www.odebateon.com.br
Macaé (RJ), quarta-feira, 13 de agosto de 2014, Ano XXXIX, Nº 8473
Fundador/Diretor: Oscar Pires
CADERNO DOIS O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ
Rinha das Artes movimenta Macaé!!! A Rinha das Artes prossegue com clima de grandes movimentações no próximo final de semana Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br
O
Centro Cultural Rinha das Artes vem se firmando a cada dia como espaço alternativo de cultura, atendendo a todos os segmentos culturais e impulsionando de forma bastante expressiva a produção artística no município. Assim, o espaço prossegue abrindo os seus palcos para uma super programação, que começa na sexta-feira (15) com o Samba na Rinha comandado pelo Grupo Mistura Rica. O evento tem início às 21h, e o ingresso custa o valor de R$ 25. A animação vai prosseguir no sábado (16) com o projeto Sábado em Cena Acto Comunidade, com apresentações exclusivas dos alunos do projeto Acto Comunidade. O evento acontecerá a partir das 19h com entrada franca. E culminando, está prevista para domingo (17) o Brincapoeira, numa realização e produção da Capoeira Afroart Mestre Grande, que vai rolar das 10h às 16h com entrada franca. Portanto, muita coisa mudou desde a criação do Centro Cultural pelo Grupo Teatral Acto, após desapropriação do prédio pela Prefeitura Municipal de Macaé no ano de 2009, em que se encontrava em completo abandono há mais de 20 anos.
DIVULGAÇÃO
a inauguração aconreceu no dia 29 de Janeiro de 2011. CENTRO CULTURAL RINHA DAS ARTES
O Centro Cultural Rinha das Artes possui um Regimento interno que garante a gestão compartilhada com quaisquer instituições culturais interessadas, onde já fazem parte Usina de fomento Cultural, Capoeira do Mestre Grande, o Grupo musical Mistura Rica, Cine Macaba Doce e o espaço continua aberto para receber outras instituições que possam ainda ter interesse em participar, além de oferecer oportunidade a toda classe artística para sua utilização. Desde a implantação deste espaço público de cultura, A Rinha das Artes já recebeu os mais variados eventos culturais, desde espetáculos teatrais, como Shows de música com vários grupos de Macaé e fora, apresentações da Sociedade Musical Macaense, Festivais de Rock, entre outros com mais de dez mil espectadores. Em 2012, o local recebeu o Prêmio Economia Criativa do Ministério da Cultura - Governo Federal na categoria de “Fomento a iniciativas empreendedoras e inovadoras”, onde foram selecionados neste Edital apenas 150 iniciativas de todo o Brasil.
O Centro Cultural Rinha das Artes vem se firmando a cada dia como espaço alternativo de cultura na cidade
A LUTA DO GRUPO ACTO
Segundo uma das fundadoras Fátima Jorge, desde o final dos anos 80 com a decadência dos espaços culturais na cidade de Macaé, o Grupo Teatral Acto vem lutando por um espaço para as atividades culturais, já que existiam grandes movimentos artísticos em diversas áreas como teatro, artes plásticas, literatura, na música além da cultura popular como carnaval, Bois pintadinhos e entre outros. “Macaé sempre foi um grande celeiro artístico. Várias tentativas foram feitas como o Barracão da Criação que virou depósito da Prefeitura; Cine Taboada, que virou Brastel hoje Loja Americana; Teatro do Nec, que virou Salão de festas. A cada porta aberta e depois fechada o Grupo Teatral Acto estava lá tentando abrir novos caminhos, e várias manifestações foram feitas como manifesto público com mais de cinco mil assinaturas para sensibilizar o poder público para a criação de um espaço para abrigar as artes”, lembra Fátima. E prossegue: “No ano de 2009 o Grupo Acto levou a ideia mais uma vez ao Poder Público com então Prefeito Riverton Mussi, mostrando o prédio abandonado do Centro Esportivo Macaense - Antiga Rinha de Galo, e sinalizou com a possibilidade de transformar este local no tão sonhado espaço alternativo para abrigar a cultura da cidade. E assim foi feito, a Prefeitura desapropriou e fez um convênio com o Grupo Teatral Acto, uma Instituição cultural sem fins lucrativos de utilidade pública municipal, Decreto 1469/93 e estadual Decreto 1594/93”, conta. Nasceu aí o Centro Cultural Rinha das Artes, que se tornou uma realidade concreta, contando com a participação de vários amigos, patrocinadores, empresários, que adotaram a ideia e ajudaram na doação de materiais de construção para enfim fazer uma remodelação no espaço.
Abrindo os seus palcos para uma super programação, que começa na sexta-feira (15) com o Samba na Rinha comandado pelo Grupo Mistura Rica
Projetos em andamentos
Novos Cursos já estão sendo oferecidos na área de Teatro às Segundas-feiras
Os projetos da Rinha das Artes são Samba na Rinha com o Grupo Mistura Rica, sempre as primeiras sextas feiras de cada mês; Projeto Afroart Brasil Capoeira com aulas de capoeira para todas as idades com Mestre Grande; Capoeira para alunos do APAE Macaé - aulas de capoeira para pessoa com deficiência; Sábado em Cena Sarau de Artes - Uma vez por mês espaço para talentos locais mostrarem seus trabalhos de dança, teatro, poesia, música e artes plásticas; Acto Comunidade - Ponto de Cultura -, escolhido através de Edital público do Programa Mais Cultura do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que mantém aulas gratuitas de teatro com ênfase em Montagem de espetáculos.
NOVIDADES PARA 2014
Segundo Fátima Jorge, novos Cursos já estão sendo oferecidos na área de Teatro às Segundas-feiras, através do Núcleo de Estudos Teatrais com Gilberto Alves às 20h e às terças e quintas com Professor Valter Vilart. Ela anuncia ainda o Projeto Maratona Acto em Cena, que retoma neste segundo semestre com dois espetáculos: “Cartas de Amor”, adaptação das Cartas de Mariana Alcoforado e Eça de Queiroz com o núcleo Acto em cena, Direção de Luiz Lelis; e “O mendigo e o cão morto”, de Brecht, Direção de Jorginho di Paula. Além do espetáculo de conclusão do Projeto Acto Comunidade para novembro, adulto e Infantil com as coordenações de Roberto Martins e Ingrid Porto.