Issuu on Google+

Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2013 • ANO XXXVII • Nº 8036• FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES

Forte Marechal Hermes: 400 anos de história e serviços em Macaé O Forte Marechal Hermes celebra 400 anos de história, em solenidade comemorativa, que acontece nesta terça-feira (19) Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

N

o dia 16 de março de 1613 era edificado um dos patrimônios históricos mais importantes do município de Macaé. E hoje, o Forte Marechal Hermes celebra 400 anos de história. A data é marcada por uma expressiva solenidade comemorativa, que acontece nesta terça-feira (19). O evento é realizado a partir das 15h, nas dependências do Forte, situado na Praia do Forte. A comemoração de aniversário acontece durante toda a tarde, contando com a presença de autoridades do Exército Brasileiro, além de representantes do poder público municipal e da sociedade civil. À frente da cerimônia estará o comandante do Forte Marechal Hermes, Major Sérgio Munck, que comandará a cerimônia de 400 anos da unidade militar e recepcionará os convidados durante um coquetel. Atualmente, o Forte está sob a direção da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea, que desde 2004 rege o quartel e desde janeiro deste ano está sob o comando do Major Sérgio Munck. Durante os seus quase 400 anos de história, o Forte viveu ciclos distintos e acompanhou movimentos sociais, políticos e econômicos da região Norte Fluminense. Sua instalação ocorreu em 16 de março de 1613 e foi motivada pela necessidade da Coroa Espanhola de povoar a região.

9ª Bateria de Artilharia Antiaérea atualmente, o forte foi transformado na 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Escola) e abriga guarnição de militares. O material bélico é o mais moderno, como míssil solo-ar, material de defesa antiaérea de avançada tecnologia. A artilharia é uma das especializações do serviço militar. É ela quem presta todo o suporte para a infantaria e para a cavalaria, e está presente no Forte Marechal Hermes desde 1613, quando canhões foram instalados no local ficando até 2004, quando ainda era uma Artilharia de Costa, período em que ameaçaram fechar as portas do Forte. Para que isso não acontecesse, a doutrina do Forte foi mudada de Artilharia de Costa para Artilharia Antiaérea. Nesse caso, o canhão foi trocado por mísseis portáteis, que podem ser carregados no ombro de um soldado. É usado para atingir naves inimigas de baixa altura,

ou seja, até 4 mil metros. Mais do que uma vasta história militar, o Forte Marechal Hermes tem uma trajetória intimamente ligada com a história de Macaé e região, já que o de-

senvolvimento social, político, cultural e econômico do município também foi moldado por meio dos acontecimentos históricos ocorridos na instituição.

CA É PÁGINA DA HISTÓRIA DE M A A INSTALAÇÃO DA FORTALEZA,

ocorrida em 16 de março de 1613, foi motivada pela necessidade da Coroa Espanhola de povoar a região. Nesta data, foi fundada a força militar do Forte Santo Antônio de Monte Frio. A unidade foi criada com a intenção da Coroa Espanhola povoar a região. O Rei Felipe II da Espanha - país que detinha o domínio de Portugal, deu ordem para colonizar a região, sabendo que aventureiros ingleses ultimavam os preparativos para invadir e estabelecer uma colônia entre os estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O objetivo era combater o contrabando de Pau-Brasil, farto na região, particularmente no Arquipélago de Santana. Desta forma, o Governador Geral, Gaspar de Souza, estabeleceu um aldeamento com 200 índios na foz do Rio Macaé, em frente à Ilha de Santana, e outro semelhante, na foz do Rio Leripe, local que atualmente é Rio das Ostras. Em 1883, o presidente da Repú-

blica, Marechal Floriano Peixoto, por ver que estavam obsoletos os canhões de mais de 200 anos, iniciou as obras de construção de um Forte na parte de cima (Bateria de Cima), inaugurada em 15 de abril de 1910, que deu origem ao Forte Marechal Hermes, decorrente da necessidade de se fortificar, para

proteger um porto, como o de Macaé, tão vizinho a Capital da Nação e de tão fácil acesso, motivando, assim, a inauguração do Forte Marechal Hermes, em 15 de abril de 1910. A fortaleza era dotada na época de canhões retirados do Cruzador Tamandaré, navio aposentado pela Marinha.


2 Caderno Dois

MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2013

Casa em primeiro lugar Bolo fofinho

Para deixar um bolo bem fofinho, basta colocar sal na receita diretamente sobre as gemas na hora do preparo.

HORÓSCOPO ÁRIES (21/03 a 20/04) A esta altura pode se constituir um belíssimo ponto de partida para novas atitudes nas relações com o mundo exterior e com os amigos em particular. Aproveite a boa fase e progrida profissionalmente.

Limpando peças em metal dourado

Mergulhe a peça em água fria com vinagre. Deixe de molho por um dia e depois esfregue com esponja grossa ou bombril novinho, levemente para não arranhar. Fica muito fácil limpar.

TOURO (21/04 a 20/05) Cuidado para não se deixar enganar pelas aparências. Não ponha expectativas em situações que parecem resolvidas, mas podem falhar. De onde você menos espera, surgirá uma boa oportunidade. GÊMEOS (21/05 a 20/06) Bom para relacionar-se com clientes e superiores profissionais. Fique esperto para uma surpresa sentimental: um amigo muito próximo revelará que sente por você bem mais que amizade!

Frutas sempre frescas

As frutas, quando colocadas na geladeira devem ir para a gaveta própria, e se conservam frescas por mais tempo se junto a elas for colocada uma esponja úmida.

Cozinhando a alcachofra Na hora da compra, escolha as alcachofras que estiverem mais pesadas, firmes Panos de pratos branquinhos

Para deixar o pano de prato bem branquinho, basta fervê-lo em uma panela com um pouco de detergente de cozinha. Não retire da panela até que a água esfrie. Depois é só lavar normalmente.

Passando roupas

Para diminuir o tempo em que se gasta para passar uma peça de roupa, basta colocar uma folha de alumínio embaixo do forro da tábua de passar. O tempo fica reduzido à metade.

e de cor uniforme. Guarde-as na geladeira, acondicionadas em sacos plásticos, ou recipiente fechado, para não ressecarem. Na hora de cozinhar, o primeiro passo é cortar o cabo rente à base e retirar as folhas externas que, geralmente, são muito duras. Com uma faca bem afiada, corte a ponta da alcachofra. Coloque água numa panela, suficiente para cobrir o legume, e cozinhe durante aproximadamente 30 minutos. Depois de cozida, retire o miolo, ou seja, a parte polpuda das folhas. Com o auxílio de uma colher, retire a parte fibrosa do interior da alcachofra; é ali que será colocado o recheio ou o molho. É sempre bom colocar algumas rodelas de limão na água do cozimento, assim nem o alimento e nem a panela escurecerão. Normalmente, a alcachofra é servida como entrada, uma para cada convidado em pratos individuais. As folhas são destacadas uma a uma, com as mãos e mergulhadas no molho. A parte polpuda da folha é puxada com os dentes e o restante é desprezado. Por isso, é preciso que tenham à mesas pratinhos para que os convidados depositem as folhas destacadas. Os convidados agradecerão se forem oferecidas lavandas em pequenos recipientes com rodelas de limão para lavarem as mãos. Sugestão de molho: 2 colheres (chá) de cebolinha verde picada; 1 xícara (chá) de camarão miúdo limpo; 1 xícara (chá) de maionese; 1 colher (chá) de suco de limão; salsinha picada; gotas de molho de pimenta, pimenta-do-reino e sal a gosto. Cozinhe o camarão por apenas 2 minutos e pique. Misture todos os ingredientes numa vasilha e tempere a gosto. Leve a geladeira por uma hora antes de servir. Acompanha aproximadamente 4 alcachofras.

CRUZADINHA famoso Zeus - O plural de nome

6. Um dos pontos cardiais - Bebe, ingere 7. Prestar atendimento 8. Tomei atitude - Feminino de vaiado 9. Colorir artificialmente - As três primeiras letras da palavra detetive 10. De caráter íntegro; honesto, justo, reto - Conjunto de cantores, coral

HORIZONTAI:1)mano - merce; 2)eco - cereal; 3)nervos - mio; 4)demover; 5) ares - nomes; 6)leste - toma; 7)atender; 8)agi - vaiada; 9)tingir - det; 10)probo - coro. VERTICAIS:1)mental -atp; 2)ace - reagir; 3)mordestino; 4)veste - gb; 5)com - envio; 6)méson - dar; 7)er - votei; 8)rememorado; 9)cairem - der; 10)elo - sapato.

RESPOSTAS

A Busca

› GÊNERO: Drama - Nacional › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIOS: 15h20, 17h20, 19h20, 21h20

› SINOPSE: Theo Gadelha

(Wagner Moura) e Branca (Mariana Lima) são casados e trabalham como médicos. O casal tem um filho, Pedro (Brás Antunes), que desaparece quando está perto de completar 15 anos. Para piorar a situação, Theo fica sabendo que Branca quer se separar dele e que seu mentor (Germano Haiut) está à beira da morte. Theo sai em busca do filho sumido e aproveita a viagem para se redescobrir.

Os Croods 3D (préestreia)

› GÊNERO: Animação, Aventura, Comédia

› CLASSIFICAÇÃO: Livre › HOÁRIOS (Dublado): 14h50*, 16h40* (*Horários válidos

PROGRAMAÇÃO SEMANAL DO CINEMAGIC NO PLAZA MACAÉ DE 15 A 21 DE MARÇO somente sábado e domingo)

› SINOPSE: Na época pré-

histórica de Croodacious, a Mãe Natureza ainda fazia experiências, a fauna e a flora eram muito diferentes de hoje em dia. Neste cenário, um homem das cavernas, líder da sociedade local, deve enfrentar a concorrência com um gênio pré-histórico, descobridor do fogo.

Amor é Tudo que Você Precisa

Itália. O que Ida não imaginava é que o outro carro envolvido no acidente pertencesse a Philip (Pierce Brosnan), o pai do noivo. Diante da situação, eles resolvem ir juntos ao local da cerimônia e, ao chegar, começam a se envolver romanticamente.

Oz, Mágico e Poderoso 3D - Livre - Dublado

› GÊNERO: Comédia, Romance › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIOS (Legendado):

› GÊNERO: Aventura, Fantasia,

› SINOPSE: Ida (Trine Dyrholm)

16h10, 16h30*, 18h40, 19h, 21h20, 21h30 (*Horário válido somente sábado e domingo) › SINOPSE: Oz (James Franco) é o dono de um circo mambembe, que tem uma ética um tanto quanto questionável. Transportado para um mundo mágico e desconhecido, ele precisa

14h40, 17h, 19h20, 21h40

está passando por um terrível inferno astral. Além de se recuperar de uma doença, ela descobre que seu marido a está traindo com uma jovem contadora. De quebra, ainda sofre um acidente de carro quando está indo para o casamento da filha, em plena

Ação

› CLASSIFICAÇÃO: Livre › 3D - Horários (Dublado):

LIBRA (23/09 a 22/10) Se você permitir que a timidez e o acanhamento escondam seu talento e seu valor, nunca chegará a lugar nenhum. A humildade é uma virtude, mas não a ponto de impedir que você consiga se realizar.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 21/01) Você estará introspectivo e recolhido neste período. Terá bem pouca paciência para se produzir para ir a uma balada, ou outro compromisso social. Mas, não se isole demais. Isso não é bom.

expedição 6. Partícula nuclear instável - Ceder, doar 7. Símbolo do érbio - Participei de votação 8. Relativo a rememorar 9. Descerem, arriarem - (Abrev.) Departamento de Estradas e Rodagens 10. ... Perdido (Nome filme e livro) Usa nos pés

CINEMA

VIRGEM (23/08 a 22/09) Um tempo de mudança. Você poderá mudar de cargo, de trabalho, de atividade, de casa, de postura, de cidade e de país. Seja como for, sua vida começará a mudar. E, sem dúvida, para muito melhor!

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Período em que você será atormentado por dúvidas sobre a vida, a profissão e o amor. Abrir seu coração com um amigo sincero é algo que poderia lhe trazer um grande alívio. Leve a vida com menos complicações!

Verticais 1. Que diz respeito à mente (Abrev.) Associação dos Tenistas Profissionais 2. Uma marca de sabão em pó - Ter reação 3. Que nasce no nordeste 4. Eu visto, ele... - Símbolo de Gigabyte 5. Domínio de topo, normalmente usado para sites comerciais - Remessa,

LEÃO (22/07 a 22/08) Acordos e contratos cujas soluções se arrastam há muito tempo podem se resolver neste período. Use a habilidade que você tem de perceber o que há de errado nas diversas situações e será mais feliz.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Momento de conscientizar-se. A percepção espiritual que a acompanha pode estar sendo prejudicada por atitudes intolerantes, que só atraem más vibrações e prejudicam seu desenvolvimento.

Horizontais

1. Forma carinhosa de chamar o irmão - As cinco primeiras letras da palavra Mercedes 2. Repetição, mais ou menos clara, de um som refletido Relativo às sementes farináceas (Ex. o Trigo) 3. Complete a frase: Estou com os ... a flor da pele - Miadela, voz do gato 4. O mesmo que descolar 5. Na mitologia grega era filho do

CÂNCER (21/06 a 21/07) O instinto será seu amigo durante toda esta semana. Por isso, guie-se mais por ele do que pela razão. Com isso, vários problemas serão evitados e muitas soluções serão encontradas.

lidar com a batalha entre três bruxas locais: Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glenda (Michelle

Williams). Prelúdio de O Mágico de Oz (1939) e dirigido por Sam Raimi (trilogia Homem-Aranha).

AQUÁRIO (21/01 a 18/02) Por mais que cobre de si mesmo uma total independência, não são poucas as vezes em que você para se sentir realizado necessita de aprovação dos outros. Tente aceitar o fato de que todo mundo é assim. PEIXES (19/02 a 19/03) Use o otimismo como defesa para qualquer obstáculo que possa pintar em sua vida durante o período. Você se surpreenderá como as coisas mais sombrias sumirão de seu caminho. Amor e saúde em alta.


MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2013

Caderno Dois 3

Kelvin Karvalho kelvin.karvalho@uol.com.br

O QUANTO DURA SEU PERFUME? Um jornalista pegou 3 frascos vazios de perfumes de 50ml

de marcas diferentes, encheu com água e borrifou até o fim. Um frasco de 50ml, possui 735 borrifadas, sendo assim, um de 100ml possui o dobro, 1470 borrifadas, um de 30ml, 441 borrifadas e assim por diante. Com esse número e a quantidade de borrifadas que damos diariamente, descobrimos o quanto aquele frasco vai durar.

PLÁSTICO. O uso de cartões de crédito e débito injetou US$ 51,3 bilhões

(mais de R$ 100 bilhões, de acordo com a cotação do Banco Central do Brasil do dia 13 de março de 2013) no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, entre os anos de 2008 e 2012. Esse valor representa 1,15% do total do PIB. O levantamento realizado pela Visa, junto com a Moody’s Analytics, mostra que o País se destaca na América Latina, em relação à contribuição mais relevante do uso de cartões para pagamentos. Em seguida, aparecem México e Argentina, ambos com US$ 8 bilhões acrescentados em seus respectivos PIBs. No período analisado, o uso de cartões incrementou em US$ 77 bilhões o PIB da América Latina e Caribe.

CONSUMIDOR. A presidente Dilma Roussef anunciou, na manhã da última sex-

ta-feira (15), Dia Mundial do Consumidor, um conjunto de medidas para proteger o consumidor brasileiro. O plano, segundo Dilma, transforma a proteção do consumidor em política de Estado. As questões envolvendo o comércio eletrônico e a telefonia não ficaram de fora do pacote. No primeiro caso, os lojistas passar a ser obrigados a criar um canal de atendimento ao consumidor, garantir informações claras sobre quem vende e o que está sendo vendido e criar procedimentos claros sobre o direito de arrependimento. Já quando se trata de telecomunicações, um novo regulamento simplificará as regras para atendimento, cobrança e oferta de serviços, incluindo regulamentação para os combos, mecanismo de comparação de planos e serviços, padronização das regras de atendimento e combate à venda casada.

Alexandre Careca e o Dj Marcelo Garcia

ANoALAN KARDEC. Cajueiros, que antes era calma hoje em dia virou um motel

durante a noite. “Casais” praticam sexo durante vários momentos na surdina. De manhã as calçadas são decoradas com preservativos usados. Incrivel e a rua é quase central.

SALÁRIO ALTO. Uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Mi-

chael Page revela quais profissionais serão mais requisitados pelas empresas do Rio de Janeiro em 2013. Diretor ou Gerente de Obras estão entre eles, e pela grande procura, seus salários chegam a R$ 40 mil. De acordo com dados da consultoria, em comparação com as oportunidades trabalhadas em todo o Brasil, o Rio de Janeiro registrou maiores contratações nas áreas Jurídica, de TI e Recursos Humanos. Nessas áreas, o Rio representou 33%, 22% e 22% das contratações para as áreas em todo o Brasil.

Camilla Reis e Haulyson Herdy

AGENDA CULTURAL Eliminação da Brasil Offshore 2013 Discriminação Racial Está tudo organizado para a 7ª edi-

Em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial de Macaé, o Grupo de Estudos da Cultura Afro-Brasileira Carucango, formada por representantes da sociedade civil organizada do municipio, promove uma reflexão pela passagem do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, que ocorre no dia 21 de março. O evento consta de programação especial alusiva à data. A abertura acontece nesta terça-feira (19) com exposição da artista plástica Beth Medeiros intitulada “Brasil e suas Etnias Aricanas”, no Hall do Paço Municipal. As atividades prosseguem no Teatro do Sindipetro-NF, nos dias 20 e 21, com a Mostra de Cinema Negro exibindo os filmes ‘Discriminação Racial no Mercado e Trabalho’ e herois de Todo Mundo - A Cor da Cultura’. › SERVIÇO: Evento pelo Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial › DATA: 19, 20, e 21 de março › LOCAIS: Hall do Paço Municipal e Sindipetro-NF

› SERVIÇO: exposição “Asas para Sonhar”

ção da Brasil Offshore - Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás, que acontecerá de 11 a 14 de junho no Macaé Centro. Já estão confirmados mais de 550 expositores. As obras de reforma do Centro de Convenções estão em ritmo acelerado. A Brasil Offshore é o evento líder de mercado, sendo o 3º maior do mundo, reunindo as maiores oportunidades de negócios do setor. O evento é realizado a cada dois anos em Macaé, que é base das operações e responsável por mais de 80% da exploração Offshore do Brasil. O evento atraiu em 2011, uma visitação superior de 52.000 profissionais e 700 expositores, sendo 155 internacionais. › SERVIÇO: Brasil Offshore › DATA: 11 a 14 de junho › LOCAL: Macaé Centro

› DATA: até 15 de abril › LOCAL: Galeria Café com Arte - Av.

“Asas para Sonhar”

A Mais Bela Negra de Macaé

***

Prossegue sendo bastante visitada a exposição “Asas para Sonhar”, das artistas plásticas Beatriz Mignone (Bia) e Silvana Borges, que acontece na recém inaugurada Galeria Café com Arte. O novo empreendimento tem à frente a artista plástica Beatriz Mignone, do Bia Atelier.

NAS BANCAS

Atlântica, 1690 - Praia dos Cavaleiros

***

Oficina de Gastronomia

As chef’s de cozinha Patricya Cortes e Maristela Fim promovem mais uma aula e degustação de culinária. Trata-se desta vez da Oficina de Gastronomia colocando em evidência a confecção de diversas saladas mediterrâneas. A novidade está marcada para acontecer no próximo 26 de março, no Restaurante Cozinha da Glória. › SERVIÇO: Oficina de Gastronomia › DATA: 26 de março › LOCAL: Restaurante Cozinha da Glória › INFORMAÇÕES: (22) 8142-3316 / 9755-3090 / e-mail: pat60cortes@ hotmail.com

***

A Tribo dos Malês está em preparativos para dar início a 4ª edição do Concurso A Mais Bela Negra de Macaé. As inscrições serão abertas no dia 4 de março, e vão até o dia 22 de março. O procedimento vai funcionar de segunda a sexta das 9h às 17h no

Tênis Clube - sede social, onde as candidatas devem comparecer portando xerox de identidade e comprovante de residência e levando uma lata de leite em pó, para ser doada ao projeto Fome Não Tem Cor. › SERVIÇO: Concurso A Mais Bela Negra de Macaé › INSCRIÇÕES: até o dia 22 de março › LOCAL: Tênis Clube - sede social › OUTRAS informações: telefone (22) 9956-4574

***

Domingo Divertido

Uma programação especial marca os domingos da criançada macaense e região. Trata-se do Domingo Divertido, que acontece quinzenalmente no Shopping Plaza Macaé, com atrações teatrais gratuitas prometendo muita diversão para as crianças. A próxima edição será no dia 31 de março, a partir das 15h, na Praça de Alimentação do Shopping, onde os pequenos, acompanhados dos pais ou responsáveis, vão curtir e aplaudir uma deliciosa história infantil. › SERVIÇO: Domingo Divertido › DATA: 31 de março › LOCAL: Shopping Plaza Macaé › OUTRAS informações: www.shoppingplazamacae.com.br

Curso de Teatro

Estão abertas as inscrições para o Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes na Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores - Rua do Sacramento nº 63 - Imbetiba. O evento é uma realização do Organogrupoteatral, com a proposta de descobrir o artista que existe em cada participante. As vagas são limitadas. › SERVIÇO: Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes › LOCAL: Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores › INFORMAÇÕES: telefones (22) 99431552 / (22) 8155-4320

***

Macabu Fest Gospel

Já tem data marcada o 1º Macabu Fest Gospel. O evento acontecerá no dia 30 de março, no Clube do Bosque de Conceição de Macabu, numa promoção de Petro Marine Eventos, contando com a participação de Bruna Karla, Paulo Henrique e Robinson Monteiro. › SERVIÇO: 1º Macabu Fest Gospel › DATA: 30 de março › LOCAL: Clube do Bosque de Conceição de Macabu › MAIS informações: www.petromarine.com.br / telefones (22) 2779-4875 / 9226-3912

Ensinando a ser bela!

Já marcando o maior sucesso está o Instituito de Beleza Anova Cosméticos em Macaé, que foi inaugurado recentemente, lançando uma linha variada de novos produtos e introduzindo na região a excelência em serviços na área de cosméticos. O novo empreendimento tem à frente os empresários, Iraci e o médico Paulo Peixoto, oferece diversos cursos de automaquiagem e maquiagem profissional, ensinando as mulheres que com simples traços conseguem grandes transformações. › SERVIÇO: Cursos de automaquiagem e maquiagem profissional › LOCAL: Instituito de Beleza Anova Cosméticos - Av. Rui Barbosa, 312 - Shopping Aloha › INFORMAÇÕES: (22) 2772-0615 COMO DIVULGAR OS INTERESSADOS em divulgar eventos em Macaé e região podem entrar em contato com a jornalista Isis Maria, através do telefone (22) 2106-6060 - ramal 216 / ou 9985-3569 - 9927-6822 ou pelo e-mail isismaria@odebateon.com.br


4 Caderno Dois

MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2013

TRABALHO E RENDA

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Rio Sociocultural 2013

As ações participantes devem ser soluções simples, que dispensem grandes investimentos

E

stão abertas até o dia 5 de abril as inscrições para o Prêmio Rio Sociocultural 2013, cuja premiação aumentou para R$100 mil este ano. É mais uma oportunidade para ações socioculturais dos 92 municípios fluminenses ganharem visibilidade nacional e recursos para o aperfeiçoamento de suas atividades. Podem se inscrever grupos de teatro, dança, música, cinema,

circo e outras manifestações socioculturais coordenadas por instituições públicas, ONGs, oriundas de iniciativas pessoais ou de grupos, formais ou informais, com sede no estado do Rio de Janeiro e, no mínimo, um ano de implantação. As ações participantes devem ser soluções simples, que dispensem grandes investimentos, contribuam com o crescimento social, para o aumento da au-

toestima das comunidades e gerem trabalho e renda. “Esse prêmio representa um movimento que valoriza práticas socioculturais exitosas, mas que permanecem ocultas nas regiões do interior e metropolitana do estado. O nosso foco é viabilizar a multiplicação desses bons exemplos e incentivar para que novas ações no âmbito social e cultural surjam e contribuam efetivamente para a consolida-

ção da identidade fluminense”, afirma a presidente do RIOSOLIDARIO, Daniela Pedras. As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas entre pelo site www.premioriosciocultural. com.br. Quem preferir man-

dar o material impresso, basta preencher o formulário disponível no site e enviar para Instituto Cultural Cidade Viva, na Rua São Bento, 09, 1° andar Centro, Cep: 20.090-010, Rio de Janeiro, RJ.

No dia 2 de maio serão anunciadas as 10 ações finalistas. Cada uma delas receberá R$5mil e os cinco grandes vencedores, que serão conhecidos durante a cerimônia de premiação, na segunda quinzena de junho, receberão mais R$10 mil cada. Histórico: em três edições, o Prêmio recebeu mais de 750 inscrições vindas de todos os 92 municípios do Estado. Entre as cidades contempladas estão Rio de Janeiro, Niterói, Resende, Volta Redonda, Petrópolis, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu, Queimados, São Fidélis, Cachoeiras de Macacu, Itaperuna e Quissamã. O Prêmio Rio Sociocultural é realizado pelo RIOSOLIDARIO - Obra Social do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), e conta com patrocínio da Ceg Rio, da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e apoio do Sebrae.


Caderno Dois - 190313