PODE UM GRUPO DE TEATRO ESCOLAR SER UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA, CONDUCENTE A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA?

Page 44

Capítulo 2 – As Comunidades e a sua implicação na educação

2.1 – O Teatro em Comunidades De acordo com Márcia Nogueira (2009), é dificil chegar a um único conceito sobre teatro em comunidade devido às várias definições propostas por diversos autores e por este estar conectado a diversas instituições e finalidades. Sobre esta definição, destaca-se Baz Kershaw (1992) que define comunidade em teatro como:

Sempre que o ponto de partida [de uma prática teatral] for a natureza de seu público e sua comunidade. Que a estética de suas performances for talhada pela cultura da comunidade de sua audiência. Neste sentido, estas práticas podem ser categorizadas enquanto Teatro na Comunidade (citado por Nogueira, 2009, p. 173).

Contudo, Kershaw (1992), ainda refere outros dois tipos de comunidade: “Comunidade de local” é criada por uma rede de relacionamentos formados por interações face a face, numa área delimitada geograficamente. “Comunidade de interesse” é formada por uma rede de associações que são predominantemente caraterizadas por seu comprometimento em relação a um interesse comum. Quer dizer que estas comunidades podem não estar delimitadas por uma área geográfica particular. Quer dizer também que comunidades de interesse tendem a ser explícitas ideologicamente, de forma a que mesmo se seus membros venham de áreas geográficas diferentes, eles podem de forma relativamente fácil reconhecer a sua identidade comum (citado por Nogueira, 2009, p. 174).

Estes dois conceitos são muito parecidos, mas possuem caraterísticas diferentes, sendo que, no primeiro, as pessoas que moram ou trabalham num mesmo local possuem entre si certas vivências e problemas comuns, enquanto no segundo, os indivíduos pertencentes a diferentes regiões, de diferentes comunidades, por diversas razões; políticas, culturais, morais e ideológicas unem-se pelo mesmo interesse comum. Anthony Cohen (1985) entende comunidade não somente em termos de local, definindo-a da seguinte forma: Comunidade não se define apenas em termos de localidade. […] É a entidade à qual as pessoas pertencem, maior que as relações de parantesco, mas mais imediatas do que a abstração a que

20


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.