PODE UM GRUPO DE TEATRO ESCOLAR SER UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA, CONDUCENTE A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA?

Page 121

O espetáculo Grease47 (anexo10), sendo ele um artefacto (complexo), “fruto” do trabalho colaborativo, engloba outros artefactos (simples), também eles, artefactos construidos pelos intérpretes do “Moniz”, excluindo o adereço de cena (Fig. 18), que foi construido pelos alunos e professores de Artes48. Durante os ensaios foi notória a satisfação e o interesse dos elementos do grupo, que à medida que as coreografias, a seleção musical e outros elementos inerentes ao espetáculo avançavam, a sua motivação aumentava. Para um melhor esclarecimento do Grease (para quem não conhecia), quase todos os membros reuniram-se no local de ensaios para visualisarem o filme, com o objetivo de obterem informações úteis para a adaptação do Musical e respetiva construção das suas personagens. Os que faltaram também visualisaram-no em casa, ficando o debate (coletivo) para o ensaio da semana seguinte. Relativamente aos membros que, no princípio, não conheciam este musical, tiveram de recorrer a uma pesquisa na internet e à visualização do respetivo filme para conhecerem melhor a história do Grease, mais concretamente sobre: os seus personagens, a época, entre outros aspetos, o que normalmente é feito em casa, porque o tempo estipulado nos ensaios destina-se às marcações de cena e à construção de outros artefactos (adereços, figurinos, cenários e outros). Também foi visível o trabalho cooperativo entre dois ou três elementos (Fig. 16) em que os mais experientes na arte de representar, explicavam aos mais novos de como haveriam de fazer, em termos técnicos (ora pelo movimento corporal, ora pela Construção do personagem e até pela tradução de certas palavras de inglês para português49). Segundo os membros B.C e F.F, em qualquer uma das atividades ou temas desenvolvidos, os “atores” recorrem aos seus conhecimentos académicos ou às experiências de vida, tendo por referência situações reais (através das caraterísticas físicas e psicológicas de pessoas, de lugares e outros recursos) presentes no contexto social onde estão inseridos.

47

Partes dos trabalhos foram gravados em audio (som, movimento e imagem), tendo por essa razão, remetido para anexo. 48 O adereço de cena para o Grease foi elaborado pelos alunos e professores de artes da escola. No início de cada ano, a coordenadora do teatro apresenta uma proposta à delegada de grupo para participarem e colaborarem na elaboração de cartazes, de desdobráveis, de adereços, entre outros artefactos. 49 O simples facto de um dos elementos não perceber inglês, poderia comprometer a sua representação.

97


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.