Caderno Policlínica Wilson Aita | AGO 2013

Page 1

Policlínica Provedor

Policlínica Provedor

Wilson Aita

Wilson Aita

13ª edição

História

História

Morre o engenheiro

Morre o engenheiro

Wilson Aita

Wilson Aita

Exames

Exames

Ressonância Magnética de Mamas na DIX

Ressonância Magnética de Mamas na DIX

Oftalmologia

Oftalmologia

CTO apresenta novo retinógrafo

CTO apresenta novo retinógrafo

Seu coração

coração

Informe Comercial 30 de agosto de 2013
Foto Maiquel Rosauro
merece
check-up
um
Seu
merece um check-up

Carta ao leitor Carta ao Carta ao leitor Carta ao Carta ao leitor

Como está o seu coração?

O frio está indo embora e com o calor cresce a preocupação por um corpo esbelto e bonito. Mas antes de correr para uma academia, leia a matéria na página 3 sobre os perigos que seu coração pode sofrer.

Nesta edição, destaque também para cirurgia percutânea que resolve de forma pouco invasiva problemas de Joanete e ainda o novo e moderno retinógrafo do Centro de Tratamento Ocular.

Boa leitura!

Maiquel Rosauro, jornalista

Sumário Sumário Sumário

> História Santa Maria se despede do provedor Wilson Aita ..... Página 2

> Cardiologia Check-up é essencial antes de entrar na academia ........ Página 3

> Neurologia Neuroestimulador MedularNeuromodulação ................... Página 4

> Exames Conheça os benefícios da Ressonância Magnética de Mamas .............................. Página 5

> Ortopedia Cirurgia percutânea corrige pé com Joanete ..................... Página 6

> Oftalmologia CTO possui novo equipamento para exames de retinografia ocular .......... Página 7

> Exames Previna-se do Diabetes gestacional, é fácil e garante a segurança do seu bebê ........................ Contracapa

Expediente

Este informe comercial circula encartado no jornal ZERO HORA em 74 cidades dos centros de distribuição de Santa Maria, Cruz Alta e Rosário do Sul

Escritório RBS Jornais Santa Maria:

Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, 25Bairro Patronato - Telefone (55)

3220.1841. Santa Maria - RS

e-mail: casa.santamaria@zerohora.com.br

Produção: Plano Comunicação Ltda.

Jornalista coladorador: Maiquel Rosauro (MTb/RS 13334)

Projeto Gráfico / Diagramação / Arte

final: André Machado Fortes

Textos: Maiquel Rosauro

História

Santa Maria se despede de Wilson Aita

Engenheiro morreu em 3 de agosto, aos 91 anos de idade

Após 91 anos contribuindo para o desenvolvimento de Santa Maria, o engenheiro civil Wilson Aita, provedor emérito do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, morreu em 3 de agosto. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos, uma vez que seu estado de saúde já estava debilitado há algum tempo. Seu nome e suas obras ficarão marcados para sempre na história de Santa Maria. Conheça abaixo sua história, em matéria publicada na primeira edição deste caderno, em julho de 2012:

O engenheiro que mudou a história do Hospital de Caridade

O engenheiro Wilson Aita nasceu no dia 12 de dezembro de 1921, em Santa Maria, filho dos imigrantes italianos Luiz Matias Aita e Ida Maria Masina Aita. Sua vida foi marcada por grandes realizações, sendo respeitado a nível nacional em sua área de atuação.

Em 1939, tendo concluído seus estudos do Curso Secundário, foi para Porto Alegre, onde cursou dois anos no Curso Pré-técnico do Colégio Júlio de Castilhos, curso este obrigatório para os que se destinavam às carreiras técnicas da Universidade.

Terminou o Curso de Engenharia Civil em 1947 e foi trabalhar como engenheiro rodoviário no DAER, em Cruz Alta. Em 6 de agosto de 1948, casou-se com Maria Cleonice Sada Aita, em Joinville-SC, jovem que conhecera em Santa Maria em 1940, onde aportara sua família, pois seu pai, funcionário do Banco do Brasil viera fundar a primeira agência deste banco no interior do Estado. O casal teve cinco filhos e cinco netos.

Transferindo residência para Santa Maria, iniciou-se profissionalmente na indústria da construção civil, com estabelecimento próprio. Em 1958, fundou a Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Santa Maria.

Em 1960, o médico José Mariano da Rocha Filho, diretor das faculdades de Farmácia e Medicina de Santa Maria, trabalhava visando a criação de uma universidade local. Aita era constantemente consultado a respeito da criação dos cursos de engenharia, dada a amizade que havia entre ambos. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi criada em 14 de dezembro de 1960 e, cinco anos depois, o engenheiro se tornou diretor do Centro Politécnico (em 1977 se tornou Centro de Tecnologia).

Ele executou o projeto e a montagem da Rádio e da Televisão

Educativa da UFSM e mais tarde da TV Imembuí, que hoje faz parte do Grupo RBS. Em junho de 1985, ele se aposentou do magistério. Em 5 de janeiro de 1966, foi admitido como membro da Associação Protetora do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo. Foi eleito viceprovedor para o período de 1972 a 1976. Voltou à vice-provedoria em diversas outras ocasiões, depois foi eleito provedor até o ano de 2006 sendo, atualmente, provedor emérito do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo. O Hospital, no período em que o teve como provedor, dobrou de capacidade, tendo sua área construída passado de 11 mil m² a quase 20 mil m². O corpo de funcionários passou de 185 pessoas para mais de mil colaboradores. Prestou estes serviços, voluntariamente, à instituição até 2006.

30 de agosto de 2013 2 Informe Comercial Policlínica Provedor Wilson Aita
Wilson Aita acompanhando a construção da Policlínica Foto HCAA / Arquivo

Policlínica Provedor Wilson Aita

Check-up é essencial antes de entrar na academia

Se você planeja entrar em forma para o Verão, visite antes um cardiologista. Seu coração agradece!

APrimavera está próxima e, em breve, milhares de brasileiros vão lotar as academias e pistas de caminhada para perder os quilinhos adquiridos no Inverno. Todavia, poucos procuram um médico para saber se o coração suporta tanto esforço.

A atividade física é altamente recomendada, sobretudo, pelos cardiologistas. Porém, é preciso evitar exageros, principalmente, quando se deseja perder peso a qualquer custo.

Segundo o diretor técnico do Instituto do Coração (ICOR)Hemodinâmica, Dr. Arnoldo Azevedo dos Santos, realizar um checkup com um cardiologista antes de começar exercícios físicos intensos é fundamental para evitar danos à saúde. Leia abaixo uma entrevista com o médico.

Quais os benefícios da atividade física para o coração?

Dr. Arnoldo Azevedo dos Santos - Combater potenciais fatores de risco cardiovascular como sedentarismo, colesterol, glicemia e triglicerídeos elevados, hipertensão arterial sistêmica, estresse, depressão, insônia e propiciar uma maior sociabilidade.

Mesmo que minha academia não peça, por que devo fazer uma avaliação médica antes de começar a atividade física?

Dr. Arnoldo - Para afastar doenças impeditivas de realizar determinados tipos de exercícios contra resistência ou mesmo aeróbicos.

Sou jovem, não fumo, me sinto bem e acho que nunca vou ter problemas no coração. Então, por que devo visitar um cardiologista antes de começar a correr aos fins de tarde?

Dr. Arnoldo - Para afastar a presença de doenças que podem levar a morte súbita e realizar uma avaliação funcional.

Algumas vezes, vejo na televisão jogadores profissionais de futebol que morrem durante uma partida devido a algum problema no coração. Eu que jogo futebol com meus amigos apenas nos finais de semana também devo me preocupar?

Dr. Arnoldo - Sim, você deve fazer check-ups regulares. Também procure caminhar durante a semana para melhorar seu condicionamento.

Na minha família há casos de hipertensão. Embora eu nunca tenha tido nenhum sintoma, posso ter hipertensão no futuro?

Dr. Arnoldo - Em primeiro lugar, a hipertensão na maioria das vezes e assintomática. Como existem casos na família existe uma boa possibilidade de você ser hipertenso no futuro (geralmente em torno dos 50 anos de idade)

30 de agosto de 2013Informe Comercial 3
Cardiologia
Foto Germano Rorato
Dr. Arnoldo Azevedo é diretor técnico do ICOR - Hemodinâmica

Neuroestimulador Medular - Neuromodulação

Introdução do método da neuroestimulação foi uma significativa mudança na abordagem do tratamento cirúrgico da dor crônica

Ouso do neuroestimulador medular (NM) no controle da dor está fundamentado na teoria do portão da Dor (“Gate control”) de Melzack e Wall (1965). Os mecanismos de controle da dor com o sistema de NM são variados (Oakley e Prager 2002). Em 1967 Shealy e colaboradores descreveram pela primeira vez o alívio da dor crônica intratável, através de um implante de eletrodo sobre a medula. Este eletrodo funcionava com estímulos elétricos a base de radiofreqüência e foi utilizado por via subaracnóide em um paciente com câncer (Shealy et al. 1967).

Desde o trabalho inicial de Shealy o sistema de neuroestimulação medular evoluiu consideravelmente e atualmente se estuda a morfometria medular para melhor definição dos sistemas de neuromodulação (Feierabend 2002). A introdução do método da neuroestimulação foi uma significativa mudança na abordagem do tratamento cirúrgico da dor crônica (Siegfried e Lazorthes 1982). O tratamento cirúrgico da dor crônica baseava-se até a introdução da neuroestimulação em métodos neuroablativos (destrutivos). O conceito da neuromodulação do sistema nervoso foi introduzido por Wall e Sweet em 1967 (Long 1998).

A análise dos trabalhos de longo prazo indica uma significativa melhora no quadro de dor inicial. A melhora acontece principalmente nos casos de dor neuropática e em especial aquelas associadas a múltiplas cirurgias na coluna vertebral (Siegfried e Lazorthes 1982, Barolat 1993, North et al. 1993, Lazorthes et al. 1995, Devulder et al. 1997, Long 1998).

O sistema de NM funciona eficaz e melhor principalmente no controle da dor. A dor relacionada com a síndrome de falência da coluna vertebral, pós-múltiplas cirurgias na coluna vertebral

(“failed-back syndrome” - síndrome pós-laminectomia) é que a melhor melhora o sistema de NM (Barolat 1993, Lazorthes et al. 1995, Long 1998, Seagal et al. 1998). A dor secundária a esclerose múltipla, doença vascular periférica, distrofia simpática reflexa e polineuropatia diabética respondem bem ao sistema de NM. As dores relacionadas com lesão de cauda equina, dor do paraplégico e dores de membro fantasma não apresentam boa resposta ao sistema de NM (Lang 1997), apesar de existirem relatos de melhora de espasticidade com o sistema de NM (Pinter et al. 2000).

O sistema de NM funciona eficaz e melhor principalmente no controle da dor

Nos casos em que a dor tem origem a partir da região pré-ganglionar da fibra nervosa (avulsão do plexo braquial e herpes zoster), a NM é a melhor alternativa no controle da dor segudio da estimulação cerebral profunda (Lazorthes et al. 1995, Kim et al. 2001).

Mesmo pacientes que estão envolvidos em questões judiciais apresentam melhora de seu quadro inicial de dor e apresentam os mesmos resultados que pacientes que não estão envolvidos em questões judiciais (Burchiel et al. 1995, Nelson et al. 1996, Kumar et al. 1998, Van Buyten et al. 2001). Estudo prospectivo não demonstrou evidências que indiquem que os testes psicológicos são fatores decisivos na escolha do paciente a receber o sistema de neuroestimulação medular. A experiência clínica parece ser o fator determinante na escolha do paciente (North et al. 1996), entretanto fatores psicológicos podem ser analisados e contribuem de modo não significante na escolha do paciente (Dumoulin et al. 1996).

30 de agosto de 2013 4 Informe Comercial
Provedor
Policlínica
Wilson Aita
Neurologia
Dr. Diogo Trevisan Silveira Fotos Divulgação

Conheça os benefícios da Ressonância Magnética de Mamas

Este exame é um importante método adjunto da mamografia e da ultrassonografia na detecção, caracterização e planejamento terapêutico do câncer de mama

Médica especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem

ADix Diagnóstico por Imagem disponibiliza para Santa Maria e região o exame de Ressonância Magnética de Mamas. É um exane novo que se consolidou como importante ferramenta no diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. A principal característica é sua altíssima sensibilidade (superior a 95%) na detecção de pequenos focos de tumor.

Indicações para rastreamento

Grupos de alto risco Grupos alto risco Grupos de alto risco Grupos alto risco - Muitos trabalhos comprovam que a Ressonância de Mamas detecta o câncer de mama precocemente em pacientes de alto risco. Dentre eles: histórico familiar, histórico pessoal, terapia de reposição hormonal e alterações genéticas hereditárias.

Mamas densas Mamas densas Mamas densas Mamas densas Mamas densas - Quando as mamas são muito densas, ou seja, contém grande componente de tecido glandular e pouco tecido adiposo, a mamografia tem a sensibilidade reduzida.

P Próteses Mamárias róteses Mamárias róteses Mamárias - Avaliação de integridade intra ou extracapsulares.

Casos duvidosos - A Ressonância de Mamas pode ser utilizada em casos de dúvidas ou discordâncias de achados da mamografia e ultrassom.

Indicações para lesões confirmadas

Extensão tumoral Extensão Extensão tumoral - Uma das principais indicações da Ressonância de Mamas refere-se à avaliação completa e detalhada de lesões malignas já diagnosticadas pelo ultrassom e pela mamografia. Por ser um método tridimensional, permite a determinação exata das dimensões do tumor e pode ser útil na avaliação da invasão de estruturas da parede torácica. Multifocalidade e bilateralidade Multifocalidade bilateralidade Multifocalidade e bilateralidade Multifocalidade bilateralidade Multifocalidade e bilateralidade - Atualmente, sabe-se que no momento do diagnóstico de um foco de câncer de mama, pode haver outras lesões na mesma mama (multifocalidade) ou na outra mama (bilateralidade) e que não são detectados pela mamografia ou ultrassonografia.

Detecção de tumores ocultos Detecção Detecção de tumores ocultos Detecção ocultos - A pr imeira manifestação do câncer de mama pode ser o aparecimento de um gânglio axilar anômalo cuja biópsia revele neoplasia e a mamografia e ultrassonografia sejam normais. Nestes casos, a alta sensibilidade do exame de Ressonância de Mamas pode revelar a localização do tumor e permitir tratamento adequado. Assimetria focal e distorções arquiteturais

Assimetria - Em alguns casos, a mamografia pode revelar apenas uma área de assimetria ou distorção arquitetural sem que se possa caracterizar um nódulo propriamente dito. Nestes casos, permanece a suspeita de neoplasia, mas não é possível localizar o foco tumoral. Sendo assim, a Ressonância de Mamas, pela capacidade tridimensional e alta sensibilidade pode identificar ou descartar a presença de doença com alta sensibilidade e especificidade. Recidiva tumoral/P Recidiva tumoral/P ersistência tumoral tumoral tumo ral - Após a manipulação cirúrgica e sessões de radioterapia, a mama pode apresentar distorções arquiteturais que impossibilitam a detecção de recidiva ou persistência tumoral. A Ressonância de Mamas pode detectar corretamente estas lesões.

Assimetria focal e arquiteturais

30 de agosto de 2013Informe Comercial 5 Policlínica Provedor Wilson Aita
Exames
Fotos Dix / Divulgação
Reformatações MIP (Projeção de Intensidade Máxima) axial Silicony only axial

Cirurgia percutânea corrige pé com Joanete

Método minimamente invasivo possibilita correção definitiva do problema

OJoanete é conhecido cientificamente como “hálux valgo”. Ele é uma saliência óssea na face interna do antepé com desvio do dedo maior (“dedão”), causando muita dor e dificuldade de usar calçados. Pode ser observado em homens, porém são mais frequentes em mulheres. Geralmente tem origem genética (história familiar), e pode ser causado por uso de calçados inadequados (salto alto e bico fino). O tratamento do Joanete com espaçadores e órteses, por exemplo, não apresentam bons resultados, necessitando de tratamento cirúrgico para uma correção definitiva.

Com a melhora no conhecimento do comportamento desta patologia, puderam-se ter avanços nas técnicas cirúrgicas atuais, buscando trazer mais conforto no pósoperatório dos pacientes e melhor resultado em longo prazo.

Segundo o médico ortopedista e traumatologista, Vanderson Roso, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Santa Maria (IORT), a cirurgia percutânea ou minimamente invasiva do pé é um método que permite realizar a cirurgia para correção do Joanete através de três pequenos orifícios de aproximadamente três milímetros cada. Estes são os chamados portais por onde são introduzidas pequenas fresas, semelhante aquelas utilizadas pelos dentistas, que realizam os procedimentos ósseos necessários para corrigir as deformidades.

- Neste método geralmente não se utilizam materiais como pinos, placas e parafusos, o que permite andar e pisar com o pé operado imediatamente após a cirurgia utilizando uma sandália específica - explica o médico.

Como não se utilizam implantes e as incisões são muito pequenas há baixo risco de infecções. Mesmo nos casos em que é

preciso fazer uso de parafuso, o apoio é imediato.

Além do Joanete, este método permite corrigir outras patologias dos pés como Joanete de Sastre (do quinto dedo), dedos em garra, metatarsalgia, saliências ósseas (esporões), calosidades, etc.

Este método teve início por volta de 1940 nos Estados Unidos e foi “lapidado” nos anos 90 pelo ortopedista americano Dr. Stephen Isham e pelo ortopedista espanhol Dr. Mariano Prado.

- Em 2012, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a técnica quando participei de um estágio teórico-prático de cirurgia percutânea, em Lisboa, em Portugal, com o Dr. Paulo Carvalho, que já utiliza o método há mais de dez anosargumenta o médico.

Atualmente este método é amplamente realizado por cirurgiões de pé em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos, Europa e América Latina. Ele representa mais uma “ferramenta” para auxiliar os cirurgiões a solucionar os problemas dos seus pacientes de uma forma menos invasiva, proporcionando maior bem estar e segurança no pós-operatório.

Técnica percutânea é realizada por cirurgiões de pé em todo o mundo

30 de agosto de 2013 6 Informe Comercial Policlínica Provedor Wilson Aita
Ortopedia
Divulgação
Fotos
Comparação entre um pé normal e outro com Joanete, à direita Dr. Vanderson Roso

CTO possui novo equipamento para exames de retinografia ocular

Retinógrafo CX-1 Canon é considerado um dos mais avançados da medicina moderna

OCentro de Tratamento

Ocular (CTO) segue investindo em alta tecnologia para garantir exames precisos e eficientes. Há cerca de um mês, a clínica adquiriu um Retinógrafo Canon CX-1. O equipamento permite exames digitais em alta definição da retina com software de tratamento de imagens.

Segundo a Drª Liliane Weber, este é o primeiro retinógrafo híbrido da Cânon. Isto é, em um só equipamento existe tecnologia para realizar fotos com

pupila dilatada ou não. Este recurso trouxe enorme facilidade para o retinólogo e para os pacientes, pois aqueles com pupila extremamente pequena poderão realizar o exame com grande confiabilidade.

- O CX-1 usa iluminação infravermelha e capta imagens com 18 megapixels. Com isso, damos um salto em imagens e conforto para o paciente - explica a médica.

O equipamento possibilita inúmeros diagnósticos da retina, do nervo óptico e da coróide. O aparelho é extremamente

versátil oferecendo cinco modos de fotografia: Color, Red-free, Cobalto, Angiofluoresceinografia (com contraste) e Fundus de Autofluorescência (FAF).

- Esse último nos ajuda na diferenciação das doenças genéticas da retina, além do acompanhamento da forma atrófica da Degeneração Macular Relacionada à Idadeacrescenta Drª Liliane.

Angiofluoresceinografia

30 de agosto de 2013Informe Comercial 7 Policlínica Provedor Wilson Aita Oftalmologia
Fotos Divulgação Retinógrafo CX-1 Canon é ideal para o rastreio e diagnóstico das principais doenças do fundo do olho (retina) Modo Autofluorescência (FAF) ajuda na diferenciação das doenças genéticas da retina Retinografia colorida Modo de fotografia Red-free

Previna-se do Diabetes gestacional, é fácil e garante a segurança do

ODiabetes Mellitus Gestacional (DMG) é uma das intercorrências mais frequentes da gestação e se não diagnosticado e tratado adequadamente, traz aumento considerável dos riscos perinatais e consequências para a gestante. É caracterizado por uma intolerância aos carboidratos sendo diagnosticado pela primeira vez durante a gestação podendo persistir após o parto. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o DMG é o problema metabólico mais comum na gestação e tem prevalência entre 3% e 13% das gestações.

O aumento de glicose no sangue materno é responsável por repercussões tanto no bebê quanto na mãe. As principais complicações são excesso de peso de recém-nascidos, risco aumentado de lesões no feto durante o trabalho de parto, atraso no amadurecimento pulmonar e distúrbios metabólicos ao nascimento (níveis baixos de glicose, cálcio e magnésio). Para a gestante, o mau controle metabólico está implicado em maiores índices de abortos espontâneos, infecções, hipertensão arterial, doença hipertensiva específica da gravidez e após a gestação, esta mulher terá risco aumentado para desenvolver o diabete tipo 2.

Procure o seu médico, pois o diagnóstico precoce do DGM e das alterações da tolerância à glicose evita o aparecimento de diabetes. Um bom controle metabólico está associado à redução de complicações.

No Labimed da Policlínica Provedor Wilson Aita e na unidade da Rua Duque de Caxias, há uma espaçosa e confortável área destinada para gestantes que necessitam de cuidados redobrados. Os exames do período pré-natal são realizados com rapidez, agilidade e dedicação, garantindo a satisfação das futuras mamães. O Labimed faz por você o melhor para a sua vida.

Há vários fatores de riscos para DMG, destaque para:

- Idade materna - fator de risco da mulher aumenta com o passar dos anos (especialmente para gestantes acima de 35 anos de idade);

- Sobrepeso, obesidade ou ganho excessivo de peso na gravidez atual;

- Depósito central de gordura corporal;

- História familiar de diabetes em parentes de primeiro grau;

- Uma gravidez anterior que resultou em uma criança com um peso de nascimento elevado (> 4 Kg);

- Hipertensão ou pré-eclâmpsia na gravidez atual;

- Antecedentes obstétricos de abortamentos de repetição, malformações, morte fetal ou neonatal;

- Síndrome de ovários policísticos.

30 de agosto de 2013 8 Informe Comercial Policlínica Provedor Wilson Aita
Exames
seu bebê
Excesso de peso de recém-nascidos e atraso no amadurecimento pulmonar estão entre as principais complicações
DMG é o problema metabólico mais comum na gestação Foto Divulgação
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.