
3 minute read
UE DISPONIBILIZA €15 MILHÕES DE EUROS A EMPREENDEDORES E EMPRESAS NO SECTOR DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS EM MOÇAMBIQUE
from O.Económico Report • A informação que você não pode dispensar (Última Edição 2022)
by O. ECONÓMICO
O envelope financeiro alocado à ‘Janela de País’ para Moçambique, de 15 milhões de euros, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) e pelo programa PROMOVE Energia, e gerido pela Delegação da UE em conjunto com o Governo de Moçambique, visa acelerar o acesso à energia em zonas rurais.
A alocação de fundos específicos para Moçambique tem como finalidade permitir que o sector privado possa contribuir para o desenvolvimento das zonas rurais por via da eletrificação. Esses fundos permitirão à ElectriFI financiar até 10 projetos conducentes a acelerar o acesso a energias limpas, de uma forma inclusiva e sustentável. As regiões de Nampula e Zambézia são excelentes exemplos de áreas onde tal financiamento poderia ser investido.
Advertisement
“Estamos muito satisfeitos por Moçambique passar a fazer parte da família ElectriFI, conjuntamente com muitos outros países africanos. Dos 113 milhões de euros investidos através das ‘Janelas de País’, podemos dizer com orgulho que 75% foram destinados a projetos de investimento na África Subsariana! Ao aderir a esta iniciativa, Moçambique, o sector privado nacional e os investidores internacionais beneficiarão da rede das 15 Instituições Europeias Financeiras do Desenvolvimento (IEFDs), que uniram os seus esforços para lançar e coordenar esta iniciativa. Esta constitui uma excelente oportunidade para canalizar liquidez das IEFDs e investidores comerciais para o sector privado em Moçambique”,disse Antonino Maggiore, Embaixador da União Europeia em Moçambique.
A ‘Janela de País’ da ElectriFI para Moçambique consiste num instrumento inovador para dar resposta à necessidade de capital de risco de empresas em fase de arranque, que através desse apoio possam aumentar a sua atividade no mercado, reforçar a sua capacidade operacional e assegurar um maior impacto no desenvolvimento sustentável. O envelope atribuído a Moçambique prevê igualmente um montante de 500 mil euros dedicado à componente de Assistência Técnica, no sentido de apoiar atuais e potenciais clientes da ElectriFI no país.
“A ‘Janela de País’ para Moçambique é o resultado de parcerias estratégicas criadas numa abordagem ‘Team Europe’. Ao oferecer financiamento e assistência a empresas de energias renováveis, pretendemos contribuir para o aumento da taxa de eletrificação do país, a criação de emprego e os esforços com vista à mitigação das alterações climáticas. Por outro lado, aspiramos mobilizar outros investidores privados no sentido de investir um montante total superior a 25 milhões de euros nas empresas visadas”, explicou Corentin Billiet, Senior Investment Officer da EDFI ElectriFI.
Ao criar oportunidades de desenvolvimento a nível económico, social e ambiental ao longo de diversas cadeias de valor, espera-se que o apoio financeiro disponibilizado a Moçambique venha a contribuir para os planos nacionais de implementação que visam alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, em particular, para o programa ‘Energia para Todos’.
Com apenas pouco mais de 40% de habitações com acesso à eletricidade, Moçambique continua a registar uma taxa de eletrificação bastante reduzida. Uma das metas fixadas pelo Governo passa pela eletrificação de todo o país ate 2030 (com recurso a ligações dentro e fora da rede). A ‘Janela de País’ da ElectriFI para Moçambique, criada pela UE em estreita colaboração com o Governo local, constitui um excelente instrumento para ajudar a alcançar tal meta, contribuindo simultaneamente para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável.