2 minute read

DÍVIDA PÚBLICA DE MOÇAMBIQUE VAI REDUZIR PARA ABAIXO DE 100% DO PIB EM 2023 - FITCH

Acreditamos que a dívida pública vai reduzir de 100% do PIB em 2022 para 92.3% em 2023″, escrevem analistas desta consultora detida pelos mesmos proprietários da agência Fitch Ratings.

Numa nota sobre a economia moçambicana enviada a investidores, analistas mencionaram que ” o fardo da dívida de Moçambique irá reduzir gradualmente nos próximos semestres devido a melhorias no crescimento da economia e maior rendimento público, particularmente no sector do gás, que limita as necessidades de financiamento.

Advertisement

Medida em relação ao PIB, a dívida de Moçambique sempre esteve acima de 100% desde 2016, ano em que o escândalo das dívidas ocultas foi conhecido, e só reduziu abaixo dos 100% em 2019, quando esteve em 99%, de acordo com dados do Fundo Monetário Internacional.

A Fitch Solutions prevê que o défice fiscal irá melhorar de 3.9% este ano para 2.5% no próximo ano, graças as receitas públicas de exportação de gás.

Em 13 de Novembro, a italiana Eni exportou o primeiro lote de gás natural liquefeito produzido na plataforma flutuante da Coral Sul ao largo da costa norte de Moçambique para a Europa, a qual deverá ter iniciado um novo capítulo na história da economia de Moçambique, devido aos significativos aumentos nas taxas de rendimento público, que deverá subir 11.3% a custo de um forte crescimento no valor das exportações, as quais deverão subir 243% para $1.8 mil milhões, de acordo com a Fitch.

A previsão para o crescimento económico de Moçambique é de 5.3% este ano e 6.5% no próximo ano.

This article is from: