Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), QUINTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2014 • ANO XXXVIII • Nº 8296 • FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES
AFS Intercultura Brasil: abrindo as portas aos jovens O AFS Intercultura Brasil completa 22 anos de atividades em Macaé, proporcionando aos jovens oportunidades de imersão em outras culturas Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br
O
Comitê Macaé do AFS Intercultura Brasil completa 22 anos de atividades em Macaé, proporcionando aos jovens oportunidades de imersão em outras culturas, crescimento pessoal e aprendizado de outras línguas e costumes. No momento, o Comitê Macaé do AFS celebra a abertura de portas no exterior para que o jovem possa ter uma nova experiência de vida em outros ambientes com duas novas oportunidades para os estudantes de Macaé. São duas bolsas integrais de estudos nos Estados Unidos da América para um ano escolar. O AFS Intercultura Brasil possibilita boas oportunidades a quem deseja cursar um ano letivo no exterior. Periodicamente, a instituição abre inscrições para exames de seleção. Durante esse período, os concorrentes participam de orientações e dinâmicas que visam prepará-los para a experiência cultural. O Comitê Macaé do AFS Intercultura Brasil realiza duas seleções anuais.
Opinião de quem entende Segundo a presidente do Comitê Macaé, Jussimária Sales, além do forte suporte e preparação dos candidatos, outro grande diferencial do AFS Brasil em relação à concorrência é a oferta de bolsas de estudos no exterior. Estas podem ser parciais ou integrais. “Nós somos educadores e nossa missão vai além do intercâmbio. Nós conectamos pessoas e lhes damos a oportunidade de reconhecerem as diferenças e semelhanças que existem entre todos nós. Com isso, construímos a cada dia as condições para um mundo mais pacífico”, explicou a presidente. Para se candidatar às bolsas parciais, basta atender aos critérios do país escolhido (para saber quais acesse: www.afs.org.br/programas/programa-escolar/). Já as bolsas integrais podem ser oferecidas com recursos do AFS (sazonais) ou de empresas parceiras.
Família brasileira De acordo com Jussimária, outra
forma de vivenciar o aprendizado intercultural sem sair de casa é hospedando um intercambista do AFS. “Recebendo um intercambista de uma cultura diferente, a família terá a oportunidade de mudar sua maneira de ver o mundo, desenvolvendo a capacidade de ajustar-se a novos hábitos e a respeitar diferenças”, disse a presidente acrescentando ainda que tudo isso é com muita segurança, já que todos os intercambistas são cuidadosamente selecionados pelo próprio AFS do país de origem. Para garantir a traquilidade desta família, o AFS dá uma orientação antes da chegada e todo o suporte necessário durante o período em que o participante estiver nessa casa. Para mais informações sobre o AFS ou qualquer outro assunto relacionado, contatar nossa presidente do Comitê Macaé Jussimária Sales pelo e-mail: comitê.macae@ afs.org ou pelos telefones (22) 27621700 / (22) 99997-8645.
ES EXCELENTES OPORTUNIDAD REALMENTE, as duas bolsas in-
tegrais de estudos nos Estados Unidos da América para um ano escolar se constituem em oportunidades únicas para os jovens. O embarque está previsto para agosto de 2014. Esta é uma parceria do AFS com a empresa petrolífera BP, fazendo parte de um projeto chamado Global Citizens of Tomorrow, que oferece de 2012 a 2015 50 bolsas de estudos.
Os interessados devem se apressar, pois as inscrições serão encerradas nesta quinta-feira (16). Estas bolsas de estudos incluem passagem internacional (ida e volta), passagem doméstica nos EUA até a cidade onde ficará hospedado, passagem doméstica até o ponto de embarque internacional, podendo ser Rio de Janeiro ou São Paulo (ida e volta), transporte entre
casa e escola, hospedagem e alimentação em casa de família voluntária, material e colocação escolar, seguro saúde, pagamento da taxa de emissão de visto americano, uma mala de viagem (a ser enviada pelo AFS) e ajuda de custo de US$ 120 por mês durante a experiência. Os requisitos necessários para participar e outras informações estão no site www.afs.org.br/bp.
AFS Intercultura Brasil O AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, não-governamental e sem fins lucrativos, presente em mais de 100 países, que viabiliza e dá suporte a experiências de aprendizado intercultural de estudantes e adultos. Foi fundado por motoristas de ambulâncias logo após a Segunda Guerra Mundial e opera graças a uma base voluntária composta por mais de 40 mil pessoas no mundo todo, que são os responsáveis por grande parte de nossos programas. O AFS Intercultura Brasil acredita que é possível transformar o mundo em um lugar com mais paz e igualdade desenvolvendo pessoas por meio do intercâmbio cultural. Esta experiência prática conduz nosso participante a “aprender a aprender”, permitindo que ele alie conhecimentos, experiências e vivências, de forma ativa no seu processo educacional e transfira o que aprendeu para outras situações de sua vida. O resultado é mais autoconfiança, mais capacidade de solucionar problemas, mais condições de preservar a integridade e o equilíbrio num ambiente de diversidade, capacitando-o como líder e cidadão verdadeiramente global.