Visão SINTICAL | MAI 2020

Page 1

Publicação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Santa Maria e Região | Filiado à CUT, FTIA/RS, CONTAC e DIEESE

Base territorial nos municípios de Santa Maria, São Sepé, Jaguari, São Pedro do Sul, Nova Palma, Dona Francisca, Restinga Seca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, São João do Polêsine, Pinhal Grande, São Vicente do Sul, Toropi, Mata, Dilermando de Aguiar, Silveira Martins, Ivorá, São Martinho da Serra, Itaara, Jari, Quevedos,Tupanciretã e Júlio de Castilhos.

CORONA CORONA CORONA CORONA CORONAVÍRUS VÍRUS VÍRUS VÍRUS VÍRUS

Cuide de você e dos outros!

Diante da pandemia do novo Coronavírus (SARS-COV-2) e seguindo as determinações do Ministério da Saúde e os decretos do Governo Estadual e da Prefeitura Municipal de Santa Maria, a direção do SINTICAL informa aos associados e associadas que está prestando atendimento de acordo com as medidas de distanciamento social para segurança sanitária e a preservação da saúde pública.

O atendimento presencial na sede central é realizado pela janela frontal do edifício, seguindo todas as determinações de higienização e restrição de contato físico, para evitar a disseminação do Coronavírus. Dessa forma, para ser atendido é exigido o uso de máscara de proteção.

Em caso de urgência que não requeira o atendimento na sede, os trabalhadores podem entrar em contato pelo e-mail sintical@terra.com.br e telefones (55) 3026.2656 / 3221.7054 / 99606.8949.

Além disso, os associados(as) podem realizar consultas ou sanar dúvidas diretamente com a Assessoria Jurídica da entidade pelo telefone (55) 3223.5005.

A direção também informa que todas as publicações impressas, tais como o jornal VISÃO SINTICAL, sempre entregue em mãos aos trabalhadores nas empresas, estão suspensas. Entretanto, continuamos a informar, divulgar e a nos comunicar em ambiente digital, pelo nosso site www.sintical.com.br ou nossa página no Facebook, pela qual o associado(a) também pode entrar em contato conosco.

SINTICAL sugere medidas para preservar saúde e emprego dos trabalhadores(as)

A preocupação é evitar os acordos individuas previstos na MP 927/2020

A direção do SINTICAL, reunida no dia 21 de março de 2020, decidiu orientar as empresas do Grupo da Alimentação, incluindo Carnes e Derivados, Bebidas e demais, a tomar as seguintes medidas no sentido de preservar a saúde e os empregos de seus trabalhadores(as) e minimizar os impactos econômicos para as empresas, de acordo com a necessidade e/ou possibilidade de cada uma:

• Licença remunerada por motivo de doenças preexistentes, como, por exemplo, doenças cardíacas, diabetes, hipertensão arterial, doenças respiratórias e condições que diminuam a imunidade aos trabalhadores, para isolamento em suas residências;

• Licença remunerada por motivo de idade e a gestantes, aos trabalhadores(as) com mais de 60 anos de idade e mulheres gestantes, para isolamento em suas residências;

• Banco de horas: As empresas poderão implementar o Banco de Horas, respeitados os critérios previstos nas cláusulas de Acordos Coletivos e Convenções Coletivas, assinados pelo SINTICAL e

classe patronal, limitado a um período de 06 meses;

• Férias: Concessão de férias coletivas ou individuais, podendo ser por turnos ou setores;

• “HOME-OFFICE”: Quando possível, as empresas poderão dispensar seus empregados do comparecimento na empresa, para que estes trabalhem em suas residências (home-office), sem alteração contratual;

• Áreas comuns: Além da disponibilização de álcool em gel, as áreas de alimentação, refeição e convivência das empresas devem ser higienizadas diariamente; dentro do possível, manter a distância mínima de 2 metros entre as pessoas, conforme Nota Técnica Conjunta Nº 02/2020 - PGT/CODEMAT/CONAP*, de 13 de março de 2020. Já as orientações médicas para os locais de trabalho, são no sentido de se respeitar, no mínimo, um metro de distância.

*Procuradoria Geral do Trabalho/Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho/Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública.

Se puder, fique em casa! E se precisar sair, use máscara!
ANO XVII | Nº 75 Maio de 2020

COVID-19

É a doença causada pelo novo Coronavírus que pode provocar enfermidades respiratórias, desde um resfriado comum até síndromes mais graves, com efeitos letais. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS - como uma pandemia.

Até o momento não há vacina nem tratamento específico, somente tratamento de sintomas. Os casos graves podem precisar de oxigênio suplementar e ventilação mecânica.

A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

• gotículas de saliva;

• espirro;

• tosse;

• catarro;

• contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

• contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

A IMPORTÂNCIA DO DISTANCIAMENTO SOCIAL

Uma das maneiras mais eficazes de diminuir a velocidade de progressão da epidemia de infecção por Coronavírus, propiciando uma maior capacidade de atenção por parte do Sistema de Saúde é através do distanciamento social. Portanto, devemos permanecer em casa sempre que possível.

Ficar em casa e evitar aglomerações é a nossa melhor vacina!

COVID-19 COMO SE PREVENIR

• Lavagem frequente das mãos com água e sabão. Esfregar os espaços entre os dedos, o dorso da mão e cavidades (dobras dos dedos e unhas), sem esquecer do polegar. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

• Areje o ambiente doméstico e higienize os objetos e superfícies da casa;

• Evitar contato próximo com pessoas doentes;

• Ficar em casa quando estiver doente;

• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

• Evitar tocar olhos, boca e nariz, pois esse contato permite que o vírus entre no corpo, gerando infecção.

Cuidados em ambientes públicos

Em locais como o do transporte coletivo, ambiente de trabalho, mercados ou farmácias, é preciso tomar cuidados especiais:

Uso de máscara é obrigatório.

Mantenha distância de pelo menos um metro das pessoas. Se tiver de tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço dobrado. Isso evita que as secreções do corpo entrem em contato com superfícies ou com outras pessoas.

Em qualquer local, evite aglomerações e use álcool em gel.

Fique atento sobre os sintomas

Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal. Outras ficam gravemente doentes e desenvolvem dificuldade em respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Entretanto, a expansão da doença no Brasil mostra que adultos jovens e até crianças também podem ser infectados. Por isso, em caso de febre, tosse e dificuldade em respirar procure atendimento médico.

Endereços para buscar orientações e atendimento

Disque Covid - UFSM

Telefones: (55) 3220.8500 e 3213.1800

Funcionamento: 7h às 19h

Lauduz Telemedicina (Via Internet)

Acesse www.lauduz.com

Funcionamento: Cadastre-se no site e por meio de celular ou computador você será encaminhado para uma chamada de vídeo. O atendimento funciona 24 horas.

Disque VigilânciaSecretaria Estadual da Saúde

Telefone: 150

E-mail: disquevigiancia@saude.rs.gov.br

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 22h. Aos sábados, domino e feriados, das 8h às 22h.

Disque Saúde - SUS

Telefone: 136

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábado, das 8h às 18h.

Para denunciar aglomerações de pessoas

Telefone: 153

WhatsApp: (55) 99167.8452

(55) 99167.4728

(55) 99167.8122

Maiores informações sobre prevenção, uso de máscaras e a expansão da pandemia podem ser acessadas em OPAS/OMS Brasil - https://www.paho.org/bra

2 VISÃO SINTICAL MAIO DE 2020
Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à Pandemia COVID-19Governo do Estado do Rio Grande do Sul

O medo não deve NOS paralisar Cumprir as recomendações das autoridades de saúde é obrigação

Eu tenho medo de ser contaminado com o coronoravírus e ficar sofrendo para respirar no corredor de algum hospital, junto com dezenas de doentes, sem um leito para ser internado correndo risco de morrer ali. Esse parece ser o sentimento da maioria diante dos noticiários, redes sociais e pessoas com quem conversamos reproduzindo informações desoladoras sobre a pandemia.

A situação é grave, sem dúvidas, mas se a propagação do coronavírus (covid-19) acontece através dos humanos, significa que se as pessoas mudarem alguns hábitos de contato e adotarem os procedimentos de higiene recomendados o ciclo transmissor se interromperá. Ao cumprirmos as medidas recomendadas pelas autoridades estaremos fazendo a nossa parte.

Se as autoridades determinam o isolamento social, é porque ainda não encontraram medida mais eficaz e todos sabem que o custo será altíssimo, que não há condições de ficarmos paralisados em casa indefinidamente.

A crise atual é de grandes proporções, afetará a vida de muita gente por longo período e muitos de forma definitiva. O que pode variar é a atitude de cada pessoa diante da situação. Quem se fixar só nas partes ruins tende a prolongar o período de crise, quem agir com a compreensão de que a natureza é sábia e nada acontece por acaso, logo estará ocupado com os desafios no novo tempo.

Crises e experiências

Raras são as pessoas que ao se depararem com uma grande dificuldade não pensaram que seria a maior da vida, e logo perceberam que haviam outras maiores e também as superaram. A crise atual vai passar.

Há situações que não temos ingerência para resolver e ficamos à mercê de autoridades ou interesses de terceiros. Assim aconteceu com as guerras mundiais do século passado e outras guerras regionais que ocorrem na época atual. Não é o caso da pandemia em discussão. Segundo as autoridades de saúde e governos de todos os continentes a solução depende das atitudes individuais como higienização constante ao tocar objetos ou locais, etiqueta respiratória, uso de máscara facial, etc.

Isolamento e estrutura hospitalar

Repetidamente as autoridades de saúde, prefeitos e governadores têm repetido que

as medidas de isolamento social são necessárias porque o sistema de saúde do Brasil, assim como em outros países, tem estrutura hospitalar com capacidade insuficiente para atender elevado número de pacientes de forma simultânea e que nos aglomeramentos de pessoas sem proteções as doentes contaminam as outras.

Desrespeitar as recomendações oficiais pode caracterizar um atentado à dignidade humana e conduta antissocial, porque a irresponsabilidade de um poderá prejudicar muitas pessoas já que o coronavírus, em suas diferentes mutações, está alcançando todas as classes sociais e faixas etárias, na maioria dos países deixando um imenso rastro de dor e miséria a milhões de pessoas.

Discernimento e prudência

A situação recomenda termos discernimento para agir com prudência sem sucumbir ao medo alimentado pelo catastrofismo midiático. Convém lembrar que há doenças que continuam e continuarão causando a morte de milhares de pessoas todos os dias, no mundo inteiro e inclusive no Brasil.

Dramático é o quadro da fome, onde há previsão que cerca de 265 milhões de pessoas em todo o mundo sofrerão com a fome até o final deste ano, dobrando o número de pessoas que sofreram “severa escassez de alimentos no ano passado”. Diz a reportagem do jornal The Guardian, edição de 21/04/2020, que “alguns dos países mais pobres podem enfrentar a opção de tentar salvar as pessoas atingidas pelo vírus apenas para que sejam vítimas da fome” 1

O alerta para a quantidade de pessoas que morrem de outras causas não autoriza atitudes de indiferença quanto às prevenções ao coronavírus (covid-19). Ao contrário, reforça a obrigação de cada um fazer a sua parte para passar a pandemia rapidamente porque há outros humanos desafios dramáticos que requerem atenção.

Medo e responsabilidade

Sentir medo é normal e saudável2, mas quando esse medo é exagerado, desproporcional à ameaça ou perigo, ele se torna prejudicial. O contrário também é problemático. Não sentir medo diante de uma ameaça ou perigo real, desconsiderando os males que podem advir deste, pode causar danos consideráveis e até fatais a nós e aos outros.

A sensação de medo e desconforto nessa situação são legítimas, mas não devem nos

paralisar. É hora de seguir as recomendações da ciência, aplicar a inteligência e o bom senso no uso dos recursos que se tem para seguir por caminhos alternativos que levem à superação da crise fazendo o que está ao alcance sem cair no conformismo nem incorporar a personagem do coitado. Atitudes extremas, do tipo nada pode ou tudo pode ser feito, são igualmente desequilibradas e não ajudam a superar a crise atual.

Empatia e fraternidade

Reafirmando o desejo de que logo tenhamos dias melhores transcrevemos a seguinte mensagem de fé:

“Que nós possamos, neste momento em que passa a humanidade como um todo, o primeiro momento que une cristãos, budistas, judeus, islâmicos, messiânicos, hinduístas, todos, e também os ateus, sob a ação contundente e implacável do mesmo inimigo, todos unidos buscando a cura e o vencimento desta crise, mas pranteando por seus mortos todos desesperados pela falta de recursos da saúde e todos muito confusos com o mundo que haverá depois. Haverá sim um período difícil que será tão mais curto e tão mais fácil quanto mais amor, empatia e fraternidade houver”3

Fica aqui o convite para que neste grave momento da história da humanidade permitamos que aflore o melhor de nossas virtudes e ponhamos freio nos instintos que atentam contra a convivência social civilizada baseada na ética e na solidariedade. Que homens e mulheres se respeitem mais do que antes. Que as diferenças de ideias sirvam de estímulo ao aprendizado. Que as relações entre empregados e patrões ocorram dentro das leis e dos princípios da dignidade. Que cada pessoa tenha condições de dizer: a crise passou, estou com boa saúde, com trabalho, com renda própria, estamos mais solidários e vivemos em paz!!!

Assessoria Jurídica SINTICAL

1 https://www.theguardian.com/world/2020/apr/21/ global-hunger-could-be-next-big-impact-ofcoronavirus-pandemic.

2 FREEMAN, Daniel. Ansiedade: o que é, os principais transtornos e como tratar. Trad. Janaina Marcoantonio. Porto Alegre: L&PM, 2016. LEAHY, Robert L. Livre de Ansiedade. Trad.Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artimed, 2011. SILVA, Ana Beatriz B. Mentes ansiosas: medo e ansiedade além dos limites. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

3 Mensagem de Maria, mãe de Jesus, transmitida pelo espírito identificado por Dr. Espanhol, através da psicofonia de Mônica de Medeiros. Site: https:// youtu.be/BLFxMpej34M. Live Youtube em 31/03/ 2020.

3 VISÃO SINTICAL MAIO DE 2020
NOSSOS DIREITOS

Pela vida das mulheres e contra a destruição das políticas públicas

Fortalecendo as manifestações do Dia 8 de março, a direção do SINTICAL homenageou as trabalhadoras da categoria da alimentação com entrega de brindes em várias empresas da região.

Durante os encontros com as trabalhadoras foi destacado o difícil momento vivido pela população brasileira, em especial as mulheres, sobre as quais pesam a violência na vida pessoal e no mundo do trabalho. Além do feminicído, que torna o Brasil o quinto país mais violento contra a mulher em todo o mundo, segundo a ONU, as mulheres sofrem os duros efeitos das reformas trabalhistas e previdenciária e enfrentam o desemprego, serviços precários, a tripla jornada e baixos salários.

Dessa forma, o Dia Internacional da Mulher é um momento importante para exi-

gir políticas públicas efetivas para combater a violência contra a mulher e denunciar a política econômica que desmonta o SUS, a educação e os demais serviços públicos, comprometendo as condições de vida da maioria da população.

Mais informações sobre o 8 de Março em www.sintical.com.br.

CONVÊNIOS

• Assessoria Jurídica - Escritório Rua Manoel Ribas, nº 1690, Centro, Santa Maria/RS. Advogados: Joceles da Silva Moreira, Jesus Newton Bernardes e Wiliam Moraes. Fone: (55) 3223-5005. Plantão no Sindicato todas as sextas-feiras, das 10h às 12h.

• Laboratórios Oswaldo Cruz - MATRIZ: Rua Conde de Porto Alegre, 844, Nossa Senhora de Fátima (em frente à Escola Estadual Professora Maria Rocha) santa Maria/RS. (55) 3221-3631; FILIAL

II: Rua Armim Schvarcz, 341, Centro Comercial Tancredo Neves. Fone: (55) 3212-8336.

• Dr. Luiz Alberto Fugante de Oliveira - Clínico Geral. Rua Venâncio Aires, 1795, sala 25. Ed. Princesa. Fone: (55) 3221-5441.

• Assistência Odontológica – Consultório Dentário Borsatto. Av. Presidente Vargas, 1902. Fone/Fax: (55) 3221-4758.

• Centro de Saúde VIDA CARD – Rua Silva Jardim, 2038 - Serviços médicos: cardiologista, endo-crinologista, clínico geral, ginecologista, psiquiatra, exames de eletrocardiograma e ecografia. Rua Silva Jardim, nº 1704. Fones (55)

3033-8200 / 99108-2702.

• Consultório de Fisioterapia - Marcelo De Carvalho Pozza (CREFITO 203240-F). Atendimento em crianças, adultos e idosos nas áreas de Ortopedia, Traumatologia e Neurologia. Associados do sindicato e seus dependentes têm 30% desconto. Atendimento personalizado e com hora marcada de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h. Consultar disponibilidade para atendimento aos sábados ou outros horários. Rua Quintino Bocaiuva, 272 -Térreo - Santa Maria/RS. Fones: (55) 3025-7304 / 99989-3099.

4 VISÃO SINTICAL MAIO DE 2020 DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Trabalhadoras da Padaria Delicia Trabalhadoras Di Marzari
Expediente Visão SINTICAL é uma publicação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Santa Maria e Região. Rua Francisco Mariano da Rocha, 182 - Centro - Santa Maria/RS. Fone/Fax: 55.3221.7054 e 3026.2656, e-mail: sintical@terra.com.br. Gestão 2018/2022 - SOMOS FORTES, SOMOS CUT. Jornalista Responsável: Carmem R. A. Pereira - MTE/RS: 6202. Fotografia: Arquivo SINTICAL. Diagramação: André Machado Fortes. Edição especial digital.
da Cooperativa
Francisca
Cooperativa
Trabalhadoras
Camnpal Dona
Trabalhadoras da
Camnpal Faxinal do Soturno
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.