Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), SÁBADO, 22 DE MARÇO DE 2014 • ANO XXXVIII • Nº 8350 • FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES
Verão termina com muito agito e animação
O evento “Águas de Março” vai rolar clima de grande animação na Praia dos Cavaleiros
Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br
U
ma super festa embala a animação da noite deste sábado (22). Tudo vai rolar em torno do evento “Águas de Março”, que marca o encerramento da temporada de verão macaense. A promoção acontece na Praia dos Cavaleiros, colocando em evidência shows como de Madame Escarlate, Amanda Amado, Leoni e Phil Braga, que comandam a festa gratuita a partir das 20h. “Águas de Março” é promovido pela prefeitura, com realização da secretaria de Governo, visando levar lazer e entretenimento para a população. A festa promete reunir os amantes do samba, rock, MPB e pop. Assim, a programação fecha em grande estilo o Fest Verão 2014, que apresentou nomes como Luan Santana, Thiaguinho, Diogo Nogueira, Arlindo Cruz e Arlindo Neto.
Amanda Amado participa do evento a segunda atração da noite é a cantora macaense Amanda Amado, de 21 anos, que se apresenta às 21h30. A macaense arrasou no The Voice Brasil, segunda edição, sendo classificada para a segunda fase após interpretar o samba "Trajetória", composto por Arlindo Cruz, Franco e Serginho Meriti. Realmente, Amanda deu um show de talento, escolhida por Cláudia Leitte, Daniel e Carlinhos Brown. Desde cedo, a menina Amanda já demonstrava seu talento para a música. Neta de uma das mais queridas e respeitadas organizadoras de eventos do Rio de Janeiro, a Tia Gessy, e também neta de Ivair Amado, dono do famoso Boteco do Ivair, em Macaé, Amanda Amado começou a cantar aos seis anos de idade, apresentando-se
em concursos de canto e competições de karaokê. Ao voltar a morar em Macaé, aos 8 anos de idade (2001), Amanda começa a direcionar sua vida à carreira artística, fazendo aulas de canto. Nessa época decidiu que cantar seria a sua profissão. E a menina cresce no meio da arte, participando com sua avó de shows, sempre em contato direto com a música e com músicos. Aos 14 anos, já como vocalista da extinta Banda Art 1, Amanda se apresentou na Suécia, em Fortaleza (CE) e no Rio de Janeiro. Em Macaé, ainda como vocalista da banda, fez a abertura de shows de Gabriel o Pensador e MV Bill. A partir dos 16 anos, Amanda Amado se firma no cenário artístico, alçando um voo solo e
Leoni é uma das atrações em seguida entra em cena o cantor e compositor Leoni, que faz um super show às 23h. O cantor e compositor Leoni começou a tocar baixo aos 16 anos, quando formou com amigos da escola o seu primeiro grupo de rock, chamado "Chrisma". Em 1981 iniciou como baixista e principal compositor da banda Kid Abelha juntamente com George Israel, Paula Toller, e mais tarde Bruno Fortunato. Em 1986, Leoni saiu do Kid Abelha para fundar o Heróis da Resistência. Com os Heróis lançou três discos, conquistou um disco de ouro e estourou os hits "Só Pro Meu Prazer" e "Double de Corpo". Conforme o tempo ia passando, e os objetivos dos integrantes foram se divergindo, a banda se desfez.
Em 1993 Leoni partiu para a carreira solo, lançando a canção "Garotos II. Em 2002, montou o selo Batuque Elegante por onde lançou "Você Sabe o que Eu Quero Dizer", um CD com canções inéditas e ritmo brasileiro. Em 2003, resolveu gravar um CD reunindo seu repertório. O disco foi batizado de Áudio-retrato. Lançado pela Som Livre, logo o CD se tornou um sucesso de vendas e impulsionou a carreira de Leoni, ampliando muito seu público e sua Em 2005, devido ao sucesso do álbum anterior, Leoni lançou o CD e DVD "Ao Vivo". Em 2006, Leoni gravou um disco de inéditas chamado "Outro Futuro". O DVD "Outro Futuro" foi produzido pela TV Zero de Roberto Berliner, e teve uma boa aceitação entre os fãs.
seguindo a vertente do samba. Apresentou-se com grandes artistas do calibre de Arlindo Cruz, Grupo Revelação, Marcelo D2, Marquinho Sathan, Samba Pra Gente, Leandro Sapucahy e Grupo Clareou. Fez abertura de shows do Grupo Bom Gosto, Molejo, Reinaldo, Fundo de Quintal, entre outros. Atualmente, sob a direção e produção de Leandro Sapucahy e apadrinhada por Xande de Pilares, do Grupo Revelação, a jovem cantora inicia o projeto de gravação de seu 1º CD, com músicas inéditas, compostas especialmente para ela por compositores consagrados, como Arlindo Cruz, Picolé, Xande de Pilares, além de Zeca Pagodinho, Marquinho PQD e Serginho Meriti.
MADAME ESCARLATE
Abrindo a programação da noite de sábado (22), sobe ao palco a banda Madame Escarlate, a partir das 20h. O grupo é composto por Ivan Machado (baixo); Koy Lemos (vocal e guitarra); Marcelo Corrêa (guitarra); e Thiago Câmara (bateria). No momento, a banda anuncia que irá lançar em breve o seu segundo disco, “Madame”, com dez canções inéditas. O show constará de músicas autorais, destacando-se “Nada que eu não possa esquecer”, do disco Quando o Dia Clarear; “O Seu Valor” e “Seja Você”, antecipando o que está por vir no ‘Madame’. A Madame Escarlate foi montada em dezembro de 2002. De lá pra cá, enquanto buscava a formação ideal, o grupo foi ganhando espaço e fortalecendo a cada dia sua identidade. A banda possui arranjos modernos, timbres de guitarras marcantes e a energia dos grooves. Suas principais influências são enraizadas no rock nacional e internacional dos anos 80. A banda se apresenta nas principais capitais e em todo o cenário nacional sempre conquistando um enorme número de fãs por onde passa. A integração com o público, a apresentação de sucessos autorais e de outros artistas e performances diferenciadas são características do grupo.
Phil Braga
que encerra a programação da noite é o cantor e guitarrista Phil Braga. Ele faz show a meia noite e meia e apresenta um repertório de rock nacional - influência total dos anos 80, chamado de rock brasileiro dos anos 80 - e das raízes do rock que vem do blues de 1960, executando composições de Cazuza, Barão Vermelho, Lobão, e Rita Lee. Phil e Banda é composto por: Phil (vocalista e guitarrista), Rodrigo Martinho (baterista), Jorge Mathias (baixista), Max Costa (tecladista), Cintia Andrade e Roberta de Recife (backs vocais). O CD consta de 14 músicas sendo 10 autorais e quatro versões, uma delas é a regravação de ‘Agora Só Falta Você’, de Rita Lee. Phil aposta no sucesso de três composições: ‘Migalhas’, ‘Dono do Ceu’ e ‘Corpo Estranho’, as três falam da ambiguidade entre o homem e a mulher. Ex-guitarrista da banda JPG, o artista, conhecido em Macaé e região por apresentações em casas noturnas e shows abertos, está há 13 anos na estrada e também tem como diferencial o domínio no instrumento lap steel - uma guitarra originária do Havaí feita para ser instrumentalizada na posição horizontal.