Edição 50 sr

Page 1

entrevista

3

A bailarina de dança do ventre Patrícia Tanoue fala sobre os benefícios que dançar proporciona para corpo e mente.

geral

7

Alerta no Natal: crianças correm perigo com a venda de brinquedos com selo do Inmetro falsificado.

animais

8

Os yorkshires mini são os mais desejados do mercado pet, mas a maioria pode ter sido “fabricada” de maneira cruel.

saúde

9

Estudo revela que não tomar sol é tão prejudicial à saúde quanto fumar, e diminui a expectativa de vida em até 2 anos.

moda e beleza 11 Fazer as unhas com muito mais rapidez virou realidade com uma novidade revolucionária: o esmalte spray.

APÓS TERMINAR SUA LEITURA, PASSE ESTE JORNAL PARA QUE OUTRAS PESSOAS TAMBÉM O POSSAM LER. REUTILIZAR FAZ BEM. RECICLE A INFORMAÇÃO.


2

opinião Editorial Escolher ser jornalista não é para qualquer um. Nossa profissão exige muita dedicação e abnegação. As cifras contidas na remuneração têm muito menos algarismos que a lista com os inimigos que fazemos. Contudo, nós amamos nosso trabalho. Afinal, somos assim: provocativos, impertinentes, insensatos. Somos um bando de loucos. A tragédia com o avião da Chapecoense levou 22 de nós. Hoje choramos com todo o Brasil a perda de nossos colegas, bem como dos jovens atletas e demais vítimas desse terrível acidente.

Pensamento ”Quando você levantar o braço para bater em seu filho, ainda com o braço no ar, pense se não seria mais educativo se você descesse esse braço de forma a acariciá-lo, em vez de machucá-lo.”

Que o tempo amenize o sofrimento em nossos corações.

Kahlil Gibran

OPINIÃO EM QUADRINHOS

1ª quinzena de dezembro - 2016

+ Educação Rosana Alves •

psicopedagoga e professora

Retenção do aluno: É possível recorrer dessa decisão? Uma das obrigações da equipe escolar no fim do ano letivo é decidir pela aprovação ou retenção de alunos. Apesar do resultado final da avaliação dos discentes ser um tema bastante importante, queremos hoje trazer aos mantenedores e gestores escolares a resposta a uma pergunta muito corriqueira: o aluno retido pode recorrer desta decisão? Como a escola deve proceder? A resposta à primeira pergunta é sim. O aluno pode recorrer do resultado final de sua avaliação e é dever da instituição de ensino disponibilizar os meios necessários para tanto. Já para definir o procedimento a ser adotado pela escola, a mesma deverá observar a legislação educacional pertinente. À título de exemplo, traremos a Deliberação nº 120/2013 do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Assim, divulgado o resultado final das ava-

liações, os estudantes retidos ou seus representantes legais poderão solicitar à Direção Escolar reconsideração de tal decisão. Esse pedido deverá ser protocolado na Secretaria, no prazo de 10 (dez) dias, a contar da data da referida publicação. Recebido o pedido de reconsideração, a Direção Escolar terá o prazo de 10 (dez) dias para decidir. A observação deste prazo é de extrema importância, uma vez que a não manifestação da escola no prazo implicará no deferimento do pedido, isto é, na aprovação do aluno. Importante ainda lembrar que a escola deverá notificar o aluno ou responsável legal, por escrito, a respeito de sua decisão. Caso a escola não reconsidere a retenção, caberá recurso à Diretoria de Ensino em 10 dias, contados da ciência da decisão da Direção Escolar. Tal recurso deverá ser protocolado na Secretaria da escola, ficando esta incumbida de

encaminhá-lo à Diretoria de Ensino competente. Já da decisão da Diretoria de Ensino caberá recurso especial ao Conselho Estadual de Educação, no prazo de 5 dias. Nesse caso, escola e aluno podem recorrer. Assim, caso a Diretoria de Ensino decida pela aprovação do aluno, a escola poderá recorrer ao CEE para defender sua posição. Por fim, da decisão do Conselho Estadual de Educação não caberá mais recursos, devendo a decisão ser acatada por ambos, escola e aluno. Além do procedimento acima descrito, Direção Escolar, Diretoria de Ensino e Conselho Estadual de Educação deverão analisar o recuso do aluno sob os seguintes aspectos: cumprimento das normas legais vigentes, cumprimento das normas regimentais no processo de avaliação e retenção do aluno e presença de atitudes irregulares ou discriminatórias contra o estudante.

EXPEDIENTE Editora/Jornalista: Tatiana Sant’Anna - MTB 77420/SP Diagramação: Emerson Rodrigues - Agência Zumbido Departamento Jurídico: Dra. Maria Eduarda Leite Amaral - OAB/SP 178.633 Criação da Coluna Et Cetera: Dr. Cid Manoel de Oliveira (in memorian) Tiragem: 5 mil exemplares / Distribuição gratuita / Circulação: São Roque, Araçariguama e Mairinque Telefone: (11) 4714-2788 /e-mail: jornalismo@oinformante.com.br / CNPJ: 15.133.936/0001-68 As empresas e os profissionais colaboradores são autônomos e não possuem vínculo empregatício com esta publicação. Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião desta publicação, sendo seus autores os responsáveis pelas opiniões e conceitos emitidos.


entrevista

1ª quinzena de dezembro - 2016

entrevista

Feminilidade

3

Tatiana Sant`Anna

Patrícia Tanoue e os benefícios da Dança do Ventre Existem várias maneiras de se exercitar de maneira divertida e descontraída. É o caso da dança do ventre, que além de emagrecer pode proporcionar vários outros benefícios. Quem fala conosco sobre o assunto é a bailarina Patrícia Tanoue, responsável pelo Studio Warda em São Roque, onde dá aulas de dança do ventre há 2 anos. A mágica da combinação dos elementos principais da dança do ventre com resultados de treinamento consistente resulta em benefícios impressionantes para a saúde. Aquelas “vibrações”, “oitos”, “quedas” e “deslizamentos” colocados no belo ritmo árabe aumentam sua autoestima, reduzem o estresse e criam uma sensação de prazer e satisfação. Foi tudo isso que levou Patrícia a iniciar na prática da dança. “Eu entrei na dança do ventre quando eu tinha 21 anos. Fui fazer uma aula experimental em São Paulo, numa academia pequena, na verdade eu fui pela força que a minha mãe e minha irmã faziam porque eu era meio depressiva, gordinha, não gostava de mim. Minha autoestima era bem baixa e eu era adolescente e procurava me encontrar. Nossa, me encantei pela dança do ventre. Me apaixonei. Não faltava nas aulas”, recorda Patrícia. No que diz respeito à perda de peso, essa dança emagrece porque quem pratica precisa fazer vários movimentos com o corpo, e isso aumenta a queima de calorias, o que favorece a perda de peso – para você ter uma ideia, uma hora dançando a dança do ventre pode levar o seu corpo a queimar até 400 calorias. Se você quiser fazer aula de dança do ventre com o objetivo de perder

peso, a professora Patricia oferece no Studio Warda aulas de dança voltadas para quem deseja emagrecer, chamadas Bellyfitness. Essas aulas são divertidas, e são verdadeiros treinos aeróbicos emagrecedores. Além de emagrecer, a dança do ventre traz outros benefícios à mulher. Ela é capaz de modelar o corpo feminino, diminuindo a barriga, arredondando e endurecendo o quadril e os glúteos, tonificando os músculos da coxa e da panturrilha, e também dá flexibilidade e controle total dos movimentos do corpo. “Você se valoriza mais. Se olha mais no espelho, se gosta mais. Os movimentos da dança do ventre ajudam muito a mulher. Afinam a cintura e tonificam o corpo também”, explica a professora. Esse último benefício citado por Patrícia é muito importante. A dança realmente ajuda a tonificar os músculos das pernas, das costas, do abdômen e dos quadris. Essa dança trabalha também os braços e os ombros. Quem pratica a dança do ventre também ganha mais coordenação motora, condicionamento físico, resistência muscular, flexibilidade e corrige a postura, como explica Patrícia: “Postura é muito importante nas apresentações artísticas. A gente mistura o balé clássico à dança do ventre para a mulher ficar mais elegante.” E aqui está outro gran-

de benefício desta forma de dança: ela dá ao seu corpo uma chance de se livrar da celulite para sempre. Aquelas famosas “vibrações” são capazes de vencer os males da celulite. Você ficará agradavelmente surpresa em ver uma transformação na sua cintura, nádegas e peito. “O camelo (movimento ondulatório abdominal da dança do ventre) diminui também as cólicas menstruais. Então em tudo a dança do ventre ajuda a mulher”, conta Patrícia. Como disse a professora, a dança do ventre é benéfica para a saúde da mulher de um modo muito abrangente. Ela também pode aumentar a capacidade respiratória, melhorar o funcionamento do aparelho digestivo, dos rins e dos órgãos sexuais e ativar a circulação sanguínea, em especial a circulação sanguínea nas pernas. É excelente também para prevenir algumas doenças articulares, como, por exemplo, artroses e artrites. A dança do ventre pode ser considerada uma atividade física de baixo impacto, pois seus movimentos são contínuos, porém suaves e ondulatórios. Esses movimentos são combinados com vibrações curtas e rápidas, ou então vibrações maiores e bem marcadas. Isso trabalha todo o corpo, principalmente a região do quadril e abdômen, mas sem provocar impactos potencialmente prejudiciais.

Isso permite que qualquer mulher, de qualquer idade pratique a dança. “A dança do ventre é para todas as idades. Independente se é menininha ou idosa. Todas as idades. Esse universo feminino é tão lindo, é tão delicado. A mulher precisa ser delicada e se valorizar no dia a dia. Já que é da gente, da nossa natureza, por que não aflorar essa feminilidade?”, diz a professora.

“As mulheres que fazem aula na maioria busca a dança do ventre como hobby, uma maneira de tirar o estresse de forma terapêutica”, conta.

A saúde mental também não fica de fora na dança do ventre, pois ela alivia a tensão e faz as praticantes se sentirem bem a todo o instante. “O mundo esta tão corrido, tão estressante, acho que tem que ter uma hora para a aula. Uma hora pra gente respirar, se concentrar pensando nos movimentos e esquecer os problemas”, conta Patrícia explicando os benefícios da dança para o relaxamento. A autoconfiança e a capacidade de concentração da mulher também melhoram com a dança. “O universo feminino está aqui, todas juntas na concentração, naquela busca de seu desejo, dançar, aprender, mas independente disso todas estão na mesma sintonia. É terapêutico. Qualquer tipo de dança é, especificamente a dança do ventre que é uma coisa mais de mulher. Porque a dança faz isso, traz essa sintonia linda. A mulher se cuida mais”, revela Patrícia que, nos minutos finais de cada aula, capricha no relaxamento, algumas vezes até fazendo massagem em suas alunas.

A própria Patrícia concilia dança com família. Ela têm um filho de apenas um aninho e não abre mão nem da sua arte nem da maternidade. “Meu marido me ajuda muito. Ainda bem que às vezes a gente tem homens que são quase mães em casa. Dá comida pro bebê, busca ele na escola. Eu fico carente, sinto falto do meu marido. Eu tenho que dividir. Vivo para minha família, mas também vivo pelo estúdio. De manhã fico com o Paulinho. Brinco com ele, dou banho, comidinha. As tardes ele passa na creche. Meu marido pega e fica com ele até às 10 da noite. Então ele tem o tempo dele comigo, a mãe, o tempo dele com os amiguinhos e o tempo com o pai. Trabalho de segunda a sábado”, revela Patrícia demostrando que tradi-

E quem imagina não ter tempo para a dança pode mudar de ideia. As aulas acontecem em horários e dias variados e cada uma conta apenas com 1 hora de duração. Dá para encaixar na agenda.

cional é apenas a dança do ventre, ela é mesmo uma mulher moderna. Como vimos, a dança do ventre emagrece e é capaz de proporcionar vários outros benefícios, portanto, pode ser realmente uma ótima opção para quem deseja cuidar do corpo e da saúde de forma divertida e descontraída. Quem quiser conhecer o Studio Warda e experimentar uma aula já está convidada por Patrícia. “Eu dou aula para alunas dos 14 anos em diante. Venham conhecer a dança do ventre.” O Studio Warda está localizado na Rua Amador Bueno, 34, Centro - São Roque. Telefone: (11) 47191342 / (11) 99644-6201.


4

geral

1ª quinzena de dezembro - 2016

Reconhecimento

Lava Jato ganha prêmio da Transparência Internacional A força-tarefa da Operação Lava Jato venceu o prêmio Anti-Corrupção da Transparência Internacional em 2016. O anúncio foi realizado neste sábado (3) no Panamá, país da América Central. É a segunda vez que o Brasil ganha o prêmio. A última vez aconteceu no ano 2000. Entre as conquistas da Lava Jato, a Transparência Internacional cita a campanha das 10

medidas contra a corrupção, definindo-as como importante ferramenta de prevenção à corrupção, e faz criticas às alterações realizadas na Câmara na semana passada. O prêmio foi anunciado durante a Conferência Internacional Contra a Corrupção (IACC), fórum que reune chefes de Estado, a sociedade civil, o setor privado para buscar ferramentas no enfrentamento da corrupção.

Tecnologia

App acha qualquer produto mais barato para você O aplicativo Murrinha foi desenvolvido para oferecer a seus usuários uma forma prática e intuitiva de economizar dinheiro na hora de fazer compras em supermercados. A ferramenta, exclusiva para celulares com o sistema Android, reúne preços de um mesmo produto em diversos mercados próximos ao usuário. Dessa maneira, os internautas ficam sabendo qual estabelecimento da cidade tem o melhor preço para um produto da lista de compras.

Rua Lions Club, 67 - Jd. Flórida Rua Antônio Augusto, 200 - Maylasky

Aproveite as dicas do Murrinha para economizar dinheiro na hora de fazer suas compras de Natal.

Ranking

As 25 marcas brasileiras mais valiosas em 2016 Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil são as cinco marcas brasileiras mais valiosas em 2016, segundo ranking da consultoria Interbrand, divulgado no último dia 1. Em comum, as marcas mais valiosas deste ano foram aquelas que conseguiram, em um cenário difícil e de recessão, ir além de seu mercado de origem ou que utilizaram justamente esse momento para rever estratégias e olhar para dentro. Duas novas marcas estão no ranking de 2016: CVC e Magazine Luiza, ocupando a 22ª e 24ª posição, respectivamente. Havaianas, Renner, Ipiranga, Bradesco e Lojas Americanas foram as marcas que mais cresceram de 2015 para cá. No total, o valor de mercado também cresceu. Em 2015, as 25 marcas que figuravam no ranking

valiam R$ 104 bilhões neste ano, elas somam R$ 110 bilhões, um crescimento de 5,4%. Ranking Marca 1 Itaú 2 Bradesco 3 Skol 4 Brahma 5 Banco do Brasil 6 Natura 7 Antartica 8 Petrobras 9 Vivo 10 Cielo 11 BTG Pactual 12 Lojas Americanas 13 Renner 14 Ipiranga 15 Casas Bahia 16 Porto Seguro 17 Havaianas 18 Extra 19 Hering 20 Totvs 21 Bohemia 22 CVC 23 Rede 24 Magazine Luiza 25 Localiza


geral

1ª quinzena de dezembro - 2016

Entenda

O STF descriminalizou o aborto? Em um dia no qual o País parou para acompanhar a tragédia com o avião da Chapecoense e no qual o Congresso aprovou a PEC do congelamento de gastos e desvirtuou o projeto anticorrupção, saiu do Supremo Tribunal Federal (STF) uma decisão sobre o aborto que pode provocar mudanças drásticas na discussão do tema. Qual caso foi julgado pelo STF? Na noite de terça-feira 29, a primeira turma do STF, formada por Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Rosa Weber, Luiz Fux e Marco Aurélio Mello, se reuniu para julgar um caso envolvendo pessoas de Duque de Caxias (RJ) denunciadas pelo Ministério Público pela suposta prática do crime de aborto com o consentimento da gestante e formação de quadrilha. Os envolvidos foram

presos em flagrante, mas colocados em liberdade pelo juízo de primeiro grau. O Ministério Público recorreu da decisão e o Tribunal de Justiça do Rio determinou a prisão preventiva, mantida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O que mais o STF decidiu?

Ao apresentar seu voto, Barroso acrescentou um segundo argumento em favor da soltura dos acusados. De acordo com o ministro, os artigos do Código Penal que tipificam o crime de aborto Em agosto, Marco Au- não são compatíveis com rélio Mello concedeu ha- a Constituição de 1988. beas corpus determinando Como o Código Pea soltura dos acusados e Barroso pediu vistas do nal é de 1940, anterior à processo. Agora, a turma Constituição, portanto, os se reuniu para deliberar artigos devem ser interde forma definitiva sobre pretados de forma a excluir a incidência de crio tema. me quando a interrupção Os envolvidos no caso voluntária da gravidez é realizada no primeiro triforam soltos pelo STF? mestre da gestação. Sim. Por unanimidade, Acompanharam o voto os ministros entenderam que as prisões não se sus- de Barroso Rosa Weber e tentam, porque não estão Edson Fachin. Luiz Fux e presentes os requisitos Marco Aurélio Melo não necessários para a decre- se manifestaram sobre tação da prisão preven- este argumento especifitiva, porque os réus são camente. primários, com bons anteE qual foi a argucedentes e com trabalho e mentação desse voto? residência fixa.

De acordo com Barroso, a vida potencial do feto é “evidentemente relevante”, mas a criminalização do aborto antes de concluído o primeiro trimestre de gestação viola diversos direitos fundamentais da mulher, além de não observar suficientemente o princípio da proporcionalidade. Segundo o ministro, a criminalização antes do terceiro mês de gestação viola a autonomia da mulher, o direito à integridade física e psíquica, os direitos sexuais e reprodutivos da mulher, a igualdade de gênero, além de provocar discriminação social e um impacto desproporcional da criminalização sobre as mulheres pobres. Na prática, o que essa decisão significa? Ela descriminaliza o aborto? Não. A decisão vale única e exclusivamente para o caso de Duque de

Caxias examinado pelo STF. A manifestação de três ministros do Supremo em favor da descriminalização do aborto indica, entretanto, que, caso este tema seja levado ao plenário do STF em um debate de repercussão geral, é grande a possibilidade de as proibições ao aborto previstas no Código Penal serem derrubadas. Atualmente, só são legais abortos envolvendo gestações que geram risco à mãe e as resultantes de estupro. Cabe ao Legislativo elaborar e aprovar mudanças na Constituição, que para serem promulgadas necessitam de aprovação em dois turnos tanto na Câmara quanto no Senado, cada uma delas com pelo menos três quintos dos votos. Atualmente, a base do governo Michel Temer é tão grande que pode aprovar com facilidade mudanças na Constituição, como é o caso da PEC 241/55.

5


6

geral

1ª quinzena de dezembro - 2016

Compras

Fazemos sua documentação em até 10X no cartão!

Rua Rui Barbosa, 110 - Centro, São Roque

Homenagem

Santa Fe entrega própria taça de campeão da Copa Sul-Americana à

Chapecoense

A Chapecoense recebeu a taça de campeão da Copa Sul-Americana. Quem trouxe o troféu foi o presidente do Independiente Santa Fe, Cesar Pastrana, que veio de Bogotá. O time colombiano repassou ao clube catarinense a réplica da taça recebida no ano passado, quando foi campeão do torneio - o troféu dado ao

vencedor de cada edição da competição é transitório. Ao fazer a entrega, o Independiente Santa Fe abriu mão de ter o objeto na sala de troféus do clube para ceder a premiação à Chapecoense. “É uma honra e uma forma da população de Chapecó ficar feliz com isso, depois da dor e da tristeza que temos passado”, disse o diretor jurídico da Chapecoense, Marcelo Zolet.

Apesar da premiação, o ato é apenas simbólico. Finalista da Sul-Americana, a Chapecoense enfrentaria o Atlético Nacional em Medellín. O presidente do clube adversário do time catarinense, Juan Carlos da la Cuesta, pediu à Conmebol para que a equipe vítima do desastre aéreo fosse declarada campeã. A entidade, porém, não se pronunciou ainda.

Atrasos na entrega de compras feitas pela internet Não importa em qual lugar você realizou uma compra, em loja física ou on-line, saiba que seus direitos de consumidor valem da mesma maneira e são garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor. Vendas acima da capacidade de atendimento e consequente atraso no cumprimento dos prazos de entrega em compras online frequentemente causam preocupações aos consumidores, que se tornam reféns de prazos não cumpridos. Reclamações como essas levaram a Justiça do Rio de Janeiro a proibir a loja Americanas.com de realizar vendas no Estado até

que a entrega de todas as mercadorias fosse normalizada. Comprar sem sair de casa é cômodo aos consumidores, que frequentemente encontram na internet preços menores e melhores condições de pagamento em comparação ao praticado em lojas físicas. No entanto, usufruir dessas facilidades requer pesquisa e atenção para evitar fraudes e outras complicações. Verificar o prazo de entrega e guardar os comprovantes online da compra são as principais medidas que o consumidor pode tomar na hora de concluir a transação.

Outra dica é checar se a loja possui muitas reclamações nos órgãos de proteção ao consumidor de seu estado, além de ficar atento ao prazo de entrega prometido no site e emitido na nota fiscal da compra. Esses documentos ajudam a comprovar falhas da empresa. O atraso na entrega de um produto caracteriza descumprimento de oferta, e o consumidor pode exigir, à sua escolha, desde o cumprimento forçado da entrega, ou mesmo desistir da compra, com direito à restituição da quantia antecipada, incluindo o valor pago pelo frete, até eventuais perdas e danos.


geral

1ª quinzena de dezembro - 2016

Especial

Por: Tatiana Sant`Anna

Brincando com o perigo Crianças correm risco de segurança com a venda de brinquedos que contém selo do Inmetro falsificado. Flagramos os produtos ilegais sendo comercializados por lojistas no centro de São Roque. Os brinquedos, que desempenham um papel tão importante no desenvolvimento infantile, podem se transformar numa perigosa armadilha para as crianças. A cada ano diferentes brinquedos são produzidos no mundo inteiro por vários fabricantes. No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia

ções cada vez mais convincentes. Infelizmente, nem o selo que deveria nos proporcionar segurança na hora de adquirir um produto está protegido dos “piratas”. Descobrimos em lojas do centro de São Roque brinquedos postos à venda com selo do Inmetro falsi-

jetos afiados e perfurantes, além de um dos ítens possuir um serrilhado cortante. O diretor do Inmetro, Paulo Coscarelli, alerta que brinquedos sem o selo de segurança podem oferecer diversos riscos para a saúde das crianças, como tintas com concentrações de chumbo, cádmio e outros metais pesados acima do limite permitido pelo regulamento, pontas e bordas cortantes que podem causar ferimentos durante o uso do brinquedo e emissão de ruídos acima do permitido pela legislação. A falsificação do selo

(Inmetro) realiza uma série de testes para garantir a qualidade e a segurança dos mesmos. Boa parte dos brinquedos fabricados no exterior, principalmente na China, não são aprovados nesse sistema de inspeção, por isso sua comercialização fica proibida no território nacional. É aí que começa o problema em questão. Vivemos à mercê de criminosos que se empenham em criar falsifica-

ficado. Em um desses produtos a falsificação é tão grosseira que até o logo do instituto está diferente. Mas o problema se estende além da embalagem. Ao manusear as peças de um dos brinquedos – no caso um kit de médico indicado para crianças a partir dos 3 anos adquirido em uma loja no Centro de São Roque (foto acima) – as partes facilmente se soltam, algumas quebram com um simples toque transformando-se em ob-

Os selos falsificados são, na maioria, vendidos no Paraguai com o objetivo de facilitar o contrabando de produtos para o Brasil.

O Inmetro e a Receita Federal foram procurados recentemente pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos para traçar estratégias de combate à possível falsificação do selo de certificação de qualidade do órgão aos produtos. Segundo o Inmetro, verificar a veracidade do selo é simples. O verdadeiro é todo quebradiço.

Acima: selo falsificado e selo verdadeiro emitido pelo Inmetro.

Ele vai quebrar todinho se tentar removê-lo. Já o falsificado é todo liso e é apenas colado na embalagem. Ele sai inteiriço quando retirado. Pirataria é crime A venda de produto falsificado é crime previsto no Código Penal e a punição pode variar de pagamento de multa à detenção. Por isso, caso você encontre brinquedos sem selo do Inmetro, mesmo nos pontos de venda legalmente constituídos, denuncie ao Inmetro, por meio da Ouvidoria, que atende no número gratuito 0800 285 1818. Faça sua parte!

7


8

animais

1ª quinzena de dezembro - 2016

Denúncia

Yorkshires micro: os cães são Olá pessoal amante dos pequenos cabeludos yorkshires terrier. Existe um tópico que em meu dia à dia de cinofila reprodutora da raça

yorkshire sempre está em debate: existe yorkshire micro ou não? Então aproveitarei esse espaço para tentar cessar essa duvida com algumas explicações. Assim, tanto

minis, o problema é enorme

criador como comprador, sem estudar (lembranpoderão se conscienciali- do que há cruzamentos zar sobre o assunto. consanguíneos chamados inbreeding para uma Em primeiro lugar, é confirmação da genética importante entender que há de perfeição, porem isso tamanhos padrões da raça será assunto outro artigo), aceites pelo FCI estão cruzando fêmeas e (Federação Cino- “forçando” o parto premalógica Internacio- turo com cesária, para os nal). O tamanho fetos não terem total demáximo padrão senvolvimento. é de 3,10 quilos, não há nomenEles colocam para clatura para cães amamentar os maiores e acima ou abaixo deixam os menores para desse peso. último, para não desenvolverem rapidamente (deiNo merca- xando eles com imunidade do cinófilo, são baixa). muito procurados os cães de porte Para fechar com chapequeno menores ve de ouro, administram do padrão. antibióticos injetáveis nos pequenininhos, assim os Até aí não ha- fungos e bactérias (sinteveria problemas, tizados de laboratório) se pois sempre há os alojam nos órgãos dos momenorzinhos e os cinhos e não só desacelera maiorzinhos. O como também bloqueia o grande agravante desenvolvimento dos óré que, com o de- gãos para os fazerem ficar correr do tempo, minúsculos. devido à excessiva procura pelos Resultado: os cães yorks mais pe- tornam-se pequenininhos, quenininhos, uma com uma saúde e caracmassa paralela ao terísticas lamentáveis (altamanho da raça guns apresentando hidroapareceu: os tais cefalia, fragilidade óssea, yorkshires micro. produção de anticorpos pequena, entre outros) e Comecei a pesquisar e perspetiva de vida de 4 conversar com vários ve- anos (contrabatendo com terinários e entendedores os saudáveis de 14 anos, da raça e o que descobri no mínimo). foi muito triste: os criadores, em busca miniaturizar Esses é que são os coos cães, além de os cruza- nhecidos micros. rem consanguineamente Quanto maior a pro-

cura pelos cães micro, maiores são as chances de aumentarem esse tipo de criação. Porém, vale a pena referir que nem todo criador que vende micro, seja criador que comete essas barbaridades. Por vezes são pessoas que não tem conhecimento de que os micros são cães “desenvolvidos artificialmente” e, ao perceberem que em seu plantel há cães menores vindo de pai e mãe menor, anunciam sem saber (eu mesmo já cometi essa gafe, antes de estudar a fundo). Por isso acho muito importante estar colocando esse assunto aqui, para tentar consciencializar os criadores sérios e dedicados a não usar nomenclatura errada para cães corretos. Assim os compradores terão também a melhor orientação para não comprar cães sem saúde e perspetiva de vida inferior que os demais.

Dizer não aos cães minis Já conversei com diversos clientes e amantes da raça yorkshire e sempre há aquele que tem ou já teve um cãozinho miniaturizado, ou seja, micro. Cada um com suas peculiaridades, mas todos com tristeza e arrependimento de ter sido conivente, mesmo que sem querer, com tais métodos atípicos de criação. Por isso convido aos leitores que tenham, tiveram ou conheceram alguém que teve um cão micro, que compartilhe a experiência ou esse artigo aqui. Quanto mais pessoas conhecem o processo de miniaturização, menos procura pelos micros teremos com certeza. É assim que conseguiremos interditar aqueles que apenas conseguem enxergar em seres vivos tão perfeitos, apenas dinheiro e alimento para sua ganancia, falta de respeito e egoísmo.


entrevista

saúde

1ª quinzena de dezembro - 2016

Estudo

Não tomar sol é tão perigoso quanto fumar A expectativa de vida de quem não toma muito sol diminui até dois anos, diz estudo. Pessoas que não fumam, mas também não tomam sol têm a mesma expectativa de vida de pessoas que fumam. É o que aponta uma pesquisa publicada na revista científica Journal of Internal Medicine realizada com 30 mil mulheres por cerca de 20 anos.

mais sol tem menos riscos de problemas cardiovasculares e doenças crônicas como diabetes e esclerose múltipla do que quem evita o sol.

Este estudo indica que evitar o sol é um fator de risco de morte da mesma magnitude que fumar. Quando comparado a alguém que se expõe mais ao sol, a expectativa de vida de quem não toma muito sol pode diminuir até 2 anos e 1 mês.

Infelizmente, nem tudo são flores, os pesquisadores afirmam que também houve um aumento na incidência de câncer de pele entre quem se expunha mais ao sol. “Contudo, o câncer de pele em pessoas que se expunham mais ao sol tinha um prognóstico melhor do que aquelas que tomavam menos sol”, diz o Dr. Pelle Lindqvist, autor do estudo.

Os pesquisadores do Hospital Universitário de Karolinska, na Suécia, responsáveis pelo estudo, notaram que mulheres que mulheres que tomam

Um ponto interessante do estudo é que os benefícios aumentam conforme a pessoa toma mais sol.

Diante de tudo isso, Lindqvist defende que a

mulher não deve se expor nem demais e nem de menos ao sol. “Há tempos sabemos que existem três hábitos

que são perigosos para a nossa saúde, são eles: fumar, sedentarismo e estar acima do peso. Agora,

com esta pesquisa vimos que existe um quarto: evitar exposição ao sol”, conta Lindqvist.

9


entrevista variedades

10

1ª quinzena de dezembro - 2016

Receita

Parabéns

Angélica revela sua rotina de beleza Aos 43 anos, Angélica tem muito o que comemorar. A apresentadora, que fez aniversário no último dia 30, completou 30 anos de carreira na Globo em 2016 e, durante essas quase três décadas na TV, o tempo só lhe fez bem. Segundo adermatologista Karla Assed, para manter a pele branquinha e sem manchas, a apresentadora segue uma rotina rígida de cuidados. O principal é usar o filtro solar diariamente, sempre reaplicando, mesmo em dias chuvosos e em ambientes internos, já que a luz fluorescente também pode causar danos à pele. Ao salão do hairstylist Celso Kamura, de quem é sócia nas três unidades abertas, Angélica vai uma vez por mês fazer uma alquimia

no cabelo para hidratar os fios e tratar a raiz por causa da oleosidade. Em relação ao make, ela é fã daquele esfumadinho apenas no canto, que dá uma levantada nos olhos. Mulher do apresentador Márcio Garcia, a nutricionista Andrea Santa Rosa é a responsável por auxiliar a apresentadora - que não come carne vermelha nem frango e só consome alimentos orgânicos e sem glúten - no quesito alimentação. O personal trainer Chico Salgado, que é queridinho das famosas e também atende Carolina Dieckmann, Grazi Massafera, Giovanna Ewbank, Luma Costa e Marina Ruy Barbosa, entre outras, treina com a apresentadora há quase três anos, entre duas e três vezes por semana.

Humor

O português vai ao médico

O cliente fresco no restaurante

O português estava doente e foi ao médico. Este colocou o estetoscópio nas costas dele e ordenou: - Seu Manoel, fala três vezes 33! E o português nada. O médico ordenou novamente: - Fala três vezes 33! O Manoel quietão. O médico ficou irritado e disse: - Vamos, seu Manoel! Fala três vezes 33! O Manoel, fazendo um esforço enorme, respondeu: - 99... ufa...

Um rapaz entra em um restaurante, na hora do almoço, e pergunta ao garçom o que ele sugere para que ele coma. O garçom fala com o freguês: - Sugiro o prato da casa hoje que é língua ao molho madeira. O cliente reclama: - Não, língua não! tenho nojo de qualquer coisa que sai da boca de um animal. O senhor poderia me sugerir outro prato? E o garçom cínico: - Claro! Que tal uma omelete?

Bolinho de Arroz de couve-flor Ingredientes

- 350g de arroz de couve-flor - 1 gema - 50g de parmesão ralado no ralo fino (½ xícara de chá cheia) - 100g de muçarela ralada no ralo grosso (1 xícara de chá) - 50g de farinha de trigo (½ xícara de chá) - Salsinha, cebolinha e sal a gosto - 1 clara - Farinha de rosca

Preparo

Em uma tigela misture 350g de arroz de couve-flor, 1 gema, 50g de parmesão ralado no ralo fino, 100g de muçarela ralada no ralo grosso, 50g de farinha de trigo, salsinha, cebolinha e sal a gosto. Faça bolinhos, depois passe-os em 1 clara, em seguida na farinha de rosca e frite em óleo médio.

ANUNCIE SUA EMPRESA E GANHE VANTAGENS ESPECIAIS

9.4398-8044


moda e beleza

1ª quinzena de dezembro - 2016

11

Moda

Dica

As 7 peças essenciais para qualquer idade A seguir, os 7 itens tem-que-ter da cena fashion. Não importa se você está com 20, 40 ou 60 anos. 1. Um bom jeans Aquele com o poder de cair bem com qualquer camiseta.

Receita de suco para acelerar e manter o bronzeado Uma ótima receita caseira para acelerar e manter o bronzeado é tomar um suco de frutas rico em betacaroteno, pois esta substância deixa a pele mais morena quando exposta ao sol. Este suco ativa as melaninas, deixando a pele morena (e não vermelha), evitando também que descasque depois. Além do betacaroteno, este suco é rico em vitamina E e minerais, sendo indicado para melhorar a saúde da pele, hidratandoa também. Ingredientes 2 cenouras 1/2 manga 2 laranjas Modo de Preparo Passar todos os ingredientes pela centrífuga (ou bater no liquidificador) e

beber a seguir. Para melhor resultado, faça este suco todos os dias começando no mínimo 15 dias antes da exposição ao sol, e também durante os dias de praia ou piscina. Não se esqueça de proteger e cuidar da sua pele. Ela corresponde a 16% do peso corporal, exercendo diversas funções como regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sangüíneo e proteção contra diversos agentes do meio ambiente. É importante lembrar que a exposição solar em excesso pode causar problemas na pele, como manchas, rugas, e até câncer de pele. Deve-se lembrar de aplicar protetor solar quando a exposição solar for por mais de 30 minutos.

2. Camisa branca -Sempre que ficar em dúvida sobre o que vestir, aposte nela. A camisa é a sua tela branca, que te permite usar a criatividade sem medo. 3. Um vestido tubinho preto - Já dizia Coco Chanel que toda mulher precisa de um vestido preto para ser feliz. 4. O casaco de inverno - uma vez que o inverno bate na porta, as roupas por baixo do casaco só ficam à mostra em cerca de 30% do seu dia. 5. Bolsa-coringa - Uma boa bolsa pode durar décadas. Além do mais, ela vai do trabalho à balada, sem restrições. 6. Botas - Botas são, mais do que um calçado, uma necessidade. Ter um par de botas básico, preto ou marrom, arremata qualquer look com maestria.

4712-1188 Moda

Esmalte em spray é alternativa para fazer unhas rapidamente As adeptas da manicure express devem ficar de olho em uma novidade: o esmalte em spray. Ele é um produto que promete unhas lindas em um piscar de olhos. A inovação veio do Reino Unido, através de um lançamento da marca Nails Inc, que disponibilizou o cosmético em cores como rosa e prata metálico. No esmalte em spray, o pigmento é separado da base do esmalte. Quem explica melhor é a diretora da marca americana de esmaltes Cuccio no Brasil, Roberta Vieira. “Os esmaltes tradicionais são compostos por vários ingredientes, cada um com uma função. Nessa nova invenção, separaram a cor do esmalte do ingrediente de fixação”, aponta.

Esmalte em spray: como funciona? Para usar o esmalte em spray, basta aplicar uma camada de base de fixação na unha e, em seguida, pulverizar o spray e finalizar com mais uma camada de base. “Na base está o ingrediente de fixação e no spray somente a cor. Portanto, quando a tonalidade do spray entra em contato com a unha, ela seca e fixa”, esclarece ela. A grande vantagem do produto é o fato de que basta lavar as mãos para para retirar a cor. Nada de unha descascada. “A remoção pode ser feita com água. Foi basicamente esse o invento”, lembra Roberta. Com a ajuda do sabonete, também é pos-

sível remover os restos das cutículas. Apesar do esmalte em spray parecer muito vantajoso, ainda é difícil falar com segurança sobre o uso do produto, pois ele é disponibilizado exclusivamente por uma marca. “O cosmético ainda é muito prematuro para ser avaliado, especialmente porque não temos o produto em mãos para ler as instruções do fabricante”, salienta a diretora. Mesmo com opções cada vez mais avançadas para uma manicure rápida, Roberta acredita que o modo tradicional de fazer as unhas nunca vai sair de moda. “A realidade é que a brasileira ama ir à manicure. A mulher sempre vai querer experimentar todos os produtos de autoaplicação, mas vai levar para sua manicure predileta aplicar”, aposta.



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.