3 minute read

Medindo o bem-estar

A vida está realmente melhorando? Como podemos afirmar? Quais são os ingredientes-chave para melhorar a vida: melhores políticas de educação, meio ambiente, saúde ou moradia? O progresso significa a mesma coisa para todas as pessoas ou em todos os municípios e sociedades? Estas perguntas são ainda mais relevantes após a pandemia da COVID-19.

Como Está a Vida 2020? forneceu uma visão geral das tendências de bem-estar desde 2010. Os resultados para o Brasil mostraram um desempenho misto, destacando áreas onde permanecem desafios significativos em comparação com os membros da OCDE, tais como emprego, segurança, desempenho educacional dos jovens e confiança no governo.

A inclusão do Brasil no relatório Como Está a Vida? permite um melhor monitoramento dos resultados do bem-estar no país, bem como uma comparação do desempenho em relação aos países membros da OCDE. Esta abordagem multidimensional e focada nas pessoas proporciona uma visão mais detalhada e sutil das realizações e dos desafios do desenvolvimento se comparado as avaliações macroeconômicas mais restritas ao progresso nacional.

Além disso, o relatório especial, Como Está a Vida na América Latina? mede o bem-estar para a formulação de políticas e permite uma exploração mais profunda dos pontos fortes e fracos do Brasil no contexto regional da ALC nas últimas duas décadas. Embora os desafios permaneçam, em comparação aos países vizinhos, o Brasil tem maior expectativa de vida e menores taxas de mortalidade infantil, pobreza absoluta e emprego informal. As evidências iniciais do impacto do primeiro ano da pandemia da COVID sobre o bem-estar no Brasil mostram uma queda acentuada na satisfação do bem-estar e no apoio às redes sociais entre 2019 e 2020. A inclusão do Brasil no relatório Como Está a Vida na América Latina?, além de aprofundar a análise do bem-estar em um contexto regional, destacou as principais lacunas de dados, mostrando onde melhorias no desenvolvimento de indicadores comparáveis poderiam melhorar as comparações regionais e internacionais.

A cooperação com o Brasil e a região da América Latina como um todo será avançada através da inclusão contínua e melhorada dos dados brasileiros nos resultados da Iniciativa Vida Melhor. Após o lançamento do reporte Como Está a Vida na América Latina? no final de 2021, uma série de atividades de disseminação foram realizadas na região da ALC, para destacar ainda mais a importância de medir e monitorar as diversas dimensões que importam para o bem-estar das pessoas, e para usar essas informações para orientar as escolhas de políticas públicas.

www.oecdbetterlifeindex.org/pt www.oecd.org/statistics/howslife.htm www.oecd.org/statistics/better-life-initiative.htm

How’s Life? 2020 MEASURING WELL‑BEING

How’s Life? charts whether life is getting better for people in 37 OECD countries and 4 partner countries. This fifth edition presents the latest evidence from an updated set of over 80 indicators, covering current well‑being outcomes, inequalities, and resources for future well‑being. Since 2010, people’s well‑being has improved in many respects, but progress has been slow or deteriorated in others, including how people connect with each other and their government. Large gaps by gender, age and education persist across most well‑being outcomes. Generally, OECD countries that do better on average also feature greater equality between population groups and fewer people living in deprivation. Many OECD countries with poorer well‑being in 2010 have since experienced the greatest gains. However, advances in current well‑being have not always been matched by improvements in the resources that sustain well‑being over time, with warning signs emerging across natural, human, economic and social capital. Beyond an overall analysis of well‑being trends since 2010, this report explores in detail the 15 dimensions of the OECD Better Life Initiative, including health, subjective well‑being, social connections, natural capital, and more, and looks at each country’s performance in dedicated country profiles.

Consult this publication on line at https://doi.org/10.1787/9870c393-en.

This work is published on the OECD iLibrary, which gathers all OECD books, periodicals and statistical databases.

Visit www.oecd-ilibrary.org for more information.

ISBN 978‑92‑64‑65467‑9

9HSTCQE*gfeghj+

How’s Life? 2020 MEASURING WELL‑BEING How’s Life? 2020

MEASURING WELL‑BEING

ESCANEIE PARA LER O RELATÓRIO

This article is from: