
3 minute read
TROPIGÁLIA É A 12ª EMPRESA NO MERCADO DE COTAÇÕES OFICIAIS DA BVM
from O.Económico Report • A informação que você não pode dispensar (Última Edição 2022)
by O. ECONÓMICO
Facto é interpretado como reflexo do crescente interesse das empresas pelo mercado de capitais, a Tropigália SA, que recentemente realizou uma Oferta Pública de Subscrição (OPS) que resultaram num encaixe de 334 milhões de meticais para a empresa (cerca de 5,5 milhões de dólares americanos), foi oficialmente admitida à cotação no Mercado de Cotações Oficiais (MCO) da BVM. O acto ocorreu no dia 23 de Dezembro.
Com a admissão à cotação das acções da Tropigália SA na BVM, a instituição passa a ter 12 empresas listadas, sendo 8 no Mercado de Cotações Oficiais, 1 (uma) no Mercado Secundário e 3 no Terceiro Mercado de Bolsa.
Advertisement
Instado pelo O.Económico, a comentar sobre o facto, o PCA da BVM, Salim Cripton Valá, Afirmou que “a admissão à cotação das acções da Tropigália SA reveste-se de uma importância especial por tratar-se da primeira sociedade completamente privada a apostar numa oferta pública, por ocorrer num momento de múltiplos choques externos, designadamente, económico, pandemia da COVID-19 e conflito geo-político no Leste Europeu e pelo facto de muitas empresas moçambicanas estarem ainda deprimidas. Salim Valá, realçou ainda o facto de tratar-se da primeira Oferta Pública que ocorre após as “bens sucedidas” OPV de acções da HCB SA e OPS de acções da CDM SA, ambas ocorridas no segundo semestre de 2019.
O PCA da BVM, realça ainda o simbolismo associado ao acto, a julgar pelos exemplos das Ofertas Públicas da Cervejas de Moçambique (CDM) SA, Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos (CMH) SA, Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE) SA, com a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) SA, e faz um apelo aos empresários e investidores a operar em Moçambique a usar os produtos e instrumentos financeiros disponíveis no mercado de capitais moçambicano.
Enquanto isso, a BVM termina o ano 2022 com os seus principais indicadores a conhecerem uma tendência positiva, não obstante o contexto económico ainda difícil, conforme passamos a indicar: (i) a capitalização bolsista em número absolutos é 164.196,16 milhões de MT (o equivalente a 2.545,68 milhões USD); (ii) a capitalização bolsista em % do PIB é de 24,03%; (iii) o volume de negócios é de 15.711,16 milhões de MT; (iv) o índice de liquidez ronda os 9,57%; (v) estão cotados 299 títulos; (vi) o financiamento à economia ascende a 271.249,63 milhões de MT (o equivalente a 4.205,43 milhões USD); (vii) estão registados na Central de Valores Mobiliários (CVM) 238 títulos e 24.246 titulares.
As métricas são consideradas pela BVM como expressão do crescente conhecimento e uso do mercado de capitais e da BVM pelos agentes económicos nacionais.