Issuu on Google+

Exemplar de assinante

O JORNA L ALAGOAS

Maceió, terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | Ano XVII | Nº 127 | www.ojornalweb.com

R$ 1,00

Eu perdi para o meu corpo. Esse é o momento de parar

Ronaldo Fenômeno Página A13

UTI Neonatal do HU é interditada

Fechamento da unidade ocorreu há 14 dias devido aos riscos de infecção; seis bebês estão isolados Página A9 Yvette Moura

Muitos acidentes fazem moradores exigir lombadas

Capotamento matou motoqueiro na última sexta-feira; protesto da comunidade interditou a pista exigindo funcionamento de lombada eletrônica na Rotary. Página A11

Página A4

Medicamentos gratuitos para hipertensos e diabéticos

Dona de casa é presa por espancar criança de três anos

Sargento PM é baleado após ser vítima de assalto

CSA: carta de Eugênio expõe conflito entre dirigentes

Veja lista completa dos melhores do Grammy 2011

Página A4

Página A8

Página A10

Página A12

Página B3

CO TAÇÕES Dólar (compra) ......1.6670 Dólar (venda) .........1.6690

Euro (compra) ...... 2.2478 Euro (venda) ......... 2.2506 Poupança .............. 0,5833

www.ojornalweb.com

MARÉS 01h26.................... 1.8 07h39.................... 0.5

13h43.................... 1.9 20h06.................... 0.2

CMYK


O JORNAL

Política A2

Pauta Geral pautageral@ojornal-al.com.br

MUDANÇAS Só foi o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) retomar o cargo na semana passada que o Diário Oficial do Estado voltou a trazer nomeações e exonerações. O tucano fez uma mudança quase que completa nos quadros da Secretaria de Defesa Social. Tudo a pedido do novo secretário, Dário César, que ainda teve que passar 15 dias trabalhando com os antigos diretores. Destaque para a presença de muitos oficiais da PM nos cargos de chefia.

QUEIMAÇÃO Já começa a repercutir nas bases do deputado estadual Marcos Barbosa (PPS) a péssima campanha que o CRB vem mantendo no Campeonato Alagoano. Jorge VI também começa a ser alvo de fortes críticas dentro do governo estadual, onde é secretário de esportes: ele preside o CSA, que também não vem bem.

NA FITA Os tucanos gostam do trabalho de Rogério Teófilo no comando da Secretaria Estadual de Educação. A iniciativa de criar uma Semana da Educação conquistou de fato até os mais incrédulos nas pequenas ações do ex-deputadofederal - que só assumiu o cargo no final do primeiro governo de Vilela.

NA RUA 1 O Sinteal já está em campanha salarial na rede de ensino de Maceió. A categoria quer um reajuste de 17%. O valor considerou índices como o crescimento em percentual do Fundeb e a inflação.

NA RUA 2 Quem também promete mobilizações são os integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Esta semana, eles começam a discutir a pauta de reivindicações que entregarão ao governo do Estado este ano.

CONVITE O vice-prefeito de Capela, Adelmo Filho (PPS), está sendo convidado pelo senador Renan Calheiros para mudar de partido. As conversas estão adiantadas. Tudo indica que o vice irá desembarcar no PMDB e será candidato a prefeito em 2012.

EM FESTA Prefeitos alagoanos ainda comemoram o repasse da primeira parcela deste mês do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante foi pouco mais de 60% maior em relação ao mesmo período no ano passado. Mas o presidente da AMA, Abrahão Moura, avisa: é preciso esperar a segunda parcela, prevista para o próximo dia 20, para, só então, comemorar.

“Estou encerrando hoje minha carreira como jogador profissional. Esse carreira foi linda, maravilhosa, emocionante, com derrotas e vitórias. Fiz muitos amigos, não lembro de ter feito nenhum inimigo”

Ronaldo Ex-jogador de futebol do Corinthians

NA ESPERA

Fica a expectativa, esta semana, para a votação do Orçamento do Estado para 2011. Tudo indica que a peça vai ao plenário da Assembleia Legislativa na próxima quinta-feira. Só para lembrar, a votação era para acontecer na última quinta, mas o líder do PT na Casa, deputado Ronaldo Medeiros (INSS), pediu vistas.

ESTUDO

Através de portaria publicada no Diário de Justiça Eletrônico, o corregedor-geral de Justiça, desembargador James Magalhães, instituiu uma comissão para estudar a viabilidade de implantação de Central de Mandados na comarca de Arapiraca. Para compor a comissão, foi designado o juiz da 4ª Vara Cível da Comarca de Arapiraca – Fazenda Pública, Giovanni Alfredo de Oliveira Jatubá, e três oficiais de Justiça. Os trabalhos serão realizados entre os dias 17 de fevereiro e 17 de março.

PÉ ESQUERDO Não foi das melhores a estreia da para-atleta medalhista para-olímpica Sônia Gouveia na política. Candidata a deputada estadual nas eleições do ano passado pelo PSB, Sônia nem se elegeu e, ainda por cima, teve sua prestação de contas rejeitada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

DIRETAS Já circula a informação de que o prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), deve fazer, em breve, mais mudanças em sua equipe. E a movimentação esta semana, na Câmara dos Deputados, será pela aprovação do novo salário mínimo. O senador Renan Calheiros (PMDB) comemorou a redução dos juros do programa de Financiamento Estudantil (Fies) para 3,4%.

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: politica@ojornal-al.com.br

Para presidente da CNM, impacto do mínimo será maior no Nordeste Ziulkoski esteve ontem na AMA para iniciar o projeto “Diálogo Municipalista” Da Editoria de Política, Com Agência CNM e AMA

O impacto do aumento do salário mínimo para as prefeituras foi um dos assuntos discutido ontem, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), entre o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e prefeitos alagoanos. Ziulkoski esteve ontem em Alagoas para a abertura do projeto “Diálogo Municipalista”, que será promovido pela CNM em todo o país. A regulamentação da emenda constitucional 29 e royalties também estiveram entre as pautas discutidas ontem. Em relação ao mínimo, o presidente da CNM avaliou: a dificuldade no cumprimento será maior para as prefeituras nordestinas. “É no Nordeste onde o impacto do salário mínimo promete ser muito maior”, afirmou. Ziulkoski também alertou que a implantação do piso para algumas categorias pode comprometer o pagamento de outras áreas. O presidente da CNM tratou das prioridades administrativas das prefeituras e das finanças dos Municípios através dos principais repasses financeiros: Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviço (ICMS) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ele anunciou que os gestores fizeram o dever de casa, melhorando a arrecadação própria. E afirmou que, para 2012, a preocupação é com recursos de convênios. “A cobrança dos municípios parte em direção a União. As

No encontro na AMA, Ziulkoski também falou sobre a emenda constitucional 29 e dos royalties do Pré-sal

prefeituras possuem responsabilidades cada vez maiores e a Câmara e o Senado, por sua vez, não entendem as demandas e o curto cofre municipal. Quando lançada uma obrigatoriedade de creche nos municípios, a responsabilidade cai toda em cima das prefeituras, que precisam executar o programa e encontrar formas para cobrir os custos. Assim também acontece com outros setores”, garante Ziulkoski. Ele também falou sobre a regulamentação da regulamentação da emenda constitucional 29, que tramita no Congresso, mas ainda não foi votada. Sua implantação prevê mais recursos na área da Saúde. Ziulkoski também tratou dos royalties, que, com uma

EM MACEIÓ

Repórter

Cumprindo com uma determinação Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Corregedoria Geral de Justiça deu início ontem a uma inspeção nos cartórios extrajudiciais da capital, Maceió. Há dez anos esse tipo de trabalho não era feito de forma sistemática, se resumindo a averiguações quando a corregedoria era provocada por alguma denúncia. O primeiro a ser visitado pela equipe da Corregedoria foi o Cartório do Registro Civil de Nascimentos e Óbitos do 1º Distrito de Maceió, na Rua Dias Cabral, no centro de Maceió. No local, o corregedorgeral, desembargador James Magalhães, iniciou a fiscalização solicitando os originais de sua própria certidão de nascimento, que foi facilmente localizada. Segundo o juiz auxiliar, Jamil Amil Albuquerque de Hollanda, ainda há cartórios que não possuem computadores. “Além da estrutura física, a inspeção da corregedoria vai observar também o atendimento ao público, o envio de dados ao INSS, ao TRE e ao IBGE, que precisa dos dados atualizados pelos cartórios”, disse o magistrado. “Faz cerca de dez anos que não era feita uma fiscalização assim, sistemática. Antes a corregedoria fazia a fiscalização quando havia alguma denúncia ou reclamação. Acho que é um trabalho que realmente precisa ser feito dessa forma. Além de ser uma orientação do CNJ, também é uma medida da nova direção do Tribunal”, afirma Jamil Amil. A inspeção conta ainda com a

REALIDADE - De acordo com o presidente da CNM, o objetivo principal do evento, que deve percorrer todos os Estados, é mostrar a dura realidade dos Municípios brasileiros e levar para o Congresso Nacional sua real situação. “A AMA sempre tem uma participação muito ativa junto à CNM. Foi ela que, no início da Confederação, nos cedeu

o prédio em Brasília. Estar aqui hoje é nosso compromisso”, afirmou Paulo Ziulkoski, que garantiu continuidade a essa parceria com a gestão do novo presidente da AMA, Abrahão Moura. Para o presidente da AMA, é importante essa interação da entidade nacional com os prefeitos. “Já vimos que a CNM pode ajudar muito. É preciso ampliar essa parceria”, defende Abrahão Moura. O resultado do programa “Diálogo Municipalista” será a implantação de vários cursos e oficinas para orientar e capacitar prefeitos e técnicos municipais sobre as exigências da legislação vigente, principalmente das novas demandas e serviços que estão sendo implantados.

População pode denunciar preços abusivos

Cartórios passam por inspeção da CGJ Gilson Monteiro

divisão igualitária dos recursos gerados pelo Pré-sal, podem gerar um repasse até três vezes maior que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para grande parte dos municípios brasileiros, o FPM é a principal fonte de renda. Uma realidade que não é diferente em Alagoas.

participação do chefe do Departamento de Arrecadação e Fiscalização do Funjuris, Nelmont de Bulhões Braga Júnior. A inspeção, iniciada ontem em Maceió, abrangerá todos os 242 cartórios extrajudiciais do Estado. Sendo 42 na capital. “A inspeção será feita na ordem mesmo dos distritos, começando pelo 1º distrito. Depois de Maceió iremos a Arapiraca. Nesses dois municípios maiores a fiscalização só deverá ser concluída em novembro. Ainspeção tem a duração de uma semana por cartório, em princípio. Mas esse prazo depende do tipo de serviço oferecido, e das condições do cartório”, afirma o juiz Jamil Amil. As informações coletadas durante a inspeção alimentarão um relatório a ser entregue ao Conselho Nacional de Justiça. Os casos de irregularidades mais graves poderão render processos disciplinares aos representantes dos cartórios. “Os casos mais simples podem ser objeto apenas de recomendações, quando forem apenas questões de ajustes. Caso seja detectada alguma irregularidade mais greve, nesse caso, a corregedoria poderá abrir um processo disciplinar, dependendo do caso”, disse.

Enquanto a reportagem de pelo cartório, e oficialize sua reO JORNAL estava no Cartório clamação”, orientou o juiz audo Registro Civil de Nascimen- xiliar da Corregedoria, Jamil tos e Óbitos do 1º Distrito de Amil. Maceió, na Rua Dias Cabral, no centro de Maceió, acompanhanRECLAMAÇÕES - Apesar do a inspeção iniciada ontem de reclamações contra os servipela corregedoria-geral do Tribu- ços prestados pelos cartórios nal de Justiça, um usuário de- serem comuns, segundo o juiz nunciou aos juízes a prática de Jamil Amil, são raras as queixas preço abusivo, que teria sido prestadas oficialmenpraticado por outro cartório. te à corregedoria. “As Segundo a equipe da pessoas se queixam, corregedoria, o umas dificilmente ofisuário criticou o preciam essa reclamaço cobrado por uma ção. È muito raro alcertidão de nasciguém fazer uma reJuiz revela mento, que teria cusclamação formal. que são tado R$ 35,00 no carCom esse proceditório visitado ontem, mento, a corregedoraras as mas outro cartório ria tem mais elemenqueixas teria cobrado R$ tos para fazer uma feitas de 50,00 pelo mesmo fiscalização”, disse o serviço. Apesar de magistrado, orientanforma oficial cobrar menos que o do o usuário que quioutro estabelecimenser reclamar de alto denunciado pelo gum serviço prestausuário, segundo a do pelos cartórios de qualequipe da corregequer parte do Estado. doria, o preço ainda “A corregedoria fica no seestaria muito acima da tabela. gundo andar do prédio novo do Segundo a corregedoria, o valor Tribunal de Justiça. Qualquer cideveria ser R$ 6,75. Um acrés- dadão pode se dirigir até lá para cimo de 80% a mais do que o fazer uma reclamação, seja qual preço de tabela. for o serviço. Com essa reclama“Como essa questão de pre- ção corregedoria faz uma inspeços não pode ser modificada de ção para verificar se as queixas uma hora para outra, o melhor procedem para que sejam tomaé orientar, no momento, que o das as devidas providências”, usuário pague o preço cobrado afirma o magistrado. (G.M.)

HORÁRIOS - Segundo o juiz auxiliar Jamil Amil, a Corregedoria Geral de Justiça pretende padronizar o horário de atendimento nos cartórios. “Estamos elaborando essa padronização, que poderá ser das 8 horas da manhã às 12 horas; e das 13 horas às 17 horas. Mas temos que ver algumas adequações com relação ao interior do Estado”, disse o magistrado.

CMYK


Política

O JORNAL JORNA L A3

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: politica@ojornal-al.com.br

Contexto Roberto Vilanova - bobvilanova@hotmail.com

DEIXAR ACONTECER O prefeito Cícero Almeida está fazendo um esforço hercúleo para evitar o desgaste que a Comissão Especial de Investigação sem dúvida lhe causará, caso seja criada. O esforço é natural. Todos agem assim, porque é praxe o Executivo se prevenir para evitar o pior e nesse esforço entra de tudo. Mas, se o prefeito se mostrar vulnerável demais acabará transformando os vereadores em “prendas” de um leilão que lhe será igualmente desgastante. Também é natural que, em momentos iguais a esses, os vereadores se aproveitam para tirar o máximo da prefeitura. Mas, o prefeito não pode transformar o esforço num “pregão” para compra de apoio. Até agora a idéia da “CEI do lixo” não prosperou. Tem muito mais de desencontros, com as retiradas de assinaturas da lista de adesão à CEI, que propriamente acertos em favor da apuração da denúncia de irregularidades nos contratos para coleta do lixo. O prefeito garante que não há nada de errado e se queixa porque ainda não foi ouvido pelo Ministério Público. Pois se é assim, o que o prefeito deve fazer é deixar acontecer porque a “CEI do lixo” não iria apurar nada. Ou melhor: a “CEI do lixo” iria concluir pela sua inocência.

LUGAR

FORA

O senador Renan Calheiros (PMDB) nega ter fechado acordo com o senador José Sarney (PMDBAP), para substituí-lo na presidência do Senado, em 2012. Mas, apesar da negativa, é isso mesmo o que está agendado para acontecer.

O senador Fernando Collor (PTB) não se sente à vontade na comissão da reforma política, mas não é pela companhia do senador Itamar Franco. É porque Collor defende o Parlamentarismo como único modelo ideal para a República.

PEDRA NO SAPATO O vice-governador José Thomaz Nonô (DEM) não acredita que alguém esteja trabalhando contra o estaleiro em Alagoas e culpa somente o Ibama.

Pleno do TRE decide manter prefeito de Porto Calvo no cargo Kaíka foi acusado de comprar votos em 2008; Corte negou provimento a recurso Da Editoria de Política

rior], teríamos um desgaste desnecessário”, comentou o procurador regional eleitoral, Rodrigo Tenório.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu ontem, em sessão plenária, negar provimento a recurso impetrado contra o prefeito do município de Porto Calvo, Carlos Eurico Leão, (Kaíka, PMDB), acusado de compra de votos nas eleições de 2008, quando se elegeu com 57% dos votos válidos. Kaíka foi acusado de negociar o voto junto a eleitores daquela cidade oferecendo, em troca, alimentos supostamente armazenados na residência de sua empregada doméstica. Mas juízes e desembargadores que integram o pleno do TRE entenderam que, apesar da quantidade “anormal” de gêneros alimentícios encontrada, nada que comprove que os alimentos seriam usados para comprar votos foi achado. Por isso, os juízes eleitorais decidiram negar provimento ao pedido de cassação do registro de candidatura, mantendo Kaíka no cargo de prefeito.

Kaíka foi acusado de negociar a compra de votos oferecendo alimentos

Eleitoral (AIJE) impetrado pela coligação Frente Popular por Alagoas, encabeçada pelo candidato ao Governo do Estado nas eleições do ano passado, Ronaldo Lessa (PDT), contra o governador reeleito Teotonio Vilela Filho (PSDB). A ação buscava provar que o atual chefe do Executivo teria se autopromovido com informações de utilidade pública relativas à tragédia das chuvas, em junho do ano passado, quando milha-

GOVERNO - Na mesma sessão, o pleno voltou a apreciar embargo de declaração relativo à Ação de Investigação Judicial

res de alagoanos ficaram desabrigados em decorrência das enchentes. Mas o pleno do TRE seguiu o voto do relator, o juiz Raimundo Campos, e, por unanimidade, decidiu rejeitar o embargo. Neste processo, declararam-se impedidos o juiz Francisco Malaquias e o desembargador Orlando Manso. “Não há obscuridade neste caso. Se passássemos este processo adiante [permitindo-o que chegasse à instância supe-

CAMPESTRE - O tribunal também julgou processo contra o ex-prefeito de Campestre, Luciano Rufino da Silva (PR), que acabou derrotado na eleição municipal de 2008, quando obteve 35,29% dos votos válidos. Ele foi acusado de falsificar um histórico escolar e de conclusão de curso de Ensino Médio para voltar a disputar o cargo. O pleno do TRE decidiu, à unanimidade dos votos, seguir o relator, o juiz Ivan Vasconcellos Brito Júnior, o qual se posicionou por provimento à ação do Ministério Público Eleitoral. Os magistrados entenderam que não houve elemento subjetivo suficiente para se comprovar o crime, já que todas as pessoas ouvidas que estudaram com o recorrido confirmaram a presença do mesmo em sala de aula - como reforçado pela juíza Ana Florinda, que já atuara na Comarca de Porto Calvo, responsável pela 14ª Zona Eleitoral, a qual também engloba Campestre.

RUGA 1

RUGAS 2

Candidatos tiveram prestações de contas rejeitadas

O deputado federal Maurício Quintella (PR) ainda não digeriu o golpe que recebeu na eleição passada, quando correu o risco de não se reeleger devido à quebra do acordo para mantê-lo como prioridade no chapão liderado pelo exgovernador Ronaldo Lessa.

Pelo acordo, o chapão não deveria absorver a candidatura da vereadora Rosinha da Adefal – que também se elegeu à Câmara Federal. Mas, não foi isso o que aconteceu e Quintella se queixa do ex-governador Ronaldo Lessa – que é também seu primo.

Ainda na sessão de ontem, o TRE apreciou 18 prestações de contas relativas a candidatos na eleição de outubro passado. Um dos que tiveram as contas rejeitadas foi Adeilson Bezerra, que preside o PRTB em Alagoas. O ex-secretário estadual de Infraes-

trutura e ex-superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) foi candidato a deputado estadual em 2010 e teve as contas rejeitadas mesmo tendo renunciado à candidatura, já que o pedido fora formalizado somente em 30 de julho do

ano passado, fora do período legal. “Houve tempo suficiente para que se fizesse campanha e se arrecadasse recursos à mesma”, salientou o relator do processo, juiz Raimundo Campos. Quem também teve a prestação

de contas rejeitada foi a paraatleta alagoana medalhista paraolímpica, Sônia Gouveia. Candidata a deputada estadual pelo PSB, ela, que não conseguiu se reeleger, não comprovou a procedência de R$ 700,00 que constam em sua prestação de contas.

ORDINÁRIO, MARCHE O deputado Dudu Holanda (PMN) pediu e o governador Téo Vilela atendeu, e agora o capitão Rocha Lima ficará bivacado na Assembléia Legislativa.

PITO

LIXO

O prefeito Cícero Almeida (PP) voltou a cutucar o vereador Luiz Pedro (PMN): “A prefeitura mantém cinco escolas na propriedade dele”, disse o prefeito referindo-se aos conjuntos residenciais construído pelo vereador.

O vereador Luiz Pedro defende a criação da Comissão Especial de Investigação, a “CEI do Lixo”, para apurar a denúncia do Ministério Público sobre o. desvio de R$ 200 milhões nos contratos para limpeza urbana.

METAMORFOSE AMBULANTE Anchieta Jr foi acusado de usar rádio oficial contra seu adversário

- “Não entendo a posição dele (Luiz Pedro), pois sempre o atendi” – disse o prefeito sobre o vereador, que passou de aliado à crítico mordaz.

FURÃO

CHOQUE

A Secretaria Municipal de Ação Social é mesmo o “calo eterno” na vida do prefeito Cícero Almeida. Pois não é que, agora, descobriram e já disseram ao prefeito que o número verdadeiro de “serviços prestados” na SEMAS é 400. Mas, na folha tem 610.

Está difícil para o PT emplacar o ex-deputado Paulão numa diretoria da Chesf, porque o senador Renan Calheiros (PMDB) não abre mão da diretoria que mantém na empresa, em nome da cota do partido no loteamento do segundo escalão do governo federal.

LIMITE MÁXIMO O deputado Judson Cabral (PT) ensina que, no pedido de vistas, o prazo para devolução de qualquer projeto ao plenário, para votação, é de duas sessões.

EXPRESSAS O presidente da Câmara, vereador Galba Novaes, garantiu que a votação do Orçamento do Município “está mais perto de acontecer”. Sem o Orçamento, a Prefeitura enfrenta dificuldade para realizar os empenhos das despesas com prestadores de serviços e fornecedores. A idéia de criação da “CEI do lixo” está tirando o sossego do prefeito Cícero Almeida, que já não consegue disfarçar a preocupação. O radialista Canetinha é a próxima atração da Rádio Jornal AM 710, comandada pelo líder de audiência na radiofonia alagoana, França Moura. Estréia na semana que vem. O secretário estadual de Cultura, Osvaldo Viegas, é o entrevistado desta terça-feira, 15, do jornalista Plínio Lins, no “Conversa de Botequim”, no Rapa Nui.

APÓS CASSAÇÃO

TSE mantém Anchieta Jr no governo de RR O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani concedeu na manhã de ontem liminar que mantém no cargo o governador de Roraima, José de Anchieta Junior (PSDB). Ele teve o diploma de governador cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima na última sexta-feira. Após cassar o diploma do governador, o TRE havia determinado ainda a diplomação do segundo colocado no pleito, Neudo Campos (PP), para a manhã desta segunda. A decisão, liminar, vale até o julgamento do mérito do mandado de segurança. A defesa do governador protocolou um pedido de liminar em mandado de segurança pedindo que fosse suspensa a imediata aplicação do acórdão até que a Corte Eleitoral de Roraima analise eventuais recursos contra essa decisão. Por cinco votos a dois, o plenário do TRE entendeu que Anchieta teria usado a rádio Roraima, veículo do governo local, para fazer propaganda negativa contra Neudo Campos. De acordo com a denún-

cia do Ministério Público Eleitoral, o programa que vai ao ar entre 7h30 e 8h30 na rádio oficial teria feito propaganda contrária a Neudo Campos e favorável a Anchieta Júnior durante o período eleitoral. O TRE entendeu que a suposta irregularidade teria influenciado o resultado das eleições. Adefesa de Anchieta Junior alegou ausência de proporcionalidade na aplicação da sanção de cassação de seu diploma. Além disso, sustentou que o TRE não apreciou todos os fundamentos levados à Corte, como o fato da rádio Roraima ter veiculado, também, notícias negativas em relação ao governador. Por fim, alega ter direito de acessar o acórdão e ver julgado, pela corte estadual, eventual recurso contra a decisão. Em sua decisão, o ministro Versiani sustenta que “a jurisprudência do Tribunal tem decidido que a execução de decisão da Justiça Eleitoral deverá aguardar a respectiva publicação e eventual oposição de embargos de declaração, inclusive com a apreciação dos declaratórios e consequente publicação dessa decisão”.

Israel Saldanha foi notificado para apresentar documentação

PENEDO

MPE entra com ação contra a Prefeitura O promotor de Justiça Eládio Estrela ingressou com uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Penedo, com o objetivo de fazer com que o município providencie cirurgia para paciente portadora de necessidade especial que teve fratura bilateral do tornozelo, bem como assegurar o seu acompanhamento psiquiátrico. “A paciente fraturou o tornozelo esquerdo em 29 de janeiro e até a presente data a família não tem encontrado no Município qualquer apoio para efetuar a cirurgia”, destacou o promotor. No ano passado, o mesmo promotor ingressou com outra ação para garantir a manutenção dos serviços de saúde aos moradores de Penedo e instaurou inquérito civil para apurar o caos na saúde no município. O agente ministerial também notificou o prefeito Israel Saldanha (PR) e a Secretaria

de Saúde para fornecer a documentação de toda a movimentação financeira relativa aos recursos enviados pelo Estado ao Município, destinados à área da saúde, de junho de 2010 a janeiro de 2011, para complementar as investigações que estão sendo feitas nos termos do inquérito civil 01/2010, visando investigar as contas da saúde em Penedo dos últimos cinco anos. A prefeitura de Penedo publicou decreto de calamidade pública na saúde em 04 de junho de 2010, a princípio, desprovido de fundamentação jurídica. O promotor de Justiça Eládio Estrela dando prosseguimento à investigação iniciada em junho do ano passado, quer verificar também se a aplicação dos recursos está conforme a decretação municipal de calamidade pública na saúde e fiscalizar as contas públicas repassadas ao município.

CMYK


O JORNAL

Nacional A4

Conversa com a Presidenta Coluna semanal da presidenta Dilma Rousseff

Romero de A. Cavalcanti, 30 anos, produtor cultural de Arcoverde (PE) – A senhora visitou, junto com o ex-presidente Lula, grande defensor do povo nordestino, as obras da transposição do São Francisco. A senhora pretende aumentar os investimentos no Nordeste em sua gestão? Presidenta Dilma – Planejamos aumentar o volume de investimentos em todo o país, principalmente em obras de infraestrutura energética, logística e social-urbana. As obras iniciadas no governo Lula estão distribuídas por todo o território nacional, com prioridade para os estados que nunca receberam a atenção devida, o que inclui os da sua região. Começamos a trabalhar por um país mais equilibrado e justo socialmente. Eu participei da formulação e tenho, portanto, compromisso com essas diretrizes. Os empreendimentos iniciados no governo passado terão seguimento, incluindo os megaprojetos no Nordeste, como são os casos da Integração do São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, também chamada de Transposição do São Francisco, a Transnordestina, as refinarias Premium I (MA) e Abreu e Lima (PE). Além disso, terão início as obras da Refinaria Premium II (CE). Para o PAC 2, entre os critérios de seleção de projetos está a questão do impulso ao desenvolvimento regional, o que contempla os estados do Nordeste. Os investimentos serão maiores em todos os setores. Como exemplo, cito o da habitação – o Minha Casa Minha Vida-2 vai financiar a construção de mais 2 milhões de moradias, com subsídios maiores para as menores faixas de renda. Boa parte será destinada aos estados da sua região. Ivan T. Macedo, 20 anos, estudante de Arapongas (PR) – Já vi muitas reportagens mostrando o absurdo dos milhões de sacolas plásticas, que não são absorvidas e ficam poluindo durante anos e anos. O governo já pensou em tomar uma providência a respeito? Presidenta Dilma – Ivan, a sua preocupação é também nossa e por isso estamos agindo. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou, em 2009, uma grande campanha de conscientização chamada “Saco é um Saco”, utilizando todos os tipos de mídia, como filmes para TV e cinema, internet, rádio, etc. Estamos mostrando o desastre que representa o consumo excessivo e o descarte incorreto de sacolas plásticas. O convencimento é mais adequado e produtivo do que a proibição. Os resultados estão aí: nos últimos 18 meses, evitamos o consumo de 5 bilhões de sacolas plásticas. Considerando que em 2009 foram produzidos 15 bilhões de sacolas, a redução foi significativa. Acampanha envolve governos estaduais e municipais, supermercados, lojas e a própria indústria de plástico. Há supermercados, por exemplo, que estão dando descontos para clientes que usam seus próprios recipientes. O MMA distribuiu 200 mil sacolas retornáveis. Os municípios de Xanxerê (SC) e Jundiaí (SP) baniram as sacolas plásticas voluntariamente. O movimento tende a crescer cada vez mais. Pacto firmado pelo MMA com o setor de supermercados, abrangendo cerca de 76 mil estabelecimentos, prevê a redução de 30% das sacolas até 2013 e de 40% até 2014. Quero aproveitar para conclamar a população a aderir a esse movimento, que é fundamental para a nossa qualidade de vida. Meire Alvez, 28 anos, autônoma de Cuiabá (MT) – Na questão da Educação, a senhora vai privatizar ou melhorar o acesso às universidades públicas? Presidenta Dilma – Meire, em vez de privatizar, nós vamos fortalecer as instituições federais de ensino superior dos pontos de vista físico, acadêmico e pedagógico. As universidades e institutos de educação, ciência e tecnologia terão mais extensões universitárias (campi), vagas e cursos, objetivando ampliar as oportunidades de acesso à educação superior para os nossos jovens. Daremos continuidade às iniciativas do governo do ex-presidente Lula, que criou 14 novas universidades e 126 novas extensões universitárias. Vamos continuar expandindo o ProUni, que desde a sua criação, em 2004, já concedeu bolsas de estudos para 748 mil jovens – com renda familiar por pessoa de até 3 salários mínimos – cursarem faculdades particulares. Para ampliar o acesso às universidades, fortaleceremos também o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), programa de empréstimos a estudantes de instituições privadas. A taxa de juros é de apenas 3,4% ao ano e não há a exigência de fiador. O débito pode ser liquidado em até 15 anos e o formado tem até 18 meses para iniciar as amortizações. Envie você também sua pergunta para o presidente Lula através do e-mail opinião@ojornal-al.com.br

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: nacional@ojornal-al.com.br

Começa distribuição de remédios contra o diabetes e a hipertensão Medicamentos podem ser retirados gratuitamente pela Farmácia Popular O programa Farmácia Popular, do Governo Federal, começou a distribuir ontem remédios para hipertensão e diabetes gratuitamente. Antes, os pacientes recebiam um desconto. São ao todo 14 medicamentos que serão disponibilizados de graça. Qualquer pessoa pode retirá-los, desde que tenha recei-

ta médica. Também é necessário apresentar um documento de identidade com foto e o CPF para a retirada dos remédios. Para ter acesso aos remédios, os pacientes podem ir a uma farmácia popular ou a um estabelecimento particular conveniado. A receita pode ter sido emitida por um consultório particu-

lar ou em um posto de saúde. Os pacientes que não puderem sair de casa e ir pessoalmente buscar seus medicamentos podem fazer uma procuração para outra pessoa realizar o processo. O prazo de validade da receita, antes de 180 dias, agora foi reduzido para 120 dias. Confira a lista completa dos

medicamentos: Atelanol 25mg; Captopril 25mg; Enalapril 10 mg; Enalapril 20mg; Furosemida 40 mg; Glibenclamida 05mg; Hidroclorotiazida 25mg; Metformina 500 mg; Metformina 850 mg; Metildopa 250 mg; Metildopa 500 mg; Nifedipina 20 mg; Propanolol 40 mg; e Verapamil 80 mg.

RIO

Polícia apura denúncia de propina em delegacia Policiais civis realizam ontem buscas na sede da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) na tentativa de encontrar documentos que comprovem que policiais da unidade receberam propina de empresários para deixar de investigar possíveis fraudes em licitação. A delegacia está fechada desde a noite de domingo, a mando do chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski. A operação de ontem foi um complemento da “Operação Guilhotina”, deflagrada na última sexta-feira, e que prendeu 38 pessoas, dos quais 20 são policiais militares e 10, policiais civis. O delegado titular da Draco, Claudio Ferraz, chegou a delegacia por volta das 8h40 de hoje. “Não foi surpresa. Eu sabia da investigação há alguns dias. Asurpresa foi a forma como ocorreu”, afirmou Claudio. OPERAÇÃO - A Polícia Federal afirmou ontem que alguns dos 45 acusados na Operação Guilhotina chegaram a movimentar até R$ 50 mil por dia em suas contas bancárias.

Os policiais são acusados de participação em quatro organizações criminosas. Eles apreendiam armas em favelas e, depois, as vendiam a traficantes rivais. Em outra frente, cobravam R$ 100 mil para informar criminosos sobre operações policiais. Também estavam envolvidos com uma milícia em Ramos (zona norte), que extorquia moradores em troca de ‘segurança’. E davam proteção a casas de jogos. APF apresentou ontem parte das armas apreendidas na operação —duas carabinas 38, dois fuzis 556, sete pistolas, um revólver, 12 rádios de comunicação, e 4.000 a 5.000 balas, a maior parte apreendida na 22ª Delegacia de Polícia, na Penha. Foram apreendidos ainda R$ 60 mil e 700 euros. O delegado federal Allan Dias, que comanda a operação, disse a que investigação continua e pode haver mais pedidos de prisão. Os desdobramentos da Operação Guilhotina devem se estender pelos próximos dias.

PF já emite e-passaporte em todos os Estados O passaporte com chip para gravação de dados passou a ser emitido em todo o Brasil, segundo informações divulgadas pela Polícia Federal (PF) na última sexta-feira. O documento começou a ser emitido em dezembro, em fase de testes, apenas em Brasília e Goiânia, até ser estendido para o restante do país a partir de janeiro. O novo passaporte armazena dados biográficos (nome, data de nascimento, sexo etc.) e biométricos (impressões digitais e fotografia do rosto) com

mais qualidade e segurança, de acordo com a PF. O documento possui também marca d’água, fundo invisível, fio de segurança, fio de costura composto por três fios de alta qualidade e tinta opticamente variável. A previsão é que, no futuro, o passaporte com chip seja utilizado em portais automatizados de controle de migração. Quem possuir o passaporte no modelo antigo, sem chip, pode utilizá-lo até o expirar o prazo de validade previsto no documento.

Eliane desabafa "aqui estou vivendo pior do que no Haiti"

DESILUSÃO

Imigrantes haitianos passam fome no AM O fluxo de imigrantes mudou a rotina de Tabatinga (AM), localizada na fronteira do Brasil com o Peru e a Colômbia. Vários grupos de até dez haitianos passam a manhã caminhando pelas ruas da região central se oferecendo para fazer bicos em troca de alguns trocados ou até de um prato de comida. Poucos têm sucesso. No horário do almoço, eles retornam para as casas que servem de alojamento. Algumas foram cedidas por moradores da cidade e abrigam até cem pessoas. Outros conseguiram alugar quartos pequenos que dividem com outros imigrantes. Passam o resto do dia sentados em frente às casas, pensando em como conseguir dinheiro e até comida. Os haitianos começaram a chegar a Tabatinga, cidade na fronteira da Colômbia e do Peru, em novembro, depois de uma viagem de até dois meses por países da América Central e do Sul. Os imigrantes fogem da devastação provocada pelo terremoto ocorrido em 12 de janeiro de 2010 no Haiti. Em um dos imóveis que abriga cerca de cem haitianos, Eliane Floreius é uma das cinco mulheres que tenta

manter o local limpo. O cheiro azedo e a quantidade de lixo espalhada dentro e fora da casa revelam que o trabalho não é fácil. Como o trajeto até o Brasil é penoso, as famílias costumam economizar dinheiro para mandar os homens mais fortes para buscar trabalho. “A mulher sempre tem medo de se arriscar, mas eu sou muito forte e corajosa. No meu caso, não tenho marido. Tenho três filhos pequenos e preciso sustentar meus pais. No Haiti, eu vendia roupas na rua e também trabalhava na lavoura de tabaco. Perdi tudo no terremoto e vim porque preciso ajudar meus parentes que ficaram lá”, diz.Ela chegou no dia 28 de janeiro e procurou emprego como vendedora e até diarista em Tabatinga, mas não conseguiu nada. Todo o espaço útil da casa é usado como dormitório pelos haitianos, que dormem lado a lado em colchonetes ou sobre lençóis no chão. Na casa há um banheiro e, para usá-lo, é necessário esperar em uma fila. A cozinha é usada como quarto e os haitianos preparam as refeições em fogueiras, com panelas doadas por moradores. O alimento também é doado.

CMYK


O JORNAL

Internacional

A5

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: internacional@ojornal-al.com.br

Exército egípcio pede fim de greves Após manifestações contra o governo, egípcios saem às ruas para exigir melhores condições de trabalho Grupos de manifestantes egípcios começaram a retornar ontem à praça Tahir, no Cairo, horas após o Exército ter esvaziado o local, que tem sido centro dos protestos no país contra o ex-presidente do país Hosni Mubarak. Mas, agora, os protestos passaram a incluir reivindicações trabalhistas. Cerca de dois mil empregados de empresas públicas e privadas, entre policiais, bancários, funcionários da indústria do turismo e do transporte, se dirigiram ao local para exigir melhores condições de trabalho e, ao mesmo tempo, mostrar solidariedade com os protestos antigoverno. Outras manifestações aconteceram em frente à sede da TV estatal e em atrações turísticas da capital. Diante das novas manifestações, o Exército pediu por meio de um comunicado divulgado pela TV estatal que os trabalhadores egípcios ajudem a recuperar a economia do país, evitando greves.

Um porta-voz militar disse que “as greves, neste momento delicado, levam a resultados negativos” e pediu para que os “cidadãos e sindicatos desempenhem suas obrigações”. Segundo o governo, o Egito perdeu mais de US$ 6 bilhões durante os 18 dias de protestos, que paralisou o turismo e outros setores da economia. De acordo com a emissora de TV estatal do país, os militares tiveram que se reunir ontem com outras categorias profissionais para impedir greves que exigem, entre outre outras reivindicações, melhores salários e a remoção de chefes ligados ao partido político de Mubarak, o Partido Nacional Democrático (PND). O governo já havia anunciado que sua prioridade era restabelecer a segurança no país e reativar a economia. Mas jornais egípcios falaram em novas greves de outras categorias profissionais de servidores públicos, como os de ferroviários, mídia e correios.

Italianos vão às ruas pedir saída de Silvio Berlusconi Centenas de milhares de italianos - grande parte mulheres - foram ontem às ruas em cidades como Roma, Milão, Gênova, Turim e Palermo para defender a dignidade da mulher e expressar sua indignação pelos escândalos sexuais protagonizados pelo primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi. Segundo informações da imprensa local, os protestos aconteceram em cerca de 350 cidades italianas, além de algumas em outros países, como Espanha, França, Estados Unidos e Japão. Cerca de 500 mil pessoas tomaram as ruas de Roma e estima-se que 1 milhão de manifestantes protestaram em todo país. Organizações feministas convocaram para este domingo a série de manifestações para protestar contra o que descrevem como a imagem "lesiva" atribuída ao público feminino

pelo primeiro-ministro italiano. A iniciativa, que pediu e contou com a participação de homens, surgiu de um movimento popular espontâneo que nasceu na web, o "Se não agora, quando?", e pretende se desvincular de qualquer tipo de ideologia política. Uma das maiores concentrações ocorreu na Piazza del Popolo, em Roma, com grande participação também de homens e crianças. Vários eram os cartazes com frases como "Não me chamem de prostituta, sou uma escrava". Os protestos foram motivados pela repercussão internacional do caso Ruby, escândalo sexual envolvendo Berlusconi e a garota marroquina conhecida como Ruby, 17, que teria praticado serviços sexuais durante festas de Berlusconi, e o próprio premiê teria remunerado a garota por isso.

Acidente de avião em Honduras mata 14 Catorze pessoas morreram ontem num acidente de avião próximo em Las Mesitas, em Honduras, enquanto sobrevoava uma zona de pouca visibilidade e o piloto tentava aterrissar, disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Oscar Triminio. Apequena aeronave, que cobria um voo regular entre a cidade de San Pedro, no norte do

país, e a capital hondurenha, transportava 11 hondurenhos e três americanos, segundo as autoridades. “A última informação que tivemos é que o piloto estava em uma zona de pouca visibilidade quando se aproximava da pista”, disse Francisco Pacheco, gerente da companhia aérea Central American Airways.

Depois da renúncia de Mubarak, egípcios agora lutam por melhorias

POLÍCIA Perto da praça, policiais fizeram um protesto após uma passeata. Alguns deles carregavam fotos de colegas supostamente mortos nos confrontos com manifestantes, em que dezenas de pessoas morreram e mais de 1.500 ficaram feridas. Um cartaz carregava a frase: “Estas também são vítimas do regime”.

No domingo, a polícia egípcia também foi às ruas para protestar por melhores salários, benefícios, redução na jornada de trabalho e que houvesse mais respeito à instituição. Centenas de oficiais, policiais de menor patente e pessoal administrativo da polícia marcharam até o Ministério do Interior, onde foram impedidos pelo Exército de entrar no prédio.

Segundo eles, um oficial da polícia ganha cerca de US$ 85 por mês e trabalha entre 12 a 15 horas por dia. Eles disseram que eram ameaçados de prisão caso se recusassem a trabalhar fora do horário, alem de pagar por transporte para ir ao trabalho. Oficiais do Exército também tiveram que intervir para que a polícia encerrasse o protesto. No protesto de ontem , os policiais acusaram oficiais de alto escalão de manchar a corporação. Eles também alegaram que foram obrigados a reprimir as manifestações antigoverno sob pena de prisão. PRAÇA VAZIA Grande parte dos manifestantes tinha deixado a praça no domingo, após o Conselho Militar ter dissolvido o Parlamento e suspendido a Constituição do país. Ontem, o Exército deu um ultimato a centenas de ativistas que continuavam na praça, ameaçan-

do prender aqueles que não deixassem o local. Enquanto os militares retiravam os manifestantes, houve trocas de empurrões e algumas detenções. Em comunicado transmitido pela TV, o Comando Militar que assumiu o poder no país anunciou que ficará no poder por seis meses ou até a realização de eleições. No pronunciamento, o Comando Militar declarou ainda que irá formar um comitê para elaborar uma nova Constituição, que será depois submetida a um referendo popular. O presidente Hosni Mubarak, que estava no poder desde 1981, renunciou na sexta-feira após 18 dias de protestos populares. Os militares declararam feriado bancário ontem em uma tentativa de organizar o retorno do país à normalidade após quase três semanas de protestos e paralisações.

MADRI

Manifestação é reprimida pela polícia ontem no Irã As forças de segurança do Irã tiveram de usar bombas de gás lacrimogêneo ontem para conter a marcha de milhares de pessoas que se manifestam em solidariedade às revoltas no Egito e na Tunísia. A realização do ato não havia sido autorizada pelo governo. “Há milhares de pessoas marchando. Ninguém estava gritando, e as forças de segurança lançaram o gás para dispersar todos”, disse uma testemunha. A manifestação ocorre perto da praça do imã Hussein. As forças policiais foram destacadas ontem para patrulhar as ruas de Teerã. Enfrentamentos menores foram registrados em alguns pontos da capital e os serviços telefô-

Manifestantes correm, fugindo das bombas de gás lacrimogêneo

nicos foram suspensos nas zonas dos protestos. Centenas de manifestantes também se reuniram na cidade central de Isfahan, segundo testemunhas.

O Líder Supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, descreveu os levantes no Egito e na Tunísia como um “despertar islâmico”.

Ataque suicida deixa três mortos no Afeganistão Uma explosão no complexo Safi Landmark, que inclui um shopping e um hotel, deixou ao menos três mortos ontem em Cabul, no Afeganistão. É o segundo ataque com vítimas em menos de um mês na capital afegã, onde é forte a presença das forças de segurança.

O diretor de investigações criminais da polícia afegã, coronel Baloch Orikhil, afirmou que o ataque foi de um homembomba. “Temos informações de que foi um ataque suicida. Uma pessoa explodiu a si mesma e outros insurgentes entraram no prédio”, afirmou Orikhil.

O porta-voz do Ministério do Interior afegão, Zemeri Bashary, afirmou que dois seguranças estão entre os mortos. O prédio, no qual autoridades, empresários e estrangeiros costumam fazer reuniões, tem forte esquema de segurança. O ataque destruiu a entrada do edifício e algumas janelas.

Brasileiros são acusados de prostituição A polícia espanhola desmantelou na capital do país uma quadrilha brasileira de prostituição que controlava o trabalho das mulheres com câmeras de vídeo durante 24 horas. Segundo os investigadores, a quadrilha operava em cinco apartamentos em Madri, quatro onde trabalhavam 17 prostitutas e um onde estava a base de operações do grupo. Da quadrilha, incluindo as garotas de programa, faziam parte 38 brasileiros, todos presos na noite de domingo. Os criminosos usava 12 computadores, 88 celulares e 28 câmeras de vídeo. A polícia espanhola afirma que esta seria a primeira vez que uma quadrilha que explora a prostituição no país usa um esquema tão sofisticado. Controlados pelos supostos chefes, tanto prostitutas como clientes eram vigiados por câmeras de vídeo espalhadas por todas as dependências dos apartamentos onde atuavam. DENÚNCIA - Os membros da quadrilha usavam três quadros negros para anotar a agenda diária das prostitutas com nomes, horários e encontros com clientes e fiscalizavam o trabalho com a rede de câmeras. O negócio funcionava 24 horas ao dia, empregando três telefonistas que se revesavam atender as ligações de clientes, que chegavam à quadrilha por anúncios na imprensa espanhola.

CMYK


O JORNAL

Opinião A6

O Vale do Reginaldo (final) - Imprevisão é Tragédia Anunciada “Incompatível com o local ermo em que nos encontrávamos” Murillo Rocha Mendes Membro da Academia Alagoana de Cultura Nas semanas seguintes, conforme o pactuado, voltamos ao Vale do Reginaldo. A missão primeira foi explorar, o quanto pudéssemos, aquele leito seco e todas as suas adjacências, em ambos os lados. Um convidativo espaço, ainda indefinido, mas bastante provocativo por suas paredes que nos pareceram de beleza artística. Passamos uma manhã inteira, para percorrer e desbravar toda a sua extensão. Em determinados trechos, as elevações que o comprimiam eram vestidas de vegetação rasteira, o que lhes dava uma relativa segurança; em outros, verdadeiros mosaicos superpostos ao barro nu... Tão longo era esse leito que, por ele, chegamos aos elevados frontais da Cambona, de onde divisamos, aliviados e contentes, a bela Lagoa do Mundaú. Retornamos pelo mesmo caminho, pois que nele, certamente, não nos perderíamos... Necessariamente, por que nos era o único caminho a palmilhar. Uma lúgrube surpresa nos colocou em comedida defensiva: avistamos, apreensivos, no centro do leito seco, um “despacho de macumba” que, ali, não se encontrava, quando de nossa passagem de ida... Um “descarrego” sortido, contendo pipoca, farofa e outros comestíveis ao óleo do dendê, além de uma galinha viva e de duas garrafas de bebida... Resolvemos ficar com as garrafas, depois de esvaziá-las e com a galinha depois de retirar-lhe o grosso do óleo que a envolvia. Nosso objetivo era o de vender os dois troféus; o que foi realizado, no dia seguinte, após uma higienização mais acurada. Agravou, esse nosso achado, o fato de que, enquanto cuidávamos do nosso butim, despreocupados e falantes, fomos açoitados por uma despropositada ventania seguida de barulhos metálicos... Algo incompatível com o local ermo em que nos encontrávamos, segundo nos pareceu. Assustados, quase em pânico, pernas para que as queremos (!), saímos em desabalada carreira, até quase o recreio do Grupo Escolar Professor Agnelo. À noite, em nossa reunião diária, no território livre da Praça Raiol, fazendo inveja aos que não haviam vivido essa aventura conosco, enfatizei que aquele estranho barulho assombrador era produzido pelos “badalos dos sinos sinistros”, o que me valeu de gozação por muitos dias. O Riacho Reginaldo, cumpre esclarecer, é o mesmo que deságua na Praia da Avenida, enfeando-a e poluindo-a. Só que, no seu trecho compreendido entre o atual Posto Tiradentes (onde, num passado alegre e bem vivido, se situava a “Cacimba do Braga”) e seu estuário, nas imediações do Hotel Atlântico, ele corre com o nome de Salgadinho, sem dúvida, pelo batismo de suas águas pela prevalecente salinidade das marés... Bem, voltemos ao Vale do Reginaldo que, hoje, vive um ambicioso plano de urbanização. Inúmeras ruas, incontáveis moradias, além de outros equipamentos urbanos estão a modificá-lo substancialmente. Dentro desse processo modernizador, acolhem-se os sonhos da moradia própria de milhares alagoanos de Maceió. Um Vale do Reginaldo moderno, urbanizado e fartamente povoado. Tudo isso, é oportuno destacar, erguido sobre terreno historicamente vocacionado ao alagamento, e de barreiras frouxas, constituídas de material lasso, sujeitas, assim, a nefandos deslizamentos. Inquestionavelmente, o melhor plano de prevenção é aquele em que bem se planeja, com conhecimento de causa e em consonância e harmonia com a realidade; e se executa, exatamente, o que foi planejado. Sabemos, que a tragédia é a soma abominável da incompetência com a desídia e com a irresponsabilidade. A essa indigência humana some-se, em agravo, a imponderabilidade de avassaladoras mudanças climáticas, de fenômenos que, comprovadamente, não poderiam ser previstos ou evitados. No caso sob analise, diante de sua realidade insofismável, já do domínio público, há que se recorrer a um conjunto harmonioso de ações e de atitudes preventivas, capaz de se antecipar às calamidades, amenizando-as, ou, se possível, evitando-as. As chuvas torrenciais, posso testemunhar, transformavam, num passado ainda presente, que não se pode esquecer, barreiras e águas do Vale do Reginaldo em veículos de devastação e morte. Não se tratava, evidentemente, de algo contra o qual nada se pudesse fazer. Não era uma fatalidade absoluta, imprevisível e incontida, que se abatia sobre uma população, na época, diminuta e rarefeita. Mas, de um fenômeno natural agravado pela incúria humana, materializada por uma ocupação de risco, desavisada e irresponsável. Hoje, temos um plano urbanístico para essa área. Estimamos, que ele tenha, no mínimo, a capacidade de prevenir e/ou de minimizar os efeitos da alvoroçada natureza; de conter-lhe a fúria; de diminuir a dimensão de um possível desastre. Releve-se, que a urbanização resultará em multiplicação populacional; daí, a necessidade de acendrados estudos e de soluções compatíveis. Rigorosamente, os imóveis ali construídos, aos pés flácidos das barreiras, e as residências que se avizinham, perigosamente, do leito do Riacho Reginaldo não se conciliam com o Estatuto da Cidade, pois não estão localizados, segundo se observa, em áreas seguras. A verdade é que uma multidão de pobres, já enxotada para a periferia, não deve ser fixada em área de risco, convertendo o uso do solo em uma aventura malsinada. Um projeto de urbanização, como esse, iniciativa do Poder Público, deve contemplar, prioritariamente, a segurança da população a que se destina, levando em conta as encostas, o curso d’água, as condições do solo e, ainda, o seu histórico de desastres naturais. Deve adotar cautelas como a de contenção das barreiras, a de arborização das encostas e a do prudente afastamento das habitações das margens do riacho, dentre outras. Acrescente-se, não permitir as construções sobre as barreiras, sob qualquer pretexto. Em caso que tais, sem essas cautelas, as tragédias não poderão ser rotuladas de caso fortuito ou de força maior. Mas, de imprudência e de desídia, para não dizer de flagrante incompetência. Todos os conseqüentes danos, morais e materiais, deverão ser indenizados por quem lhes deu azo, sem prejuízo das imputações administrativas, cíveis e penais, cominando-as.

O que faz você feliz? “Jamais permita que cortem suas asas” Ricardo Barreiras Babalorixá da Aldeia Tupiniquim; Presidente da Federação Estadual de Umbanda e Candomblé; Fundador do Instituto Sócio Cultural Umbanda Fest. Sempre ouço uma rede de supermercados me fazendo esta pergunta. Na última sexta me faria feliz não saber que tal rede proibiu a compra de cerveja com cartão. Paguei com dinheiro e sorri descontente para a moça do caixa, que concordou comigo que cerveja faz parte da alimentação, tanto quanto arroz e feijão. Mas o fato é que esta pergunta é mesmo intrigante, e claro, de respostas múltiplas e individuais. No meu caso relaciono felicidade com realizações, desejos e sonhos. Acontece que já sou muito feliz, e não falo isso com o peso na consciência de quem está mentindo para si ou fazendo um exercício daqueles que se aprende em livros de auto-ajuda. Sou feliz mesmo, mas hoje mais do que antes. Mais ou menos como seu eu fosse completando um álbum de felicidade, daqueles de colar figurinha por figurinha. E se por acaso faltar aquele jogador famoso que a editora fez questão de soltar nos últimos e poucos envelopes da promoção, não é motivo de tristeza, mas gastarei todas as moedas de meu cofre atrás da camisa 10. Não da seleção, mas do coração. Como ia dizendo, antes de viajar em analogias rimadas, no maior estilo de quando quero ver você sorrindo, minha santíssima trindade da equação é: Sonho, mais realização, é igual felicidade. Entende isso? Sem sonho, sem felicidade, seja lá qual for. E também a realização não é aquela que se dá apenas com a concretização do sonho. Correr atrás do envelope já é de certa forma uma realização, então já me faz feliz. Uma coisa é muito certa, essa felicidade que sinto em minha vida foi conquistada com muito trabalho e com a ajuda de pessoas queridas. Ah, as pessoas. Sim, são importantes na busca da felicidade. Talvez em algum ponto, em alguma vírgula ou reticências, as felicidades se unam. O importante é você identificar as pessoas que realmente acreditam em você, e mais do que isso, é você acreditar nestas pessoas, e acreditar principalmente nas críticas que estas possam lhe fazer. Mas não se esqueça: Duvide de todas as outras. E o principal, jamais permita que cortem suas asas. É muito melhor voar com o risco de cair, do que ficar em terra firme, em zona de conforto, mas com o arrependimento de ter deixado passar o vento que poderia te impulsionar para o alto. Sonho, realização e felicidade. Nada fácil, afinal, assim como cerveja, felicidade não se compra com cartão. Não a minha.

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: opiniao@ojornal-al.com.br

Dois lados Ronaldo anunciou que iria parar de jogar futebol. O triste fim do “Fenômeno” foi um capítulo melancólico em uma carreira repleta de conquistas vitórias e superações. A mídia talvez não faça a leitura correta da situação e opte apenas em relembrar os feitos heróicos do jogador que levantou por três vezes o título de melhor do mundo no futebol ou foi primordial para conquista da Copa do Mundo em 2002. Não há como negar que ele foi diferenciado do restante, que é o maior artilheiro em copas e que foi ídolo por onde passou. O excesso de peso, as baladas, as mulheres (e os travestis), a bebida e o cigarro abreviaram uma carreira que poderia ter sido encerrada no auge como fez Pelé, na década de 70. Ronaldo poderia ter parado em 2009 como campeão da Copa do Brasil, levando o Corinthians a tão sonhada oportunidade de disputar o título continental. No entanto, o “Fenômeno” tentou continuar jogando, mesmo sabendo que esta-

va cada vez mais fora de forma. O “Fenômeno” ganhou muito dinheiro. Assim como Tiger Woods no golfe e Michael Jordan no basquete, ele soube aliar seu nome ao marketing esportivo. Fez bons contratos, se relacionou bem com a mídia, especialmente a Globo, e conseguiu sempre fechar bons contratos, com grandes equipes, diferente do que fizeram Romário, Zico e Falcão, jogadores, que talvez tiveram carreiras tão brilhantes, mas que nunca foram alçados a ícones mundiais, como Ronaldo – nomeado até embaixador da ONU. Fica o exemplo, um dos jogadores mais perfeitos dos últimos tempos não soube administrar sua condição física e precisou parar, em uma fase onde cada vez mais jogadores tentam ampliar o tempo em campo. Ronaldo deixou a carreira de lado para gastar mais tempo cuidando dos escândalos na vida pessoal, que na prática também servem como exemplo para os jovens.

Ponto de vista

San

Que tal deixar isso para seu concorrente? “O tempo é veloz, dinâmico e exigente” Dalmir Sant’Anna Palestrante comportamental, mestrando em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão de Pessoas, bacharel em Comunicação Social e mágico profissional Conquistar um atendimento extraordinário não é tarefa fácil. Exige compromisso e entendimento de que essa é uma responsabilidade de todas as pessoas, que fazem parte do time da empresa. Perceba que, um excelente atendimento não é uma ação isolada para auxiliar o cliente na compra, mas um compromisso que envolve toda a equipe para gerar mais resultados. Não há como a equipe comercial realizar um extraordinário atendimento, se ao chegar ao setor de crediário, o cliente encontra falta de vontade, mau humor e intolerância. Fazer o cliente voltar mais vezes é resultado direto do atendimento oferecido, por todas as pessoas que fazem parte do seu negócio. Observe os itens abaixo e procure assumir o compromisso de deixar para o concorrente, fatos, ações e experiências negativas. Deixe a burocratização para seu concorrente – Cheguei de madrugada, em um hotel no litoral da Bahia para apresentar palestra, em uma convenção de vendas. Expliquei ao recepcionista do hotel que o voo atrasou, estava bastante cansado e solicitei a possibilidade de preencher o formulário posteriormente. Qual foi a resposta? Recebi um “não”, o mais rápido que você possa imaginar. Se pelo menos, o hotel ligasse, no dia do meu aniversário para dar parabéns, já seria um motivo para entender a exigência de tantas informações naquele formulário. Qual a dificuldade em reduzir a permanência do cliente na recepção? Se na sua empresa, o cliente precisa preencher um extenso formulário, elimine dados desnecessários. Deixe a burocratização para seu concorrente e perceba na prática, que as pessoas estarão reagindo de maneira positiva,

sempre que você valorizar e otimizar o tempo do cliente. Deixe as desculpas para seu concorrente – Ao exercer um cargo de liderança, não permita que uma situação de risco, equívoco ou devolução de mercadoria, seja corrigida no futuro. O tempo é veloz, dinâmico e exigente. Não deixe para amanhã a correção de algo que ocorreu de maneira negativa. Procure assumir com todo o seu time, o compromisso de deixar as desculpas para seu concorrente. Coloque em prática os 3R’s a seguir: Relacionamento, Resultado e Recomendação. Busque valorizar o relacionamento com o cliente, lembrando que o resultado do atendimento gera uma recomendação. Quanto maior a sua dedicação, comprometimento, capacidade de superação e desejo para surpreender, com ênfase nos resultados, mais o seu desempenho torna-se evidente. Faça a seguinte reflexão: Se cada cliente que você possui, indicar o seu trabalho para mais uma pessoa, qual é o resultado? O dobro do que você tem hoje. Vamos tentar? Disponha colocar em prática, os itens acima e perceba que atendimento não é somente falar, mas fazer acontecer. Todas as pessoas do seu time podem contribuir para fazer acontecer algo a mais, melhorar o atendimento, aumentar o relacionamento e intensificar a fidelização do cliente. São pessoas que fazem a diferença no atendimento. Quando há cooperação, tornase mais compreensível o entendimento, de que uma meta é de todos. Faça um excelente trabalho de relacionamento, mesmo quando não há ninguém olhando e, deixe para o seu concorrente a catástrofe de um atendimento ineficaz.

O JORNAL Diretor-Executivo Sálvio de Taine Maciel salviomaciel@ojornal-al.com.br

Luiz Carlos Amorim Escritor – Http://luizcarlosamorim.blogspot.com Horizonte garantindo a chuva do final do dia. Promete ser quente como quase sempre. Começa mais um dia de sol, ainda que quente e com algumas nuvens rondando a todos nesse verão. Calor exagerado e cada vez aumentando mais. Tão quente que eu às vezes não consigo dormir, mesmo com ventiladores ou ar condicionado. Os reflexos do descaso de nós, seres humanos, para com a natureza, já se tornam palpáveis, com o aumento da temperatura e suas consequências, como tempestades, tornados, enchentes, secas. Não cuidamos do nosso meio ambiente e estamos pagando por isso. E a conta seja bem cara: além dos enormes prejuízos materiais, como a destruição de cidades, muitas vidas estão sendo perdidas. Então começo a escrever essa crônica, para refletir sobre os resultados da falta de cuidado com o nosso planeta e tentar provocar atitudes que minimizem as consequências daqui pra frente. Já seria um passo muito importante cuidarmos da água, economizando-a, não jogarmos lixo e esgoto nos rios, pararmos de assassiná-los, que eles são vida, são a nossa vida. Mas há mais, há muita poluição que deveríamos repensar para diminuir, para que a nossa camada de ozônio não suma de vez, causando mais desequilíbrios no tempo e tragédias pelo mundo afora, como temos visto tanto ultimamente. Precisamos parar de ocupar áreas de risco e o poder público precisa fazer a sua parte, impedindo que se construa em solo que pode ser alcançado pela água da chuva ou que pode deslizar. Dá pra dormir pensando nisso? E a culpa não é do calor, da chuva, da natureza, mas do que o causou. Pois é, apesar do sol brilhante em quase todos os dias de verão, o futuro não me parece tão promissor. Precisamos começar a fazer alguma coisa, começar de algum ponto, como separar o lixo reciclável, em nossas casas, por exemplo, diminuindo o volume dele nas cidades, que polui e ocupa áreas imensas. Usando a água com parcimônia, com racionalidade, para que ela não falte. Não jogando lixo em qualquer lugar, que ele entope os esgotos e causa enchentes, que por sua vez faz com pessoas percam tudo, até a vida, às vezes. São coisas simples, mas que dão resultado. É o começo da redenção. Não é tudo, mas há que se começar, para podermos cobrar de nossos representantes no poder, que façam a sua parte e realizem ações maiores, como impedir que grandes empresas lancem seus resíduos, seu lixo, quase sempre tóxico, nos rios, no mar e em locais perto das nossas casas, e não autorizar a ocupação de áreas de risco ou de preservação. Apesar de tudo, do tempo desenfreado por culpa de nosso pouco caso com Mãe Natureza, ainda vivemos em um lugar abençoado. Até quando? Cartas à Redação: opiniao@ojornal-al.com.br

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS LTDA e-mail: ojornal@ojornal-al.com.br site: www.ojornalweb.com Rodovia AL 101 Norte, Km 06, 3600 - Jacarecica - Maceió/AL - CEP: 57038-800

REPRESENTANTE NACIONAL

PABX (082) 4009-1900

Chefe de Reportagem - Layra Santa Rosa (interina) redacao@ojornal-al.com.br

FAX/REDAÇÃO (082) 4009-1950

SÃO PAULO: (11) 2178-8700

FAX/COMERCIAL (082) 4009-1960

BRASÍLIA: (61) 3326-3650

Editor de Política - José Árabes politica@ojornal-al.com.br Editora Nacional/Internacional - Iracema Ferro (interina) - nacional@ojornal-al.com.br

FTPI

CLASSIFICADOS (082) 4009-1961

Editor de Economia - Alexandre H. Lino (interino) economia@ojornal-al.com.br

ATENDIMENTO AO ASSINANTE (082) 4009-1919

Editor de Esportes - Victor Melo esportes@ojornal-al.com.br

Vendas avulsas

Editora de Cultura - Alessandra Vieira cultura@ojornal-al.com.br Editor de Veículos - Gabriel Mousinho veiculos@ojornal-al.com.br Editora de Turismo - Nide Lins turismo@ojornal-al.com.br

Diretora Comercial Eliane Pereira comercial@ojornal-al.com.br

“Não cuidamos do nosso meio ambiente e estamos pagando por isso”

Coordenador Editorial - Voney Malta vfamalta@ojornal-al.com.br

Editora de Cidades - Vera Valério (interina) cidade@ojornal-al.com.br

Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br

O verão, o tempo e nós

Editor Gráfico - Alberto Lima albertolima@ojornal-al.com.br Editor de Fotografias - Marco Antônio marcoantonio@ojornal-al.com.br

Alagoas: Dias úteis - R$ 1,00 Domingos - R$ 2,00 Nºs atrasados - R$ 4,00 Outros estados: Dias úteis - R$ 3,00 Domingos - R$ 5,00

RIO DE JANEIRO: (21) 3852-1588

RECIFE: (81) 3446-5832 www.ftpi.com.br Sucursais MARAGOGI – SUCURSAL COSTA DOS CORAIS PRAÇA BATISTA ACIOLY, Nº 17 CENTRO – FONE – 3296-2221 E-MAIL: maragogi@ojornal-al.com.br ARAPIRACA – SUCURSAL AGRESTE AVENIDA RIO BRANCO, 157, SALA 10 CENTRO - FONE - 9933-4999 - Comercial E-MAIL: arapiraca@ojornal-al.com.br

Assinaturas em Alagoas: Semestral - R$ 185,00 Anual - R$ 370,00 Assinaturas em outros estados: Anual - R$ 560,00 / Semestral - R$ 280,00

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL


O JORNAL

Economia

A7

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: economia@ojornal-al.com.br

Receita reconhece união homoafetiva Declaração do Imposto de Renda permite apresentação de parceiro como dependente com direito a dedução Elisana Tenório Repórter

Atenção contribuintes: falta pouco para iniciar o prazo de prestação de contas ao “Leão”. A Receita Federal começa a receber as declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2011 (ano-base 2010) no dia 1° de março. Este ano, uma mudança está sendo considerada uma espécie de divisor de águas: a que reconhece a união homo afetiva. A partir de agora, os casais homossexuais que comprovarem união estável de, pelo menos, cinco anos, poderão fazer a declaração conjunta. Assim como os heterossexuais, a dedução por dependentes é de R$ 1 808,28. Com isso, o beneficiado poderá solicitar isenções fiscais caso tenha custeado estudos ou despesas médicas ao parceiro ou parceira. O fundador do Grupo Gay de Alagoas (GGAL), que

atualmente exerce o cargo de subsecretário municipal de Educação de Maceió, Marcelo Nascimento, estima que a decisão do governo federal proporcionará ganhos financeiros e sociais bastante significativos. Ele, particularmente, prevê uma economia de 20% a 30% no seu orçamento familiar por ter ganho o direito de apresentar o parceiro como dependente. Além disso, Marcelo Nascimento acredita que, como “efeito dominó”, outros ganhos virão rapidamente. Por exemplo: ficará mais fácil para o casal homossexual colocar o parceiro (ou parceira) como seu herdeiro natural e, assim, fazer com que se conquiste o direito a bens e pensões sem possíveis interferências familiares. Outros ganhos financeiros e sociais estão ligados a financiamentos de casa própria e o direto a colocar o parceiro como dependentes no plano de saúde.

“Um grande passo para garantir a cidadania dos homossexuais foi conquistado, agora, com essa decisão do poder executivo. Porém, a grande dívida do governo brasileiro fica sendo por parte do Congresso Nacional, que ainda não reconhece a união estável”, declarou Nascimento.

como opções entregar as declarações através de disquetes ou pela internet. “Há muito tempo que a quantidade de declarações feitas por formulários de papel é muito pequena. Acredito que isso tenha provocado às mudanças”, explicou o supervisor de IRPF MUDANÇAS Homossexual da Receita Federal em Além do reconheciAlagoas, Sebastião agora pode mento a união homo Alves Cardoso. incluir plano afetivo, a Receita FedeEle diz que, no moral anunciou duas oumento, é difícil fazer de saúde tras mudanças para esuma estimativa de do parceiro te ano: a primeira delas quantos alagoanos deé em relação ao limite verão prestar contas a mínimo de renda para Receita, este ano, por a obrigatoriedade da dois motivos: as moentrega do documento. dificações no valor do limite e A outra novidade fica a inclusão dos dependentes dos por conta da impossibilidade de homossexuais. entregar as declarações em forOutra mudança prevista é a mulários de papel como acon- mudança nos cálculos para tecia em anos anteriores. Agora, quem tem rendimentos acumuos contribuintes passam a ter lados a receber (precatórios) de

órgãos públicos e empresas privadas. “As modificações na forma de calcular beneficiou os contribuintes que têm dinheiro atrasado para receber, pois o montante a pagar foi reduzido em torno de 80%”, explicou Sebastião Cardoso. O prazo de entrega se estende até as 23h59m59 do dia 29 de abril. A multa por atraso terá valor mínimo de R$ 165,74 e pode chegar a até 20% do imposto de renda devido pelo contribuinte. QUEM PAGA - Este ano, são obrigados a entregar a declaração os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25 no ano de 2010. Quem teve renda tributável abaixo deste valor também pode preencher o formulário e verificar se tem imposto a receber. No ano passado, o valor mínimo que determinava obrigatoriedade da entrega da declaração era R$ 17.215.

Também devem entregar a declaração, os contribuintes que tiveram ganhado capital na alienação de bens ou direitos, que realizaram operações no mercado financeiro ou que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil. Todos que tinham a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro de 2010, de bens ou direitos, de valor total superior a R$ 300 mil e contribuintes que passaram à condição de residente no Brasil, em qualquer mês do ano passado, e estavam nesta condição em 31 de dezembro. AReceita Federal apurou que foram entregues 24,6 milhões de declarações em 2010, sendo apenas 65 mil declarações em formulários de papel. O Fisco afirma ter eliminado a entrega por meio de papel para facilitar o processamento das declarações e reduzir o número de pessoas retidas em malha fina.

Marco Antônio

Sebastião Cardoso relembra que outras mudanças foram aplicadas

Fundador do GGAL, Marcelo Nascimento, reconhece os avanços

CONHEÇA AS SITUAÇÕES EM QUE É POSSÍVEL DEDUZIR AS DESPESAS DO IMPOSTO DE RENDA: - Dedução por dependente para quem faz a declaração completa: R$ 1.808,28. - Educação: o limite da dedução é de R$ 2.830,84 por dependente ou titular que inclui graduação e pós-graduação. Não entram na dedução as despesas com escolas de idiomas e outros cursos, como cursinho de preparação para vestibular. Estão fora as despesas com material escolar e qualquer outra despesas com educação ou transporte escolar. - Saúde: limite da dedução com saúde não tem limite; prevalece o valor de gastar. Para isso, basta comprovar as despesas médicas com consultas, exames, terapias, dentistas, hospital, próteses ortopédicos e próteses dentárias. - Pensão alimentícia: Sem limite de valor, tanto que todos os valores possam serem comprovados com recibos assinados.

- Previdência privada: até o valor de 4% do imposto a pagar – Previdência privada oficial e Fapi. Empregado doméstico: Valor da previdência referente a contribuição patronal paga do empregado registrado em carteira e limitato apenas a um empregado por declaração, limitado ao valor de R$ 810,60. O Diário Oficial trouxe as regras para a declaração do IR 2011. O prazo de entrega começa em 1º de março e vai até o dia 29 de abril. Quem perder o prazo vai pagar multa mínima de R$ 165. Estão obrigados a apresentar a declaração quem recebeu rendimentos superiores a R$ 22.487 em 2010. A declaração poderá ser enviada pela internet ou via disquete. Não será mais permitida a entrega via formulários.

NOVO REGIME

COMEÇA HOJE

Mudança até março para Microempresas Sociais

Curso no setor de embalagens plásticas

Os contribuintes enquadrados como Microempresa Social agora têm até o próximo dia 31 de março para migrar para uma nova categoria: o Microempreendedor Individual (MEI). A mudança – que vai trazer benefícios como direitos trabalhistas e facilidade na aquisição de crédito – foi discutida pela Equipe de Estudos do Fórum A Sefaz e a Sociedade, que votou, junto à sociedade civil contributiva, pelo fim do antigo regime. O assunto foi abordado pelo grupo em meados do ano passado, quando foi estipulada para dezembro a extinção. Adata, no entanto, está sendo prorrogada com o objetivo de permitir que a transição seja tranquila. “A determinação tanto do secretário como da secretária adjunta da Fazenda foi de que a alteração fosse suave, por isso foi instituído mais esse prazo”, diz a coordenadora do Fórum, Maria Lopes Milhomes. Segundo o presidente das Associações das Micro e Pequenas Empresas de Arapiraca (Ampec) e dos Contabilistas de

Alagoas (Ascontal), Jordão Vieira, o tempo é necessário para que os estabelecimentos possam se organizar. “Nos debates com a secretaria, propomos que a prorrogação fosse para fevereiro, para que tudo fosse feito com calma, mas a Sefaz acabou fixando em março, o que favoreceu ainda mais”, diz. Englobando cerca de 2.500 cadastrados, a MS oferecia um tratamento tributário diferenciado aos contribuintes, mas sem segurança jurídica e com regularização apenas perante a Sefaz. A norma também não era reconhecida pelas administrações municipais, pelos governos dos outros Estados ou pela Receita Federal, o que vinha trazendo prejuízos aos empresários. Além de resolver esses problemas, o Microempreendedor Individual ainda apresenta uma série de vantagens, como facilidade na aquisição de crédito, assessoria gratuita, ausência de taxas de registro e inscrição como pessoa jurídica. Os integrantes do regime também fazem parte do Simples

Nacional e são isentos de vários tributos, pagando mensalmente R$ 56,10 (comércio ou indústria) ou R$ 61,10 (prestação de serviços). FORMALIZAÇÃO - Os estabelecimentos inscritos como Microempresa Social devem procurar a Sefaz para solicitar o cadastramento como MEI. Assim que as novas inscrições forem obtidas, as da antiga categoria serão baixadas no Cadastro de Contribuintes de Alagoas (Caceal). Os que continuarem enquadrados no regime ao término do prazo estipulado também terão a empresa baixada. A Sefaz já está realizando um levantamento para identificar quantas MS existem em cada região do Estado e, de acordo com a coordenadoria do Fórum, um evento deve ser montado para conscientizar os empreendedores e esclarecer quanto à mudança. Acaravana de legalização será realizada em parceria com o Sebrae e com associações ligadas às pequenas empresas.

Para melhorar a qualificação da mão de obra do setor químico e plástico, e atender à demanda das novas fábricas do setor em Alagoas, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico promove, em parceria com o Sebrae e o Sindicato da Indústria do Plástico de Alagoas (Sinplast), a 1ª edição do Curso de Embalagens. O curso, aberto a sindicalizados e não sindicalizados, acontece de 15 a 18 de fevereiro no Sebrae, em Maceió. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o conhecimento e atualizar os participantes sobre embalagens, materiais, processos de transformação e inovações. Durante o curso, serão debatidas as tendências mundiais do setor, assim como o design, materiais, processos e inovações em sustentabilidade, como a rotulagem ambiental e a relação com o meio ambiente. São 30 vagas com carga horária de 40h. As inscrições custam R$ 50 e devem ser feitas no Sinplast até hoje. Mais informações nos números 4009-1742 ou 2121-6985.

CMYK


O JORNAL

Municípios A8

EntreLinhas municipios@ojornal-al.com.br

CASAS NOVAS Famílias de Viçosa atingidas pelas enchentes de 2010 ganharão novas residências. Isso porque a prefeitura municipal deu início à construção de 430 casas num terreno adquirido em fevereiro de 2009 com recursos próprios. O conjunto será dotado de escola, quadra de esportes e praças. As casas estão sendo construídas com recursos do Governo Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida, além de contar também parceria com o Governo Estadual.

SKANK A banda mineira Skank fará o show de aniversário de dois anos do Lago da Perucaba no próximo dia 18 de março. A festa ainda será animada por bandas e artistas locais. A primeira etapa do Lago Perucaba foi entregue em março de 2009. O espaço é mais novo cartão postal de Arapiraca e atrai uma multidão de moradores da cidade e de outras vizinhas para as opções de lazer e o mais belo pôr-do-sol do Agreste.

MAIS DOAÇÕES Uma unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove atividades em União dos Palmares durante o dia de hoje, em frente à prefeitura. O objetivo é facilitar o acesso da população à doação voluntária de sangue. Para garantir o atendimento ágil e seguro aos candidatos à doação de sangue, uma equipe multiprofissional estará de prontidão durante a ação. Antes de realizarem as doações, os voluntários passarão por uma triagem hematológica e outra médica.

NOVA DELEGACIA I

NOVA DELEGACIA II

A cidade de Mata Grande vai receber, ainda esta semana, sua nova delegacia, que foi reformada. O prédio foi desativado após uma inspeção da juíza Emanuelle Burichel que interditou o local por não existir estrutura nenhuma para funcionamento. A reforma com verbas do município foi feita após um acordo firmado com o Estado. O prefeito Jacob Brandão garantiu a reforma para obter um efetivo maior na cidade, para melhorar a segurança do município.

O local agora tem nova recepção, sala para o escrivão, um gabinete independente para o delegado, uma cozinha ampla, alojamentos com suíte, um banheiro reservado, além de uma área de serviço. As portas agora são de ferro para garantir maior segurança. O xadrez ganhou altura, local para ventilação e banheiro com chuveiro para os presos. Antes eles eram encaminhados para Delegacia Regional, em Delmiro Gouveia.

PRESSÃO EM PALMEIRA O superintendente da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Palmeira dos Índios, Aurélio Mozart Brasileiro, afirmou a um semanário que recebe pressão dos vereadores de Palmeira dos Índios sobre a liberação de novos pontos para mototaxistas no município. O vereador França Júnior disse que Aurélio Brasileiro terá que prestar esclarecimentos sobre o caso. "Ele [Aurélio] terá que ir ao plenário da câmara dizer quem são os vereadores que estão, supostamente, lhe pressionando", reclamou.

CONVERSA GRAVADA Alguns representantes dos mototaxistas foram conversar com o superintendente da SMTT e gravaram a conversa sem ele saber, em seguida entregaram a gravação para o semanário; daí a produção da reportagem. O parlamentar revelou que irá reproduzir a gravação na câmara municipal de vereadores de Palmeira dos Índios. "Assim que receber essa gravação irei reproduzi-la na câmara para esclarecer junto aos demais vereadores da casa esse assunto, pois tenho certeza que o superintendente não foi feliz em suas colocações. Estou ansioso pela presença dele na tribuna da câmara".

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: municipios@ojornal-al.com.br

Mulher embriagada espanca filho de 3 anos em Santana Menino está internado no HGE, sedado, entubado, em estado gravíssimo Carlos Alberto Jr. Repórter

Uma criança de apenas três anos foi espancada pela própria mãe na noite do último domingo na cidade de Santana do Mundaú. Adesempregada Aparecida Maria da Conceição Monteiro, 40 anos, quase matou, segundo relato dos vizinhos, o filho que foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado, em Maceió, onde deu entrada em estado gravíssimo. A acusada e a vítima residiam em uma maternidade desativada na Rua Padre Cícero, em Santana do Mundaú, destinada a desabrigados das enchentes. Segundo a Polícia Civil, moradores alojados numa sala ao lado ouviram os gritos da irmã da vítima e correram para

o quarto, flagrando a violência. Aparecida foi vista jogando o filho na parede e no chão. A acusada foi contida e só então as testemunhas conseguiram ver que a criança estava completamente desfigurada, com vários ferimentos na cabeça. Levada para o hospital da cidade, A.C. foi transferido logo em seguida para o HGE vítima de traumatismo craniano encefálico, com hemorragia intracraniana. O último boletim médico divulgado pelo HGE no final da tarde de ontem confirmou que o menor continua internado na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica, entubado, sedado e respirando através de aparelhos. "Segundo os médicos da unidade [UTI], que acompanham a criança o estado de

saúde do paciente continua gravíssimo e sem alteração", comunica o boletim. O caso foi encaminhado para a delegacia de União dos Palmares. O delegado Ednaldo Marques da Silva, de plantão na regional, autuou a agressora em flagrante e encaminhou para a delegacia da cidade de Santana do Mundaú. Em depoimento ela alegou aos policiais que teria ingerido bebida alcoólica e perdido a consciência, mas, de acordo com, os policiais, ela já fora acusada de agredir crianças outras vezes. A desempregada continua detida e deverá responder por maus tratos com lesão corporal grave. OUTRA AGRESSÃO - Já em Arapiraca, outra agressão

de mãe contra filho menor chegou ao conhecimento da polícia na manhã do último domingo. O espancamento foi praticado por Geralda Lima da Costa, 35 anos, contra L.G.L.C., de 13 anos na residência da família no bairro Caititús. A denúncia foi feita por vizinhos aos policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar. A vítima foi agredida com socos e tapas, chegando a machucar um dos dedos da mão direita. A agressora não se encontrava mais na residência, porém os policiais conseguiram localizar o esconderijo e a capturaram. Ela foi conduzida para a Central de Polícia, onde foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), porém não ficou detida.

CAMPANHA AMBIENTAL

PENEDO

“Limpa Arapiraca” quer conscientizar população

Polícia prende traficantes e apreende drogas

Da Editoria de Municípios ARAPIRACA - A segunda maior cidade de Alagoas deflagrou, na manhã de ontem, a campanha "Limpa Arapiraca". A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população para um trabalho conjunto de educação e consciência ambiental. O documento, assinado pelo prefeito Luciano Barbosa, também determina a criação de áreas para recepção de grandes volumes, bem como a promoção da educação ambiental e da aplicação de multas para quem infringir a lei.

Dados repassados pela Secretaria Municipal de Limpeza dão conta que são recolhidas, a cada mês, mais de dez mil toneladas, principalmente de entulhos e lixos nas vias públicas da cidade. Dentre as ações a serem desenvolvidas, incluem-se a mobilização social com a participação dos agentes protetores do meio ambiente e de fiscais das secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Saúde e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que na semana passada ofertou curso e cadastrou mais de 400 carroceiros,

inclusive com o emplacamento dos veículos de tração animal. DENGUE - Além disso, a Secretaria de Saúde também saiu na frente com o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue. O trabalho de limpeza e coleta é realizado a partir das unidades básicas de saúde com apoio da Limpeza Pública. O prefeito Luciano Barbosa destacou a participação ativa de professores e estudantes na campanha. A partir do dia 21, o próximo bairro atendido será o Santa Edwiges.

Cinco pessoas foram presas, na manhã de ontem, em Penedo, acusadas de envolvimento com tráfico de drogas. Além das prisões, os agentes da 7ª Delegacia Regional apreenderam 14 papelotes de mesclado - uma mistura de maconha e crack -, 140 papelotes de maconha, 29 pedras de crack e mais R$ 3.754,55 em dinheiro. O delegado responsável pela operação, Rubem Natário, afirmou que, a casa está alugada em nome do acusado de ser o traficante, identificado como Josinaldo da Silva, conhecido na cidade como "Nêgo". "De acordo com as nossas investigações, o local ficou conhecido como ponto de venda de drogas e era bastante movimentado. Aquela quantidade de droga e também o valor apreendido comprovaram nossas suspeitas", explicou o delegado. Além de "Nêgo", foram presos Emerson dos Santos, de 24 anos, e Josemar dos Santos, 20 anos. Além deles, dois menores de 15 e 16 anos também foram encaminhados à delegacia. "Ainda estamos colhendo depoimentos, mas os presos são apenas usuários, com exceção do "Nêgo". Ele inclusive inocentou de tráfico os demais. Outros três conseguiram fugir quando chegamos à residência, mas, se forem traficantes serão encontrados", afirmou o delegado. Com relação aos menores, o delegado explicou que eles farão um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e ainda no começo da noite seriam encaminhados pelo Conselho Tutelar do município para adoção das medidas cabíveis.

CMYK


O JORNAL

Cidades

A9

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: cidade@ojornal-al.com.br

UTI Neonatal do HU está interditada Caso de infecção por superbactéria foi motivo da medida que superlotou a UTI da Maternidade Santa Mônica Eduardo Almeida Repórter

A UTI Neonatal do Hospital Universitário (HU) de Alagoas deverá permanecer interditada pelos próximos dois dias, até que os trabalhos de desinfecção da área sejam concluídos. O local está fechado desde o dia 2 de fevereiro, quando um recémnascido prematuro chegou à unidade com a bactéria Acinetobacter baumannii, considerada de alta resistência. Além da criança, seis bebês estão parcialmente isolados e passam por exames para verificar o quadro clínico. Com a interdição da UTI Neonatal do HU, a unidade da maternidade Santa Mônica está superlotada. No início da noite de ontem os bebês começaram a ser transferidos para outras unidades. A coordenação da UTI Neonatal afirmou que a situação está sob controle e que não há risco de proliferação da bactéria. O diretor da unidade, João Batista Vasconcelos, informou que a área foi isolada e passou por um processo de desinfecção, que deverá ser concluído em no máximo 48 horas. Durante este período, as ocorrências consideradas graves são encaminhados para a Maternidade Escola Santa Mônica, que está com sua capacidade esgotada. “Os casos mais críticos são encaminhados para a Maternidade Santa Mônica, que também tem leitos neonatal. A interdição da UTI do HU foi uma das medidas preventivas para evitar novas contaminações.

Embora tenhamos dez leitos, sete estavam ocupados quando descobrimos a bactéria. Um dos recém-nascidos, o que chegou com a bactéria, está completamente isolado e outras seis estão apenas parcialmente”, explicou o diretor da UTI Neonatal. De acordo com Vasconcelos, o estado considerado mais crítico é do bebê que chegou com a bactéria. “Além da bactéria de alta resistência, ele deu entrada na UTI com apenas 700 gramas. O risco de morte de um recém-nascido prematuro é de aproximadamente 80%. No caso dele, as chances de morte são ainda maiores”. E acrescentou: “Apesar de também existir risco de morte nos demais casos, a probabilidade é menor, pois eles não foram contaminados”. O diretor informou ainda que, dos seis bebês que estão parcialmente isolados, três devem ser transferidos hoje para a unidade intermediária. Os outros três passarão por novos exames para constatar se há riscos de infecção. “Estas crianças tiveram contato com o bebê que chegou com a bactéria. Por este motivo, estão passando por uma bateria de exames. Mas acreditamos que elas não estão contaminadas. A situação está sob controle”, observou. Com a interdição da UTI Neonatal do Hospital Universitário, a Maternidade Escola Santa Mônica registra superlotação. Os 15 leitos neonatal do hospital estão preenchidos desde o último final de semana,

Desde de dois de fevereiro que a UTI do Hospital Universitário não recebe recém-nascidos por causa do risco de infecção pela superbactéria

quando chegou a ficar com 17 pacientes. A direção da unidade entregou, na manhã de ontem, um ofício à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) comunicando a superlotação na UTI Neonatal do local e cobrando alternativas para solucionar o problema. “O atual quadro foi comunicado à Sesau e o Estado ficou de nos informar quais procedimentos devem ser adotados a

partir de agora. A Maternidade Santa Mônica não deixou de atender a nenhum paciente. Mas, a capacidade está esgotada. Uma das soluções propostas é transferir o atendimento para maternidades da particulares, como aconteceu em anos anteriores”, informou ontem à tarde o diretor da Maternidade Santa Mônica, Telmo Henrique. A Secretaria de Estado da

Saúde (Sesau) divulgou nota, no final da tarde de ontem, informando que estuda a transferência de pacientes para unidades das redes pública e complementar. A transferência deve ser realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As prováveis transferências acontecerão para a Santa Casa de São Miguel dos Campos e para a

Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Universitário. Conforme a coordenadora de Ações Estratégicas da Sesau, Marta Celeste, a situação deverá completamente normalizada até amanhã. “Até quarta-feira o serviço será normalizado” afirmou em nota, frisando que, até a tarde de ontem, não havia registro mortes.

CMYK


Cidades

O JORNAL JORNA L

A10

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: cidade@ojornal-al.com.br

Sargento é baleado ao reagir a assalto Militar Edilson Caetano levou um tiro de raspão na cabeça durante a abordagem de três homens armados Sumaia Villela Repórter

Uma suposta tentativa de assalto ocorrida no domingo à noite, na região do Mercado, Centro, quase acabou com a morte de um policial militar. O sargento Edilson Caetano da Silva, 41, levou um tiro de ras-

pão na cabeça depois de reagir à abordagem de três homens armados, que acabaram levando sua moto Dafra preta, de placa NLW 1105. O policial é lotado no Gabinete Militar do Palácio, e, segundo o coronel Ronaldo dos Santos, comandante do setor, ele estava de plantão na noite do

crime, e foi atingido quando se dirigia ao trabalho. De acordo com o relato do coronel, o momento inicial foi de cooperação: Caetano desceu da moto e encostou a mão na parede, a pedido dos criminosos. Quando anunciaram a revista, ele teria receado que, ao encontrar a arma, o grupo optasse por matá-

lo, temendo um futuro confronto. Foi quando ele sacou o revólver e atirou contra os assaltantes. Edilson Caetano ainda teria acertado um dos assaltantes antes de ser alvejado, o que não impediu que o grupo levasse seu veículo. “Eu ainda não tive a oportunidade de falar com ele. Quem contou foi o pessoal que prestou

socorro no palácio”, ressaltou o comandante do Gabinete. Após ser ferido, o policial correu até o Palácio, onde pediu socorro aos seus colegas de trabalho. Ele foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE) por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os assaltantes fugi-

ram do local, e, apesar da PM efetuar buscas na região, apenas o capacete sujo de sangue do sargento Caetano foi encontrado no bairro da Levada. Ontem de manhã, Caetano aguardava no corredor da área azul a sua transferência para o hospital da PM. O estado de saúde do militar era estável.

Fim de semana violento Creche tem objetos com 22 assassinatos furtados no Jacintinho Sumaia Villela Repórter

Vinte e dois assassinatos em dois dias e meio. A marca foi registrada no último fim de semana, de 18h de sextafeira às 6h de ontem, e diz respeito ao número de corpos

que deu entrada no Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima, de Maceió – procedência da maior parte dos crimes: 18 homicídios. O órgão cobre todas as regiões do Estado, exceto o sertão e agreste de Alagoas, atendidos pelo IML de

Arapiraca. No período, além da capital, houve vítimas fatais em São Miguel dos Campos, Branquinha e Pilar, este último por arma branca. Na capital alagoana, a arma de fogo foi a mais escolhida para cometer os assassinatos.

Thallysson Alves Estagiário*

A Creche-Escola Rosane Collor, no Jacintinho, foi vítima de furto. Na tarde de ontem, um rapaz conhecido por pedir patrocínio de um time da região entrou no pré-

dio e, sem os funcionários percebecem, levou uma máquina digital e um celular. As proprietárias dos materiais não quiseram dar queixa. Conforme a coordenadora da creche, que não quis revelar sua identidade, o rapaz entrou no prédio sem que os fun-

cionários percebessem. O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, explicou que já foi pedido o reforço na segurança de todas as creches e escolas, faltando apenas o processo de licitação. *Sob a supervisão da editoria de Cidades

CMYK


Cidades

O JORNAL JORNA L A11

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: cidade@ojornal-al.com.br

PelaCidade Deraldo Francisco pelacidade@ojornal-al.com.br 4009-1994 / 4009-1959 das 8h às 12h

Moradores da Avenida Rotary interditam rua e pedem lombada

PROBLEMAS À VISTA

Segundo manifestantes, acidentes graves são muito comuns na região

As polícias Civil e Militar têm um grande problema para resolver nos próximos dias, na Chã da Jaqueira. Alguns bares estão tirando a paz dos moradores. A bagunça começa logo na ladeira com um tal de Bar do Jaca. Neste local, pode ser considerada uma fábrica de problemas. Ele também é caminho certo das guarnições da Polícia Militar. Quase todas as noites, há revistas entre os participantes e, vez ou outra, alguém é preso. Subindo a ladeira, os outros bares-problemas são encontrados. A coluna sugere corrigir o problema hoje para não ter que prender dezenas de pessoas amanhã.

Mônica Lima

SOFÁS NO SÃO JORGE Na semana passada, a coluna divulgou aqui o fato de uma capotaria no Parque Miramar, no Sítio São Jorge, ter colocado em sua calçada e nas dos vizinhos, um monte de sofás velhos. A cena ficou muito feia e, ao invés de sofás, estavam parecendo lixo. Mas, ontem os sofás velhos e acabados não estavam mais no lugar. Aliás, na porta da capotaria, tinha um “jogo” que estava brilhando, novinho em folha. Foi bom!

BANHO DE TORNEIRA Ontem à tarde, os motoristas que trafegaram pela Avenida Fernandes Lima, entre as 16h e 17h, tiveram que ser espertos para não tomar um banho. É que as torneiras que servem para regar o jardim do canteiro, no trecho próximo ao “chapéu do guerreiro”, no finalzinho da Praça do Centenário, estavam viradas para a pista. Como estava, parecia que alguém deu um comando errado no sistema e as torneiras tomaram o sentido contrário. Ao invés de regar o capim e o restante da vegetação, estavam molhando o asfalto e os carros que passavam.

NA RUA PILAR Moradores da Rua Pilar, em Cruz das Almas, estão na bronca com a Prefeitura de Maceió. Eles alegam que, sempre que chove muito, as galerias ficam entupidas e a água inunda a rua. Em muitos casos, a água invade as casas causando transtornos e prejuízos. A coluna aproveita o momento para fazer umas perguntas simples: vocês estão dando o destino certo ao lixo? O caminhão-coletor do lixo está passando regularmente? Sabe-se que o que entope galerias são sacolas plásticas, garrafas peti, copos descartáveis e outros resíduos sólidos.

CARO LEITOR, MANDE A SUA RECLAMAÇÃO. PONHA A BOCA NO TROMBONE. SE FICAR CALADO, NÃO RESOLVE. 4009-1994 / 4009-1959 das 8h às 12h

Réporter

Um grupo de moradores interditaram na manhã de ontem, um trecho da avenida Rotary, para protestar contra o número de acidentes que ocorrem no local e cobrar da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) a religação da lombada eletrônica instalada no final do ano passado. Na última ocorrência registrada na sexta-feira passada, um motoqueiro morreu, após colidir com um veículo, cuja motorista perdeu o controle e atravessou para faixa contrária. Os manifestantes atearam fogo a pedaços de madeira, galhos de árvores e pneus, impedindo a passagem de veículos, liberada apenas para ambulâncias e motoqueiros. Por mais de uma hora, eles ficaram no local, enquanto cobravam a presença de um integrante da SMTT. Uma equipe da Polícia Militar iniciou a negociação, enquanto

aguardavam a chegada dos militares do Centro de Gerenciamento de Crise. Líder do protesto José Ferreira de Lima (Zinho Ferreira), afirmou que os moradores da localidade estão cansados de presenciarem acidentes na região, que fica entre o final da Avenida Rotary e início da Muniz Falcão, que dá acesso ao Barro Duro. Ferreira disse que diversas vezes cobrou da direção da SMTT a instalação de uma lombada, para que os motoristas fossem forçados a reduzir a velocidade. “Já tínhamos alertado a SMTT sobre os acidentes que acontecem constantemente, mas eles colocaram apenas a lombada eletrônica, que ficou alguns dias em alerta e depois desligaram”, destacou. Apesar de placas informando que a velocidade no trecho é de 40 km, Ferreira explicou, que os motoristas passam acima do que é permitido e, nenhuma providência é adotada. A gota d’água para manifestação

foi o acidente de sexta-feira, que causou a morte do motoqueiro José Willams da Silva, 20 anos, que seguia para faculdade que fica no Barro Duro, quando foi atingido por um veículo que a condutora perdeu o controle e passou para contramão. De acordo com José Ferreira, um assessor da SMTT conversou com os manifestantes, que deram um prazo de dez dias para que se encontre uma solução. “O assessor ficou de fazer um estudo e verificar a possibilidade de instalação de lombadas”, revelou. Alguns motoristas apesar de concordarem com os manifestantes, afirmaram que eles não deveriam interditar a via pública, causando transtornos para alguns condutores, que utilizam a avenida como acesso a Avenida Fernandes Lima. Os ônibus que circulam no local também foram obrigados a desviarem por outras vias, deixando insatisfeitos passageiros, que tiveram que alterar o roteiro.

SANEAMENTO

Obras alteram o trânsito no Centro e Trapiche A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) iniciou na tarde de ontem, na Avenida Assis Chateaubriand, as obras de recuperação do poço do emissário submarino. O trecho que compreende entre a rua Sargento Jaime e avenida Assis Chateaubriand, até as proximidades do condomínio Maria Eliane, está interditado. Segundo o gerente

de Macro Coleta e Tratamento de Esgoto, Antônio Santana a conclusão deverá ocorrer dentro de 15 dias. A intenção é que a avenida esteja livre antes do início do carnaval. Os motoristas que seguirem em direção ao Pontal da Barra, devem desviar à esquerda na altura da Sargento Jaime, seguindo em pista dupla até as proximidades do condomínio

Maria Eliane. Ainda na região central de Maceió, mais uma rua foi interditada a Vieira Perdigão, para recolocar o sistema de coleta de águas pluviais da ferrovia, que faz parte da obra de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Guardas de Trânsito estiveram no local, para orientar os motoristas. (M.L.)

Carro invade loja de móveis no Barro Duro A junção álcool e direção foi a causa de mais um acidente registrado no final de semana, em Maceió.O motorista José Valter da Silva, que conduzia a Pajero de placa NMG1631, invadiu uma loja de móveis de vime, na madrugada de domingo no Barro Duro.O responsável pelo acidente chegou a ser preso por uma equipe da Polícia Militar, mas na manhã de ontem já estava em liberdade e, se comprometeu com o proprietário da loja, Agenor Antônio, em arcar com o prejuízo de pouco mais de R$ 20 mil. O acidente ocorreu por volta de uma hora de domingo. Ainda ontem pela manhã o veículo não tinha sido retirado da loja. Ainda durante a madrugada na Avenida Assis Chateaubriand, próximo a Braskem, outro carro atingiu o muro de uma fábrica não houve registros de vítimas graves, nem sobre a causa do acidente . No final da manhã, um veículo por pouco não invadiu uma loja de tintas, no Passeio Jatiúca, no final da Avenida Álvaro Otacílio. Alguns funcionários da loja , informaram que o proprietário de um Siena trafegava na rua Luiz Calazans e de repente viram o carro seguindo em direção ao centro de compras, atingindo em seguida a loja. Após o acidente o condutor explicou que, teve uma tontura e só recobrou a consciência após o veículo atingir o prédio. (M.L.)

CMYK


O JORNAL

Esportes A12

BatePronto Victor Mélo - jornalistavictor@gmail.com

MISSÃO CUMPRIDA, RONALDO! Ronaldo chegou ao seu limite. O corpo já não mais respondia aos comandos de seu cérebro genial. O craque se tornou refém de suas lesões e o preço da dor ficou alto demais para ele. Fenômeno dos campos e do marketing, o atacante reabriu as cortinas do futebol de alto nível para o País. Com ele, muitos jogadores com mercado ainda na Europa retornaram e fizeram do Campeonato Brasileiro o quarto melhor do mundo no ano passado – informação confirmada pelo Instituto de História e Estatística do Futebol. Quando seus movimentos não eram marcados pela dor, Ronaldo sobrava em campo. Hipnotizava zagueiros com a arte de Houdini e disparava para o gol em chamas como se ele e a bola tivessem feito um pacto divino. O craque leva nesta despedida uma geração vencedora do futebol nacional. Depois de Romário, o camisa 9 mandou na grande área por onde passou e atraiu milhões de apaixonados por futebol. Seu “canto do cisne” foi ouvido em 2009, quando ainda dispunha do resto de suas forças e conquistou a Fiel com os títulos paulista e da Copa do Brasil. As lesões que se seguiram foram os atalhos para a aposentadoria. Não valia mais a pena. Num esporte de alto nível é impossível ficar alheio às cobranças e às piadas. Por tudo o que fez no mundo da bola, o Fenômeno não merecia perder em campo a majestade. Aposentada a camisa 9, o mundo reverencia o menino de Bento Ribeiro que sonhava em chegar ao Maracanã. Símbolo de vitórias e perseverança, Ronaldo sempre foi valente nas batalhas, por mais inglórias que elas parecessem, e decidiu parar ao descobrir que seus super-poderes foram, enfim, roubados pelo tempo, o mais sórdido inimigo do esporte.

PINTOU O SETE O CRB segue sua sina de derrotas no Campeonato Alagoano. Domingo à tarde, o Galo perdeu para o Murici por 2 x 0, gols de Josy e Franco, e continua ameaçado pela zona do rebaixamento, com apenas oito pontos em nove rodadas. Em crise, o time regatiano completou sete partidas sem vencer e agora concentra sua luta na fuga da Segunda Divisão.

BOMBARDEIO O Murici perdeu muitas chances ao longo da partida e só não goleou o CRB porque seu ataque ainda precisa passar por ajustes. Com o resultado, o Alviverde chegou aos 19 pontos e só perde para o líder Corinthians-AL no saldo de gols. Amanhã, o atual campeão alagoano vai enfrentar o Flamengo, às 21h (de Alagoas), no Estádio Rei Pelé, pela Copa do Brasil.

SPORT

MISSÃO

Jogando em casa, o Sport-AL bateu o Santa Rita por 3 x 1, no último domingo, e chegou aos 13 pontos na tabela do Estadual. O adversário continua na zona do rebaixamento, com seis pontos.

A briga contra a queda deve ficar mesmo entre quatro clubes. CSA, Santa Rita, Ipanema e CRB. Sexto colocado, o Sport Atalaia já abriu cinco pontos para o sétimo, o CRB, e pode administrar a vantagem nas rodadas que restam.

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: esportes@ojornal-al.com.br

Guerra de egos Carta do vice de futebol expõe as “vísceras” da diretoria do CSA Luciano Milano Repórter

Circulam em sites na internet e falas em programas esportivos de rádio pedidos para que o vice-presidente de futebol do CSA, empresário Cícero Eugênio, renuncie ao cargo do clube do Mutange. As críticas também recaem sobre o presidente-executivo Jorge VI, mas com menor voracidade. A ira da torcida azulina é porque o CSA corre o risco de, mais uma vez, ser rebaixado para a Segunda Divisão do futebol alagoano. Hoje, o time é o 9º colocado, com apenas seis pontos ganhos, à frente somente do Santa Rita. Se a competição terminasse hoje, o CSA estaria rebaixado. Por conta de toda a pressão, Cícero Eugênio resolveu ler uma carta, ontem, no programa Jogo da Verdade, da Rádio Jornal, e acusou sete dos vicepresidentes de estarem trabalhando e interferindo diretamente no Departamento de

Cícero Eugênio detonou sete dirigentes do CSA em carta aberta

Futebol, que é de responsabilidade, na teoria, de Eugênio no clube. Dos diretores, só escaparam Eugênio dos Santos (viceamador), que é irmão de Cícero Eugênio, e Adão dos Santos

(vice de patrimônio). Segundo o vice de futebol, o presidente Jorge VI não estaria na lista. Em entrevista a O JORNAL, Eugênio apontou seus desafetos. São eles Luciano Sampaio (vice-

geral), Luiz Gutemberg (vicemédico), Marcondes Alberto (vice-administrativo), Max Mendes (vice de marketing), Marcelo Bibiano (vice-financeiro), Gustavo Dacal (vice-jurídico) e Hugo Moura (vice-social). “Esse pessoal todo que falei deveria pedir para deixar o CSA porque são eles, e não eu, que querem o mal do clube. Eles se juntaram para tramar a saída do Lino. Desde então, vêm interferindo diretamente no Departamento de Futebol, contratando jogador sem o meu consentimento, como o Eduardo Eré o Luiz Romão – que já foram embora do CSA. Até fiquei sabendo das contratações, mas não tive como impedir. Então, a torcida precisa saber quem faz mal ao clube”, declarou Cícero Eugênio, que garante que não renuncia ao cargo. Mas disse que deixa caso o presidente Jorge VI queira. Vale lembrar que um vice-presidente só deixa o cargo se renunciar ou se o Conselho Deliberativo assim deliberar.

Jorge VI diz que assunto vai ser discutido O JORNAL conversou, por telefone, com o presidente-executivo Jorge VI sobre a cartabomba de Cícero Eugênio. Tentando aparar as arestas, ele disse que não iria tomar providências no calor da discussão, mas afirmou que hoje à noite, às 19h, o tema vai discutido em reunião ordinária que o clube faz

às terças-feiras. Entretanto, ele lamentou a briga e disse que a carta de ontem só mostra a falta de controle emocional da diretoria. “É ruim que tudo isso esteja acontecendo porque o assunto deveria ser resolvido internamente. Os vice-presidentes citados me procuraram para saber

o que fazer, e eu lhes disse que eles têm direito de resposta. Mais do que isso não vou falar porque amanhã (hoje) nos reuniremos e discutiremos o caso”, afirmou Jorge VI que não quis comentar sobre se há clima para Cícero Eugênio permanecer no cargo. “Há quem diga que não há

mais clima. O problema é que eu não posso me aprofundar no assunto, até porque eu, como presidente-executivo, não posso pedir para nenhum diretor deixar o CSA. Isso só acontece se o próprio vice-presidente renunciar ou se o Conselho Deliberativo optar por votar pela saída do diretor”, declarou VI. (L.M)

Reforços já estão chegando ao Mutange Segundo o próprio Cícero Eugênio, a contratação do técnico Edson Ferreira já foi indicação dele e do colaborador Marlon Araújo. Além disso, re-

forços como o volante Bira, exJuazeiro-BA, Nielson, meia, exMetropolitano-SC, Edson Dira, meia, ex-Camaçari-BA, e Anderson, meia, ex-Rio Preto-

SP, são contratações indicadas por Edson Ferreira e trabalhadas por ele o colaborador Marlon Araújo. Eduardo Eré Luiz Romão foram dispensa-

dos. O JORNAL tentou contato com alguns dos vice-presidentes citados, como o jurídico Gustavo Dacal, mas não obteve êxito. (L.M)

MILAGRE Só um milagre vai recolocar CSA e CRB na luta pelo G4. Os dois clubes estão contratando às cegas, já cansaram de trocar de técnicos e, no meio do furacão, é muito difícil retomar o caminho das vitórias. Nas atuais circunstâncias, a fuga da Segunda Divisão já vai ser motivo de comemoração tanto na Pajuçara quanto no Mutange.

TREINOS DO FLA O Flamengo faz hoje pela manhã um trabalho na piscina do Hotel Ritz Lagoa da Anta e, às 19h, treina no Estádio Rei Pelé por 40 minutos. O torcedor que levar 2 kg de alimentos não-perecíveis poderá assistir ao treino do Fla no Trapichão.

FUNDO DO POÇO

MAIS UM

No CSA, a situação é mais complicada do que a do CRB. A diretoria está implodindo, como nos anos em que o clube foi rebaixado, e não há recursos para contratações. Nesse momento, também é muito complicado buscar boas contratações. Os melhores jogadores estão empregados e, para deixar seus times, é preciso ter grana em caixa. Para piorar, o Azulão não pode seduzir ninguém com uma proposta para a temporada. Até agora, o clube só tem garantido em 2011 o Campeonato Alagoano.

Como não dá para trocar facilmente de dirigente, o CSA segue fazendo seu rodízio de treinadores no Campeonato Alagoano. Sábado, Edson Ferreira (exCRB) estreou no Azulão e saiu de Santana com uma derrota, por 1 x 0, gol de Pitolo. O resultado jogou o maior campeão alagoano na zona do rebaixamento, com seis pontos, mesma pontuação do Ipanema, mas com uma vitória a menos. Quem assumiu a liderança do Estadual foi o CorinthiansAL, que atropelou o CSE, no Nelsão, por 4 x 0, e chegou aos 19 pontos.

CURTO-CIRCUITO Sábado à noite, jogando em casa, o Coruripe desbancou o exlíder ASA ao vencer o duelo por 3 x 1 e assumiu o terceiro posto, deixando o Alvinegro na quarta colocação. O Hulk conquistou a sexta vitória na competição e demonstrou força no Estádio Gerson Amaral. O nome do clássico de sábado entre Atlético-MG e Cruzeiro foi Diego Tardelli. O atacante marcou três gols na Raposa e foi fundamental para a segunda vitória seguida do Galo sobre o seu maior rival, por 4 x 3, em Sete Lagoas.

COPA DO BRASIL

Murici e ASA prontos Em crise, CRB faz para desafio nacional mudanças no elenco O Campeonato Alagoano dá uma parada nesse meio de semana e os olhos da comunidade esportiva se voltam para a estreia de Murici e ASA na Copa do Brasil 2011. Campeão e vice-campeão estadual, respectivamente, o time alviverde e a equipe alvinegra jogam amanhã à noite pela competição nacional. Para o ASA, a Copa do Brasil não é novidade: esta será a sétima participação na segunda mais importante disputa no cenário nacional. Já para o Murici, o título de campeão alagoano do ano passado lhe conferiu a oportunidade de, pela primeira vez, sair dos limites alagoanos e tentar ser visto por todo o Brasil. A visibilidade para o time da Zona da Mata vai ser ainda maior porque o adversário do Murici será o Flamengo, com Ronaldinho Gaúcho, às 21h, de amanhã, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Já o ASA vai até a cidade de Horizonte, que fica a 20 minutos da capital Fortaleza-CE, enfrentar o Horizonte, às 20h, no estádio Domingão. Como tem melhorado no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o time de Arapiraca joga pela primeira vez a Copa do Brasil como visitante, o que lhe dá a condição de, caso vença por dois ou mais gols, eliminar o jogo de volta, pela tabela marcado para março. Em Murici, hoje o segundo colocado no Estadual, com 19 pontos, a motivação é enorme. Em torno de 30 ônibus e 500 car-

ros particulares deixarão a cidade para ver a equipe no confronto contra o Rubro-Negro carioca. De acordo com a assessoria de imprensa do clube, a equipe do técnico Gilmar Batista fará um treino no estádio José Gomes da Costa, em Murici, almoça na cidade e, em seguida, viaja para Maceió, onde fará trabalho de reconhecimento do gramado, às 17h, no Trapichão. Logo após, segue para um hotel na capital alagoana e se concentra até a hora da partida de amanhã. Para o jogo contra o Fla, o técnico Gilmar Batista ainda não sabe se irá contar com um dos jogadores mais importantes do elenco, o atacante Alexsandro. Há três rodadas no Estadual, Alexsandro teve um problema muscular e ainda não está totalmente recuperado para jogar. Ele foi poupado no domingo, quando o Murici venceu o CRB, por 2x1, mas só deve saber se joga amanhã. “O Alexsandro está sendo submetido a testes físicos e ainda não sabemos se ele vai poder jogar contra o Flamengo. Sabemos da importância dele para o grupo, e esperamos que ele tenha condição de atuar”, declarou o técnico Gilmar Batista. Já no ASA, o técnico Vica não terá problemas para escalar sua equipe no jogo contra o Horizonte, pelo menos em relação ao time que atuou nas duas últimas partidas no Estadual. (L.M)

Nem a oitava posição, com 8 pontos, e a sequência de seis jogos sem vencer no Campeonato Alagoano fazem a diretoria do CRB tentar trabalhar com profissionalismo. Após a derrota para o Murici, por 2x1, no último domingo, a diretoria anunciou a contratação do zagueiro Bilica, do Sertãozinho-SP, do atacante Leo, que teve passagens pelo futebol catarinense e, mais uma vez, do goleiro Rodrigo Carvalho, ligado ao Náutico-PE. Rodrigo foi anunciado na semana passada, mas acabou não resolvendo problemas com o clube pernambucano, o que provocou a desistência do CRB. Ontem, o diretor de futebol, Ednilton Lins, disse, em entrevista a O JORNAL, que dos três jogadores anunciados no domingo, somente o zagueiro Bilica pode ser confirmado como jogador do CRB, isso porque o goleiro Rodrigo Carvalho, novamente, não acertou problemas de liberação com o Náutico, e não vem mais. O atacante Leo também não está certo com o clube praiano, mas não pode ser confirmado como reforço. Já o atacante Serginho Baiano pediu para ir embo-

ra. Segundo Lins, o jogador é o terceiro ligado ao empresário Alex Fabiano que deixa o CRB. Outros foram os meias Alan e Marquinhos Alagoano. De acordo com o dirigente, Serginho alegou problemas particulares para sair do clube. Ao final do jogo contra o Murici, Serginho chegou a trocar agressões físicas com atletas adversários e menosprezou o atual campeão alagoano. “Isso é time de m...”, bradou. Mesmo com o perigo do rebaixamento que ronda o CRB, o diretor de futebol disse que desespero é uma palavra que não faz parte do dicionário dele e não pode ser pronunciada dentro do clube. “Não há nada de desespero por aqui. Essa palavra não consta do meu dicionário. O time feito não acertou e estamos, agora, tentando arrumar a casa, e sei que vamos conseguir. Vamos nos preparar para o returno da primeira fase e temos condições para nos reerguer e ainda lutar por uma vaga entre os quatro que vão passar à segunda fase. Rebaixamento nem passa pela minha cabeça”, disse Ednilton Lins. (L.M)

CMYK


Esportes

O JORNAL JORNA L A13

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: esportes@ojornal-al.com.br

Flamengo não deve poupar seus astros O clássico diante do Bo- do. O que o comandante tafogo, que apontará um dos rubro-negro deseja é que o semifinalistas da Taça Gua- time vença o Murici por dois nabara, não vai fazer o técni- gols de diferença para elimico Vanderlei Luxemburgo nar a partida de volta. poupar jogadores no confronPara encarar o time alagoato de amanhã, contra o no, o técnico do Flamengo Murici, em Maceió, na estreia ainda não decidiu se mantém do Flamengo na Copa do Ronaldo Angelim na lateralBrasil. esquerda ou se promove a enAlém da pretrada de Renato sença dos astros Abreu, que não Ronaldinho enfrentou o ReGaúcho e Thiago sende porque esNeves em Alatava pendurado goas ser fundacom dois cartões mental para o amarelos. projeto de markeEssa decisão ting montado pela o treinador só diretoria, o técnivai tomar na caco Luxemburgo apital alagoana. O credita que os certo é que Egídois jogadores Ronaldinho deve jogar dio, o único esprecisam jogar pecialista da posimuitas vezes juntos ção, está cada vez para adquirir entrosamento. mais longe do time já que Ele justificou a má atuação Luxa prefere recorrer à imdos dois na vitória sobre o provisações. Resende, obtida no último final de semana, pelo desenBOTAFOGO - Apesar do trosamento. “Eles precisam confronto em Maceió, Vanse conhecer melhor, se acos- derlei já começa a pensar tumar um com o outro”, al- como armar a equipe para a finetou. partida contra o Botafogo Vanderlei, inclusive, deci- pela semifinal da Taça Guadiu ignorar o pedido do nabara. Ele sabe que o Bomeia Thiago Neves, o único tafogo costuma entrar com a solicitar uma ‘folga’, ale- dois atacantes e ainda não degando desgaste pelo excesso finiu se vai enfrentá-los com de jogos. O treinador disse dois ou três zagueiros. “Resque o pequeno número de peito o Joel (Santana) e o partidas disputadas na atual Botafogo, mas estamos pretemporada não justifica que parados para enfrentá-los”, qualquer atleta seja poupa- observou.

O tempo venceu Ronaldo não resiste ao desgaste e às dores e oficializa o fim de sua carreira SÃO PAULO - Ronaldo Luís Nazário de Lima finalmente deu ouvidos às suas dores - desde seus primeiros problemas no Corinthians, o atacante avisava que seu corpo clamava pela aposentadoria. Aos 34 anos, o Fenômeno que foi bicampeão mundial pela seleção brasileira, em 1994 e em 2002, anunciou a sua despedida do futebol no início da tarde de ontem. Ao lado dos filhos Ronald e Alex e de Andrés Sanchez, presidente do clube, Ronaldo hesitou antes de iniciar a entrevista. Ele deu boa tarde aos presentes duas vezes, riu nervosamente e ajeitou o microfone antes de começar o discurso que marcou o final de sua trajetória como atleta. “Fiz uma cola tremenda, mas não vou conseguir falar nada”, iniciou Ronaldo, claramente emocionado. “Estou encerrando minha carreira de jogador profissional e quero dizer que foi lindo, maravilhoso e emocionante. Tive muitas derrotas e infinitas vitórias. Fiz muitos amigos e não me lembro de ter feito inimigos”, completou. A entrevista reuniu centenas de jornalistas no CT Joaquim Grava, enquanto alguns torcedores esperavam para tietar o astro do lado de fora. Há cerca de 10 dias, o mesmo local recebeu um grupo de manifestantes furiosos com as atuações do atacante após a derrota para o colombiano Tolima, na préLibertadores. Ronaldo começou a cogitar a sua aposentadoria a partir de então - inicialmente, o jogador havia previsto o término da carreira para o final do ano. Resolveu manter o planejamento para não dar “gostinho” aos torcedores “financiados por terroristas ligados ao clube”, porém não conseguiu vencer a batalha para entrar em forma e voltar a ser útil ao Corinthians. A passagem de Ronaldo pelo Parque São Jorge atingiu o seu auge em 2009, pouco após a bombástica contratação feita pelo presidente Andrés Sanchez, quando o jogador foi destaque nos títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil. O Fenômeno ainda alavancou o marketing corintiano, embora não tenha conseguido repetir as boas atuações. Marcou 35 gols (tinha a meta de fazer

O atacante Ronaldo se emocionou durante a coletiva de ontem

30 por temporada) em 69 jogos disputados pelo clube, em pouco mais de dois anos. Revelado pelo Cruzeiro, Ronaldo se destacou também no PSV, da Holanda, no Barcelona e no Real Madrid, da Espanha, e na Internazionale e no Milan, da Itália. O astro era

torcedor do Flamengo na infância, mas entrou em atrito com o clube do coração ao acertar transferência para o Corinthians. Agora na condição de exjogador, Ronaldo passará a atuar na empresa de marketing esportivo e agenciamento

de carreiras que abriu. Um dos seus clientes é o lutador Anderson Silva. Por sua vez, o Corinthians já tem um novo camisa 9: Liedson, de 33 anos, que reestreou com dois gols na vitória sobre o Ituano e passou em branco no empate com o Paulista.

Fenômeno é homenageado pelo Planeta Bola Mano vai comandar a seleção nas Olimpíadas Com a taça do Sul-Americano Sub-20 conquistada pela seleção brasileira na bagagem, o técnico Ney Franco, o atacante Diego Maurício e o lateral-direito Rafael Galhardo desembarcaram na tarde de ontem no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. A maioria dos jogadores ficou em São Paulo. De lá alguns voltaram para os es-

tados de origem. Mesmo tendo comandado com sucesso o Brasil no torneio que serviu como pré-olímpico, Ney Franco rechaça a possibilidade de estar à frente da Seleção na busca pela medalha de ouro, em Londres-2012. "Este é um assunto bem conversado e definido. O trabalho em Londres será do Mano Menezes", pontuou o treinador.

A despedida de Ronaldo dos gramados ganhou destaque na imprensa internacional na noite de domingo. Sites de vários países publicaram a decisão do Fenômeno de pendurar as chuteiras, o que foi anunciado oficialmente ontem pelo craque. Por causa do sucesso recente de Cristiano Ronaldo, algumas páginas chamavam

o camisa 9 do Corinthians de "Ronaldo brasileiro". Na Itália, onde o Fenômeno foi ídolo de Inter de Milão e Milan, o jornal "La Repubblica" afirma que Ronaldo deu adeus ao futebol. O site do diário cita as declarações do craque de que não "aguenta mais". Em Portugal, o "Record" lembra que o atacante estreou há 18

anos pelo Cruzeiro. Para diferenciá-lo do ídolo português Cristiano, o site chama o brasileiro de "Ronaldo Fenômeno". Na Espanha, que viu o craque com as camisas de Barcelona e Real Madrid, o "As", de Madri, diz que a aposentadoria de Ronaldo foi motivada pela eliminação do Corinthians na Liber-

Polêmica sobre hipotireoidismo A revelação de Ronaldo de que sofre de hipotireoidismo pode ter surpreendido a quem o criticava pela forma física. A doença dificulta a perda de peso. No entanto, uma outra informação dada pelo jogador em sua entrevista coletiva para falar sobre a aposentadoria causou espanto no responsável pela área de controle de doping do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e membro-fundador da Agência Mundial Antidoping (Wada), Dr. Eduardo De Rose. O Fenômeno alegou que não podia fazer o tratamento por causa do doping. Mas segundo o médico, o hormônio Levotiroxina, presente no remédio de controle do distúr-

bio, não consta na lista de substâncias proibidas da entidade internacional. “Que eu me lembre, esse hormônio nunca esteve na lista. E outra coisa, qualquer medicamento pode ser usado por qualquer atleta, caso seja indicado por um profissional de medicina e aprovado pela Federação Internacional. Ele poderia ter tomado o remédio, sim, se tivesse avisado”, afirmou Dr. De Rose. De fato, o hormônio não consta na lista de substâncias proibidas atualizada pela Agência Mundial em janeiro de 2011. Documento que está disponível no site da entidade e do Comitê Olímpico Brasileiro.

O hipotireoidismo é uma doença ocasionada pela diminuição de função da tireóide, principal glândula que regula o metabolismo. A falta de tratamento ocasiona falha na oxigenação dos músculos, o que leva a um esforço demasiado, que, consequentemente, pode ser o responsável por inúmeras lesões. “O músculo fica mais vulnerável. É obrigado a trabalhar muito mais do que precisava. Para um atleta, principalmente, isso pode ser o principal motivo de uma sequência de lesões. Ele não tem uma normalização metabólica se não tomar o hormônio”, afirma o endocrinologista Ronaldo dos Reis Carvalho.

tadores. Até nos Estados Unidos, que não costumam dar muito espaço ao futebol, há interesse no futuro do brasileiro. O site da revista "Sports Illustrated" publicou que o Fenômeno vai parar de jogar e um panorama da crise de relacionamento do jogador com a torcida do Corinthians após o fracasso na Libertadores.

Motivos do excesso de peso Na coletiva, o Fenômeno também afirmou que “muitos devem estar arrependidos por terem feito chacota sobre seu peso”, logo após revelar que tem hipotireoidismo. De acordo com o Dr. Dos Reis Carvalho, a falta do hormônio realmente leva a uma “extrema dificuldade” de perda de peso. “Ele não vai acumular gordura por causa da doença, mas vai ter muito problema para emagrecer, uma vez que tenha engordado”, garantiu.

CMYK


Esportes

O JORNAL JORNA L

A14

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: esportes@ojornal-al.com.br

Show de resultados CAMPEONATO ALAGOANO

CAMPEONATO ALEMÃO

CAMPEONATO PAULISTA

PRIMEIRA FASE / ª RODADA

Fase única / 22ª rodada

PRIMEIRA FASE / 8ª RODADA

Domingo CRB 0 x 2 Murici Sport Santo Antônio 3 x 1 Santa Rita

Domingo Werder Bremen 1 x 1 Hannover Colônia 4 x 2 Mainz

Domingo Paulista 0 x 0 Corinthians Portuguesa 2 x 3 São Paulo Mirassol 3 x 1 São Caetano São Bernardo 0 x 1 Ponte Preta Bragantino 2 x 1 Ituano Oeste 1 x 1 Mogi Mirim

Sábado Ipanema 1 x 0 CSA Corinthians-AL 4 x 0 CSE Coruripe 3 x 1 ASA Pos. Time 1 Corinthians 2 Murici 3 Coruripe 4 ASA 5 CSE 6 Sport 7 CRB 8 Ipanema 9 CSA 10 Santa Rita

PG 19 19 18 18 14 13 8 6 6 6

J 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9

V 6 6 6 5 4 4 2 3 2 1

D 2 2 3 3 3 4 5 6 7 5

E 1 1 0 0 2 1 2 0 0 3

GP 18 11 17 13 13 15 11 8 8 14

GC 8 5 11 6 14 18 15 17 16 19

Sábado Bayern de Munique 4 x 0 Hoffenheim Schalke 04 1 x 0 Freiburg Stuttgart 1 x 4 Nuremberg Wolfsburg 0 x 1 Hamburgo Eintracht Frankfurt 0 x 3 Bayer Leverkusen Kaiserslautern 1 x 1 Borussia Dortmund St. Pauli 3 x 1 Borussia M gladbach

SG 10 6 6 5 -1 -3 -4 -9 -8 -5

Sábado Palmeiras 1 x 0 Americana Linense 0 x 1 Grêmio Prudente Botafogo-SP 2 x 0 Santo André

CAMPEONATO ESPANHOL Fase única / 23ª rodada Domingo Hércules 2 x 1 Zaragoza Málaga 2 x 2 Getafe La Coruña 1 x 0 Villarreal Levante 1 x 0 Almería Espanyol 0 x 1 Real Madrid Real Sociedad 1 x 0 Osasuna

Sábado 15h - Murici x CRB Domingo 15h15 - Santa Rita x Sport Atalaia 16h - CSA x Ipanema 16h - ASA x Coruripe-AL 16h - CSE x Corinthians-AL

Sábado Sporting de Gijón 1 x 1 Barcelona Atlético de Madri 1 x 2 Valencia Racing Santander 3 x 2 Sevilla

SUL-AMERICANO SUB-20 HEXAGONAL FINAL / SÁBADO Uruguai 0 x 6 Brasil Colômbia 0 x 2 Argentina Equador 1 x 0 Chile 1° 2° 3° 4° 5° 6° 7° 8° 9° 10° 11° 12° 13° 14° 15° 16° 17° 18° 19° 20°

Barcelona Real Madrid Valencia Villarreal Athletic Bilbao Espanyol Getafe Sevilla Real Sociedad Atlético Madrid Mallorca Hércules Racing Santander D.La Coruña Levante Sporting Gijón Zaragoza Osasuna Almería Málaga

P 62 57 47 45 38 37 31 31 31 30 28 25 25 25 24 23 23 22 20 19

J 23 23 23 23 22 23 23 23 23 23 22 23 23 23 23 23 23 23 23 23

V 20 18 14 14 12 12 9 9 10 9 8 7 6 6 7 5 5 5 4 5

E 2 3 5 3 2 1 4 4 1 3 4 4 7 7 3 8 8 7 8 4

D 1 2 4 6 8 10 10 10 12 11 10 12 10 10 13 10 10 11 11 14

GP 71 53 38 41 37 30 35 35 34 32 24 24 20 20 24 23 22 21 23 30

GC 12 19 25 23 31 31 37 38 37 31 30 37 33 34 34 31 36 30 39 49

SG 59 34 13 18 6 -1 -2 -3 -3 1 -6 -13 -13 -14 -10 -8 -14 -9 -16 -19

Atualizada antes do jogo de ontem

CAMPEONATO INGLÊS

1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º 15º 16º 17º 18º 19º 20º

Equipe Palmeiras Santos Mirassol São Paulo Americana Corinthians Bragantino Ponte Preta Oeste Portuguesa Botafogo-SP Paulista Mogi Mirim São Caetano Ituano Noroeste Linense Santo André G.Prudente São Bernardo

PG 19 18 16 15 13 13 12 12 11 10 10 9 8 8 8 8 6 6 5 5

J 8 8 8 8 8 7 8 8 8 8 8 8 7 8 8 8 8 8 8 8

V 6 5 5 5 4 3 3 3 3 3 2 2 2 2 2 1 1 0 1 1

E 1 3 1 0 1 4 3 3 2 1 4 3 2 2 2 5 3 6 2 2

D 1 0 2 3 3 0 2 2 3 4 2 3 3 4 4 2 4 2 5 5

GP 12 21 10 16 13 11 12 9 8 11 9 9 8 7 10 12 12 8 10 6

GC 3 9 8 12 9 4 9 8 5 14 8 11 10 12 16 15 18 11 17 15

SG 9 12 2 4 4 7 3 1 3 -3 1 -2 -2 -5 -6 -3 -6 -3 -7 -9

% 79% 75% 67% 63% 54% 62% 50% 50% 46% 42% 42% 38% 38% 33% 33% 33% 25% 25% 21% 21%

GP 10 7 7 7 6 4 6 5 3 2 1 2

GC 5 2 2 4 3 2 8 7 6 6 6 9

SG % 5 100% 5 78% 5 67% 3 67% 3 56% 2 44% -2 44% -2 44% -3 11% -4 11% -5 11% -7 11%

CAMPEONATO MINEIRO PRIMEIRA FASE / 3ª RODADA Domingo Funorte 0 x 3 Villa Nova-MG América-MG 4 x 1 Ipatinga-MG Guarani-MG 1 x 2 Uberaba Sábado Cruzeiro 3 x 4 Atlético-MG América-T.O. 1 x 1 Caldense-MG Tupi 4 x 3 EC Democrata 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º

Equipe Atlético-MG América-MG Guarani-MG Cruzeiro América-TO Villa Nova-MG Tupi Uberaba Democrata Funorte Caldense Ipatinga

PG 9 7 6 6 5 4 4 4 1 1 1 1

J 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3

V 3 2 2 2 1 1 1 1 0 0 0 0

E 0 1 0 0 2 1 1 1 1 1 1 1

D 0 0 1 1 0 1 1 1 2 2 2 2

FASE ÚNICA / 27ª RODADA

1 2 3 4 5 6

Time 12 10 9 8 3 1

Brasil Uruguai Argentina Equador Chile Colômbia

PG 5 5 5 5 5 5

J 4 3 3 2 1 0

V 0 1 0 2 0 1

E 1 1 2 1 4 4

D 15 4 7 3 6 1

GP 3 7 5 2 11 8

CAMPEONATO ITALIANO Domingo Bari 0 x 0 Genoa Brescia 0 x 2 Lazio Cagliari 4 x 1 Chievo Verona Catania 3 x 2 Lecce Cesena 0 x 3 Udinese Juventus 1 x 0 Internazionale Palermo 2 x 4 Fiorentina Sampdoria 3 x 1 Bologna Sábado 25ª rodada Milan 4 x 0 Parma Roma 0 x 2 Napoli

1° 2° 3° 4° 5° 6° 7° 8° 9° 10° 11° 12° 13° 14° 15° 16° 17° 18° 19° 20°

Milan Napoli Lazio Internazionale Udinese Juventus Palermo Roma Cagliari Fiorentina Bologna Chievo Sampdoria Genoa Parma Catania Lecce Brescia Cesena Bari

P 52 49 45 44 43 41 40 39 35 32 32 31 30 29 26 26 24 22 21 15

J 25 25 25 24 25 25 25 24 25 24 24 25 24 24 25 25 25 25 25 25

V 15 15 13 13 13 11 12 11 10 8 8 7 7 7 6 6 6 6 5 3

E 7 4 6 5 4 8 4 6 5 8 8 10 9 8 8 8 6 4 6 6

D 3 6 6 6 8 6 9 7 10 8 8 8 8 9 11 11 13 15 14 16

GP 44 40 32 44 42 41 44 35 32 27 26 27 23 19 23 22 26 20 17 14

GC 19 22 22 28 30 30 35 32 27 26 33 27 26 22 34 33 46 33 34 39

SG 25 18 10 16 12 11 9 3 5 1 -7 0 -3 -3 -11 -11 -20 -13 -17 -25

Taça Piratini Domingo Novo Hamburgo 2 x 0 Grêmio Internacional 3 x 2 Pelotas Caxias 1 x 0 Porto Alegre Lajeadense 0 x 0 Juventude São Luiz 1 x 2 Cruzeiro-RS Ypiranga-RS 4 x 2 Veranópolis Universidade 2 x 2 Inter de Santa Maria São José-RS 5 x 0 Santa Cruz-RS

Sábado Arsenal 2 x 0 Wolverhampton Birmingham 1 x 0 Stoke City Blackburn Rovers 0 x 0 Newcastle United Blackpool 1 x 1 Aston Villa Liverpool 1 x 1 Wigan Manchester United 2 x 1 Manchester City Sunderland 1 x 2 Tottenham West Bromwich Albion 3 x 3 West Ham

GC SG 12 -3 2 1 -5 -7

FASE ÚNICA / 25ª RODADA

CAMPEONATO GAÚCHO

Domingo Bolton 2 x 0 Everton

Lucas marcou três gols na vitória do Brasil por 6 x 0 sobre o Uruguai

1° 2° 3° 4° 5° 6° 7° 8° 9° 10° 11° 12° 13° 14° 15° 16° 17° 18° 19° 20°

P Manchester United 57 Arsenal 53 Manchester City 49 Tottenham 47 Chelsea 44 Liverpool 39 Sunderland 37 Bolton 36 Stoke City 33 Newcastle 32 Blackburn 32 Fulham 30 Everton 30 Birmingham 30 Aston Villa 30 Blackpool 29 West Bromwich 27 Wigan 27 West Ham 25 Wolverhampton 24

J 26 26 27 26 25 27 27 27 26 26 27 26 26 25 27 26 26 27 27 26

V 16 16 14 13 13 11 9 9 10 8 9 6 6 6 7 8 7 5 5 7

E 9 5 7 8 5 6 10 9 3 8 5 12 12 12 9 5 6 12 10 3

D 1 5 6 5 7 10 8 9 13 10 13 8 8 7 11 13 13 10 12 16

GP 57 56 43 37 46 35 33 38 31 40 33 28 33 25 31 39 34 27 30 26

CAMPEONATO PORTUGUÊS FASE ÚNICA / 19ª RODADA Domingo Paços Ferreira 1 x 0 Marítimo Benfica 3 x 0 Vitória de Guimarães Naval 3 x 1 Acadêmica Braga 0 x 2 Porto Rio Ave 2 x 0 Portimonense Sábado Nacional da Madeira 0 x 1 União Leiria Olhanense 2 x 2 Sporting

GC 25 27 24 28 22 32 33 37 33 38 42 28 36 33 46 50 51 44 48 45

SG 32 29 19 9 24 3 0 1 -2 2 -9 0 -3 -8 -15 -11 -17 -17 -18 -19

CAMPEONATO ESTADUAL DO RIO Taça Guanabara Grupo A / Domingo Flamengo 1 x 0 Resende Nova Iguaçu 3 x 5 Boavista-RJ Americano-RJ 2 x 1 Volta Redonda Grupo B Madureira 0 x 1 Fluminense Olaria 1 x 0 Bangu Cabofriense 2 x 0 Duque de Caxias Botafogo 1 x 1 Macaé Grupo A / Sábado América-RJ 0 x 9 Vasco

CAMPEONATO PERNAMBUCANO Primeira fase / 11ª rodada Domingo Sport 1 x 1 Náutico América-PE 2 x 1 Araripina Petrolina 2 x 2 Porto-PE Cabense 2 x 2 Santa Cruz-PE Central 3 x 1 Vitória-PE Salgueiro 0 x 2 Ypiranga-PE

CAMPEONATO BAIANO Primeira fase / Domingo Fluminense-BA 0 x 1 Bahia de Feira Serrano 1 x 0 Colo-Colo-BA Ipitanga 2 x 1 Juazeiro Vitória 3 x 1 Atlético-BA Camaçari 3 x 2 Bahia Sábado Feirense 1 x 0 Vitória da Conquista

CMYK


O JORNAL

Classificados

A15

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: reservas@ojornal-al.com.br

APTO. VENDA CRUZ DAS ALMAS REF: 067 – OPORTUNIDADE ÍMPAR! CRUZ DAS ALMAS – Apartamento com 03 Quartos, sendo 1 suíte, 1 vaga de garagem, 68,4m2 de tranqüilidade. Por esse valor é todo seu! R$ 185.000,00 TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 007 – CRUZ DAS ALMAS - Conj. Res. Pedras do Atlantico 03 quartos sendo 01 reversível, 01 sala de estar/jantar, 02 banheiros, 01 cozinha, 01 área de serviço e 01 circulação. Área: 68,40m2 , 01 vaga de garagem. R$ 175.000,00 - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343

CAMBONA REF: 044 - CAMBONA - RESIDENCIAL VALE DO SOL - Edf. Eucalipto 59,54m² - Sala, varanda, 02 quartos, WC social, circulação cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada, R$ 95.000,00. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

FAROL REF: 063 – FAROL – MKN - Aptº c/ 80,68m2 Sala de estar/ jantar, 3 quartos sociais sendo 1 suíte, varanda, cozinha com armários, área de serviço, DCE completa. 1 Vaga. E só custa isso! R$ 140.000,00 - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 079 - EDIFÍCIO JADE – FAROL - Aptº com 03 quartos sendo 01 suíte, varanda, sala para 2 ambientes, cozinha/apoio, WC social, hall de circulação - área 81,75m2 - R$ 167.000,00 . TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 066 - FAROL -Apartamento com 3 Quartos, sendo 1 suíte, área de 89,05m2, varanda, sala para 2 ambientes, cozinha de apoio, WC social, hall de circulação.Vem! R$ 155.000,00 - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 039 – FAROL – ESSA COBERTURA É SHOW DE BOLA! Com 178m2. 3 quartos sendo 2 suítes, 3 salas, WC social, Dependência de empregada, cozinha, área de serviço. Cobertura espetacular com vista para toda Maceió. Aptº super ventilado! Nos 15º e 16º andares, 01 Vaga de garagem, mas podendo ser utilizada outra. Próximo do Hospital da Unimed e do Colégio Marista. R$ 250.000,00 - IMPERDÍVEL! Cond. R$ 290,00 - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE

REF: 078 – EDF. ERICH FROM NO MELHOR DO FAROL – O Apartamento é muito bom! A vista nem se fala! 161,09m² de área, no 15º andar- Sala de estar/jantar, varanda, 03 quartos sendo 01 suíte, wc social, área de serviço cozinha, quarto e wc para empregada. Comprou, morou! R$ 400.000,00. Que conhecer? A gente mostra pra você! TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 096 - FAROL – sala p/ 2 ambientes com varanda, 03 quartos sendo 1 suíte com varanda e closet, WC social, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada. Prédio com piscina panorâmica, play ground, salão de festas, gerador, antena parabólica, central de gás, 1 vaga da garagem. R$ 255 mil. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 012 - EDIFÍCIO RUBI – GRUTA- Área: 103,5m2 - Varanda, sala para 2 ambientes, 03 quartos (sendo 1 suíte), mais 1 suíte reversível, cozinha, WC social, área de serviço, quarto reversível de serviço (com opção do 4º quarto). 1 vaga de garagem. R$ 198.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

REF: 031 - FAROL - 81,75M2 - Rua Eurico Aciole Wanderley, Aptº com 03 quartos sendo 01 suíte, varanda, sala para 2 ambientes, cozinha/apoio, WC social, hall de circulação. Valor: R$ 165.000,00. TR 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 021 – ED. ESTRELA DO MAR – Nascente, andar alto Jatiúca - Sala de estar e jantar com varanda, circulação interna, 02 suítes, w.c. social, quarto social, cozinha, despensa, área de serviço. Area: 85,95m² 01 vaga de garagem. R$ 210.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 018 - FAROL - EDIFÍCIO JADE – 81,75m2 de área - 03 quartos sendo 01 suíte, varanda, sala para 2 ambientes, cozinha/apoio, WC social, hall de circulação, 1 vaga de garagem. R$ 155.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 019 - FAROL – ALEXANDRE II - vizinho a UNIMED, sala com varanda, 03 quarto com armários, sendo 01 reversível, cozinha, área serviço, WC social. 01 vaga. Pertinho de tudo, mais ainda de você! Prédio com gerador, 02 elevadores. R$ 160 mil. TR 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0130 - FAROL - EDF. PHOENIX. DE FRENTE! – Aptº com 116m². - 3 quartos, sendo 1 suíte, varanda, sala de estar/jantar, wc social, dependência completa de empregada, 2 vagas de garagem, R$ 350.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

FEITOSA REF: 0149 – FEITOSA - RESIDENCIAL SHANGRILÁ IV Sala de estar/jantar, 03 quartos, sendo 01 suíte reversível, circulação, cozinha/área de serviço, WC social, varanda, 01 vaga de garagem. Condomínio fechado, com todas as áreas calçadas e ajardinadas; instalação de gás em todos os apartamentos; Antena coletiva; Salão de Festas; Sauna; Depósito; Banheiro masculino/feminino; Bar; Piscina adulto/infantil; Sala Ginástica. R$ 120.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE

REF: 0145 – EDIFÍCIO SAN RAFAEL – TÉRREO - Mangabeiras: Apartamento com 03 quartos, 1 Vaga de garagem, Área: 73,97m2 , varanda, sala de estar/jantar, 2 quartos sociais, 1 quarto reversível, 1 WC social, cozinha, WC de serviços, área de serviço e circulação. Valor: R$ 142.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

GRUTA REF: 009 - EDIFÍCIO SAFIRA – GRUTA- Área: 103,5m2 - Varanda, sala para 2 ambientes, 03 quartos sendo 1 suíte, mais 1 suíte reversível, cozinha, WC social, área de serviço, quarto reversível de serviço (com opção do 4º quarto). 01 Vaga de garagem. R$ 198.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

OUTROS BAIRROS REF: 0134 – PINTANGUINHA – Pra Você que gosta do que é bom! 1º andar em construção. jardim, terraço, mesanino, gabinete, 3 quartos sendo 2 suítes, sala de estar, sala de jantar, wc social, despensa, dependência completa de empregada, garagem p/ 2 carros. Apenas R$ 345.000,00 – Também aceitamos carro! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

JATIÚCA

REF: 0116 - EDIFÍCIO RESIDENCIAL ARTEMÍSIA Apartamento com 3 quartos, sendo 1 suíte, sala de estar e jantar, circulação, WC social, cozinha, WC de serviço e varanda, 1 Vaga de garagem: Área: 72,73m2 Valor: R$ 84.000,00. Cond. R$ 85,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 065 – ÁREA DE 98,4M² Apartº no Stella Maris com 03 Quartos, sendo 1 suíte, 1 quarto reversível, varanda, sala para 2 ambientes, cozinha, WC social, área de serviço, WC de serviço, 2 Vagas de garagem. R$ 189.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0138 - JATIÚCA - ED. DONY COUTINHO - Sala de estar/jantar, varanda, circulação interna, 04 suítes sendo 01 master, lavabo, cozinha com área de serviço e quarto de empregada com banheiro. Completo de armários em 03 quartos sociais, na cozinha e nos banheiros sociais. TODO REFORMADO. 247,53m² vagas de garagem. R$ 1.100.000,00 TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 064 - JATIÚCA– Próximo a Churrascaria Panta’s. Aptº c/ 3 quartos sociais com armários, sala de estar/jantar, área de 82,39m2, 01 WC social, cozinha, área de serviço, quarto e WC de empregada. Todo no armário embutido, com 2 varandas, todo reformado, 2 Vagas. Apenas R$ 150.000,00. Pode ser totalmente financiado pela CEF. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 0124 – STELLA MARIS – Edf. Santiago de Compostella – 120m², de frente, 3º andar, 03 quartos, sendo 01suíte, varanda, cozinha, WC social, 2 vagas de garagem. R$ 350 mil. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 023 – ED. GENTILLE BELLINI - JATIÚCA- Sala de estar/jantar com varanda, 04 suítes, sendo uma suíte master com closet, copa/cozinha com área de serviço e despensa, quarto e banheiro para empregada; Área: 252,07m2 - 04 vagas de garagem. R$ 1.400.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 071 - STELLAMARIS - ED. JOSÉ GUILHERME - Área 88,66m², varanda, uma suíte, dois quartos, sala, cozinha, banheiro social, dependência de empregada e área de serviço. R$ 260.000,00 - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343 REF: 0137 - JATIÚCA - ED. SAINT DENIS -Apartamento com varanda, 01 sala de estar/jantar, circulação interna, 03 quartos sendo 01 suíte, 01 wc social, cozinha, despensa, área de serviço e quarto e banheiro de empregada: 91,85m², 02 vagas de garagem. R$ 270.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0107 – NOVO! NOVO! NOVO!! - 162M² - R$ 645.000,00 – Jatiúca. O Aptº: Sala de estar e jantar com varanda, 04 suítes, sendo 2 máster com closet e 2 com WC reversível, lavabo, cozinha, despensa, área de serviço, dependência completa de empregada, WC social.O Prédio: subsolo, pilotis, mezanino com salão de festa, bar, salão de jogos, salão de ginástica, piscina com deck, gerador, 02 vagas na garagem. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE

REF: 040 – EDF. SARAJEGO MURILÓPOLIS - Varanda, sala de estar/jantar, 03 quartos 01 suíte, wc social, cozinha, área serviço e 01 vaga de garagem. Área: 84,00m². R$ 130.000,00 Condomínio: R$ 150,00. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343

REF: 0152 – STELLA MARIS Edfº Palmeira Imperial - Apt° com 87,83m² - Sala de estar/jantar c/varanda, 03 quartos, sendo 01 suíte c/ closed e 02 suítes opcionais, cozinha, área de serviço, dependência de empregada – R$ 260.000,00 - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 001 - JATIÚCA – VENDO/TROCO apto c/ Sala p/ 2 ambientes, com varanda, 4 quartos sendo 02 suítes, WC social, Cozinha, área de serviço, DCE, 02 vagas de garagem. Área 120m². R$ 400 mil. Aceito: imóvel menor valor e carro. Financio. Tr. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 002 – ED. ARUBA– JATIÚCA - 03 quartos, sendo 01 suíte e 01 reversível, wc social, sala de estar/jantar, varanda, cozinha, área de serviço e wc de empregada, 02 vagas de garagem. 79,12m² R$ 240.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 006 – STELLAMARIS - ED. VICENZA – Nascente – quarto e sala, varanda, cozinha. WC social, R$ 150.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 083- UMA VERDADEIRA PINTURA! EDF. PIET MONDRIAN – 6º andar – nascente Área: 84,22m² na Jatiúca - sala de estar/jantar, varanda, 02 quartos suítes + 01 quarto reversível, wc social, cozinha área de serviço, WC de serviço, 02 vagas de garagem p/veículo de porte médio. Aproveite! R$ 235.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 080 - STELLAMARIS - EDIFÍCIO ÁGATA – NOVO! Área de 93,05m2, 3 Quartos, sendo 1 suíte, sala em “L”, cozinha, WC social, WC de serviço, dependência de empregada, 1 Vaga de garagem. R$ 295.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0151 – STELLA MARIS ED. MAISON SAINT TROPEZ Apt° com varanda, sala de estar/jantar, 03 quartos sendo todos suítes, lavabo, cozinha e dependência de empregada. R$ 410.000,00 - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 0144 – JATIÚCA 98,4M2 ÁREA - EDIFÍCIO DIAMANTE Apartamento com 4 quartos:, sendo 1 suíte, 1 Vaga de garagem, varanda, sala para 2 ambientes, 2 quartos sociais, 1 quarto suíte, 1 quarto reversível, cozinha, WC social, área de serviço, WC serviço. Valor: R$ 196.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 027 – STELLA MARIS EDF. GIVERNY – Uma graça de apartamento - Sala de estar/jantar com varanda, 02 quartos sendo 1 suíte, WC social, copa/cozinha com área de serviço e despensa. Completo de armários; Área: 79m2 - 01 vaga de garagem. R$ 200.000,00 – Cond. R$ 350,00 incluso gás e água. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 037 – STELLA MARIS – BDB -Andar alto, de frente. 115m². Sala com varanda, 03 quartos, sendo 1 suíte + DCE, cozinha, 02 vagas de garagem, R$ 300.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

MANGABEIRAS REF: 045 - MANGABEIRAS - ED. SAVOY - Área 60m², uma suíte, um quarto social, banheiro social, sala, cozinha e área de serviço. R$ 140.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 0146 – MANGABEIRAS EDIFÍCIO NAUTILUS Apartamento com 1 quarto: 1 vagas de garagem Área: 48,54m2, sala estar, varanda, WC social, kit cozinha. Valor: R$ 155.000 TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 0102 – EDF. MONTNIMES - Varanda, sala de estar e jantar,03 quartos, sendo 01 suíte, wcb, cozinha e área de serviço, com 02 vagas de garagem independentes. Preço: R$ 250.000,00 Condomínio: R$ 280,00. Próximo ao Colégio INEI - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

PONTA VERDE REF: 076 - APTº NA PONTA VERDE, na rua do Restaurante Manjericão. Sala de estar/jantar, 02 quartos, sendo 01 suíte, cozinha, serviço e 01 vaga de garagem. Condomínio: R$ 250,00. Área 63,95m². O Preço é de ocasião: R$ 210.000,00, e a forma de Pagamento: a gente combinar! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 034 - PONTA VERDE – RZ - Sen. Rui Palmeira. 120m². Andar alto. Sala de estar/jantar, varanda, 03 suítes, cozinha, Wc social, copa/cozinha, área de serviço, despensa e dependência completa de empregada. 02 vagas de garagem. Prédio com salão de festas, guarita de segurança. Aceita financiamento pela Caixa Econômica Federal. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343 REF: 061 – A BEIRA-MAR DE PONTAVERDE lhe espera de braços abertos! - Aptº c/ 373,83m2 Varanda, 02 salas de estar, sala de jantar, estar/íntimo, circulação, 03 suítes, 01 lavabo, copa, cozinha, despensa, área de serviço, 02 quartos de empregada com 1 wc. Todo em mármore italiano! Com armários e split, 4 vagas de garagem. R$ 1.840.000,00 – E ainda tem mais essa: forma de pagamento? A combinar! TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 084 – PONTA VERDE apartamento no 5º andar, com sala de estar para dois ambientes com varanda, sala de jantar, (04) quatro suítes, sendo (01) uma máster com closet e hidro-massagem, lavabo, copa, cozinha, despensa, área de serviço, quarto de serviço e W.C. de serviço. 04 (quatro) vagas de garagem. Área privativa de 265,55m². R$ 1.445,00 (Um milhão, quatrocentos e quarenta e cinco mil reais). TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 086 – PONTA VERDE – EDF. HOUSTON - Completo de armários - Sala para 2 ambientes, 03 quartos sendo 01 suíte, varanda, circulação, WC social, cozinha, área de serviço e dependência completa de empregada. 02 vagas de garagens. Área Privativa: 106,00 m². R$ 327.000,00 (Trezentos e vinte e sete mil reais). TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 073 - PONTA VERDE – COM 67,34M² - Aptº no 2º andar (2ªquadra da praia). sala de estar/jantar, 02 suítes, varanda, hall, cozinha, 01 vaga de garagem. Área: R$ 165.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 074 - PONTA VERDE: Rua Desportista Humberto Guimarães, 6º andar - Apto. Duplex. 1°. piso: sala de estar/jantar, varanda, 2 suítes, 2 quartos sociais, wc social, cozinha, área de serviço, despensa, dependencia completa empregada; 2°. piso: sala de estar, terraço, quarto, piscina, jardineiras, 4 vagas de garagem. Área privativa 256,49m². R$ 750.000,00; Preço do condomínio: R$ 1.000,00 Forma de Pagamento: À Combinar. Se for colocar tudo o que ele tem, não vai caber no anúncio! TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 060 - PONTA VERDE, Aptº 702 c/ 286,00m2 - 04 quartos sendo 02 c/ suíte, 01 closet, 01 wc social, cozinha, dependência de empregada, área de serviço, sala de estar/jantar, 02 varandas. Cômodos do último pavimento: terraço descoberto, sala de estar, piscina, 01 quarto c/ suíte, ducha, wc social, closet, 01 lavabo, vagas de garagem com capacidade para 03 veículos. R$ 660.000,00. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 055 - PONTA VERDE – quarto e sala c/ 38,91 m2 - Sala, 01 quarto, banheiro social, cozinha. 01 vaga de garagem. R$ 170.000,00. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 004 - PONTA VERDE – Acabamento de Alto luxo 300m² MINI QUADRA DE FUTEBOL E BASQUETE, ÁREA DE LAZER COM 3.500 M², PRÉDIO 3 ELEVADORES Piscina aquecida com raia de 20 m² Quadra de squash, Amplos ambientes sociais, Home theater, 4 Suítes, Varanda com churrasqueira, Sala com 3 ambientes, 100 % Granito, 4 ou 6 Vagas por Aptos, área de serviço, Wc Social, DCE. Valor R$ 1.400.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 005 – PONTAVERDE - ED. MOGNO – Nascente - Av. Senador Rui Palmeira - Sala de estar/jantar, varanda, circulação, 03 suítes, sendo 01 master com closet, cozinha, área de serviço e dce. Area: 121,16m²05 . 03 vagas de garagem. R$ 390.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 035 - PONTAVERDE – Por trás do Bompreço - Andar alto, de frente! 130m², vista do mar. Sala, 03 quartos grandes, sendo 01 suíte, cozinha, Wc social, dependência completa de empregada. 02 vagas de garagem. R$ 300 mil. Aceita financiamento pela Caixa Econômica Federal. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 036 - PONTA VERDE – Cobertura fantástica! De frente. 410m². Sala com varanda, 05 suítes todas com instalação para split, cozinha grande, DCE. 04 vagas de garagem, piscina. Prédio com salão de festas, guarita de segurança e muito mais. Rua Abdon Arroxelas! R$ 1.500.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 041 - AV. SANDOVAL ARROXELAS – 85M² - De frente! Ponta Verde – 03 quartos, sendo 01 suíte, cozinha, Wc social, dependência de empregada. 02 vagas de garagem. Cond. R$ 375,00 - R$ 240 mil - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 050 - PONTA VERDE, próximo ao Bompreço - 67,18m2: Sala de estar, sala de jantar, 02 suítes, sendo1 com closet, cozinha e área de serviço, 02 vagas de garagem. Apenas R$ 200.000,00 à combinar. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 051 - PONTAVERDE –Aptº c/ 83,35m2 - R. Sandoval Arroxelas - Sala de jantar, sala de estar com varanda, circulação, 01 suíte, 01(um) quarto social, WC social, 01(um) quarto reversível, cozinha, área de serviço, WC de serviço e 01 vaga de garagem. R$ 300.000,00 a combinar. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 052 – NAPARTE MAIS COBIÇADA DA PONTA VERDE – É CLÁSSICO! É GRANDE! Um luxo! Aptº c/ 453,92m2- Varanda, sala de jantar, sala de estar para 4 ambientes, lavabo, estar íntimo, circulação, 03 suítes, 01 suíte master com 02 closets e 02 wcs, ampla cozinha com sala de almoço, despensa, área de serviço com 02 quartos, 01 wc e terraço técnico, dependência de empregada e 06 vagas de garagem. R$ 2.650.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0148 - PONTA VERDE Edifício Hermano Pedrosa - com 91,00m2 – 03 Quartos sendo 01 suíte, sala estar/jantar, cozinha, área de serviço, DCE, varanda e 01 vaga de garagem. Andar alto Rua Durval Guimarães, 539. R$ 220.000,00 - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 054 - PONTAVERDE -Aptº c/ 97,50m2 - 03 Quartos sendo 02 suítes, varanda, sala para 02 ambientes, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada, 02 vaga de garagem. R$ 320.000,00. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 025 – COBERTURA DE FRENTE PARA O MAR DA PONTAVERDE. LINDO! EXUBERANTE! IMPONENTE! MAJESTOSO E ABSOLUTO. PARAQUE GOSTADE VIVER COM ESTILO ÚNICO E DIFERENCIADO! Na Av. Álvaro Otacílio - Apartamento no 6º andar - Área: 621,94 m². Valor: R$ 3.100,000 (Três milhões e cem mil reais) - TR 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 056 - PONTA VERDE - ED. FRANCISCO BRENAN - Aptº c/ 130m² - Sala de estar/jantar com varanda, circulação interna, 04 quartos sendo 01 suíte e 01 suíte master, banheiro social, cozinha, área de serviço, quarto e WC de serviço, 01 vaga, (cabem dois carros médios). R$ 455.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 057 - PONTAVERDE - APTº C/ 99,77M2, 03 Quartos, sendo 02 suítes, varanda, sala para 02 ambientes, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada. 02 vagas de garagem. R$ 283.000,00. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 077 - APTº NO 9º ANDAR - PONTA VERDE. Transversal da Dep. José Lajes, próximo ao Palato - Sala de estar/jantar, 02 quartos, sendo 01 suíte, cozinha, serviço e 01 vaga de garagem. Área privativa 64,74m². R$ 193.000,00 Forma de Pagamento: você combina. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

4009-1961

4009-1961

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE

LIGUE E ANUNCIE

LIGUE E ANUNCIE

REF: 058 - PONTAVERDE, APTº C/ 99,77M2 - 03 Quartos sociais sendo 02 suítes, varanda, sala para 02 ambientes, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada. 01 vaga de garagem que comporta 02 veículos pequenos.. Reserve o seu! R$ 297.000,00 - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 087 – PONTA VERDE - 4º ANDAR - Apartamento completo de armários. Com 93,87 m².- Sala para 2 ambientes, 03 quartos sendo 01 suíte, varanda, WC social, cozinha, área de serviço e dependência completa de empregada, circulação, 02 vagas de garagens. R$ 270.000,00 (duzentos e setenta mil reais). TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 014 – PARA QUE GOSTA DE TOTAL CONFORTO. COBERTURA PARA SE ADMIRAR. TOTALMENTE NASCENTE E COM VISTA PARA O MAR de Ponta Verde - Rua Prof. Abdon Arroxelas, Aptº 8º E 9º andares – área de 640m2 - Suíte de casal, várias varandas espetaculares, sala com 18 metros de comprimento, sala de estudos, vestir, Bwc, suítes, dois quartos sociais, hall, circulação, Bwc social, estar íntimo, suíte de hóspede, vestir, salas de jantar e estar, hall de serviço, copa cozinha, despensa, depósito, quarto e Bwc de empregado, bar, lavabo, varanda sacadas e jardineiras. 3 Vagas de garagem, área de lazer maravilhosa na cobertura, com churrasqueira, bar e muito espaço para o seu bem viver! Um sonho ao seu alcance! R$ 1.350.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 015 - PONTAVERDE – EDF. BELLÁGIO – Aptº lindo! Projeto original modificado, piso modificado, os armários estão sendo colocados agora! Com 140m² área útil contendo: Sala de visita, sala de jantar, com arandão, gabinete, 03 suítes, Cozinha, Wc social, dependência completa empregada, 03 vagas. Prédio com salão de festas, playground, piscina, churrasqueira. R$ 530 mil. Você vai ser o 1º morador! Tr. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 016 – PONTA VERDE – 177M² PB - Sala estar/jantar, varanda, 04 quartos sendo 04 suítes, Cozinha, Wc social, dependência completa empregada. 03 vagas. Prédio com salão festas, gerador, guarita, piscina. Medição água e gás individual. Financio pela Caixa Econômica Federal. R$ 600 mil. TR. 9351-4440/8811-8410 CRECI 343. REF: 053 - PONTA VERDE Esquina com a Dep. José Lages - 38,91m2 - Sala, 01 quarto, banheiro social, cozinha, 01 vaga de garagem. R$ 160.000,00. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0111 - EDF. PORT VILLE II - PONTA VERDE - Quarto e sala 1 Vaga de garagem,.Valor: R$ 140.000,00. 01 suíte, cozinha, área de serviço. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 0132 – PONTA VERDE EDIFÍCIO MONTE PARADISO Apartamento QUATO E SALA: Novo! 1 vaga de garagem sala estar, varanda, WC social reversível. R$ 150.000,00. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 075 - PONTAVERDE -Aptº com sala de estar e jantar, hall, 3 quartos sendo 1 suíte e 1 reversível, wc social, cozinha, área de serviço, dependência completa e 2 vagas de garagem. Área privativa 76,66m². R$ 210.000,00. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 0139 – PONTA VERDE Ed. Hernan Cortês de frente! 137m² - Sala de estar/jantar, varanda, 03 quartos sendo 01 suíte máster grande, dependência completa de empregada. E que dependência! lavabo, cozinha grande, armários nos quartos. TODO REFORMADO.Tá muito bonito! 01 vaga de garagem. R$ 300.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 091 – PONTA VERDE – PRÓXIMO AO BLUE SHOPPING, Apartamento com 100m², 3º andar – sala em “L”, varanda, 03 quartos sendo 01 suíte, WC social, cozinha. Dependência completa de empregada. R$ 170.000,00. Cond. R$ 220,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 0141 – SANDOVAL ARROXELAS – EDF. BACCARAT – Aptº no 4º andar, com 03 quartos s/ 01 suíte, sala em “L”, wc social, cozinha, área de serviço, completo de armários, 02 vagas de garagem. R$ 260.000,00 TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0129 - EDF. BREEZES PONTA VERDE - 2 quartos, sendo 1 suíte, varanda, sala de estar/jantar, wc social, 2 vagas de garagem, Piscina, Bar, Forno de pizza, Churrasqueira, Playground, Mediador individual de água e gás. R$ 260.000,00 - Cond. R$ 200,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 0117 – PONTA VERDE 180M² completo de armários - 2ª quadra – rua tranqüila. Apartamento com 4 quartos, sendo 2 suítes, sala de estar para 2 ambientes, sala de jantar, WC social, cozinha, varanda, dependência completa de empregada, 2 Vagas de garagem no subsolo. R$ 650 mil. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0112 - CONDOMÍNIO RESIDENCIAL OCEAN VIEW Ponta Verde - Quartos e sala 1 Vaga de garagem. Valor: R$ 140.00. 01 suíte, cozinha, área de serviço. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0106 –199,49M² na Ponta Verde e ainda por cima cobertura! - R$ 593.000,00 - O Aptº: 1º Piso: Sala de estar/jantar com varanda, 02 quartos s/ 1 suíte,WC social, cozinha, área de serviço e dependência completa de empregada.2° Piso: Sala de estar, 01 suíte, piscina com deck, terraço, WC social.O Prédio: subsolo, pilotis, 02 elevadores, salão de festa, gerador, 03 vagas na garagem. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0104 – 171M² - PONTA VERDE – (Esquina com a Rua Desportista Humberto Guimarães). O Aptº: Sala de estar/jantar com varanda, lavabo, 04 suítes, circulação, WC social, cozinha, área de serviço e dependência completa de empregada. O Prédio: 7 pavimentos, 3 por andar, subsolo, pilotis, 02 elevadores, salão de festa, piscina, gerador, água quente por aquecimento solar, 03 vagas na garagem.R$ 690.000,00 de pura satisfação! TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343 REF: 0154 – PONTA VERDE Edfº Via Castelli - com 72,16m² Sala de estar/jantar, varanda, 03 quartos, sendo 01 suíte, 01 suíte reversível e quarto reversível, cozinha, área de serviço, dependência de empregada - R$ 169.000,00 TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0103 – PONTA VERDE Prédio Novinho em folha! - 294m² - Apt° 8º andar- R$ 651.000,00 R$ 599.000,00 - O Aptº: Sala de estar/jantar com varanda, 04 quartos sendo 2 suítes completas e 1 com WC reversível, WC social, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada. O Prédio: subsolo, pilotis, 03 elevadores, salão de festa com bar, piscina com deck, gerador 02 vagas na garagem. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343 REF: 030 – OPORTUNIDADE ÚNICA- PONTAVERDE – 1ª quadra da Praia – Por trás da Galeria Espaço 20 CM – 7º andar Excelente apartamento com 03 quartos s/ 1 suíte, varanda, sala de estar/jantar, área serviço, WC social. 02 vagas de garagem. R$ 230 mil. TR 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 0150 – PONTA VERDE Edifício Carlos Piatti – Área: 60,98m² - estar/Jantar, Varanda, 02 suítes, sendo uma reversível, WC social, Cozinha, Área de Serviço Rua Antônio Cansanção Entrega: Abril/2011. R$ 216.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 095 - PONTAVERDE – COBERTURA DUPLEX: 145m² - 1º Piso: sala de estar/jantar com varanda, suíte reversível, WC social reversível, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada. 2º piso: sala de estar, 02 quartos sociais, WC social e piscina c/ deck e sauna, 2 vagas de garagem. R$ 450 mil. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0155 – PONTA VERDE Edfº Via Del Mare - com 75,49m² - Sala de estar/jantar, varanda, 03 quartos, sendo 02 suítes, WC social, reversível, cozinha, área de serviço, dependência de empregada - R$ 174.000,00 TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 094 - PONTAVERDE – COBERTURADUPLEX: 1º Piso: sala de estar/jantar com varanda, 2 quartos, sendo 1 suíte, WC social, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada. 2º piso: sala de estar, suíte máster, piscina c/ deck e sauna. Área de 182,86m², 2 vagas de garagem. Próximo da Av. Sandoval Arroxelas. R$ 593 mil. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 097 - PONTAVERDE – Uma graça de Cobertura Duplex: 1º Piso: sala de estar com varanda, 2 suítes + 1 quarto reversível, WC social, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada. 2º piso: sala de estar, suíte máster, piscina c/ deck, terraço 3 vagas de garagem. Pelo preço que está será de quem primeiro ligar! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

REF: 032 - PONTA VERDE – 8�� ANDAR - Aptº com 90,83m² próximo à Sandoval Arroxelas. Sala de estar/jantar com varanda em “L”, 03 quartos sendo 01 suíte, cozinha, Wc social, dependência completa de empregada, área de serviço. 01 vaga de garagem + (Vaga individual avulsa). Prédio subsolo e pilotis, salão de festa, gerador, guarita de segurança, etc. Apenas R$ 290 mil. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 033 - PONTAVERDE –Aptº com 245m² de puro luxo! De frente! Sendo 02 aptºs por andar, sala com varandão, 04 quartos sendo os 04 suítes, a suíte de casal c/ hidro e varandão, cozinha c/ armários, Wc social, DCE. 02 vagas de garagem. Prédio novo! Com salão de festas, guarita de segurança. R$ 650 mil. Tudo nele é grande. Você precisa conhecer ainda hoje! TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343 REF: 0156 – PONTA VERDE Edfº Via Del Mare - com 76,66m² - Sala de estar/jantar, varanda, 03 quartos, sendo 02 suítes, WC social, reversível, cozinha, área de serviço, dependência de empregada - R$ 178.000,00 TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343

PAJUÇARA REF: 0135 - ED. RESIDENCIAL AMETISTA VI - R. Jangadeiros Alagoanos - Pajuçara Unidade: 902 Sala de estar/jantar, 02(dois) quartos sendo 01(uma) suíte, WC social, cozinha, área de serviço e 01(uma) vaga de garagem. Área Privativa: 57,66 m2 - Preço: R$ 210.000,00 - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 088 – PAJUÇARA - ED. NEO II -Apartamento com sala, terraço, 2 (dois) quartos, sendo 01 (um) suíte, 01 (um) WC social, cozinha, área de serviço. Área privativa: 60m2. R$ 240.000,00 (Duzentos e quarenta mil reais) TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 026 – PAJUÇARA - Edf. Casa Bela BEIRA-MAR de Frente! 3º andar – 73,00mts², Compre e alugue por temporada. É dinheiro vivo! 02 quartos, 1 vaga. Apenas R$ 350 mil. No 3º andar, todo mobiliado! TR 9351-4440/8811-8410 CRECI 343. REF: 046 – BEIRA-MAR DE PAJUÇARA–Agora ao seu alcance, 24 horas por dia, o mar que nos encanta o ano todo! De frente. Novo! Andar alto! Belo! 150m². Sala com varanda, 04 quartos s/ 04 suítes, 2 reversíveis, todas com instalação para split, cozinha grande, DCE, despensa, área de serviço, piso em granito, 02 ou 3 vagas de garagem. Prédio com sauna, 3 elevadores, salão de festas, de jogos, guarita de segurança. Lazer na cobertura. Feito pra caber toda sua família! TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0147 - ED. RESIDENCIAL AMETISTA VI - R. Jangadeiros Alagoanos - Pajuçara Unidade: 806 Sala de estar/jantar, 02(dois) quartos sendo 01 (uma) suíte, WC social, cozinha, área de serviço e 01(uma) vaga de garagem. Área Privativa: 57,66 m2 - Preço: R$ 190.000,00 - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343.

CASA VENDA BARRO DURO REF: 038 - BARRO DURO – VENDO Excelente casa nascente por preço de ocasião. Próximo ao Colégio Adventista, sala de estar/jantar, 03 quartos s/ 1 suíte, área serviço, WC social. 02 vagas de garagem, rua asfaltada. Pertinho de tudo, mais ainda de você! Apenas R$ 185 mil. Ligue agora! TR 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

CENTRO REF: 0140 – CENTRO – Casa totalmente nascente, próxima à Igreja N. Sra. Do Carmo – Sala de estar grande, sala de jantar grande, cozinha grande, cozinha de apoio, 03 quartos sendo 02 suítes, WC social, área de serviço, 02 dependências de empregada, a 2ª no andar de cima, terraço, quintal, garagem p/ 04 carros. Rua calçada e muito sossegada! Apenas R$ 260.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

FAROL REF: 0136 - CASA NO FAROL com varanda, gabinete, sala de estar, sala de almoço, terraço coberto, cozinha, copa, banheiro social, duas suítes, um quarto, dependências de empregados com quartos e um quarto de motorista, lavanderia e despensa. Área de construção de 380,00 m2 Área coberta de 418,00m2 Área total de 660,00m² Garagem para 02 carros. R$ 520.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 022 – PRÓXIMA AOS CAPUCHINHOS - FAROL – Casa nascente com jardim - 3 quartos s/ 2 suítes, sala de estar/jantar, 2 cozinhas, sala p/ TV, gabinete, despensa, área de serviço, dependência completa de empregada, WC social, garagem coberta para 4 carros. R$ 280 mil. Aceita troca em carro e apartamento Tr. 93514440/8811-8410 CRECI 343. REF: 0130 – PRÓXIMAAO TERMINAL DA AV. ROTARY – Uma bela casa que acabou de ser construída. Com 380m² - Jardim, 02 salas, gabinete, 3 quartos sendo 2 suítes, terraço, sala de estar/jantar, wc social, despensa, banheira de hidromassagem, dependência completa de empregada, garagem p/ 3 carros. R$ 390.000,00 - Aceitase carro na negociação! TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 0119 – EXCELENTE CASA PRÓXIMA AO SHOPPING FAROL– Terreno 15 x 30. Jardim, quintal, 3 quartos s/ 1 suíte + gabinete, 3 salas grandes, WC social, 2 jardins de inverno, cozinha grande, área de serviço, garagem para 2 carros. R$ 270.000,00. Excelente para morar ou levar sua Empresa. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 VENDE-SE uma casa no bairro do Farol, Av. Luiz Rizzo, 276, c/2 salas, 3 stes., 1 banheiro social, gabinete, copa, cozinha, dependência completa, c/garagem p/3 carros, terreno med. 12x40. Tr.: 32413887.

FEITOSA REF: 011 - FEITOSA - Em frente ao Shopping Miramar - Loteamento Santa Rita, Excelente casa de esquina com148m2, Sala social, 03 quartos sendo 2 suítes, sala, cozinha,WC social e dependências externas e um ponto comercial. R$ 198.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

GRUTA REF: 0110 - CASA PARQUE DO FAROL - GRUTA - 3 quartos, sendo 1 suíte, 2 Vagas de garagem Área: 360m2 - Valor: R$ 320.000,00 - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343 REF: 0114 - JARDIM DO HORTO – GRUTA. Casa com 4 suítes, 1º PAVIMENTO: Sala ampla, cozinha, área de serviço, dependência de empregado(a), jardim, garagem, p/3 carros, varanda,WC, 2 suítes reversíveis. 2º PAVIMENTO: 2 suítes reversíveis, sendo com varanda. Jardim do Horto II. Valor: R$ 620.000 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

OUTROS BAIRROS REF: 028 – NA PRINCIPAL DO MURILÓPOLIS –Maravilhosa casa nascente com piscina, área de lazer espaçosa, nascente, 03 quartos grandes s/ 1 suíte, sala de estar/jantar, área serviço, WC social. Garagem p/ vários carros. Ótima também para ponto comercial! Apenas R$ 340 mil. Dá pra acreditar nisso? Ligue e confira! TR 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 048 – JARDINS DE LA REYNA–Casa com 500m² de área construída, 02 pavimentos, vista espetacular da Lagoa. 04 suítes c/ closet, gabinete, bar, piscina, terraço, DCE, churrasqueira. Muito aconchegante. Apenas R$ 550 mil – Faça uma visita hoje mesmo! TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 010 - CORURIPE - CONDOMÍNIO LAGOA DO PAU – Ótima casa à beira mar, por R$ 110 mil. É isso mesmo! R$ 110 mil! varandão de frente e também na lateral, sala de visita grande, sala de jantar, 03 quartos, sendo 01 suíte, piso em cerâmica, casa de caseiro, pracinha em frente, chuveirão, churrasqueira. É muuuito aconchegante. Lembre-se: o carnaval está chegando, reúna a turma e venha pro abraço! Ligue já! Se for pensar, perdeu! Aceita troca. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

VENDO CASA EM PONTA GROSSA - c/2 quartos, 2 wc’s, sala de estar, 01 garagem, quintal. Aceita financiamento. Tratar: 8856-6668

REF: 0127 – PONTA VERDE – PRAÇA DO SKATE – 2º andar de frente – 101,38m², 03 quartos, sendo 1 suíte + DCE, sala com varanda, cozinha, WC social, 1 vaga de garagem. R$ 175.000,00. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0125 – PONTA VERDE – 1ª QUADRA DO MAR – Edf. Célia Macedo – 117m², 5º andar, 03 quartos, sendo 1 suíte, varanda, cozinha, WC social, 1 vaga. R$ 200 mil. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

CMYK


Classificados

O JORNAL JORNA L

A16

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: reservas@ojornal-al.com.br

REF: 0131 – Na Rua ao lado do Hospital dos Usineiros – Para que gosta de ser o 1º morador! Uma casa perfeita em terreno medindo 15 x 30. Com Jardim, 02 salas, gabinete, 3 quartos sendo 2 suítes, terraço, sala de estar/jantar, wc social, despensa, banheira de hidromassagem, dependência completa de empregada, garagem p/ 2 carros. Apenas R$ 370.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 043 – PARIPUEIRA - LOTEAMENTO AGUAS MANSAS – Casa com dois pavimentos, varanda, piscina, churrasqueira, sala de estar/jantar, cozinha, despensa, área de serviço, 03 suítes, sendo 01 reversível. R$ 300.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 0153 – ALDEBARAN ÔMEGA- Excelente casa com 02 pavimentos, composta de 04 quartos sendo todos suítes, suíte máster com hidro, estar íntimo, closet, WC social com 02 vasos. Closets em todos os quartos, sala de estar, sala de jantar, terraço, despensa, cozinha, área de serviço, WC's sociais, dependência completa de empregada, piscina, poço artesiano registrado, garagem para 03 carros. Apenas R$ 750.000,00. Ao lado um terreno de propriedade da mesma que também está à venda por R$ 300.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 099 – NA PARADISÍACA GARÇA TORTA – Seu Reveillon será inesquecível! Casa com 03 níveis. Nível inferior: sala p/ 3 ambientes, varanda e escritório. Nível Intermediário: entrada com um belo jardim, sala de jantar, estar para 3 ambientes, lavabo, copa, cozinha, garagem, área de serviço e 02 DCE' s. Nível Superior: 1 suíte king, 01 suíte máster, 01 quarto, WC social e ampla varanda com vista para área de lazer e o mar. Área de lazer com amplo jardim, piscina, deck, mirante panorâmico, quiosque com churrasqueira, sauna, WC e depósito. Totalmente à beira-mar. Área de 799m². R$ 1.5000.000,00. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 0123 – COND. JARDIM EUROPA– Excelente casa nova com 250m². 04 quartos sendo 3 suítes, sala grande, WC social, cozinha, banheira de hidromassagem, dependência completa de empregada, garagem para 3 carros. Ligue! R$ 400.000,00. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 062 - ALDEBARAN ÔMEGA, SAN NICOLAS E ALAMEDAS DO HORTO - Belíssimas e confortáveis casas em construção e em projeto. Feitas sob medida para Você e sua família. Parece sonho, mais é real! Ligue agora mesmo para maiores informações. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 085 – O REVEILLON TÁ GARANTIDO - CASA - a 30m da PRAIA - Loteamento Praias do Tabuba - Barra de Santo Antônio. Sala de estar/jantar, cozinha americana, 04 quartos sendo 01 suíte master, DCE, área de serviço, jardim, churrasqueira, garagem para 04 veículos de porte médio. Terreno medindo: 15 x 31,30m. R$ 185.000,00 – Só pra lembrar: não esqueça o champagne! TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 017 - PITANGUINHA – VENDO casa com 390m², sala de visita, sala de jantar, sala de TV e som, 02 terraços, Gabinete, 06 quartos sendo 02 suítes, 02 Cozinhas, 02 WC socais, Dependência completa empregada. Garagem 04 carros. R$ 250 mil. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 092 – EM SONHO VERDE PRA SONHAR – Casa próximo à praia, com terraço, sala de visita, jantar, 3 quartos sendo 1 suíte, DCE, varandão, garagem, jardim grande. 2 frentes. Condomínio com quadra de esportes, piscina e bar. R$ 230.000,00 (Duzentos e trinta mil reais). TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

REF: 0133 – PINTANGUINHA Próxima a Real Alagoas. Casa de 1º andar em fase final de construção. Com 297m², jardim, terraço, jardim de inverno, 02 salas, gabinete, 4 quartos sendo 3 suítes, terraço, sala de estar, sala de jantar, wc social, despensa, dependência completa de empregada, garagem p/ 2 carros. Apenas R$ 365.000,00 – Também aceitamos carro na negociação! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

PONTA VERDE REF: 081 – PONTA VERDE, próxima à Igreja de São Pedro – Casa nascente, 2 salas de estar, jantar, 03 quartos sendo 02 suítes, wc social, cozinha, dep. Completa de empregada, terraço, churrasqueira, piscina, 02 vagas de garagem. Terreno 10 x 30. - R$ 550.000,00. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

TABULEIRO REF: 0126 – TABULEIRO Condomínio Morada dos Palmares - Casa com varanda, 03 quartos sendo 1 suíte, gabinete, 02 salas, banheiro social, cozinha, dependência completa para empregada, garagem para 3 carros, jardim e quintal. Próxima da antiga Cerâmica Santa Luzia. Área de 250m2, sendo 220m2 de área construída. R$ 220.000,00. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343 REF: 070 - TABULEIRO DO MARTINS – Próximo a Carajás. Casa totalmente nascente, com 3 Quartos, sendo 1 suíte, Jardim, piscina, garagem para 2 veículos, 1 sala para 2 ambientes, DCE, cozinha, área de serviço, banheiro social, quintal, 1 ponto comercial. Area de 140m2. Dá pra creditar? Olha só qual é o preço! R$ 165.000,00. É sua! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

TERRENOS VENDA CAPITAL REF: 093 – OPORTUNIDADE! TABULEIRO – Casa de esquina Vizinho ao AEROCLUB – Casa com 3 quartos, sendo 1 suíte, 2 salas grandes, gabinete, WC social, quintal. Apenas R$ 160.000,00 (Cento e sessenta mil reais). Venha hoje mesmo conhecer! TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343

SERRARIA REF: 013 - SERRARIA – CASA NO ANTARES II, nascente, 3 qtos sendo 1 suíte, coz., gabinete, WC social, garagem, jardim, lajeada. È pra vender! Motivo: Viagem. R$ 200 mil. Aceita financiamento. Tr. 93514440 /8811-8410 CRECEI 343. REF: 020 - SERRARIA – PRÓXIMO AO ECO PARK – casa muito aconchegante, terreno medindo 24x36. Solta nos 4 lados. Com piscina, 02 terraços, gabinete, sala de visita, sala de jantar, 05 quartos, sendo 02 suítes, com armários, 01 c/ closet 02 cozinhas uma com armários, DCE, bastante área verde, totalmente nascente, rua asfaltada e pouco movimentada. Excelente localização. R$ 450 mil. Aceito troca por apartamento. Tr. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

COMERCIAL VENDA CENTRO REF: 090 – CENTRO - PRÉDIO COMERCIAL.Prédio c/vocação comercial e se o comprador desejar pode ter assegurado ótimo aluguel, constituído de 4 pavimentos, sendo o pavimento térreo composto de salão comercial amplo c/2 W.C. e copa, e o 1º, 2º e 3º pavimentos compostos cada um de 5 salas comerciais, contendo cada sala W.C., tendo uma área global de construção de 813,00m2. Terreno medindo 5,72m de largura de frente e de fundos, por 38,00m extensão de frente a fundos em ambos os lados. Rua Barão de Alagoas, no Centro. R$ 750.000,00 (Setecentos e cinquenta mil reais). TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

REF: 072 – SERRARIA– Terreno no Res. SAN NICOLAS – 1ª etapa medindo 18 x 25 (450m²) - Quadra “L” Ligue e tire sua proposta! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

FAROL REF: 0143 – POSTO DE COMBUSTÍVEIS NO FAROL – Todo reformado com tanques ecológicos, bombas novas, documentação toda regularizada - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

JATIÚCA VENDO restaurante completo, climatizado, funcionando com estacionamento e clientela formada. Na Av. Jatiúca, aceito proposta. Tr.: 9914-1514. REF: 069 – MANDE O SEU ALUGUEL PRA PQP! HARMONY II SALACOMERCIAL– Aqui você é o verdadeiro dono! Visite agora mesmo - Stella Maris. Que sossego! - R$ 150.000. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

OUTROS BAIRROS REF: 0142 – POSTO DE COMBUSTÍVEIS EM MARIBONDO - “Bandeira Branca” No Centro da Cidade. Terreno próprio medindo quase 01 hectare, Posto com lojas anexadas e todas alugadas. - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343 VENDO Lanchonete de Suco Guaraná do Amazonas excelente movimento no Pavilhão do Artezanto. Tratar pelo telefone: 8855-6327

PAJUÇARA REF: 089 – SALAS COMERCIAIS À BEIRA-MAR Pajuçara. - Área útil de 21,00m² Sala 04: R$ 98.000,00 (Noventa e oito mil reais), Sala 05: R$ 92.000,00 (Noventa e dois mil reais) TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343

COMERCIAL ALUGA OUTROS BAIRROS ALUGA-SE salas de preferência para Fisioterapeuta. Tr.: 3235-5711/ 8802-5845

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE APTOS. PRONTO PARA MORAR PONTA VERDE

Beira Mar - Ed. Palazzo di Roma - Área 192m² - Pronto P/ morar - Varanda, sala 3 amb, lavabo, 4 suites, cozinha, serv, dce, 2 vagas. A partir de R$ 900 mil. 2ª. quadra - Ed. Delphos - Área 155m³³ - piso granito, sala 3 amb, c/ var c/ vista mar, home, 3 qtos s/ 2 suites ( sts. c/ arms, coz. c/ arms, serv, dce, 3 vagas, piscina sl. festa Ed. Dom Fernando Aragão - Sala c/ var, wc social, 3 qtos (st) s/ 2 com varanda, cozinha, seriço, dce. Ed. Lajedo - 2ª.quadra - R$ 290 mil - sala c/ var, wc soc, 3 qtos (st) coz, serv, dce, 2 vagas. Ed. Vermont - 2 vagas, sala, wc soc, 3 qtos (st). coz, serv, wc serv. R$ 230 mil. Ed. Pio XII - Sala com coz. americana com armários e área de serviço, 01 wc com blindex, 01 quarto com armários. R$ 130 mil. Ed. Sorrento - Sala, wc social, 3 qtos (st), cozinha, serviço, 2 elev, 01 vaga. R$ 180 mil. Ed. Spazio Vitalle - ATENÇÃO IVESTIDORES - PREÇO ABAIXO TABELA - entrega julho/2012 - Padrão Delman quarto e sala . Ed. Classic - Área 144m² Entrega fev/11 - Temos as melhores ofertas, 2 vagas, piscina, sala 2 amb, 4 qtos. s/ 2 suites, coz, serv, dce. Ed. Revenant - Área 93m³ - Sala c/ var, wc social, 3 qtos (st) cozinha, serv, dce, 2 vagas. Ed. Brilhanche - Dispomos de várias unidades: Área 64,36m² sala c/ varanda, wc social, 2 qtos (st) coz, serv, 2 elev, gerador, 01 vaga. Entrega abril/12.

Rua Sargento Aldo, antiga Rua da Consquista - casa em terreno 6,40 x 18 com 2 pavimentos. R$ 130 mil Rua Cônego Machado - varanda, 2 suites, sala, cozinha c/ arm. 1º.andar: varanda, sala, wc soc, 2 quartos. Rua José Maria Correia das Neves - Exc.casa em terreno com 919m², garagem 6 carros, piscina, terraçom 4 qtos s/ 2 suites, coz, serv, dce. JATIÚCA Av. Amélia Rosa - Garagem 2 carros, sala estar e jantar, wc social com armários e Box, 4 qtos s/ 01 suite, cozinha com armários, copa, serviço, dce. Stella Maris - Rua Rosa Cabús Terraço, garagem, gabinete, sala estar/jantar, wc soc c/ blindex, 3 qtos (st), coz. c/ arms, serv, dce. FEITOSA Nascente, terreno 10x29, área 160m², com terraço, garagem, 2 salas, wc social, 3 qtos (st) cozinha, despensa, área serviço, dce. SERRARIA SAN NICOLAS - Área 300m³ Terreno 18x25- Térreo: garagem, sala, wc social, 01 quarto, cozinha, área serviço, dce. 1º. Andar: 03 suites sendo 01 com hidro e terraço. Financio Caixa. LITORAL SUL LOTEAMENTO BARRA MAR - Condominio Barra Mar - Vendo casa: Térreo: garagem, sala, 01 suite reversível, cozinha, serv, depósito, churrasqueira. 1º. Andar: 3 suites sendo 01 com varanda. Condominio com piscina. LOTEAMENTO RECANTO CASAS DOS CAETES - Casa a 100m Farol mar com piscina, churrasqueira, Av. Rotary - Excelente casa com apoio, garagem, terraço, 2 salas, garagem, terraço, 3 salas, gabine- 2 wc´s sociais, 04 quartos sendo te, wc soc, 3 qtos (st) copa, coz, 01 suite com closet e hidro, coserv, dce. Exc. p/ consultório R$ zinha com despensa, depósito, 300 mil. dce, casa para caseiro.

Ed. Maison D'elseés - Varnada, sala, wc social c/ blindex, 3 qtos (st), coz. c/ arms, serv, dce, 2 vagas. Ed. Pascoal I - Cobertura duplex: Área 286m² - Vista para o mar, sala 3 ambientes, 3 qtos s/ 02 suite, wc social, copa/cozinha com armários, serviço, dce. 1º. Piso: Terraço descoberto, piscina, wc, 01 suite com varanda, 03 vagas. JATIUCA Ed. Via Verde - Área 120m² Sala c/ var, wc social, 3 qtos ( st) cozinha, serv, dce, piscina, 2 vagas. Ed. Arlindo Soares - Área 95m² - a 300m mar - 2 vagas, sala , 3 qtos s/ 02 suites ( 01 revers), wc´s c/ Box, e arms, cozinha c/ arm, sob o balcão, serviço, dce. Ed. Giverny - área 79m² - R$ 200 mil - sala c/ varm wc´s c/ blindex, 2 qtos c/ arms s/ 01 st, coz, c/ arms,, serv, wc serv. 01 vaga. POÇO Edificio Montnimes - Dispomos de 03 unidades nascente com sala, wc social, 3 qtos (st) coz, serv, piscina, salão de festas. FAROL Ed. Palazzo Margiore - Área 250m² - Linda vista mar e lagoa, 4 vagas livres, piscina, churras, apoio, sala estudo, vídeo, ginástica, salão festas mezanino, sala 3 amb. c/ var, home, lavabo, 4 suites s/ 01 c/ hidro, copa, coz, serv, dce.

REF: 029 - JARDIM PETRÓPOLIS – 2ª ETAPA – excelente terreno, nascente, murado nas laterais e nos fundos medindo 12 x 36m, completamente plano. Rua sem saída e de pouco movimento. Todo documentado. É só transferir. Somente R$ 95 mil. Vem que é seu! Tr. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 047 – FAROL – UMA LOCALIZAÇÃO INCRÍVEL – EXCELENTE PARA CONSTRUTOR – nascente! 870m² – Rua calçada. Não perca tempo, ligue agora mesmo e comece logo a construir. Apenas R$ 450 mil - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 003 – TABULEIRO - Região que está crescendo muito. Próximo ao Aeroporto – Terreno com 2 frentes: 1 frente voltada para pista do aeroporto medindo 15x60 e nos fundos, virado para rua lateral medindo 20x21. Todo documentado. R$ 230 mil. Ligue agora mesmo. Tr. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 042 – SN - NÃO ESPERE MAIS! Beira de pista na Via Expressa – Frente p/ 2 ruas e lateral para uma 3ª rua - Área com 1.570m² . Ligue agora pra não perder! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 008 – INACREDITÁVEL E IMPERDÍVEL– Área com 3.000m² na Via Expressa em beira de pista? Ligue agora mesmo e venha conferir! CB. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343.

INTERIOR REF: 0101 – ILHA DE SANTA RITA – Excelente para cabanas de veraneio. Lado direito da Rodovia sentido Francês. Com 5.689,72m². R$ 235.000,00. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 059 - COND. LAGUNA ILHA DE SANTA RITA - Terreno 957,68 m2, tem forma irregular: Frontal com a Rua em Projeto A8, medindo 20,00m; Lateral esquerda com unidade autônoma I9, medindo 43,71m, Fundos com limite frontal da parte do terreno de marinha. R$ 580.000,00. Vai ficar esperando o quê? Ligue! TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

PRAIAS REF: 098 – PARIPUEIRA – Excelente terreno no AMARÓPOLIS, med. 14x30 - R$ 30 mil. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

LOTES REF: 0113 - LOTEAMENTO OURO VERDE – ARAPIRACA. Terreno Loteamento Ouro Verde III. Valor: R$ 115.000. Área do imóvel 14 x 30,33. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 049 – INVESTIDOR:EXCEPCIONAL ÁREAÀ BEIRAMAR DE IPIOCA. Com 11,80 hectares 160 mts de praia de rara beleza, por 800mts (Rod AL-101- praia). Preço com desconto especial - Próximo ao Lot. ANGRADE IPIOCA. Ligue e procure maiores informações! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 024 - SERRARIAOPORTUNIDADE! VENDO (Lot. Terra de Antares II) – excelente terreno de grota medindo 675m², murado e com portão. Próximo ao Shopping Pátio Maceió. R$ 100 mil. Tr. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 068 – AGORA VOCÊ VAI SER FELIZ!LOT. ALAMEDAS DO HORTO – Cond. fechado. Terreno med. 15x30, bem local., em plena Qd: D. R$ 190 mil. Ligue já! Tr. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0100 – GUAXUMA – LOTEAMENTO GURGURY-Terreno na rua dos fundos do Hotel, com rio passando atrás. Em frente a passagem que sai de frente pro Mar. Somente R$ 240 mil. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

EMPREGOS OFERECE-SE

EMPREGOS PROCURA-SE

NEGÓCIOS

DOMÉSTICOS

VENDE-SE fotocopiadora Minolta 211 BIZU. (Quase nova). Tr.: 88823415

PRECISO TRABALHAR DE: lavadeira, paçadeira, faxineira e folguista. Tr.: 8887-4570. R$ 30,00 à diária.

DIVERSOS

PERCA PESO equipamento de ginástica. Telefone 8882-3938, Araújo.

PRECISO TRABALHAR especialmente com idosos, com experiência em enfermagem, preferência à noite. Tratar: 88621401

COMÉRCIO PRECISO TRABALHAR vendedora, balconista, atendente. Tratar: 8105-5513/ 8862-1401/ 88621401.

OUTRAS ATIVIDADES PRECISO TRABALHAR DE serviços gerais, auxiliar de cozinha, balconista, recepcionista ou secretária. Tratar-9957-8485, 9126-4232.

VEÍCULOS OUTRAS MARCAS VENDE-SE Citröen Jumper, 2002, branca, c/ar e direção. R$ 33 mil. Tr.: 8869-4544/ 96562978.

SERV. PROF. SERVIÇOS DIVERSOS FAZEMOS CRIAÇÕES DE: cartão de visita, banner, convites de aniversário e casamento, finalização de anúncios, diagramação de jornais etc. Tr.: 3317-5409. E-mail: benedito_l@ig.com.br LABORATÓRIO DE: Prótese Dentária. Genivaldo Almeida. Tr.: 3231-5093/ 9977-3793 AKY LAVAGEM E DETETIZAÇÕES - Lavamos e impermeabilizamos sofás, tapetes, colchões, carpete, banco de carros, cortina de perciana e todo tipo de estofados. Lavamos em domicílio, controle de pragas: detetizamos baratas, escorpiões, formigas, ratos e cupins, fazemos manutenção de jardins e limpeza de caixa d’água. Tel.: 3032-7212/ 3320-8350/8838-3310. www.akylavagem.com.br.

4009-1961

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE

LIGUE E ANUNCIE

ESCRITÓRIO EDITORADE REVISTA, PROCURA: pessoas para estágio c/média experiência em Corel Draw e Photoshop, interessados enviar Curriculum p/blokoscom@gmail.com. Com subject - estágiario2011.

PONTO COMERCIAL MANGABEIRAS Norcon Empresarial - Sala com wc. No 14º. Área: 51m². CENTRO Prédio Comercial - Vendo com 3 andares e aproximadamente 700m² de construção. Proximo ao Quartel da Policia. EDIFICIO COMERCIAL WALMAP - Vendo excelente sala reformada com wc e móveis novos. R$ 50.000,00

TERRENOS ALDEBARAN OMEGA- Vendo nascente med. 16x35. R$ 350 mil PONTA VERDE PONTA VERDE - Vendo lote esquina medindo 18,80 x 27,00 x 24,80 x 18,60 com área de 484m² JATIUCA JATIÚCA - Vendo lote na Rua Santo Amaro medindo 12x25 R$ 140.000,00. JARDIM DO HORTO JARDIM DO HORTO - Vendo lote 17,00 x 24,50 x 30 x 15 com área de 406m². JARDIM DO HORTO - Vendo lote 21,30 x 36,30 x 24,50 x 22 com área de 551.m² JACARECICA Condominio Ocean Wien Esquina nascente com projeto área 935m². R$ 280.000,00. TABULEIRO DO PINTO LOTEAMENTO JOSÉ FERNANDES TORRES - Terreno de esquina medindo 20m de frente, 16m de fundos, 20m de frente a fundos. LITORAL NORTE IPIOCA- Loteamento Angra de Ipioca - Vendo excelente lote 15x30. LITORAL SUL LOTEAMENTO NOVO FRANCÊS - Vendo excelente lote 15x30.

APARTAMENTOS Ponta Verde Ed. Londres - Varanda, sala, wc social c/ blindex, 03 quartos (st) todos c/ arms, coz. c/ arms, serv, dce, 02 vagas. Ed. Canavial - a 100m do mar Sala, wc social, 2 quartos, cozinha, área serviço, wc serviço, 01 vaga. R$ 700,00 + taxas. Ed. Maranelo - Sala com cozinha e área de serviçio integrada, 01 quarto, 01 wc, 3 elev, 01 vaga, piscina, sala ginástica equipada, espaço gourmet. Ed. Refuge - Varanda, sala c/ cozinha americana, 01 quarto, 01 wc. Contrato fixo. Jatiúca Ed. Oregom - Sala c/ var, wc´s c/ arms, e blindex, 3 qtos (st) todos c /armas, coz. c/ arms, dce, 2 vagas, piscina. Ed. Itauba - nascente, sala c/ var, wc soc. c/ Box, 2 qtos. c/ arms, coz. c/ arms, serv, dce. 01 vaga. Ed. Themis - Varanda, sala, wc soc, 2 qtos (st) cozinha, serv, 01 vaga, lazer na cobertura, gás e água individual. R$ 750,00 + taxas.

Ed. Rafiné - Sala com varanda, wc social, 3 qtos. (st) cozinha. serviço, dce. Ed. Platanus - Aptos, Nov. Varanda, sala, wc social, 2 qtos (st) coz, serv. Ed. Seatlle - Novo, 2 quartos sendo 01 suite, coz, serv. piscina, salão festas 01 ou 2 vagas. Mangabeiras Ed. Barra Mar -Aptos: 202 e 301 - Sala, wc social, 3 quartos s/ 01 reversivel, cozinha, área de serviço, wc serviço, Ed. Vicenza - excelente quarto e sala mobiliado na 2ª. quadra do mar. Contrato mínimo 90 dias. Poço Ed. Mediterrâneo - sala, wc´s c/ blindex, 3 qtos (st c/ arms,) cozinha c/ arms, serv, dce. Prado Ed. Antares - Varanda, sala, wc social, 3 qtos (st) cozinha com armarios, serviço, dcE.

CASAS Farol Rua Telmo Lessa Lobo (Paralela Av. Rotary) -com abrigo para carro, sala única, wc social, 3 quartos, cozinha, área serviço. R$ 600,00 + taxas.

Ponta Verde Rua Prof. Vital Barbosa Terraço, garagem, sala estar 2 ambientes, jantar, 01 suite reversível, copa, cozinha, área de serviço, dependência comppleta, 01 apto. 1º. Andar: gabinete, 2 suites. Serraria Alugo Casas ao Lado do Conjunto Zé Tenório - Térreo: garagem, sala, wc social, cozinha, área serviço. 1º. Andar: wc social, terraço, 3 quartos sendo 01 suite. Farol/Pitanguinha Rua Cel. Pacheco Ramalho Alugo para escritório, consultório, casa composta de: Garagem, recepção c/ mesa granito, sala reunião c/ mesa granito e armário, circulação c/ arm, 2 wc´s, copa c/ mesa e arms, 2 salas p/ depósito. 1º. Andar: 3 salas com arm. e mesa em granito sendo 2 c/ wc. R$ 3.000,00.

PONTOS COMERCIAIS Jatiúca Av. Amélia Rosa - Loja com 2 salas, 2 wc´s, copa. R$ 6.500,00 + Iptu.

N1212 - Av. Álvaro Otacílio ( Beira Mar ) Alugo terreno vizinho a Galeria Passeio Stella Maris medindo 22,50 x 70. Exc. p/ Agência Bancária. N1705 - Av. Álvaro Calheiros Alugo terreno medindo 12x30 ao lado da Le Postiche. N7911 - Av. Alvaro Calheiros Alugo prédio, excelente para Farmácias, escritórios, consultórios, Poço Alugo prédio em frente ao Sesc Poço - Av. Pedro Paulino - Esquina nascente com pav. Térreo e 1º. Andar. Fazenmos locação individual. Exc. p/ cursinhos, escritórios, lanchonetes, etc.......... Sala Comercial - Centro Comercial Maceió Mall - alugo - R$ 250,00 + Taxas Feitosa Galpão - Av. Gov. Lamenha Filho - Alugo prox. ao Posto Petrobras. R$ 1.400,00 + Iptu

CMYK


O JORNA L JORNAL

Dois

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: cultura@ojornal-al.com.br

B1

Som em tempo Compositor e intérprete, alagoano Toinho Antunes lança primeiro CD autoral em show na noite de hoje

Elô Baêta Editora interina de Cultura

oisas do amor, da terra, do mar, da Lua... Coisas do tempo. Coisas de quem nasceu e vive para tocar e cantar. Foi cantando um pouco de tudo isso e compondo de tudo um pouco que Toinho Antunes abriu passagem para a sua sonoridade no cenário musical alagoano. Com boa parte de suas canções – das centenas de sua autoria – gravadas na voz de muitos, agora um bom punhado delas chega construindo uma identidade musical de anos.

C

Registro que surge como o primeiro trabalho autoral, fazendo uso do peculiar som romântico, do samba, da música popular brasileira e de ritmos regionais para subir ao palco do Teatro Marista na noite de hoje, às 20h30, e ser lançado pelo artista como O tempo, o seu mais novo CD. Com 12 faixas, o disco chega reafirmando a diversidade sonora própria do artista. Da parceria com o compositor da Velha Guarda da Portela, Serginho Procópio, a sonoridades ao lado do irmão, André Antunes, da dupla Wilker e Wagner e de Nando Cordel. O tempo guarda, ainda, o fulgor

musical da adolescência do artista na primogênita de suas composições, “Mundo melhor” - composta quando tinha apenas 13 anos - , e outros segredos, que ele não hesita em revelar. “O tempo nomeando o meu trabalho tem a ver com maturação, com o tempo certo de pensá-lo, fazê-lo e mostrá-lo. É um divisor de águas. A construção da minha identidade. Tem tudo de bom que fiz até hoje”, diz o artista, destacando a música Canção de mim, lançada em 1989, e o álbum Toinho Antunes acústico e ao vivo (2003) como duas de suas marcas registradas.

O artista e seus palcos Maceioense, Toinho Antunes começou seus dedilhados no violão aos 9 anos. Em pouco tempo, ainda adolescente, resolveu soltar o verbo na composição de suas primeiras canções. Desde então foi um passo para apresentações na noite alagoana e de outros estados e em festivais como Canta Nordeste, Alagoas em Cena, Misa acústico e Femusesc, sem esquecer os tradicionais festivais universitários. Sua voz e seu tom também

chegaram marcando presença na abertura de shows de consagrados, como Geraldo Azevedo, Lô Borges, Antônio Carlos e Jocafi, Raimundo Sodré, Belchior e outros. Agora, no show de apresentação de O tempo, sua subida ao palco será ao lado de Fabinho Oliveira no baixo, de Carlos Bala na bateria, de Silvano Moreno nos teclados, de China na percussão, de Niltinho nos violões e guitarra, além da flautista Miran Abys como convidada especial.

SERVIÇO: O lançamento do CD O tempo será hoje, às 20h30, no Teatro Marista. O álbum está disponível em bancas de revistas e hotéis de Maceió ao preço de R$ 15. Mais informações: (82) 8842-0741.

CMYK


O JORNAL JORNA L

Variedades B2

Roteiro

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: cultura@ojornal-al.com.br

Artes plásticas Música Teatro Dança Cinema Literatura Artesanato

alessandra@ojornal-al.com.br

Hoje  Basílio Sé retorna ao palco do Teatro Deodoro para a gravação do seu primeiro DVD, Urubuano. O show tem direção artística de Lael Correia e contará com a participação dos músicos Tony Augusto (guitarra), Van Silva (baixo) e Ítalo Vinícius (bateria). Urubuano contará, ainda, com a presença do ator Naéliton Santos, do grupo de dança Sururu de Capote e da atriz e cantora Roberta Aureliano. Ingresso: R$ 20, à venda na bilheteria do teatro ou na banca de revistas Zumbi dos Palmares. Durante o show, o público presente receberá o CD inédito do cantor, “DNA Caeté”. Mais informações: (82) 8832-5394.  O cantor e compositor Toinho Antunes chega ao palco do Teatro Marista, às 20h30, para o lançamento de “O tempo”, seu primeiro trabalho autoral. Ingressos à venda na Cia. das Havaianas (Maceió Shopping) - grátis um CD do artista. Mais informações: (82) 32354280/9979-5959.

Amanhã  Lançamento de “Os fantasmas da cidade”, primeira publicação literária do advogado alagoano Hermann Baeta, às 19h, no restaurante Engenho Massayó (Av. Amélia Rosa, Jatiúca). No dia 23, o livro segue para Coruripe, cidade-berço do escritor, para ser apresentado na Biblioteca Pública do município às 15h. Em ambos os lançamentos serão distribuídos exemplares da obra gratuitamente ao público. Mais informações: (21) 2552-5158 ou (82) 3235-1160.

Quinta-feira  Interpretando sucessos nacionais de consagrados na MPB, como Caetano Veloso, e internacionais – de Simply Red a Carly Simon -, passando por bossa nova, rock e soul, a dupla Divina Supernova chega ao palco do Vila Chamusca, ao som de Ana Galgani (voz e flauta) e Jr. Bocão (voz e violão), às 20h30. Ingresso: R$ 8. Mais informações e reservas de mesas: (82) 9106-2665/3355-1639.

Em Breve

 Os Seresteiros da Pitanguinha (foto) invadem o Pavilhão de Feiras e Exposições do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Jaraguá), ao lado da banda Divina Supernova, antecipando a folia de Momo para a criançada no “II O bailinho”, no próximo dia 20, a partir das 15h. Ingressos: R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira); mesas – R$ 200 (4 pessoas), à venda no estande Sue Chamusca (Maceió Shopping). Mais informações: (82) 3235-5301/9925-7299.  No período de 21 a 25 deste mês, o Centro de Belas Artes de Alagoas (Rua Pedro Monteiro, 108 – Centro) estará com inscrições abertas, das 8h às 17h, para o curso gratuito de História da Arte. As aulas acontecerão uma vez por semana, durante um ano, pela manhã e à tarde, sob o comando da professora Socorro Lamenha. Mais informações: (82) 3315-7871.

Em Cartaz  O Museu Théo Brandão/Ufal está com inscrições abertas para oficinas de frevo, boi e máscara de carnaval. As atividades começam no próximo dia 21 e se estendem até o dia 25, com oficinas de máscaras, das 9h às 12h; de boi de carnaval, das 14h às 17h; e de frevo, das 17h às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18 deste mês, das 9h às 17h. Vagas limitadas. Mais informações: (82) 3221-2977.


O JORNAL JORNA L

Variedades

B3

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: cultura@ojornal-al.com.br

Os melhores em acordes e vozes Anunciados os vencedores do Grammy 2011 – mais prestigiado prêmio da indústria musical internacional – em cerimônia no último domingo; country e rock canadense foram os destaques na noite da premiação Banda Arcade Fire recebeu o troféu de Melhor Álbum do Ano por The Suburbs

O trio country Lady Antebellum e a banda canadense de rock Arcade Fire ganharam os principais prêmios Grammy, no último domingo, numa cerimônia cheia de zebras e com uma humilhante derrota para Eminem. O rapper era o artista com mais indicações - dez -, mas levou apenas dois troféus. Já o Lady Antebellum saiu da cerimônia com cinco prêmios, inclusive os de Melhor Canção e Melhor Gravação do ano. É a segunda vez consecutiva que o gênero country domina o evento, que no ano passado teve Taylor Swift como grande destaque. Afesta do Lady Antebellum só não foi completa porque o Arcade Fire levou o principal prêmio, o de Álbum do Ano, o que surpreendeu os críticos. A banda já havia perdido essa disputa em duas ocasiões, e seus integrantes pareceram perplexos ao ouvirem a apresentadora Barbara Streisand fazer o anúncio. O álbum The Suburbs ganhou o Grammy depois de liderar as paradas dos EUA e do Canadá, no ano passado, sem o apoio de uma grande gravadora. Foi a primeira vez que uma

banda de rock recebe esse prêmio desde o U2 em 2005. O prêmio de revelação também foi uma surpresa: a baixista Esperanza Spalding, superando dois ídolos canadenses do momento, Justin Bieber e Drake, que tinham duas e quatro indicações, respectivamente, mas voltaram para casa de mãos vazias. Spalding, de 26 anos, é a primeira artista de jazz indicada ao prêmio de revelação nos últimos 35 anos. Mas ela não é exatamente uma novata, já que lançou seu disco de estreia em 2008. Acantora pop Lady Gaga e o rapper Jay-Z levaram três troféus cada um. Eminem, retomando sua carreira com um disco que fala da sua luta contra a dependência química, era o favorito para agradar aos 12 mil membros da indústria fonográfica que votam no Grammy. Mas ele ficou apenas com os troféus de Melhor Álbum de Rap (Recovery) e Solo de Rap (So Afraid). Dono de 13 Grammys ao longo da carreira, Eminem já foi derrotado três vezes na categoria álbum do ano e nunca venceu também como melhor gravação ou canção.

ARTISTAS DA NOITE O Grammy premiou artistas em 108 categorias. Outros ganhadores múltiplos foram o produtor de música clássica David Frost (quatro), o guitarrista Jeff Beck, o cantor e compositor de soul John Legend (três cada), o cantor Usher e a banda de rock Black Keys (dois). Entre as apresentações da noite, destaque para as performances de Cee-lo Green, que dividiu o palco com a artiz Gwyneth Paltrow. A dupla cantou Forget you acompanhada de uma banda de marionetes. Norah Jones, Keith Urban e John Mayer homenagearam Dolly Parton com Jolene. Bob Dylan cantou o clássi-

co Maggie’s Farm com a banda de indie folk Mumford & Sons e a instrumentista Avett Brothers. Mick Jagger homenageou o soulman Solomon Burke com Everybody Needs Somebody To Love ao lado do cantor e produtor Raphael Saadiq. Dr. Dre participou da apresentação do rapper Eminem. Lady Gaga cantou o novo single Born This Way. Sempre excêntrica, ela chegou à cerimônia dentro de uma espécie de casulo. A festa ainda contou com shows de Rihanna e Drake, Barbra Streisand, Muse, Lady Antebellum e Katy Perry.

Veja a lista dos vencedores nas principais categorias do Grammy 2011 Canção do ano Need You Now - Lady Antebellum Artista revelação Esperanza Spalding Álbum do ano Arcade Fire - The Suburbs Gravação do ano Lady Antebellum - Need You Now Álbum pop The Fame Monster - Lady Gaga Melhor álbum rock Muse - The Resistance Melhor álbum de rap Eminem – Recovery Performance pop feminina Lady Gaga - Bad Romance Performance pop masculina Bruno Mars - Just The Way You Are Melhor performance pop por uma dupla ou grupo Train - Hey, Soul Sister Colaboração pop Herbie Hancock, Pink, India.Arie, Seal, Konono No 1, Jeff Beck & Oumou Sangare - Imagine Melhor performance hard rock Them Crooked Vultures - New Fang Melhor performance metal Iron Maiden - El Dorado Melhor performance rock individual Paul McCartney - Helter Skelter Melhor performance rock por uma dupla ou grupo The Black Keys - Tighten Up Melhor álbum de R&B John Legend & The Roots - Wake Up! Melhor álbum de música alternativa The Black Keys – Brothers

TV ABERTA EDUCATIVA 04h50 05h50 06h05 06h20 06h50 07h00 07h45 08h00 08h30 09h00 09h30 10h00 10h30 11h00 11h30 12h00 12h30 13h00

-

Salto para o Futuro Telecurso Ensino Médio Telecurso Ensino Fundamental Telecurso Tecendo o Saber Jornal Visual Repórter Brasil Da Sua Conta (Reprise local) Connie a Vaquinha Um Menino Muito Maluquinho A Turma do Pererê Barney Castelo Rá-Tim-Bum Janela Janelinha 100% Brasil Turma do Pererê Um Menino Muito Maluquinho Catalendas Dango Balango

Canal 3 13h30 14h00 14h15 14h30 15h00 16h30 17h00 17h30 18h00 18h30 19h00 19h30 20h00 21h00 22h00 23h00 01h00

-

TV ALAGOAS 04h30 05h00 06h00 07h00 08h00 09h00 11h00 12h35 13h15 14h00 14h45 15h30

-

Igreja Quadrangular Jornal do SBT - Manhã Igreja Universal Carrossel Animado Bom Dia & Cia Igreja Mundial Plantão Alagoas Igreja Universal Pérola Negra Maria Esperança Camaleões Smallville

Castelo Rá-Tim-Bum Cocoricó Curta Criança Vila Sésamo Sem Censura Média Nacional Estúdio Móvel Karkú, Uma Galera Atrevida Snobs Expedições Lá e Cá Cara e Coroa Repórter Brasil Observatório da Imprensa Samba na Gamboa Festival Ibermédia Sem Censura

Canal 5 16h30 18h20 18h45 19h30 20h30 21h30 22h00 00h45 01h30 02h00 -

Cinema em Casa Marci X - Uma Loira Muito Louca Eu, a Patroa e as Crianças SBT Brasil Esquadrão da Moda Programa do Ratinho A História de Ana Raio e Zé Trovão Cine Espetacular Glimmer Man - O Homem das Sombras Jornal do SBT - Noite Dois Homens e Meio // Two And a Half Men Tele Seriados I - Série: Ugly Betty

TV GAZETA 04h55 04h53 05h05 05h20 05h40 06h05 06h30 07h30 08h17 09h40 09h45 11h50 12h20 12h50 13h20 14h15

-

Sagrado Telecurso Educação Básica - Tecendo o Saber Telecurso Profissionalizante Telecurso Ensino Médio Telecurso Ensino Fundamental Globo Rural Bom Dia Brasil Bom Dia Alagoas Mais Você Globo Notícia I TV Globinho Globo Esporte Jornal Hoje AL TV - 1ª Edição Vídeo Show Vale a Pena Ver de Novo O Clone

Canal 7 15h39 - Sessão da Tarde - Um Caminho Para Dois 17h26 - Globo Notícia II 17h30 - Zack e Cody Gemeos Abordo 17h52 - Malhação 18h20 - Araguaia 19h15 - AL TV - 2ª Edição 19h30 - Jornal Nacional 20h10 - Ti-ti-ti 21h05 – Insensato Coração 22h15 - Big Brother Brasil 11 23h35 - Amor & Sexo 00h15 - Jornal da Globo 00h50 - Programete Formula 1 00h53 - Lost 01h45 - Corujão I

TV PAJUÇARA 00h15 05h45 06h00 06h10 06h20 06h40 06h45 07h45 08h30 11h00 11h30 13h45

-

Ponto de Luz Fique Alerta 1ª Edição Alagoas Rural Feito Pra Você Receitas Agreste Noticias Casa & Negocio Pajuçara Manhã Fala Brasil Hoje em Dia Feito Pra Você Fique Alerta IURD

Canal 11 14h00 15h30 17h30 18h50 18h55 19h25 20h15 21h15 22h15 23h15 00h15 01h15

-

Tudo a Ver Todo Mundo Odeia o Chris Record Kids Casa & Negocio Jornal da Pajuçara - Noite Jornal da Record (HD) Série: Dr. House Série:Csi Investigação Criminal Ribeirão do Tempo Troca de Família Série: CSI Miami Ponto de Luz

TV BANDEIRANTES Canal 38 04h45 05h45 07h00 08h15 09h00 10h15 12h00 13h15 14h00 14h30 11h15 16h00 18h15 19h10 19h35 20h00 20h15 21h15 22h15 23h15 00h15 01h30

-

Espaço Vida Vitoriosa Primeiro Jornal Band Kids Isa TK+ Dia Dia Jogo Aberto SP Acontece Manual de Sobrevivência Escolar do Ned Futurama Quase Anjos Video News Brasil Urgente Jornal da Band Futurama Show da Fé Video News NCIS - Unidade de Elite O Mundo Segundo Os Brasileiros Bones Jornal da Noite A Noite é uma Criança Espaço Vida Vitoriosa


Social

O JORNA L

B4

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: cultura@ojornal-al.com.br

Silvio Eugênio

Chico Brandão

No topo NUPCIAL Os amigos Adriano Barros e Izabel Pinheiro e José Augusto e Telma Lisboa nos comunicando o nupcial dos seus filhos, Izabelle e Márcio, no próximo dia 26 de fevereiro. A cerimônia religiosa terá como cenário a tradicional Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, no bairro de Jaraguá. Posteriormente, os noivos receberão os cumprimentos no Armazém Uzina.

SALE

SHUT UP, GISELE!

Esta não será uma terçafeira comum. A Maison M deve mobilizar as lulus mais elegantes da cidade, com o start na promoção de verão da maison. A amiga Martha Medeiros preparou uma festa com cara de presente de Natal atrasado, com direito a descontos inacreditáveis de até 70% nas etiquetas. Imperdível. Mamãe Izabel Pinheiro organizando com toda dedicação o nupcial da filha Izabelle com Márcio Lisboa, no próximo dia 26. Chico Brandão

ENGENHO O Spa Engenho do Corpo abre mais uma turma, desta vez, de 19 a 26 de fevereiro, no Salinas de Maceió. Trata-se de um dos mais respeitos spas da região Nordeste, que conta com os maiores especialistas da seara. Informações pelo endereço www.spaengenhodocorpo.com.br ou pelo telefone 3326-5907.

Com uma manchete polêmica - Cala a boca, Gisele - o jornal New York Post deste domingo (13), reuniu declarações polêmicas feitas pela übermodel brasileira Gisele Bündchen nos últimos tempos. A publicação traz uma lista das frases já ditas por ela, destacando algumas como:Sobre protetor solar: "Não coloco esse veneno na minha pele." Sobre o enteado, filho de Tom Brady e Bridget Moynahan: "Eu sei que ele tem mãe, mas, para mim, sinto ele como meu filho." Sobre virgindade: "Hoje ninguém é mais virgem antes de se casar. Me mostre uma virgem." Sobre quilos extras na gravidez: "Algumas mulheres quando engravidam acham que podem se tornar um triturador de lixo. Eu tinha consciência do que comia, por isso só ganhei 13 quilos." Sobre amamentação: "Deveria ter uma lei que obrigasse as mães amamentarem seus filhos até os seis meses." E ai Gisele, não vai falar nada?

SURURUZADA VIP FLAMENGO Agradecendo o convite para a Sururuzada Vip que acontece no próximo domingo, dia 20 de fevereiro, das 12h às 17h, no Restaurante Oca, em Ipioca. A festa já entrou para o calendário dos grandes eventos de Maceió. Márcio e Vânia Nutels responsáveis pelo sucesso, há quase 50 anos Informações pelo telefone da Flu Look, comemorando a temporada de descontos especiais 3234-1196. É inaceitável a fragilidade do sistema energético em Alagoas. Ontem, vários trechos do bairro de Mangabeiras ficou

1

Chico Brandão

sem eletricidade por quase seis horas. Pior, a eletricidade foi e voltou várias vezes, ameaçando queimar equipamentos e afetan-

do moradores e comerciantes que atuam na região. Cabe à Eletrobrás dar uma resposta eficiente sobre a situação.

Chico Brandão

Chico Brandão

A chegada do elenco do Flamengo ao Maceió, para o jogo válido pela Copa do Brasil, deve mobilizar fãs de todo o país. Adelegação rubro-negra ficará hospedada no Ritz Lagoa da Anta e à noite deve realizar um treino de reconhecimento, com portões abertos, no Estádio Rei Pelé. Para ter acesso ao treino com Ronaldinho Gaúcho e companhia, os torcedores deverão levar 2kg de alimentos não perecíveis, que serão doados em Alagoas.

Adriana Tenório e Adriana Barbosa, duas belezas marcantes que enaltecem as reuniões sociais, empresariais e filantrópicas da cidade

Na lente Os Seresteiros da Pitanguinha e a Banda Divina Supernova comandam a II Matinê infantil dos Seresteiros da Pitanguinha, no próximo domingo, dia 20, no Centro de Convenções de Maceió. A grande homenageada do bailinho será a escritora alagoana Anilda Leão. Informações pelo telefone 3235-5301.

2

Depois de muito sol, cloro e sal durante o verão, os cabelos merecem cuidados especiais. A coluna bateu um papo com a hairstylist Mônica Casado, que deu dicas de tratamentos pó-sol. O mais importante, segundo a expert, é cuidar dos fios sensibilizados que sofreram fotodegradação, ou seja, contato com o sol. O ideal são tratamentos que contenham proteção UV, como máscaras hidratantes e processo de reconstrução de fios. E além de tudo isso, aparar as pontinhas maltratadas é sempre bom!

3

A Rede Feminina de Combate ao Câncer promove na próxima quarta-feira, dia 23, o Carnaval da entidade. A festa acontece no Salão Pierre Chalita, a partir das 17 horas. Avenda dos convites, no valor de R$ 40,00 será revertida para as obras da entidade. A prévia carnavalesca contará com buffet assinado pela expert Izabel Pinheiro. Participe dessa rede de apoio.

4

Segue superconcorrida a promoção de verão da Brooksfield e Bob Store, da amiga Girley Rocha. A temporada é de vaivém intenso e disputa pelas araras.

5

Lívia e Davi Pereira nos comunicando a chegada da coleção alto verão da Mahogany. Além da linha de colônias exclusivas, a loja, que funciona do Maceió Shopping, recebe uma linha de produtos pós-sol, com cremes, hidratantes, sabonetes. Impossível não amar.

6

APOSENTADORIA

Manuel Marques volta à cidade após festejar aniversário do pai

Antonio Carlos Lessa se destacando à frente da Adepol

Márcia Marques comemorando o sucesso da Imaginarium

O mundo - não é exagero acompanhou emocionado a entrevista coletiva na qual o jogador Ronaldo Nazário anunciou sua aposentadoria aos 34 anos. O atleta, maior artilheiro em copas do mundo, disse que as dores e lesões frequentes, além do hipotireoidismo são os responsáveis pelo fim da sua carreira. Considerado um dos melhores jogadores da história, Ronaldo deu uma entrevista emocionada ao lado de dois de seus quatro filhos, que repercutiu nos principais veículos de comunicação do mundo. Reverenciou a torcida do Corinthians, mesmo tendo sido alvo de duros protestos por parte da 'Fiel'. O jogador, que conquistou duas copas do mundo e foi o protagonista da derrota contra a França, após sofrer crise convulsiva na noite que antecedeu a final, encerra sua carreira vitoriosa sob elogios. Para quem ama futebol, a reverência e o respeito pelo 'Fenômeno'.

O Carnaval é a festa mais animada do país e tanto agito pede uma produção marcante e divertida. O maquiador e consultor da linha Intense, do Boticário, Sadi Consati, criou um look especial para os dias de Carnaval que promete sair do convencional, mas sem exageros. "Minhas apostas são os olhos coloridos com azul e roxo dividindo a atenção com a boca vermelha ou pink. Você pode brincar com as cores do make sem ficar 'over'. Tipo tudo ao mesmo tempo agora.", conta Sadi. Os produtos utilizados para garantir o visual o maquiador usou Base Líquida Cor 2, Pó Compacto Cor 2, Corretivo Cor 1, Sombras: Cor 35 (azul), Cor 27 (roxo), Lápis Contorno dos Olhos Preto, Máscara Para Cílios à Prova d'Água Preta, Blush Cor 1, Batom Cor 27.

CMYK


OJORNAL 15/02/2011