Caderno2 9356 22 23 e 24 07 2017

Page 1

www.odebateon.com.br

Macaé (RJ), sábado, 22, domingo, 23 e segunda-feira, 24 de julho de 2017, Ano XLII, Nº 9356

Fundador/Diretor: Oscar Pires

CADERNO DOIS O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ

Dançando como uma Diva

Na 20ª Mostra Interna da Âmbar, as alunas dão um show de talento e homenageiam as Divas da Música brasileira e internacional

U

m dos eventos mais esperados do ano, tanto para as alunas quanto para os pais e professores, é a Mostra Interna Âmbar. Celebrando o vigésimo ano de sua realização, a mostra homenageia as Divas da Música dos anos 20 até a atualidade. Dolores Duran, Elis Regina, Beyoncé, Shakira, Clara Nunes, Janis Joplin e tantas outras serão temas das apresentações que acontecerão até o dia 22 deste mês, às 18 horas, na Âmbar do Cavaleiros. Tanta inspiração para o tema só poderia vir da Érica Mendes, a "Tia Érica", professora e diretora da Âmbar. Depois de muita pesquisa, dedicação e carinho, ela encerra este primeiro semestre junto com o seu time em um evento muito especial, que proporciona a integração das alunas e seus familiares. Assim como nas mostras anteriores, Érica procurou por temas que fogem um pouco do universo infantil, apresentando para as crianças personalidades importantes que, de alguma forma, marcaram época. Para isso, são feitas pesquisas bibliográficas sobre cada uma das divas e as turmas aprendem um pouco sobre suas vidas, curiosidades e fatos marcantes das suas carreiras, expandindo seus conhecimentos culturais. No tema “Divas da Música”, os passos de dança trazem as características mais marcantes de cada diva e o ritmo de suas músicas é incorporado às modalidades de dança, ginástica rítmica e até ao circo, por exemplo. Tem rock no balé clássico, pop na dança espanhola, jazz na Música Popular Brasileira e muito mais. “O movimento de braços da Elis Regina ao se apresentar é uma característica dela que marcou muito. O que poucos sabem, e que explicamos para as crianças, é que isso é uma estratégia para vencer a timidez na hora de subir no palco. Nós exploramos esse trejeito dela e o incorporamos na dança, o que casou muito bem”, explica Tia Érica. No momento de criação, os professores deixam as crianças livres para palpitar sobre passos que gostariam de acrescentar nas coreografias, o que estimula a criatividade e a personalidade de cada uma. É nesse momento, explica Tia Érica, que muitos outros talentos se revelam. Crianças que cantam, atuam, dublam e possuem habilidades até então pouco exploradas se sentem à vontade para mostrar e desenvolver outros dons artísticos. Já o momento dos espetáculos acontece em um clima bem intimista, em que as crianças ficam bem próximos dos seus familiares, proporcionando uma troca emocionante. Elas aprendem a vencer seus medos, a superar suas dificuldades, mostram tudo o que aprenderam nas aulas e recebem de perto o carinho dos pais e amigos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.