Page 1

Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), TERÇA-FEIRA, 6 DE AGOSTO DE 2013 • ANO XXXVIII • Nº 8156 • FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES

VÂNIA TOLIPAN

A ganhadora do Prêmio Betinho (Edição 2012), Vânia Tolipan, realiza seu trabalho à frente dos Portadores de Alegria, estimulando a dança, as artes em geral, procurando integrar-se, através do lazer; obtendo resultados no desenvolvimento próprio e oferecendo condições para que possam atuar como elementos facilitadores no processo de dignificação das pessoas portadoras de deficiência, no respeito pelo ser diferente. Vânia atua também na capacitação de profissionais para desenvolverem atividades, alimentando o processo sócioeducacional, divulgando e promovendo seus trabalhos em palestras, simpósios, fóruns, congressos, festivais, mostras, boletins, mantendo amplo intercâmbio com sociedades similares, nacionais e internacionais.

Vânia Tolipan conquista Prêmio Betinho - Atitude Cidadã 2012 Liderando os trabalhos no Núcleo de Dança Portadores de Alegria, Vânia Tolipan conquista o Prêmio Betinho - Atitude Cidadã 2012 Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

A

Presidente do Núcleo de Dança Portadores de Alegria, a cidadã macaense e bailarina Vânia Tolipan é a grande vencedora do Prêmio Betinho - Atitude Cidadã 2012.

A solenidade de entrega do prêmio acontece, nesta terça-feira (6), na sede da instituição - Rua Dr. Julio Olivier, 93 - Centro - a partir das 13h. Vânia é merecedora do prêmio por estar sempre engajada nas lutas sociais, culturais, educacionais e de saúde do município e, principal-

mente, pelo seu brilhante trabalho desenvolvido à frente do Núcleo de Dança Portadores de Alegria. O Prêmio Betinho - Atitude Cidadã 2012 tem como objetivo valorizar iniciativas sociais desenvolvidas em todo o país, reconhecendo o trabalho de pessoas que se dedicam à promoção

GRANDES CONQUISTAS Sob a liderança de Vânia Tolipan, o Portadores de Alegria é formado por bailarinos portadores de deficiência, que superam seus limites e são aplaudidos nos mais diversos palcos do país. A instituição abriu diversas e importantes frentes de conquistas ligadas à consciência de seus direitos legais, a começar pela oficialização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CMDPPD), dignificando todo os cidadãos macaenses. O Núcleo de Dança Portadores de Alegria já se apresentou, inclusive, na cidade de Joinville (SC), onde participou do Festival de Dança Internacional de Joinville, um dos mais destacados palcos da dança no mundo. Por lá, o grupo macaense apresentou duas coreografias em palcos abertos espalhados, sendo o primeiro grupo, protagonizado por pessoas com deficiência, a participar de um festival com tal magnitude. O Portadores de Alegria iniciou

seus trabalhos em 1999 numa iniciativa de Vânia Tolipan e de dois professores - Ademir Martins e Oyama Queiroz. Em outubro de 2001, o núcleo passou a ser uma entidade jurídica de utilidade pública, ampliando seu campo de ação, tanto na dança quanto nos esportes. Logo o grupo conquistou força, ao utilizar a dança como instrumento de descoberta do próprio corpo, fazendo com que os participantes superem seus limites, vencendo todas as dificuldades. A partir daí, a dança passou a ser o principal objetivo do grupo, não somente pelo prazer de estar executando esta arte, mas principalmente, pelos benefícios terapêuticos. De lá para cá, o Portadores de Alegria apresenta-se em espetáculos, participa de concursos, mostrando um belo exemplo de vida, sendo muito premiado e aplaudido pelos mais diferentes públicos do país. O Núcleo de Dança Portadores de Alegria funciona na Rua Dr. Ju-

lio Olivier, 93 - Centro. O telefone é (22) 2772-4200; e o site é www. portadoresdealegria.com.br. As atividades desenvolvidas são aulas de segunda a sexta-feira para cerca de 30 portadores de deficiência de paralisia infantil, paralisia cerebral, paraplegia, Síndrome de Down, comprometimento mental, surdez parcial. As aulas são de Dança Moderna, Dança Contemporânea, Dança-Teatro, Dança de Salão, Expressão Corporal, Interpretação e Artesanato. Alguns prêmios conquistados: “Prêmio ACIM (Associação Comercial e Industrial de Macaé)2006” - ‘pelos relevantes serviços prestados à sociedade macaense na área da cultura’; “Os Melhores do Ano” - 2001 - prêmio concedido pela “MultiArte Produções”, baseado em pesquisa realizada com a população macaense; “Os Melhores do Ano” - 2002 - prêmio concedido pela “MultiArte Produções”, baseado em pesquisa realizada com a população macaense.

da cidadania, acreditando que cada um pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O grupo vem mostrando ao mundo seus reluzentes talentos e sua capacidade de transformar, através da arte, a realidade num ato de superação.


2 Caderno Dois

MACAÉ, TERÇA-FEIRA,6 DE AGOSTO DE 2013

Casa em primeiro lugar São tantos os cheiros,

Mas para que servem? Na prateleira dos temperos nos supermercados, a gente encontra uma infinidade de ervas, disponíveis em saquinhos, ou em embalagens bem atrativas, que nos convidam a consumi-las. Algumas delas são nossas velhas conhecidas, outras nem tanto. Veja como você pode usar:

- Camomila:

Uma das ervas mais populares do mundo. No passado, os egípcios utilizavam a camomila na medicina e os espanhóis perfumavam seus vinhos. Ela é perfeita para bebidas quentes de inverno; refresco gelado de verão.

- Alecrim:

Erva originária da região do Mediterrâneo. Suas folhas têm um forte aroma com traços de pinho e também cânfora. Realça o sabor de carnes grelhadas e assadas; aves e carne de porco; peixe, ovos, legumes e sopas.

- Ervas Finas:

Combinação de alecrim, tomilho, manjericão, manjerona, salda desidratada, sálvia, estragão e orégano, conhecida também como Ervas de Provença, deve ser acrescentado no final do preparo de aves e molhos brancos; carnes vermelhas; saladas verdes e massas prontas; omeletes.

- Louro em Pó:

Originária da Ásia Menor; é especial para feijão, sopas e cremes; frutos do mar e guisados; cozimentos de legumes e verduras.

HORÓSCOPO

- Cebolinha Desidratada:

Sua origem é a China, mas já no século XVI era facilmente encontrada nos jardins de ervas da Inglaterra. Na culinária é usada para carnes e molhos; pratos de frango e peixe; dá um toque final aos patês e sopas.

- Tomilho:

Natural das regiões quentes da Ásia, é perfeito para molhos de tomate; perfumar pratos a base de peixe e frutos do mar; sopas do dia-a-dia.

- Sálvia:

- Estragão Desidratado:

De procedência do Oriente Médio, chegou à Europa somente no século XVI por meio dos mouros espanhóis. Especial para aromatizar vinagre de vinho branco; temperar peixes e frutos do mar; cozinhar aves e carnes.

- Manjericão:

LEÃO (22/07 A 22/08) Seja paciente. O período é bom para resolver assuntos de dívidas e de dinheiro. Tente relaxar e meça sempre suas palavras. Cuidado com pessoas falsas e mal intencionadas.

Vem sendo cultivada há muitos séculos no Oriente. Deve ser acrescentado ao final do preparo de sopas de tomate e pizza; carnes vermelhas; patês e molhos.

VIRGEM (23/08 a 22/09) Sucesso no trabalho. Poderá receber uma ajuda inesperada. Cuide de sua saúde. Surpresas também na área afetiva. O período favorece as viagens de descanso.

- Sugarelha:

Originária da região mediterrânea. Erva que combina bem com outras ervas ou pode ser usada sozinha em recheios para carne, peixe e aves; molhos e sopas; feijão e vegetais verdes.

LIBRA(23/09 a 22/10) Você precisa de férias urgentes. A estabilidade financeira é uma questão de tempo. Os seus projetos em breve começarão a produzir frutos. O período indica certa impaciência. ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Sua atitude reservada vai protegêlo de expor segredos dos outros. Aplicações ou ganhos extras trarão lucros inesperados. A semana promete ser maravilhosa.

CRUZADINHA Horizontais

1. Que tem visco 2. Hora do ofício divino - Excelente

Personagem folclórico

6. (Abrev.) Narcóticos Anônimos -

(feminino) 3. De outro modo Nome masculino - ou, em Inglês 4. Metal 5. Dar aviso de algo em voz alta -

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Bom para as viagens de descanso. Cuide de sua saúde e procure repousar. Período muito negativo para as mudanças em geral e especialmente para os assuntos ligados ao dinheiro.

Caixa de forma variável 7. Musa escrita ao contrário Rondônia 8. (Abrev.) Companhia Rua, em Francês 9. Ingrediente para embelezar

Verticais

1. Espaço de nove dias 2. Avanço - O navio tem e a tartaruga também 3. Transitava - (Abrev.) Corrente Alternada - Uísque (três primeiras letras) 4. Organizam 5. Coral

CAPRICÓRNIO (22/12 A 21/01) Este é o melhor momento para escolher em quem realmente vale à pena confiar. Procure ter os pés no chão. Saúde boa. O período é propício para entendimentos com a pessoa amada.

6. Transmito escrito ao contrário 7. Sim, em Espanhol - As vogais de

colara - (Abrev.) Unix Internacional 8. Uma marca famosa de sabão em pó - Tecla de gravar em aparelhos eletrônicos 9. Notícia

AQUÁRIO (21/01 a 18/02) Para a sua boa saúde, evite excessos alimentares. O período indica possibilidade de viagem de curta duração, mas bastante revitalizadora. Harmonia com a pessoa amada. Cultive o bom humor.

HORIZONTAIS: 1)viscoso; 2)noa - ótima; 3)ou - ari - or; 4)cromo; 5)ecar - saci; 6)na - urna; 7)asum - ro; 8)cia - rue - 9)cosmético. VERTICAIS:1)novena; 2)vou - casco; 3)ia - ca - uis; 4)arrumam; 5)coro - 6) otimsnart; 7)si - oaa - ui; 8)omo - rec; 9)artigo

RESPOSTAS

CINEMA › GÊNERO: Ação, Comédia › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › GÊNERO: Animação, família, comédia › HORÁRIOS (DUBLADO): 18h, 21h50 - (Le› CLASSIFICAÇÃO: Livre › HORÁRIOS 3D (DUBLADO): 15h, 17h10, gendado) 21h30 19h20 - MM (Dublado): 14h*, 16h, 18h, › SINOPSE: Tudo o que Frank Moses (Bruce

Red 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos

PEIXES (19/02 a 19/03) Aproveite o período para reorganizar a sua vida. Tenha sempre em mente os seus objetivos. No amor, o período é favorável para os entendimentos, enterre mal entendidos. Bom para a saúde.

PROGRAMAÇÃO SEMANAL DO CINEMAGIC MACAÉ DE 2 A 8 DE AGOSTO

Os Smurfs 2 3D

20h (*Horário válido somente sábado e domingo) › SINOPSE: O malvado feiticeiro Gargamel continua determinado em roubar a Essência dos Smurfs e criou, para esse efeito, duas pequenas criaturas que são muito semelhantes às adoráveis criaturas azuis, no entanto, as suas semelhanças físicas não são suficientes para os aproximar da misteriosa essência porque esta pertence, única e exclusivamente, ao Mundo dos Smurfs e só pode ser controlada pelos verdadeiros Smurfs.

GÊMEOS (21/05 A 20/06) O período é propício para os relacionamentos com familiares. Não alimente tensões. Fase boa para o amor e para o trabalho. Cuide de sua saúde. CÂNCER (21/06 a 21/07) O período indica confusão no terreno amoroso. Aja com diplomacia. Não se atormente por causa de assuntos ligados ao dinheiro. O período é propício para novos negócios.

- Manjerona: Combinação de salsa e cebolinha, muito usada na culinária brasileira. Pode ser usado em vários pratos para saborizar e enfeitar. Deve ser acrescentado ao final do preparo de refogados e molhos; sopas e caldos; carnes, peixes e aves.

TOURO (21/04 A 20/05) Procure relaxar e aproveitar os momentos a dois. Bom para o relacionamento com os familiares. Bom para tratar de assuntos de trabalho.

Originária do Mediterrâneo. Foi chamada pelos romanos de erva sagrada. Deve ser usada com moderação em carnes de porco, carneiro e cabrito; molhos, churrasco e aves.

Originária da Índia. Combina com vários pratos à base de tomates e queijos; massas e carnes; base de molho pesto (para macarrão).

- Cheiro Verde:

ÁRIES (21/03 a 20/04) Grandes surpresas estão reservadas para os assuntos do coração. A saúde está sujeita a abalos por isso não cometa exageros com bebidas e cigarro.

Willis) queria era levar uma vida normal ao lado da namorada Sarah (MaryLouise Parker), mas seu sonho vira um pesadelo quando seu parceiro Marvin Boggs (John Malkovich) aparece com uma novidade: suas vidas estão em perigo. Frank não dá muito crédito para as palavas do amigo, mas logo se vê forçado a acreditar que algo está acontecendo quando acaba sendo levado para um interrogatório e quase é morto. Agora, ele tem certeza de que sua cabeça e a de seu melhor amigo estão a prêmio. A questão é descobrir porque e como evitar que isso aconteça, nem que para isso eles tenham que correr o mundo, reeconcontrar velhos parceiros,

na figura de Victoria (Helen Mirren) e enfrentar antigos inimigos, como o poderoso Han (Byung-Hun Lee). A caçada está só começando.

O Homem de Aço

› GÊNERO: Ação, Aventura, fantasia › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIO (DUBLADO: 14h30 › SINOPSE: Há anos enviado de Krypton,

um avançado planeta alienígena, à Terra, Clark sofre com a derradeira questão: Por que estou aqui? Moldado pelos valores de seus pais adotivos, Martha e Jonathan Kent, Clark logo descobre que ter superhabilidades significa tomar decisões muito difíceis. Mas quando o mundo mais precisa de estabilidade, ele é atacado. E agora, suas habilidades serão usadas para manter a paz ou partir para um tudo ou nada?

Wolverine Imortal 3D › CLASSIFICAÇÃO: Livre › GÊNERO: Ação, Fantasia › HORÁRIO 3D (DUBLADO): 14h30 › CLASSIFICAÇÃO: 14 anos › SINOPSE: Uma lesma de jardim (voz de › HORÁRIOS: 3D (Dublado): 19h (Legen- Ryan Reynolds) sonha em ser o animal dado): 16h30, 21h40 - MM (Dublado): 17h, 19h30, 21h45 › SINOPSE: Esta aventura épica cheia de ação leva Wolverine, o mais icônico personagem dentro do universo Xmen, ao Japão moderno. Em um mundo desconhecido ele enfrenta seu nêmesis definitivo e uma batalha de vida ou morte que o deixará marcado para sempre. Vulnerável pela primeira vez, pressionado até o limite, ele confronta não apenas o mortal aço samurai, mas sua própria imortalidade, que emerge mais forte do que ele jamais viu.

O Concurso - Nacional

mais rápido da sua raça, e uma experiência científica inesperada permite ao animal realizar este sonho. Logo ele parte em busca de um grande desafio: participar da corrida de Indianápolis.

Meu Malvado Favorito 2

› GÊNERO: Animação, Comédia , Família › CLASSIFICAÇÃO: Livre › HORÁRIOS: 3D (Dublado): 14h40 › SINOPSE: Continuação do sucesso Meu

Malvado Favorito. A mente do crime Gru volta a ter pela frente seu inimigo Victor, enquanto tenta lidar com outro super vilão, El Macho, que possui um filho chamado Machito.

› GÊNERO: Comédia › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos Minha Mãe é Uma Peça - Nacional › HORÁRIO: 21h55 › GÊNERO: Comédia › SINOPSE: Caio (Danton Mello), Rogério › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos Carlos (Fábio Porchat), Bernardinho (Ro- › HORÁRIOS: 16h20, 20h10 drigo Pandolfo) e Freitas (Anderson Di Ri- › SINOPSE: Dona Hermínia (Paulo Guszzi) vieram de várias partes do país para o Rio de Janeiro, onde irão fazer a prova para um importante concurso público. Eles se conhecem na cidade maravilhosa, em meio aos estudos, mas logo percebem que apenas têm chances de passar na prova se conseguirem antecipadamente o gabarito. Para tanto eles entram em contato com o submundo, se envolvendo em várias confusões por estarem em uma cidade bem maior do que as que estão acostumados.

Turbo 3D

› GÊNERO: Animação, Comédia

tavo) é uma mulher de meia idade que está aposentada e não tem muitas ocupações, sendo que sua maior preocupação é achar o que fazer. Ela é uma mãe dedicada e está sempre preocupada com os filhos, só que eles cresceram, e já não precisam tanto dela, o que a deixa entediada. Sem um trabalho, um companheiro ou filhos pequenos para se ocupar, Dona Hermínia passa o dia todo desabafando sobre seus problemas com a tia idosa, a vizinha fofoqueira e a amiga confidente.


MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 6 DE AGOSTO DE 2013

Caderno Dois 3

Kelvin Karvalho kelvin.karvalho@uol.com.br

Retorno.

Mais de 215 mil eleitores voltaram à urnas neste domingo (4), a partir das 8h, para escolher um novo prefeito. As eleições aconteceram novamente em oito cidades de cinco Estados do País por causa da anulação dos pleitos de outubro do ano passado. Uma eleição é anulada pela Justiça Eleitoral quando o candidato que obtém mais de 50% dos votos válidos tem o registro de candidatura indeferido. Em São Paulo, as eleições aconteceram nas cidades de Pedrinhas Paulista, Boa Esperança do Sul, Itaí e Osvaldo Cruz. No Pará, teve eleição em Marituba. No Espírito Santo, em Pedro Canário. Em Santa Catarina, em Ponte Serrada. Por fim, no Rio de Janeiro, os eleitores da cidade de Barra do Piraí escolheram Jorge Babo (PPS) como seu novo prefeito. Entre os motivos das anulações, estão conduta vedada, falsidade ideológica, lei da Ficha Limpa, abuso de poder, uso indevido de meios de comunicação e inelegibilidade.

Todos querem,

Mas ele não quis. Sete meses após ser eleito, o prefeito de Paranapanema, no interior de São Paulo, Márcio Faber, renunciou ao mandato, na última quarta-feira, por considerar baixo o salário bruto de R$ 5.850 que recebia como chefe do Executivo. “Tinha dois rumos a seguir. Ou eu voltava a trabalhar e ganhava o meu dinheiro honestamente ou tirava isso da prefeitura”. Márcio Faber é médico, atuava como ginecologista em hospitais da região, e disse que ganhava cerca de R$ 30 mil por mês. Palavra do colunista: Se ele sabia que o salário era esse, por que aceitou entrar na disputa? E com esse salário ele poderia muito bem mostrar aos munícipes que poderia viver sem citar “tirar dinheiro da prefeitura”. Completamente sem noção. E faltou respeito a seus eleitores.

Regrinhas...

Do bom viver em sites. Se você está em restaurante com uma turma, sempre tem alguém que o “marca” e o expõe. Perguntou se você desejaria? Ser fotografado em grupo é outra história. Ver a pessoa na rua e escreve logo: Vi você em tal lugar... Ou “Cadê você que não aparece por aqui?”. Ambiente digital é uma coisa, real é outra. O povo confunde os mundos. Não é questão de estar de rabo preso para não aparecer não. É questão de bom senso mesmo. Enviar números de telefone por rede social, convites em excesso gera uma confusão sem tamanho. Email ainda existe, telefone também. E o Brasil segue com a alta da Dilma...

Começou a campanha:

Não transforme qualquer um em celebridade. Para virar uma celebridade de peso, são anos de trabalho, de esforço e conseguir durante esse tempo a confiança da palavra com os “fãs”. Esses podem se tornar eternos. Mas como a mídia hoje é exposta, e quase 100% digital, as pseudo celebridades se procriam feito erva daninha, invadindo os sites e os jornais. Aliás, também são culpados por darem tanta atenção a quem ontem não era ninguém e hoje vira alguém porque fica com a “bunda exposta na janela pra passar a mão nela” como diz a música. É melhor rever conceitos.

Em noite de jantar em família, o lindo casal Iana Hércules e Dr. Christiano Manhães de Carvalho. Além de serem pessoas especiais, se tornam a cada dia um dos casais mais bonitos do município

Feira de adoção na Casa dos anjos A casa mantida por doações da população em geral que já chegou a abrigar mais de 50 animais entre gatos e cães, neste final de semana fez feira de adoção no último domingo (4), na praça da Ampla. Thais, que é mantenedora da Casa dos Anjos conseguiu que fossem adotados no total, neste dia, 48 animais entre cães e gatos. Porém a luta continua. O local tem aluguel a ser

pago, contas de clínica veterinária e os cuidados diários com animais resgatados das ruas ou abandonados por seus “donos”. Incansável, Thais sempre está pedindo doações para a Casa dos Anjos. E quem vai lá visitar assiste de perto o carinho que ela e os voluntários proporcionam a cães e gatos, muitas vezes “jogados fora” por seus donos ou simplesmente abandona-

dos em latas de lixo porque ficaram doentes. Mas a Casa dos Anjos continua firme e forte. E outras feiras de adoção vêm por aí. Para ajudar o local acesse: https://www.facebook.com/ casadosanjosmacae?fref=ts qualquer valor é uma força imensa! Ou você pode entrar em contato com este colunista para doações de toalhas, rações e medicamentos veterinários diversos.

AGENDA CULTURAL Festa da Colheita

A Igreja Água Viva Macaé vai realizar uma super Festa da Colheita. O evento está marcado para o dia 31 de agosto, na Igreja da Ajuda, onde vão rolar barraquinhas com produtos típicos caipiras, com tudo a R$ 3. Quem quiser colaborar com doação de alimentos (carne para churrasquinho, salsishão, refrigerantes, artesanatos, entre outros) pode entrar em contato com a organização pelo telefone (22) 9924-6797 (Bruna Oliveira). › SERVIÇO: Festa da Colheita › DATA: 31 de agosto › LOCAL: Igreja Água Viva da Ajuda (Rua Projetada A, nº 9 - próximo a Fazendinha Coqueiral)

***

Sana Instrumental

De volta aos preparativos, Paulinho Lima e Lúcia (Produção e Direção Executiva) estão organizando a quinta edição do Sana Instrumental Festival. O evento acontecerá em setembro, já tendo confirmadas as presenças de Gilson Peranzeta em duo com Mauro Senise; da Orquestra de Cordas da Grota, retornando de tournê mundial; Helio Delmiro; e outras surpresas. Este ano, o grande homenageado do festival será Villa Lobos.A última edição em 2012 marcou sucesso absoluto com a presença de um dos maiores músicos do planeta, Wagner Tiso, além de Marcel Powell, Marcio Malard e outros. › SERVIÇO: 5º Sana Instrumental Festival

› DATA: Setembro › LOCAL: Sana › MAIS INFORMAÇÕES: prlsouzaconsultoria@gmail.com

***

22 anos de samba e pagode

Já está tudo organizado para festejar em grande estilo os 22 anos do programa Pagode Samba Show. O radialista Adilson Firmeza já elaborou a programação comemorativa, que acontecerá no próximo dia 14 de setembro a partir das 14h no Quenzas Hall. Esse ano, Adilson Firmeza inova inclusive na grade de shows, contando inclusive com a participação dos grupos Só Samba, Sambaí, Mistura Rica, Desejo Natural, Mitos do Samba, Quinto Segredo, Só Preto sem Preconceito, Tá Feito, Pra Valer, Marra; e cantores como Helton Lopes, Marquinhos Sathan, Carlos Caetanos, Thaís Macedo, Fabio Santana, Jorgynho Chinna, Liomar, Dinho, Charles André. › SERVIÇO: Festa de 22 anos do programa Pagode Samba Show › DATA: 14 de setembro › LOCAL: Quenzas Hall

***

Curso de Teatro

Estão abertas as inscrições para o Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes na Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores - Rua do Sacramento nº 63 - Imbetiba. O evento é uma realização do Organogrupo-

NAS BANCAS

teatral, com a proposta de descobrir o artista que existe em cada participante. As vagas são limitadas. › SERVIÇO: Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes › LOCAL: Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores › INFORMAÇÕES: telefones (22) 9943-1552 / (22) 8155-4320

***

Interart Macaé 2013

O organizador da Feira Internacional de Artesanato (Interart), Sr. Osvaldo Almeida Júnior, intensifica os preparativos, para realizar a segunda edição do evento de 4 a 13 de outubro no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, numa proposta repleta de novidades. A promoção de 2013 terá uma expressiva ampliação de cerca de 30 estandes de estados brasileiros e outros países. › SERVIÇO: Intertart Macaé 2013 › DATA: 4 a 13 de outubro › LOCAL: Macaé Centro › INFORMAÇÕES: feirainterart@ hotmail.com

***

Anima Cine Macaé

Estão abertas as incrições para o Festival Internacional de Cinema de Animação de Macaé, que promete trazer para a cidade o melhor da animação mundial. O período de inscrição de filmes no Anima Cine vai até o dia 29 de junho. O Festival acontecerá de 19 a 25 de agosto com sessões voltadas para todas as idades

e também para o público estudantil. Na programação do Festival, além das exibições de filmes, haverá palestras, debates e uma oficina de animação. Tudo de graça para o público. › SERVIÇO: Festival Internacional de Cinema de Animação de Macaé › DATA: 19 a 25 de agosto

› INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES:

www.animacinemacae.wordpress.com

***

Ensinando a ser bela!

Já marcando o maior sucesso está o Instituito de Beleza Anova Cosméticos em Macaé, que foi inaugurado recentemente, lançando uma linha variada de novos produtos e introduzindo na região a excelência em serviços na área de cosméticos. O novo empreendimento tem à frente os empresários, Iraci e o médico Paulo Peixoto, oferece diversos cursos de automaquiagem e maquiagem profissional, ensinando as mulheres que com simples traços conseguem grandes transformações. › SERVIÇO: Cursos de automaquiagem e maquiagem profissional › LOCAL: Instituito de Beleza Anova Cosméticos - Av. Rui Barbosa, 312 - Shopping Aloha › INFORMAÇÕES: (22) 2772-0615

***

“O Brasil que você ainda não conhece 2ª edição”

Um super projeto cultural promete sacudir Macaé durante três dias do mês de agosto próximo. Trata-se de “O Brasil que você ainda não conhece - 2ª edição”, um circuito de manifestações culturais e folclóricas, que acontecerá de 12 a 14 de agosto no Teatro SESI Macaé, sendo considerado um mergulho pela cultura de todas as regiões brasileiras. O projeto tem o patrocínio da AMPLA e da Secretaria de Cultura do Estado do RJ, contando ainda com o apoio da Prefeitura de Macaé. › SERVIÇO: “O Brasil que você ainda não conhece - 2ª edição” › DATA: 12 a 14 de agosto › LOCAL: Teatro SESI Macaé

***

Neuróticos Anônimos

Problemas com depressão, solidão, raiva, ansiedade, timidez, insônia, ciúmes, pânico e estresse? Procure o Neuróticos Anônimos, através do Grupo Conviver e Reviver, que funciona na Rua Prefeito Moreira Neto, 72 - 3º Andar - Paróquia São João Batista. As reuniões acontecem aos domingos, de 17h às 19h. O Programa de Recuperação de Neuróticos Anônimos tem por base os 12 passos, que propõem um programa de vida plena de amor e felicidade e as 12 tradições, que propõem uma convivência harmoniosa com todas as outras pessoas.

› SERVIÇO: Programa de Recuperação de Neuróticos Anônimos

› DATA: Aos domingos › HORÁRIO: das 17h às 19h › LOCAL: Paróquia São João Batista - Rua Prefeito Moreira Neto, 72 - 3º Andar

› INFORMAÇÕES: telefone (22)

9962-7071 / e-mail podersuperior12@gmail.com

***

Novo site

O site da Igreja Água Viva (www.igaguavivamacae.com.br) ganha modernidade, já agradando o público. Super atualizado, o site apresenta fotos dos últimos eventos (Encontro das Casas de Obede Edom, Reino em Ação, Encontro dos Casais, Dia Feliz no Novo Cavaleiros, Água Viva Fashion Day no Novo Cavaleiros e homenagem pelo Dia das Mães nas igreja do Centro e do Novo Cavaleiros) na sessão de fotos; e notícias diversas. Há inclusive os cultos da Igreja Água Viva do Centro disponíveis na sessão de vídeos. Outro ponto é a agenda de eventos na página inicial do site. COMO DIVULGAR OS INTERESSADOS em divulgar eventos em Macaé e região podem entrar em contato com a jornalista Isis Maria, através do telefone (22) 2106-6060 - ramal 216 / ou 99853569 - 9927-6822 ou pelo e-mail: isismaria@odebateon.com.br


4 Caderno Dois

MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 6 DE AGOSTO DE 2013

EVENTO

Macaé sediará grande evento católico Macaé vai receber num único dia cerca de 15 mil fiéis de 19 municípios que pertencem à Diocese de Nova Friburgo.

S

erá a 36ª Unidade Diocesana, que vai se realizar no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho e no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. O evento acontece no último sábado de agosto, dia 31, das 8h às 17h e conta com o apoio da prefeitura. Na ocasião, quatro shows católicos animarão os peregrinos que virão à capital nacional do petróleo em caravanas de ônibus. A famosa banda Adoração e Vida, liderada pelo cantor e composi-

tor Walmir Alencar, além da irmã Inês (a freira do rap), do grupo Renascer e da banda Trinum, animarão os participantes da Unidade Diocesana. Isso tudo no Centro de Convenções. Paralelamente, palestras serão proferidas. Elas abordarão temas como família e assuntos concernentes às pastorais sociais. No Parque de Exposições, almoço e café da manhã serão servidos para o público. Vale ressaltar que para as comunidades católicas também haverá adoração ao Santíssi-

mo Sacramento e coroação de Nossa Senhora. Segundo o organizador da 36ª Unidade Diocesana, o pároco da Igreja Santo Antônio (Macaé), Padre Gleisson, a importância do evento está no próprio nome: ‘unidade’. “Todas as 55 paróquias da Diocese e suas 492 capelas farão em Macaé uma grande celebração da vida, com ênfase no encontro e na acolhida dos fiéis, como disse o Papa Francisco em um de seus discursos durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)”, conta o sa-

cerdote. Cerca de 700 católicos macaenses pertencentes às igrejas da cidade estão unidos para trabalhar a Unidade Diocesana. Para o Padre Gleisson, isso já é um sinal positivo, pois une as paróquias num mesmo objetivo, que é dar boa acolhida para as cerca de 15 mil pessoas esperadas para o evento. A comunidade da Paróquia Santo Antônio está à frente dos trabalhos. O sacerdote explica que o tema da Unidade Diocesana se remete ao ano da fé, uma

vez que o Papa emérito Bento XVI consagrou o ano de 2013 como ano da fé. A cada ano o evento se dá numa cidade da Diocese de Nova Friburgo. No ano passado ele ocorreu na cidade de Sumidouro. Como na JMJ do Rio de Janeiro, que divulgou no seu evento a cidade e o país (Cracóvia, na Polônia) que sediará a próxima jornada, assim também a Unidade Diocesana do ano que vem só será conhecida no final do evento em Macaé. O Bispo Diocesano Dom

Edney Gouvêa Mattoso irá conduzir o seu rebanho da Diocese de Nova Friburgo, que é composta da seguinte maneira: Vicariato Litoral (Macaé, Rio das Ostras, Carapebus, Casimiro de Abreu, Quissamã e Conceição de Macabu); Vicariato Sede (Nova Friburgo, Cachoeiro de Macacu e Sumidouro); e, Vicariato Norte (Itaocara, Macuco, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras e Bom Jardim). DIVULGAÇÃO

O Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho e Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha vão sediar 36ª Unidade Diocesana

A Logomarca da 36ª Unidade Diocesana A logomarca da 36ª Unidade Diocesana contém símbolos e analogias, ora espirituais ora econômicos. Por exemplo, a figura do mar, que se remete ao mundo e à cidade litorânea de Macaé. Já o barco simboliza a

Igreja. Também remete-se aos rebocadores e barcos pesqueiros, que atuam em atividades econômicas importantes como a petrolífera e a pesqueira, tradicionais em Macaé. Por sua vez, o mastro simbo-

liza a cruz de Cristo, enquanto que a vela refere-se aos degraus que se alcança o amadurecimento na fé. A chama reporta-se à confiança em Deus, à fé, além de também significar a energia vinda do subsolo que é o petróleo.

O sol que estampa essa logo retrata a Eucaristia e o clima ensolarado da região litorânea. Todos os símbolos cristãos da logo estão presentes na letra do Hino da 36ª Unidade Diocesana, que traduz e menciona a logomarca.

EVENTO

Rio das Ostras inaugura exposição no Parque dos Pássaros A visitação gratuita pode ser feita ao longo do mês, sempre de segunda a sexta, entre 9h e 16h, no Parque dos Pássaros

O

lançamento da exposição “Refugos em Arte”, da professora de arte e artesanato Sandra Palmeira, aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 1º de agosto, no Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras. A mostra é realizada dentro do Projeto Natureza e Arte, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca do Município. A abertura oficial contou com a presença do prefeito Sabino, do secretário do Ambiente, Nivaldo Talon e da subsecretária Alice Guida, entre outras autoridades e convidados.

FOTOS: GABRIEL SALES

A expositora, que mora em Rio das Ostras desde 1993, é especializada em Arte Barroca, Arte Sacra e Restauração e sempre esteve envolvida com movimentos de arte e cultura no Município. Algumas de suas obras ganharam notoriedade seguindo, inclusive, para outros países. Na mostra, Sandra apresenta peças decorativas usando técnicas de pátina, decupagem, mosaico e pintura. A visitação gratuita pode ser feita ao longo do mês, sempre de segunda a sexta, entre 9h e 16h, no Parque dos Pássaros que fica localizado no final da Rua Petrópolis, s/nº, no Jardim Mariléa.

Foto das peças artesanais da artista plástica Sandra Palmeira

A artista plástica Sandra Palmeira é especialista em arte barroca, arte sacra e restauração


Caderno2 06 08 13  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you