PODE UM GRUPO DE TEATRO ESCOLAR SER UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA, CONDUCENTE A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA?

Page 102

eu ainda, agora na cidade do Porto, continuar profissionalmente esta profissão tão árdua, mas gratificante, ensinando-me a nunca desistir. O MONIZ, para sempre. Edgard Fernandes (testemunho de um ex-membro do Moniz, do ano (1993 -1996), consultado no dia 10 de julho de 2013).

Outro elemento de outra geração posterior à minha, referiu que: O teatro ajudou-me em todos os aspetos da minha vida, os meus melhores amigos conheci-os no teatro “O Moniz” e, para além disso, estou na área de trabalho que adoro, graças a um workshop que houve num dos encontros de teatro. Marina Ornelas (testemunho de um ex-membro do Moniz, do ano 1999/2000 – 2002, consultado no dia 11 de julho de 2013).

A Marina Ornelas é técnica de audio visuais e trabalha para a DRE, e todos estes anos, tem sido solicitada para filmar os espetáculos do Moniz na altura do festival. Estes “testemunhos”, de vários ex-membros, de diferentes gerações, contribuem para a nossa fundamentação, estabelecendo “pontes” e pontos, essenciais, entre esses e os atuais elementos, com o propósito de os aglomerarmos num só grupo (O Moniz), visto que os mesmos tinham interesse pelo mesmo domínio34 a que diz respeito, neste caso, o teatro. Nestes comentários, o “líder” do grupo (talvez por ser o professor), é muitas vezes pronunciado pelos restantes membros, que o reconhecem como tal. Todavia, as sugestões e opiniões sobre a atividade ou qualquer função inerente à mesma, eram partilhadas entre todos os membros, onde cada um escolhia a tarefa onde se sentia mais vocacionado ou que mais gostava, ora assumindo uma posição de maior ou menor destaque, mas com a mesma importância que qualquer outro. Além disso, é notório verificar que o “Moniz” influenciou na decisão de alguns destes elementos, que passados 22 anos, estão na área escolhida, outros que não seguiram teatro, mas que fizeram amizades que perduram até hoje e que aprenderam a trabalhar em grupo e em colaboração, que aprenderam técnicas, que mesmo sem saber o seu conceito, puseram-nas em prática (de forma intuitiva), reconhecendo mais tarde, a sua utilidade, como iremos verificar noutros comentários mais adiante.

34

Um dos elementos que carateriza uma CdP (Wenger, 1991).

78


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.