OJORNAL 15/02/2011

Page 11

Cidades

O JORNAL JORNA L A11

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: cidade@ojornal-al.com.br

PelaCidade Deraldo Francisco pelacidade@ojornal-al.com.br 4009-1994 / 4009-1959 das 8h às 12h

Moradores da Avenida Rotary interditam rua e pedem lombada

PROBLEMAS À VISTA

Segundo manifestantes, acidentes graves são muito comuns na região

As polícias Civil e Militar têm um grande problema para resolver nos próximos dias, na Chã da Jaqueira. Alguns bares estão tirando a paz dos moradores. A bagunça começa logo na ladeira com um tal de Bar do Jaca. Neste local, pode ser considerada uma fábrica de problemas. Ele também é caminho certo das guarnições da Polícia Militar. Quase todas as noites, há revistas entre os participantes e, vez ou outra, alguém é preso. Subindo a ladeira, os outros bares-problemas são encontrados. A coluna sugere corrigir o problema hoje para não ter que prender dezenas de pessoas amanhã.

Mônica Lima

SOFÁS NO SÃO JORGE Na semana passada, a coluna divulgou aqui o fato de uma capotaria no Parque Miramar, no Sítio São Jorge, ter colocado em sua calçada e nas dos vizinhos, um monte de sofás velhos. A cena ficou muito feia e, ao invés de sofás, estavam parecendo lixo. Mas, ontem os sofás velhos e acabados não estavam mais no lugar. Aliás, na porta da capotaria, tinha um “jogo” que estava brilhando, novinho em folha. Foi bom!

BANHO DE TORNEIRA Ontem à tarde, os motoristas que trafegaram pela Avenida Fernandes Lima, entre as 16h e 17h, tiveram que ser espertos para não tomar um banho. É que as torneiras que servem para regar o jardim do canteiro, no trecho próximo ao “chapéu do guerreiro”, no finalzinho da Praça do Centenário, estavam viradas para a pista. Como estava, parecia que alguém deu um comando errado no sistema e as torneiras tomaram o sentido contrário. Ao invés de regar o capim e o restante da vegetação, estavam molhando o asfalto e os carros que passavam.

NA RUA PILAR Moradores da Rua Pilar, em Cruz das Almas, estão na bronca com a Prefeitura de Maceió. Eles alegam que, sempre que chove muito, as galerias ficam entupidas e a água inunda a rua. Em muitos casos, a água invade as casas causando transtornos e prejuízos. A coluna aproveita o momento para fazer umas perguntas simples: vocês estão dando o destino certo ao lixo? O caminhão-coletor do lixo está passando regularmente? Sabe-se que o que entope galerias são sacolas plásticas, garrafas peti, copos descartáveis e outros resíduos sólidos.

CARO LEITOR, MANDE A SUA RECLAMAÇÃO. PONHA A BOCA NO TROMBONE. SE FICAR CALADO, NÃO RESOLVE. 4009-1994 / 4009-1959 das 8h às 12h

Réporter

Um grupo de moradores interditaram na manhã de ontem, um trecho da avenida Rotary, para protestar contra o número de acidentes que ocorrem no local e cobrar da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) a religação da lombada eletrônica instalada no final do ano passado. Na última ocorrência registrada na sexta-feira passada, um motoqueiro morreu, após colidir com um veículo, cuja motorista perdeu o controle e atravessou para faixa contrária. Os manifestantes atearam fogo a pedaços de madeira, galhos de árvores e pneus, impedindo a passagem de veículos, liberada apenas para ambulâncias e motoqueiros. Por mais de uma hora, eles ficaram no local, enquanto cobravam a presença de um integrante da SMTT. Uma equipe da Polícia Militar iniciou a negociação, enquanto

aguardavam a chegada dos militares do Centro de Gerenciamento de Crise. Líder do protesto José Ferreira de Lima (Zinho Ferreira), afirmou que os moradores da localidade estão cansados de presenciarem acidentes na região, que fica entre o final da Avenida Rotary e início da Muniz Falcão, que dá acesso ao Barro Duro. Ferreira disse que diversas vezes cobrou da direção da SMTT a instalação de uma lombada, para que os motoristas fossem forçados a reduzir a velocidade. “Já tínhamos alertado a SMTT sobre os acidentes que acontecem constantemente, mas eles colocaram apenas a lombada eletrônica, que ficou alguns dias em alerta e depois desligaram”, destacou. Apesar de placas informando que a velocidade no trecho é de 40 km, Ferreira explicou, que os motoristas passam acima do que é permitido e, nenhuma providência é adotada. A gota d’água para manifestação

foi o acidente de sexta-feira, que causou a morte do motoqueiro José Willams da Silva, 20 anos, que seguia para faculdade que fica no Barro Duro, quando foi atingido por um veículo que a condutora perdeu o controle e passou para contramão. De acordo com José Ferreira, um assessor da SMTT conversou com os manifestantes, que deram um prazo de dez dias para que se encontre uma solução. “O assessor ficou de fazer um estudo e verificar a possibilidade de instalação de lombadas”, revelou. Alguns motoristas apesar de concordarem com os manifestantes, afirmaram que eles não deveriam interditar a via pública, causando transtornos para alguns condutores, que utilizam a avenida como acesso a Avenida Fernandes Lima. Os ônibus que circulam no local também foram obrigados a desviarem por outras vias, deixando insatisfeitos passageiros, que tiveram que alterar o roteiro.

SANEAMENTO

Obras alteram o trânsito no Centro e Trapiche A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) iniciou na tarde de ontem, na Avenida Assis Chateaubriand, as obras de recuperação do poço do emissário submarino. O trecho que compreende entre a rua Sargento Jaime e avenida Assis Chateaubriand, até as proximidades do condomínio Maria Eliane, está interditado. Segundo o gerente

de Macro Coleta e Tratamento de Esgoto, Antônio Santana a conclusão deverá ocorrer dentro de 15 dias. A intenção é que a avenida esteja livre antes do início do carnaval. Os motoristas que seguirem em direção ao Pontal da Barra, devem desviar à esquerda na altura da Sargento Jaime, seguindo em pista dupla até as proximidades do condomínio

Maria Eliane. Ainda na região central de Maceió, mais uma rua foi interditada a Vieira Perdigão, para recolocar o sistema de coleta de águas pluviais da ferrovia, que faz parte da obra de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Guardas de Trânsito estiveram no local, para orientar os motoristas. (M.L.)

Carro invade loja de móveis no Barro Duro A junção álcool e direção foi a causa de mais um acidente registrado no final de semana, em Maceió.O motorista José Valter da Silva, que conduzia a Pajero de placa NMG1631, invadiu uma loja de móveis de vime, na madrugada de domingo no Barro Duro.O responsável pelo acidente chegou a ser preso por uma equipe da Polícia Militar, mas na manhã de ontem já estava em liberdade e, se comprometeu com o proprietário da loja, Agenor Antônio, em arcar com o prejuízo de pouco mais de R$ 20 mil. O acidente ocorreu por volta de uma hora de domingo. Ainda ontem pela manhã o veículo não tinha sido retirado da loja. Ainda durante a madrugada na Avenida Assis Chateaubriand, próximo a Braskem, outro carro atingiu o muro de uma fábrica não houve registros de vítimas graves, nem sobre a causa do acidente . No final da manhã, um veículo por pouco não invadiu uma loja de tintas, no Passeio Jatiúca, no final da Avenida Álvaro Otacílio. Alguns funcionários da loja , informaram que o proprietário de um Siena trafegava na rua Luiz Calazans e de repente viram o carro seguindo em direção ao centro de compras, atingindo em seguida a loja. Após o acidente o condutor explicou que, teve uma tontura e só recobrou a consciência após o veículo atingir o prédio. (M.L.)

CMYK


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.