www.odefensor.com.br
O Defensor
TAQUARITINGA | 22 de junho de 2018 | Ano XXXV | Edição 1664 | 5.000 exemplares | Distribuição Gratuita / Comodidade | Circulação: Taquaritinga, Cândido Rodrigues e Santa Ernestina
Correção feita
Meio Ambiente
Pouca grana
Após polêmica com alvarás, vereadores aprovam dois projetos de lei
Município vai intensificar multas por corte de árvores sem autorização
Prefeitura concede 2,5% aos servidores públicos
Um deles corrige o novo Código Tributário Municipal
Multa é estimada entre R$ 100,00 a R$ 1.000,00 por árvore
Princípio de paralisação agita funcionários do Almoxarifado Municipal Apesar do prefeito Vanderlei Mársico ter enviado projeto à Câmara Municipal, que aprovou em sua maioria, concedendo um reajuste de 2,5% aos vencimentos dos servidores públicos da administração direta e indireta, extensivo aos servidores inativos paritários, na manhã de quinta-feira (21) houve um princípio de paralisação dos funcionários do Almoxarifado. Com a presença da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Maria Angélica Tiossi Boher, e dos vereadores Denis Machado e Tonhão da Borracharia, os servidores exigiram um diálogo com o chefe do Executivo, que esteve no local. Depois de uma longa conversa (que chegou a resvalar para a discussão) Mársico convenceu os funcionários a não aderir a nenhum movimento grevista – “coisa de meia-dúzia que querem mal o de Taquaritinga”, segundo ele - e o dia a dia em tese se normalizou.
Os vereadores se reuniram em sessão extraordinária nesta quinta-feira (21), quando aprovaram dois projetos, enviados pelo Executivo. Um deles reduz a Taxa de Fiscalização, de Localização, de Instalação e de Funcionamento, a pedido de empresários que protestaram contra a correção imposta pelo novo Código Tributário Municipal, que entrou em vigor neste ano. Pelo projeto de lei complementar, a média empresa, por exemplo, e outros cinco tipos de estabelecimento, pagarão valores em URMT (Unidade de Referência do Município), entre a microempresa (280,66) e a grande empresa (3.991,68). O vereador Mirão Basso apresentou emenda, também aprovada, para que os novos valores sejam válidos até 31 de dezembro deste ano, forçando uma nova discussão sobre o tema antes dessa data. A outra proposta votada autoriza o ingresso de Taquaritinga no Consórcio de Municípios da Mogiana (CMM). De acordo com o texto, a entrada no grupo de cidades é vantajosa porque permitirá ao Município valer-se de ações conjuntas e parcerias de cooperação técnica em todas as áreas da administração. A Prefeitura de Taquaritinga, através do Departamento de Meio Ambiente, promete intensificar as multas por poda
drástica e corte de árvores sem autorização, prática que vem se tornando comum na Cidade., seja por falta de conheci-
mento ou maus hábitos, mas que pode condenar a qualidade e a vida das árvores nas ruas do Município. Página 3
Tudo ou nada Contra José Bonifácio, CAT tem mais uma decisão neste domingo Página 7 Melhorias
Sob investigação
Centro de Lazer do Trabalhador é reformado UPA envolvida em mais uma polêmica Verbas foram obtidas com os Jogos Universitários A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer realizou a reforma total dos vestiários e do campo de futebol, além de limpeza geral das arquibancadas e do lago. As verbas para a reforma dos vestiários vieram das rendas obtidas com os recentes jogos universitários, as demais obras foram feitas com recursos próprios da secretaria.
Página 7
Paciente acusa unidade de negligência, já pelo lado da UPA, a afirmaçãoé de que faltou informação por parte da paciene A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Taquaritinga voltou a ser alvo de reclamações no início desta semana. A acusação, dessa vez, seria um grave caso de negligência médica que teria resultado em um aborto em uma gestante que teria dado entrada no atendimento das referida unidade no último dia 10 deste mês.
Página 6