Revista Z JAN 2013

Page 1

Um passeio por Veneza Um passeio por Veneza

Informe Comercial Edição n° 40| 26/01/2013 Informe Comercial Edição n° 40| 26/01/2013
Foto divulgação

Carta ao leitor

Verão 2013!

Estamos na alta temporada de verão. Época de férias e formaturas. Pensando nisso, trouxemos nesta edição da Revista Z uma matéria sobre um dos destinos turísticos mais famosos do mundo: Veneza, cidade visitada pelo repórter Marcelo Figueiredo no final do ano passado.

Já nossa matéria sobre formaturas é destinada aos vestidos. Seja você formanda ou convidada, o principal ponto a resolver antes da festa é a escolha do vestido.

Você também encontra nesta edição pets, cultura, saúde e o encerramento da promoção “Sonho de Natal Royal”.

Boa leitura!

Cultura

Uma vida dedicada à medicina

Um médico dedicado e comprometido com o povo gabrielense. Este era o Doutor Dirceu Menna Barreto de Abreu (1909 - 2005), que durante décadas atuou em São Gabriel. Ele atuava em diversas áreas da Medicina e também realizava cirurgias.

Maiquel Rosauro, jornalista

Sumário

> Cultura

Uma vida dedicada à medicina Página 2

> Mercado

Um presente de Natal inesquecível Página 3

> Pets

Verão saudável para seu cachorro Página 4

> Eventos

Você já escolheu seu vestido para a festa de formatura Página 5

> Turismo

Os canais de Veneza Página 6

> Saúde

Alimentos biofortificados

já são produzidos no Brasil Página 7

“Doutor Dirceu

Menna Barreto de Abreu atuou durante toda a sua vida junto à comunidade

O acervo pessoal do médico, com sala de consultório, certificados e instrumentos de cirurgia, foi exposto no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim, em São Gabriel. A mostra que teve início no Dia do Médico, 18 de outubro, pode ser conferida até meados de novembro. Quem não perdeu a oportunidade foram irmãs Conceição e Assumpção Godinho dos Santos, que foram enfermeiras do Dr. Abreu.

- Ele não cobrava nada pelas cirurgias que realizava e sempre foi um médico muito sério - revela Conceição.

O responsável por manter o mobiliário e equipamentos do médico intacto é o administrador e economista Dirceu Menna Barreto de Abreu Neto. Durante vários anos ele trabalhou diretamente com seu avô.

- Meu avô era um homem reservado e cerimonioso. Além disso, era um médico de palavra firme, que sempre falava a verdade - conta Abreu Neto.

Dr. Abreu era natural de São Gabriel. Ele realizou o curso de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo se formado em 1934. Logo depois, ele voltou para sua terra natal onde seguiu carreira. Em 1936, ele trouxe para a Terra dos Marechais o primeiro aparelho de anestesia do interior do Estado, da marca norte-americana Foregger, época em que as anestesias eram a base de éter e clorofórmio.

Um dos maiores desafios de sua vida foi na década de 1950, quando ocorreu a explosão de uma granada no 3ª RCMot. Dezenas de militares perderam a vida e outros tantos ficaram feridos. Na época, Dr. Abreu era o único médico do município e teve de atender a dezenas de feridos sozinho.

Conceição e Assumpção Santos (à direita) eram enfermeiras do Dr. Abreu

Frases do Dr. Abreu

“Jamais, por dinheiro, deixei de exercer a Medicina, o atendimento gratuito fez parte de meu cotidiano”

“Para cirurgias recorria-se ao éter, clorofórmio e a raquidiana, associado à velocidade no operatório, mérito que o médico precisava ter”

“Minhas preocupações sempre foram com os menos favorecidos economicamente. Acima de tudo a saúde, nunca o dinheiro”

Expediente

Este informe comercial circula encartado no jornal ZERO HORA em 74 cidades dos centros de distribuição de Santa Maria, Cruz Alta e Rosário do Sul. Escritório RBS

26 de Janeiro de 2013 | INFORME COMERCIAL 2 ○ ○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○
Jornais Santa Maria: Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, 25 - Bairro Patronato - Telefone (55) 3220.1841. Santa Maria - RS. Foto da capa: Divulgação. Produção: Plano Comunicação Ltda. Jornalista coladorador: Maiquel Rosauro (MTb 13334). Projeto Gráfico / Diagramação / Arte final: André Machado Fortes
○○○○○
Fotos Maiquel Rosauro Exposição foi realizada no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim, em São Gabriel
○○○○○
○○○○○○○
Dirceu Menna Barreto de Abreu Neto mantém o acervo do seu avô Foto divulgação

Um presente de Natal inesquecível

Um sucesso absoluto, com mais de 20 mil cupons participando do sorteio de um Chevrolet Celta, zero quilômetro, com ar-condicionado e direção hidráulica. Este foi o saldo do segundo sorteio da promoção “Presente de Natal Royal”, realizada em 15 de janeiro, no hall do Royal Plaza Shopping.

Este foi o segundo veículo sorteado na campanha. Em dezembro, a advogada Vanessa Bevilaqua Jobim, de Santa Maria, foi a contemplada. Desta vez, um santa-mariense de coração foi o grande vencedor.

O supervisor administrativo Silvio Antonio Nadal é natural de Erebango, no norte do Estado, mas desde 2001 mora na cidade universitária. Ele revelou que tinha um pouco de fé no sorteio, mas que não imaginava ser o felizardo.

- Já participei de alguns sorteios e ganhei pequenos prêmios. Fiquei muito feliz porque sou cliente assíduo do Royal, sempre quando fazia minhas compras eu já trocava minhas notas pelos cupons da promoçãoafirma Nadal.

O cupom premiado foi de uma compra que Nadal realizou na Lu Stein, no térreo do Royal Plaza Shopping. O cupom foi pego pelo prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, que esteve presente no evento.

Sorteio do segundo carro da promoção foi realizado em 15 de janeiro

Campanha de Natal incentivou as compras no Royal Plaza Shopping

Se você participou da promoção do Royal e não ganhou o carro, não precisa ficar desanimado. A administração do shopping revelou que já está organizando uma nova campanha para o decorrer do ano. Prepare-se!

Cezar Trevisan e o prefeito Cezar Schirmer (à direita) prestigiaram o evento

INFORME COMERCIAL | 26 de Janeiro de 2013 3 ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○
Mercado
○○○○
Fotos Maiquel Rosauro
“Royal Plaza Shopping presentou clientes com dois carros zero quilômetro
○○○○○○○
○○○○○○○○○○

Pets Verão saudável para seu cachorro

Durante os meses com altas temperaturas do verão, não são apenas as pessoas que sentem calor, os cães também, e até mais.

Segundo o médico veterinário e especialista em animais de estimação, Bruno Sangê, é comum que as famílias levem seus cachorros em viagens durante as férias. Todavia, é importante lembrar que alguns cuidados são necessários para que o animal desfrute do passeio sem riscos à sua saúde devido ao calor.

- No verão, cães e gatos podem tomar banho mais que uma vez durante a semana. O ideal é usar xampu anti-pulga especial para animais, que não gere irritações na pele - afirma Sangê.

O veterinário lembra da importância da tosa para os bichos mais peludos. Água também é item fundamental.

A pele dos cães é sensível, sobretudo, no entorno das orelhas e focinho. Existem protetores solares específicos para o seu pet

Recomendações

- Antes de sair com o cachorro, certifique-se de que ele esteja com as vacinas em dia;

- A exposição do animal ao sol deve ser, preferencialmente, antes das 9h e após as 16h;

- É necessário que se observe a respiração do cachorro. Se ele estiver muito ofegante é sinal de que está cansado, então diminua o ritmo. Não force, pois os cães desidratam muito rápido;

- Nunca deixe o seu cachorro esperando trancado no carro sob o sol;

- A pele dos cães e gatos é mais sensível do que a nossa. Há filtros solares adequados para os animais que evitam queimaduras nas regiões em torno das orelhas e focinho. Não utilize produtos para humanos ou bebês;

O primeiro cuidado é tomar com os cães no verão é verificar se as vacinas estão em dia

- Não esqueça de levar saquinhos para limpar as fezes do cachorro nos locais do passeio.

26 de Janeiro de 2013 | INFORME COMERCIAL 4 ○ ○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○
Marcelo Figueiredo
Fotos Divulgação ○○○○○
○○○○○
“Especialista explica como cuidar seu cachorro nesta época do ano

Você já escolheu seu vestido para a festa de formatura

Os vestidos para festa de formatura costumam ser muito elegantes. Porém, as formandas costumam entrar em um acordo e quando não resolvem utilizar o mesmo modelo, geralmente, escolhem uma cor que seja semelhante. Isso facilita bastante na hora de escolher qual vestido será utilizado, mas algo que pode fazer com que muitas mulheres cheguem a loucura é quando são convidadas e, principalmente, chamadas para ser madrinhas.

É necessário alguns cuidados para escolher o vestido de formatura para convidadas, afinal, é claro que você deseja ficar linda e elegante, porém, não deverá de forma alguma se sobressair a formanda, pois trata-se do dia dela.

Normalmente as formandas utilizam vestidos longos, mais sofisticados e elaborados, já as convidadas, devem investir em vestidos que não sejam tão longos, mas que também sejam bastante elaborados para que ganhem o destaque ideal no decorrer da festa. Pode-se encontrar modelos do tipo tubinho básico, que serve de forma ideal para uma formatura, claro que deverá ser combinado com os acessórios corretos, assim como também há vestidos longos. Todavia, estes acabam deixando a renda e outros detalhes de lado para que assim se esteja vestida na medida certa para acompanhar a formanda ou o formando.

Formandas costumam entrar em um acordo sobre cor ou estilo do vestido

Vestido é o favorito das formandas

Convidada pode optar por um vestido mais curto

Dicas

- Converse com as formandas para averiguar qual o tipo de vestido que elas irão utilizar. Desta forma, ficará mais fácil de você encontrar algo que seja totalmente fora dos padrões delas e se apresentar de forma mais elegante na festa;

- Verifique se não haverá um tema a ser seguido, algo comum nas festas de hoje em dia;

- Se você está em dúvidas e não sabe qual vestido utilizar, aposte no básico e ao mesmo tempo elegante, como no caso dos tubinhos que - com o sapato ideal e os acessórios certos - pode se transformar em elegantíssimo vestido de gala;

- Aproveite e leve na bolsa um broche ou cinto para obter destaque, caso seja necessário.

INFORME COMERCIAL | 26 de Janeiro de 2013 5 ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○
Fotos Divulgação
Eventos
“ Convidadas não podem estar mais deslumbrantes do que a formanda
○○○
○○○○○○○○○ ○○○○○○

Turismo Os canais de Veneza

Um dos mais conhecidos pontos turísticos do mundo, Veneza na Itália, está entre as mais belas e antigas cidades do mundo. Mundialmente conhecida pelos seus canais, museus e sua atmosfera a cidade é mantém através dos séculos sua riqueza cultural e diversos eventos relacionados à arte.

O historiador Fernand Braudel classificou Veneza como a primeira capital do capitalismo, por controlar a rota comercial mais importante da Europa durante o século X. Especialistas dizem que, de acordo com elementos históricos, Veneza teve suas origens a partir do século V, apesar de existirem pescadores nas ilhas há um longo tempo.

Construída sobre um arquipélago de 118 ilhas, formada por 150 canais em uma lagoa rasa, Veneza apenas permite acesso a pé ou transporte via barco, onde os canais funcionam como estradas. Por esta razão, é a única cidade medieval europeia que até hoje não recebe carros ou caminhões.

O transporte e um símbolo veneziano é a gôndola, hoje, muito utilizado por turistas ou para casamentos. A maioria dos habitantes utiliza barcos a motor e visitantes também podem utilizar os barcos como táxi.

26 de Janeiro de 2013 | INFORME COMERCIAL 6 ○ ○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○
Marcelo Figueiredo
“Veneza é na atualidade uma cidade de artes, devendo a sua fama mundial por ser uma cidade construída sobre a água
Um vaporetto, em Veneza, um dos atuais meios de transporte junto à famosa ponte Rialto
Uma Gôndola em Veneza ○○○ ○○○
Fotos Marcelo Figueiredo Grande Canal

Alimentos biofortificados já são produzidos no Brasil

Feijão com o dobro de ferro, batata-doce alaranjada com muita vitamina A e arroz polido com altos teores de zinco. Esses alimentos já estão sendo produzidos no Brasil e podem ser aliados importantes no combate à desnutrição, principalmente da população mais pobre. Os produtos foram desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e são conhecidos como alimentos biofortificados.

A técnica proporciona o melhoramento por meio da seleção das sementes que apresentam características desejáveis de micronutrientes e não usa a manipulação genética, o que significa que não são alimentos transgênicos. A pesquisa começou há cerca de dez anos, sob a coordenação da engenheira de alimentos da Embrapa, Marilia Nucci.

- Nós estamos desenvolvendo cultivos agrícolas com maiores teores de ferro, zinco e pró-vitamina A. Começamos trabalhando com mandioca, feijão e milho. Depois fomos adicionando outros alimentos, como o feijão caupi (variedade resistente à seca), batata-doce, trigo e abóbora. Estamos buscando alimentos básicos, consumidos em grande quantidade pela população mais carente - afirma Nucci.

A Embrapa dispõe de uma quantidade de sementes para o plantio das safras. A distribuição é feita por meio de pedidos diretos, que podem ser feitos por prefeituras ou escolas, podendo ser utilizados nos programas de merenda escolar. O foco do projeto é a Região Nordeste. Testes foram feitos nos estados do Maranhão, de Sergipe e do Piauí, onde também é processada a multiplicação das sementes.

O feijão teve os teores elevados de 50 gramas para 90 gramas de ferro por quilo. A mandioca, que praticamente não tem betacaroteno, passou para nove microgramas por grama. A batata-doce teve o betacaroteno elevado de 10 microgramas por grama para 115 microgramas por grama. O arroz teve o teor de zinco acrescido de 12 para 18 microgramas por quilo.

- A batata-doce que nós lançamos é cor de abóbora. Ela tem a mesma quantidade de pró-vitamina A que a cenoura. O gosto é muito bom e está agradando principalmente as crianças - disse.

A Embrapa faz parte de uma aliança internacional para desenvolver alimentos biofortificados, mas a propriedade intelectual do que for desenvolvido no Brasil pertencerá à empresa. No país, já são cerca de 1,2 mil famílias plantando alimentos biofortificados, com expectativa de se chegar a 15 mil nos próximos três anos.

Em 2014, a Embrapa pretende desenvolver um teste de impacto nutricional com a população para medir os resultados dos alimentos biofortificados em comparação aos convencionais. Atualmente a empresa desenvolve sete variedades agrícolas: abóbora, arroz, batata-doce, feijão, feijão caupi, mandioca e milho. Outras informações podem ser acessadas na página da Embrapa sobre o projeto: www.biofort.com.br.

Fonte: Agência Brasil

Alimentos bioforticados não possuem manipulação genética

INFORME COMERCIAL | 26 de Janeiro de 2013 7 ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○
Foto Divulgação
Saúde
“ Produtos possuem maior teor de vitaminas e nutrientes
26 de Janeiro de 2013 | INFORME COMERCIAL 8 ○ ○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ Decoração
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.