Caderno Dois - 130313

Page 1

Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), QUARTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2012 • ANO XXXVII • Nº 8031 • FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES

Carapebus completa 18 anos O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO

H

oj e é mot i vo d e festa para os carapebuenses, pois a cidade completa 18 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar a data, a cidade receberá a cantora gospel Elaine Martins, na principal praça da cidade, a Praça Frei Baltazar, a partir das 19h. Antes do show, a população poderá prestigiar a palavra de Deus que será ministrada pelo Pastor Samuel Malafaia e a participação especial de bandas das igrejas da cidade.

O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO do município aconteceu na

Praia de Carapebus, por volta de 1627 com a chegada de militares portugueses. O nome se deu devido ao peixe Carapeba, que existia em grande quantidade no local. Existem relatos na história do município, que uma forte chuva alagou toda a praia obrigando os moradores a se mudarem para um local mais distante do mar, local que atualmente é o centro da cidade.

O Distrito de Macaé até 1995, Carapebus era o 3º Distrito do município de Macaé, quando no dia 13 de março foi dado o nosso grito de independência, o

dia do SIM. O plebiscito aconteceu no Real Clube de Carapebus, tendo vencido o sim por uma maioria esmagadora de 3497 votos contra 148.

PARABÉNS DO PREFEITO O PREFEITO AMARO FERNANDES parabeniza toda a cidade por seus 18 anos de história. “Lutei junto com o povo pela emancipação de Carapebus e foi uma conquista de todos. Foi o desejo para que pudéssemos

caminhar com as próprias pernas, nos tornando independente. Ao completar 18 anos, podemos perceber a trajetória da cidade que passou por muitas dificuldades, porém também teve muitas vitórias. Esta-

mos caminhando em prol do desenvolvimento da cidade que já se faz presente na vida dos munícipes. Parabéns para o povo carapebuense, pois com certeza é uma data muito especial”, finaliza o prefeito.

A economia de Carapebus a usina de Carapebus, fundada em 3 de setembro de 1927, foi a primeira fonte de renda e de emprego do então terceiro distrito de Macaé. O açúcar foi propulsor da economia local naquela época, sendo por muitos anos a principal fonte de renda e de emprego da região. Os primeiros donos foram os portugueses, sendo que um deles foi o senhor Antônio Augusto da Paz, sendo adquirida pelo grupo Othon em 1972. Com a falta de incentivo por parte do governo e também o produto sendo vendido a baixíssimo preço, o setor passou a atravessar por crises e as usinas entraram em decadência.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.