Caderno Policlínica Wilson Aita | SET 2013

Page 1

Policlínica Provedor

Policlínica Provedor

Wilson Aita

Wilson Aita

14ª edição

Ortodontia Conheça técnicas de reabilitação oral Página 4

Ortodontia Conheça técnicas de reabilitação oral

Oncologia Santa Maria volta a vestir rosa Página 5

Oncologia Santa Maria volta a vestir rosa

Oftalmologia Atenção aos olhos durante a gravidez Contracapa

Oftalmologia Atenção aos olhos durante a gravidez

Controle do colesterol ajuda a prevenir doenças do coração

Controle do colesterol ajuda a prevenir doenças do coração

Informe Comercial 27 de setembro de 2013
Foto Maiquel Rosauro

Carta ao leitor Carta ao Carta ao leitor Carta ao Carta ao leitor

Fique atento a sua alimentação

A alimentação pode influenciar em problemas no coração. Quanto mais colesterol ruim você ingerir, maior a chance de ter doenças como infarto e derrame cerebral. Por este motivo, a Sociedade Brasileira de Cardiologia está aumentando a prevenção contra o colesterol.

Leia mais na página 3.

Também é destaque nesta edição as diferentes técnicas utilizadas na reabilitação oral e a atenção especial que a gestante deve ter com os olhos.

Boa leitura!

Maiquel Rosauro, jornalista

Sumário Sumário Sumário Sumário Sumário

> Saúde pública

Diálogo é a melhor forma de combater o uso de álcool na adolescência ....................... Página 2

> Cardiologia

Aumenta o cerco contra o colesterol .......................... Página 3

> Ortodontia

Reabilitação oral pode incluir diferentes técnicas ............. Página 4

> Oncologia Santa Maria vai vestir rosa outra vez ................................ Página 5

> Oncologia

Linfoma mata cerca de 4 mil pessoas anualmente no Brasil ................................ Página 6

> Diagnóstico

Relação médico - pacientelaboratório é fundamental ..................... Página 7

> Oftalmologia

Gestantes devem ter atenção com os olhos ..... Contracapa

Expediente

Este informe comercial circula encartado no jornal ZERO HORA em 74 cidades dos centros de distribuição de Santa Maria, Cruz Alta e Rosário do Sul

Escritório RBS Jornais Santa Maria:

Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, 25Bairro Patronato - Telefone (55)

3220.1841. Santa Maria - RS

e-mail: casa.santamaria@zerohora.com.br

Produção: Plano Comunicação Ltda.

Jornalista coladorador: Maiquel Rosauro (MTb/RS 13334)

Projeto Gráfico / Diagramação / Arte

final: André Machado Fortes

Textos: Maiquel Rosauro

Diálogo é a melhor forma de combater o uso de álcool

na adolescência

Para especialistas, de forma geral, conversa deve ser

antes do jovem completar 12 anos de idade

Bem aceito por boa parte da sociedade, legalizado e promovido pela publicidade, o consumo de álcool deve ser tema de conversa entre pais e filhos, defendem especialistas. Eles acreditam que é a melhor forma de combater o uso durante a adolescência. O tempo certo para a conversa, no entanto, é variável e depende de cada família.

- É bom que não seja depois dos 12 anos, que é a idade em que muitos têm o primeiro contato com o álcool, mas é claro que a necessidade de aconselhar a criança depende do grau de exposição à bebida. Tudo depende do contexto. Se a criança começa a ser exposta ao álcool mais cedo, vendo as pessoas e os próprios pais beberem, isso tem que ser conversado - argumenta a professora do departamento de medicina preventiva da Universidade Federal de São Paulo Zila Sanchez, integrante do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas.

No 6º Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública e Privada, nas 27 capitais brasileiras, com dados de 2010, os pesquisadores do centro de pesquisa constataram que a idade média do primeiro contato com as bebidas alcoólicas é 13 anos.

Foram ouvidos 50.890 estudantes, e 15,4% dos que tinham entre 10 e 12 anos declaram que tinham consumido álcool no ano da pesquisa. A proporção sobe para 43,6% entre 13 e 15 anos, e para 65,3% entre 16 e 18 anos. De todo o universo pesquisado, 60,5% dos estudantes declararam ter consumido álcool. A taxa foi maior entre os alunos das escolas privadas (65%) do que entre os das públicas (59,3%). Mais que um quinto dos estudantes (21,1%) tinha consumido álcool no mês da pesquisa.

Outro estudo, divulgado pela companhia cervejeira Ambev mostra que 33% dos pais brasileiros não conversam com os filhos sobre o consumo de álcool, apesar de 98% dizerem que consideram importante. Entre os 11 países pesquisados, o Brasil só fica na frente da Ucrânia (34%) e da China (53%). Na Alemanha, apenas 15% dos pais disseram não ter falado.

Quase metade dos pais brasileiros, que disseram não ter tocado no assunto, consideram que o filho é muito novo para isso (48%), apesar de a idade média que os entrevistados consideraram a ideal para a conversa ser 9 anos. Vinte e dois por cento disseram não saber como tocar no assunto, 15% afirmaram confiar nos filhos e 9% alegaram que acham estranho ou têm vergonha de conversar sobre isso.

- Geralmente eles mesmos consomem e até de forma exagerada. É difícil falar de uma coisa que você

faz, às vezes, na frente dos filhos. Os pais que não consomem de maneira abusiva na frente dos filhos, os protegem do consumo. É uma questão de avaliar o quanto você está expondo seu filho. O ideal é que não consuma, mas, se consumir, é importante deixar claro que é bebida de adulto - diz Zila.

A professora chama a atenção para o fato de a porcentagem de jovens que consomem bebida alcoólica ter caído entre as duas pesquisas do centro de informações sobre drogas. Em 2004, eram 41,2% os estudantes de 10 a 12 anos que tinham consumido álcool, percentual que caiu para 27,9%. Para Zila, a queda é resultado de políticas públicas e conscientização, mas é preciso maior convencimento sobre o problema, uma vez que o consumo excessivo tem crescido.

- A queda é uma questão de políticas públicas e maior controle, mas o aumento do consumo em grande quantidade tem mais a ver com uma cultura que tolera a embriaguez, e que a favorece. Ela é estimulada de várias formas, como em músicas e festas - diz a pesquisadora.

Zilda ainda recomenda que os pais sejam presentes na vida dos filhos para acompanhar essa questão.

- A melhor forma que os pais têm de conhecer os hábitos e os ambientes que o filho frequenta é levando-o a festas e casa dos amigos e buscando-os. Assim ele sabe se o local vai ter álcool, quem está lá, e em que estado o adolescente volta para casa.

27 de setembro de 2013 2 Informe Comercial Policlínica Provedor Wilson Aita
Saúde
pública
feita
Foto Divulgação Idade média do primeiro contato com as bebidas alcoólicas é 13 anos

Aumenta o cerco contra o colesterol

Sociedade Brasileira de Cardiologia baixa os valores de recomendação do colesterol ruim em pacientes do grupo de risco

ASociedade Brasileira de Cardiologia alterou neste mês de setembro os valores de recomendação do colesterol ruim (LDL). A decisão visa aumentar a prevenção de doenças cardiovasculares, sobretudo, entre as mulheres. Em cada dez mortes por infarto, quatro são do público feminino. Há 50 anos, eram nove homens para uma mulher.

A taxa do colesterol ruim agora não deve ultrapassar o valor de 70 miligramas para pacientes de alto risco. Antes, a referência era de 100 miligramas.

Conforme o cardiologista, Dr. Antonio Vicente Aita Hahn, do Instituto do Coração de Santa Maria (Icor), estão no grupo de risco pessoas com histórico familiar de doenças cardiovasculares, hipertensos, fumantes, pacientes com colesterol alto e sedentários.

- O controle do colesterol é uma das formas mais simples de prevenir doenças do coração - avisa o médico.

O colesterol é uma gordura necessária para o corpo, mas o LDL em excesso entope as artérias, causando doenças como infarto e o derrame cerebral. Já o HDL (colesterol bom) além de neutralizar o LDL, ajuda a metabolizar as gorduras.

Para não aumentar o colesterol ruim, é preciso uma alimentação moderada de alimentos de origem animal, como, por exemplo, laticínios (derivado do leite), carne e gema do ovo.

O controle do colesterol é uma forma simples de prevenir doenças do coração, avisa o Dr. Antonio Vicente Aita

- Para pessoas que estão no grupo de risco é preciso ser mais restritivo. Estes devem investir em alimentos de origem vegetal e também peixes, que são ricos em ômega 3. Caso o colesterol não baixe com uma dieta controlada, é preciso fazer o uso de remédios como estatina: sinvastatina, atorvastatina ou rosuvastatina - explica o médico.

Para pessoas que estejam com problemas na alimentação, o médico sugere buscar a orientação de um nutricionista. Caso o problema com o colesterol persista, consulte um cardiologista.

27 de setembro de 2013Informe Comercial 3
Policlínica Provedor Wilson Aita
Cardiologia
Mesmo estando fora do grupo de risco, evite comer regularmente alimentos ricos em colesterol

Ortodontia Reabilitação oral pode incluir diferentes técnicas

Implantodontia e D.S.D. estão entre as principais técnicas para quem busca uma mastigação funcional ou um sorriso estético

Areabilitação oral hoje é um dos maiores desafios da Odontologia moderna, no qual diferentes técnicas são utilizadas para devolver ao paciente funções mastigatórias e a estática do sorriso. Destaque para Implantodontia e para o conceito Digital Smile Design (D.S.D.), avançados procedimentos que possibilitam restabelecer uma nova oclusão (forma como os dentes se tocam e encaixam uns nos outros).

A Implantodontia é o ramo da Odontologia que restaura espaços ausentes de dentes através da implantação de dentes. Isso acontece implantando uma peça de titânio no interior do tecido ósseo na área onde ficava o elemento dental ausente. O titânio tem propensão singular da osseointegração, que dizer, incorpora-se ao osso.

Através da técnica de implantes dentários com carga imediata é possível exercer a mastigação imediatamente. Após a instalação de, no mínimo, quatro a seis implantes, é instalada uma prótese fixa provisória ou permanente que possui função mastigatória. Ou seja, é uma prótese apta para participar do processo de mastigação de alimentos imediatamente.

Conforme o dentista Rodrigo Farcili, no método convencional de tratamento com implante dental, deve-se aguardar de três a seis meses para que o implante sofra um processo de integração ao osso, e só depois é que se pode colocar a coroa (parte visível do dente) presa a ele.

- Já na técnica com carga imediata, na primeira sessão são colocados os pinos de titânio. Na segunda, cerca de 72 horas depois, as próteses são fixadas - argumenta Dr. Farcili.

Implante osseointegrável é uma solução para quem teve uma perda dentária simples e também para pessoas que não possuem nenhum dente

Na técnica de implantes dentários com carga imediata, todos os implantes são rigidamente unidos pela prótese e, portanto, vão continuar imobilizados durante a fase de cicatrização junto ao osso

O D.S.D. é um processo realizado através de uma consulta com o paciente, que relata o que incomoda e o que deseja modificar em seus dentes e seu sorriso. Logo após, o dentista bate fotos e faz vídeos da boca do paciente. O material é colocado num programa de computador no qual diversas simulações são realizadas

- O planejamento digital dental é uma referência para quem busca um sorriso harmônico por questão de estética ou para aqueles pacientes que precisam renovar seus dentes. Pode ser aplicado inclusive nas próteses sobre os implantes - relata Dr. Farcili.

O DSD pode envolver tanto planejamento ortodôntico como cirúrgico. Entre as vantagens da técnica estão a eficácia no planejamento protético e cirúrgico, a precisão simétrica dos dentes e das gengivas e a relação de confiança entre dentista e paciente.

Além da Implantodontia e do DSD, o paciente talvez possa necessitar de tratamento de canal, restauração de gengiva, uso de aparelho.... Tudo depende da avaliação do dentista e do planejamento traçado para a reabilitação oral.

27 de setembro de 2013 4 Informe Comercial Policlínica Provedor Wilson Aita
No
D.S.D., a partir das imagens do sorriso do paciente é calculado no computador a medida real do posicionamento dos dentes
Fotos divulgação

Santa Maria vai vestir rosa outra vez

Pelo segundo ano consecutivo, a Dix vai iluminar o Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira. Ação faz parte da campanha Outubro Rosa

ADix - Diagnóstico por Imagem vai iluminar de rosa o Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira pelo segundo ano consecutivo. A iniciativa tem início no dia 1º de outubro e seguirá durante todo o mês. A ação faz parte do Outubro Rosa, campanha que ocorre a nível mundial e que visa à prevenção do câncer de mama.

O movimento que teve início nos Estados Unidos tem como símbolo a iluminação rosa em prédios e monumentos. Também são realizadas ações direcionadas para a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama. O laço rosa é a marca da campanha.

Conforme a médica da Dix, Janine Bernardi Soder, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

- Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom - argumenta Drª Janine.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam

Previna-se!

- Não só em outubro, mas durante o ano todo, é importante estar prevenida. Histórico familiar de câncer de mama, dieta rica em gorduras, primeira menstruação cedo e/ou menopausa tardia são alguns fatores de risco;

- Faça visitas anuais ao médico ginecologista;

- Faça seus exames preventivos;

aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de dez vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

- Submeta-se ao exame de mamografia, após os 40 anos, conforme indicação médica;

- Além destas medidas, a mulher pode realizar, mensalmente, o autoexame de mamas e axilas, tentando perceber algumas alterações. Este exame é feito sete dias após o início da menstruação, quando as mamas estão mais flácidas e indolores. E também após a menopausa, a cada 30 dias.

27 de setembro de 2013Informe Comercial 5
Oncologia
Policlínica Provedor Wilson Aita
Foto João Alves / Prefeitura Municipal de Santa Maria Dix vai repetir ação de 2012 e chamar atenção para a prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama

Oncologia Linfoma mata cerca de 4 mil pessoas anualmente no Brasil

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são registrados 10 mil casos da doença por ano no país

Cerca de 4 mil pessoas morrem anualmente em consequência de linfoma no Brasil. Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam ainda que por ano são registrados 10 mil casos da doença. Nos últimos 20 anos, a incidência de linfoma dobrou, mas o desconhecimento sobre esse tipo de câncer pela população preocupa a comunidade médica e especialistas.

De acordo com o diretor da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Carlos Chiattone, 70% da população não sabe o significado da palavra linfoma.

- O linfoma é a sexta principal causa de câncer no Brasil, mas a maioria da população desconhece o linfoma e quais são os sintomas - disse Chiattone.

Ele defendeu que as autoridades invistam mais em campanhas informativas mais frequentes sobre a doença.

Para a presidenta da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Merula Steagall, quanto mais rápido for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

- Uma pesquisa da Abrale aponta que 32% das pessoas foram diagnosticadas com linfoma no exame de check-up, sem apresentar sinal nenhum. É importante as pessoas fazerem os exames anuais e estar atentas para a saúde.

O diretor de Especialidades da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Marco Antonio Dias Filho, explicou que o linfoma acomete a todos indistintamente. Mas a desinformação e a falta de acesso ao tratamento são os maiores obstáculos à diminuição do número de mortes.

- Apesar de incidir mais em pessoas mais pobres, pela falta de informação e de acesso ao sistema de saúde, essa é uma doença democrática e mata muito rápido. Sem tratamento a maioria dos pacientes morre - explicou o médico.

Como não existe método preventivo para o linfoma, é importante ficar alerta a alguns sinais como nódulos no pescoço,

Principais sintomas

na região axilar, virilha, febre, suor profundo à noite e perda de peso.

- Os caroços são indolores e se o paciente detectar esses nódulos por mais duas semanas é bom que ele procure um médico para fazer o diagnóstico precoce - alertou o patologista.

O índice de incidência da doença dobrou nos últimos anos no país e chega a cerca de 10 mil casos, segundo dados do Inca. De acordo com Dias Filho, somente no centro de referência onde trabalha, em Belo Horizonte, são diagnosticados entre sete e 15 pessoas por semana com algum tipo de linfoma.

Os linfomas são cânceres das células do sistema imunológico e podem se manifestar de diferentes formas em qualquer lugar do corpo em que haja células linfáticas. Eles se dividem em dois grupos: Hodgkin e não Hodgkin. O primeiro tem cura em torno de 90% e o segundo grupo é mais complexo, com mais de 50 subtipos com manifestações clínicas e prognósticos distintos. A biópsia, que é feita pelo patologista, consiste em pequena amostra de tecido. As opções terapêuticas geralmente são quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea.

As pessoas podem tirar dúvidas e solicitar apoio relacionado à doença pelo telefone 0800-7739-973 da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) ou no site www.juntoscontraolinfoma.com.br.

Fonte: Agência Brasil

Sintomas da doença podem variar também de acordo com a sua localização:

- Quando se desenvolvem nos linfonodos: como estão próximos à pele, no pescoço, axilas e virilhas, os sintomas incluirão o aparecimento de linfonodos aumentados e indolores nestes locais;

- Quando o linfoma ocorre na região do tórax: os sintomas podem ser tosse, falta de ar (dispnéia) e dor torácica;

- Quando se apresenta na pelve e no abdômen: os sintomas podem ser sensação de distensão abdominal (inchaço) após as refeições;

- Raramente, a doença pode se iniciar nos ossos, pulmões ou pele. Nesses casos, os pacientes costumam apresentar sintomas como dor óssea, tosse, dor no peito, erupções ou nódulos na pele, respectivamente. É bastante incomum, mas pode ser que os pacientes sintam o gânglio aumentado e doloroso durante algumas horas após a ingestão de grandes quantidades de álcool.

27 de setembro de 2013 6 Informe Comercial Policlínica Provedor Wilson Aita
Foto Divulgação
Febre persistente ou recorrente, sem motivo aparente Cansaço e mal estar Coceira persistente por todo o corpo Aumento de glânglios do pescoço, axila ou virilha (os glânglios não doem) Suores noturnos Perda de peso significativa e falta de apetite

A importância da relação médico, paciente e laboratório

Aciência médica se desenvolveu enormemente nas últimas décadas, procedimentos clínicos de diagnósticos, digitais e por imagem mais sofisticados, cirurgias avançadas e cuidados intensivos demandam ações de qualidade da tríade formada pelo médico - paciente - laboratório. A utilização de exames complementares, sua correta solicitação e interpretação são essenciais para a boa conduta clínica e resolução dos problemas do paciente.

Muitos fatores podem alterar o resultado de um exame laboratorial e só um bom relacionamento profissional entre o médico assistente e o profissional do laboratório pode direcionar para um elo importante entre a ciência e a boa prática clínica. A busca pela qualidade que ambos querem alcançar e que tem como beneficiário o paciente é imprescindível. É preciso levar em conta, que a aplicação dos resultados obtidos serve para orientar o processo de decisão e que vale investir nas evidências como base mais coerente da ciência do diagnóstico laboratorial.

A medicina baseada em evidências não busca apenas uma tomada de decisão do médico diante de seu paciente, mas a assimilação de princípios e recursos disponíveis além das pessoas neles envolvidas. É necessário ter a consciência de que a postura do médico assistente no compromisso de uma boa evidência científica e em uma análise adequada dos resultados não diminui sua capacidade global de decisão. O laboratório poderá acrescentar informações precisas para orientá-lo. Nesta linha de raciocínio, o diálogo é salutar para que ambos os profissionais abandonem o viés das suposições e embarquem no das evidências.

O Labimed comprometido com a sua participação nesta tríade, está em contínua busca de novas tecnologias, da qualificação de sua

Laboratório pode contribuir com informações precisas para a tomada de decisões clínicas

equipe. A qualidade é uma meta procurada dia a dia na nossa rotina laboratorial, para que possamos assegurar satisfação nos serviços prestados para os médicos e clientes. Procuramos um atendimento humanizado que pressupõe a união de um comportamento ético com conhecimento técnico e com a oferta de cuidados dirigidos às necessidades de nossos clientes. A humanização do atendimento permite o estabelecimento de uma relação de confiança entre cliente e profissional da saúde.

27 de setembro de 2013Informe Comercial 7 Policlínica Provedor Wilson
Diagnóstico
Aita
No Labimed, atendimento humanizado permite uma relação de confiança entre cliente e profissional da saúde
Foto Divulgação

Gestantes devem ter atenção com os olhos

inflamações intraoculares e retinopatia diabética

Agravidez está associada a uma série de mudanças envolvendo diversos órgãos entre eles, os olhos. Aquelas que são consideradas normais nesse período, não trazem preocupação. Grande parte das alterações é atribuída às mudanças hormonais, hematológicas, cardiovasculares e imunológicas que ocorrem nessas mulheres.

Segundo a médica oftalmologista Liliane Weber, do Centro de Tratamento Ocular (CTO), ocorre diminuição da pressão ocular, alterações da curvatura e sensibilidade da córnea. Ainda podem surgir alterações da composição da lágrima deixando o olho mais vulnerável e ressecado.

- O estado gestacional ainda pode exacerbar alterações oculares pré-existentes como inflamações intraoculares e retinopatia diabética. A literatura médica ainda relata crescimento de lesões pigmentadas como melanomas quiescentes (tumores malignos de células pigmentadas) induzidas pelo hormônio estimulador de melanócitos - explica Dra. Liliane.

As gestantes que são portadoras de diabetes com retinopatia diabética podem ter sua condição agravada durante a gestação. O

tempo de doença, a gravidade da retinopatia pré-existente e os níveis da pressão arterial influenciam diretamente na piora da condição ocular. O ideal seria a paciente ter sempre bons níveis glicêmicos e tratar a retinopatia antes da concepção.

Toxoplasmose congênita resulta da aquisição da infecção durante a gestação podendo resultar em danos graves para o bebê. Mães portadoras de toxoplasmose ocular podem reativar a doença no período gestacional, porém a princípio não transmitirá a doença para a criança. Mulheres com sorologia negativa para toxoplasmose devem receber orientação pré-natal sobre riscos e prevenção.

A diminuição da visão causada por hemorragias, edema da retina e também do nervo óptico, podem estar presentes quando os níveis de pressão arterial da gestante encontram-se muito elevados. Uma complicação rara que é a pré-eclâmpsia ou eclâmpsia em grávidas, sem hipertensão arterial previa, pode prejudicar não só a retina, mas também causar a chamada cegueira cortical, que acomete 15% das mulheres. Ocorre perda da visão com fundo de olho normal e reflexos pupilares presentes. A melhora do quadro é espontânea em horas a alguns dias.

Outra situação que pode surgir é a Coriorretinopatia Serosa Central, uma alteração do fundo do olho que se manifesta por acúmulo de líquido que se deposita embaixo da retina. Ocorre resolução espontânea no final da gestação ou após o parto.

As mulheres grávidas se notarem alteração na visão, devem procurar auxílio, e aquelas que já têm uma condição pré-existente, devem ser monitoras durante todo o período.

Fonte:

1.Atlas de Retina - Lawrence A. Yannuzzi Ocular .

2.Changes during pregnancy - Artigos Brasileiros de Oftalmologia.

27 de setembro de 2013 8 Informe Comercial Policlínica Provedor Wilson Aita
Oftalmologia
Gestação pode acentuar alterações oculares pré-existentes como
Fundo de olho na hipertensão arterial severa As lesões de toxoplasmose ocular podem recidivar durante a gestação Fotos Divulgação Ao notar alteração na visão durante a gestação, consulte um oftalmologista
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.