1 minute read

alinhando-se com as restrições para a China, por parte EUA

Impacto Limitado

O Japão disse que imporia controles de exportação sobre seis categorias de equipamentos usados na fabricação de chips, incluindo limpeza, deposição, litografia e gravura.

Advertisement

As restrições, em vigor a partir de Julho, provavelmente afectarão equipamentos fabricados por pelo menos uma dúzia de empresas japonesas, como Nikon, Tokyo Electron, Screen Holdings Co Ltd e Advantest Corp .

Takamoto Suzuki, Chefe de Pesquisa Económica da Marubeni, na China, disse que as medidas seriam um golpe para os fabricantes japoneses de equipamentos, dada a ausência de um forte mercado doméstico de chips.

“Isso prejudicará o desenvolvimento do mercado das empresas japonesas e, certamente, reduzirá sua competitividade do ponto de vista regulatório”, disse ele.

Quando questionado sobre o impacto, o Ministro Nishimura disse, sem dar detalhes, que esperava um impacto limitado nas empresas nacionais. Alguns observadores da indústria apontam para potenciais vendas em outros lugares.

“Se você tiver uma visão de longo prazo, o efeito será diminuído, com novas fábricas de semicondutores entrando em operação em lugares como os Estados Unidos e o Japão”, disse Takahiro Shinada, professor da Universidade Tohoku do Japão.

O Japão, que já dominou a produção de chips, mas viu sua participação de mercado cair para cerca de 10%, ainda é um grande fornecedor de máquinas de fabrico de chips e materiais semicondutores. A Tokyo Electron e a Screen fabricam cerca de um quinto das ferramentas de fabricação de chips do mundo, enquanto a Shin-Etsu Chemical Co Ltd e a Sumco Corp produzem a maioria dos wafers de silicone.

As acções da Nikon e Advantest subiram 0,8% e 1,9%, respectivamente, após a notícia, em linha com as do mercado mais amplo aumento de 1,1%. Tokyo Electron e Screen pouco mudaram.

“Continuaremos a cumprir todas as regras e trabalhar para maximizar nossos resultados dentro delas”, disse um porta-voz da Nikon, citado pela Reuters.

A Tokyo Electron e a Advantest não quiseram comentar.

This article is from: