Boletim Novas Alianças #7: Diagnóstico

Page 1

07

BOLETIM INFORMATIVO DO PROGRAMA NOVAS ALIANÇAS FEVEREIRO DE 2011

n vas ALIANÇAS Bruno Vilela

1

Seminário do Novas Alianças reuniu diferentes experiências. Em destaque (da esquerda para a direita), Lilian Neves, da Fundação Vale, Cristiane Félix, do Instituto C&A e Adriano Guerra, secretário executivo da Oficina de Imagens.

EDITORIAL

HÁ CAMINHOS!

E

ncontros na área da infância frequentemente são marcados pelo compartilhamento de problemas, uma vez que ainda são tantos os desafios na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Relatos de dificuldades não faltaram no Seminário realizado pelo Programa Novas Alianças em setembro de 2010, mas o destaque foi para o reconhecimento de experiências e soluções inovadoras, realizadas com e sem grandes recursos. A iniciativa reuniu 52 participantes, dentre conselheiros de políticas públicas, promotores de justiça, acadêmicos, membros de fundações empresariais e de organizações da sociedade civil, que representaram 20 municípios de sete estados brasileiros. O encontro foi realizado em Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte, nos dias 17 e 18 de setembro de 2010, com o tema “A criança e o adolescente no foco das políticas públicas”. Promovido pelo Programa Novas Alianças, o Seminário contou com o apoio da Fundação Vale e do Instituto C&A. O objetivo era discutir estratégias de diagnóstico, incidência e avaliação das políticas públicas, propiciando a troca de experiências e a articulação de novas parcerias. A programação contou com uma conferência principal, três mesas de debate e um momento de confraternização para o lançamento da publicação Caderno de Mapeamento (ver página 4). Para Simone Guabiroba, coordenadora do Seminário e membro da equipe do Programa Novas Alianças, o seminário pode ser definido

como um grande encontro de desafios e oportunidades. Cristiane Félix, coordenadora dos programas Redes e Alianças e Desenvolvimento Institucional do Instituto C&A, avalia que esse reconhecimento foi fundamental, pois “as ações não devem acontecer deslocadas de uma rede”. Lilian Neves, da Fundação Vale, também compartilha da ideia de que o fortalecimento do SGD deve passar pelo conhecimento das experiências dos outros: “é preciso dividir as dificuldades e compartilhar os resultados”. E a continuidade da iniciativa se desenha justamente nesse caminho. Simone explica que os desdobramentos estão se dando por meio de encontros paralelos: “no cotidiano, as parcerias já vão se fortalecendo”. Uma das contribuições do Novas Alianças à continuidade do debate é a repercussão neste boletim do tema de maior destaque do encontro: o diagnóstico. “Vimos que todos sentem a necessidade de, já com o carro andando, voltar a atenção para a realidade em que está intervindo. E precisamos quebrar a lógica de que só se viabiliza um levantamento de informações com muito dinheiro”, destaca Simone.

Os principais pontos das discussões do Seminário podem ser conferidos no blog do Programa Novas Alianças: www.novasaliancas.blogspot.com.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.