1 minute read

Fórum franco-moçambicano de negócios destaca o

O contexto económico em Moçambique e a nível global é encarado pelos empresários moçambicanos e franceses como o momento oportuno para o relançamento das trocas comerciais. O último Fórum de Negócios e Investimento Moçambique – França realizado em Novembro de 2020, foi virtual, em plena fase da pandemia da COVID-19, com participação de mais de 300 empresários das duas partes. Antes, no período, pré-pandemia, em Julho de 2019, realizou-se em Maputo, o último em formato presencial, que se mostrou ser o mais adequado para este tipo de intercâmbios empresariais.

Agora, finda a pandemia e a reabertura das economias, considera-se ser o momento oportuno para o relançamento das trocas comerciais e o turismo. Nos últimos anos, as exportações de Moçambique para França ascendiam a pouco mais de 30 milhões de dólares por ano, e as importações em torno de 73 milhões de dólares.

Advertisement

São estes dados que se pretendem elevar para níveis consistentes com as oportunidades e interesses existentes, ou seja, o potencial tem muito por ser aproveitado.

Como que a confirmar o interesse empresarial na promoção de oportunidades de negócios, estiveram presentes mais de centenas de empresários, os franceses em número de 50 e os moçambicanos, acima de 70.

“Do lado moçambicano, o nível de demanda obrigou-nos mesmo a ultrapassar o limite de inscrições inicialmente previstas, tendo ido até 70 empresas, das 40 que eram o limite e, mesmo assim, por razões que espero que todos compreendam, houve muitas empresas que acabaram ficando de fora”. Disse o Presidente da CTA, Agostinho Vuma.

This article is from: