Caderno Dia do Médico | OUT 2013

Page 1

Especial Dia do Médico

Informe Comercial 18 de outubro de 2013

Carta ao leitor Parabéns doutor!

Hoje é o Dia do Médico, data em que parabenizamos este profissional a quem confiamos nossa saúde nos momentos mais difíceis. Neste caderno especial, nosso objetivo foi buscar informações pertinentes à profissão, os problemas enfrentados pela modernidade, oportunidades do mercado e novas pesquisas na área da saúde. Boa leitura!

Maiquel Rosauro, jornalista

Índice

Santiago

Hospital de Caridade terá novo Centro Clínico ... Página 4

Drogas

Pesquisa sobre uso de medicamentos vai ouvir

mais de 3 mil gaúchos ....................................... Página 5

Santa Maria

Outubro cada vez mais rosa ...................... Páginas 6 e 7

Psicologia

Como está seu nível de estresse? ...................... Página 8

Exercícios físicos

É preciso dar exemplo ........................................ Página 9

Arquitetura

Pronto para começar seu próprio negócio? ...... Página 10

Diagnóstico

Dr. Google modifica a relação médico-paciente ............................................... Página 11

Ijuí

PróAudi apresenta aparelho auditivo 100% invisível ................................... Página 12 Cruz Alta

Tecnologia e qualificação para o tratamento dos olhos ....................................... Página 14

Dupla jornada

Entre a Medicina e o agronegócio .................... Página 15

Oportunidade

Marinha abre 71 vagas para médicos ........... Contracapa

Expediente

Este informe comercial circula encartado no jornal ZERO HORA dos centros de distribuição de Santa Maria, Rosário, Cruz Alta, Santo Angelo, Santa Rosa, Erechim e Passo Fundo | Escritório RBS

Jornais Santa Maria: Avenida Maurício Sirotsky

Sobrinho, 25 - Bairro Patronato - Telefone (55)

3220.1841 - Santa Maria - RS | e-mail: casa.santamaria@ zerohora.com.br | Produção: Plano Comunicação Ltda. | Jornalista coladorador:

Maiquel Rosauro (MTb 13334) | Textos: Maiquel Rosauro | Projeto Gráfico / Diagramação / Arte

final: André Machado Fortes

Hemocor investe em tratamentos diferenciados

Clínica é especializada na realização de procedimentos intervencionistas do sistema cardiovascular

Os casos de doenças cardiovasculares estão crescendo em grupos etários cada vez mais jovens, sobretudo, em decorrência da maior prevalência de obesidade, sedentarismo, fumo e de certas doenças como hipertensão arterial, taxas elevadas de colesterol e diabetes. Também é notório o desenvolvimento de novos exames e tecnologias de diagnóstico que possibilitam a identificação de indivíduos sob risco de um evento cardíaco, permitindo a utilização de medidas preventivas, bem como formas inovadoras de tratamentos que têm sido disponibilizadas a pacientes já afetados.

Neste contexto, a Hemocor, clínica especializada na realização de procedimentos intervencionistas (através de cateteres) do sistema cardiovascular, tem oportunizado a pacientes de Santa Maria e região o acesso a novas tecnologias e tratamentos diferenciados. É o caso dos equipamentos de última geração disponíveis em poucos centros no Estado, como o ultrassom intravascular, a histologia virtual e o FFR (fractional flow reserve), que complementam as informações obtidas no cateterismo, aumentando a precisão do diagnóstico e segurança do tratamento.

- O constante investimento em tecnologia, a excelente capacitação dos profissionais que compõem a equipe e a atual estrutura do

Hospital de Caridade tornaram Santa Maria uma das cidades de referência no Estado no tratamento de patologias cardiovascularesavalia o cardiologista intervencionista

Romualdo Bolzani dos Santos, diretor técnico da Hemocor.

18 de outubro de 2013 2 Informe Comercial Especial Dia do Médico
Cardiologia
Fotos divulgação
Hemocor está localizada na Policlínica Provedor Wilson Aita, em Santa Maria
18 de outubro de 2013Informe Comercial 3

Hospital de Caridade terá novo Centro Clínico

Unidade será voltada para áreas de Oncologia (Quimioterapia), Endoscopia, Ortopedia e Traumatologia e Clínica Médica

Um novo prédio está sendo construído no Hospital de Caridade de Santiago (HCS). Trata-se de um moderno Centro Clínico que irá atender as demandas ambulatoriais das áreas de Oncologia (Quimioterapia), Endoscopia, Ortopedia e Traumatologia e Clínica Médica. A área ampliada encontra-se afastada do corpo do hospital com a finalidade de não cruzar pacientes internos e externos, por isso a denominação de “Centro Clínico”. Pacientes críticos oncológicos infundirão a medicação em leito nas unidades de internação.

A estrutura contará com uma área de aproximadamente 2.900 m² dividida em dois pavimentos, sendo que no primeiro estarão os serviços de Oncologia, Endoscopia e Traumatologia. O segundo

andar sediará os consultórios médicos especializados, destinados tanto para dar suporte as terapias de apoio aos tratamentos oncológicos quanto para atender diversas áreas de clínica médica em geral. Serão ao todo 16 salas de atendimento.

O partido arquitetônico procurou adequar-se a infraestrutura existente, priorizando a acessibilidade dos pacientes (acesso pela Rua João Escobar Carpes - rua paralela e da entrada principal) e com modulação que facilita as ampliações futuras. O grande diferencial será a alternativa utilizada para o aproveitamento energético valendo-se de brises vegetais verticais nas fachadas nordeste e sudoeste, visando minimizar custos com climatização e iluminação, transformando os ambientes mais humanizados e confortáveis. A obra deve ser finalizada em cerca de dois anos. O investimento total, incluindo equipamentos, é de R$ 8 milhões.

Em 23 de março, o HCS completou 71 anos de atuação em prol da comunidade de Santiago e região. A instituição possui um total de 175 leitos disponíveis, sendo que 108 são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Principais serviços do HCS

• Atendimento Clínico em Urgência e Emergência 24horas;

• Atendimento em Traumatologia em Urgência e Emergência 24 horas;

• Banco de Sangue;

• Base do SAMU;

• Centro de Diagnóstico Por Imagem;

• Centro de Hemodiálise;

• Centro de Terapia Intensiva;

• Centro Obstétrico;

• Colonoscopia;

• Endoscopia;

• Laboratório de Micro Análise;

• Unidade Cirúrgica;

• Unidade Clínica;

• Unidade Pediátrica;

• Unidade Psiquiátrica.

CDI do HCS parabeniza os médicos

O Centro de Diagnóstico Por Imagem do HCS, referência regional atendendo usuários dos 31 municípios da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Maria, tem o orgulho e a satisfação em parabenizar os médicos neste dia especial. Profissionais que são fundamentais na promoção da saúde e da qualidade de vida. Deixamos a disposição nossos serviços, buscando oferecer, conforto e bom atendimento.

18 de outubro de 2013 4 Informe Comercial Especial Dia do Médico Santiago
Fotos HSC / Divulgação Projeção mostra como serão as salas de espera das unidades do novo Centro Clínico Consultórios das especialidades serão modernos e confortáveis

Pesquisa sobre uso de medicamentos vai ouvir mais de 3 mil gaúchos

Fotos

Acoleta de dados da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos (PNAUM), do Ministério da Saúde, iniciou em 2 de outubro no Rio Grande do Sul. No país serão entrevistados 38,4 mil pessoas em 245 municípios brasileiros, sobre temas como o uso de remédios, acesso aos produtos no Sistema Único de Saúde (SUS), uso racional de medicamentos e a automedicação.

No Estado, cerca de 3 mil moradores de 22 municípios (veja lista), deverão participar do inquérito. O público será dividido por gênero, escolaridade e em sete faixas etáriasdesde crianças a idosos. As informações serão transmitidas em tempo real por tablets. A previsão é que, no início de 2014, os dados do inquérito estejam finalizados.

A pesquisa vai mostrar como é a utilização dos medicamentos para as doenças mais comuns e para as crônicas. O levantamento também vai revelar se as pessoas seguem as prescrições médicas e se persistem no tratamento com medicamentos; se há variação no acesso aos remédios de acordo com condições sociais, econômicas e demográficas; e a avaliação

dos serviços de assistência farmacêutica na Atenção Básica e uso racional de medicamentos da população.

Em todo o País, 140 entrevistadores irão coletar os dados que, posteriormente, serão analisados por professores-pesquisadores de 12 instituições parceiras do Ministério da Saúde. Ao todo, serão investidos R$ 9,4 milhões no inquérito. A coordenação dos trabalhos será de responsabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Intoxicações - Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, os resultados da pesquisa vão possibilitar que sejam conhecidos os hábitos da população e o uso racional de medicamentos. Só nos últimos cinco anos, houve quase 60 mil internações por intoxicação medicamentosa. No Rio Grande do Sul, neste período, foram registradas 5.069 internações por intoxicação de medicamentos.

Metodologia

A pesquisa está dividida em duas etapas. A primeira, que começou em 23 de setembro, será realizada nos domicílios dos 26 estados e no Distrito Federal. Os entrevistadores, identificados com crachás e com a carta de apresentação do Ministério da Saúde, vão questionar sobre os hábitos e, inclusive, verificar quais os medicamentos que a população possui em casa.

A segunda parte da PNAUM será a aplicação de questionário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos locais de entrega dos medicamentos nesses serviços. Nesta etapa, secretários de saúde, coordenadores municipais da assistência farmacêutica, responsáveis pela distribuição de medicamentos nas farmácias ligadas ao SUS, médicos e usuários também serão entrevistados. O enfoque será o funcionamento dos serviços de assistência farmacêutica.

Municípios gaúchos pesquisados

Alvorada, Arroio Grande, Caçapava do Sul, Cachoerinha, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Esteio, Gravataí, Jóia, Machadinho, Montenegro, Mostardas, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, São Leopoldo, Soledade, Tramandaí, Turuçu, Venâncio Aires e Veranópolis,

18 de outubro de 2013Informe Comercial 5 Especial Dia do Médico
Drogas
Resultados da pesquisa vão possibilitar que sejam conhecidos os hábitos da população e o uso racional de medicamentos
divulgação
Serão investidos R$ 9,4 milhões na pesquisa

Outubro cada vez mais rosa

Prédios e monumentos de Santa Maria ganharam iluminação rosa neste mês

ACampanha Outubro Rosa vem ganhando cada vez mais adeptos em Santa Maria. Este ano, mais empresas e entidades aderiram à inciativa. Alguns dos principais prédios da cidade receberam iluminação rosa.

O Outubro Rosa é um movimento mundial que visa alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo mais recorrente no mundo. A iluminação diferenciada segue até o final deste mês

Em Santa Maria, a campanha foi instituída pela Lei Municipal 5432/2011. A iniciativa é organizada pela Câmara de Vereadores, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Dix Diagnóstico por Imagem e Secretaria Municipal de Saúde, com apoio de entidades públicas e privadas do município.

Doação

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Maria é uma entidade filantrópica com trabalho realizado por voluntárias. A Liga aceita doações. Informações pelo telefone (55) 3223- 7911, ou na sede: Galeria Souza, sala 3 (Rua Dr. Bozano, 1.051)

Origem

O Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento iniciou nos Estados Unidos, na década de 90, e teve sua primeira ação no Brasil em 2002, com a iluminação do Mausoléu dos Heróis, monumento conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Em Santa Maria, a primeira ação aconteceu ano passado, com a iluminação da Basílica de Nossa Senhora Medianeira pela Dix Diagnóstico por Imagem.

18 de outubro de 2013 6 Informe Comercial Especial Dia do Médico Santa Maria
Arco de entrada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Basílica de Nossa Senhora Medianeira Fotos Maiquel Rosauro
18 de outubro de 2013Informe Comercial 7 Especial Dia do Médico Especial Dia do Médico
Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria Fotos Maiquel Rosauro Catedral Arquidiocesana de Santa Maria Policlínica Provedor Wilson Aita Prédio da SUCV

Como está seu nível de estresse?

Em estudo realizado com residentes de Pediatria, 56% dos profissionais apresentaram Síndrome de Burnout

Mais da metade dos médicos residentes de Pediatria participantes de um estudo realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) apresentaram Síndrome de Burnout, que é uma condição de sofrimento psíquico ocupacional. A pessoa com Burnout tem cansaço excessivo, desânimo para realizar suas tarefas, sensação de que o que faz não tem propósito e frustração com o trabalho que tem de desempenhar.

Segundo a autora da pesquisa, a médica pediatra Anarella Penha Meirelles de Andrade, do Hospital das Clínicas da FMUSP, a síndrome pode causar deterioração da relação médico-paciente.

- Isso não foi avaliado no meu estudo, mas a relação do médico com o paciente e também com a equipe multidisciplinar pode ficar prejudicada - avalia Anarella.

Os participantes da pesquisa, que começou em 2009, estavam no 1º e 2º ano de residência. Anarella escolheu médicos residentes aos quais presta assistência no setor do Departamento de Pediatria da FMUSP. Dentre 40 pessoas contatadas, 32 consentiram a realização da pesquisa por meio de um questionário padronizado para investigação do Burnout. O formulário envolve temas como satisfação com o trabalho, excesso na jornada e influência do trabalho na própria individualidade, entre outros.

Os voluntários também foram submetidos a exames de ressonância

magnética funcional, que avalia o padrão de ativação cerebral de áreas específicas do cérebro ante a estímulos. Foi realizado o teste de atenção chamado Stroop Color Word Test, que apresenta conflitos de informações justamente para verificar a intensidade da reação aos desafios propostos.

Estudo

As imagens da ressonância funcional mostraram que as regiões do cérebro (especificamente no córtex pré-frontal dorso lateral direito) apresentaram maior sinal de estímulo nos voluntários com Burnout do que nos que não apresentavam a síndrome. Essas áreas estão relacionadas à realização de tarefas cognitivas ou que exijam atenção.

Ela aplicou, ainda, um questionário para determinação de estresse, não especificamente relacionado ao Burnout, e também teve prevalência alta como resposta: 56% dos 32 médicos investigados na fase final estavam estressados ou apresentavam sintomas de estresse.

Para a alta prevalência de Burnout, no qual as condições trabalhistas são determinantes, Anarella destaca alguns fatores no cenário estudado: a necessidade e dificuldade em de lidar com os pacientes e a família deles, a carga horária de 60 horas semanais, a necessidade de tempo para estudar e a inabilidade em conciliar a vida profissional e a vida pessoal. Na Pediatria, segundo ela, muitas vezes, lidar com os pais da criança que precisa ser atendida causa tensão aos médicos recém-formados.

Quanto ao excesso de horas trabalhadas, a médica diz que 53% dos participantes do estudo trabalhavam além da residência. Um fator interessante é que os resultados apontados mostraram que, nos 14 voluntários sem Burnout, cinco praticavam atividade física. No entanto, nos residentes com a síndrome,

nenhum praticava exercícios. Isso leva à compreensão de que a prática de atividades físicas ajuda a evitar o estresse no trabalho. Para aliviar os efeitos da síndrome e do estresse, algumas iniciativas são sugeridas, como acompanhamento de terapeutas e psicólogos.

- No entanto, poucos residentes procuram, por desconhecimento do serviço ou por acharem que o que estão sentindo é normalafirma a médica.

É preciso estar atento às alterações de comportamento

A psicóloga Ana Carolina M. Freitas, de Santa Maria, explica que os médicos devem estar atentos às alterações que percebem em seu comportamento diário.

- É característico, em situações de elevado nível de estresse no trabalho, o aparecimento de sintomas como: fadiga intensa, sensação de estar sendo exigido além de sua capacidade, distanciamento emocional, frustração, sentimentos de fracasso, dores de cabeça, gastrite, hipertensão, dores musculares, isolamento, impaciência, irritabilidade,

dificuldade de concentração e desejo de abandonar o emprego - relata Ana Carolina. Conforme a psicóloga, as alterações de humor, alterações psicossomáticas e comportamentais, geralmente demonstram que a saúde mental de uma pessoa pode estar afetada. A indicação para tais casos é procurar um profissional que possa auxiliá-lo a evitar maiores sofrimentos.

A responsabilidade de exercer uma profissão que lida com situações de risco a todo o momento eleva o nível de estresse de quem

exerce essa atividade. Para lidar com tal situação, é preciso conhecer as limitações e estar preparado e amparado subjetivamente para enfrentar o inevitável aparecimento de ansiedade resultante de situações de risco. - Uma vez tendo identificado os sintomas que indicam a presença da Síndrome de Burnout, a pessoa deve procurar ajuda de um profissional qualificado. O tratamento ocorre tanto com o uso de medicamentos quanto com a utilização de técnicas de psicoterapiaexplica a psicóloga.

18 de outubro de 2013 8 Informe Comercial Especial Dia do Médico Psicologia
Foto Divulgação Frustração, cansaço excessivo e desânimo são alguns dos sintomas da Síndrome de Burnout

É preciso dar exemplo

Aparelhos de ginástica

ir à academia

Nem sempre é possível encontrar tempo para praticar exercícios físicos. Por isso, manter aparelhos de ginástica por perto pode ser um incentivo para estar sempre em forma. O objetivo é simples, ganhar resistência muscular e melhorar o preparo físico para encarar a longa jornada de trabalho.

Esteiras e bicicletas ergométricas são uma boa sugestão para os médicos que desejam sair do sedentarismo, mas não que não tempo para fazer academia. Os aparelhos não ocupam muito espaço e podem até mesmo fazer parte de uma mini academia em seu consultório.

Alguns modelos comercializados pela Biomédica, loja localizada no térreo da Policlínica Provedor Wilson Aita, em Santa Maria, vêm inclusive com televisão ou com adaptação para MP3, tudo para garantir o conforto na hora de malhar.

Uma opção para quem não pode fazer atividades de muito impacto são os alongamentos. A prática é indicada tanto para quem faz atividades físicas regularmente como para quem está sedentário há algum tempo.

Uma boa dica é utilizar equipamentos próprios para alongamentos, como bola suíça, corda de pular, extensor de braços e pernas, polibarra e alicate de mão.

Alongamento

- Auxilia em uma respiração adequada aumentando a oxigenação do sangue;

- Diminui as tensões;

- Reduz o risco de lesões;

- Facilita a execução de movimentos no dia a dia;

- Aumenta a autoestima;

- Diminui dores musculares;

- Auxilia na reabilitação de problemas estruturais;

- Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais;

- Aumenta a capacidade de concentração;

- Ativa a circulação sanguínea;

- Tranquiliza e relaxa;

- Auxilia no bom posicionamento da coluna vertebral;

- Combate o stress;

- Melhora a qualidade de vida.

Esteira

- Maior gasto calórico;

- Não há influência climática (chuva, frio, vento);

- Indicado para quem está começando a correr ou quem está voltando de lesão (menor impacto do que correr na rua);

- Maior controle da atividade.

Bicicleta ergométrica

- Ótimo exercício para as pernas;

- Queima calorias e gorduras localizadas;

- Indicado para quem está iniciando a fazer exercícios e gestantes.

18 de outubro de 2013Informe Comercial 9 Especial Dia do Médico
Exercícios físicos
são ideais para médicos que não têm tempo para
Fotos divulgação

Pronto para começar seu próprio negócio?

Antes de adquirir ou locar um imóvel, leia as dicas de uma arquiteta especialista em Engenharia Clínica

Chegou o momento de investir em um consultório ou mesmo abrir uma clínica com outros colegas? Ter a orientação de um arquiteto neste momento singular na carreira ajuda a evitar vários problemas.

Segundo a arquiteta Alexandra Scotta Cabral, especialista em Engenharia Clínica pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), algumas questões devem ser levadas em consideração antes de locar ou adquirir um espaço que irá se tornar um empreendimento.

- As dimensões do imóvel devem ser compatíveis ao programa de necessidades específico a cada especialidade em questão e é preciso uma análise da acessibilidade universal. Também é indicado que o imóvel tenha uma boa localização, próximo a locais de interesse direto, como hospitais, laboratórios e outras clínicas - argumenta Alexandra.

É importante que o projeto tenha entre principais aspectos itens como: compatibilidade, flexibilidade e expansibilidade. Além disso, devem ser espaços agradáveis, bem iluminados e ventilados. Cada especialidade tem suas particularidades e essas devem ser o foco projetual em questão.

É fundamental a aprovação do projeto nos órgãos competentes, como Prefeitura, Vigilância Sanitária, entre outros. Segundo Alexandra, um bom projeto inicia por um bom zoneamento, cuidando fluxos e circulações.

- Logo após, deve-se fazer um dimensionamento de espaços adequado à necessidade da especialidade, primando sempre por espaços agradáveis, preferencialmente com proveito da luz natural - alega.

Ambiente agradável e bem ventilado é essencial em uma clínica

O arquiteto pensa não somente no espaço físico necessário, mas principalmente nos equipamentos médico-hospitalares desde suas aplicações, manuseios e até suas manutenções. Ou seja, é responsabilidade do profissional encontrar soluções para a relação direta entre espaço-pessoa-equipamento.

- Nosso trabalho é unir a funcionalidade, beleza e praticidade às necessidades de cada cliente, independente da especialidade - explica Alexandra, que atua no escritório Scotta + Maciel Arquitetos Associados.

Aplicação, manuseio e até a manutenção dos equipamentos médicohospitalares são levadas em consideração pelo arquiteto

18 de outubro de 2013 10 Informe Comercial Especial Dia do Médico Arquitetura
Rosauro
Foto Maiquel
Fotos Scotta + Maciel Arquitetos Associados Valorização da luz natural é uma tendência no consultório

Dr. Google modifica a relação médico-paciente

Informações inadequadas e incompletas que pacientes pesquisam na internet prejudicam o diagnóstico médico

Arelação médico-paciente vem se modificando nos últimos anos e o culpado é o “Dr. Google”. Uma pesquisa realizada em 2011 pela Universidade de São Paulo, que ouviu 116 pessoas entre 18 e 60 anos de todo o Brasil, apontou que 85% procuram informações médicas na internet. Como consequência os pacientes já chegam ao consultório com suspeitas do diagnóstico.

No entendimento do cardiologista do Instituto do Coração de Santa Maria (Icor), Edes Cavalheiro, o que serviria para uma melhor explicação da patologia médica, na maioria das vezes acarreta dificuldade de esclarecimento sério e correto sobre o diagnóstico e orientação terapêutica ao paciente pelo médico. O problema surge quando o paciente obtém informações inadequadas ou incorretas.

- Frente a estas informações não comprovadas cientificamente está havendo uma distorção da relação médico-paciente,

levando algumas vezes até ao descrédito do profissional - explica o médico.

Uma análise realizada este ano, por médicos do Centro Universitário de Volta Redonda-RJ, em 1.152 vídeos sobre hipertensão, arritmias e insuficiência cardíaca postados na internet reprovou 95% dos vídeos por causa de informações erradas. O estudo mostrou que embora tenham mais informações, nem sempre os pacientes estão corretos.

- O paciente tem o direito e o dever de buscar informações sobre suas patologias e ansiedades. No entanto, convêm as entidades responsáveis por inclusões de relatos sobre dados específicos e relevantes em páginas da internet ser mais rigorosas para evitar risco para saúde dos leitores - adverte o médico.

Dr. Cavalheiro sugere que sites que visem informar sobre saúde orientem os internautas a pesquisarem também em sites de entidades reconhecidas, como nas páginas dos conselhos profissionais (CRM, CRO...). Indicar o encaminhamento a um profissional competente também seria uma boa alternativa.

Informações confiáveis?

Basta digitar o nome da doença que o Google apresenta de imediato sintomas, prevenção e tratamento

A consequência da informação errônea sobre doenças pode ser observada em dados do Sistema Nacional de Informações Toxico Farmacológicas (Sinitox). Os medicamentos correspondem a 27,86% dos casos registrados de intoxicação. Grande parte das vítimas acaba sendo as crianças menores de cinco anos, que correspondem a 35% dos casos de intoxicação por medicamentos.

- Isso ocorre por comodidade, falta de opções nos serviços de saúde com rápida solução e também por desconhecer os riscos destes procedimentos sem o devido preparo para as ocorrências e intercorrências advindas desta prática, além de acreditar em informações de baixa confiabilidade - afirma Dr. Cavalheiro.

Ao digitar os sintomas, o Dr. Google já apresenta causas e remédios

18 de outubro de 2013Informe Comercial 11 Especial Dia do Médico Diagnóstico
Fotos Divulgação

PróAudi apresenta aparelho auditivo 100% invisível

Lyric está sendo lançado na Expoijuí Fenadi 2013

APróAudi apresenta na Expoijuí Fenadi 2013 o novo aparelho auditivo Lyric. Completamente invisível, não necessita trocar pilhas ou realizar manutenções.

O Lyric é colocado de forma confortável no conduto do ouvido por um profissional de saúde auditiva e pode ser usado 24 horas por dia, sete dias por semana, por até 4 meses. Não é necessária qualquer cirurgia ou anestesia.

Ao contrário de outros aparelhos auditivos, o Lyric é posicionado no fundo do conduto auditivo externo, usando a anatomia natural do ouvido para proporcionar uma qualidade sonora excepcional e reduzir problemas auditivos. Logo, é possível ser usado para dormir, tomar banho, atividades físicas e todas as atividades do dia a dia.

O estande da PróAudi está localizado no Pavilhão 1 da Expoijuí. No local, é possível fazer um teste gratuito da sua audição. Participe também do sorteio de um aparelho auditivo digital e aproveite as promoções válidas somente na feira: aparelhos auditivos com até 30% de desconto, um ano de pilhas grátis, parcelamento em até dez vezes e ainda pilhas a R$ 2,00.

A Expojui é realizada no Parque de Exposições Wanderley Burmann, em Ijuí. O evento teve início no dia 10 de outubro e segue até este domingo, 20.

18 de outubro de 2013 12 Informe Comercial Especial Dia do Médico Ijuí
Fotos Divulgação Aparelho proporciona uma qualidade sonora excepcional Lyric fica completamente invisível e alojado de forma confortável no conduto do ouvido Aparelho pode ser usado 24 horas por dia, inclusive no banho
18 de outubro de 2013Informe Comercial 13 Especial Dia do Médico Saúde

Cruz Alta

Tecnologia e qualificação para o tratamento dos olhos

Clínica dos Olhos, de Cruz

Alta, realiza os mais diversos exames oculares para pacientes de todas as idades

AClínica de Olhos Santa Lúcia atende a população de Cruz Alta há mais de 30 anos e mantém compromisso em acompanhar o que há de mais moderno no mundo para o tratamento dos olhos.

Realiza atendimento para todas as idades e tem em seu corpo clínico médicos com titulação no Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o que os credencia e qualifica ao atendimento de oftalmologia.

A clínica oferece os mais diversos exames oculares e atende a todas as idades. São feitas cirurgia de catarata, glaucoma, pálpebras, vias lacrimais, transplante de córnea, adaptação personalizada de lentes de contato, estrabismo e outros tratamentos específicos que abrangem a saúde dos olhos.

Segundo o Dr. Renato Silveira, é importante a revisão constante e o trabalho individualizado quando o assunto é a visão.

- Cada paciente precisa ser avaliado individualmente, e assim podemos tratar daquilo que diminui ou dificulta a visão de cada um. E é nesse tratamento particularizado que a Clínica Olhos Santa

Olhos está localizada na RUa Barão do Rio Branco, 1227, em Cruz Alta

Lúcia acredita e se mantem como forte referência para a região há bastante tempo - afirma o médico.

Estima-se que o exame deva ser feito uma vez ao ano para poder se manter um acompanhamento efetivo e seguro.

Já o Dr. Cesar Silveira lembra que a clínica também dispõe de ampla tecnologia e está sempre

busca do que há de melhor para cada paciente. - O que é feito em qualquer lugar do mundo pode ser reproduzido na nossa região. Possuímos esse compromisso de estudo e capacitação frequente, pois o nosso objetivo é sempre avançar e trazer o que há de efetivo e seguro para atender nossos pacientes - argumenta Dr. Cesar Silveira.

Abertas as inscrições para o 3º Congresso de Humanidades em Medicina

Estão abertas as inscrições para o 3º Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de outubro, em Salvador-BA. O objetivo principal do evento é fomentar a aproximação e uma maior interface entre a prática médica e os diferentes campos de conhecimento, em especial os que pertencem ao campo das ciências humanas.

As inscrições são gratuitas, mas em número limitado. Veja como garantir sua presença no site www.cfm.org.br.

Na abertura está prevista a conferência “As humanidades e a humanização no ensino e na

prática médica”, que será proferida por Dante Marcello Claramonte Gallian, professor e diretor do Centro de História de Filosofia das Ciências da Saúde da Escola Paulista de Medicina da UNICESP.

Nos dias seguintes, os participantes poderão acompanhar palestras e conferências relevantes sobre temas como a judicialização da Saúde, a relação entre a tecnologia e as humanidades em Medicina, os avanços tecnológicos e filosofia, sociologia e antropologia da saúde. Também foram programadas mesas que abordarão assuntos como a arte, educação medica e saberes médicos. Outro ponto alto do encontro será a

homenagem a cinco grandes nomes da Medicina com o recebimento de comendas outorgadas pelo Conselho Federal (CFM) por suas relevantes contribuições ao país ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais. Os homenageados deste ano são o professor Nélson Grisard, que receberá a comenda Medicina e Ensino Médico, cujo patrono é Fernando Figueira; Wilson Oliveira Júnior, que foi agraciado com a comenda Medicina e Humanidades, que leva o nome de Mário Rigatto; João Manoel Cardoso Martins, que levará para casa a comenda Medicina, Literatura e Artes, que tem o nome de Moacyr Scliar.

18 de outubro de 2013 14 Informe Comercial Especial Dia do Médico
Foto Divulgação
Clínica dos

Entre a Medicina e o agronegócio

Dr. Paulo Henrique

Teixeira só vê benefícios em atuar em duas áreas distintas

Opai, o avó e o bisavó do médico urologista Paulo Henrique de Castro Teixeira, de São Gabriel, eram fazendeiros. Logo, coube a ele seguir a tradição da família, mas sem deixar a Medicina de lado. Embora precise conciliar duas funções bem diferentes, ele descobriu o prazer de trabalhar nas duas atividades que tanto admira.

Junto com o primo, o médico oftalmologista Claudio Teixeira, administra a Estância Santa Teresinha, localizada na divisa entre os municípios de Santa Margarida do Sul e Vila Nova do Sul. Há 13 anos, eles investiram em um projeto pioneiro de citricultura, com foco em citrus de mesa (sem sementes). Hoje, vendem a produção para a empresa rosariense Citrusul, que envia o produto para rede Wall Mart, Nordeste brasileiro e até para o Canadá.

- Também trabalhamos com pecuária, na compra e venda de boi - conta Dr. Paulo Henrique.

O médico passa os finais de semana na propriedade, enquanto que nos outros dias atua em seu consultório em São Gabriel. Ele também integra a diretoria do Sindicato Rural gabrielense e é responsável pelo serviço regional de urologia da Santa Casa de São Gabriel, que atende toda a 10º Coordenadoria Regional de Saúde, formada pelos municípios de São Gabriel, Santa Margarida do Sul, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Alegrete, Uruguaiana, Quaraí, Itaqui, Barra do Quaraí, Manoel Viana e Maçambará.

- Com planejamento encontramos tempo para todas as atividades. A Medicina acaba sendo um lazer que dá dinheiro, pois viabiliza a propriedade pagando os custos. Tendo outra fonte de renda posso vender os bois apenas quando eles engordarem, o que garante um lucro maior - explica o médico.

Dr. Paulo Henrique também observa que a Medicina como fonte de renda também foi essencial para que investisse na citricultura, visto que o retorno só ocorre a médio e longo prazo.

- No quinto ano após o plantio é que o pomar começa a dar uma boa colheita comercial. Mas até chegar neste ponto é preciso investir em adubos, contratar um agrônomo... conseguimos tudo isso porque nunca deixamos de atuar como médicos - argumenta Dr. Paulo Henrique.

O fato de morar no interior e de não estar em um grande centro onde possa seguir estudando

não é visto como um problema.

- Em São Gabriel tenho qualidade de vida, para criar filhos é ótimo. Faltam algumas opções de lazer, mas temos Rivera aqui perto, que sempre é um bom lugar para visitar - destaca o realizado médico.

Balança do agronegócio tem superávit comercial de US$ 7,59 bi em setembro

Os números comprovam que vale a pena investir no agronegócio. A balança comercial do setor teve superávit (exportações maiores que importações) de US$ 7,59 bilhões em setembro. O saldo positivo é 3,1% superior ao do mesmo mês de 2012. Foram registrados US$ 8,96 bilhões em exportações

e US$ 1,38 bilhão em importações no mês. O complexo soja (óleo, farelo e grão) voltou a liderar as vendas externas. No período de janeiro a setembro, a balança do setor agrícola acumula saldo positivo de US$ 65,33 bilhões. Os dados foram divulgados em 10 de outubro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os produtos da soja faturaram US$ 2,74 bilhões, o equivalente a 30,6% do total exportado pelo setor agrícola no mês. A soja em grão, forma bruta da commodity, foi a que mais teve destaque, com US$ 1,85 bilhão em vendas. Com relação a setembro de 2012, houve crescimento de 55,3% no volume financeiro exportado de produtos do complexo soja. A alta fica atrás somente da verificada no setor de bebidas, que, apesar de deficitário, registrou

exportações 88,1% superiores às do ano passado.

As carnes e o complexo sucroalcooleiro ocuparam o segundo e o terceiro lugares no ranking dos produtos que lideraram as vendas externas, repetindo cenário verificado em meses anteriores. O primeiro exportou US$ 1,38 bilhão em setembro, o equivalente a 18,1% do total arrecadado, e teve leve crescimento de 0,7% ante as vendas do mesmo mês de 2012. O segundo vendeu US$ 1,24 bilhão, ou 16,3% do total comercializado, mas registrou recuo de 26,4% nas vendas em relação a setembro do ano passado.

Tanto em setembro como no acumulado do ano, os destinos principais das vendas do setor agrícola brasileiro foram a China, os Países Baixos e os Estados Unidos.

18 de outubro de 2013Informe Comercial 15 Especial Dia do Médico Dupla jornada
Foto Maiquel Rosauro
Dr. Paulo Henrique Teixeira em seu consultório, em São Gabriel Produtos da soja faturaram US$ 2,74 bilhões em setembro Foto Divulgação

Oportunidade

Marinha abre 71 vagas para médicos

AMarinha abriu concurso público para ingresso de médicos no Corpo de Saúde (CP-CSM-MD). São 71 vagas para diversas localidades do país. O valor do salário não foi divulgado. Podem se inscrever candidatos de ambos os sexos com idade inferior a 36 anos em 1º de janeiro de 2014.

O concurso é em âmbito Nacional e para o âmbito regional, nas jurisdições do Comando do 2º Distrito Naval, Comando do 3º Distrito Naval, Comando do 4º Distrito Naval, Comando do 5º Distrito Naval, Comando do 6º Distrito Naval e Comando do 7º Distrito Naval.

No âmbito nacional são 48 vagas nas especialidades de anatomia patológica (1), anestesiologia (2), cancerologia (1), cardiologia (2), cirurgia cardíaca (1), cirurgia geral (2), cirurgia torácica (1),

cirurgia vascular (1), clínica médica (3), dermatologia (1), gastroenterologia (1), geriatria (1), ginecologia e obstetrícia (1), hematologia (1), infectologia (1), medicina intensiva (3), medicina legal (1), medicina nuclear (1), nefrologia (1), neurologia (3), oftalmologia (5), ortopedia e traumatologia (2), otorrinolaringologia (2), pediatria (1), pneumologia (1), proctologia (1), psiquiatria (3), radiologia (2), radioterapia (1) e urologia (1).

Em âmbito regional na jurisdição do Comando do 5º Distrito Naval, com sede na cidade de Rio Grande, há quatro vagas: cardiologia (1), clínica médica (1), pediatria (1) e ginecologia e obstetrícia (1).

O candidato aprovado e classificado na seleção inicial fará o Curso de Formação de Oficiais (CFO), realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), na cidade do Rio de Janeiro. O curso é constituído por um período de adaptação de, aproximadamente, três semanas e uma etapa básica compreendendo as atividades previstas nos respectivos currículos.

Inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 28 de outubro pelos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br, ou nos locais de inscrição listados no edital. A taxa é de R$ 45.

As provas serão realizadas nas cidades do Rio de Janeiro, Vila Velha, Salvador, Natal, Olinda- PE Fortaleza, Belém, São Luís, Rio Grande, Porto Alegre, Florianópolis, LadárioMS, Brasília, São Paulo e Manaus.

O início do curso de formação está previsto para 31 de março de 2014.

18 de outubro de 2013 16 Informe Comercial Especial Dia do Médico
Podem se inscrever candidatos com idade inferior a 36 anos
Curso de Formação de Oficiais será no Rio de Janeiro
Foto divulgação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.