
2 minute read
EMPREENDEDORISMO FEMININO ESTÁ EM FRANCO DESENVOLVIMENTO
from O.Económico Report • A informação que você não pode dispensar (Última Edição 2022)
by O. ECONÓMICO
Ludovina Bernardo falava no “pequeno almoço de negócios”, Organizado pelo Pelouro da Mulher Empresária e Empreendedorismo, da CTA, em parceria com o Fundo Africano de Garantia e a Acção Financeira Afirmativa para Mulheres em África (AFAWA), realizado na cidade de Maputo, a 25/11 último.
Advertisement
O evento que se apresentou com o objectivo de fortalecer o entendimento da iniciativa AFAWA e seu mecanismo de apoio, buscou igualmente aumentar a conscientização sobre os desafios e os critério usados para promover o empoderamento económico das mulheres e igualdade de género. Para o efeito havia necessidade de compreender as iniciativas actuais para o ecossistema empresarial sensível ao género em Moçambique na perspectiva de aumentar a consciência das necessidades , constrangimentos e acções necessárias para um ambiente propício ao empreendedorismo feminino, capacitando-as a desempenhar um papel significativo no crescimento económico de Mocambique.
Para a governante, a interação do Governo com o sector empresarial liderado por mulheres permite afirmar que o empreendedorismo feminino no nosso país está em franco desenvolvimento.
Tendo salientado que uma parte significativa de negócios liderados por mulheres realizarem-se no domínio informal, a Vice-ministra da Indústria e Comércio, desafiou as empreendedoras e micro e pequenas empresas que ainda estão no sector informal a abraçar o sector formal, como forma de, não só, melhor contribuir para o desenvolvimento do País, como também obter maior benefício das actividades que empreendem.