Confira a edição do Olá Jornal desta quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Page 1


Feira do Livro de venâncio aireS reunirá 10 LivreiroS PÁGINA 2

VENÂNCIO AIRES

Quarta-feira

20 de agosto de 2025

Edição 680, ano 09

Distribuição Gratuita

OLÁ Venâncio @olajornal

Quarta:

O dia começa nublado, com ventos e chuva irregular na região. Porém, no decorrer do período, o sol aparece intercalado por nuvens. As temperaturas permanecem amenas pela manhã, mas gradativamente se elevam, resultando em uma tarde agradável. Mín: 17º máx: 23º

Quinta: O dia começa com tempo firme e o sol aparece com nebulosidade variada nos Vales. Não se descarta nevoeiro isolado ao amanhecer. Mas, instabilidades avançam sobre o Estado e até o fim do dia podem ocorrer pancadas de chuva e temporais isolados pela região. O dia será marcado pela grande amplitude térmica, as primeiras horas do dia serão frias, e no período da tarde tende a esquentar. Mín: 10º Máx: 25º

Fonte: NIH/UNIVATES

forteMinifúndio

MunicÍPio bate recorde hiStórico de negócioS internacionaiS eM juLho PÁGINA 3

A fumicultura no Sul do Brasil é marcada pela agricultura familiar em pequenas propriedades, sendo que 60,5% das famílias cultivam tabaco em áreas de até 20 hectares. Dados da Afubra, referentes à safra 2024/2025, mostram que, mesmo com a limitação de terras, o tabaco apresenta alta rentabilidade: em média, cada família cultivou 3,12 hectares, obtendo uma receita de R$ 142,5 mil na safra. Esse valor representa 58,3% da renda agrícola familiar e supera em até 11 vezes os ganhos de culturas tradicionais. PÁGINA 3

eXPortaÇÃo de tabaco

braSiLeiro aoS eua teM aLta anteS da taXaÇÃo hiStórica

PÁGINA 3

cadeia Produtiva do tabaco Será teMa de debateS na eXPointer PÁGINA 5

SubcoMiSSÃo da coP11 inicia audiênciaS eM

Santa cruz neSta SeXta

PÁGINA 7

espaço para livros, debates e oficinas literárias movimenta o Parque do Chimarrão de 11 a 14 de setembro. Patrono desta edição será o escritor e cantor duca leindecker

De 11 a 14 de setembro, Venâncio Aires recebe a 26ª edição da Feira do Livro, que ocorre no Parque do Chimarrão. Com o tema “A leitura como um farol para mentes em transformação”, o evento terá como patrono o cantor e escritor Duca Leindecker e contará com a presença de 10 livreiros da região. Estarão presentes para comercialização de obras literárias as livrarias Ponta do Lápis, Castello, Kadernos, NobleBook, Colore, Jlb, El Pequeño Bosque, Martis, Matilda Sebo Itinerante e a Banca dos Escritores de Venâncio Aires.

A programação é diversificada, contemplando contação de histórias, teatro, oficinas literárias, lançamentos de livros, bate-papos com escritores e performances artísticas. As atividades iniciam na quinta-feira, 11 de setembro, às 8h, com contação de histórias e solenidade de abertura às 19h, seguida de palestra

show e sessão de autógrafos com o patrono Duca Leindecker. Entre os destaques do evento estão a oficina literária “Usando IA na escrita – projeto ‘Eu virei história’”, com a escritora Jaque Richter, lançamentos de livros sobre a história do SUS em Venâncio Aires e sobre a cidade, além do Troca-Troca Literário promovido pela Biblioteca Pública Caá Yari. O evento também traz momentos

culturais, como o Encontro Regional de Corais, batalhas de conhecimento, sarau literário, performances artísticas do BrownMovestudio e Lucas Brown, e pocket show de rock com a banda Calibra Vênus. O horário de funcionamento será: quinta e sexta-feira, das 8h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 20h. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura de Venâncio Aires.

durante todo o mês, a equipe multiprofissional realiza orientações

Agosto é o Mês do Aleitamento Materno, conhecido como Agosto Dourado, em referência à cor que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno. A campanha tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento saudável das crianças e o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê.

Em Venâncio Aires, o Centro Especializado de Atendimento Materno Infantil (CEMAI) desenvolve diversas ações voltadas à promoção, proteção e apoio ao aleitamento.

Durante todo o mês, a equipe multiprofissional realiza orientações para gestantes e puérperas e atendimentos especializados para mães com dificuldades na amamentação. Atualmente, o CEMAI acompanha cerca de 300 gestantes e entre 40 a 60 mães no período puerpério, oferecendo orientações e suporte constante. Além disso, a unidade disponibiliza uma rede de apoio pelo WhatsApp (51) 99569-3015, canal direto para auxiliar mães que tenham dúvidas relacionadas à amamentação e à maternidade.

Escritor vEnâncio-airEnsE intEgra colEtânEa Em

hOMenaGeM a CarOlina Maria de Jesus e abdias dO nasCiMenTO sergio rosa assina cinco contos inéditos. Obra reúne 15 escritores negros em textos que exaltam a força de Carolina Maria de Jesus e abdias do nascimento. livro reúne 81 textos que celebram referências da intelectualidade e resistência

O escritor e ator venâncio-airense

Sérgio Rosa participa de mais uma coletânea literária, ao lado de outros 14 autores e autoras negras de diferentes estados brasileiros. A obra, intitulada Traduzindo

Orun Ayê, foi lançada pela Editora Notas de Escurecimento, de São Paulo, e reúne 81 textos que celebram duas personalidades marcantes da intelectualidade negra no Brasil: Carolina Maria de Jesus e Abdias do Nascimento.

Carolina Maria de Jesus ficou conhecida pelo clássico Quarto de Despejo, publicado em 1960, e Abdias do Nascimento se destacou como ator, poeta, dramaturgo, artista plástico, professor, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras. “Poder compor um livro junto com outros escritores e escritoras falando e homenageando duas personalidades negras tão importantes, que são referências na construção desse país, pra mim é de suma importância. Sou muito grato por poder ser esse escritor negrejado”, destacou Rosa.

Na coletânea, Sérgio assina cinco contos inéditos, todos escritos em 2024: Em Aula, O Sonho, Representatividade, Um Olhar Social e Uma Negra Poesia. “São textos que têm muito de mim, que trazem verdades reais, cada um à sua maneira, com sua essência. São escritos que proporcionaram reflexões profundas no leitor”, afirmou o autor. Além de Sergio, participam da coletânea os escritores e escritoras Adriano Moura, Clodd Dias, Diogo Nógue, Gilda Portella, Ilma Fátima de Jesus, Jefferson Lima, Leandro Passos, Lilia Guerra, Negro Du, Plínio Camillo, Renan Wangler, Rozzi Brasil, Sued Fernandes e Thiago Pedroso.

Idealizado por Plínio Camillo e Rozzi Brasil, o livro é apresentado como uma ferramenta de resistência e reflexão. “Quinze autoras e autores negros tecem narrativas que celebram Carolina Maria de Jesus e Abdias Nascimento, pilares da intelectualidade negra. Este livro é fer-

Sérgio

ramenta e flecha: uma coletânea de palavras que curam, despertam e resistem”, reforça o organizador Plínio Camillo.

comunidadE surda dE vEnâncio airEs EntrEga ofício na CâMara e sOliCiTa sede PróPria e inTérPreTes de libras

Na última segunda-feira, 18, representantes da Comunidade Surda de Venâncio Aires estiveram na Câmara de Vereadores para entregar um ofício ao presidente do Legislativo, solicitando apoio para demandas consideradas fundamentais à inclusão e acessibilidade no município.

No documento, a comunidade pede a concessão de uma sede própria para a realização de encontros, oficinas, palestras e atividades culturais, reforçando a importância de um espaço adequado para fortalecer a cultura surda e promover a integração.

Outra solicitação apresentada foi a presença de intérpretes de Libras nos diferentes setores da Prefeitura Municipal, garantindo à população surda o direito de comunicação plena, previsto na Lei Federal nº 10.436/2002 (Lei da Libras) e no Decreto nº 5.626/2005.

De acordo com os representantes, a medida é essencial para que Venâncio Aires avance na construção de uma cidade mais inclusiva, justa e respeitosa com a diversidade. A comunidade também destacou estar à disposição para dialogar com o poder público e colaborar na implementação de políticas que assegurem a acessibilidade.

clubE dE lEituras promovE a 3ª noitE cultural

O Clube de Leituras de Venâncio Aires realiza, no próximo dia 29 de agosto, a partir das 19h, a 3ª Noite Cultural, reunindo talentos da música e da dança em um evento que já se consolida no calendário cultural do município.

A programação contará com a apresentação de corais, grupos de dança e orquestras, oferecendo ao público uma experiência artística diversificada e de alta qualidade. O objetivo é valorizar a cultura local.

A entrada para assistir aos espetáculos é gratuita, garantindo que todos possam participar e prestigiar. Após as apresentações, será servido um jantar ao valor de R$ 30,00, mediante reservas antecipadas pelo telefone/WhatsApp (51) 98633-0836. O evento ocorre na sede do Clube de Leituras, tradicional espaço de promoção cultural em Venâncio Aires, que desde sua fundação busca incentivar e difundir atividades artísticas e literárias.

Olá pra quem - Para todos os venâncio-airenses, no impresso às quartas-feiras. As edições aos sábados circulam em datas especiais ou por trocas em função de feriados. No online todos os dias informações atualizadas, em olajornal.com.

Quem diz Olá - Janine Niedermeyer e Guilherme Siebeneichler

Diga Olá – olavenancioaires@gmail.com | fone: 51 3741-7415

Olá pra você através da Gráfica Treze de Maio

Publicações Legais estão disponíveis em versão digital no site: olajornal.com.br/publicacao-legal

Rosa Coletânea idealizada por Plínio Camillo e rozzi brasil destaca a potência da literatura negra contemporânea
Janine Niedermeyer/Arquivo
Olá
Feira do livro de venâncio aires ocorre no Parque do Chimarrão
Divulgação/AI
PMVA

agriCultura familiar mantém

FOrça COm rentabiliDaDe DO tabaCO

levantamento da afubra mostra que a cultura respondeu na safra 2024/2025 por 58,3% do faturamento agrícola e é sustentada majoritariamente por pequenos produtores. relatório aponta que 60% dos fumicultores têm até 20 hectares

A fumicultura no Sul do Brasil é sustentada por uma base sólida da agricultura familiar, marcada pela predominância de pequenas propriedades rurais. Dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), referentes à safra 2024/2025, revelam que 38,8% das famílias produtoras cultivam tabaco em áreas de 1 a 10 hectares. Outras 21,7% trabalham em propriedades entre 11 e 20 hectares. Somadas, essas faixas representam 60,5% de todos os fumicultores da região, evidenciando que a atividade é majoritariamente conduzida em minifúndios. O levantamento também mostra que 28% das famílias produtoras, o equivalente a 38.601 agricultores, não possuem terra própria. Nessas situações, a produção ocorre em regime de arrendamento, parceria ou em áreas não registradas como de propriedade do agricultor. A presença de propriedades maiores é reduzida: apenas 7,6% têm entre

21 e 30 hectares, 3,1% estão na faixa de 31 a 50 hectares, e somente 0,8% ultrapassam os 50 hectares. Essa estrutura fundiária revela um quadro em que a disponibilidade de terra é limitada, mas a eficiência econômica do tabaco compensa a pequena escala. Em média, a cultura ocupa 3,12 hectares por propriedade, gerando 7.005 quilos e uma receita de R$ 142,5 mil por safra, o equivalente a 58,3% do faturamento agrícola total das famílias fumicultoras. O retorno financeiro supera em até 11 vezes o obtido por lavouras tradicionais, como milho e soja, que demandam áreas semelhantes ou maiores para atingir volumes de receita muito inferiores.

Além da lavoura de tabaco, as propriedades desenvolvem outras atividades como fruticultura, horticultura, mandioca, arroz e batata, além de criação de animais e produção de leite e ovos.

Essas práticas diversificam a produção e contribuem para a segurança alimentar, mas têm impacto econômico bem menor. No total, somando agricultura e criações, a renda média por propriedade chega a R$ 244,6 mil, sendo o tabaco a peça-chave para essa viabilidade financeira.

Para a entidade, a alta rentabilidade do tabaco, aliada ao sistema de produção baseado em contratos de compra antecipada e assistência técnica oferecida pelas empresas fumageiras, garante maior previsibilidade e segurança econômica aos agricultores. Em um cenário de propriedades pequenas e com restrições de terra, a cultura se consolida como um dos principais motores de sustentação financeira da agricultura familiar, contribuindo para a permanência de milhares de famílias no campo e fortalecendo a economia regional.

agrícola das propriedades com tabaco

FumiCultura nOS miniFÚnDiOS nO Sul

VenânCio aires bate reCorde históriCo

De eXpOrtaçÕeS em JulhO

município superou uS$ 93 milhões em vendas externas, com forte participação do tabaco e presença em mercados da europa, ásia e Oriente médio. Desempenho do sétimo mês é o maior desde 1997, quando iniciou a série histórica

Venâncio Aires encerrou julho de 2025 com um resultado inédito em sua trajetória no comércio exterior. As exportações somaram US$ 93,7 milhões, o maior valor já registrado pelo município para o mês desde o início da série histórica, em 1997. O desempenho superou o recorde anterior, de 2005, quando as vendas haviam atingido US$ 91,3 milhões. Na comparação com julho de 2024, o crescimento foi expressivo: alta de 88,2%. O saldo da balança comercial foi igualmente positivo, com superávit de US$ 87,1 milhões. O volume exportado também garantiu a Venâncio Aires o posto de 4º maior exportador do Rio Grande do Sul no mês e a 73ª posição no ranking nacional, respondendo por 5,5% das exportações gaúchas e 0,3% das brasileiras.

A base da pauta de exportações segue concentrada no tabaco. O produto em folhas foi responsável por 94,3% de todas as vendas externas do município em julho. Em seguida aparecem outros produtos do tabaco, que responderam por 3,4% da pauta. Ainda

que em proporções menores, Venâncio Aires também exportou máquinas e equipamentos industriais, como bombas, refrigeradores e caldeiras, além de erva-mate, plásticos, metais e produtos diversos. A predominância do setor fumageiro mantém a cidade como um dos principais polos da cadeia produtiva nacional, sustentando sua relevância nos mercados internacionais.

DeStinOS

As mercadorias de Venâncio Aires tiveram como principal destino em julho a Bélgica, que concentrou 46,6% das compras. A Coreia do Sul foi o segundo maior mercado, com 10,8%, seguida pelos Emirados Árabes Unidos, com 7,6%. Outros parceiros relevantes foram os Estados Unidos (5,0%) e a Geórgia (4,4%). O município também exportou para a Indonésia (3,4%), Itália (3,2%), Paraguai (3,1%), Turquia (2,6%) e Vietnã (1,8%). Portugal, Bulgária, Argentina, Uruguai, Egito e República Dominicana também figuram entre os compradores, mostrando a amplitude geográfica

da presença de Venâncio Aires no comércio internacional.

hiStóriCO

O levantamento histórico das exportações em julho mostra que, até agora, os maiores volumes haviam sido registrados em 2005, com US$ 91,4 milhões, e em 2006, com US$ 90 milhões. Em 2023, o município também havia alcançado um resultado expressivo de US$ 83 milhões. Já no ano passado, em 2024, as exportações ficaram em US$ 49,8 milhões, bem abaixo do desempenho atual. O salto observado em 2025 reforça a posição de Venâncio Aires como referência nacional em exportações de tabaco e evidencia a capacidade do município em manter-se competitivo e relevante no mercado internacional. No acumulado de 2025, entre janeiro e julho, Venâncio Aires registra alta de 7,5% nos negócios internacionais. As exportações registraram US$ 583,3 milhões em vendas. A China é o principal parceiro comercial do município, com US$ 234,3 milhões, alta de 0,7% frente ao mesmo período de 2024.

merCado do tabaCo brasileiro nos eua vive alta anteS Da taXaçãO hiStóriCa

Setor exportou uS$ 157,7 milhões aos país até julho, mas nova tarifa de 50% deve impactar negócios. exportações crescem 8,5% entre janeiro e julho

As exportações de tabaco brasileiro para os Estados Unidos alcançaram US$ 157,7 milhões entre janeiro e julho de 2025, segundo dados oficiais de comércio exterior. O volume é superior ao registrado no mesmo período do ano passado (US$ 145,4 milhões) e confirma a importância do produto como o principal item da pauta de negócios internacionais do Rio Grande do Sul com o mercado norte-americano.

A relevância dos números ganha ainda mais destaque diante da medida adotada no último dia 06 de agosto, quando passou a vigorar uma tarifa de 50% sobre

produtos brasileiros importados pelos EUA. O impacto é motivo de apreensão entre produtores e exportadores, já que o tabaco responde por boa parte das receitas externas do Vale do Rio Pardo. O histórico mostra oscilações significativas nas vendas ao mercado norte-americano ao longo das últimas décadas. No auge, em 2012, o setor movimentou US$ 264,9 milhões; já em 2021, as exportações caíram para US$ 43,4 milhões, um dos patamares mais baixos da série. Desde então, o setor vem se recuperando, até atingir o desempenho atual.

Divulgação/AI
SindiTabaco
levantamento revela que a cultura é responsável por mais da metade da renda
Janine Niedermeyer/Arquivo
Olá
tabaco em folhas representa mais de 94% das exportações de venâncio aires

atendimento à comunidade

Solenidade de inauguração do novo espaço ocorre na quinta, a partir das 15h

A ONG Parceiros da Esperança (Paresp) inaugura nesta quinta-feira, 21 de agosto, às 15h, o seu novo brechó solidário, em Venâncio Aires. O espaço passou por uma reestruturação com o objetivo de qualificar o trabalho dos voluntários e oferecer um atendimento ainda melhor à comunidade.

A revitalização foi possível por meio do programa Pró-Social, executado pelo Instituto Lojas Renner, em parceria com o projeto Varejo Social Rio Grande do Sul e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Além do apoio financeiro, a iniciativa destinou roupas e itens que irão auxiliar diretamente nas atividades do brechó. A cerimônia de inauguração acontece na sede da entidade e deve reunir autoridades municipais, representantes do Instituto Lojas Renner, do Governo do Estado, do município de Venâncio Aires, além da diretoria da ONG e convidados. Desde sua fundação, a Paresp já

beneficiou mais de 5 mil crianças e adolescentes em ações assistenciais, culturais, educacionais, esportivas e ambientais. O trabalho é sustentado por uma equipe técnica qualificada e uma rede sólida de voluntários e parceiros, que também acompanham as famílias atendidas. Para manter e expandir suas atividades, a ONG promove diversas iniciativas de arrecadação de recursos. Entre elas, destaca-se o bazar social, responsável pela comercialização de mais de 200 mil peças de roupas até o momento. O impacto positivo da ação foi determinante para que a entidade fosse contemplada pelo programa Pró-Social.

O Instituto Lojas Renner, por meio da iniciativa, busca fortalecer lideranças e projetos sociais que promovam o bem-estar, a garantia de direitos e a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está presente.

BEEkEEPER - REdE dE VINGANçA

Ano: 2024

Onde: HBO

Quando: 20/08 às 22h duração: 1h45min

Classificação: 14 anos

O filme de ação e suspense é dirigido por David Ayer (Esquadrão Suicida, Marcados Para Morrer) e estrelado por Jason Statham (Megatubarão), Josh Hutcherson (Jogos Vorazes) e Jeremy Irons (Watchmen). A trama acompanha Adam Clay (Statham), um homem aparentemente comum que esconde um grande segredo: ele é ex-agente de uma poderosa organização clandestina chamada Beekeepers (Apicultores).

FILMEs

ÁGUAS PROfUNdAS

Ano: 2022

Onde: Telecine Premium

Quando: 21/08 às 19h55min

duração: 1h34min

Classificação: 14 anos

Em uma de suas escapadas, um dos amantes da mulher é achado morto o marido acaba tomando o crédito, com a intenção de assustar a esposa e fazê-la voltar para casa. Após o assassino ser achado, Vic passa a ser a piada da vizinhança. Quando amantes de sua esposa começam a morrer de maneira misteriosa, a vida do rapaz sai de controle, tomando um caminho inesperadamente obscuro e tornando-o o principal suspeito pelo desaparecimento dos velhos e novos amantes da esposa.

LEITURA

TOdO TEMPO QUE TEMOS

Ano: 2023

Onde: Telecine Premium

Quando: 22/08, às 22h

duração: 1h48min

Classificação: 14 anos

Uma chefe de cozinha espirituosa e indomável, e Tobias (Andrew Garfield), um recém-divorciado que tenta colocar sua vida em ordem. Os dois logo provam que pessoas completamente opostas podem encontrar, em suas diferenças, um amor capaz de mudar suas vidas para sempre. No entanto, o que parecia um encontro perfeito, que se transformou em um lar e logo em uma família, é abalado por uma verdade escondida por anos.

NO dIA 27

café com Palestra da caciva debate fORMAS dE LIdERANçA

Em um momento em que o mercado enfrenta escassez de talentos, o desafio de liderar vai além de delegar e cobrar resultados. Inspirar, engajar e criar ambientes favoráveis ao crescimento são competências cada vez mais exigidas. Esse será o tema central do próximo Café com Palestra, que acontece no dia 27 de agosto, das 19h às 21h. Três profissionais de destaque irão compartilhar suas vivências sobre como estão ressignificando a liderança em diferentes áreas: Luiz Motta, CEO da Excelsior Alimentos; Rafael Henn, reitor da Unisc; e Juliano Colombo, consultor em educação e inovação. Os ingressos estão disponíveis no Sympla, com valor de R$ 35 para associados e R$ 50 para não sócios. As vagas são limitadas.

ÁRIES

O momento favorece ajustes na rotina e mais disciplina com saúde e trabalho. Evite deixar tarefas acumularem e priorize métodos que aumentem a produtividade.

CÂNCER

É hora de organizar contas, revisar acordos e cuidar dos detalhes de projetos e documentos. A sua rede de apoio e momentos leves com amigos ajudam a equilibrar a semana.

LIBRA

A semana também pede um pouco de recolhimento e planejamento, com foco na base emocional. Encerre pendências e use o tempo para amadurecer ideias.

CAPRICÓRNIO

Invista em estudos, cursos ou pense em divulgar melhor o que você faz. Viagens e deslocamentos podem render bons frutos. É hora de colocar movimento no que estava parado e ampliar os seus horizontes.

Editora: Record - 06 janeiro 2025

Autora: Freida McFadden

Páginas: 280

Tricia e Ethan estão em busca da casa dos seus sonhos. Recém-casados, eles vão visitar um casarão antigo no meio de uma floresta no estado de Nova York. No entanto, durante a viagem até a mansão que pertenceu à Dra. Adrienne Hale – uma renomada psiquiatra que desapareceu sem deixar vestígio três anos antes –, uma nevasca terrível começa a cair. Quando chegam ao destino, Tricia percebe de cara que há algo de errado; afinal, por que haveria uma luz acesa no segundo andar de uma casa vazia há tanto tempo?

A tempestade se intensifica, o BMW deles fica coberto pela neve, a corretora de imóveis não aparece, os celulares estão sem sinal, e de repente

Tricia e Ethan se veem isolados da

criatividade pede atenção e pode ser nutrida por hobbies ou projetos que tragam

Relações afetivas se fortalecem. Pequenas mudanças no dia a dia podem gerar mais leveza e inspiração.

LEÃO

Mais atenção para as finanças. Vale renegociar, rever gastos e buscar mais estabilidade. O reconhecimento pode vir, mas mantenha os pés no chão e segurança ao defender suas ideias.

ESCORPIÃO

A vida social também se destaca. Fortaleça amizades e participe de grupos que te inspirem e tragam novas perspectivas. Procure colaborar com os outros e esteja aberto a ideias diferentes das suas.

AQUÁRIO

Procure revisar alguns acordos e padrões nas relações. Questões envolvendo recursos compartilhados tendem a fluir melhor do que antes. Renove hábitos e se reconecte ao que é essencial para você.

GÊMEOS

civilização. Ali, presos na casa, temores e segredos que nenhum dos dois teve coragem de compartilhar com o outro ameaçam vir à tona. Eles só não imaginavam que a casa também guardaria os próprios mistérios.

Em busca de um livro para se entreter, Tricia recorre às estantes abarrotadas e descobre por acaso um cômodo secreto, também repleto de estantes, mas, em vez de livros, o que encontra são fitas cassete: elas contêm gravações de cada consulta da Dra. Adrienne Hale. Tricia começa a ouvi-las uma a uma e acaba montando um quebra-cabeça aterrorizante. Entrelaçando passado e presente em uma história repleta de mistérios, Nunca minta é um novo thriller envolvente de Freida McFadden capaz de surpreender os leitores a cada nova revelação.

Há favorecimento para assuntos que envolvem comunicação, estudos e negociações. Mas também cuide da base emocional, resolva pendências e fortaleça vínculos.

VIRGEM

Cuide da saúde e reveja os seus hábitos para ganhar mais energia. Seu novo ciclo começa, favorecendo escolhas claras e firmes. É momento de priorizar a sua autonomia e bem-estar.

SAGITÁRIO

A carreira ganha impulso com estratégia e preparo. Apresente ideias, participe de reuniões e invista em ações de longo prazo. O equilíbrio entre ousadia e planejamento será importante.

PEIXES

Conversas e negociações podem ganhar mais clareza. O período é bom para dar visibilidade ao seu trabalho e buscar contatos estratégicos. Boas conexões podem abrir novas oportunidades.

TOURO
Sua
prazer.
Fonte: Personare
Espaço revitalizado recebeu apoio do Instituto Lojas Renner e busca ampliar impacto social da entidade. Projeto deve aumentar
Henrique Drebes/TraçoD

E SEMINÁRIOS dURANTE A 48ª EXPOINTER

cadeia Produtiva do tabaco será tema dE dEBATES

Programação intensifica diálogo sobre impactos econômicos e sociais do setor em meio a decisões internacionais que podem influenciar o futuro da atividade. Debates e seminários ocorrem entre os dias 03 e 04

A 48ª Expointer, que ocorre de 30 de agosto a 07 de setembro em Esteio, promete colocar a cadeia produtiva do tabaco no centro de discussões técnicas, políticas e econômicas. Ao longo dos dias 03 e 04 de setembro, diferentes espaços da feira sediarão encontros entre produtores, lideranças de entidades representativas, pesquisadores, empresas e parlamentares, com o objetivo de aprofundar o debate sobre o papel do setor para a agricultura familiar, sua relevância econômica e os desafios impostos por decisões internacionais.

O tabaco é um dos pilares da agricultura familiar no Sul do Brasil, garantindo renda a milhares de famílias e movimentando economias locais. Segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a safra 2024/2025 registrou crescimento expressivo de 37% na Região Sul, totalizando 696.435 toneladas e um faturamento estimado em R$ 14,17 bilhões. O Rio Grande do Sul manteve a

liderança em produção, colhendo 281.037 toneladas, resultado 27,7% superior ao ciclo anterior, com uma produtividade média de 2.141 kg/ha. Esses números reforçam o peso econômico do setor e justificam sua presença constante nas pautas da Expointer.

CÂMARA SETORIAL

A agenda específica sobre o tabaco começa no dia 03 de setembro, às 10h, com a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, na Casa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS).

A reunião reunirá representantes de diferentes elos da cadeia para tratar de temas como comercialização, novas tecnologias e políticas públicas voltadas ao setor. No mesmo dia, a partir das 14h, a Casa da TV Pampa será palco de um encontro com a participação de lideranças, empresas e autoridades ligadas à produção e à indústria do tabaco. O objetivo é ampliar o espaço de diálogo e tra-

zer informações para a sociedade sobre a importância do setor.

AUdIÊNCIA

A quinta-feira, 04 de setembro, terá dois momentos estratégicos. Pela manhã, às 10h, a Casa do Grupo RBS sedia um debate sobre a produção de tabaco no estado, promovido em parceria com a BAT Brasil, abordando desde a importância econômica da atividade até as transformações no mercado e as novas formas de consumo, como os dispositivos eletrônicos para fumar, ainda sem regulamentação no Brasil. À tarde, às 14h, ocorre uma Audiência Pública Conjunta, promovida em parceira com a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados e Subcomissão de Defesa do Setor do Tabaco e Acompanhamento da COP11, da Assembleia Legislativa.

O evento foi aprovado a partir de requerimento do deputado fede-

ral Heitor Schuch (PSB/RS) e terá como foco os potenciais impactos econômicos e sociais das decisões que poderão ser tomadas na 11ª Conferência das Partes (COP11) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A subcomissão do Parlamento Gaúcho é presidida pelo deputado estadual Marcus Vinicius de Almeida (PP).

COP

A COP11, que reúne representantes de diversos países para

discutir medidas de controle do tabaco, preocupa produtores e lideranças brasileiras. Entre os temas em análise estão restrições à produção, comercialização e novos produtos derivados de nicotina. O requerimento de audiência na Câmara Federal foi solicitado por Heitor Schuch (PSB), que alerta que decisões internacionais tomadas sem diálogo com os diretamente afetados podem gerar impactos socioeconômicos severos, especialmente nas regiões onde o tabaco é a base da economia.

ingressos mais baratos e novas modalidades marcam os 40 anoS Da oktobERfESt DE Santa CRuz Do SuL

Redução nos valores, combo familiar e cartão consumação estão entre as novidades apresentadas para a edição 2025 da festa da alegria. organização prepara novos anúncios para os próximos dias

A edição que celebra os 40 anos da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul chega com mudanças importantes na política de ingressos e novidades que prometem atrair mais público ao Parque da Alegria. Durante coletiva realizada nesta quinta-feira, 14, no Espaço Assemp, a organização anunciou a redução do valor máximo dos ingressos inteiros de R$ 39 para R$ 35 e a ampliação de opções para quem quer aproveitar mais dias de festa.

Entre os destaques estão o Combo Família, que oferece quatro ingressos por R$ 60, válidos para qualquer dia e horário; e o Oktoberpass, cartão consumação no valor de R$ 498 que garante acesso livre a todos os dias da festa, com retorno de R$ 490 em crédito para alimentação e bebidas. Outra novidade é o ingresso permanente promocional, disponível já a partir desta quinta-feira, por R$ 150, permitindo entradas ilimitadas durante todo o evento. Em outubro, o valor sobe para R$ 250.

Os preços dos ingressos individuais variam conforme o horário de entrada, indo de R$ 15 a R$ 35 (inteiro) e de R$ 7,50 a R$ 17,50 (meia). A organização também mantém horários de acesso

gratuito, incluindo o dia de abertura, 09 de outubro, e datas específicas como o Dia da Criança (12/10), quando menores de 12 anos têm entrada liberada, o Dia da Maturidade Ativa (16/10) para pessoas acima de 55 anos, e o Dia da Inclusão (23/10), voltado a público neurodivergente e pessoas com deficiência visual. Segundo o presidente da 40ª Oktoberfest, Mathias Bertram, a proposta é “beneficiar quem vem cedo ao parque e estimular o público a aproveitar a gastronomia, que será novamente um dos pon-

anúncios dos valores de ingressos ocorreram nesta quinta-feira, 14

tos altos da festa”. Ele destacou ainda que a redução de valores busca aproximar novamente pessoas que deixaram de frequentar o evento por considerarem os ingressos caros. Com menos de 60 dias para o início, a organização promete divulgar nos próximos dias o preço das bebidas e da alimentação, além das atrações musicais e programação cultural. A Oktoberfest 2025 ocorre de 09 a 26 de outubro e contará ainda com a Feirasul e o Pavilhão da Agricultura Familiar, reunindo mais de 120 expositores.

abertas as inscrições Para o festival “a mais bela voz” Evento ocorre é realizado pela Sociedade de Leituras no dia 24 de outubro. Inscrições ocorrem por meio de site oficial

O tradicional Festival A Mais Bela Voz, promovido pelo Clube de Leituras com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, abriu oficialmente as inscrições no dia 18 de agosto de 2025. O evento, reconhecido por revelar grandes talentos musicais locais e regionais, será realizado no dia 24 de outubro, no salão do Clube de Leituras.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente de forma online, pelo site oficial do festival: www.amaisbelavoz.com.

br. Podem se inscrever crianças a partir de 7 anos, além de cantores amadores e profissionais, com liberdade para interpretar músicas em qualquer idioma.

A competição será dividida em três categorias: Clubinho (de 7 a 13 anos); Amador e Profissional. Se-

gundo a organização, a expectativa é reunir um público expressivo e proporcionar uma noite de celebração da música, incentivando a arte e a cultura em diferentes gerações. Em 2024, o festival reuniu 24 participantes, que se apresentaram acompanhados ao vivo pela Clube Orquestra de Venâncio Aires, sob a regência do maestro Daniel Böhm. O evento tem se consolidado como uma vitrine de novos talentos e uma tradição artística da cidade, atraindo público fiel e apoio da comunidade. Na última edição, Karina Landim foi a vencedora da categoria Profissional. Manuela Otarão Segatto venceu na categoria Amador, e o jovem Luiz Felipe Scherer Câmara levou o primeiro lugar no Clubinho.

Guilherme Siebeneichler/Arquivo Olá
Produção de tabaco será tema de dois dias de debates na Expointer deste ano
Guilherme
Divulgação/AI
Clube de Leituras
Competição será dividida em três categorias: Clubinho (de 7 a 13 anos); amador e Profissional

região dos Vales reCebe no dia 08 seminário do paCto rs 25 Da aSSembleia legiSlativa para Debater O CreSCimentO SuStentável

pacto rS 2025 discute transição ecológica, sustentabilidade econômica e redução das desigualdades regionais. Seminário integra calendário da assembleia legislativa do rS de debates sobre desenvolvimento e políticas públicas regionais

COP11 EM DEBATE NA REGIÃO

A defesa da cadeia produtiva do tabaco ganha destaque nos debates regionais e estaduais. Na próxima sexta-feira, 22, a Subcomissão de Defesa do Setor do Tabaco e Acompanhamento da COP11 realiza audiência pública no Memorial da Unisc, a partir das 9h. O encontro do colegiado da Assembleia Legislativa foi proposto pelo relator da subcomissão, deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP). A agenda abre uma série de debates sobre a importância do setor produtivo do tabaco para a geração de renda, retorno tributário e desenvolvimento dos municípios. São mais de 500 municípios com produção na região Sul. A 48ª Expointer que inicia no próximo dia 30, também contará com audiências e seminários sobre a cadeia produtiva do tabaco. A participação na maior feira agrícola da América Latina é fundamental para comunicar às diferentes regiões do país sobre o papel da produção agrícola que representa riqueza aos produtores familiares.

COMPRA ASSISTIDA

A Frente Parlamentar de Acompanhamento do Programa Compra Assistida, presidida pela vereadora Claidir Kerkhoff (Republicanos), promove uma Audiência Pública nesta quarta-feira, 20, às 19h30min, no Plenário Vicente Schuck. O encontro tem como objetivo discutir, avaliar e prestar esclarecimentos sobre o andamento, critérios, impactos e diretrizes do Programa Compra Assistida no município. A iniciativa busca assegurar transparência, controle social e participação cidadã em uma política pública considerada fundamental para a habitação e o direito à moradia digna. Foram convidados a participar da audiência representantes da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Ministério Público, Defensoria Pública, Caixa Econômica Federal, além de famílias beneficiadas, associações de moradores e entidades da sociedade civil organizada.

90 ANOS DA CÂMARA

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires anunciou a realização de um concurso popular para a criação da logomarca dos 90 anos do Legislativo Municipal. A proposta é garantir participação da população nas sugestões de desenho comemorativo às nove décadas de história do Parlamento da Capital do Chimarrão. A decisão e escolha da logomarca ocorre por meio de votação popular. O vencedor receberá premiação de R$ 1 mil. A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires foi instalada durante a chamada Era Vargas. Em sua ata de instalação, consta que o início das atividades ocorreu no dia 27 de dezembro de 1935. A primeira legislatura foi exercida por sete vereadores, eleitos em 17 de novembro daquele ano.

FIGUEIRA CENTENÁRIA

Por falar na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, está em tramitação um projeto de lei do vereador Gerson Ruppenthal (PDT) que reconhece a Figueira Centenária, localizada em Linha Silva Tavares, como bem de relevante interesse turístico do município. A proposta tem como objetivo valorizar e preservar o patrimônio natural e histórico-cultural, incentivar o turismo ecológico e rural, além de fomentar a economia local por meio da atração de visitantes. O texto ainda autoriza o Executivo Municipal a desenvolver ações de divulgação, conservação e parcerias para promover o ponto turístico.

AGOSTO LILÁS

A Câmara de Venâncio Aires realiza nesta quinta-feira, 21, programação do Agosto Lilás, pelo fim da violência contra a mulher. O encontro inicia às 19h no Plenário Vicente Schuck, e conta com a participação da Delegada Lisandra de Castro de Carvalho, a Vereadora Dra. Sandra Silberschlag e a Psicóloga Márcia Preuss, que trarão diferentes perspectivas sobre prevenção, acolhimento, direitos e saúde da mulher.

Da família dos felídeos Olávo até poderia ser um bom animal de estimação, é gorduchinho, tem pêlos lisos, olhos escuros e cheiro de caramelo. Se não fosse o fato dele ser mais selvagem que seus outros parentes gatos. Olávo nasceu de uma cruza rara entre a astúcia e o tagarelismo. Sim, o Olávo é um gato falante! Suas orelhas são parabólicas e seus olhos binóculos, o Felis Catus do Olá Jornal tem, agora, a oportunidade de expôr suas convicções.

Lajeado será palco, no dia 08 de setembro, do 8º Seminário do Pacto RS 2025 da Assembleia Legislativa, que reunirá prefeituras, universidades, movimentos sociais, COREDES e lideranças políticas da Região Funcional 2 para debater o desenvolvimento sustentável e propor diretrizes para políticas públicas no Rio Grande do Sul. O encontro será realizado no auditório do prédio 7 da Univates e integra um calendário mais amplo de seminários regionais promovidos pelo Parlamento Gaúcho.

O Pacto RS 2025 é promovido pelo Fórum Democrático, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, sob a presidência do deputado Pepe Vargas (PT). O Pacto organiza suas ações em quatro eixos estratégicos.

O primeiro é a transição ecológica, que inclui medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, incentivo à bioeconomia, à transição energética e à economia circular. O segundo eixo aborda a sustentabilidade na indústria, comércio e serviços, buscando modernização e adoção de práticas responsáveis para ampliar mercados com impacto social e ambiental positivo. A sustentabilidade na agricultura e na pecuária constitui o terceiro eixo, priorizando diversificação produtiva, preservação ambiental e técnicas resilientes a eventos climáticos. O quarto eixo visa à redução das desigualdades regionais e sociais, promovendo justiça social, ambiental e climática. A sociedade civil também pode participar enviando propostas e apoiando iniciativas por meio da plataforma participativa do Pacto RS 25, utilizando login do gov.br. As sugestões mais apoiadas serão analisadas e votadas antes de compor o relatório final, que será apresenta-

do no Seminário Estadual, em novembro. Entre julho e setembro, a população pode criar e apoiar propostas; em outubro, elas serão analisadas e submetidas à votação; e, em novembro, as iniciativas aprovadas serão sistematizadas e apresentadas.

eXpOinter

Na Expointer deste ano o Parlamento Gaúcho também realiza etapa do evento com o tema “Mudanças Climáticas e Sustentabilidade - O Futuro da Agricultura e da Pecuária no RS”. A programação ocorre no auditório da Seapi, no Parque de Exposições Assis Brasil, das 8h30min às 12h30min.

DebateS

O Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul projeta a realização de 13 encontros em Porto Alegre e no interior do estado. Os seminários ocorrerão em nove regiões funcionais dos Coredes, entre junho e setembro. A programação começou em Pelotas, no dia 02 de junho, passou por Bagé (09 de junho), Santa Rosa (16 de junho), Porto Alegre (07 de

julho), Caxias do Sul (04 de agosto), Santa Maria (11 de agosto), Passo Fundo (18 de agosto), Lajeado (08 de setembro) e encerra em Osório, no dia 22 de setembro. Esses encontros reforçam a importância da integração entre setores público e privado, universidades e sociedade civil na construção de soluções que conciliam desenvolvimento, inclusão e sustentabilidade. A participação ativa da população é fundamental para garantir que as políticas públicas reflitam as necessidades e prioridades de cada região, promovendo um Rio Grande do Sul mais sustentável, resiliente e justo.

reSultaDOS

Após os seminários regionais, o Pacto RS realiza análise técnica das propostas. A votação das iniciativas que farão parte do documento final ocorre em outubro. Já o debate final ocorre em novembro. As diretrizes construídas nos debates poderão ser incorporadas em projetos de lei estaduais, orientando novas políticas públicas e alinhando o desenvolvimento sustentável do estado para os próximos anos.

Câmara de Vereadores aproVa atualização no Conselho dos parkletS e reFOrçO nO atenDimentO aO COntribuinte

alterações incluem a Secretaria de Segurança na COmvip e autorizam a contratação de três agentes de atendimento ao Contribuinte na Secretaria municipal Fazenda. Duas moções também foram aprovadas nesta segunda-feira, 18

Na sessão ordinária desta segundafeira, 18, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou dois projetos de lei de interesse direto da comunidade. As matérias tratam da composição da Comissão de Viabilidade de Implantação de Parklets (COMVIP) e da autorização para contratação temporária de servidores na Secretaria Municipal da Fazenda.

O primeiro projeto altera o artigo 4º da Lei nº 6.241, de 2018, atualizando a nomenclatura das secretarias que integram a COMVIP e incluindo a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil como membro da comissão. Com a mudança, o município busca ampliar a análise técnica sobre a instalação de parklets, incorporando aspectos de segurança pública, mobilidade urbana e acessibilidade. O Departamento de Trânsito terá papel fundamental no processo, garantindo critérios de segurança viária e visibilidade nas vias públicas. Já o segundo projeto aprovado autoriza o Executivo a contratar, em caráter excepcional, três Agentes de Atendimento ao Contribuinte, com contratos vigentes até dezembro de 2026. Os profissionais terão carga de 40 horas semanais e remuneração

vereadores votaram dois projetos de lei e duas moções nesta segunda-feira, 18

mensal de R$ 3.132,22. Os novos servidores irão reforçar a estrutura da Secretaria da Fazenda, que prepara uma nova etapa do Regime Municipal Especial de Recuperação Fiscal (Refis), voltado à renegociação de débitos de ISS, taxas de funcionamento e serviços de saúde. Segundo a justificativa, a medida é necessária diante da sobrecarga atual: apenas dois atendentes estão disponíveis para o atendimento ao público, o que compromete a agilidade no serviço e pode limitar a adesão dos contribuintes ao programa de regularização fiscal.

mOçÕeS

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires também aprovou duas moções. A primeira moção, apresentada pela vereadora Luciana Regina Scheibler (PDT), repudia os fatos envolvendo aposentados e pensionistas do INSS, que foram surpreendidos por descontos indevidos em seus benefícios. A segunda moção, de autoria de Nelsoir Battisti (PSD), manifesta apoio à Confederação Nacional de Municípios (CNM) e repudia a instalação unilateral do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS), que excluiu os municípios da composição do colegiado.

Lauro
Alves/AI
ALRS
Debates ocorrem de forma regionalizada no interior do rS
Guilherme
SIebeneichler

“dEfinitivamEntE são rEsponsÁvEis”, dEclara EspEcialista sobrE políticos

Pela FalTa de reGulaMenTaÇÃO dO CiGarrO eleTrôniCO nO brasil

Médico grego, Konstantinos Farsalinos, responsabiliza agentes públicos pela falta de alternativas aos fumantes perante a proibição em entrevista ao Olá Jornal, durante o Fórum Global de nicotina (GFn), na Polônia

“Definitivamente, eles são responsáveis e devem procurar fontes de informação fora do país”, recomenda o médico grego, Konstantinos Farsalinos, aos políticos do Brasil sobre a redução de danos do tabaco. Médico e pesquisador sênior especializado em Saúde Pública nas Universidades de Patras e Ática Ocidental, na Grécia, ele defendeu em entrevista ao Olá Jornal durante o Fórum Global de Nicotina (GFN), em Varsóvia, Polônia, que produtos alternativos de nicotina devem estar a disposição dos brasileiros. “No país, a minha compreensão é que os oficiais da saúde pública e as autoridades estão muito fechados. Eles têm um forte prejuízo e predisposição contra esses projetos. Então, é impossível obter informações balançadas e ter uma opinião sobre a totalidade da evidência sobre esses produtos”, avaliou. Farsalinos conduz pesquisas extensas sobre tabagismo, redução de danos do tabaco e vaporização desde 2011, publicando mais de 100 estudos e apresentando-se em mais de 80 conferências. Ele foi autor da primeira revisão sistemática sobre a segurança e o perfil de risco dos cigarros eletrônicos em 2014 e do primeiro livro sobre cigarros eletrônicos, publicado pela Elsevier. Sua pesquisa foi influente na definição do quadro regulatório da União Europeia sobre vaporização. Em 2020, foi reconhecido como Pesqui-

Farsalinos: mercado ilegal traz riscos para o consumidor

sador altamente citado por seu impacto significativo na ciência global. Segundo o especialista, o Brasil precisa aprender com as experiências de outros países. “A maior lição pode ser aprendida olhando o que aconteceu em outros países onde esses produtos foram banidos. Nunca houve uma história de sucesso de um país que baniu um cigarro. Em todos os casos, foi uma falha completa, e quando digo falha completa, quero dizer, é mais perigoso do que permitir que os produtos se vendam legalmente e regulá-los com uma regulação de proporção de risco, como

você faz com tudo, claro, da perspectiva regulatória”.

reGulaMenTaÇÃO

Frente a proibição pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tramita no Senado um projeto de lei que prevê a regulamentação destes produtos que já são consumidos por cerca de 3 milhões de brasileiros (Ipec). Para o especialista, o cenário atual é prejudicial aos consumidores. “O mercado ilegal incontrolável é somente sobre perigos e riscos para o consumidor, não há benefício. Isso também faz os produtos muito mais caros, mas o maior problema é a falta de critérios de qualidade e a fonte desconhecida e a origem dos produtos. Então, a menos que eles entendam isso [agentes públicos], a única coisa que vai acontecer é que o número de vapers vai crescer no Brasil e todos eles vão tentar ter acesso a um mercado ilícito”, afirma. Para Farsalinos, a regulamentação é o melhor caminho para qualquer país, sendo já adotada por mais de 80. “É muito melhor para o governo manter o controle desse mercado simplesmente regulando, mas não proibindo os produtos. Proibir significa que as autoridades pretendem que os produtos não existam, mas os produtos estão por todo o país”, conclui.

subcomissão da assEmblEia lEgislativa tErÁ primEira audiÊCia PÚbliCa da COP11 nesTa seXTa eM sanTa CruZ

roteiro com total de 11 audiências inicia pelo vale do rio Pardo, polo de exportações de tabaco

A Subcomissão da Assembleia Legislativa para acompanhar a 11ª Conferência das Partes da ConvençãoQuadro para o Controle do Tabaco (COP11) e tratar das ações de Defesa do Setor do Tabaco realiza nesta sexta-feira, 22, a primeira audiência pública. A agenda será em Santa Cruz do Sul, às 9h, no Salão Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Com o tema “Diagnóstico inicial do setor do tabaco e perspectivas frente à COP 11”, o público-alvo são produtores rurais, sindicatos, indústrias, prefeitos, câmaras municipais, entidades regionais.

O objetivo do grupo proposto pelo deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP) é defender os interesses do setor produtivo do tabaco, uma das cadeias econômicas mais importantes do Rio Grande do Sul, sendo o segundo produto mais exportado pelo estado. O evento antitabagista ocorre em novembro, em Genebra, na Suíça.

O roteiro de visitas ocorrerá pelas principais regiões produtoras do Estado, como o Vale do Rio Pardo e Centro-Sul, para ouvir agricultores, entidades e lideranças locais. A meta é formular um posicionamento oficial do Rio Grande do Sul a partir destas escutas regionais.

A próxima audiência será conjunta com a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados no dia 04 de setembro na Expointer, em Esteio. Em pauta estará o tema “Impactos econômicos e sociais do setor do tabaco”, em integração com o deputado Heitor

Janine Niedermeyer/Arquivo Olá

Schuch (PSB), proponente do encontro da Câmara Federal no evento. Em setembro, também estão agendadas duas audiências no dia 11, às 9h, em Canguçu, com o tema “Agricultura familiar e diversificação de renda” e às 18h em Camaquã com o tema “Produção, logística e comercialização do tabaco”. Já no dia 12 serão três encontros: em Venâncio Aires às 09h, sob o tema “Indústria e mão de obra no setor do tabaco”; em Rio Pardo, às 14h, com o tema “Tributação e competitividade do setor” e em Barão do Triunfo, à 18h, para debater “Realidade das pequenas propriedades e geração de renda local”. No dia 25 será a vez de Porto Alegre receber uma audiência pública, às 14h, para discutir “Atuação de órgãos de controle, forças de segurança pública e fiscalização na defesa da legalidade e combate ao contrabando (PF, PRF, PC, BM, MPF,

MP, RF, SEFAZ)”. No dia 26 serão duas audiências: em Arroio do Tigre, às 09h, com o tema “Produção integrada e desafios regionais” e em Candelária, às 18h, com o tema “Impactos sociais e sucessão familiar no campo”. Para outubro, está programada uma audiência pública no dia 02, em São Lourenço do Sul, às 18h para debater “Estratégias de valorização da produção e comércio internacional”. Ainda em outubro, no dia 08, haverá reunião da Subcomissão para apresentação e aprovação do relatório final. A agenda será às 14h, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Além de Marcus Vinícius que será o relator, o grupo é integrado ainda pelos deputados Pedro Pereira (PSDB), Cláudio Branchieri (Podemos) e Zé Nunes (PT). A subcomissão terá vigência de 120 dias.

CiÊnCia e OMs i

A ciência da Organização Mundial da Saúde (OMS) esteve em avaliação no 12º Fórum Global de Nicotina (GFN) realizado em junho, em Varsóvia, na Polônia. Em postagens em redes sociais, discursos oficiais, comunicados à imprensa e memorandos, a OMS tem repetidamente feito alegações que parecem contradizer as evidências disponíveis e conflitantes com declarações de instituições de saúde pública respeitáveis. O professor sênior do Instituto de Ciências Nucleares da Universidade Nacional do México, Roberto Sussman, reconheceu que a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, como o primeiro tratado internacional sobre uma questão de saúde, foi uma grande vitória na época. “E, naquela época, a indústria do tabaco desempenhou um papel nada honroso. Mas agora tornou-se uma guerra contra a indústria. As reuniões da COP estão fechadas porque [a OMS acredita] que a indústria pode atrapalhar tudo. Então, tornou-se uma situação paralela: uma narrativa antiga e uma realidade que nega completamente essa narrativa, e uma tecnocracia que resiste à mudança. Minha esperança é que o crescente mercado de produtos [de nicotina mais segura] leve a um ponto em que as coisas precisem mudar, e isso também incluirá a OMS.”

CiÊnCia e OMs ii

O fundador do Centro de Excelência para Aceleração da Redução de Danos (CoEHAR - Universidade de Catânia, Itália), Riccardo Polosa, afirmou que a OMS não está fazendo tudo errado. Mas, no controle do tabaco, está indo mal, principalmente na forma como está gerando desinformação. “E, infelizmente, na maioria das vezes, a OMS faz isso de propósito, está enganando ativamente. Eles selecionam suas referências, distorcem as evidências. Usam a omissão tática. Há um único objetivo, na minha opinião, que é criar sua própria ciência que sustente a narrativa e o paradigma da abstinência. Mas isso tem consequências terríveis para milhões de fumantes que, de outra forma, mudariam para produtos muito menos nocivos. No mundo clínico, isso seria chamado de negligência.”

O Olá Jornal acompanhou pela segunda vez o Fórum Global de nicotina, direto da Polônia. O evento chega a sua 12ª edição e reúne especialistas, médicos e lidenraças políticas que discutem o futuro do consumo de produtos de nicotina. a jornalista Janine niedermeyer esteve no evento e detalha os debates ao longo das próximas edições impressas.

Janine Niedermeyer
Janine Niedermeyer
em 2023 também foram realizadas audiências preparatórias para COP10
Ciência da OMs esteve em debate em Fórum Global de nicotina, na Polônia

O rs.gov.br está de cara nova. E com a cara de cada gaúcho.

Agora, o portal rs.gov.br oferece serviços do Estado de acordo com as necessidades de cada gaúcho, na seção Meu rs.gov.br. E você também pode tirar dúvidas com a GurIA, a inteligência artificial que vai deixar tudo ainda mais fácil. Acesse e viva essa nova experiência.

Chama a GurIA no WhatsApp (51) 3210-3939

Uma nova experiência digital para o cidadão.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.