Caderno Z & Noroeste | SET 2014

Page 1

Informe Comercial 30 de Setembro de 2014

Horizontina ganha Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano

Prestes a completar 60 anos e comemorar os 50 anos desde a fabricação em seu território da primeira colheitadeira automotriz no Brasil, o município de Horizontina ganha um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA). Fundamental para o planejamento e a gestão, é fruto de um amplo debate com a comunidade e baseado em conhecimento científico, a partir da assessoria prestada de Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) num trabalho de quase um ano. Tratado como prioridade pelo governo do município o PDDUA vai balizar o desenvolvimento do município nas próximas décadas. Para isso, o PDDUA está baseado em dois pilares: plano estratégico e plano regulador. O plano estratégico que já serve de orientação para o governo municipal definir suas ações é composto por seis estratégias: 1) desenvolvimento econômico; 2) estruturação e ordenamento do território; 3) circulação e transporte; 4) sustentabilidade ambiental e infraestrutura; 5) desenvolvimento e integração social; e 6) patrimônio cultural e ambiental. Já o plano regulador será enviado ao legislativo ainda este mês e estabelecerá o aparato jurídico da gestão e do planejamento urbano e rural do município a ser cumprido tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada.

governo governo governo governo governo municipal municipal

O prefeito de Horizontina Nildo Hickmann considera o PDDUA um dos principais projetos do governo municipal.

- Priorizar o Plano Diretor é uma questão de consciência cívica e de responsabilidade com o planejamento e a gestão do município, com os pés no presente e olhos voltados para o futuro - enfatiza o prefeito.

Já o secretário de Planejamento e Gestão de Projetos Jonas Silva ressalta importância de aliar base cientifica à participação popular.

- O conhecimento científico nos deu base para o diagnostico e orientou as estratégias, já a participação

‘Pacto por Cruz Alta’ propõe união da comunidade

Foi considerada positiva a participação de representantes da sociedade na primeira audiência pública que propõe um Pacto por Cruz Alta, através da união dos cidadãos cruz-altenses. A Audiência Pública foi proposta pelo Município de Cruz Alta, Promotoria de Justiça, Procuradoria da República, Polícia Civil e Brigada Militar considerando os diversos problemas sociais da comunidade. O evento foi realizado em 18 de setembro, no Clube Internacional.

A Audiência foi uma oportunidade de colocar e debater questões cruciais para o desenvolvimento e crescimento do município, e para que a sociedade reflita e se envolva nas questões, discutindo o papel de cada um nesse contexto. Entre os assuntos abordados estiveram a criminalidade, infraestrutura, participação popular, crescimento e responsabilidade social.

Os debates contaram com as colocações de representantes de bairros, de entidades ligadas ao comércio, representantes de conselhos, de universidades, dos vereadores, de entidades jurídicas, imprensa e também de pessoas da comunidade que

Audiência pública debateu Audiência debateu Audiência pública debateu Audiência debateu questões cruciais para o questões cruciais o questões cruciais para o questões cruciais o desenvolvimento do município desenvolvimento do município

contribuíram com a temática.

O próximo encontro ficou agendado para o dia 14 de outubro, às 18h, no Clube Internacional. Na próxima reunião as entidades e instituições deverão trazer sugestões para serem discutidas e aprovadas.

da sociedade legitima o que está no plano. Ou seja, não há ‘achismo’, nem distanciamento do desejo da comunidade - explica.

Além de consolidar áreas para ampliação de distritos industriais, definir locais para instalação de serviços públicos de educação e saúde, loteamentos residenciais e de interesse social, o PDDUA define local para instalação de um tecnopolo visando à instalação de empresas de base tecnológica. No local, o primeiro empreendimento será colocar em funcionamento uma incubadora tecnológica visando o desenvolvimento de novas empresas.

Expediente

Este informe comercial circula encartado no jornal ZERO HORA nos centros de distribuição de Santo Ângelo, Santa Rosa, Cruz Alta e Uruguaiana. Escritório RBS Jornais Santo Ângelo: Rua XV de novembro, 1868, centro - Telefone (55) 3313.7010. Santo Ângelo - RS.

Contato na região: mauria.machado@zerohora.com.br.

Jornalista coladorador: Maiquel Rosauro (MTb 13334).

Textos: Maiquel Rosauro. Projeto Gráfico / Diagramação / Arte final: André Machado Fortes

Economia
2 Informe
30
Comercial
de setembro de 2014
Plano Diretor etor etor irá orientar orientar orientar orientar ações ações ações ações ações do do
Iniciativa é fundamental para o planejamento e a gestão do município
Foto Prefeitura de Horizontina Foto Prefeitura de Cruz Alta / Divulgação
Informe Comercial
Informe Comercial 30 de setembro de 2014 3

Informe Comercial 30 de setembro de 2014

Erva-mate com padrão de qualidade

Um produto natural que carrega em si toda a tradição do Rio Grande do Sul

Assim é a erva-mate, uma árvore que se tornou símbolo de um Estado, um costume que congrega pessoas através dos tempos, uma bebida que revigora o corpo e fortalece a alma.

Mas é preciso muito esforço para fazer com que este produto chegue às mãos dos gaúchos com todas as suas qualidades intactas dentro do pacote. É preciso trabalho sério, dedicação e respeito pelo consumidor.

A Indústria Ervateira Vier se destaca pelo pioneirismo no cuidado com a qualidade da ervamate que coloca à disposição de seus clientes. Para isto exerce rigoroso controle da matéria-prima adquirida, oriunda de ervais rigorosamente

Vier se destaca pelo pioneirismo no cuidado com a qualidade da erva-mate Vier no cuidado qualidade da história, o jeito de ser e a identidade gaúcha. Fazer parte deste processo é ao mesmo tempo um grande orgulho pela superação das dificuldades e uma imensa responsabilidade. Por isso, a Vier se dedica para a cada canto do Rio Grande a melhor ervamate, pura, natural e autêntica.

selecionados, sem qualquer espécie de consorciamento e com monitoramento constante das condições atmosféricas e do solo. É por isso que podemos afirmar com toda a tranquilidade que uma embalagem Vier contem apenas a mais pura e natural erva-mate.

A Vier sabe que a erva-mate é muito mais que um simples produto, um chimarrão carrega consigo a

Vier, erva-mate com padrão rende muito mais chimarrão.

Erva-mate combate colesterol ruim e diabetes

O mundo está descobrindo os benefícios da erva-mate. Uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estudou as propriedades e os efeitos da erva-mate durante três anos. Ao todo, 250 voluntários com problemas de colesterol e diabetes participaram da pesquisa. Os

pesquisadores descobriram que a erva-mate tem um número de propriedades antioxidantes maior até que o chá verde.

A recomendação foi a mesma para todos os voluntários: beber um litro de chá feito com mate tostado, por dia, divido em três xícaras dez minutos antes, durante ou depois das principais refeições.

- A erva-mate, junto com estes alimentos, vai inibir a absorção do colesterol. Ou seja, o organismo absorve menos gordura - explica a pesquisadora Brunna Boaventura, da UFSC.

O chá provocou uma queda média de 10% a 12% no colesterol ruim.

- Nós encontramos voluntários que responderam bem à erva-mate e que a redução chegou a 40% - afirma o coordenador da pesquisa, Edson Luis da Silva.

Surpresa maior foi o efeito da erva em quem já tomava o remédio para o colesterol.

- A erva-mate potencializa o efeito do remédio porque os dois têm efeitos diferentes. Enquanto o medicamento diminui a produção do colesterol pelo organismo, a erva-mate diminui a absorção do colesterol que está nos alimentosacrescenta Edson.

O O O O chá chá chá chá chá pr pr pr pr ovocou ovocou ovocou ovocou ovocou uma uma uma uma queda queda queda queda queda média média de de de de 10% 10% a a 1 1 1 1 12% 2% 2% no no colester colester colester colester colesterol ol ol ruim ruim ruim ruim em em pesquisa pesquisa pesquisa pesquisa r r ealizada ealizada ealizada ealizada ealizada pela pela pela pela UFSC UFSC UFSC UFSC

Verde ou tostada, no chá gelado ou no chimarrão, a erva-mate mantém as propriedades que combatem o colesterol e o diabetes. Os pesquisadores só não sabem dizer qual o tamanho da redução, já que o estudo foi feito apenas com chá-mate quente tostado, consumido sempre junto com as principais refeições.

Tradição 4
Fotos divulgação

Excelência e compromisso social são as marcas da CNEC Santo Ângelo

Mais de 70% do corpo docente é formado por mestres e doutores

Instituição tem como diferencial sua sua ampla ampla estrutur estrutur a física física física física e e e conf conf orto orto

Com mais de cinco décadas de história, a CNEC Santo Ângelo, por meio do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), preserva as marcas de uma instituição séria, comprometida com o ensino de excelência com compromisso social.

Na região Noroeste do Estado, a Instituição diferese por sua ampla estrutura física e conforto disponibilizados aos acadêmicos da graduação presencial, Ensino a Distância e alunos da pós-graduação.

Somente no ensino presencial, o IESA oferece atualmente seis opções de cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia e Pedagogia.

Já no Ensino a Distância, a CNEC Santo Ângelo oferta outras três opções: o curso de licenciatura em Pedagogia, com duração de quatro alunos, e os tecnólogos em Processos Gerenciais e Recursos Humanos, com duração de dois anos.

Foi o IESA a primeira Instituição de Santo Ângelo a oferecer, na modalidade a distância, cursos de graduação e pós-graduação - já com diferenciais: os alunos do EAD têm os mesmos benefícios que os acadêmicos da modalidade presencial, seja no acesso às estruturas, consulta a professores e acesso ao

acervo da biblioteca.

A CNEC Santo Ângelo conta com segurança no acesso à Instituição, salas climatizadas e cadeiras estofadas, além de um ambiente agradável para o lazer dos alunos. Características que somam-se a um fator ainda mais relevante: um corpo docente composto por mais de 70% de mestres e doutores.

Aliado a estas características, estão os espaços de práticas acadêmicas, a exemplo do Núcleo de Prática Jurídica, Balcão do Consumidor, Clínica Escola de Fisioterapia, Laboratório de Análises Clínicas, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal e a Empresa Júnior.

V V estibular estibular estibular estibular estibular

Para os cursos presenciais, as inscrições para o Vestibular da CNEC/IESA iniciam no dia 10 de outubro, com término em 28 de novembro.

A prova será aplicada no dia 30 de novembro, um domingo, das 9h às 12h. Além da prova de redação, os candidatos terão que responder a 30 questões objetivas, construídas a partir de conteúdos do Ensino Médio.

A inscrição terá o custo de R$ 40, para o público em geral, e de R$ 20, para os participantes do

programa Rumo Certo.

Já o processo seletivo dos cursos a distância é realizado semanalmente, com agendamento prévio para realização da prova de redação.

Informações e inscrições pelo portal www.iesanet.com.br ou pelo telefone (55) 33131922.

IESA está com inscrições abertas IESA está abertas IESA está com inscrições abertas IESA está abertas está para cursos de pós-graduação para cursos de pós-graduação de pós-graduação

Até o dia 15 de outubro, a CNEC Santo Ângelo permanece com inscrições abertas para quatro cursos de pós-graduação.

Na área do Direito, a Instituição oferece duas opções: a especialização em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, já em sua quinta edição, e a pósgraduação em Direito Processual, com ênfase com Direito Tributário ou Direito do Trabalho.

Para os profissionais da Fisioterapia, a CNEC Santo Ângelo reedita a pós-graduação em Terapia Manual. E, para os profissionais da Administração, a Instituição oferece o curso de Gestão Estratégica e de Marketing.

Mais informações e inscrições pelo portal www.iesanet.com.br/pos.

Informe Comercial 30 de setembro de 2014 Educação 5
Foto IESA / Divulgação

Expoijuí Fenadi aguarda público recorde

A feira irá mostrar as potencialidades de Ijuí e região. No total, 628 expositores estarão presentes, alguns vindos de outros municípios do Estado e outros até da Argentina.

- Todos os espaços dos expositores foram comercializados cinco meses antes do início do evento. Fizemos o lançamento da feira até na Argentinadestaca Casarin.

No quesito cultural, a Expoijuí Fenadi também se destaca. A programação conta com grandes shows de nível estadual e nacional (confira no quadro), mas é a diversidade cultural do evento que mais chama a atenção dos visitantes.

Égrande a expectativa pelo início da Expoijuí Fenadi 2014. A feira é considerada uma das maiores do interior do Estado e destacase pela segurança, organização e pela diversidade das etnias da região. O evento será realizado entre os dias 10 e 19 de outubro, no Parque de Exposições de Ijuí.

- Este ano, esperamos bater nosso recorde de público e contar com mais de 200 mil visitantes - projeta o presidente da Expoijuí Fenadi, Nelson Casarin.

Ingr Ingr Ingr Ingr Ingr essos essos essos essos

As 12 etnias que povoam Ijuí estarão representadas e terão casas especiais durante todo o evento. Será possível conhecer os costumes e até experimentar a gastronomia de espanhóis, portugueses, gaúchos, africanos, alemães, poloneses, letos, holandeses, austríacos, suecos, italianos e árabes e palestinos.

Uma das novidades deste ano será o “Trem da História”, que promoverá passeios pelas ruas do Parque de Exposições. Mais informações sobre a Expoijuí Fenadi você encontra no site www.expoijuifenadi.com.br.

Os ingressos permanentes para a ExpoIjuí Fenadi 2014 estão sendo comercializados na Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), na Rua Albino Brendler, 864, em Ijuí. É necessária a carteira de identidade para a compra do permanente.

Os ingressos permanentes dão direito a entrada no Parque durante os dez dias de evento. O valor é de R$ 30. Já o ingresso diário para o Parque custa R$ 8. Para estudantes com carteirinha atualizada e idosos o valor é R$ 4. Crianças de 7 a 12 anos também pagam meia entrada.

Shows Shows Shows Shows

10 de outubr outubr outubro o o (sexta-feir (sexta-feir a) a)

- Cidadão Quem

1 11 1 1 de outubr outubr outubro o (sábado) (sábado) (sábado) (sábado)

- Amado Batista

1 1 12 2 2 2 2 de de outubr outubr outubr outubr outubro o o o (domingo)

- Desfile cultural (reapresentação do desfile étnico)

- Show CTG Lalau Miranda (Finalista do Enart)

1 14 4 4 de outubr outubr outubro o o (terça-feir (terça-feir (terça-feir (terça-feir (terça-feir a) a) a) a)

Show de bandas regionais

1 1 15 5 5 5 de de de outubr outubr outubr outubr outubro o o o (quarta-feir (quarta-feir (quarta-feira) a)

- César Oliveira e Rogério Mello

- Os Serranos

1 16 6 de outubr outubr outubro o o (quinta-feir (quinta-feir (quinta-feira) a) a)

- Guri de Uruguaiana

1 1 17 7 7 de outubr outubr outubro o (sexta-feir (sexta-feir (sexta-feira) a) a)

- Rock de Galpão

- Nenhum de Nós

1 1 18 8 8 8 de outubr outubr outubro o (sábado) (sábado) (sábado) (sábado)

- Paralamas do Sucesso

- Espetáculo La Magia Del Tango

1 1 1 1 19 9 9 9 de de de de de outubr outubr outubro o (domingo) (domingo)

- Homenagem aos 124 anos de Ijuí (etnias e querência gaúcha no Palco das Etnias)

- Orquestra de Teutônia

T T T T Todos odos odos odos os os dias dias dias Apresentação das onze etnias, Associação Tradicionalista Querência Gaúcha e convidados no Palco das Etnias.

Informe Comercial 30 de setembro de 2014 Eventos 6
Fotos ACI / Divulgação
Mais de 200 mil pessoas são esperadas no evento que irá ocorrer entre os dias 10 e 19 de outubro
Um gr gr gr gr ande ande público público é é aguar aguar aguar aguar aguardado dado dado nos nos nos nos dez dez dias dias dias de de feir feir a a a a

Baile de Abertura da Expoijuí será realizado nesta sexta-feira

Esta será a 28ª edição do tradicional baile. Evento ocorre na Sogi

AUnião das Etnias de Ijuí organiza para a próxima sexta-feira (3 de outubro), na Sociedade Ginástica de Ijuí (Sogi), o tradicional Baile de Abertura da Expoijuí Fenadi. O evento, que a cada ano se

renova e atrai mais convidados, já está em sua 28ª edição.

O Baile contará com a animação da banda Balança Brasil e tem início às 22h. A apresentação artística das 12 etnias e da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha será a grande atração da noite. As entidades buscam apresentar danças inéditas juntamente com novas indumentárias preparadas especialmente para o evento, o qual movimenta cerca de 200 dançarinos e é esperado com grande expectativa. Os ingressos avulsos para o evento estão sendo comercializados pela União das Etnias de Ijuí no valor de R$ 20,00. Mais informações podem ser obtidas através do (55) 3332-4074.

Cavalo Crioulo

será uma das atrações

Durante a Expoijuí, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Ijuí promove a 10ª Revisão Coletiva, 14ª Exposição Morfológica, 21ª Concentração de Machos, 13º Leilão Parceiros pela Paixão, 9ª Credenciadora Mista ao Freio de Ouro, 3º Freio Jovem e 3º Freio do Proprietário. As atrações reúnem um grande público em Ijuí. Nesta edição, as atividades do Cavalo Crioulo ocorrem de 9 a 12 de outubro. A premiação do Cavalo Crioulo soma R$ 5,5 mil. Um dos destaques da programação é o 13º Leilão Parceiros pela Paixão a ser realizado no dia 10 de outubro, a partir das 21h, no Pavilhão

Atividades do Cavalo Atividades do Atividades do Cavalo Atividades do Atividades do Cavalo Crioulo Crioulo Crioulo Crioulo ocorr ocorr ocorrem em em em

de de de outubr outubr o o de Remates do Parque de Exposições Wanderley Burmann. O leilão tem transmissão pelo Canal Rural.

Orquestra de Teutônia promete um grande show

Para encerrar a Expoijuí Fenadi 2014, no dia 19 de outubro, o Orquestra de Teutônia promete uma bela apresentação. O espetáculo será às 18h, no Palco das Etnias, e vai marcar o aniversário de 124 de colonização de Ijuí. Ao longo de sua trajetória a Orquestra de Teutônia tornou-se um referencial de qualidade para os seus ouvintes, sendo uma das principais Orquestras do Rio Grande do Sul e Brasil. O grupo possui 25 músicos, distribuídos em naipes (saxofone, trompetes, trombones, teclados, guitarra, baixo elétrico, bateria, percussão e vocais), com arranjos e direção musical de Astor Jair Dalferth. Juntamente ao trabalho musical, a Orquestra mostra um trabalho de

Espetáculo Espetáculo vai vai mar mar mar mar car car car car o o o o aniversário aniversário aniversário de de 1 124 24 24 24 de colonização de Ijuí colonização de colonização de Ijuí colonização de colonização

expressão corporal, dançando e desenvolvendo coreografias que estimulam uma troca de energia e emoções com o seu público. No repertório, o que há de melhor da MPB, Jazz, temas musicais do cinema mundial, música latino-americana e folclore (gaúcho, alemão e italiano).

Evento Evento Evento Evento irá irá contar contar contar com com apr apr apr apr esentações artísticas artísticas artísticas artísticas das das etnias etnias etnias etnias e e e e e da da da da Associação Associação T T T T Tr r r r adicionalista adicionalista adicionalista adicionalista Querência Querência Querência Querência Querência Gaúcha Gaúcha Gaúcha Gaúcha Gaúcha

Informe Comercial 30 de setembro de 2014
Eventos 7
Foto Expoijuí Fenadi
de
9 9 a a 1 1 1 1 12 2 2
de

Direitos humanos e as diferenças raciais: o preconceito no Brasil

A importância do trabalho: reconhecimento social, exercício da cidadania e dignidade humana

Otrabalho é um dos pilares fundamentais para a consolidação da dignidade da pessoa humana, pois possibilita combater a pobreza e a reduzir as desigualdades sociais. Observa-se ainda, que o crescimento econômico dos países está relacionado com a consagração do direito fundamental ao trabalho, o que terá impacto nas áreas sociais e políticas, além da área econômica.

O comportamento dos mercados de trabalho é de grande importância no desempenho da economia. Ele afeta o volume de empregos criados, as taxas de desemprego e de aumento de produtividade, o grau de conflito entre agentes, o montante de investimentos e muitas outras variáveis importantes. A partir disso, na medida em que se estudam as mutações do mundo do trabalho, é possível verificar que a sociedade está se mobilizando no sentido de encontrar fórmulas alternativas como resposta desse ramo jurídico à atual fase do capitalismo, à globalização, à crise econômica e a revolução tecnológica do último século, que por óbvio, provocaram inúmeras mudanças nas relações de trabalho, justificando novas formas de organização de produção e consequentemente a discussão de conceitos até então enraizados na doutrina e jurisprudência.

Entretanto, por meio de estudos realizados no Brasil, resta demonstrado que alguns problemas são perceptíveis e necessitam ser superados. A ineficácia de um Estado em sua promoção da atividade produtiva acaba por gerar aumento da despesa social, como também provoca a adoção de políticas públicas para promover o bem-estar social. Neste sentido, o Estado precisa considerar que o crescimento econômico é o principal estímulo à maior demanda

Os artigos desta página foram redigidos por:

por mão-de-obra, mas não assegura automaticamente a criação de mais e melhores empregos.

Neste sentido o Estado deve priorizar políticas que conciliem as estruturas de demanda e de oferta de trabalho, bem como as que contribuem mais para geração de trabalho digno, pois é a partir dele que as pessoas passam a ter condições de obter certo número de bens e serviços, por meio de seu próprio rendimento. O trabalho mostra-se como essencial para a realização social do homem, conforme Antunes (1998) “é a partir do trabalho, em sua cotidianidade, que o homem torna-se social, distinguindo-se de todas as formas não humanas”.

Pode-se dizer que a importância do trabalho para o homem é tamanha que muitas pessoas são reconhecidas pelo seu trabalho, pela sua profissão e pelo seu próprio local de trabalho. Para Antunes (2003) o “sucesso ou fracasso no mercado de trabalho determinam se as necessidades e aspirações familiares podem ser satisfeitas, se meninas e meninos conseguem educação decente, se os jovens são capazes de construir uma carreira ou se acabam nas ruas”.

Por fim, a importância do trabalho para a vida do homem é inquestionável pelas mais diversas razões, especificamente pelo reconhecimento social, pelo exercício da cidadania e dignidade humana, sem as quais o homem assume a condição de mero expectador da vida social, política e econômica do seu país. Portanto, a promoção do pleno emprego e principalmente de políticas públicas de geração de emprego e renda, associada às políticas de qualificação dos trabalhadores de forma a prepará-los para o ingresso no mercado de trabalho, é fundamental e essencial para o exercício da cidadania e efetividade

Roberta da Silva. da Advogada. Mestranda em Direitos Humanos - Unijuí. Contato: roberta.h.s_@hotmail.com.

Discutir acerca do preconceito racial na sociedade brasileira sempre é um assunto controverso. Inicialmente, convém ressaltar que uma parcela significativa da população brasileira insiste em dizer que este é um problema que o Brasil não enfrenta. Logicamente, por ser o Brasil um país miscigenado, multicultural, multirracial, pluriétnico, isso jamais deveria acontecer.

Entretanto, na realidade não é assim que as coisas ocorrem. O preconceito racial, além de outros lugares, é frequentador assíduo em todos os estádios brasileiros. Os últimos acontecimentos mostram que, infelizmente, o futebol foi cercado pela intolerância e preconceito racial desde seus primórdios, provando que isso ainda não cessou. Muito se tem falado de “macacos”, “bananas” e racismo. O caso acontecido com a torcedora gremista virou símbolo da intolerância e da segregação em todo o país.

A legislação brasileira prevê no artigo 140 do Código Penal a punição de um a três anos de prisão e multa para o crime de injúria racial. Punição muito branda para a gravidade do delito. Já que não é novidade pra ninguém que historicamente os negros sofreram e ainda sofrem preconceito e discriminação, inclusive, para reverter a opressão historicamente sofrida, são instituídas ações afirmativas como cotas em universidades.

O racismo, assim como as outras formas de preconceito, é algo sério! Não se deve admitir! Até porque, o xingamento de “macaco”, na verdade, reflete a pretensa superioridade de uns sobre os outros. O Censo do IBGE 2010, mostra que brancos recebem salários mais altos e têm mais acesso ao estudo do que negros, sendo que os brancos totalizam 47,7% da população brasileira, enquanto pretos e pardos correspondem a 50,7%.

O que realmente choca é que diante do fato do xingamento do jogador de futebol era possível vislumbrar mais brasileiros preocupados com a punição de exclusão do tricolor gaúcho da Copa do Brasil do que com a gravidade do crime cometido. Isso acontece porque, ao que parece, na contemporaneidade, assim como acontece com a discriminação nos estádios, o desrespeito, a arrogância, o preconceito, a prepotência, a segregação, a discriminação estão na moda.

É preciso que se lute para que essas práticas sejam repudiadas pela sociedade, em qualquer lugar, isso é o mínimo para se viver nela. Como bem enfatizou Martin Luther King “aprendemos a voar como pássaros, a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos”. É urgente que aprendamos!

Aline

Aline

Marques. Advogada. Mestranda em Direitos Humanos - Unijuí. Contato: alined.marques@terra.com

Direito 8 Informe Comercial 30 de setembro de 2014
dos direitos sociais. Roberta da Silva Aline Damian Marques Aline Damian Marques. Marques. Damian Marques. Marques. Damian
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.