Projeto Trilha das Artes

Page 69

Processo de Sistematização

É visível a mudança de concepção. As Artes Visuais já são concebidas como área de conhecimento por todas as educadoras, contudo estas relataram que estão em processo de construção de novos conhecimentos: “Vejo a arte como um movimento reflexivo” (Jucilene) “... Estou aprendendo no processo.” (Aline) “É uma experiência reflexiva, inovadora. Minha postura tem sido de pesquisadora” (Fernanda) “Venho a cada dia ampliando meu olhar” (Adriana) “Estou em desequilíbrio. É um aprendizado respeitar a individualidade dos alunos” (Fabrízia)

não é algo tão fácil. Nossas educadoras trazem histórias profissionais onde elas assumiam todo o processo. Agora o movimento é outro, elas precisam mediar situações para que as crianças sejam as protagonistas do processo. Esse movimento já acontece no CEI Juracy Magalhães, mas precisa ser alimentado a cada dia, através de reflexões não somente dos processos de sala de aula, mas principalmente do papel e postura dos educadores. Referências teórico-conceituais O Centro de Educação Infantil Juracy Magalhães revela-se como um espaço privilegiado, aonde as crianças, nas interações com adultos, com outras crianças e com o meio físico, vão construindo sua forma de ser, agindo de forma participativa no mundo, apropriando-se da história e da cultura de seu grupo social, construindo assim seu próprio sistema de significados. Nesse contexto o que a arte proporciona

No processo de elaboração deste documento fica evidente que não existe uma uniformidade de idéias em relação à área de Artes Visuais no currículo da instituição e em suas práticas educativas, visto que os processos de aprendizagem são únicos e ocorrem de forma diferenciada. Parte do grupo de educadoras reconhece a área como consolidada na Proposta Curricular da Instituição, outra parte não expressou sua opinião no decorrer da elaboração desta proposta. No que diz respeito à prática educativa, percebe-se avanços significativos em determinados aspectos, mas há um caminho a ser percorrido. Por exemplo, o grupo já reconhece as Artes Visuais como linguagem e transformou uma pratica intuitiva em uma prática fundamentada. Por outro lado, ainda é necessário fortalecer a crença de que o ensino das Artes visuais não é somente uma ferramenta a serviço de outras áreas do conhecimento, visto que tem um sentido em si própria. Portanto, essas contradições são naturais em processos de mudança, afinal, modificar, valores, crenças e concepções internas das pessoas,

(...) é uma contribuição ampla ao desenvolvimento e às experiências humanas. Primeiramente a arte, isto é, as imagens e eventos cujas propriedades fazem brotar formas estéticas de sentimentos, é um dos importantes meios pelos quais as potencialidades da mente humana são trazidas à tona. Nossas capacidades intelectuais tornam-se habilidades intelectuais à medida que damos a estas capacidades oportunidade de funcionar: o tipo de raciocínio necessário para vermos o que é sutil e complexo; para aprender como perceber formas de maneira que suas estruturas expressivas toquem nossa imaginação e emoção; para tolerar as ambigüidades enigmáticas da arte. Longe de ser uma atividade negligente, nosso compromisso com a arte nos faz empregar nossas mais sutis formas de percepção e contribui para o desenvolvimento de algumas de nossas mais complexas habilidades cognitivas. (EISNER, 2002: 91).

O trabalho com Artes Visuais no CEI Juracy Magalhães foi estruturado a partir do eixo triplo: produção / fruição / reflexão. De acordo com os RCNI, estes três pontos são entendidos de forma interligada, uma integração que visa ampliar o conhecimento do mundo cultural das crianças. A fruição trará a prática da leitura de imagens, a primeira forma de leitura de crianças pequenas, que vem promover o exercício da sensibilidade. A produção promove a expressão infantil associada com a imaginação criadora, e a reflexão vem fortalecer o aprendizado do ato sensível e do ato criador, promovendo uma elaboração dos processos do conhecimento em jogo.

- 67 -


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Projeto Trilha das Artes by Avante - Educação e Mobilização Social - Issuu