Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), QUINTA-FEIRA, 27 DE JUNHO DE 2013 • ANO XXXVII • Nº 8122 • FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES
Rinha das Artes aquece o cenário artístico de Macaé O Centro Cultural Rinha das Artes apresenta a sua programação cultural para este mês de abril, repleta de excelentes atrações Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br
U
ma programação recheada de atrações, com muita música, teatro e cinema para todas as idades enfeita a lista de boas opções do público macaense. Trata-se do Centro Cultural Rinha das Artes, que incrementa a sua agenda de atrações, preenchendo expressivos espaços na vida do macaense. Assim, a programação prossegue com o Projeto Maratona Acto em Cena apresentando a peça “A Perseguição ou O longo de caminho que vai de Zero a Ene”, de Timochenco Wehbi. O espetáculo é encenado nesta quinta e sexta-feira (27 e 28) e continua nos dias 12 e 13 de julho, na Rinha
das Artes (Rua Julio Olivier, 633 - Centro), sob a direção de Luís Lelis. O elenco é formado pelos atores Erick Tuller e Natália Tarouquela, prometendo encantar o público presente. Mas o Centro Cultural Rinha das Artes não para por aí. A programação conta ainda com a proposta de impulsionar o mundo cultural macaense, promovendo mais uma edição do “Sábado em Cena”, em comemoração ao primeiro aniversário do projeto. O evento acontece no sábado (29) em noite de Sarau de Artes, abrindo espaço para talentos locais mostrarem seus trabalhos. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Mais informações podem ser obtidas pelo site www.rinhadasartes.com.
“A PERSEGUIÇÃO...” O ESPETÁCULO “A Perseguição ou O longo
de caminho que vai de Zero a Ene”, de Timochenco Wehbi, é um texto absurdo, que discute as questões humanas. “Quando é que a gente vai começar a existir, hein Ene?”, questiona o personagem Zero em um determinado momento da peça, pergunta que norteia toda a encenação e conduz a trajetória de dois personagens Zero e Ene, numa constante perseguição, onde a cada momento, nas várias tentativas são feitas reflexões acerca da condição humana. Os personagens utilizando a arte através da fotografia, pintura, cinema e do teatro buscam a tão sonhada “existência para o mundo dos outros”. Quanto a resposta ao questionamento sobre a “existência”, o autor não se propõe a responder, já que a resposta está intrínseca em cada espectador.
Maratona Acto em Cena O Maratona Acto em Cena é um novo projeto do Grupo Teatral Acto, que está sendo implantado neste ano no Centro Cultural Rinha das Artes, com a peça teatral “A Perseguição ou O longo caminho de Zero a Ene”, de Timochenco Wehbi. A proposta do projeto é de formação de plateia para o teatro, através de montagens teatrais de baixo custo de produção, com poucos personagens, focado na excelência da interpretação e na valorização do ator, que serão encenadas mensalmente.
Rinha das Artes
Sábado em Cena o “sábado em Cena” é realizado mensalmente, sob o comando do Grupo Acto de Teatro, que reúne artistas locais das mais variadas vertentes, incluindo alunos do Projeto Acto Comunidade, atores do Grupo Teatral Acto, em uma noite de múltiplos talentos, considerado um sarau de todas as artes. Na oportunidade, são apresentados esquetes teatrais, varal de poesia, exposição de arte, música e dança. As inscrições gratuitas pelo: (22) 2772-6247 e
(22) 9904-7790, com Rafael Kassius. A entrada é franca. O evento foi criado com o propósito de fomentar a cultura local, não possui fins lucrativos e é aberto para qualquer artista ou pessoa que queira demonstrar sua arte. Acontecendo regularmente uma vez por mês, esta é a comemoração de sua 12ª edição e contará com um número maior de atrações, realizando, assim, uma grande festa.
FICHA TÉCNICA
› AUTOR: Timochenco Wehbi › DIREÇÃO: Luiz Lelis › CENÁRIO E FIGURINO: Jorginho › ILUMINAÇÃO: Fábio Erre › PRODUÇÃO: Grupo Teatral Acto › ELENCO: Erick Tuller (Zero) e Natália Tarouquela (Ene)
realmente ‘bombando’ está a Rinha das Artes. Merece ressaltar que, recentemente, o Centro Cultural Rinha das Artes conquistou reconhecimento nacional, ao receber o Prêmio Economia Criativa do Ministério da Cultura - Edital de Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras. Uma das integrantes do Grupo Teatral Acto, Fátima Jorge, declarou que este prêmio reforça, depois de tanto trabalho, a consolidação da Rinha das Artes, que é colocada a serviço da cultura macaense.