O informante 53 virtual

Page 1

São Roque

5

animais

8

A surdez também São-roquense lança aflige os animais. livro “Emagrecendo e Fique atento aos superando limites com sinais que indicam uma bicicleta”, onde revela como eliminou que seu cachorro está 40 quilos em 6 meses. perdendo a audição.

saúde

9

Indetectável com exames laboratoriais, a fibromialgia é responsável por fortes dores e pode levar o doente à depressão.

10

moda e beleza 11

Em passagem pelo Brasil, o ator Hugh Jackman provou ser a celebridade estrangeira mais brasileira que existe.

Aprenda a fazer uma limpeza de pele caseira e eficaz e descubra o poder do óleo de rícino para tratar os cabelos.

variedades

APÓS TERMINAR SUA LEITURA, PASSE ESTE JORNAL PARA QUE OUTRAS PESSOAS TAMBÉM O POSSAM LER. REUTILIZAR FAZ BEM. RECICLE A INFORMAÇÃO.


2

opinião Editorial ARAÇARIS X URUBUS Mesmo após muita luta por parte da população de Araçariguama e região, do Movimento em Defesa do Ribeirão do Colégio e da nova administração municipal, o manancial do Ribeirão do Colégio ainda sofre a ameaça de um aterro sanitário. Isso porque a CETESB não revogou a licença que autoriza a empresa Proactiva realizar o empreendimento. Ah, sim. Para quem se lembra de algumas de nossas publicações anteriores, essa companhia é a responsável por causar desastres ambientais em cidades brasileiras, como Biguaçu/SC e também em outros países, como na cidade Tuxtla Gutiérrez, no México.

Pensamento “Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, pois você irá perder um amigo. Porém, se dois estranhos pedirem a mesma coisa, aceite, pois você irá ganhar um amigo.” Santo Agostinho

Para quem imagina que os exemplos que acabamos de mencionar são casos isolados e distantes, é bom relembrarmos que no final do ano passado, a Proactiva detonou explosivos na área onde pretende instalar o aterro, provocando deslizamento de rochas e impacto ambiental, sendo multada em R$ 300 mil pela CETESB. Se os riscos ambientais não são suficientes para que a CETESB acabe com a esperança da Proactiva de instalar o aterro, há outro fator que deveria ser levado em conta: a vontade popular. Os poderes executivo e legislativo de Araçariguama já tomaram providências para evitar o “lixão”, pois não é desejo dos municípes ter um aterro em seu manancial. A Proactiva afirmou que iniciará a instalação do aterro neste mês. Aguardamos ansiosamente o pronunciamento da CETESB sobre seu posicionamento, afinal a lei municipal impede a instalação do aterro.

1ª quinzena de março - 2017

+ Educação Rosana Alves •

psicopedagoga e professora

Você conversa com seu filho? Muitos dos problemas na relação entre pais e filhos se devem à falhas na comunicação. Em muitos momentos os pais não compreendem e se preocupam com algumas atitudes dos filhos. Nesta situação, o diálogo é um caminho fundamental para que exista maior participação e integração com os filhos. Existem porem várias formas de diálogo e os pais devem estar atentos a isso. Muitas vezes inclusive o silêncio é uma forma de expressão que deve ser respeitada e compreendida, e em outros momentos longos papos que revelem idéias e emoções podem fluir

naturalmente.

intimo e verdadeiro.

As crianças pequenas por exemplo, tem seu universo particular de comunicação.

Algumas dicas: - Mostre interesse sobre os assuntos diários de seus filhos - Não demonstre qualquer julgamento que possam desvalorizá-los, ao contrario, elogie o que considerar positivo - Não espere que seus filhos tenham comportamentos, pensamentos ou vontades que sejam iguais aos seus, apenas atente pelo que não for saudável e respeite o que forem as escolhas que os deixem felizes. - Respeite a privacidade e compartilhem suas opções e realizações.

A comunicação familiar é fundamental para que os filhos desenvolvam a habilidade de comunicação futura em outras situações como na profissão ou nas relações afetivas e sociais. É também importante para a própria saúde emocional dos familiares que convivem juntos e passam por tantos momentos particulares, que acabam afetando a dinâmica interna do lar. É através da comunicação que os sentimentos e opiniões podem fluir livremente, propiciando um relacionamento mais

OPINIÃO EM QUADRINHOS

Quem, afinal, ficará no “lugar onde os araçaris bebem água”, nossos araçaris ou os urubus do “lixão”? Acompanhe este questionamento nas páginas 6 e 7 desta edição. Ótima leitura!

EXPEDIENTE Editora/Jornalista: Tatiana Sant’Anna - MTB 77420/SP Diagramação: Emerson Rodrigues - Agência Zumbido Departamento Jurídico: Dr. Paulo Roberto Dias Gimenez - OAB/SP 149.600 Criação da Coluna Et Cetera: Dr. Cid Manoel de Oliveira (in memorian) Tiragem: 5 mil exemplares / Distribuição gratuita / Circulação: São Roque, Araçariguama e Mairinque Telefone: (11) 4714-2788 /e-mail: jornalismo@oinformante.com.br / CNPJ: 15.133.936/0001-68 As empresas e os profissionais colaboradores são autônomos e não possuem vínculo empregatício com esta publicação. Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião desta publicação, sendo seus autores os responsáveis pelas opiniões e conceitos emitidos.

URUBUS AGUARDAM DECISÃO DA CETESB


Araçariguama

1ª quinzena de março - 2017

Educação

Habitação

Prefeitura e Instituto Votorantim iniciam negociações para implantação de programa educacional O grupo Votorantim Metais, o Instituto Votorantim e a Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciaram na última quarta-feira (22/02), a negociação para a pactuação do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE). Com a implantação do programa no município, professores e diretores da rede municipal de ensino terão a oportunidade de atualizar seus conhecimentos para potencializar a educação pública. O PVE é executado em quatro ciclos com duas frentes de trabalho: a mobilização social das comunidades e demais

Cultura Aulas de judô A Secretaria de Cultura e Turismo iniciou as aulas de Judô, nesta terça-feira (21) com 100% de aproveitamento dos alunos. As aulas estão sendo realizadas, momentaneamente, no anexo do Ginásio dos Campeões, que foi inteiramente preparado pela Secretaria de Esportes, para prática deste esporte. A partir do dia 6 de Março às aulas de Judô, JiuJitsu e Zumba serão realizadas no espaço Alecrim no bairro Cintra Gordinho.

3

entidade sociais, e a qualificação das práticas de gestão educacional. O primeiro ciclo já será em março e contará com duas formações com a Secretaria Municipal de Educação e diretores de escolas, além de um encontro de mobilização com entidades da sociedade. “O PVE também vai auxiliar a Secretaria e os diretores das escolas a acessar os recursos oferecidos pelo Governo Federal para viabilizar projetos educacionais”, explicou Rogério Minetal, Diretor Geral do Grupo Votorantim. O programa é realizado pelo Grupo Votorantim desde 2008 e 53 municípios brasileiros em 17 estados já foram contemplados.

Obras do Nova Araçá, seguem em ritmo acelerado Segue em ritmo acelerado o término da construção das 28 moradias populares da Prefeitura em parceria com os programas Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal e Casa Paulista do Governo Estadual, no bairro Igavetá. De acordo com a Secretária de Habitação, Lili Marques, até o momento as moradias já receberam lajes e agora estão sendo implantados os telhados. Segundo a Secretária, em breve a Prefeitura deverá iniciar um grande Programa Habitacional que distribuirá 1.000 lotes urbanizados.

IPTU

Pagamentos terão início a partir do dia 25 Informamos aos munícipes que os carnês de IPTU 2017 brevemente serão enviados aos proprietários de imóveis, com datas de pagamento a partir de 25 de março de 2017. Tal alteração se deve a necessidade de Credenciamento de Instituições Financeiras, em atendimento a Circular Bacen n° 3598 de 03/06/2012 e alterações promovidas pela Circular n° 3656 de

02/04/2013, bem como Convenção de Cobrança emitida pela Febraban de 04/2014, que visa garantir a manutenção das atividades arrecadatórias da Prefeitura. Vale ressaltar que as datas prorrogadas em seus vencimentos, em nada onerarão o contribuinte, que deverá se programar para efetuar seus pagamentos a partir de então.

Fazemos sua documentação em até 10X no cartão!

Rua Rui Barbosa, 110 - Centro, São Roque Fonte: Prefeitura de Araçariguama

Política

Comitiva da Prefeitura consegue mais de 5 milhões em emendas parlamentares em Brasília/DF No último dia 22 de fevereiro, uma comitiva de representantes da Prefeitura de Araçariguama formada pelo Vice Prefeito Joca e pelo Superintendente de Convênios, Jonathan Ferreira Dos Santos Junior, acompanhados do Coordenador Político, o ex-prefeito Carlos Aymar, esteve em Brasília/DF, para buscar melhor interlocução e recursos federais para investimentos na cidade. A presença do ex-prefeito, que pagou por absolutamente todas suas despesas pessoais, mostrou-se fundamental para o sucesso das visitas, posto que o mesmo desfruta de grande relacionamento entre os deputados e é conhecido por sua habilidade política.

Em um dia intenso de reuniões e conversas em gabinetes de diversos deputados, foram conquistadas algumas importantes emendas, superando a casa dos 5 milhões de reais. Dando continuidade a árdua agenda, estiveram no Ministério do Trabalho, onde trataram da disponibilização de diversos cursos profissionalizantes em Araçariguama, além da implementação de um Posto de Atendimento ao Trabalhador na cidade, itens do Plano de Governo da Prefeita Lili Aymar. Encaminhados pela Deputada Federal Renata Abreu, ainda estiveram na Funasa - Fundação Nacional de Saúde, com

o Secretário Thiago Martins Milhin, discutindo projetos de saneamento, fundamentais para a população. Por fim, no Ministério da Previdência Social, se reuniram com o Secretário Leonardo Silva, na busca de solução para a quitação das dívidas não sanadas pela gestão anterior, que ultrapassam os 10 milhões de reais, e que podem comprometer a capacidade de investimento do município, caso não sejam pagas. Apesar da envergadura e complexidade do assunto, os primeiros passos para a solução deste gravíssimo problema também começaram a ser dados para o bem da cidade.


4

Brasil

1ª quinzena de março - 2017

Sorocaba

Violência

Uma mulher foi agredida a cada 4 minutos durante o carnaval do Rio Segundo balanço divulgado pela PM do Rio de Janeiro, policiais foram acionados mais de 2 mil vezes para ocorrências de agressão a mulheres. Mais de 200 pessoas foram presas no período. O comando da Polícia Militar divulgou nesta o balanço de ocorrências atendidas pela corporação durante o carnaval. De acordo com os números, 14% dos quase 20 mil chamados regis-

trados pela PM se referem a casos de violência contra mulheres. A conta dá uma agressão a cada 4 minutos durante os dias de carnaval. Das 8h da última sexta-feira (24) às 8h desta quarta, a PM atendeu a 15.943 solicitações feitas para o telefone 190, das quais 2.154 diziam respeito a violência contra a mulher. Outras 1.923 chamadas (12% do total) estavam relacionadas com ocorrências de per-

turbação do sossego e do trabalho alheios. No mesmo período, os policiais militares prenderam 226 pessoas, das quais 18 tinham mandados de prisão em aberto, e apreenderam 72 menores de idade. Foram apreendidas ainda 69 armas e grande quantidade de drogas, a maior parte maconha e cocaína, embora a corporação tenha registrado apreensões também de loló, ecstasy e haxixe.

Falta de bolsa de colostomia obriga pacientes a usarem sacola plástica Pacientes que dependem do fornecimento de medicamentos e insumos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba têm enfrentado um verdadeiro drama nos últimos meses. Por conta da falta do material, quem faz uso de bolsa de colostomia - que serve como um reservatório para dejetos em pacientes com problemas intestinais - tem improvisado com sacolas plásticas de supermercados. O CHS disse que as bolsas de colostomia foram compradas e o fornecedor está sendo cobrado para fazer a entrega do material com urgência. O hospital disse também que o desabastecimento temporário acontece por várias razões, entre elas, o aumento da demanda.

Economia

Horário de verão gerou economia de R$ 159 milhões

O Ministério de Minas e Energia informou que o horário de verão 2016/2017 gerou economia de R$ 159,5 milhões devido à redução no uso de termelétricas - usinas que produzem eletricidade mais cara porque usam combustível para funcionar. De acordo com o ministério, o valor foi um

pouco superior à estimativa inicial para a economia com o horário de verão, que era de R$ 147,5 milhões. O horário de verão começou em outubro do ano passado e terminou em 19 de fevereiro. O horário de verão de 2017/2018 começa no dia 15 de outubro.


São Roque

1ª quinzena de março - 2017

5

Lançamento

Livro “Emagrecendo e Superando Limites com uma Bicicleta” Matheus Nunes de Oliveira está preparando o lançamento de seu livro auto-biográfico. A história narra como o jovem são-roquense eliminou 40 quilos em apenas 6 meses e depois como percorreu toda a costa sul do Brasil e do Uruguai de Bicicleta para incentivar e motivar as pessoas a uma melhor qualidade de vida. Nada como uma boa história para se inspirar. O coquetel de lançamento do livro acontecerá na sexta-feira do dia 10 de março no Restaurante Kim, situado na Av. Tiradentes, 239,

Centro de São Roque. Qualquer pessoa poderá comparecer; será um evento aberto ao público e o autor convida todos que gostam de livros ao coquetel, em especial os que gostam de aventuras baseadas em fatos reais. Segundo Matheus, o objetivo do livro é incentivar a população a uma melhor qualidade de vida com a prática saudável de esportes e uma alimentação equilibrada. “Da mesma forma de que foi a viagem, percebi que, escrevendo o livro poderia ajudar e motivar muito mais pessoas de uma forma diferente, de

uma forma mais detalhada. Bem como durante todo o livro tentei passar para o leitor o máximo das emoções que passei”, revela Matheus. O autor também diz que este não é apenas um livro que narra a sua viagem nem fala apenas sobre emagrecimento. “Não, nas páginas iniciais, o livro narra como emagreci os 40 quilos em apenas 6 meses, mas também deixo um grande alerta para que as pessoas não tomem como base a minha forma de emagrecimento e que sim, se motivem e busquem um profissional da saúde e/ou do esporte. Pois o que fiz, sei que foi arriscado, mas o porquê disso, novamente, somente lendo o livro para poder descobrir (risos). Além do mais, o livro se tornou uma obra motivacional, não somente quanto ao emagrecimento, mas sim quanto a superação de limites pessoais e convivência social”, conta Matheus.

Segurança

Conseg São Roque divulga nota sobre violência no Carnaval Infelizmente, parte da festa foi desvirtuada. Vimos de tudo nesses últimos dias, desde centenas de menores consumindo bebida alcoólica e outras drogas conhecidas, até um grupo muito grande de pessoas se colocando contra a ordem e realizando verdadeiros arrastões de insanidade, obstruindo vias e agredindo os direitos de tantos outros que simplesmente não participavam ou que não queriam participar da “festa”.

duados, até seus comandantes. O CONSEG parabeniza também GCM e seus comandantes diretos e indiretos.

Através das mídias sociais se organizavam para o enfrentamento, fazendo se necessária a atuação enérgica da Policia Militar e da Guarda Municipal. Enfim, terminou a festa que deveria servir para esquecermos os dias difíceis e as necessidades que passamos e que teremos que vencer.

Se tal repressão não tivesse acontecido da forma como ocorreu, por conta do estágio que se encontrava e da evolução do problema que se avizinhava, certamente teríamos tido motivos para mais e maiores lamentações. A PM e seu comando, agiram com a força necessária, suficiente para retomar o controle da situação.

O CONSEG está atento e pronto para ajudar, aproximando a população das autoridades responsáveis em manter a ordem e a segurança. Mais uma vez, o CONSEG parabeniza os Policiais Militares, desde seus praças menos gra-

Nossa preocupação é por nossos filhos, tendo em vista o elevado risco que esses movimentos representam. Cabe a nós reconhecer a importância da sociedade organizada e valorizar as forças policiais que bem comandadas, servem para nos transmitir segurança ou, a sensação dela.

Confiamos no trabalho prestado pelos policiais militares, comandados de forma séria e competente. Denegrir a imagem da nossa PM de São Roque é jogar contra o interesse da população ordeira e pacata.

Outros eventos públicos ocorrerão e deverão servir apenas para oferecer lazer e conforto aos seus participantes. Entretanto, isso dependerá da organização e do acompanhamento das autoridades envolvidas. Infelizmente, em casos como os que ocorreram, quando se faz necessária a força, alguns poderão se voltar contra a ação, defendendo o direito de manifestação, porém, esses não poderão esquecer que tudo deve seguir dentro do que a organização definir como sendo o ideal, como sendo aquilo que transmita aos seus participantes e não participantes, a devida sensação de segurança. Nestes últimos dias, nossa cidade sofreu e por isso as forças policiais tiveram que agir, com enfrentamento e força necessários para coibir o descontrole. Todas as alegações devem ser consideradas, mas, ao que vimos, o CONSEG somente tem a agradecer à Policia Militar e a Guarda Municipal pelo esforço e sucesso da operação.


6

Especial

SAEM OS URUBUS, FI

Araçariguama já fez sua parte para impedir a instalaçã Colégio. Agora resta aguardar uma definição por parte d Ações no município A prefeita Lili Aymar, assim que assumiu, revogou todas as licenças e certidões que autorizavam a instalação do “lixão”. A Câmara Municipal de Araçariguama aprovou no dia 7 de fevereiro, o projeto de lei da prefeita Lili Aymar que proíbe que o município receba resíduos sólidos ou disposição final de rejeitos e lixo de qualquer natureza originários de outros municípios. O projeto reverte alterações na lei municipal que abria exceção para atividade de aterro sanitário. As mudanças foram feitas durante a administração do prefeito Roque Hoffmann. O novo texto proíbe a concessão de licenças ou autorizações municipais para a instalação de aterros sanitários e estabelecimentos semelhantes. Também existe uma ação popular tramitando no Forum de São Roque contra a instalação do empreendimento. Além disso, o município conta com a luta incessante do Movimento em Defesa do Ribeirão do Colégio.

POLUIÇÃO E CONTAMINAÇÃO

OS URUBUS

Está previsto, para o aterro da Proactiva, o recebimento de lixo vindo de pelo menos 16 municípios da região, além de Araçariguama.

Além da poluição e da contaminação, outro perigo oferecido pelos aterros sanitários é a proliferação de urubus. As aves, atraídas pelo odor emitido pelo material orgânico em decomposição, surgem em grandes bandos e podem provocar acidentes aéreos.

A decomposição do lixo, inclusive hospitalar, oferece o risco de contaminar as nascentes e o solo, afetar os lençóis freáticos e, consequentemente, poluir a água potável usada para abastecimento público. Isto poderá prejudicar a saúde das pessoas provocando doenças que podem, inclusive, levá-las à morte. Não apenas as pessoas mas também a fauna e a flora local podem sofrer danos permanentes com a poluição. Esta situação ocorre frequentemente em áreas ambientais onde funcionam aterros sanitários.

Um aeroporto está em construção na Rodovia Castello Branco, em São Roque, e o local escolhido pela Proactiva para instalar o aterro - a Fazenda Esperança - fica na rota das aeronaves, o que aumentaria a chance de haver colisão com urubus. Grandes aves, como urubus, são capazes de derrubar uma aeronave. Ao chocarem-se com o motor ou a turbina, as aves podem causar estragos nas palhetas, que são as hélices que sugam o ar. Além disso, partes do animal e das hélices podem entrar no motor, fazendo com que a turbina pegue fogo e pare de funcionar.


7 1ª quinzena de março - 2017

ICAM OS ARAÇARIS!

ão de um aterro sanitário no manancial do Ribeirão do da CETESB, que decidirá pelos urubus ou pelos araçaris. OS ARAÇARIS

NAS MÃOS DA CETESB

Os araçaris são aves coloridas, um pouco menores que os tucanos. Os pássaros são um dos símbolos de Araçariguama e ganharam, no início deste ano, um monumento em sua homenagem na Praça da Matriz.

Os araçaris conseguiram vitórias importantes no início deste ano: a revogação das certidões e licenças municipais e a aprovação do projeto de lei que proíbe aterros sanitários e lixões em Araçariguama. Contudo, os urubus ainda retém um trunfo sob as asas: uma autorização concedida pela CETESB.

Sem os perigos do aterro sanitário, Araçariguama poderá permanecer conforme o significado de seu nome, um termo tupi que significa “lugar em que os araçaris bebem água”. A preservação do manancial do Ribeirão do Colégio garante possibilidades de prosperidade para Araçariguama e região, do ponto de vista ambiental, social e econômico. O desenvolvimento do turismo ecológico é um exemplo de atividade rentável em alta no Brasil. Enfim, com a preservação do meio ambiente todos saem ganhando, exceto os urubus.

No final do ano passado, a CETESB aplicou multa de R$ 300 mil à Proactiva, após uma explosão com dinamites que resultou no deslizamento de rochas e impacto ambiental no local. O problema é que a empresa ficou proibida de realizar movimentação no terreno somente até março deste ano e as licenças e autorização para implantação do “lixão”, dados pela CETESB, continuam valendo. Agora resta saber se a CETESB irá respeitar as mudanças nas leis de Araçariguama, resultado da vontade popular, ou fará a alegria dos urubus.

O impasse CETESB é a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente do governo de São Paulo. Ela é responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição no estado. No dia 15 de fevereiro, após uma denúncia de que a Proactiva havia iniciado as obras do aterro, fiscais da Prefeitura estiveram no local para averiguação. Lá, foram recebidos por Karina Campos Moreira da Silva que se apresentou como gerente de engenharia. Um vídeo, gravado na ocasião e divulgado em rede social, mostra a funcionária da Proactiva dizendo que as obras se iniciarão em março, pois há um acordo com a CETESB. A gerente garante que a Proactiva detém autorização da CETESB para prosseguir com o empreendimento e afirma que o órgão do governo está acima das leis municipais. Daí o impasse: quem, afinal, reinará no manancial, os urubus ou os araçaris?


8

animais

1ª quinzena de março - 2017

Saúde

Fique atento aos sinais que indicam que o seu cachorro está perdendo a audição Não são apenas os cães idosos que ficam com a audição prejudicada. A surdez pode atingir qualquer idade

e pode acontecer devido a diversas causas como congênita, ou seja, que está com o cachorro desde o nascimento ou pode acontecer em qualquer idade, seja filhote ou adulto. A perda de audição pode ser temporária ou permanente. Mas, ficando atento a alguns sinais é possível prevenir diversas doenças que podem ter a surdez com consequência. Algumas raças precisam de mais atenção

Cachorros que possuem orelhas maiores e caídas acabam sendo os mais prejudicados. Qualquer líquido que ficar acumulado na orelha deles não é completamente evaporado já que a anatomia da orelha impede que isso aconteça. Um local úmido e abafado é um ambiente extremamente propício para o desenvolvimento de fungos. Portanto, se o seu cão é desse tipo tenha o maior cuidado para não deixar água cair no ouvido deles. Outro cuidado é sempre limpar o ouvido do seu amigo de 4 patas com éter em pó (é a melhor opção, pois por ser uma substância seca acaba sugando toda a umidade do local)

ou com soro fisiológico com a ajuda de um algodão.

• não responde aos comandos que são dados;

Alguns sinais que mostram que o seu cão está ficando surdo:

• não reage a nenhum barulho de brinquedos que se encontra fora do seu campo de visão;

• sacodem a cabeça com frequência; • late muito; • ouvido com muito odor já pode ser um sinal de infecção; • não vira a cabeça para o lado do som, por exemplo, quando é chamado por alguém; • você precisa tocar o seu cachorro para que ele acorde ainda que o barulho da casa seja o habitual;

• demonstra aspecto de dor quando você toca nas orelhas dele; Na grande maioria das vezes, a infecção no ouvido corresponde a uma otite que é fácil de ser tratada desde que você leve o seu cachorro ao veterinário assim que perceber alguns desses sinais e sintomas. Se a infecção se tornar grave pode ser que você não consiga salvar a audição do seu cachorro e aí já será tarde demais.


entrevista

saúde

1ª quinzena de março - 2017

Fibromialgia

Os desafios de uma doença invisível Apesar de não ser identificada em exames laboratoriais, a forte dor pode prejudicar muito a rotina das pessoas. Sentir dores intensas por todo o corpo e ainda lidar com a desconfiança de quem não entende os sintomas. O duplo desafio é constantemente narrado entre pessoas diagnosticadas com fibromialgia, uma dor crônica caracterizada por se disseminar por várias partes do corpo e provocar fadiga, distúrbios de sono e episódios depressivos. “No começo é bem difícil de você mesmo aceitar a doença, e também é ruim porque as pessoas acham que você está fazendo corpo mole”, descreve o servidor público e músico Hélvio Sodré, de 33 anos, 10 deles debaixo do diagnóstico da fibromialgia. Por ser silenciosa, não detectável em exames laboratoriais e não causar qualquer transformação externa na pessoa, muitas vezes a fibromialgia

é vista como um transtorno apenas psicológico. “Como boa parte dos pacientes sofre muito porque tem dor crônica, eles acabam sendo imputados como doentes psicológicos, o que não é verdade. Eles sentem dor mesmo”, reforça o reumatologista e coordenador da Comissão de Dor, Fibromialgia e outras Síndromes de Partes Moles, da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), José Eduardo Martinez.

ainda não é totalmente conhecida. Contudo, já foi constatado que os fibromiálgicos apresentam alterações no sistema nervoso para o controle da dor. “A predisposição genética é uma das possíveis explicações, mas também há uma relação com estresse. Pacientes que têm uma vida em que foram submetidos a um número maior de fatores estressores têm tendência a ter mais dor”, argumenta José Eduardo.

Apesar de nem todos os pacientes com fibromialgia apresentarem depressão, o médico destaca a existência de uma relação entre as doenças. “A dor crônica leva à depressão e a depressão leva à dor crônica. Hoje a gente considera a depressão como fator agravante de quem tem fibromialgia”, explica o reumatologista.

A fibromialgia acomete mais as mulheres na faixa etária de 30 a 55 anos, mas existem alguns casos em pessoas mais velhas, crianças e adolescentes. Por isso o alerta para a importância de os pais observarem sintomas como dor desproporcional a lesões ou excesso de fadiga. A SBR calcula que, no Brasil, a doença afete cerca de 3% da população.

A origem da doença

Rua Lions Club, 67 - Jd. Flórida Rua Antônio Augusto, 200 - Maylasky

Tratamento “Sem dúvida praticar exercícios físicos é a intervenção mais importante e mais efetiva que a literatura mostrou no tratamento da fibromialgia. É importante e efetiva porque o exercício físico diminui a dor, melhora a depressão, a ansiedade, o sono e a fadiga, que são componentes importantíssimos da fibromialgia”, destaca o reumatologista da SBR. “O paciente com fibromialgia tem que começar com uma atividade leve e progredir lentamente”, reforça. Em relação a medicamentos, o PCDT de dores crônicas indica o uso de relaxantes musculares apenas por curtos períodos de tempo, em casos

de dor aguda, sendo desaconselhado o uso contínuo. Em geral, a doença é tratada com o uso de antidepressivos. Além disso, com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, foram institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicos, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo socialcrenoterapia. Essas terapias, associadas aos tratamentos convencionais, ajudam a minimizar os efeitos colaterais, trazendo maior qualidade de vida ao paciente durante o tratamento e ajudandoo a apresentar resultados positivos.

9


10

entrevista variedades

1ª quinzena de março - 2017

Celebridade

Receita

Quase brasileiro Em passagem pelo Brasil, Hugh Jackman prova que é a celebridade gringa mais brasileira que existe. Raras foram as vezes em que um ator estrangeiro mostrou tanta simpatia ao passar tão pouco tempo no Brasil. Para falar a verdade, nem mesmo os astros nacionais conseguem ser tão acessíveis assim. Nas 36 horas que passou pelo País divulgando o filme Logan, Hugh Jackman provou que o status de estrela de primeira grandeza em Hollywood não precisa necessariamente transformar o ator em uma pessoa inacessível ou antipática. Pelo contrário: em uma era onde cada passo é registrado via redes sociais, se destaca quem mostra mais humanidade e semelhança com as pessoas comuns. E nisso o astro é insuperável. A simplicidade do ator, acima de tudo, não parece forçada. Logo ao desembarcar em São Paulo, ele se direcionou a uma padaria, onde tomou o tradicional pingado em uma xícara esmaltada típica no interior. E um detalhe: todo esse bom humor é mantido no momento em que ele luta contra um câncer de pele no rosto pela segunda vez na vida.

Muffins de ovos Ingredientes 12-15 ovos. 200 g de queijo ralado. 50 g de cebolinha. 200 g de qualquer legume a gosto (tomate, pimentões, brócolis, abobrinhas, berinjelas, etc.) 200 g de presunto Azeite de oliva. Sal e pimenta. 1 colher de sopa de ervas aromáticas a gosto.

Preparo

Esquente o forno a 190 graus. Unte com azeite as fôrmas de silicone. Corte os legumes em pedaços pequenos e doure numa frigideira. Corte em quadrados o presunto. No fundo da fôrma, coloque uma camada de presunto, seguida de verdura, queijo ralado e cebolinha. A fôrma deverá estar cheia, aproximadamente até 2/3. Com um garfo, bata os ovos, adicione especiarias, sal e pimenta. Em cada fôrma, despeje cuidadosamente a mistura do ovo. Asse durante aproximadamente 15 minutos.


moda e beleza

1ª quinzena de março - 2017

Pele

Aprenda como fazer uma limpeza de pele caseira 4712-1188

Cabelos

Óleo de rícino O óleo de rícino é extraído da planta de mamona. Antigamente era conhecido por seu poder laxante, mas hoje leva a fama pelos benefícios que traz aos cabelos. Por ser um óleo, ele não se mistura com a rícina, componente tóxico da mamona, e por isso sua extração e uso é segura. 1. Restauração e crescimento Graças ao ômega 6 e ômega 9, o óleo de rícino pode dar maior volume ao fio de cabelo. Isso ocorre porque esse ácido graxo estimula o couro cabeludo e os folículos pilosos (local onde os cabelos nascem), fortalecendo assim os fios. 2. Hidratação Os ácidos graxos do óleo de rícino, como o ômega 6 e ômega 9, colaboram com a hidratação dos cabelos ressecados, formando uma película que impede a perda de água para o ambiente. 3. Combate à caspa Ele também tem propriedades antifúngicas que limpam o couro cabeludo. 4. Oleosidade excessiva Essa propriedade de limpeza também o ajuda a combater a oleosidade excessiva do couro cabeludo.

A limpeza da pele feita em casa nada mais é do que aquela que deve ser realizada diariamente. Ela deve ser feita duas vezes ao dia, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira. O acúmulo de sujeira na pele leva ao entupimento dos poros, e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce. São utilizados produtos específicos para cada tipo de pele, que devem ser indicados pelos dermatologistas. O que é preciso usar na limpeza de pele caseira? Existem alguns itens que são importantes neste processo como: Demaquilantes adequados para remover a maquiagem com produtos específicos para rosto e olhos Sabonetes líquidos com pH compatível com o da pele Água norma ou natural para o enxágue Loções e tônicos adstringentes ajudam a remover a oleosidade, poluentes e maquiagem que o sabonete pode ter deixado durante a limpeza.

A esfoliação também deve ser feita semanal ou quinzenalmente para estimular a renovação celular. Evite esfoliantes caseiros, pois eles podem gerar irritações e alergias. O ideal é consultar um dermatologista que poderá indicar o melhor produto para seu tipo específico de pele. Utilize também hidratantes diurnos, cremes rejuvenescedores associados a ácidos noturnos para prevenir o envelhecimento e um filtro solar adequado ao seu tipo de pele com fator de proteção solar UVB e UVA.

A limpeza de pele feita por profissional é um procedimento estético realizado no consultório dermatológico, que tem como objetivo remover impurezas e a camada superficial da pele. É indicada para remoção de comedões abertos (pontos pretos), ou fechados (pontos brancos), também de milium (microcistos de cor amarelada). É mais profunda que a limpeza realizada no domicilio.

11


PREVINA DENGUE, ZICA, CHIKUNGUNYA E FEBRE AMARELA

Elimine qualquer local que possa acumular água parada. Não dê chance para o mosquito! PARTICIPE!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.