Page 1

Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), QUINTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO DE 2013 • ANO XXXVIII • Nº 8230 • FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES

Macaé sob o olhar do artista Márcio Gonçalves A instalação fotográfica ‘Antropologia Urbana/Olhar Urbano sobre Macaé’, de autoria do cineasta e fotógrafo Márcio Gonçalves, será inaugurada na próxima terça-feira (5) no Hall da Funemac

Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

N

ova edição de mostra fotográfica apresenta um dia na vida macaense, revelando traços peculiares e características que compõem sua identidade. Trata-se da instalação fotográfica ‘Antropologia Urbana/Olhar Urbano sobre Macaé’, de autoria do cineasta e fotógrafo Márcio Gonçalves, em nova versão, que será inaugurada na próxima terça-feira (5) no Hall da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), abrindo oficialmente as comemorações pela Semana da Cultura. A exposição poderá ser apreciada e aplaudida até o dia 20 de novembro. O evento é resultado de uma parceria entre a Fundação Macaé de Cultura, Funemac, Prefeitura de Macaé e Triunfo Produções. Segundo o fotógrafo, o local da mostra, a Funemac, onde passam mais de dois mil alunos, tem a pos-

sibilidade de abrir uma ampla discusão sobre a identidade local e sobre o projeto. Márcio Gonçalves esclarece que o Projeto “Olhar Urbano Sobre Macaé” consiste em documentar, por meio de fotos e vídeos, um dia na vida da cidade, revelando traços peculiares e características que compõem

sua identidade. “A mostra expõe cenas de uma cidade que viu, a partir da instalação da indústria do óleo e gás, sua população crescer 300% em 40 anos, alterando profundamente seu perfil urbano. Mácio adianta que a mostra é composta por obras que traduzem em cores, temas, cheiros e imagens revelado-

ras de um meio urbano atravessado por trânsito caótico. “São ruas e espaços tumultuados, cenários do dia a dia de 200 mil pessoas caminhando em busca de trabalho e melhores condições de vida e que, face à rapidez com que tudo vem acontecendo, sentem-se desorientadas”, declara o autor.

M ÁRCIO GONÇALVES e foo ral, teat tor tógrafo urbano e dire tem es çalv Gon cio macaense Már uma folha de trabalhos ligados à arte cênica, tanto no Brasil, quanto em outros países da América do Sul. É graduado em Artes Cênicas, Interpretação e direção teatral no Centro de Arte Calouste Gulbenkian e na Casa das Artes de Laranjeiras. Estudou na Faculdade Hélio Alonso roteiro e interpretação para cinema, e na AICTV - Academia Internacional de Cinema e TV - Direção de Fotografia Cinematográfica. Fundou a Companhia de Teatro Faz e Conta em março de 1991, dirigiu 18 peças de teatro. Atuou como diretor teatral no ¨Programa de Criança¨ - Petrobras; ¨A Natureza da Paisagem¨ - Governo Federal. Realizou projetos de antropologia urbana para o Banco Central do Equador e Prefeitura de Macaé; Audiovisuais para a Unicef e Governo Federal do Equador. Atuou como diretor de filmes public itár ios em vár ios paí ses da América Latina. Os contatos com Márcio Gonçalves podem ser feitos pelos telefones (22) 99893-1436 / (22) 27591452. Seus trabalhos podem ser conferidos no www.marciogoncalves.net ou www.youtube.com/ user/eltriunfofilmes.

“Olhar Urbano Sobre Macaé”

CINEASTA DOCUMENTARISTA

Em busca da memória afetiva Para Márcio Gonçalves, as diferentes crises as quais a sociedade está exposta têm gerado nas cidades em desenvolvimento um crescimento desordenado. Dentro delas, o cidadão acha-se estranho por não reconhecer os costumes e hábitos do seu passado. “Ir ao encontro da me-

mória afetiva que cada ser humano carrega é a proposta deste projeto. Sua especificidade consiste em promover e provocar, por meio dos sentidos, a emoção de um tempo, que tendo sido vivido, constrói em cada pessoa os elos que a ligam a sua própria história”, explica o fotógrafo.

A proposta da instalaçao “Olhar Urbano Sobre Macaé” é provocar nos participantes experiências estéticas que os levem à reflexão sobre sua importância no contexto onde vivem, ativando percepções e enriquecendo atitudes cidadãs, que apontem para a conquista da identidade cultural. Esta pesquisa tem seu foco no estudo da Antropologia Urbana, dedicando-se a estudar a vida na cidade, a descrever e analisar os atores e comunidades que a compõem, marcando os âmbitos culturais, sociais e econômicos, traduzidos nas 24 horas de um dia.


2 Caderno Dois

MACAÉ, QUINTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO DE 2013

Caravana Cultural realiza evento em Glicério N EVENTO

O Solar Monte Elísio teve sua obra iniciada em 1852 pelo seu dono José Domingues de Araújo

DIVULGAÇÃO

a última semana foi realizada mais uma Caravana Cultural na Serra: Heterogênese Urbana, Cidadania & Direitos Humanos, em Glicério. Participaram da ação as Escolas Municipais Pedro Adami, Ivete Santana, Raul Vieira, Natálio Salvador Antunes e ainda os Grupos da Terceira Idade do Frade, Córrego do Ouro, Trapiche e Glicério. A ação pública reuniu a população que passava pelo local para celebrar a vida com os jovens e adultos que apresentaram músicas, cenas teatrais, canções indígenas, capoeira e maculelê, enaltecendo o tema que estava em debate: “Saber Cuidar”. Muitos expressaram seus sentimentos e ideias sobre o saber cuidar de si, o saber cuidar do outro, do local onde vive, do planeta. Os jovens falaram sobre as questões do cuidado de si, trazendo como ponto central as drogas e as vidas que se perdem devido a esta experiência. Alunos da Escola Municipal Pedro Adami, de Córrego do Ouro, expressaram preocupação com o número de adolescentes entrando para o mundo das drogas na serra. A ação pública se deu pela interação entre jovens e pessoas da Terceira Idade. Todos compondo compreensões sobre a vida, buscando se contagiar a partir das suas experiências. A Ação Pública Caravana Cultural na Serra tem como objetivo principal promover a composição e a conexão da diversidade social, dando espaço de expressão através da arte e das diversas culturas.

HORÓSCOPO ÁRIES (21/03 a 20/04) Não se assinala o caminho apontando com o dedo, mas sim caminhando à frente. Seja mais otimista e perseverante, que tudo sairá a contento. Cuide da saúde e da reputação. TOURO (21/04 A 20/05) Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje. Cuidado com que você diz, pois poderá voltar-se contra você num futuro próximo. GÊMEOS (21/05 A 20/06) À medida que a discussão avança, a verdade recua. Seu desenvolvimento mental e profissional será notável, juntamente com as relações importantes que pretende fazer. CÂNCER (21/06 A 21/07) Quem não compreende um olhar também não compreenderá uma longa explicação. Ouça os conselhos dos amigos, mas siga sempre seu coração. LEÃO (22/07 A 22/08) No temor do Senhor tem o homem forte amparo. Muito otimismo quanto a uma vida tranquila e feliz em um futuro próximo. O momento, com certeza, será de muitas realizações. VIRGEM (23/08 A 22/09) Deus não escuta a voz, mas o coração. Conselho sábio de São Cipriano. Por isso tenha um coração cheio de amor e paz,. LIBRA(23/09 a 22/10) O verdadeiro discípulo é aquele que supera o mestre. Faça de tudo para melhorar suas condições social, amorosa, profissional e financeira. ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Nenhuma boa história se gasta, por muitas vezes que se conte. Dia em que terá sucesso em tudo que está relacionado com o ensino e a educação.

CRUZADINHA TIRA DE JORNAL

POR DANIEL FRANKLIN - TIRADEJORNAL.BLOGSPOT.COM

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Lembre-se: “Se fizeres um favor, não o recordes; se receberes um favor, nunca o esqueças”. Os amigos estarão dispostos a colaborar e a vida amorosa e familiar lhe dará muita felicidade. CAPRICÓRNIO (22/12 A 21/01) O mais valioso de todos os talentos é aquele de nunca usar duas palavras quando uma basta. Pode demorar, mas conseguirá o que está pretendendo. Pense mais em seu lar. AQUÁRIO (21/01 A 18/02) Quando falares, procura que as tuas palavras sejam melhores que o teu silêncio. O momento promete ótimo prenúncio para amor, para a família e os amigos. PEIXES (19/02 A 19/03) A natureza concedeu aos grandes homens a faculdade de fazer e aos outros de julgar. Raciocínio rápido, excelente intuição e mente voltada somente para o bem é o que lhe pressagia o astral deste dia.

CINEMA Meu Passado me Condena Nacional

› GÊNERO: Comédia › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIOS: 14h40, 15h20, 16h50, 17h30, 19h, 19h40, 21h10, 21h50

› SINOPSE: Quando Fábio (Fábio

Porchat) e Miá (Miá Mello) se encontram, é amor à primeira vista. Eles se casam um mês depois de se conhecerem e decidem viajar à Europa em um cruzeiro em lua de mel. Só que, durante a viagem, eles encontram seus antigos namorados, Beto (Alejandro Claveaux) e Laura (Juliana Didone), que hoje estão juntos e também passam sua lua de mel.

Obsessão

PROGRAMAÇÃO SEMANAL DO CINEMAGIC MACAÉ DE 25 A 31 DE OUTUBRO

› GÊNERO: Suspense › CLASSIFICAÇÃO: 16 anos › HORÁRIOS (LEGENDADO): 14h50, 19h20 › SINOPSE: Ward (Matthew McCo-

naughey) é jornalista de um grande jornal e precisa retornar para sua pequena cidade para fazer a cobertura da prisão de Hillary Van Wetter (John Cusack), acusado e condenado à morte pelo assassinato do xerife local. Os problemas começam quando Jack (Zac Efron), seu irmão mais novo, começa a se envolver com Charlotte (Nicole Kidman), mulher misteriosa e mais velha, que mantinha contato com o prisioneiro.

Os Suspeitos

› GÊNERO: Suspense

› CLASSIFICAÇÃO: 14 anos › HORÁRIOS (LEGENDADO): 18h, 21h › SINOPSE: Keller Dover (Hugh Ja-

ckman) leva uma vida feliz ao lado da esposa Grace (Maria Bello) e os filhos Ralph (Dylan Minnette) e Anna (Erin Gerasimovich). Um dia, a família visita a casa de Franklin (Terrence Howard) e Nancy Birch (Viola Davis), seus grandes amigos. Sem que eles percebam, a pequena Anna e Joy (Kyla Drew Simmons), filha dos Birch, desaparecem. Desesperadas, as famílias apelam à polícia e logo o caso cai nas mãos do detetive Loki (Jake Gyllenhaal). Não demora muito para que ele prenda Alex (Paul Dano), que fica apenas 48 horas preso devido à ausência de provas contra ele.

Serra Pelada

› GÊNERO: Drama - Nacional › CLASSIFICAÇÃO: 14 anos › HORÁRIOS: 17h10, 21h30 › SINOPSE: Juliano (Juliano Ca-

zarré) e Joaquim (Júlio Andrade) são grandes amigos que ficam empolgados ao tomar conhecimento de Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo, localizado no estado do Pará. A dupla resolve deixar São Paulo e partir para o local, sonhando com a riqueza. Só que, pouco após chegarem, tudo muda na vida

deles: Juliano se torna um gângster, enquanto que Joaquim deixa para trás os valores que sempre prezou.

Riddick 3

› GÊNERO: Ficção científica , Ação › CLASSIFICAÇÃO: 16 anos › HORÁRIO (LEGENDADO): 15h40 › SINOPSE: Riddick (Vin Diesel), o

homem mais procurado da galáxia, foi abandonado à própria morte em um planeta destruído pela guerra. Seu único desejo é voltar para o planeta de onde veo, mas para isso ele precisará enfrentar vários demônios e caçadores de recompensas. Enfrentando dificuldades para cumprir a tarefa sozinho, ele faz um pacto com Vaako (Karl Urban), que promete ajudá-lo no retorno à sua terra natal.

Gravidade 3D

apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.

Tá Chovendo Hambúrguer 2

› GÊNERO: Animação, Comédia, Família › CLASSIFICAÇÃO: Livre › HORÁRIOS (DUBLADO) : 3D 14h30, 16h20, 18h10

› SINOPSE: Após a desastrosa tem› GÊNERO: Ficção científica pestade de comida no primeiro › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos filme, Flint (Bill Hader) e seus › HORÁRIOS (LEGENDADO): 20h, 21h45 › SINOPSE: Matt Kowalski (George amigos são obrigados a deixar a Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer

cidade de Boca Grande. Sem saída, ele aceita o convite de seu ídolo, Chester V (Will Forte), e juntase à The Live Corp Company, que reúne os melhores inventores do mundo. Porém, quando descobre que sua máquina ainda funciona e agora cria perigosas comidas animalescas mutantes, Flint decide retornar e tentar salvar o mundo.


MACAÉ, QUINTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO DE 2013

Caderno Dois 3

Vip's por Isis Maria isismaria@odebateon.com.br

Ampliando conhecimento

Festa dupla Sábado (26) foi um dia duplamente festivo e de muitos sorrisos para Daniela Madureira Zarour Pinheiro. A bela chef de cozinha curtiu o clima especial de aniversário, em ambiente de muitos abraços dos familiares mais íntimos. Na ocasião, a alegria foi ainda maior, quando ela foi pedida em casamento por Flávio Reid (Gut). Os noivos agora ostentam lindas alianças nas mãos direita.

Antenadíssima com lançamentos e no vidades no mercado dermatológico, a macaense e competente médica Michele Monteiro participou do 6º Simpósio de Cosmiatria e Laser, em São Paulo, realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Às pacientes, novidades à vista. Aguardem!

Daniela e Gut em dia especial de aniversário dela e de noivado

Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

(2 TIMÓTEO 1:7)

A bela médica Michele trazendo mil novidades de sua especialidade para Macaé

Encontro empresarial

Missionário em Macaé O Missionário Africano Anatole Sobogo esteve numa campanha de cura e libertação na Igreja Água Viva da Ajuda de Baixo, durante três dias. Como amigo da Igreja Água Viva de Macaé, ele sentiu desejo de fazer visitas às famílias do bairro e encerrando a noite com cultos de louvor e libertação.

As noites contaram ainda com o louvor abençoado que foi comandado por Jodiney da Silva Moreira (Juquinha). Aliás, o Missionário Anatole estará nesta quinta-feira (31) pregando a Palavra de Deus na Igreja Água Viva do Centro - Rua Tiradentes, 112.

O Missionário Anatole estará hoje na Igreja Água Viva do Centro

O diretor de O DEBATE, Jornalista Oscar Pires, participou de reunião onde Mário Allen, ex-diretor de concessão da Foz, apresentou Fernando Bessa, que assume o departamento da empresa sediado na cidade com objetivo de garantir a realização de obras de

esgotamento sanitário em Macaé, através da Parceria Pública Privada (PPP) firmada com a prefeitura no ano passado. No encontro, os representantes da empresa garantiram que em cinco anos Macaé terá todo o seu esgoto tratado.

Oscar Pires ladeado por Mário Allen e Fernando Bessa

Em New York

John Guy, CPA, Vice-Presidente de Operações no Brasil da LHR Serviços e Equipamentos, acompanhado de Ricardo Nunes, da Navegar, empresa especializada em acessórios para movimentação de carga, durante a solenidade comemorativa dos 10 anos de fundação da Rede Petro da Bacia de Campos realizada semana passada no auditório do Senai

“Vou dar uma chegadinha em New York e já volto!”, disse o colunista de O DEBATE, Kelvin Karvalho, ao embarcar no Aeroporto Internacional do Galeão na terça-feira (29), rumo a alguns dias de férias em New York (USA). Aliás, Kelvin conhece aquela cidade como a palma da mão, sabendo curtir os melhores roteiros turísticos, pois é pra lá que vai todos os anos. Kelvin Karvalho embarcando terça-feira rumo a New York

AGENDA CULTURAL Festa de aniversário

Um jantar marca o aniversário do Xangô Menino. A comemoração acontecerá no dia 23 de novembro, na Casa Portugal - Nova Macaé, em meio a buffet livre de cardápio de boteco, refrigerante e cerveja liberados, e música ao vivo com shows do grupo Mistura Rica e Cristina Pacheco. › SERVIÇO: Jantar de aniversário do Xangô Menino › DATA: 23 de novembro › LOCAL: Casa Portugal - Nova Macaé › CONVITES: R$ 80,00 (Bazar do Xangô Menino ou pelos telefones (22) 99863-1225 / 98814-6865 / 2762-0687

***

Show de Alma Thomas

‘A voz tem gringa no Som Brasil, a cantora e compositora americana Alma Thomas, uma das grandes estrelas reveladas pelo The Voice Brasil 1, vem a Macaé para única apresentação. O show acontece no dia 9 de novembro no Marisco’s. Alma Thomas foi um dos destaques na primeira edição do programa The Voice Brasil, onde era a única participante estrangeira e teve que provar a sua intimidade com a música brasileira sem esquecer do seu lado bem enraizado no Jazz e blues. › SERVIÇO: Show de Alma Thomas

NAS BANCAS

› DATA: 9 de novembro › LOCAL: Marisco’s › INGRESSOS: R$ 250 (para 4 pessoas) ou R$ 375 (para 6 pessoas)

› INFORMAÇÕES e reserva

de ingrESSOS: (22) 78351481/98805-4933

***

“O Povo da Floresta”

Prossegue sendo bastante visitada e elogiada a exposição ‘O Povo da Floresta 1’, da premiada fotógrafa Alice Kohler, que acontece na Galeria Café com Arte na Praia dos Cavaleiros, ficando aberta a visitação pública até o dia 3 de novembro, de terça a sexta, das 10h às 20, e sábado e domingo

das 9h às 13h. A mostra é resultado da experiência inesquecível da fotógrafa no meio de comunidades indígenas brasileiras. › SERVIÇO: Exposição ‘O Povo da Floresta 1’ › DATA: diariamente até 3 de novembro › LOCAL: Galeria Café com Arte Av. Atlântica, 1690 - Cavaleiros

***

Noite de autógrafos

Professor, mestre em Políticas Públicas e Doutorando em Ciências Sociais, Paulo Emílio Azevedo se prepara para viver uma noite muito especial de autógrafos. Ele lança em Macaé o

seu livro ‘Palavra Projétil: Poesias Além da Escrita’, no próximo 31 de outubro, na Casa do Livro, Centro. › SERVIÇO: lançamento do livro ‘Palavra Projétil: Poesias Além da Escrita’ › DATA: 31 de outubro › LOCAL: Casa do Livro - Rua Marechal Deodoro, 295 - Centro › INFORMAÇÕES: telefone: (21) 9939-1865 ou email: producao@ciagente.com.br

***

Festival de Poesias

Vem aí o super Festival de Poesias do Encontro Ação Poesia. As inscrições estão abertas e vão até o dia 25 de outubro. O evento acontecerá no dia 7 de novembro às 20h, no Clube

Cidade do Sol. O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no blogconceicaodemaria.blogspot.com. › SERVIÇO: Festival de Poesias do Encontro Ação Poesia › DATA: 7 de novembro › LOCAL: Clube Cidade do Sol › INFORMAÇÕES: blogconceicaodemaria.blogspot.com COMO DIVULGAR OS INTERESSADOS em divulgar eventos em Macaé e região podem entrar em contato com a jornalista Isis Maria, através do telefone (22) 2106-6060 - ramal 216 / ou 9985-3569 - 9927-6822 ou pelo e-mail: isismaria@odebateon.com.br


4 Caderno Dois

MACAÉ, QUINTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO DE 2013

VIAGEM

Jamaica: férias no paraíso Não tem como escapar, quando o assunto é a Jamaica, logo vem à mente a palavra “paraíso”

N

ão tem como escapar, quando o assunto é a Jamaica, logo vem à mente a palavra “paraíso”, com muita música, mar azul e drinques maravilhosos. E temperatura constante, entre 27 e 32 graus, ou seja, maravilhosa o ano inteiro. Ex-colônia da Inglaterra, a Jamaica também é o destino preferido de casais que querem um casamento exótico, romântico, mesmo que alguns familiares não consigam comparecer. A Jamaica, com seus novecentos quilômetros de costa e temperatura agradável tem no turismo a sua principal fonte de renda. E apesar de ser considerado país pouco desenvolvido, tem infraestrutura para receber, e bem, os seus visitantes. A maioria dos hotéis é do tipo “all-inclusive”, o que dá ao visitante a sensação de liberdade e segurança, sem que tenha que ficar manuseando dinheiro a todo instante. Há quem diga que este sistema pode confinar alguns hóspedes no hotel. O turista chega no aeroporto e vai direto para um desses resorts e não sai de lá durante uma semana inteira, já que pagou por tudo que o estabelecimento oferece, que vão desde cafés da manhã maravilhosos, almoços e jantares, bebidas e banheiras com vista panorâmica. Então, não tem motivos para aventurar-se e os jamaicanos parecem se ressentir um pouco disso. No entanto, para quem pretende viajar para a Jamaica e quer realmente conhecer a nação, os passeios podem ser feitos em confortáveis vãs que logo são abordadas pelos habitantes locais que querem conversar e fazer trancinha rastafári. Um conselho ao visitante, não tirem fotos dos jamaicanos. Eles sentem-se visivelmente incomodados, por isso o jeito é ser cauteloso com a máquina fotográfica e

DIVULGAÇÃO

se ater somente as belezas naturais. E com cuidado. Entre aqueles que se aventuraram por lá, há quem diga que no dia a dia, o figurino da mulher jamaicana é um tanto ultrapassado, mas mesmo assim elas são muito bonitas e circulam sempre acompanhadas de guarda-sóis coloridos para se protegerem do sol. Muito comum também é encontrar grupo de crianças usando uniforme escolar. O inglês é a língua oficial da Jamaica, mas é falada com forte sotaque local, sendo que no dia a dia, eles falam Patuá, uma mistura de espanhol, inglês e um dialeto africano, decifrável apenas para quem nasceu por lá. Melhor nem tentar entender. Muito popular é o movimento rastafári que muito além do penteado peculiar, é uma filosofia de vida que prega o vegetarianismo, faz uma interpretação pessoal da Bíblia e incentiva a meditação através da maconha, chamada entre eles de “ganja”. O grande ídolo desta causa é Bob Marley, até hoje cultuado. Visitar o mausoléu do cantor em Nine Mile pode ser uma grande aventura. A natureza é farta na Jamaica. Imperdíveis são os passeios as cascatas e cachoeiras, como a Y.S. Falls, próximo de Negrill, e Dunn River Falls, em Ocho Rios. Ainda tem as canoas de bambu no Rio Grande, perto de Port Antonio, que levam dois turistas de cada vez até o mar. Essa aventura pode dar direito a um piquenique na praia, basta combinar com o barqueiro. Vale a pena deixar de lado a refeição do hotel, pelo menos por um dia, e experimentar o “jerk chicken”, frango assado na brasa e temperado com um molho apimentado, especialíssimo, que só tem por lá. O prato é preparado também com carne suína e bovina. Em Montego Bay ficam os

melhores resorts e um movimentado porto que recebe cruzeiros do mundo inteiro. A região também é maravilhosa por causa de sua fauna e flora. Destino preferido dos turistas. Para quem gosta de música e pretende deixar-se levar pelo ritmo local, o melhor lugar é Negrill. Ocho Rios, também chamada de “Baia do Descobrimento” é outra versão do paraíso. As praias as cachoeiras do Rio Dunn e Dolphin Cove encantam, sendo que há duas horas dali está Nine Miles, lugar onde nasceu Bob Marley e onde é realizado no dia 06 de fevereiro, data de nascimento do músico e feriado nacional da Jamaica, um grande festival de Reggae. Quanto às compras, como não poderia deixar de ser, os itens alusivos a Bob Marley não faltam, sendo que o mais procurado são as camisetas. As boinas rastafári, oferecidas em modelos com e sem as trancinhas, são bem aceitas pelo visitante que sempre pensa em levar este tipo de lembrancinha para quem ficou em casa. E tem ainda o artesanato em madeira e coloridas saídas de praia que costumam fazer a cabeça das mulheres. Para quem gosta mesmo de comprar, tem ainda a opção de lojas do tipo Duty Free, com variedades de produtos importados. No entanto, o melhor mesmo da Jamaica é aproveitar suas praias. Não tem voo direto do Brasil até a Jamaica, as opções são conexões nos Estados Unidos ou no Panamá. O turista vai enfrentar um pouco de burocracia e confusão ao chegar por lá, mas nada que um pouco de calma não resolva. Com a opção de hotéis “allinclusive” dá para programar os gastos e fazer a viagem dos sonhos. Planeje suas férias no paraíso.

Ocho Rios, também chamada de “Baia do Descobrimento”, é outra versão do paraíso, na Jamaica / GB Imagem

Mergulhar nas águas cristalinas que a Jamaica tem e admirar a fauna e flora aquática não tem preço / GB Imagem


Caderno2 31 10 13  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you