em Marselha. Tendo como navegador Laurent Flament, o piloto famalicense está a realizar uma prova positiva, sendo que à hora do fecho desta edição do OPINIÃO SPORT o Rali ainda decorria. No prólogo de 2,5 kms de extensão a dupla da Padock não arriscou muito. Após efectuar a ligação marítima a Tunis, Adélio Machado arrancou para a primeira etapa, entre Tunis e Matamata, com bastante confiança, terminando na sexta posição do agrupamento T2, numa clara demonstração de regularidade. A segunda etapa, disputada em território libanês, com uma especial de 295 kms, foi muito atribulada para Machado e Flament. Um atraso de cerca de uma hora na chegada junto a Oued Oueni, devido a um desencontro com a melhor rota foi a nota negativa.
O contratempo fez baixar a dupla do Toyota Land Cruiser para a oitava posição do agrupamento T2. A terceira etapa permitiu uma subida na classificação geral, ao longo dos 359 quilómetros cronometrados que ligaram Nalut a Al Qaryat, na Líbia. A dupla arrancou para a especial do 46.º posto da tabela, terminando a etapa na 32ª, sexta da categoria T2. Um resultado que permitiu ao piloto de Famalicão ganhar mais seis lugares à geral, encontrando-se então no 40º posto. Na quarta etapa, a dupla da Padock Competições/Toyota France terminou na terceira posição da categoria T2, ficando na 31ª posição da geral. Adélio Machado não se tem ressentido fisicamente, apesar da prova tunisina ser dura, esperando-se que o piloto da Padock Competições termina da melhor forma a sua participação na jornada inaugural da Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno.