Revista Z AGO 2012

Page 1

Edição n° 35 | 25/08/2012

Empreendedores que fazem a diferença Empreendedores que fazem a diferença

Comercial
Informe
Foto Eleonora

Carta ao leitor

Homenagem aos empreendedores

O Destaques Empresariais e Profissionais está se tornando uma tradição em Santa Maria. Mais uma vez, a cerimônia promovida pela AGMEventos, sob coordenação de Sandra Ávila, é sucesso de público e prestígio.

O evento não busca apenas homenagear os profissionais que conseguiram se diferenciar ao longo do ano, mas promovem pessoas e empresas que estão crescendo junto com a comunidade.

Leia mais na página 10.

Nesta edição, também trouxemos notícias sobre saúde, gastronomia, eventos e negócios. Sabia que neste final de semana o Royal Plaza Shopping promove a Liquidação Indecente?

Boa leitura!

Maiquel Rosauro, jornalista

Sumário

Negócios Aproveite os descontos indecentes Página 3

Artigos Lauro Trevisan e Cesare Barichello Página 4

Oftalmologia Diagnóstico precoce ajuda a viver com o daltonismo Página 5

Artigo Sensibilização e captação de doadores de sangue e medula óssea Página 6

Saúde Carga genética contribui para colesterol alto em crianças Página 7

Eventos Um espaço que mistura arte e festas Página 8

Gastronomia Café, de vilão a herói Página 9

Comércio Homenagem aos empreendedores Página 10

Educação

Fapas investe em ampliação Página 11

Expediente

Este informe comercial circula encartado no jornal ZERO HORA em 74 cidades dos centros de distribuição de Santa Maria, Cruz Alta e Rosário do Sul.

• Escritório RBS Jornais Santa Maria : Avenida

Maurício Sirotsky Sobrinho, 25 - Bairro Patronato - Telefone (55) 3220.1841. Santa Maria - RS

• Foto da capa: Foto Eleonora

• Produção: Plano Comunicação Ltda.

• Jornalista coladorador: Maiquel Rosauro (MTb 13334)

• Projeto Gráfico / Diagramação / Arte final: André Machado Fortes

• Textos: Maiquel Rosauro, Luísa Kanaan e Fernanda Bolsson

> Gabriel Castilhos, Mister Turismo Brasil, com Érika Menuzzi e Laisa Sanches, Embaixatrizes do Turismo Internacional, preparando-se para em outubro estarem representando o país no Festival da Beleza Mundial no Peru

> A Oficina de Modelos de Dom Pedrito veio a Santa Maria receber a homenagem pela representatividade da sua região, na foto os diretores Valdirene e Rubens Firpo com a filha Vitória Firpo, e Eliezer Monteiro

Expofeira de Santa Maria

> A 45ª Expofeira de Santa Maria foi lançada em 15 de agosto, no Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Maria, no Centro de Eventos da UFSM. Na foto, o presidente da Associação Rural de Santa Maria, Antero Marques da Rocha Xavier, durante o lançamento. O evento ocorre de 27 a 30 de setembro, no Centro de Eventos da UFSM.

Expovolks

A 19ª Ein Volksfest foi realizada em Agudo entre os dias 20 e 29 de julho. Milhares de visitantes compareceram ao evento.

A 7ª Feira Comercial, Industrial, Agropecuária, Desportiva e Cultural de Dilermando de Aguiar (Feicad) ocorrerá de 17 a 21 de outubro. Para divulgar o evento, em 14 de agosto, visitaram a RBS Santa Maria a 1ª princesa da 7ª Feicad, Aline Vargas (a partir da esquerda), a rainha Laís Teixeira e a 2ª princesa Larissa Bilo. Veja a programação da feira no site www.feicad.com.br.

> No estande da Antonio Meneghetti Faculdade, de Restinga Seca, Angela Oliveira Reis, coordenadora da Zero Hora Santa Maria, professora Josele de Oliveira (coordenadora de graduação) e Elci Favero (secretária acadêmica)

Perfil da Capa

> A capa da Revista Z de agosto tem como tema o evento Destaques Empresariais e Profissionais 2012. Na foto, da esquerda à direita, Glaucia Cabral, da Central de Sobrancelhas; Carla Marzari, docente Unifra; Paulo Dias, da Ortopedia Rozaulo; Charlise Prado, da MH Moda Íntima e Sandra Ávila, organizadora do evento. Leia mais sobre o assunto na página 10.

Social ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○
○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○
Sociais
○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○ Fotos divulgação Foto Foto Eleonora Informe Comercial 2 | 25 de agosto de 2012
Foto Divulgação
○○○○○○○○○○○○
Foto divulgação
Feicad ○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○○○○
Foto Divulgação

Aproveite os

descontos indecentes

Para quem quer aproveitar bom preço e qualidade não pode deixar de visitar o Royal Plaza Shopping neste final de semana. A Liquidação Indecente trouxe promoções com descontos que podem chegar a 70%, em determinados produtos.

O evento ocorre duas vezes ao ano com o objetivo de liquidar com os estoques da estação e também apresentar ao público as novas coleções e tendências. Esta é a quinta edição, que teve início em agosto de 2010.

Cada loja trabalha com sua estratégia de venda, além de disposição de produtos diferenciada, decoração e muito mais. Vale tudo para deixar você curioso e com vontade de conferir os preços. Aproveite a Liquidação Indecente e boas compras.

Veja o que os lojistas planejaram

Royal Plaza Shopping realiza

Liquidação Indecente neste final de semana

Aproveite os preços baixos e realize boas compras no Royal Plaza Shopping

“Todo o estoque da loja está com 50% de desconto para pagamentos à vista”, avisa Silvia Franciscatto, proprietária da Sensatho

“Separamos alguns produtos como TVs e notebooks. Quem vier nos visitar irá se surpreender com as condições diferenciadas que oferecemos”, afirma Andreus Roberto da Silva Barbosa, gerente da Colombo

“Oferecemos descontos de até 60%. Além de aproveitar a liquidação, nossos clientes também poderão conhecer a coleção Primavera Verão da Hering e a nossa Linha Fitness”, relata Bruno de Souza Corrêa, gerente da Hering

Informe Comercial25 de agosto de 2012 | 3
Negócios
Fotos Maiquel Rosauro

Do meu tonel Lauro

Maltratado ser humano

Que tipo de sadismo será esse que se empenha em desmantelar o ser humano? Leia romances, veja novelas, declame poesias, e sentirá o sabor amargo de ser gente. Há escritores e roteiristas que adoram ver o próximo sofrer, ser vergastado até a medula da sua dignidade, e comer o pão que o diabo amassou.

cesarebarichello@

laurotr@uol.com.br

Também é verdade que, com imensa frequência, a própria pessoa se desmancha em masoquismos doentios, avisando o mundo que é triste ser gente, impossível ser alguém na selva humana, e está fora de cogitação pensar em felicidade.

- Não somos nada, a vida é uma droga, a existência é uma desgraça necessária - choram nos divãs e nas rodas de amigos, enquanto engolem em seco quatro comprimidos para tolerar a vida.

Pelo jeito que as pessoas analisam suas trajetórias existenciais, não raro merecem essa frase de Arnold Toynbée: “Tornamo-nos deuses na tecnologia, mas permanecemos macacos na vida”.

Bem que tinha certa razão nosso escritor gaúcho João Simões Lopes Neto, quando escreveu, em Contos Gauchescos: “Muita gente anda no mundo sem saber o porquê; vivem porque veem os outros viverem”.

Até mesmo certas religiões desiludem dessa vida seus fieis e acenam com o sonho de um céu eterno. Ora, como pode Deus dar o céu eterno para quem sequer consegue desfrutar essa pequena vida terrena?

Pense como o psicólogo e poeta Waldo Emerson, que afirmou: “Somos muito mais do que conhecemos de nós mesmos”.

Pare de chorar o amor desfeito, o dinheiro pouco, o carro quebrado, a chuva e o frio, o ônibus atrasado, o preço da couve. Pare de olhar somente as pedras da calçada. Você é muito mais do que isso. Vai ser constrangedor chegar diante do Criador e chorar seus infortúnios. Mostrará nada mais que sua incapacidade de viver. Mas, ainda é tempo, levante a cabeça, sacuda a poeira e vá em frente com fé. Pense como o psicólogo e poeta Waldo Emerson, que afirmou: “Somos muito mais do que conhecemos de nós mesmos”.

Bem, vou parar de ver o lado escuro, antes que me torne também um chorão. Mas, combine comigo que está na hora de começar a ver esse mundo lindo com olhos inteligentes. Está na hora de olharmos para nossa própria grandeza e tratarmos de abrir caminhos de sucesso e felicidade.

Johann Heinrich Pestalozzi, pedagogo suíço e pioneiro da reforma educacional, mesmo falecido em 1827, continua bradando a plenos pulmões: “Escuta-me, ó homem! Tens tudo dentro de ti mesmo”.

Sei que você insistirá que a vida é difícil. Sim, a vida é complicada para quem pensa que é complicada. É linda para quem acredita que é linda. Tudo está na mente. Poderia invocar aqui o famoso filósofo Sócrates, que disse: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo com tudo que nele existe”.

Para brincar um pouco, lembre a filosofia de vida do comediante americano Ron White: “Eu acredito que se a vida oferece limões, você deve fazer uma limonada com eles. Aproveite também para tentar encontrar alguém a quem a vida ofereça vodca. E faça uma festa”.

Se ainda não acreditar em si, concluo oferecendo-lhe essa declaração de Sófocles: “De todas as maravilhas do mundo, o homem é a maior”.

Olá amigos! Voltei! Estive ausente dessa coluna no mês de julho porque viajei em férias com minha família. Dessa vez optamos por Londres, pela vontade de desvendar um pouco do seu mistério, e saber por que essa grande cidade atrai tanto pessoas de todos os continentes. É verdade, Londres é global, charmosa, de bom gosto, tem gente do mundo todo, embora o inglês às vezes seja incompreensível, falado pelos imigrantes asiáticos e africanos, muitos deles oriundos das antigas colônias inglesas. É a capital da diversidade, ali a gente pode ver todos os tipos humanos na sua plenitude, as nuances de cores e odores do oriente e do ocidente, todos convivendo harmoniosamente sem os guetos que comumente encontramos em outras capitais como Paris e Nova York, por exemplo.

A Victoria Station, estação multimodal do sistema de transportes de Londres, nos revela o panorama multiétnico da cidade. São 7 horas da manhã, a cantora lírica Denise Clark com sua belíssima voz de soprano cantando ao vivo, dando boas vindas aos cidadãos que se deslocam para seus trabalhos. Por ali transitam muçulmanos, judeus, católicos, indianos, negros, orientais e, se não fosse o nome da tradicional estação londrina inaugurada em 1862, certamente não poderíamos dizer que estávamos em território da Rainha!

Essa grande transformação começou nos anos 70 com a chegada dos primeiros imigrantes africanos e indianos. Hoje encontramos membros dessas etnias ocupando espaços importantes na economia do Reino Unido. A renomada fábrica Jaguar, por exemplo, hoje pertence ao grupo indiano Tata Motors.

Londres consegue articular harmonicamente a arquitetura mais moderna com os diversos períodos e estilos que marcaram a história desse grande império. Esse desvelamento de Londres incluiu visitas a museus, na sua grande maioria gratuitos, a vivência de diferentes distritos como Covent Garden, Camden Town, Notting Hill, entre outros.

Habitar o centro de Londres mesmo que temporariamente, como foi meu caso, traz uma série de vantagens seja no transporte público de ônibus, o double decker bus, no excelente metrô, ou ainda, nos passeios guiados pelo centro histórico, muitos deles gratuitos.

Londres tem uma infinidade de museus, destaco o British Museum, Victoria & Albert Museum, National Gallery, London Transport Museum, Museum of London, National Portrait Gallery, Natural History Museum, Science Museum, os quais são abertos gratuitamente à visitação. Todos tem um caráter educativo, que inclui visitas guiadas e um cuidado com a preservação das obras como temperatura, exposição solar, umidade, sendo usual neles encontrar estudantes desde a pré-escola, com seus professores. É impressionante a magnitude, a organização e a riqueza histórica que habitam esses espaços, ali podemos passar o dia inteiro e receber uma overdose de cultura dos mais recônditos pontos da terra, nos transportar da idade da pedra até a atualidade e acompanhar toda a evolução do ser humano.

Em muitos momentos me perguntei como tais objetos foram negociados, removidos e transportados dos seus locais de origem devido as suas grandes dimensões. No British Museum, por exemplo, a impressão que tive é que toda a Grécia e o Egito estão lá.

A música erudita também pode ser desfrutada em toda a sua grandeza, Tive a oportunidade de assistir a Ópera Otello de Verdi no Royal Opera House, teatro lotado com ingresso ao preço médio de £172,00.

Informe Comercial 4 | 25 de agosto de 2012
gmail.com
Londres capital do mundo globalizado Cultura Cesare Barichello

Diagnóstico precoce ajuda a viver com o daltonismo

Para a maioria das pessoas, diferenciar as cores é quase tão natural quanto conversar, se alimentar ou dormir. Este discernimento é essencial para a realização de inúmeras atividades cotidianas, desde a percepção de que é preciso parar no sinal vermelho até a escolha de peças de roupa que combinem entre si. Para os daltônicos, no entanto, reconhecer e distinguir cores são tarefas bem mais complicadas.

O daltonismo é um distúrbio de visão caracterizado pela dificuldade em diferenciar as cores, especialmente o verde e vermelho, como explica o professor do departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Galton Vasconcelos. Segundo ele, o prejuízo do senso cromático geralmente é congênito, ou seja, a pessoa já nasce com ele; mas também pode acontecer na fase adulta, como consequência de outras doenças oftalmológicas que acometem a retina ou o nervo óptico. Em alguns casos, o daltônico não enxerga nenhuma das cores.

Diagnóstico

De acordo com o oftalmologista, é comum que o problema passe despercebido nos três primeiros anos de vida, quando a criança tem dificuldades de se expressar.

- Geralmente pais e educadores começam a perceber a deficiência durante a execução de atividades escolares mais complexas, quando já é exigido que a criança discrimine cores, objetos e formas - observa.

Daltonismo é um distúrbio da visão que tem como característica a dificuldade em diferenciar cores, sobretudo, verde e vermelho

A indefinição de cores, sequências de cores ou de tonalidades específicas são as primeiras pistas de que a criança pode ser daltônica. O diagnóstico precoce é fundamental para que o paciente desenvolva estratégias e alternativas para a realização de tarefas corriqueiras.

- A família tem mais possibilidades de aprender a lidar com a deficiência, ajudar a criança a fazer adaptações e ensiná-la que as cores existem, sozinhas ou em sequência, ainda que elas não possam enxergar - orienta.

Testes

Após a suspeita do problema, é preciso consultar um oftalmologista, que irá aplicar os testes necessários. A criança deve passar por um exame oftalmológico completo que, entre outras funções, inclui a avaliação do senso cromático. Atualmente, a maioria dos testes realizados aplica-se em crianças a

partir de três anos de idade e trabalha com sequências de cores e números, que exigem conhecimento prévio para nomear os elementos.

Herança Genética

Se há casos de daltonismo na família, o cuidado deve ser maior. Isto porque o daltonismo é um problema genético ligado ao cromossomo sexual X. Os homens só apresentam um cromossomo deste tipo, e caso carreguem o gene, fatalmente a doença se manifestará, o que explica a maior incidência na população masculina. Por outro lado, as mulheres têm dois cromossomos X, sendo possível carregar a informação genética para o daltonismo em apenas um deles e enxergar normalmente. Para serem daltônicas, elas devem ter o gene nos dois cromossomos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFMG

Informe Comercial25 de agosto de 2012 | 5
Oftalmologia
Foto Divulgação
Reconhecer e distinguir cores é uma tarefa complicada para daltônicos

Sensibilização e captação de doadores de sangue e medula óssea

Enfermeira

Coordenadora do Projeto de Pesquisa ‘Sensibilização e Captação de doadores de Sangue e medula” Professora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano (Unifra)

Acaptação de doadores de sangue é uma atividade que tem como alvo conscientizar a população acerca da relevância de ser doador voluntário, no intuito de suprir as necessidades apresentadas pelo Hemocentro Regional de Santa Maria. Esta ação não pretende apenas assegurar a quantidade necessária de doadores, mas fidelizar o doador, pois mesmo com a modernização e avanço da ciência, sabe-se que o sangue humano não pode ser substituído ou fabricado, uma vez que o ser humano é indispensável e o único doador (BRASIL, 2011).

Em nossa realidade loco regional, o Hemocentro de Santa Maria atende prioritariamente a demanda do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), caracterizado um nosocômio de alta complexidade e referenciado para atender doenças hematológicas. Caracteriza-se como órgão público, sem fins lucrativos, responsável pela captação de doadores, coleta, processamento, testagem e distribuição do sangue doado, preocupando-se sempre com a qualidade e manutenção dos estoques, visando atender à necessidade transfusional da população.

Além do HUSM, o Hemocentro atende a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, totalizando 31 municípios da região. Frente a este cenário, busca-se sensibilizar e mobilizar a sociedade, para ampliar o número de voluntários e atender a demanda em questão. Atualmente, o Brasil apresenta a necessidade diária de 5,5 mil bolsas de sangue, porém, apenas 1,7% da população é

doadora, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que de 3% a 5% da população sejam doadores para suprir as necessidades da demanda (BRASIL, 2011).

Observa-se, portanto, o desconhecimento acerca da relevância da doação de sangue. É preciso tornar a doação voluntária uma prática cultural, no intuito de contribuir para a população como um todo e não especificamente para determinada pessoa como familiar, conhecido ou amigo. Os profissionais de saúde enfrentam um desafio constante para atender a demanda de hemoderivados, visto que a maioria dos doadores doa com o objetivo de ajudar alguém pré-destinado.

Com o propósito de contribuir com a conscientização e fidelização de doador espontâneo e voluntário, o enfermeiro, inserido na equipe multiprofissional, se torna o elo com a sociedade sendo responsável a definir estratégias a fim de romper paradigmas, mitos, inseguranças e obstáculos em relação à doação de sangue.

A presença do profissional enfermeiro no serviço de hemoterapia ajuda a garantir que os doadores sintam-se seguros e acolhidos quanto ao processo de doação, visando o retorno do voluntário, ao estabelecer uma relação de confiança para com a comunidade. Neste viés, a doação de sangue é regulamentada pela portaria nº. 343/202 do Ministério da Saúde, que estabelece e retifica o disposto na Constituição Federal em vigor. Enfatizamos que a doação de sangue dever ser voluntária e de forma alguma gratificada. Porém, a cultura brasileira tem se mostrado adversa a doação de sangue espontânea, em função dos tabus que ainda permanecem entre a sociedade (HAYASHI 2010). Os hemocentros possuem dificuldades, de manter o estoque de sangue para atender às necessidades específicas e emergenciais, colocando em risco a saúde e a vida de milhares de pessoas. Sendo assim, ressalta-se a importância das autoridades para o incentivo ao desenvolvimento de projetos que visem à sensibilização da população para a doação de sangue.

Informe Comercial 6 | 25 de agosto de 2012 Artigo
Mestre em Saúde Coletiva e Divulgação

Carga genética contribui para colesterol alto em crianças U

ma pesquisa revelou que pais com colesterol alto podem transmitir o problema aos filhos pela carga genética. O estudo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia analisou o histórico familiar de 100 crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 17 anos, e constatou que em 30% dos casos, a alta taxa tinha ligação com a genética.

A pesquisa revelou que 8% das crianças têm uma taxa elevada de LDL (colesterol ruim) e 45% delas apresentam HDL (colesterol bom), em níveis abaixo do padrão.

De acordo com a nutricionista do instituto, Renata Alves, a alimentação controlada ajuda a regular as taxas de colesterol nas crianças com predisposição genética, mas isso não impede que elas possam apresentar níveis acima do normal.

Quando apenas um dos pais tem colesterol alterado existe o risco de transmissão pela carga genética

- Eu mesma já vi crianças de 3 anos de idade com colesterol muito alto e que a alimentação não era necessariamente ruimdisse Renata.

Quando apenas um dos pais tem colesterol alterado, conta a nutricionista, existe o risco de transmissão pela carga genética. Se o pai e a mãe apresentam a elevação, as chances aumentam. Em casos de casamento entre primos, a predisposição é ainda maior.

- A família carrega a carga genética e é muito provável que a criança venha a ter também - explica.

Por isso, famílias com histórico de colesterol alto devem ficar atentos ao surgimento do problema nos filhos desde a infância, mesmo que a criança seja magra e não apresente qualquer sinal, alerta Renata Alves. Ela explica que a maior parte do colesterol é produzida no organismo e que o risco de a criança tê-lo em altos níveis não está simplesmente relacionado à quantidade de gordura corporal.

- É mais a capacidade do organismo de fabricar e utilizar esse colesterol - avalia.

Quanto aos sinais, eles são praticamente inexistentes nas crianças. Segundo a nutricionista, aparecem apenas quando as taxas já chegaram a níveis muito elevados e se manifestam como “bolinhas de gordura” ao redor dos olhos ou nas articulações.

Alimentação controlada ajuda a regular as taxas de colesterol nas crianças com predisposição genética

O tratamento, conforme a avaliação do médico, pode variar do uso de remédios ao simples controle da alimentação, que, no entanto, se mostrou inadequada em 87% das crianças avaliadas pela pesquisa.

Uma dieta balanceada, continuou Renata Alves, inclui o consumo de verduras, legumes e frutas para que as fibras ajudem na redução do colesterol. A substituição do pão feito com farinha refinada pelo integral também aumenta a ingestão de fibras. A nutricionista recomenda substituir o leite integral pelo desnatado ou semidesnatado e retirar da alimentação produtos com gordura saturada (de origem animal).

De acordo com a pesquisa, 40% das crianças avaliadas são sedentárias, o que deve ser evitado. A prática de atividade física ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL) na criança. Outro meio de regular os níveis do HDL, segundo a nutricionista, é consumir azeite, azeitona e castanhas nas refeições.

O colesterol ajuda na formação de uma capa protetora nos nervos e na produção da vitamina D, da bile e de hormônios. A maior parte (cerca de 70%) é produzida pelo fígado e o restante vem da ingestão de alimentos. Em excesso, o colesterol contribui para o entupimento das artérias, impedindo a passagem do sangue, e torna-se fator de risco para doenças cardiovasculares.

O HDL (colesterol bom) reduz o risco de acúmulo de placas de gordura. O LDL (colesterol ruim) deposita gordura nas artérias e dificulta o fluxo sanguíneo.

Fonte: Agência Brasil

Informe Comercial25 de agosto de 2012 | 7
Saúde

U

Um espaço que mistura Maison Redevance arte e festas

m espaço em que arte e eventos estão unidos. Assim é a casa de eventos Maison Redevance, localizada na Rua Dr. Astrogildo de Azevedo acima do Estacionamento Central (nº 317), no 5º andar. No local, que tem uma vista privilegiada de Santa Maria, há um espaço requintado para eventos, como festas de formatura, casamento e 15 anos, e também dois ateliers que produzem belas obras de arte.

Quem opta por fazer sua confraternização, seja aniversário ou mesmo reunião empresarial, ganha em requinte e sofisticação do espaço que é decorado com obras em tela, madeira e metal que são produzidas no próprio atelier. O espaço de eventos comporta com elegância 300 convidados em ambiente climatizado.

Há também duas sacadas ao ar livre, bar e cozinha. Nesta, o anfitrião pode finalizar pratos ele mesmo, mas também pode contratar um buffet que poderá utilizar a cozinha para finalização de pratos. Entre as facilidades que o Maison oferece está a conexão direta entre o 4º andar do estacionamento e a cozinha do salão de festas (que é no 5º andar), facilitando o transporte de bebidas, comidas e serviços.

Com localização central, outra facilidade é estar no topo de um edifício de estacionamentos, que permite aos convidados ter local para estacionar próximo ao evento. O gerente Gilmar Rodrigues revela que outro ponto forte é a liberdade de escolha de bufês.

Aulas de arte de arte Aulas de arte de arte Aulas de arte - Além dos quadros que compõem o cenário da Maison, o local conta com dois ateliers: o Arte Livre e o Mundo das Artes. Três profissionais da área trabalham no espaço: Nelise Fontana, Mari Bevilacqua e Laura Liechavicius, que é proprietária da Maison. Os ateliers funcionam das 8h às 18h de segunda a sexta-feira e oferecem cursos de artes mediante agendamento. Neles são trabalhados diversos materiais: madeira, mosaico em vidro, telas, metais, laser, entre outras técnicas. O agendamento de aulas pode ser feito pelos fones (55) 3225-3377 e (55) 3222-2135.

Novidades - O espaço também recebe exposições mediante agendamento e por tempo determinado. As artistas Nelise e Mari revelam que ainda este ano estão preparando uma exposição diferenciada para quem for conferir o local. A dona da Maison, Laura, revela que ainda neste mês o espaço receberá mais um elevador, além do já existente.

Casa de eventos Maison Redevance possui local para eventos junto à arte e ateliers que oferecem cursos
Eventos
Fotos Luísa
Informe Comercial 8 | 25 de agosto de 2012
Kanaan
Local respira arte
Maison Redevance tem capacidade para 300 pessoas. Localização central e estacionamento são diferenciais Laura Liechavicius é a proprietária do Maison Redevance

O , de vilão a herói Café

Café estimula o bom humor, a criatividade e traz benefícios à saúde

café foi o primeiro grão a ser comercializado no Brasil, com sucesso, para o resto do mundo. Produzido em grande escala, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, o café se fez presente na história e na formação social, política e econômica do Brasil. Graças ao café, o país modernizou-se, com a construção de estradas, ferrovias, portos, bancos, além da chegada de imigrantes vindos da Europa.

A história do café passou por uma fase bastante negativa, houve épocas em que o café era considerado um vilão, tendo seu consumo muitas vezes associado a problemas de pressão, cardíacos e, muito comumente, à insônia, por ser comprovadamente, um estimulante. Entretanto, graças a pesquisas científicas, essa realidade mudou. Hoje o café é sabidamente uma bebida saudável, graças a seus diversos componentes benéficos para a saúde, tais como sais minerais, aminoácidos, lipídios, vitamina PP e polifenóis antioxidantes, além de alguns ácidos clorogênicos. Em outras palavras, seria o mesmo que dizer que o café é um aliado na prevenção de certas doenças, tais como: diabetes, câncer, crises de asma, depressão, além de contribuir

para o controle da obesidade. Acredite: café faz bem à saúde!

Vale ressaltar que o café, por ser uma bebida estimulante, deve ser preferencialmente consumido durante o dia, já que ele ajuda nas atividades corriqueiras, além de contribuir para um bom convívio social, estimulando a conversa e a troca de ideias. Por este motivo o café sempre foi considerado a bebida dos intelectuais e dos artistas.

Uma xícara de prazer, bom humor e saúde

O café é a bebida mais apreciada no mundo todo e hoje pode ser encontrado em praticamente todas as esquinas. Entretanto, vale ressaltar que poucos lugares possuem um café de boa qualidade, o que para os apreciadores, faz toda a diferença.

O café é apreciado em qualquer época do ano, mas é principalmente agora, no inverno, que ele se torna um bom pretexto para encontrar os amigos em uma happy hour. Um bom café ou capuccino estimulam o bom humor, e a

criatividade, graças aos ácidos clorogênicos, que após a torra, formam substâncias que atuam diretamente contra o mau-humor, alterando as endorfinas do cérebro e aumentando aquela sensação gostosa de bemestar. Isso faz toda a diferença em tempos de stress contínuo, quando todos são submetidos pelas pressões e cobranças do dia-a-dia.

Está comprovado cientificamente que o café ajuda a evitar a depressão, principal causa de suicídios, alcoolismo e abuso de drogas. O hábito de tomar café faz muito pela saúde não só de adultos, mas de crianças e adolescentes em período escolar e também de atletas. O comitê antidoping internacional, a World Anti Drug Association, tirou a cafeína da lista de drogas proibidas para os atletas, por uma simples razão: atletas que tomam café diariamente e fazem exercício apresentam melhor performance nas provas.

Gastronomia Informe Comercial25 de agosto de 2012 | 9 Fotos Divulgação
> Fernanda Bolsson Por ser uma bebida estimulante, café deve ser consumido preferencialmente durante o dia O hábito de tomar café é um aliado à saúde

Homenagem aos empreendedores

Os Destaques Profissionais e Empresariais 2012 foram conhecidos em 19 de julho, no Espaço Esmeralda, em Santa Maria. A cerimônia promovida pela AGM - Eventos, sob coordenação de Sandra Ávila, homenageou os empreendedores que mais se destacaram em sua área de atuação.

Destaques Profissionais e Empresariais 2012 foram homenageados em Santa Maria

Os agraciados foram indicados pelos premiados do ano anterior, imprensa e personalidades da sociedade e comunidade. Na solenidade, eles receberam o troféu símbolo da sua conquista. Conheça nesta página alguns homenageados deste ano.

MH Moda ÍntimaInstituto da Face

A MH Moda Íntima é uma empresa com mais de 20 anos de trajetória, atuando em Santa Maria há seis anos. Para a diretora da MH, Charlise Daiane Prado, receber a premiação é uma prova de reconhecimento e de associação da marca com a ideia de fazer algo importante pelo social. O Destaque Empresarial também é um estímulo para seguir aperfeiçoando o trabalho da MH Moda Íntima.

Qual o diferencial da empresa?

O grande diferencial está na qualidade, atenção total aos detalhes, uma equipe dedicada, organização e, principalmente, conhecimento absoluto do nosso negócio para podermos saber quais são os nossos limites e buscas. Não somos apenas uma empresa vendedora de produtos, temos foco no atendimento, conforto, segurança, profissionalismo, compromisso com nossos clientes e nunca esquecemos nossa responsabilidade social.

Como se manter competitivo em um mercado cada vez mais exigente?

É imprescindível que, além de produtos de qualidade, tenha bem claro seus diferenciais, um novo conceito e uma preocupação com clientes, colaboradores, sociedade e o meio ambiente.

Que dicas você daria a uma pessoa que também quer se tornar empreendedora?

Eu deixaria a dica resumida em uma só palavra, coragem! Coragem de dizer sim e não na hora certa. Coragem em dar a cara a tapa e assumir o compromisso, coragem de viver e morrer por este compromisso, coragem para dar um salto, correr riscos e agir. E ainda assumir corajosamente que não se sabe tudo nunca e que muitas vezes iremos errar, mas nunca desistir.

O Instituto da Face atende todas as áreas da odontologia, escola de pósgraduação e escola técnica, laboratórios e, em algumas, unidades radiologia odontológica. A empresa iniciou suas atividades em 2002, tendo como fundadores os sócios Luciano Zílio Saikoski e Isaac Pereira Coelho. Em Santa Maria, o Instituto da Face está presente deste 2007, na Rua Duque de Caxias.

O que significa receber esta premiação?

A garantia que os funcionários e associados entenderam nosso compromisso com a sociedade e com o desenvolvimento de uma odontologia de excelência para todas as classes sociais.

Qual o diferencial da sua empresa?

Estamos onde nosso cliente precisa. Nossos sócios são dentistas sempre buscando conhecimento e atualizações.

Como se manter competitivo em um mercado cada vez mais exigente e concorrido?

Ter funcionários com alto padrão e comprometidos com a empresa e, sobretudo, com o cliente.

Que dicas você daria para uma pessoa que também quer se tornar empreendedora?

Ter um bom conhecimento de onde se quer investir, da qualificação de pessoal e deslumbrar o futuro em relação à atividade. Descubra o que te faz feliz e não te afaste do teu modo operante. Sobre o resto, venha nos conhecer.

Comércio
Informe Comercial 10 | 25 de agosto de 2012
Dr. Joel Ávila de Freitas, Dr. Isaac Pereira Coelho, Dra. Kelen Bortolazo de Freitas e Dr Luciano Zilho Saikoski Foto Silvio Kaufmann Charlise Daiane Prado Foto Silvio Kaufmann

Fapas investe em ampliação

AFaculdade Palotina de Santa Maria (Fapas) está de olho no futuro. A instituição prepara uma ampliação de seu campus, no bairro Patronato. O objetivo é proporcionar maior conforto aos alunos e também preparar terreno para novos cursos de pósgraduação.

O projeto prevê um novo prédio que será erguido ao lado da atual sede. A instituição oferece quatro cursos de graduação (Direito, Administração, Teologia e

O diretor Antonio Dalla Costa pretende seguir investindo na qualidade da instituição

Filosofia) e após a obra todos serão instalados no mesmo ambiente. Hoje, alguns cursos funcionam em instalações do Colégio Antônio Alves Ramos, vizinho à Fapas.

- O novo prédio terá três pavimentos, com novas salas de aula, auditório e salas de reuniões - explica o diretor da Fapas, Antonio Dalla Costa.

Faculdade Palotina terá novo prédio e também irá investir em cursos de pósgraduação

Ainda não há previsão de quando a obra terá início. O foco da instituição é ir ampliando sua estrutura à medida que a instituição vai crescendo. No último ano, a Fapas ganhou destaque nacional devido ao desempenho de seus estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC).

No IGC, a Fapas conquistou Conceito 4. No município, apenas a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) obteve a mesma nota. Em novembro do ano passado, o destaque veio através da revista Veja. A publicação divulgou uma pesquisa que levou em conta apenas o principal critério de avaliação do Enade: as notas dos alunos. Em um ranking nacional, a Fapas ficou na 8ª posição.

- Temos uma grande preocupação com a qualidade de nossos professores, com as instalações e uma atenção especial com nossos alunos. Este conjunto de realidades é o que explica a nota que

obtivemos junto ao MEC. Um exemplo é a nossa biblioteca, com cerca de 70 mil exemplares para apenas quatro cursos de graduação. Nós investimos forte para oferecer uma formação de qualidade aos nossos alunos - argumenta Dalla Costa.

Pós-graduação - A Fapas prepara-se para relançar cursos de especialização para o próximo semestre. Em breve, haverá novidades que serão oferecidas em diversas áreas. Para acompanhar o dia a dia da instituição, acesse o site: www.fapas.edu.br.

Novo currículo do ensino médio poderá ser inspirado no Enem

Após a divulgação dos resultados insuficientes das escolas de Ensino Médio na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Ministério da Educação (MEC) planeja uma modernização do currículo, propondo a integração das diversas disciplinas em grandes áreas. A inspiração deverá vir do próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que organiza as matrizes curriculares em quatro grandes grupos: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Essa é a divisão que segue a prova, diferentemente do modelo tradicional por disciplinas como química, português, matemática e biologia.

O debate não é novo: no ano passado, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do ensino médio que propõem uma flexibilização do formato atual. O diagnóstico é que o currículo do ensino médio é muito inchado - em média são 13

disciplinas - o que, na avaliação do secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, prejudica a aprendizagem.

- O Enem é uma referência importante, mas não é o currículo, ele avalia o currículo. O exame traz novidades que têm sido bem assimiladas pelas escolas - diz o secretário.

De acordo com Callegari, a ideia é propor uma complementação às diretrizes aprovadas pelo CNE, organizando as diferentes disciplinas em grandes áreas.

- O que tem que ficar claro é que não estamos propondo a eliminação de disciplinas, mas a integração articulada dos componentes curriculares do ensino médio nas quatro áreas do conhecimento em vez do fracionamento que ocorre hoje - explica. Uma providência já foi tomada para induzir essa modernização dos currículos. Segundo Callegari, a próxima compra de livros didáticos para o Ensino Médio dará prioridade a obras que estejam organizadas nesse formato. O edital já está sendo preparado. O MEC tem um programa que distribui

os livros para todas as escolas e a próxima remessa será para o ano letivo de 2015 - as obras são renovadas a cada três anos.

Informe Comercial25 de agosto de 2012 | 11 Educação
Foto Divulgação MEC planeja modernizar currículo do Ensino Médio Foto Divulgação Novo prédio será erguido ao lado da atual sede da Fapas Foto Maiquel Rosauro
Informe Comercial 12 | 25 de agosto de 2012 Decoração

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.