Page 1

Magazine .com.br

N.10 Out. 2012

Alfenas e Região

Xuxa

Estou recebendo mais cantada morena Comunidade

Brasil chega a 195,2

Milhões de Pessoas Saúde

Condimentos e ervas que fazem bem à saúde Gastronônia

Comida Mineira na Europa Agronegôcio

MG sediar o maior evento mundial da cafeicultura

Moda Color Pants

Revista OM Magazine Novo conceito, Novas possibilidades!

G

TI

S


OM 4

Diretor Rogério Lima

lima@mixmais.com

Diretora de Arte Flávia Lacerda

Alfenas e Região

Magazine .com.br

www.OMmagazine.com.br

Capa OM Classificados

flavia@mixmais.com

Comercial Camila Krohn

camila@mixmais.com

Pauliana Correia

marketing@mixmais.com

Colaboradora Marlene Terra Viviane Bragadini

vivianebragadini@gmail.com

Design & Diagramação Gaby Benetti mixmais.com arte@mixmais.com

Capa Xuxa Meneguel Fale com a redação

Xuxa diz estar recebendo mais cantadas após ter pintado o cabelo

X

uxa contou em um evento em São Paulo que está recebendo mais cantadas com a nova cor de cabelo: “Agora além de receber cantadas dos homens que gostam de loiras, também recebo dos que preferem as morenas”. A apresentadora falou também sobre o Victor, da dupla Victor e Leo, com quem teria um suposto affair. “Ele adora as morenas. Sou amiga dele e sei que tem várias, não só morenas, na vida dele”. Xuxa não descartou ficar ruiva no futuro. “Não sei, mas quem sabe? É dificil mudar, eu tenho o cabelo fininho, sempre essa mesma voz... Mas gostei de variar. Sei que tenho que ficar loira para gravar o DVD ‘Xuxa Só para Baixinhos’. As crianças até 6 anos me veem morena e perguntam ‘cadê a Xuxa?”, revelou.

Ela disse o que mais gostou nessa fase morena. “O melhor é ouvir minha mãe

dizendo ‘vem cá, minha morena’. Essa transformação veio no momento certo. Ela diz: ‘quando você vai ser de todo mundo de novo? Porque morena você é só minha”. Xuxa contou ainda que a filha, Sasha, não liga para a cor do cabelo da mãe “A Sasha gosta de mim de qualquer jeito”.

editor@mixmais.com

Distribuição

Alfenas - Fama - Campos Gerais - Campo do Meio - Paraguaçu - Machado - Serrania Divisa - Nova - Areado - Alterosa 10Mil cópias - Circulação Gratuíta

Para falar com nossa equipe de vendas: Tel.:(35) 3011-2555|Email: info@ommagazine.com.br Horário: seg. à sex. 9:hs às 12:hs - 14:hs às17:hs

Rua Pres. Artur Bernardes, 394 | Centro Alfenas - CEP 37130-000 - MG

www.ommagazine.com.br

Os anúncios publicados são informes publicitários, suas mensagens são de responsábi-

lidade dos anunciantes e não expressam necessariamente a opnião desta publicação. Michel Teló apareceu durante a entrevista, cantando “Xuxa, morena, assim você está uma gata”. O loira por causa da personagem e, cantor disse que está preparando quando acabou a novela, resolveu um versão em japonês do hit “Ai, voltar à cor natural. Achei que ela se eu te pego”. “Preficou maravilhosa more“Xuxa, morena, na. Com namoro recenciso aprender a cantar em japonês primeiro. assim você está temente assumido, o Em vários países, cantor não pensa em um uma gata” as pessoas cantando segundo casamento, por em português é uma enquanto. Ainda está muito cedo”. delícia, mesmo sem entender uma Michel ainda elogiou Xuxa. “Até palavra. A gente fica rindo à toa”, se ela fosse careca, seria linda. Sou comemora. fã dela desde que quando eu era Questionado que baixinho e a via”. tipo de mulher prefere, ele falou: RECEBA OM MAGAZINE “Gosto de loiras GRÁTIS EM SUA CASA e morenas”. O que é bom ficou ainda melhor!

receba a revista gratuitamente em sua casa, a assinatura é

GRÁTIS*

Solicite:

E-mail: info@OMmagazine.com.br

Mas negou que a namorada, Taís Fersoza, tenha mudado a cor do cabelo a pedido dele. Ela estava

Recicle a informação: Passe esta revista para outros leitores.

* PAGUE SOMENTE O CUSTO DE POSTAGEM


Novo conceito. Novas possibilidades!

www.omelhordealfenas.com.br

OM 5

Anuncie jรก (35) 3011 2555 OM Classificados


www.OMmagazine.com.br

Moda & Beleza OM Classifi cados

c Color pants ganha destaque nos looks

U

ma das peças mais interessante nesta temporada no guarda-roupa de dez entre dez mulheres é a calça colorida, color pants. A calça básica ganhou muitas cores, tanto vibrantes, quanto discretas, para se tornar a peça chave de looks. Com camisas sociais, saltos ou sapatilhas, os modelos skinny ganharam os corações das famosas e de muitas mulheres pelo mundo a fora. A calça colorida é uma ótima substituta do velho e bom jeans. A cartela de cores da estação é linda e as principais são: azul cobalto, vermelho, verde bandeira, pink e laranja. Para não errar na hora de montar a produção vale ressaltar que as calças jeans coloridas chamam mais atenção para as pernas, por isso, se você tem coxas e quadris largos, cuidado! Prefira fazer uma composição monocromática e, na parte de cima, opte por modelos mais larguinhos para equilibrar o look. Já para as menos ousadas, a sugestão fica por conta dos tons pastéis que, além de dar um toque romântico ao visual, não vai te deixar tão desconfortável ao colorido forte

c

c

Tecnologia contra linhas entre os seios

P

ara amenizar aquelas marcas causadas em geral pelo excesso de sol, o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo, indica o laser fracionado Lux 1540, que, além de estimular a troca da pele, aumenta a produção de colágeno e reorganiza as fibras de sustentação. “Ele ganha por ser menos dolorido do que os lasers ablativos, que não são fracionados, e por preservar ilhotas de pele sadia, o que acelera a cicatrização”, diz o médico. O resultado é tentador: após a primeira sessão, é esperada uma melhora no tônus em cerca de 10% e, ao fim do tratamento, de até 60%. “Para o resultado durar mais, evite se expor ao sol sem protetor, dormir muito encolhida ou com travesseiro alto. Tudo isso colabora para os vincos”, afirma Jardis. Ele recomenda fazer de quatro a seis sessões, com intervalo de 30 dias entre elas. É importante lembrar que a pele do colo é mais sensível e deve receber os mesmos cuidados que a do rosto. Portanto, use na região os mesmos produtos que aplicar na face. O mesmo vale para o protetor solar, que é item obrigatório para evitar a deterioração das fibras de colágeno e elastina. Use FPS 20+ na cidade e 30+ na praia ou na piscina

OM 6

Tangerine: a cor que é tendência c Laranja nas passarelas e no look das famosas

estaque para o laranja, tons que remetem imediatamente ao auD mento das temperaturas: está presente em diversas coleções desfiladas nas últimas semanas de moda de Londres, Nova York e Milão.

Grandes marcas, como Gucci, Prada, Dolce & Gabbana, Diane Von Furstenberg, Victoria Beckham, Versace, Ralph Lauren, Zac Posen, Prabal Gurung, Moschino, Issa e Carolina Herrera trouxeram criações marcadas por essa cor em vestidos, calças, saias, tops, bolsas e inclusive em looks festa.

O laranja tangerine também vem surgindo sem timidez nos looks de famosas como, Lady Gaga, Sabrina Sato, Xuxa e Beyonce. E elas apostaram tanto no visual monocromático - que ‘emagrece’ como em combinações com tons pastel, azul intenso e até com preto. A cor também aparece poderosa nos acessórios, iluminando os looks neutros. Para conseguir um resultado radiante, a sugestão é usar um vestido tangerine, por exemplo, e combinar com acessórios nas cores turquesa, pink, branco, marrom, azul-marinho, nude ou preto. Tudo depende do seu estillo. Aliás, o tangerine é uma cor que exige muita personalidade de quem está usando: você precisa se sentir à vontade para irradiar plenamente o charme que essa cor já tem por natureza.

c

Recicle a informação: Passe esta revista para outros leitores.

Veja em nosso portal mais looks e inspire-se

c

c

Viviane Bragadini Estilista


Classificados .com.br Anunciou. Vendeu!

www.omclassificados.com.br

Anuncie jรก (35) 3011 2555 OM Classificados


www.OMmagazine.com.br

Comunidade OM Classificados

m

Brasil chega a 195.2 milhões de Pessoas residentes

S

egundo Pesquisa divulgada pelo IBGE, a população brasileira e composta em maior parte por mulheres, as pessoas entre 0 e 29 anos de idade correspondem a 48,6%. Apesar desse número, o valor diminuiu em relação ao estimado em 2009, que era de 50,2%, o que indica a tendência de envelhecimento da população. A região Norte do país ainda é aquela com a população mais jovem: por lá, a faixa de até 30 anos concentra 57,6% das pessoas. Já as regiões mais velhas são Sudeste (18,5% das pessoas na faixa de 45 a 59 anos) e Sul (19,4%). As mesmas regiões concentram também o maior número de idosos: Sudeste tem 13,3% da população no grupo de 60 anos ou mais e Sul tem 13,1% da população na faixa.

O

OM 8

Senai-MG abre vagas para cursos gratuitos de qualificação

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai- MG) abriu, inscrições para cursos gratuitos de qualificação. Serão oferecidas cerca de dez mil vagas para cursos de aprendizagem industrial e aproximadamente três mil para cursos técnicos. As inscrições vão até o dia 11 de outubro.

Os candidatos serão selecionados por meio de provas de matemática e português. Segundo o Senai, este processo seletivo ocorre duas vezes ao ano. Neste, serão ofertados mais de 80 cursos. Mais informações e para se inscrever acesse: www5.fiemg.com.br

A pesquisa indicou ainda que o Brasil é um país de solteiros: 48,1% da população se declarou solteira enquanto 39,9% se disse casada – isso em todas as regiões. Apesar disso, 57,1% da população com 15 anos ou mais de idade vivem em união com cônjuge ou companheiro. A região Sul tem a maior participação de pessoas n vivendo em união (61,9%) e o Nordeste, a menor (55,4%)

Recicle a informação: Passe esta revista para outros leitores.


Novo conceito. Novas possibilidades!

OM 9

Fixo:3292-3969 3291-2618 DOSIA A I Oi-8843-5477 C ร C L TIM-9194-6214 DE SES & VIVO-9805-2924 U E D ADO

C DO

ES E

SALG

S EM G ER A L

Faรงa sua encomenda Agora!

E saborei os melhores doces e salgado de Alfenas

Anunciou. Vendeu!

www.omclassificados.com.br

Anuncie jรก (35)cados 3011 2555 OM Classifi


f

www.OMmagazine.com.br OM 10

Saúde & Bem Estar OM Classifi cados

Condimentos e ervas que fazem bem à saúde

Q

Conheça algumas opções de condimentos e ervas que podem substituir o uso do sal e proporcionar benefícios à saúde. Não dá para negar, o sal é o tempero mais popular do mundo. Além de dar um gostinho a mais no prato, ele ajuda a equilibrar as células e transmitir impulsos nervosos. Mas cuidado o seu consumo em excesso pode gerar diversos problemas à saúde, hipertensão, doenças cardiovasculares, derrame cerebral, câncer no estômago, catarata entre outros O ideal é consumir até 2 g de sódio diariamente. O segredo está então em substituir o restante por codimentos e ervas aromáticas que além de dar sabor aos alimentos, proporcionam também benefícios ao organismo. Conheça alguns deles : Cominho: Nativo do mediterrâneo, pode ser encontrado em pó ou em grão a especiaria tem propriedades digestivas, diuréticas e afrodisíacas. Uso: pães, queijos, tomates, batatas, hambúrgueres e assados. Tomilho: Possui ação diurética, antifúngica (contra fungos como micoses e candidíase) e anti-inflamatória. melhora o fluxo sanguíneo e alivia os sintomas da artrite e das dores musculares. Uso: churrascos e pratos que levam tomate ou queijo. Páprica: O pó é obtido do pimentão vermelho seco e moído. Na forma doce ou picante, a especiaria ajuda a reduzir dores e traz benefícios ao coração. Uso: ovos mexidos, pratos à base de arroz e ensopados de carne. Alho: Além de ter propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e diuréticas, os dentes de alho ainda aliviam tosses, bronquite e resfriados. Uso: carnes, frangos e molhos de tomate. Alecrim: Esta erva exige solo rico em cálcio e clima seco para nascer. É antioxidante (ou seja, retarda o envelhecimento) e diurética. Também protege contra o câncer e auxilia a digestão. Uso: carnes, marinados, refogados de legumes e frutos do mar. Salsinha: Conhecida também por salsa-de-cheiro, ajuda a suavizar dores no estômago, a eliminar gases e a combater doenças do coração. Uso: molhos de ervas e manteiga, carnes, feijão e lentilha. Cúrcuma: Raiz da família do gengibre, é antiinflamatória e anticancerígena. Uma colher (chá) por dia é suficiente para deixar os alimentos mais saudáveis. Uso: sopas, molhos, pães, maioneses, frangos, carnes e feijão. Orégano: Suas folhas têm ação antioxidante e evitam a hipoglicemia (baixa do açúcar no sangue). Em chás, alivia tosse, bronquite e cólicas intestinais. Uso: feijão branco e receitas à base de tomates, ovos ou queijo. Pimenta-do-reino: Pode ser usada tanto em grão quanto moída. além de saborosa, possui ação antioxidante e anticoagulante. Também previne gripes e resfriados. Uso: saladas, marinados, sopas e molhos diversos. Cebola: A planta (isso mesmo!) previne tumores, impede a formação de coágulos, combate bactérias e fungos e fortalece o sistema imunológico. Uso:

saladas, carnes, molhos - ela vai bem em qualquer prato.

Cebolinha: Da família da cebola, é rica em vitaminas a, B e C. Contém uma boa dose de enxofre, associado ao combate de doenças cardiovasculares. Uso: receitas com peixes, ovos, legumes, refogados, saladas e sopas.

Mencione O MELHOR DE ALFENAS

ao contatar nossos anunciantes. VOCÊ será bem atendido!

Louro: O arbusto, do qual se usam somente as folhas, é nativo da Ásia, e um de seus principais benefícios é estimular o sistema digestivo.Uso:

feijoadas, carnes de panela e moluscos.

Hortelã: Rica em vitaminas a e C, cálcio, ferro e magnésio, retarda o envelhecimento. Na forma de chá, combate dores de barriga e prisão de ventre.Uso: molhos, carnes, saladas, massas e sopas.

f

Recicle a informação: Passe esta revista para outros leitores.


Gastronomia

OM 11

SComidaAmineira ganha espaço em evento que será realizado na Europa

“Sabemos o valor da nossa culinária. Recebemos, agora, a grande honraria de termos o Brasil em destaque e homenageado no Madrid Fusión, na Espanha. Minas estará no evento apresentando seus ingre-

O idealizador do festival destacou a diversidade não só de Minas Gerais, como de todo o país. “O Brasil é muito extenso e com peculiaridades em cada região. Já realizamos uma edição com ênfase na Amazônia e foi muito interessante. Descobrimos ingredientes nunca experimentados antes na culinária espanhola e agora vamos saborear as peculiaridades mineiras”, disse Capel. Café, queijo e cachaça são os principais ingredientes que irão compor os pratos no evento. O Estado terá um espaço na feira para mostrar os produtos e realizar negociações com empresários que participam do encontro. O secretario de Estado de Turismo, Agostinho Patrus, disse que Minas Gerais se preparou para receber esse convite. “Vamos poder apresentar as riquezas do nosso Estado. Além disso, participar de uma iniciativa com tanta repercussão é uma forma de apresentarmos nossas riquezas e, posteriormente, atrair turistas CA

S

Arroz de Microondas Fácil e Rápido 2 xícaras (chá) de arroz 1 cebola pequena picada 2 colheres (sopa) de azeite de oliva Sal a gosto 4 xícaras (chá) de água Em uma travessa, misture o arroz, a cebola, o azeite e o sal. Despeje a água (pode ser fria) e leve ao forno de microondas por 20 minutos na potência média.

www.omelhordealfenas.com.br

para cá”, afirmou.

O presidente da Fecomércio lembrou sobre a importância da qualificação de profissionais e a qualidade de produtos. “O sistema sempre atuou nessa área e poderá dar grande suporte nesse segmento”, afirmou.

Para a participação no Madrid Fusión, o governo estadual conta com as parcerias das federações do Comércio (Fecomércio Minas), das Indústrias (Fiemg) e da Agricultura e Pecuária (Faemg), além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Pelo Governo de Minas estão envolvidos as secretarias de Turismo, Cultura e Agricultura e o Escritório de Prioridades Estratégicas. O Madrid Fusión é a reunião da cúpula internacional da gastronomia de alto nível e o mais importante evento do ramo no mundo, reunindo renomados chefs para apresentar as últimas inovações culinárias.

EC

E ITAS

R

dientes, seus chefs, todo o esforço pelo desenvolvimento da nossa gastronomia. Estamos lançando uma semente agora para colher os frutos depois”, afirmou.

DI

s delícias da culinária mineira irão atravessar o Oceano Atlântico, Atlân desembarcar desem na Espanha e integrar o Madrid Fusión, que acontece em janeiro de 2013. A divulgação foi feita durante o Festival de Gastronomia de Tiradentes, pelo governador do Estado, Antonio Anastasia; o idealizador do evento espanhol, José Carlos Capel, e o presidente do Sistema Fecomércio, SESC, Senac e Sindicatos, Lázaro Luiz Gonzaga. Em tom de brincadeira, o governador afirmou em seu discurso não saber sequer fritar um ovo, mas ser um bom apreciador da gastronomia de Minas Gerais, além de destacar a importância de o Estado ser representado em um evento reconhecido internacionalmente.

Ingrediente: 1 xícara e meia de açúcar Pudim 1 xícara de chá de mandioca cozida e ralada 3 ovos 100 ml de leite de coco 400 ml de leite integral 1/2 colher de sopa de margarina 1 lata de leite condensado 1/2 xícara de chá de queijo minas ralado Canela

de Mandioca

Modo de fazer: Coloque o açúcar em uma vasilha para pudim e coloque no fogo para o açúcar caramelar. Mexa sempre até que ele derreta. Depois bata todos os outros ingredientes no liquidifador e coloque a mistura na forma, “untada” com o caramelo. Leve a vasilha para uma panela de banho maria. Acrescente um pouco de canela e deixe ferver. Quando começar a ferver a água do banho maria, baixe o fogo e deixe cozinhando por 45 minutos

S

Anuncie já (35)cados 3011 2555 OM Classifi


www.OMmagazine.com.br OM 12

Agronegócio OM Classificados

Minas Gerais vai sediar o maior evento mundial da cafeicultura

A

tendendo à proposta do grupo mineiro que participa da reunião da Organização Internacional do Café (OIC) em Londres, Belo Horizonte foi eleita a sede do próximo encontro, que será realizado em setembro do ano que vem. A escolha por unanimidade da capital mineira para sediar a 50ª Reunião da OIC foi feita após a apresentação do secretário de Agricultura de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, que mostrou aos membros da organização o potencial do Estado para receber um evento internacional. Será a primeira vez que o Brasil irá sediar uma reunião da OIC, que é o principal fórum intergovernamental que trata das questões do café. Seus membros representam 38 países exportadores e 32 importadores, que respondem por 97% da produção mundial de café e mais de 80% do consumo global do grão. “A reunião da OIC em Belo Horizonte dará maior projeção aos cafés de Minas e do Brasil”, ressaltou o secretário, que participa da delegação brasileira com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, e representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária e Ministério das Relações Exteriores. A organização, mediante a atuação dos representantes governamentais e do setor privado, promove a melhoria da qualidade do café, fomenta a expansão do consumo mundial do grão e coordena projetos de desenvolvimento cafeeiro destinados a agregar valor e aprimorar a comercialização. Além disso, assegura a transparência do mercado, disponibilizando informações objetivas e abrangentes sobre o setor global por meio de dados estatísticos e estudos de mercado. O Brasil é o maior produtor mundial de café e Minas Gerais o líder da produção nacional. Segundo o secretário, “essa liderança foi conquistada com grandes safras de cafés produzidos de acordo com as exigências dos consumidores internacionais, uma qualidade mantida com a parceria do governo estadual, por intermédio de iniciativas como o Certifica Minas Café, programa de certificação das propriedades desenvolvido pela Secretaria da Agricultura. O objetivo é estimular a busca de cafés de qualidade e de acordo com boas práticas que possam assegurar a sustentabilidade da produção conforme as exigências dos mercados interno e externo”, diz Elmiro Nascimento.

Eventos e Cursos relacionados ao agronegócio no Estado I SINBOT- Simpósio Internacional de Botânica Aplicada Data: 04/10/12 à 06/10/12 - Local: Lavras - MG

Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos Data: 06/10/12 à 08/10/12 - Local: Viçosa - MG

VI Workshop de Laticínios

Data: 08/10/12 à 11/10/12 - Local: Viçosa - MG

VIII ExpoBrahman

Data: 08/10/12 à 14/10/12 - Local: Uberaba - MG

Workshop Brasil – Austrália Pecuária de Corte Sustentável Data: 08/10/12 à 11/10/12 - Local: Uberaba - MG

Curso de Secagem e Aeração de Grãos

Data: 15/10/12 à 19/11/12 - Local: Viçosa - MG

Curso – Como Produzir Leite com Qualidade

Data: 16/10/12 à 17/10/12 - Local: Coronel Pacheco - MG

Curso de Administração Técnica e Econômica da Bovinocultura de Corte - Data: 19/10/12 à 21/10/12 - Local: Viçosa - MG Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte

Data: 22/10/12 à 24/10/12 - Local: Viçosa - MG

Curso – Gestão na Cafeicultura

Data: 26/10/12 á 20/07/13 - Local: Varginha - MG

Circuito Nacional da Pecuária Sustentável

Data: 30/10/12 à 11/10/12 - Local: Belo Horizonte - MG Mais informações e outros cursos acesse: www.omelhordealfenas.com.br

Web Site a partir de R$

299,00

Rua Pres. Artur Bernardes, 394 Centro | Alfenas | CEP 37130-000 | MG Fone (35) 3011-2555 www.mixmais.com

Recicle a informação: Passe esta revista para outros leitores.


Cidades Tecnologia

www.omelhordealfenas.com.br

OM 13

Anuncie jรก (35) 3011 2555 OM Classificados


www.OMmagazine.com.br OM 14

Curiosidade OM Classificados

?

A

Funcionamento do Airbag após o acionamento. Atualmente existem modelos que calculam a severidade do impacto e calculam a intensidade que o Airbag deve inflar.

irbag é um componente de segurança dos carros, que pode ser usado em algumas máquinas industriais e em robôs de pesquisa, que funciona de forma simples: quando o carro sofre um grande impacto, vários sensores dispostos em partes estratégicas do veículo (frontal, traseiro, lateral direito, lateral esquerdo, atrás dos bancos do passageiro e motorista, tipo cortina no forro interno da cabina) são acionados emitindo sinais para uma unidade de controle que por sua vez checa qual sensor foi atingido e assim aciona o airbag mais adequado. Este dispositivo é constituído de pastilhas de nitrogênio que são acionadas por uma descarga elétrica pela central eletrônica dentro de um balão de ar muito resistente, que é o próprio Airbag, este por sua vez se enche rapidamente amortecendo assim o choque e evitando que motorista e passageiros sofra danos físicos principalmente no rosto, peito e coluna. Para evitar o sufocamento o Airbag vai perdendo pressão

Benefícios Os airbags são um adicional ao cinto de segurança em reduzir a chance de que a cabeça e a parte superior do corpo de um ocupante bata em alguma parte no interior do veículo. Eles também ajudam a reduzir o risco de lesões graves distribuindo as forças da batida mais uniformemente ao longo do corpo do ocupante. “Um estudo recente concluiu que cerca de 6.000 vidas já foram salvas graças aos airbags.” Entretanto, o número exato de vidas salvas é quase impossível de se calcular. Como enche o airbag Para que condutor e passageiros embatam nos airbags é necessário que estes se encham muito depressa: 25 milésimos de um segundo, cinco vezes mais rápido que um piscar de olho. A reação química escolhida para encher o airbag tão rapidamente foi a decomposição de azida de sódio. A azida de sódio é um composto químico muito instável e tóxico, constituído por átomos de sódio e de nitrogênio (NaN3).

Recicle a informação: Passe esta revista para outros leitores.

No sistema de airbag a azida de sódio encontra-se num pequeno contentor, juntamente com nitrato de potássio (KNO3) e óxido de sílicio ( SiO2). Quando acontece a activação do airbag, ocorre uma ignição electrónica que aquece a azida de sódio a mais de 300 °C. Esta temperatura desencadeia a reação química de decomposição da azida de sódio em sódio metálico (Na) e em nitrogênio molecular (N2). O nitrogênio molecular é libertado como um gás, que rapidamente enche o airbag. É no entanto necessário ter cuidado com o sódio, que é um metal muito reativo. Este reage rapidamente com nitrato de potássio, libertando mais nitrogênio molecular, óxido de sódio e óxido de potássio. Finalmente estes óxidos reagem com o óxido de silício formando-se vidro em pó. O vidro formado é filtrado de forma a não entrar na almofada. O nitorgênio molecular é um gás inerte e não combustível. Em caso de colisão o nitorgênio não reage, que não é um perigo para o condutor e passageiros. Quase ao mesmo tempo que a almofada se enche começa a esvaziar de forma controlada, outra forma de amortecer o choque


Novo conceito. Novas possibilidades!

www.omelhordealfenas.com.br

OM 15

Anuncie jรก (35) 3011 2555 OM Classificados


Recicle a informação: Passe esta revista para outros leitores.

OM Magazine  

OM Magazine sul de Minas Gerais

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you