1 minute read

Gigante do ouro Newmont aborda Newcrest

• Acordo criaria a maior mineradora de ouro do mundo;

• Gigante do ouro com sede em Denver também aumentaria a exposição ao cobre.

Advertisement

A gigante do ouro norte-americana Newmont Corp. fez uma nova oferta pela rival australiana Newcrest Mining Ltd., adoçando sua oferta recorde para 29,4 mil milhões de dólares australianos (19,5 mil milhões de dólares) para aproximar a perspectiva de um gigante de metais preciosos.

A proposta revisada, que vem dois meses depois que a Newcrest rejeitou a oferta anterior de US$ 17 mil milhões de acções da Newmont, daria aos detentores da Newcrest 0,4 acções na maior mineradora de ouro do mundo para cada detida.

O acordo também permite que a Newcrest pague um dividendo especial franco de até US$ 1,10 por acção. Isso soma um valor implícito combinado de A$ 32,87 dólares australianos por acção, representando um prémio de mais de 46% em relação ao preço imperturbável da Newcrest antes da oferta de Fevereiro.

A mineradora australiana saltou com a notícia, negociando em alta de mais de 5% para 29,80 dólares australianos à 1h:35 em Sydney.

O acordo – a maior aquisição de mineração de ouro, se concluído – é fundamental para o esforço da Newmont para aumentar a produção e estender sua vantagem sobre outros rivais de mineração de ouro como a Barrick Gold Corp., aumentando seu apelo para investidores generalistas. Também aumentará a exposição da Newmont ao cobre, um material-chave na transição de energia limpa, em um momento em que os analistas estão a prever uma grande escassez do metal de fiação na próxima década. A Newcrest quer que o cobre represente mais de 50% da receita até o final da década, contra cerca de um quarto agora.

“Juntos, como o líder claro da mineração de ouro, estaríamos bem posicionados para gerar retornos fortes, estáveis e duradouros com o melhor desempenho de sustentabilidade da categoria nas próximas décadas”, disse o PresidenteExecutivo da Newmont, Tom Palmer, em um comunicado. O principal accionista da Newcrest, Allan Gray Ltd., descreveu-se como “positivamente disposto a esta transacção”. A gestora de activos detém uma participação de 7,3% na Newcrest, de acordo com dados compilados pela Bloomberg, tornando-a a segunda maior accionista, atrás da BlackRock.

“Anteriormente, senti que a proporção de scrip oferecida

This article is from: