Page 1

Foto: Sylvana Graça

Caderno Especial de Decoração Por Ana Puala Yamamoto


Editorial Perú Design

Perú Design

D

epois de mais de 32 anos, O Perú Molhado segue com fôlego e vigor invejável. O segredo da longevidade? Manter-se antenado aos movimentos do mercado, aos comportamentos e as inovações tecnológicas, me parece óbvio! O que faz a diferença? Muito bom humor, personalidade e estarmos sempre abertos ao novo. Perú Design, um caderno de decoração, design e arquitetura vem para mostrar que o que diferencia a região é a sua arquitetura e design de interiores aliada a paisagem privilegiada que temos. Não são móveis, objetos e edificações que formam um lar. Histórias e pessoas formam um lar. Arquitetos, designers de interiores, lihgting designers, paisagistas, decoradores são pessoas com histórias, sensibilidade e técnica que proporcionam através do seu trabalho uma casa para chamar de lar. O arquiteto é o profissional que planeja e pensa os espaços, tanto em escala local como urbana, moldando, esculpindo com os melhores critérios possíveis ambientes propícios para o ser humano. Para isso, deve balancear toda a técnica construtiva disponível com as melhores composições artísticas a fim de solucionar os problemas que surgem no processo. Uma vez atingido esse equilíbrio, não raro, faz-se arte. O Designer de Interiores, como o próprio nome já diz, harmoniza forma e função nos interiores do ambiente, ele pensa num projeto como um todo, aonde tudo esta entrelaçado, há uma continuidade, como um livro que conta um história, com começo, meio e fim. O lihgting designer através de técnicas trabalha com luz e cor, levando em consideração a luz natural, a economia de energia, a potência necessária, a intensidade de cor, tudo o que irá proporcionar a sensação desejada para o ambiente. Entrevistamos esses profissionais e descobrimos que as opiniões sobre o tema varia de pessoa para pessoa, mas existem alguns pontos em comum, como o desejo de satisfazer o sonho de cada cliente, com projetos exclusivos, personalizados e muita dedicação e amor pelo que fazem. Não falta inspiração nessa edição. Confira as matérias da Portobello, Tok Retok, Mosaicos Portella, Soho, Engeluz e se delicie! Até a próxima! Um abraço e boa leitura, Ana Paula Yamamoto e Alessandra Cruz Editoras do caderno de decoração

2

De 21 a 28 de junho de 2013 – O Perú Molhado


Portobello Shop

Perú Design

Até o Básico é Único

F

rancislaine Busatto é arquiteta e proprietária da Portobello Shop de Cabo Frio, que inaugurou em novembro de 2012. Ela é de Mato Grosso do Sul e escolheu Cabo Frio para abrir a sua loja, depois de estudar o mercado em todo o Brasil para identificar qual seria o melhor local para o investimento. O ambiente é composto por vários elementos, mas um dos mais importantes é o revestimento. Embora largamente utilizados na arquitetura, os materiais essenciais como mármore e madeira continuam a ser reinventados a cada ano. Em linha com a proposta de sua Coleção 2013 de personalização e inspiração na moda, a Portobello traz novas interpretações em porcelanato, com novas referências estéticas e formatos. As madeiras em porcelanato (segmento em que a Portobello já oferece mais de 30 variedades entre opções mais fidedignas ou criativas) são complementadas por novas espécies e formatos. Os formatos das madeiras são surpreendentes, além das tábuas em 20x120, o novo formato 20x180 deixa as composições ainda mais elaboradas. Uma das grandes vantagens técnicas da Madeira em porcelanato é a possibilidade de uso em áreas molhadas sem demandar manutenção e, para esse uso também há um novo formato: o Super Deck 90x90.

Francislaine Busatto, arquiteta e proprietária da Portobello Shop

O cimento em versão 2013 é uma homenagem à arquitetura moderna da nossa capital nacional. A linha Brasília inspira-se nas superfícies de concreto aparente, criadas pelo grande arquiteto Niemeyer ou inspiradas por ele. Um olhar contemporâneo sobre esse material foi o ponto de partida para reproduzilo em grandes formatos. O limestone foi a pedra selecionada para uma reprodução minimalista e atual da pedra natural.Em porcelanato é apresentada em uma cartela de cores neutras que varia do branco lunar ao dourado e em formatos 60x60, 60x120 e o inovador 60x180, com acabamentos para uso interno e externo. O aço enriquecido com cobre e fósforo que aumentam a resistência à corrosão e apresenta uma camada de óxido de cor avermelhada sobre a superfície. Inspirada nesse material, bastante usado na década de 30 na indústria ferroviária americana, quando recebeu o nome comercial de Corten, a linha Steel apresenta o aço Corten em porcelanato 60x120 para uso em arquitetura e com características técnicas mais apropriadas, pois o aço oxidado perde massa metálica ao longo do tempo quando exposto diretamente à atmosfera. O aço Corten é atualmente sinônimo de arquitetura arrojada e contemporânea, tanto para fachadas e volumes, quanto para interiores. “A manutenção do porcelanato é simples. Representa perfeitamente uma peça natural, cada vez mais utilizado, valoriza muito o ambiente. Cada vez mais escolhido pelos arquitetos e designers.” Comenta a arquiteta. Outra novidade em porcelanato são as peças inteiras, extrafinas – com cerca de 4mm – que tem a resistência igual ou superior as peças de 10mm. Elas tem sido muito utilizadas na sobreposição de pisos. Além disso, existem os cortes especiais, podendo ser colocado em bancadas e escadas. Francislaine ressalta a importância da contratação de profissionais para a execução de projetos. “O profissional é muito importante numa obra, independente do projeto você precisa estar assessorado.

Fazer uma reforma não é igual a trocar de roupa, acontece muito da pessoa se arrepender se não tiver contratado um profissional. As reformas acontecem, mas não é numa frequência anual, por exemplo.” As lojas da Portobello Shop têm projetistas, designers, arquitetos, fazemos tudo o que o cliente dese-

De 21 a 28 de junho de 2013 – O Perú Molhado

ja, dentro dos padrões econômicos possíveis de cada um, oferecendo assistência, com atendimento diferenciado, mostrando as diversas opções existentes. Além disso, trabalham com a paginação, aonde é possível que o cliente veja como vai ficar o ambiente dele, e receba o projeto de assentamento para ter menos recortes e juntas.

3


Engeluz

Perú Design

Conceito de Iluminação

Por Angelino Lopes Neto - Lighting Design do Grupo Engeluz

P

ara se ter um bom projeto de iluminação ,é necessário uma boa relação entre o cliente e o lighting design, pois o fruto desta relação irá resultar num projeto luminotécnico de qualidade visando o sucesso e o bem estar do cliente. O exercício do lighting design é fruto de uma mistura entre as técnicas de iluminação das artes cênicas e das técnicas de iluminação de arquitetura ,sendo o profissional qualificado por sua habilidade, na intuição e engenhosidade ,em proporcionar uma iluminação personalizada para cada estilo de ambiente ,afetando profundamente as reações humanas como a visão do óbvio, como também a beleza dramática de uma paisagem iluminada, brincando com contrastes de iluminação gerando sensação de conforto no melhor dos estilos. É muito fácil notar quando um ambiente foi produzido por um lightind design ,pois o conceito de iluminar não significa colocar luz no ambiente, mas sim aplicar as técnicas de iluminação para cada ambiente em questão, seja ele residencial, comercial, industrial ou paisagístico. Só uma pessoa que tem em sua casa um projeto luminotécnico produzido por um lighting design pode descrever a sensação de bem estar que é chegar todo dia em casa e sentir verdadeiramente a casa te dando as boas vindas. Sem falar que uma iluminação bem projetada, além de gerar conforto ,ainda economiza energia, pois o cliente ilumina cada ambiente por setores, ou seja ele terá num ambiente , várias formas de iluminar sem enjoar do ambiente. Hoje o grupo Engeluz, disponibiliza a

4

todos clientes e amigos este beneficio que é ter um profissional gabaritado na ária de iluminação inteiramente grátis, como beneficio á todos que confiar em nossa empresa que a mais de 30 anos é líder de mercado iluminação, elétrica , hidráulica e decoração para o seu ambiente.

De 21 a 28 de junho de 2013 – O Perú Molhado


Soho Designer

Perú Design

Tecidos, cortinas e papéis de parede

A

redecoração do ambiente não está ligada necessariamente a compra de móveis e a troca da cor das paredes e da disposição física. Uma opção que está em evidência na decoração é a utilização de tecidos. Desde as cortinas, passando por estofamentos e chegando até as almofadas, a boa utilização de tecidos lisos, estampados e de diversos tipos dá vida e renova o aspecto dos ambientes.

Búzios é conhecida pelo charme e pela peculiaridade, dentre essas categorias está também a arquitetura e a decoração. Por ser um município praiano, onde o contato com a natureza e com as mais diversas culturas acontece o tempo todo, as influências são incontáveis. As cores ganham destaque nesse cenário em conjunto com a impermeabilização dos tecidos. Márcia Arriete é a representante da

Soho Design, loja especializada na venda de tecidos e no estofamento de sofás e cadeiras, além das capas, comenta sobre as cortinas exclusivas da loja e que são tendência entre arquitetos e clientes. “O ponto alto da são as cortinas Luxaflex, que somos vendedores exclusivos na Região.” Ela também ressalta a importância dos tecidos vendidos serem impermeabilizados, por causa da maresia e de outros fatores climáticos.

Para as clientes mais exigentes, é possível mandar estampar em diversos tipos de tecidos, assim como a opção de cores. Outro fato ressaltado pela Márcia é a moda urbana. “A moda que você veste hoje é a moda da decoração. Você vê as tendências e as estampas andando juntas o tempo todo na decoração e na moda.” Adiciona. Para ela, a única coisa que falta em Búzios é a mostra de decoração.

Mosaicos Portella

Arte do mosaico e revestimentos

A

boutique Mosaicos Portella nasceu a exatos 2 anos e 1 mês atrás, com o intuito de trazer para a região um novo conceito na arte do mosaico e revestimentos de fino acabamento. Escolhemos o Porto da Barra para que nossos clientes pudessem desfrutar de um ambiente descolado e único e para que tivéssemos como oferecer uma loja aberta em dois turnos. Assim, nossos clientes podem aproveitar os momentos fora do expediente, em um momento de descontração e lazer, para escolher a decoração ideal para sua obra ou reforma. A Mosaicos Portella oferece dois segmentos em decoração. O primeiro, que dá nome à loja, é a arte única de Gerson Portella, mosaicista que transforma pequenos fragmentos de azulejos em verdadeiras obras de arte. Seus mosaicos são executados com talento e perfeição, o que os torna únicos. Gerson Portella é autodidata e elabora suas peças com azulejos próprios para a arte musiva, dando assim o toque refinado que suas peças apresentam. Temos tido o imenso prazer de oferecer para a cidade de Búzios e região, concorridos e muito bem aceitos workshops de mosaicos ministrados por Gerson, onde ele passa sua técni-

ca diferenciada para os alunos. Para aqueles que buscam algo exclusivo para compor seus ambientes, fica a dica: o artista executa toda e qualquer encomenda, da mais simples à mais complexa, sempre dentro do mesmo padrão de excelência que norteia sua produção. O segundo segmento, não menos importante, são os revestimentos que oferecemos para todo o tipo de reforma e construção. Revendemos hoje revestimentos de 36 empresas, dentre elas a Solarium, pioneira em cimentícios, Passeio Revestimentos e Rerthy, também voltada para esta matéria prima muito usada em nossa região. Trabalhamos também com pastilhas de vidro e cerâmica de empresas como Jatobá, Porto Design, Bisazza, Vetromani, entre outras. Cerâmicas da Del Favero fazem toda a diferença nas construções de Búzios. Alem das empresas acima citadas, oferecemos uma vasta linha de boutique, com produtos que fazem toda a diferença na decoração de ambientes. Nosso ambiente está pronto para receber os mais renomados arquitetos e os mais exigentes clientes. Todos serão muito bem recebidos pela equipe da Mosaicos Portella. Aguardamos sua visita.

De 21 a 28 de junho de 2013 – O Perú Molhado

5


iPerú AP

GRL I C AT I V ÁT O IS

O Perú Molhado para iPad já está n’O Jornaleiro O Perú Molhado acaba de chegar n’O Jornaleiro - a maior banca digital de jornais e revistas do Brasil. Com O Jornaleiro, você pode baixar e ler O Perú Molhado diretamente em seu iPad. Tudo muito rápido, com utilização simples e navegação intuitiva. Baixe agora mesmo e experimente os exemplares gratuitos.

a 1 Acesse Apple App

2 eProcure instale

Store

o aplicativo “O Jornaleiro”. É grátis.

Powered by

3 “OAbraJornaleiro” e baixe as edições do Perú


Tok Retok A diferença está no interior...

Perú Design

F

oi-se o tempo que construir a casa dos seus sonhos era simplesmente pensar na edificação. A trajetória para deixar o lar doce lar da maneira que você sempre sonhou, levou pesquisadores ao longo desses últimos anos desenvolver várias pesquisas voltadas para o comportamento humano. O que o Designer tem a ver com esse tipo de pesquisa? Tudo. O trabalho desse profissional é totalmente personalizado, voltado para elaborar espaços inovadores, considerando estética, funcionalidade, custo e benefício. Uma arquitetura imponente, que causa impacto, não pode deixar de ter um profissional de Designer de Interiores auxiliando na personalização destes ambientes. O profissional de Designer, vai aliar sua técnica com a necessidade do cliente para que o resultado saia a contento. O Designer de Interiores, tem conhecimentos técnicos, de empregabilidade de materiais, dureza, resistência e outras caracteríticas importantes na hora de especificar. Tem o cuidado com iluminação, desenho e detalhe mento de bancadas e gesso. O Designer planeja, organiza, especifica acompanha e entrega as chaves da sua casa. O escritório de arquitetura e design, Tok Retok Obras, tem como sócias prioritárias a designer Vera Heringer, e a arquiteta Juliana Corôa, trabalham com desenvolvimento do projetos arquitetônico e de interiores, residencias, comerciais, institucionais, hospitalar e hoteleiro. Executam obras, reformas e legalizações, atuam em toda região dos lagos. Todos os projetos são apresentados aos clientes em 3D, para que visualizem e aprovem cada etapa de seu sonho. A diferença entre o trabalho desses dois profissionais. “Arquitetura é o jogo primoroso, correto e magnífico de massas reunidas na luz, Le Corbusier”. O designer - arte dedicada a planejar o desenho e supervisionar a execução de interiores arquitetônicos, incluindo esquemas de cor, mobiliário, acessórios e, por vezes, elementos arquitetônicos. O decorador e o design também são distintos. O designer de interiores também decora, mas não esta limitado só na parte de composição mobiliária. Ele parte dos projetos de ambientação, pontos elétricos, hidráulicos, iluminação, desenho de mobiliário, desenho de gesso, paginação de piso e revestimentos, desenho de bancadas e outros. A partir de um conceito que engloba o ambiente como um todo, levando em consideração a utilização e funcionalidade destes ambientes. O designer pode sugerir mudanças arquitetônicas no projeto da casa, já

Vera Heringer, designer de interiores e sócia da Tok Retok

o decorador reorganiza o espaço por meio de mobiliário, cor, forma e texturas. Para Vera, o ideal é a parceria entre os profissionais. “Em conjunto com o arquiteto o trabalho fica ainda melhor.” Acrescenta. A percepção, a sensibilidade em perceber as necessidades do cliente contribuiu com a personalização. “O ambiente deve ser feito de acordo com o gosto e rotina de cada cliente,

De 21 a 28 de junho de 2013 – O Perú Molhado

partimos de um bate papo, onde buscase identificar essas informações. Por tudo isso, que o conceito do projeto de interiores de uma casa, desenvolvido por um designer, alcança um resultado que proporciona um resultado muito satisfatório. É comum as pessoas desprezarem esse profissional pela facilidade que as diferentes lojas de cada seguimento, (planejados, iluminação, revestimentos, etc), oferecem ao fa-

zerem o projeto do produto que oferecem. Porém, o que acontece é que não há uma harmonia, pois não foi pensado em conjunto, não seguiu um mesmo conceito, não houve uma interação, não há um casamento entre os projetos! Da mesma forma que não adianta pegar o design visto numa revista e achar que é bonito e que vai funcionar pra todo mundo, pois aquele design, seguiu um conceito específico, atendendo um tipo de pessoa, de família.”

7


Encarte1146  

Encarte de decoração

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you