Page 1

Diante da Páscoa

Pouso Novo organiza o 30º aniversário

Segunda edição da Gincana Arroio do Meio está com inscrições abertas

COTIDIANO | 2

MUNICÍPIOS | 13

COTIDIANO | CAPA

QUINTA-FEIRA Arroio do Meio, 29 de março de 2018 Ano 51 | Número 2.311

www.oaltotaquari.com.br Fundado em 11/02/1967 |

R$ 3,50

POLÍTICA

ARROIO DO MEIO

Marcada para o dia 4 a votação do HC de Lula

Feira de peixe encerra hoje AGRICULTURA | 6

DIEGO VARA

Disposto a se candidatar às eleições de outubro, Lula está em plena campanha eleitoral com sua caravana percorrendo os estados. Aplaudido e vaiado com diversos incidentes por onde passa, no Judiciário se vale de todos os artifícios legais para não cumprir pena e poder concorrer. Na quarta-feira o Supremo Tribunal Federal julga o habeas corpus que define o futuro do ex-presidente Veja nas páginas 8 e 9 como foi o desempenho de Lula nas eleições desde 1989

ÓTICA

RELÓGIOS

JOIAS

3716-2072 | 99992-3442 Arroio do Meio


2

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

OPINIÃO

ABERTURA

Isoldi Bruxel - DIRETORA DO AT isoldi@oaltotaquari.com.br

Sérgio Moro no Roda Viva

Cansados Os brasileiros estão cada vez mais cansados de tanta corrupção. Se você perguntar para 10 pessoas sobre o porquê não gosta de política, no mínimo nove vão mencionar a corrupção como principal fator. Em recente pesquisa do Ibope da Confederação Nacional das Indústrias, foi revelado que mais da metade da população está pessimista em relação às eleições deste ano, justamente por causa da corrupção. Não é para menos. Nos últimos anos o que mais temos visto são escândalos envolvendo desvios: de conduta dos eleitos e de dinheiro público. Em consequência, uma grave crise econômica e social, com a violência numa crescente e a saúde e a educação cada vez mais defasadas. Até a esperança, que sempre se disse ser a última que morre, está agonizando. Diante de tanta falta de ética e moral, fica difícil acreditar em mudanças, em dias melhores. O Brasil não tem chance de mudar, de fato, se a corrupção não for combatida em todos os níveis e os responsáveis punidos. Só a certeza da punição vai fazer com que as pessoas repensem antes de fazer. E isso é assim aqui e em qualquer lugar do planeta. Ninguém muda uma conduta ou pensa duas vezes antes de fazer, se tiver a certeza de que nada vai lhe acontecer. Para punir os corruptos o Brasil precisa de uma reforma profunda nas suas leis. Só quando houver mudanças na lei, que hoje inclusive permite dezenas de recursos para que alguém tente se safar da punição de um crime, é que vamos voltar a ter esperança. Não creio que essa mudança vá se dar num curto espaço de tempo. Assim como não creio que o nosso cansaço com a política seja capaz de provocar mudanças. O cansaço e a apatia pela política só favorecem o atual sistema de fazer política, onde o famoso “jeitinho” traz gordos benefícios para meia dúzia, enquanto a maioria paga a conta.

ESCRITÓRIO

APARTES

JAQUELINE MANICA Jornalista

DE

ADVOCACIA

Karine Ely

José Eduardo Ely

ADVOGADA OAB/RS 81.053

ADVOGADO OAB/RS 110.765

RUA DR. JOÃO CARLOS MACHADO, 726/201, CENTRO - ARROIO DO MEIO/RS. CEP 95.940-000. FONES (51) 3716-1211 / 3716-1145 / 3716-1828

EXPEDIENTE:

O Alto Taquari

Rua Dr. João Carlos Machado, 775, segundo piso. Caixa postal 67 . Arroio do Meio/RS . 95940-000. 51 3716 1291 . jornal@oaltotaquari.com.br Pérola Editora Jornalística Ltda. CNPJ: 87.856.738/0001-33 Diretora: Isoldi Bruxel Impressão: Gráfica UMA Opiniões emitidas por colunistas não representam o ponto de vista da empresa e editores.

Entrevistado pelo Programa Roda Viva na segunda-feira, o juiz da Operação Lava-Jato, Sérgio Moro, avaliou que “operações como a Lava Jato, levantam muitas paixões tanto a favor como contra. Algumas pessoas por motivos políticos ou ideológicos não aceitam as nossas decisões.” Sobre a prisão em Segunda Instância, disse que “ seria ótimo esperar um julgamento final, mas o sistema processual ‘generoso’ no Brasil em relação a recursos impede que a justiça

seja feita, uma vez que muitos crimes prescrevem por causa da tramitação prolongada. Isso na prática é a impunidade. E estas brechas são exploradas pelos ricos e poderosos, que podem contratar os melhores advogados”. Disse que o julgamento de Lula foi igual a de outras 114 condenações ocorridas na Lava-Jato em sua vara. Sobre possíveis excessos disse que as detenções foram um remédio amargo para impedir que mais dinheiro fosse desviado.

Sicredi em 2017 O Sicredi Região dos Vales reuniu dia 26 a imprensa da região para apresentar números relativos a 2017, ano em que completou 35 anos. Presente em 18 municípios, com 21 agências, (Arroio do Meio, Encantado e Guaporé tem duas) o Sicredi cresceu 19% na captação de recursos. Com uma política voltada para o reinvestimento dos recursos, um dos destaques da instituição em 2017 foram os investimentos via Pronaf. Com 4.320 operações foram destinados para esta modalidade de financiamento R$ 104,5 milhões, sendo que a instituição foi a que mais realizou este tipo de operação.

Apoio à iniciativas Ao longo da sua história de 35 anos na região, o Sicredi tem seguido uma política de proximidade com a comunidade, apoiando eventos culturais, esportivos, educacionais, feiras e festas. No ano passado, na sua área de abrangência foram apoiadas 996 iniciativas.

Pelo Brasil O Sicredi está presente em 21 estados e está em fase de expansão e instalação de agências no Amazonas, Roraima, Amapá e Minas Gerais.

On-line e off-line O publicitário e doutor em comunicação Dado Schneider foi o convidado do Sicredi Região dos Vales para falar sobre os desafios do mercado de trabalho onde não há mais diferença em estar on-line e off-line. Para ele, não há como reverter a realidade virtual que é real, e nesta realidade é preciso estar em permanente mudança, entender que as formas e exigências de trabalho do século passado eram diferentes das atuais. Esta dinâmica é particularmente desafiadora para as gerações Y que nasceram nas décadas de 1970 a 1988 e muito mais para quem nasceu antes. Nesta nova dinâmica de comunicação, as redes sociais são fonte e é preciso ser fonte pelo conteúdo, no caso do jornalismo.

Via-Sacra em Forqueta A encenação da Via-Sacra em Forqueta, que chega neste ano à sua 21ª edição, é a expressão e materialização da força de uma comunidade em torno do acontecimento mais importante na vida dos cristãos, depois do seu nascimento. A encenação da Paixão de Cristo e sua ressurreição envolve dezenas de atores, técnicos, músicos e outros profissionais para a realização do espetáculo de forma voluntária. É um presente para todos nós com lições que nos fazem pensar. Parabéns a todos os envolvidos e também o de outras comunidades como em Dona Rita que também se envolve na encenação, em proporção menor, mas imbuída no mesmo espírito.

Renovação e conversão Que a Páscoa seja para mim e todos nós um tempo de reflexão. Principalmente porque há cada vez menos tolerância. Muita gente que se diz cristã, com boa formação e informação está espalhando e preconizando ódio e preconceito. Lutar por justiça em todas as esferas, por um mundo melhor, defender mudanças é um direito e que precisa ser exercido como nunca, porque há pessoas bastante desamparadas, perdidas e carentes. Mas este direito não pode ser exercido de forma irresponsável e leviana.


O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

SEGURANÇA PÚBLICA

SISTEMAS DE SEGURANÇA

3

Executivo debate com BM e instituições bancárias ações de prevenção e segurança MAICA VIVIANE GEBING

Executivo, Legislativo, Brigada Militar, Consepro e gerentes de instituições bancários reunidos para discutir ações de prevenção e segurança

Administração Municipal de Arroio do Meio, Legislativo, Capitão Ricardo Machado da Silva (Brigada Militar), Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e gerentes das instituições bancárias no município – Sicredi, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banrisul - estiveram reunidos na terça-feira, 27, no Gabinete do Executivo, para tratar de medidas de prevenção e segurança. Na ocasião, o prefeito Klaus Werner Schnack explanou ações debatidas pelo Comitê Gestor Municipal de Segurança Pública, incluindo o Programa Jovem Aprendiz e projetos esportivos para a ocupação sadia de jovens e adolescentes, assim como o projeto de videomonitoramento para ruas da cidade e a necessidade da ampliação do efetivo e aparelhamento da Brigada Militar. Sobre as instituições bancárias, foram abordados pontos da legislação municipal implantada no final de 2016 e ajustada em 2017, no que diz respeito ao sistema de segurança. O Capitão Ricardo citou exemplos de municípios/instituições que

ampliaram a segurança dos seus clientes e servidores a partir da implantação de determinados dispositivos e sugeriu a prática às instituições locais que ainda não possuem tais sistemas. “Nosso objetivo é proteger as pessoas e estes equipamentos de segurança podem salvar vidas”, frisou o Capitão. Os bancários por sua vez, informaram sobre os sistemas de segurança que as instituições locais já possuem e reforçaram a importância da conscientização do comércio local e clientes em relação ao uso do cartão de crédito/débito no lugar do dinheiro em cédulas, como forma de prevenção para evitar a circulação de altos montantes de valor, visando ampliar a segurança de clientes, comerciantes e bancos. Ao final do encontro ficou acordado que o município oficiará as instituições bancárias com sugestões de ações práticas e pontuais de prevenção que podem ser implantadas, visando ampliar a segurança de todos os usuários, comunidade e município como um todo.

Prefeito lamenta perda de líder de Vasco Bandeira Um idoso morreu e seis pessoas ficaram feridas em um tombamento de um ônibus de linha na tarde da sexta-feira, dia 23, em Vasco Bandeira, Marques de Souza. A linha da empresa Expresso Azul fazia o trajeto Bela Vista do Fão-Lajeado. Durante o acidente, Delmiro Barieri, morador da localidade, teve a metade de seu corpo impulsionada para fora do ônibus e foi amassado pelo coletivo. O prefeito Edmilson Döor, o Brida, avalia que é normal as estradas ficarem encharcadas

e lisas em situações quando ocorrem temporais após patrolamentos, e que o tombamento foi uma fatalidade. A prefeitura prestou socorro imediatamente com as equipes de Saúde, mas Barieri já estava sem vida. “O município tem uma grande perda. Ele era um homem com espírito comunitário, um exemplo para sua família e importante no trabalho no voluntário da localidade”, enaltece. Das demais vítimas, três foram socorridas e encaminhadas ao hospital local para atendimento.

Abigeato no Dom Pedro II Um caso de abigeato foi registrado entre a madrugada de sexta-feira, dia 23, no bairro Dom Pedro II, em Arroio do Meio. Os criminosos abateram um suíno de 150 quilos no chiqueiro de uma propriedade situada na rua Esperança. Rastros indicam que eles fugiram pelo mato e cruzaram o arroio nos fundos da propriedade. A Polícia Civil investiga o caso.


4

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

SEMANA

Notícias legislativas O papel do Poder Legislativo é fiscalizar os atos do Poder Executivo e legislar a respeito de matérias de interesse público, zelando pela transparência, ética, legalidade e responsabilidade. Não é função do vereador ser “apresentador de notícias” do Poder Executivo, por exemplo. Por isso, os critérios de noticiabilidade da imprensa com relação a sessões ordinárias privilegiam atos legislativos.

Viagem Segura IPTU mais caro a partir de 2019 O recadastramento imobiliário do município de Arroio do Meio deve ser concluído dentro de 90 dias pela Gauss Geotecnologia e Engenharia Ltda. As próximas etapas são a conclusão dos levantamentos, exportação de dados e compatibilização com sistema da prefeitura. De acordo com o geógrafo Lidson Cancela, detectou-se um volume expressivo de ampliações de construções (puxadinhos) não comunicados à Administração Pública. Além disso, o valor cobrado pelo IPTU (100% municipal) estaria defasado em comparação com outros impostos como o IPVA (dividi-

do com o Estado e União), relevando a boa eficiência dos serviços públicos. Também haverá um aumento de enquadramentos, que segue normas nacionais, lembrando que atualmente só existem quatro zonas habitacionais. Para o mapeamento foram utilizadas imagens via satélite. Há situações onde o valor pago pelo propietário pode triplicar, porém, o reajuste será gradativo, a ser estipulado em lei. O setor de tributos estima que a defasagem está em mais de 50%. Em 2018 a previsão é a arrecadação de R$ 2,4 milhões com o imposto.

DA REDAÇÃO

Nos últimos 11 anos, o RS teve uma morte a cada 3 horas e 28 minutos, em média, nos feriados de Páscoa. A data festiva preocupa por ser a quarta com mais mortes nas vias gaúchas - a média de óbitos por dia de feriado é 6,9, ficando atrás apenas do Dia das Mães (8,6), Dia dos Pais (7,2) e Dia do Trabalho (7,1). Por essa razão, as autoridades estarão em campo buscando coibir comportamentos de risco desde a zero hora desta quinta-feira (29/3) até a meia noite de domingo (1º/4), com a 86ª edição da Operação Viagem Segura. O Detran-RS identificou que a grande maioria das ocorrências fatais ocorreram nas rodovias (66%). O período do dia mais crítico é a noite, que concentra 35% dos óbitos.

jornalismo@oaltotaquari.com.br

Daiane Kalsing | Jaqueline Manica | Julio Gerhardt Luiz Fernando Foletto | Solano Alexandre Linck

PP escolhe Heinze

Viva o Taquari Vivo O Rotary Club de Arroio do Meio em parceria com a prefeitura do município realiza no dia 07 de abril mais uma edição do Viva O Taquari Vivo. A ação é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e pela ONG Parceiros Voluntários. No município a ação será realizada a partir das 7h30min no bairro Navegantes, com abertura oficial, distribuição do material para a realização da coleta de lixo e por fim a separação e pesagem do material recolhido.

O deputado federal Luis Carlos Heinze é o pré-candidato do Partido Progressista (PP) para a eleição de governador do Rio Grande do Sul. O nome foi definido durante a pré-convenção do partido, realizada no sábado (24), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Cerca de 2,8 mil filiados ao partido de todo o Estado participaram do evento. Heinze recebeu 1.123 votos, de um total de 1.391. Antonio Weck teve 263 votos, e outros cinco foram nulos. A candidatura será oficializada na convenção do partido, que ainda não tem data marcada.

Turno único Várias prefeituras da região fazem turno único nesta quinta-feira que antecede o feriadão de Páscoa. A prefeitura de Arroio do Meio terá turno único de trabalho das 7h às 13h, sendo que o atendimento ao público encerra às 12h. Para atendimentos de Saúde, o Plantão Médico 24 horas do Hospital São José estará atendendo em caráter de Urgência e Emergência. Em Travesseiro, Forquetinha e Pouso Novo o atendimento se dá das 7h às 13h. Já a prefeitura de Capitão atende das 8h às 13h e Marques de Souza em turno normal. Nos municípios que fazem turno único, este é válido para o setor administrativo e todas as secretarias. SUPERMERCADOS DE ARROIO DO MEIO Arroiomeense – Atendimento na sexta das 8h às 12h, sábado normal e domingo não abre. Dália – sexta-feira não abre e sábado horário normal Languiru – sexta e domingo fechado – sábado atendimento normal Marel – atendimento conforme de costume na sexta, sábado e no domingo


Imagens Ilustrativas - Certificado de Autorização Caixa nº 6-0073/2018

RE E P M O C IPE C I T R PA

IO E T R SO

5 1 A I D EZEMBRO DE D

60

EM REAIS AS R COMP

= 01 CUPOM P RRER O C N CO = ROLET ONIX

1

/

CHEV OR LOJA 0 KM P

Regulamento: www.dalia.com.br/comprapremiada Período de participação: 15 de março a 11 de dezembro de 2018


6

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

AGRICULTURA

Alécio Weizenmann

Conflito que pode ser bom para o Brasil Os leitores certamente já escutaram algo sobre recentes conflitos comerciais entre os Estados Unidos e outros países, incluindo aí o próprio Brasil e a China, por exemplo. Pois o governo norte-americano para proteger a produção interou nacional, estabeleceu sobretaxas a produtos importados, atingindo em um primeiro momento, no caso brasileiro, a exportação de aço, ocorrendo o mesmo procedimento com os chineses. O Brasil conseguiu contornar a decisão de Trump, enquanto a China assumiu uma posição de revanchismo, dando uma resposta imediata, com uma sobretaxação de vários produtos importados dos Estados Unidos, figurando dentre eles a carne suína, que somou no ano de 2017, um total de 495 mil toneladas importadas, representando 20% das vendas realizadas pelos americanos. As exportações brasileiras de carne suína também têm a China como um dos destinos mais atrativos. No último mês de fevereiro, por exemplo, os asiáticos compraram em torno de 12 mil toneladas, equivalendo a 28,4% da carne brasileira exportada. A Associação Brasileira Exportadora de proteína animal vê nesse conflito dos dois gigantes, uma grande oportunidade para ampliar as vendas, especialmente de carne suína, fato que poderia amenizar o impacto da suspensão das exportações para a Rússia, medida adotada em dezembro do ano passado. Apenas para um exercício de memória, imaginamos os efeitos futuros da busca desse mercado chinês. Pois, como visto, em 2017, os Estados Unidos exportaram uma média mensal de 41 mil toneladas de carne suína para a China, enquanto o Brasil alcançou a marca de 12 mil toneladas no mês de fevereiro. Se nós chegássemos a dobrar o volume exportado, ou seja, 24 mil toneladas/mês, seria um fato e um feito extraordinário, ampliando, com certeza, a nossa atividade de produção de suínos e toda a estrutura de produção, industrialização e de comércio. Mesmo que haja uma perspectiva e um otimismo de que a economia brasileira volte a crescer em escala maior, o consumo interno não terá a capacidade de absorver os produtos excedentes. Esse fator já fez com que os produtores de suínos independentes (não vinculados a empresas integradoras) tenham hoje uma remuneração bem abaixo dos níveis alcançados no ano anterior. A cotação do quilo do porco vivo está próxima dos R$ 3,25, quando em um determinado período de 2017, o seu ganho ficava próximo de R$ 4,30. Evidentemente junto com o possível incremento nas exportações da carne suína, deve ocorrer também a demanda por outros produtos, especialmente proteínas, como de frango e de carne bovina. E a China, com seus 1,395 bilhão de habitantes (quase 7 vezes a população brasileira), é um mercado cobiçado pelos produtores de alimentos, considerando o impressionante contingente de consumidores, que precisam se alimentar. É hora de o Brasil assumir seriedade nos seus modelos de produção, evitando os frequentes escândalos, a exemplo da “carne fraca”, do ano passado, que causou um enorme prejuízo para a nossa credibilidade, no comércio exterior. A qualificação do produto brasileiro no aspecto de sanidade, abrirá novas portas em grandes mercados.

CONSELEITE SUGERE PREÇO REFERÊNCIA

O Conselho Estadual do Leite (Conseleite), definiu o preço de referência do litro de leite para o mês de março (a ser pago no início de abril), em R$ 0,99/litro. Este novo valor significa um crescimento de 2,56% em relação ao mês de fevereiro e uma “recuperação” de 6,36% no primeiro trimestre do ano. Mesmo sendo um indicativo de uma pequena melhora na remuneração do produto, estamos muito, muito longe dos preços praticados no final de 2016 e início de 2017 e ainda não alcançamos e muito menos superamos o custo de produção.

UMA PÁSCOA FELIZ!

Nada de VIOLÊNCIA! Um final de semana de muita PAZ! E que os ensinamentos da Semana Santa nos ajudem a renascer, a sair da indiferença e dar um sentido à vida de cada qual.

Continua no decorrer do dia de hoje a tradicional Feira de Peixe da Semana Santa de Arroio do Meio, que neste ano chega à sua 24ª edição. A novidade deste ano é a Feira do Produtor, que inicia a partir das 7h, no mesmo local, a antiga quadra do CNEC, nos fundos da secretaria de Educação. A venda dos peixes tem início às 9h e se estende até às 18h, sem fechar ao meio-dia. Nesta edição os piscicultores Délcio Bruxel e Emerson Schweizer serão os fornecedores de peixe das espécies capim, húngara, cabeça grande e prateada. No local também será disponibilizado serviço de limpeza dos peixes. Os organizadores pedem que as pessoas levem sacolas ou vasilhas para o transporte. Os consumidores também podem aproveitar

SOLANO ALEXANDRE LINCK

AGRICULTURA

Feira do peixe continua hoje

No local é possível adquirir porções de peixes fritos e escabeches

a feira para degustar peixe frito e escabeche feito pelo pescador artesanal Ademir Brusimann, que tem uma banca no local.

Previsão do Tempo Quinta-feira 29/março Mescla entre sol e nuvens com chance de chuva Temp. mínima: 19°C Temp. máxima: 28°C

Indicadores Acompanhamento de preços recebidos pelos produtores do Rio Grande do Sul

Agricultura

19/03/2018 a 23/03/2018 PREÇOS EM R$

PRODUTOS

UNIDADE

Arroz em Casca

50 Kg

Milho

60 Kg

Sorgo

60 Kg

Feijão Soja

Trigo

39,00

175,00

60 Kg

67,00

70,35

75,00

60 Kg

Kg vivo

Leite (valor liq. recebido)

34,80

131,92

Cordeiro para Abate Vaca para Abate

32,00

MÁXIMO

120,00

Kg vivo

Suíno Tipo Carne

MÉDIO

60 Kg

Boi para Abate Búfalo

MÍNIMO

Kg vivo

Kg vivo

Kg vivo Litro

30,00

20,00

29,00 4,50 3,50

5,20

2,80

4,00 0,76

31,92

20,33

36,00

21,00

31,39

33,00

4,86

5,10

4,08

4,95

5,88

6,50

3,20

3,90

4,20

4,60

0,95

1,09

*Prazos de 20 ou 30 dias ***Leite: Preço bruto cota-consumo - Fonte: EMATER/RS - ASCAR - www.emater.tche.br

Cotação do Suíno / Acsurs

Suíno................................................................Kg vivo............R$ 3,26 Cotação Agroindustrial - Integração...........Kg vivo.............R$ 2,89 Poupança

Dólar | 27/03/2018

Poupança velha 01/04/2018>>>>>>0,5000 Poupança nova 01/04/2018>>>>>>0,3855

Dólar PTAX

TR

Compra>>>>>>>> 4,1257 Venda>>>>>>>>> 4,1274

01/03 a 01/04>>>>0,0000

Compra>>>>>>>>3,3250 Venda>>>>>>>>> 3,3256

Euro PTAX

Salário Mínimo Nacional R$ 954,00 Salário Mínimo Regional (RS) R$ 1.175,15 a R$ 1.489,24

Sexta-feira 30/março Sol com aumento da nebulosidade e chance de chuva Temp. mínima: 20°C Temp. máxima: 27°C

Sábado 31/março Nuvens com pancadas de chuva e aberturas do sol Temp. mínima: 21ºC Temp. máxima: 28°C

Domingo 1º/abril Nuvens com pancadas de chuva e aberturas do sol Temp. mínima: 20ºC Temp. máxima: 26°C

Quinta-feira (29/03): Ventos úmidos ingressam sobre o Estado e estimulam a formação de instabilidades. Por conta disso, ocorrem períodos com sol na Região, e outros de céu encoberto, com chance de chuva esparsa. A sensação pode ser de abafamento em alguns momentos. Sexta-feira (30/03): O sol até pode aparecer no Vale. Porém, devido ao avanço de instabilidades sobre o Estado, a nebulosidade aumenta gradativamente e ocorrem pancadas de chuva irregulares. As temperaturas não sobem muito, mas, a sensação será de abafamento em alguns momentos. Sábado (31/03): Instabilidades seguem definindo as condições do tempo. O dia apresenta períodos de abundante nebulosidade com pancadas de chuva. Mas, intervalos com sol também podem ocorrer. As temperaturas ficam agradáveis em boa parte do período. Domingo (1º/04): O tempo segue instável na Região, com possibilidade de chuva a qualquer momento. Mesmo assim, não se descartam períodos com a presença do sol, principalmente à tarde. As temperaturas continuam agradáveis. Fonte: Núcleo de Informações Hidrometerológicas. www.univates.br/cih

E-mail: nih@univates.br


O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

GERAL

7

FAUNA

Com ninho em vaso de flor, corujinha do mato chama atenção pela mansidão e docilidade Um fato no mínimo curioso chamou a atenção da família Backendorf, que reside na área urbana de Travesseiro. Em um vaso de flor na sacada do quarto, no segundo piso, uma coruja colocou dois ovos de coloração branca que mais tarde deram vida a dois filhotes também brancos. Fabiano conta que a ave primeiramente teve o cuidado de organizar o futuro ninho, cavando a terra do vaso para acomodar os ovos que foram postos posteriormente. Sem saber do que se tratava, a família encontrava sinais de escavação dentro do vaso e terra espalhada nas proximidades. Mas depois de algum tempo perceberam a presença da coruja que já instalada chocava seus ovos. O animal chamava a atenção pela mansidão. Sequer saía do ninho ao perceber a presença das pessoas. Com o passar do tempo e já com filhotes, a ave parecia ficar ainda mais mansa e deixava-se tocar e até ser pega na mão por integrantes da família. Fabiano conta que para alimentar os filhotes os pais traziam pequenos roedores e até aves de pequeno porte a exemplo de passarinhos. Para complementar a dieta, Fabiano os alimentava com ovo cozido, iguaria que pareciam gostar muito. “No ninho percebemos que tinha restos de ratos e pernas de passarinhos, partes que eram rejeitadas pelas corujinhas”, lembra. Conforme o professor Hamilton Cesar Zanardi Grillo, do curso de Biologia da Univates, trata-se de uma Otus choliba, conhecida popularmente como corujinha do mato. Ela é encontrada em todo o Brasil e alimenta-se principalmente de insetos e ocasionalmente

Coruja chocando os ovos

de pequenos roedores. Na natureza faz ninho em ocos de árvores e cavidades em rochas.

CARACTERÍSTICAS O animal possui 20-24 cm de comprimento e peso entre 96 e 160 gramas. Nesta espécie destacam-se os dois tufos de penas no alto da cabeça, íris amarela, face cinza contornada com preto; peito cinza estriado e finas listras transversais; dorso cinza amarronzado com machas escuras. Há também indivíduos com plumagem marrom avermelhada ao invés de cinza. O juvenil é mais claro e não apresenta os tufos de penas no alto da cabeça. Caça principalmente insetos como gafanhotos e mariposas. Em ambientes urbanos fica próxima a postes de iluminação para capturar insetos atraídos pela luz. Pequenos vertebrados como camundongos e rãs são menos frequentes em sua dieta. Na natureza, nidifica em ninhos abandonados, cavidades e ocos de árvores. No Norte do Brasil se reproduz nos períodos de janeiro a julho, já no Sul e Sudeste seu período de reprodução é nos meses de setembro a outubro. Os ovos são incubados pela fêmea durante 26 dias. Neste período o macho é responsável pela alimentação da fêmea e posteriormente de toda a família. No período reprodutivo, ambos os sexos vocalizam ativamente. Filhote com apenas alguns dias de vida

Ao nascer filhotes tinham plumagem branca e ao passar do tempo ganharam outra coloração

Corujas que já abandonaram o ninho chamavam atenção pela mansidão e parecia retribuir o afeto recebido


8

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

POLÍTICA

STF julga pedido de habeas corpus de Lula na quarta-feira A Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu em Porto Alegre na segunda-feira, dia 26, por 3 votos a 0, rejeitar o último recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na segunda instância da Justiça Federal. Em janeiro ele foi condenado a 12 anos e um mês de reclusão no caso do tríplex. Agora a prisão passa a depender do julgamento do pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) em 4 de abril, próxima quarta-feira. A tendência é de que seja ordenada imediatamente pelo juiz Sergio Moro. Caso contrário, poderá esperar em liberdade o julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que costuma ser lento. E mesmo com Lula preso, a defesa ainda pode apresentar habeas corpus junto ao STJ ou ao STF, pedindo sua libertação imediata . Lula também poderia se beneficiar de um outro julgamento: os ministros do STF devem rediscutir, em breve, se cabe prisão após condenação em segunda instância. Esse é o entendimento atual, mas os ministros podem mudar de opinião.

do de assumir o cargo – tudo depende de quando o TSE se manifestar.

UM PAÍS DE ANALFABETOS POLÍTICOS O vigilante Genésio Gerhardt, 60 anos, morador de Bela Vista, não acredita na prisão de Lula pelo que tem sinalizado o STF. “Lula é um líder comparado a Jesus Cristo. Ajudou os pobres nas causas sociais como o direito à casa própria. As provas e o enriquecimento ilícito são questionáveis, pois o acesso transparente aos dados ainda é muito recente e interpretativo [...] muito é culpa do analfabetismo político da população. Há meses antes das eleições a escalação da Seleção Brasileira e de times do coração está mais presente do que o interesse em escolher os nomes que vão governar o país daqui para frente”, argumenta.

to, sabe que dependendo da interpretação da Justiça, Lula poderá ser candidato e tem grandes chances de ser eleito, pois é insistente e inconsequente, o que pode ser um trunfo diante da falta de nomes e líderes preparados para governar o país.

PODEROSOS DIFICILMENTE SÃO PRESOS NO BRASIL

CANDIDATURA Em tese, Lula não pode ser candidato à Presidência da República porque está impedido pela Lei da Ficha Limpa. Ela veta candidaturas de políticos condenados por um órgão colegiado. Mesmo assim, ele pode solicitar o registro de candidatura, a ser formalizado até 15 de agosto. Caso isso ocorra, Lula estará autorizado a realizar atos de campanha até a decisão definitiva sobre o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A candidatura dele, então, pode ser cassada a qualquer momento. O PT teria, então, até 17 de setembro (20 dias antes da eleição) para substituir o candidato. Mesmo pouco provável, Lula pode ainda se eleger antes de um veredito do TSE. Com isso, talvez fosse impedi-

TENDÊNCIAS SÃO DE HABEAS CORPUS E IMPUGNAÇÃO DA CANDIDATURA

Genésio Gerhardt diz que justiça social feita por Lula foi semelhante a de Jesus Cristo

NOME É UM DOS MAIS FORTES PARA O PLEITO O auxiliar administrativo Gilberto Gerhard, 44 anos, é favorável a prisão em decorrência dos excessos de desvios de recursos públicos. No entan-

O vendedor e DJ Vagner Dill, 27 anos, morador de Travesseiro, lamenta o fato da grande mídia ocultar a rejeição do ex-presidente em sua vinda ao RS e destacar uma suposta falsa aclamação ao petista. “Mostraram pouco a roubalheira. Ele merece ser preso, mas não vai ser preso, como todos os outros poderosos que se safaram, algo vai ser feito. Infelizmente o preço da corrupção que desviou bilhões de reais está novamente sendo pago pelos trabalhadores. O dinheiro público é pouco valorizado e mal investido, tanto é que nossas obras, saúde e educação são precárias”, dimensiona.

Vagner Dill é a favor da prisão, mas duvida

De acordo com o promotor Paulo Estevam Araújo a defesa do ex-presidente está se valendo de recursos previstos em lei, sem irregularidades apesar de parecer imoral. A condenação em segundo grau é vista como única forma de prisão já que a aceitação do pedido de habeas


O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

corpus abre precedentes para outros nove réus da Operação Lava Jato. O que é extremamente negativo, pois representa o começo do fim da operação e a impunidade garantida para quem tem dinheiro para pagar manobras judiciais, justificando o lema de que cadeia é só para pobres. O promotor ressalta que há uma tendência de deferimento do pedido de habeas corpus, porém, dificilmente Lula conseguirá se candidatar. “Pelas jurisprudências a candidatura será impugnada pelo TSE, mas cabe recurso ao Supremo”.

POLÍTICA

9

DESEMPENHO DE LULA NA MICRORREGIÃO DE ARROIO DO MEIO • ELEIÇÕES DE 1989: Dos 12,3 mil votantes em Arroio do Meio, 724 votaram em Lula, 910 em Collor e 8.360 em Brizolla. Em Pouso Novo Lula fez 36 votos dos 1,6 mil. Menos que o próprio Maluf, 195. Brizolla fez 857 e Collor 144. • ELEIÇÕES DE 1994: Nesta disputa, apesar de ser mais polarizada, Lula perdeu para Fernando Henrique Cardoso (FHC) em todos os municípios. Brizolla, Enéias e Amin foram coadjuvantes. Em Arroio do Meio, Lula fez 2399 e FHC 2465 votos. Em Pouso Novo, Brizola fez 283, Lula 180 e FHC 483. Em Capitão, Lula fez 362 e Brizolla 467. Em Travesseiro, Lula 275 e FHC 514 votos. • ELEIÇÕES DE 1998: Dos 10,7 mil votos em Arroio do Meio, Lula fez 3513 e FHC 4394. Em Travesseiro dos 1793 votos, Lula fez 448 e FHC 836. Em Capitão dos 1878 votos, Lula fez 674 e FHC 626. E em Pouso Novo, Lula fez 371 e FHC 624, do total de 1382 votos. • ELEIÇÕES DE 2002: Lula venceu na maioria dos municípios com exceção de Travesseiro, onde Serra fez 892 contra 855 do petista num total de 1830 votos válidos. Em Arroio do Meio foram 6.129 para Lula e 4.666 para Serra, de um total de 11.485 votos. Em Capitão 1.076 para Lula e 729 para Serra, de um total de 1.984. E em Pouso Novo de 1.408 votos, 685 foram para Lula e 625 para Serra.

Em suas peregrinações pelo país Lula tem sido ovacionado e hostilizado

Promotor Paulo Estevam Araújo explica que decisão do STF pode representar o começo do fim da Operação Lava Jato

• ELEIÇÕES DE 2006: A microrregião já entendia a importância da alternância do poder, por isso votou pela saída do PT do governo federal. Em Arroio do Meio Alckmin fez 7.003 votos, contra 4.949 de Lula dos 12.387 disputados. Em Capitão o tucano fez 1.153 e Lula 808 dos 2.048 disputados. Em Travesseiro, Alckmin fez 934 e Lula 847 num total de 1.829 votos. Em Marques de Souza, Alckmin fez 1.691 e Lula 1.217 dos 3.025 votos válidos e, em Pouso Novo, Alckmin 709 e Lula 626 de 1399 votos.


10

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

GERAL

ADMINISTRAÇÃO/OBRAS

Município assina Termo de Cooperação que permite avanços na obra de pavimentação da VRS 482/Dona Rita FOTOS: JULIO CUNHA NETO

O prefeito de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack, assinou na segunda-feira, 26, o Termo de Cooperação Técnica junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O documento permite a retomada e avanço das obras de pavimentação asfáltica da VRS 482, pela estrada geral Dona Rita. A assinatura contou com a participação do deputado federal Alceu Moreira; Diretor Geral do Daer, Rogério Uberti; Diretor de Infraestrutura, Luciano Faustino; Superintendente Regional, Nelson Haeser; vice-prefeita Eluise Hammes, presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Kreutz; além do prefeito da gestão 2009/2016 Sidnei Eckert e o então vereador Romano Kunzler, representando os esforços ao longo dos anos e a compreensão da comunidade. O Termo de Cooperação Técnica permite a parceria direta entre município e Daer para manutenção e avanços na pavimentação do trecho iniciado em 2017. A partir dessa decisão, a Administração Municipal disponibilizará

ano de Governo e agora o município compreende as dificuldades do Governo do Estado e firma esta parceria que permite avançar no andamento da obra iniciada”, afirma. “Agradecemos o auxílio da direção do Daer e dos engenheiros Ângelo Prediger e Eliete Halmenschlager, diretamente envolvidos nesse processo”, salienta.

Prefeito e demais representantes do município na assinatura do Termo de Cooperação junto ao Daer

maquinários e servidores públicos para executar a obra, enquanto o Daer fornecerá material para o avanço da pavimentação. Os trabalhos iniciaram na última semana, com a limpeza da galeria interditada desde o início da obra em 2017, e seguem essa semana com a colocação de material e liberação para o tráfego normal de veículos e fechamento do desvio da via, junto ao Clube Esperança de Dona Rita. No ato da assinatura, o deputado Moreira, que in-

termediou a viabilização do termo junto ao Governador José Ivo Sartori, ressaltou a importância da parceria para a obra. “A soma dos esforços do Governo do Estado junto à iniciativa da Administração Municipal, garantem dar continuidade a esta obra tão importante para a comunidade local, evitando a perda dos serviços já realizados até o momento”, enfatiza. O prefeito Schnack reforça. “Inicialmente agradecemos pelo quilômetro asfaltado no nosso primeiro

Secretário de Obras, Paulo Heck, acompanha serviços junto à galeria da estrada Dona Rita

MAICA VIVIANE GEBING

EXECUTIVO NO INTERIOR

Arroio Grande evidencia suas potencialidades em Programa de Interiorização O distrito de Arroio Grande recebeu a segunda etapa do programa de Interiorização da Administração Municipal de Arroio do Meio, na quinta-feira, 22. A comitiva liderada pelo prefeito Klaus Werner Schnack, na companhia da vice Eluise Hammes, subprefeito Gerson Werner e secretário da Agricultura Eloir Lohmann, visitou 17 estabelecimentos/empreendimentos, mais a Escola Municipal Duque de Caxias, além de realizar atendimentos à comunidade na subprefeitura. A visitação iniciou nas futuras instalações do empreendimento turístico de Glaci e Clécio Trasel. Dali, o grupo partiu para a infraestrutura em fase de conclusão da agroindústria de Genésio Hammes, que iniciará a produção de embutidos nos próximos meses. As vi-

sitas seguiram à propriedade de Inácio Hammes, onde é produzida erva ecológica comercializada na Feira do Produtor, em sequência ao Mercado e Bar Arroio Grande, Transportadora Ritt, Salão de Beleza da Adelene, Draumer Calçados, Padaria da Nina, Serraria Dullius, Massas Camicam, Serraria Korbes e Centro de Lazer Arroio Grande, onde o grupo almoçou com demais secretários e servidores públicos do distrito. À tarde foram realizados atendimentos na subprefeitura e posteriormente a comitiva seguiu para a propriedade da família que produz o Carvão Souza, Sucatas Arroio Grande, Ferraria do Hermeto e Camping do Centro de Lazer, encerrando o roteiro ao entardecer na Padaria Arroio Grande. Contente com a receptividade, dinamismo e qualidade dos empreendi-

Escola e mais 17 empreendimentos foram visitados ao longo da última quinta-feira em Arroio Grande

mentos, o chefe do Executivo salienta a ideia do programa. “A interiorização reforça nosso compromisso com as comunidades e as famílias. É uma satisfação muito grande acompanhar de perto as atividades e rotina dos nossos empreendedores”, afirma Schnack. “É muito bom ver a comunidade

orgulhosa em mostrar seu trabalho”, complementa o subprefeito Werner. No dia 19 de abril o distrito de Forqueta recebe a terceira e última etapa do primeiro semestre do Programa de Interiorização, com visitação a empreendimentos pela manhã e atendimento ao público na parte da tarde.


11

29/03/2018 FOTOS: LUIZ FERNANDO FOLETTO

Páscoa

REFLEXÃO

Comunidade Dona Rita faz encenação na Sexta-Feira Santa IRINEU TELÖKEN

PÁSCOA

Ovos menores, barras e bombons são a estratégia para atrair clientes Mesmo com preços em média 6% mais caros, os supermercados gaúchos projetam uma alta de 8% nas vendas de produtos típicos nesta Páscoa, na comparação com o ano passado. Nesse sentido a indústria apostou na diversidade e reformulação de produtos a exemplo dos ovos de chocolate, que este ano estão mais acessíveis aos consumidores, com evidência para ovos de até R$ 19,90. Em Arroio do Meio e região não é diferente. Neste ano as parreiras de ovos estão menores, com versões mais em conta. A ordem é evitar sobras e excesso de promoções depois do domingo de Páscoa. Alguns estabelecimentos encontraram alternativas para atrair o cliente oferecendo maior quantidade de barras e bombons, que são mais acessíveis. DATA DESFAVORÁVEL: O gerente geral da rede de supermercados STR, Elton José Fischer, lembra que este ano a Páscoa cai no dia 1º de abril, antes do trabalhador receber o salário, o que é um ponto negativo. Quanto ao preço, concorda que o produto símbolo da Páscoa está em torno de 6% mais caro. Ele acredita que as vendas devem se manter no mesmo patamar do último ano. Diferentemente da maioria dos supermercadistas do Estado, que apostam em ovos com gramaturas menores e em barras e bombons, o gerente trabalha em cima de todos os itens sem distinção. “Queremos vender o chocolate em diversos formatos e diferentes gramaturas. Há clientes para todos os bolsos”, frisa. PARCERIA PARA REDUZIR PERDAS : A supervisora do supermercado Arroiomeense, Roseli Casveski, revela que o estabelecimento optou por chocolates em formato de bombons e barras que têm melhor saída. O número de ovos reduzidos na parreira não é por acaso e se deve a baixa procura registrada nos últimos anos, que segundo ela caiu aproximadamente 40%. “Este ano, compramos somente de distribuidoras parceiras que se comprometeram em recolher as sobras. Após a Páscoa ninguém mais compra e não podemos arcar com esse custo. A procura por esse formato está menor a cada ano”, observa.

MARGEM DE LUCRO MENOR: O proprietário do supermercado Marel, Ismael Jung, diz que a procura maior deve acontecer no sábado. Para atrair o cliente reduziu a margem de lucro e optou por ovos menores. Apostou também nas caixas de bombons e barras que, segundo ele, está tendo uma boa aceitação em função do preço mais acessível. “O consumidor está atento aos preços e está pesquisando. Por isso, os preços devem ser atrativos”, aponta. PRODUTO MAIS ACESSÍVEL : Com o objetivo de oferecer um produto mais acessível e de qualidade ao consumidor, o supermercado Dália se adaptou à retração de mercado vivida nos últimos anos e foi além, buscando alternativas. O gerente Daniel Weingartner explica que as diversas fases de produção e logística elevam o custo final do produto, principalmente do chocolate em formato de ovo que é um produto frágil. Nesse sentido foi necessária uma mudança de comportamento, adotando alternativas viáveis. Parcerias com indústrias da região possibilitaram redução nos custos em razão da logística que na comparação com indústrias de fora é mais elevada. A confecção de produtos na própria padaria, a exemplo do ovo de colher, também propiciou um produto mais acessível e de excelente qualidade o que foi repassado ao cliente. “Um produto vindo de São Paulo certamente será mais caro que um produzido aqui no Vale do Taquari, em razão do transporte. Com essas alternativas conseguimos reduzir o preço e oferecer um produto mais em conta”, explica. Nessa Páscoa a compra de ovos foi reduzida e a aposta foi em bombons, barras e cestas prontas que considera mais acessível. Ele explica que as parreiras foram substituídas por expositores verticais onde a manipulação é menor. Dessa forma o produto está ao alcance dos olhos, o que evita o contato e consequentemente as perdas. “Na parreira as pessoas precisam pegar o produto e muitos acabam quebrando, o que também eleva o custo”, frisa.

Apresentação ocorre às 15h na igreja da comunidade

A comunidade São Francisco de Assis, de Dona Rita, Arroio do Meio, realiza nesta sexta-feira, às 15h, na igreja, uma encenação para reflexão sobre a Páscoa. Participam do teatro os integrantes do Grupo de Canto, jovens, crianças e demais membros da comunidade, num total de 50 pessoas. Eles ensaiam semanalmente desde fevereiro. A encenação vai representar fatos atuais, intercalados com cenas da vida e crucificação de Jesus e cantos. A ideia é fazer com que as pessoas reflitam acerca da Páscoa, a Sexta-Feira Santa e Jesus. Este é o terceiro ano que a comunidade organiza a atividade, que tem cerca de 1h15min de duração.


12

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

MUNICÍPIOS

Escola reunida com os pais

FOTOS: JÚLIO A. GERHARDT

DIVULGAÇÃO

Moctra reuniu 320 trilheiros

Secretária Cristiane fala das atividades da escola

Os pais de alunos da Escola Pedro Pretto de Travesseiro, participaram na sexta-feira, dia 23, de reunão com a direção da escola e professores. Os trabalhos iniciaram com a leitura de mensagem mostrando a importância dos pais acompanharem de perto o desenvolvimento de seu filho, demonstrando a eles carinho, atenção e a firmeza necessária em alguns momentos da vida. No encontro esteve o prefeito Genésio Hofstetter, que reforçou a importância da família na escola, somente juntos e em parceria que se fará um ótimo trabalho. Também destacou a necessidade de reformas e ampliação no educandário já que atende em turno integral aproximadamente 100 crianças diariamente. A secretária da Educação, Cristiane Neitzke falou aos

pais sobre as oficinas que estão sendo oferecidas, a importância da equipe multidisciplinar no acompanhamento das crianças e docentes e apresentou também às famílias o Projeto de Formação Continuada para os educadores desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, desenvolvido em parceria com outros quatro municípios. Com efetiva participação dos pais, foram tratados assuntos gerais apresentados pela diretora Sandra Bruxel e em seguida os presentes foram acolhidos nas salas em que seus filhos estudam. Através de um diálogo dinâmico com os regentes das turmas, todos puderam se inteirar das atividades desenvolvidas com os alunos durante o período que permanecem na escola.

Campanha de descarte a novidade do recolhimento de vidros recicláveis. A proposta inclui ainda o recolhimento de eletrodomésticos e equipamentos da chamada “linha branca”, que são geladeiras, lavadoras, fogões, entre outros produtos. Também será aceito óleo de cozinha usado e lâmpadas incandescentes. A campanha acontece das 8h às 12h em frente à secretaria da Agricultura.

Encontros de idosos O Cras de Travesseiro tem agendado dois encontros com grupos de idosos para a próxima semana. Na

terça-feira, dia 03, em Linha Cairu e na quinta-feira, dia 05, com o grupo Amor Perfeito, da Sede.

Avisos da Agricultura A secretaria da Agricultura de Capitão comunica aos produtores interessados em adquirir calcário, que podem fazer a sua encomenda na secretaria até o final do mês de abril. Neste programa o produtor paga o calcário, enquanto que o município subsidia o frete em 100%. O Se-

tor de Inspeção Animal que funciona junto à secretaria da Agricultura está fazendo a Declaração Anual de Rebanho. O prazo encerra em maio. A secretaria da Agricultura comunica que o pagamento da semente de milho deverá ser feita durante o mês de abril.

Mesmo que a chuva registrada na tarde e noite de sábado tenha prejudicado com diminuição do número de inscritos e da passagem dos pilotos na trilha, mais de 320 trilheiros, vindos de 42 cidades do Estado, participaram do 10º Encontro de Trilheiros e 3ª Trilha Noturna, promovida pelo Moto Clube de Travesseiro (Moctra) no último sábado e domingo. A programação fez parte dos festejos do 26º aniversário do município de Travesseiro. O evento, que tinha como sede o Clube Esportivo Travesseirense, iniciou na noite de sábado com a realização da 3ª Trilha Noturna, que percorreu um trajeto de 50 quilômetros. No domingo, os pilotos percorreram uma trilha de 85 quilômetros com saída no Clube Esportivo Travesseirense, seguindo trilhas nas localidades de São Luiz, Linha Olinda, Três Saltos Alto, Linha São João, Três Saltos

Presidente Cabral acompanha os trilheiros

Baixo e Picada Essig. A chegada aconteceu junto a Lancheria do Marcelo. Além do barro enfrentado na trilha, os pilotos tinham pela frente um desafio montado em Três Saltos Alto, onde aconteceram manobras radicais. Durante a semana o presidente do Moctra, Aldair Keil,

mais conhecido por Cabral, manifestou a sua satisfação com a realização do evento. Tudo aconteceu dentro do previsto e da normalidade, sem acidentes, comentou o presidente, que distribuiu camisetas padronizadas do evento para todos os pilotos inscritos.

Secretaria da Saúde entrega Kits Bebê A secretaria de Saúde de Travesseiro promove sempre na terceira quarta-feira do mês um encontro com o grupo de gestantes no Posto de Saúde. Nestes encontros as gestantes recebem acompanhamento sobre os cuidados com a alimentação e a importância de fazer o pré-natal. No último levantamento consta que o município tem atualmente 25 gestantes e crianças recém-nascidas. Este projeto contempla a entrega de um kit para bebê para as mães que participam dos encontros do grupo. Cada kit possui um cobertor, sabonete, shampoo, toalha,

DIVULGAÇÃO

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Travesseiro realiza no dia 14 de abril a terceira edição da campanha de descarte ambientalmente correto. Serão aceitos calculadoras, pilhas, baterias, brinquedos eletrônicos, vídeo games, celulares, carregadores, equipamentos gerais de informática, vídeo cassete, DVD, televisores e monitores. Nesta edição tem

Trilheiros encontraram muitos desafios

Mães recebem kit gestante

pijama e fralda. No encontro realizado terça-feira, dia 27, três mães receberam o kit da secretaria de Saúde. A secretária da Saúde, Eloise Zanatta, ressalta a importância des-

te projeto. “Este momento é importante para as gestantes trocarem experiências, terem contato com outras gestantes, sendo que cada gestação é diferente”, conclui.


O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

MUNICÍPIOS

13

FOTOS: JÚLIO A. GERHARDT

FOTOS: JÚLIO A. GERHARDT

Encontro de quatro famílias Município organiza 30º aniversário sábado, em Forqueta Alta

Festa une as famílias na fé religiosa... Encontro da Família Rural vai expor flores...

...e através do esporte

A Comunidade de Forqueta Alta, em Pouso Novo, mantém a tradição de longos anos com a realização de festa no sábado de Páscoa que reúne descendentes das famílias, Brock, Bonacina, Basso e Ferronatto. O evento que tem o lema “Amigos para Sempre” se caracteriza com a participação de caravanas que vem de várias regiões do Estado e mesmo de outros estados com o intuito

de reencontrar amigos, familiares e confraternizar. Este ano o evento será aberto com celebração religiosa às 10 horas. Logo após acontece partida de futebol entre os Brock e Bonacina. Ao meio-dia será servido churrasco ao estilo piquenique. Para a parte da tarde está reservado o sorteio de brindes e jogo de futebol entre os Basso e os Ferronatto.

Município investe R$ 227 mil com compra de máquina DIVULGAÇÃO

A Administração Municipal de Pouso Novo está empenhada com a realização de uma programação que será realizada durante o mês de abril quando o município completa seu 30º aniversário de emancipação. Pouso Novo, que antes era distrito de Arroio do Meio, foi emancipado através de plebiscito no dia 29 de abril de 1988 e instalado com sua primeira administração no dia 1º de janeiro de 1989, quando assumiu como prefeito Adilvo Buffé. A primeira comemoração será na noite do dia 13 de abril, com evento no Salão Paroquial, que inicia às 18h30min, com a apresentação da Orquestra Infanto-Juvenil da Escola Pedro Pretto de Travesseiro, seguido da apresentação de escoteiros. Em ato seguinte acontece homenagem para ex-prefeitos e vices, comissão emancipacionista e autor do Hino do Município.

...e peças de artesanato

Durante a solenidade será feita a apresentação das candidatas a soberana do município e o lançamento do projeto “Contos e Encantos de Pouso Novo”. No sábado, dia 14, acontecem os 26º Jogos de Integração de Escolinhas de Futsal, no Ginásio de Esportes Nelson Dall’Agnol. Nos dias 18 e 19 acontece o II Encontro da Família Rural na área da praça com mateadas, apresentações artísticas, oficinas, Feira Agropecuária e exposi-

ção e vendas de flores, verduras, artesanato e produtos de agroindústrias. No dia 19 também acontece festa dos idosos que inicia com missa às 10 horas na Igreja Matriz. Ao meio-dia será servido almoço no Salão Paroquial, onde na parte da tarde acontece baile. As festividades encerram na noite do dia 27 de abril com baile para escolha da soberana do município no Salão Paroquial com animação de Rogério Magrão e banda.

Agricultores visitam a Expoagro Afubra DIVULGAÇÃO

Retroescavadeira adquirida por R$ 227 mil foi entregue de forma solene

A Administração Municipal de Travesseiro recebeu na quinta-feira, dia 22, uma máquina retroescavadeira adquirida com recursos próprios do município com investimento de R$ 227 mil. A máquina foi colocada à disposição da secretaria da Agricultura. Segundo o prefeito Genésio Hofstetter, o

objetivo é atender cada vez melhor e com mais eficiência os agricultores do município. Informou que o município também realizou um leilão no Parque de Máquinas para se desfazer de máquinas e equipamentos, sendo que o valor arrecadado será investido com a aquisição de novos equipamentos.

Secretário Vilson acompanhou os produtores

Na última semana, a secretaria da Agricultura de Travesseiro, em parceria com a Emater, realizou uma excursão que levou um grupo de 38 agricultores do município para a 18ª Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. Na feira os produtores pude-

ram observar tecnologias referente ao plantio de grãos. Segundo o secretário de Agricultura, Vilson Cornelius, esta feira é a que mais se aproxima com a realidade do produtore de Travesseiro. “Lá se pôde ver o plantio de lavouras e como

cada tipo de semente se desenvolve”, explicou o secretário. Além das plantações, a feira contou com uma extensa programação, desde palestras técnicas, com a presença da Emater e Embrapa com seus espaços, o setor animal e de máquinas.


Esportes

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

COPA PITUCA DE MINIFUTEBOL

Amigos do Nenê Kortz/Posto Bela Vista

CAMPEÃO DOS VETERANOS

HOJE TEM DECISÃO: A partida final valendo pela decisão da Força Livre reunin-

do as equipes Contra Ordem x Esbórnia, acabou não sendo realizada por falta de energia elétrica. A decisão entre as duas equipes acontece na noite desta quinta-feira, com início às 20 horas com 15min de tolerância. Nesta partida em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de dois tempos de cinco minutos. Persistindo o empate a vantagem é da equipe Contra Ordem.

CATEGORIA DE VETERANOS: Os organizadores divulgaram esta semana um resumo do torneio da categoria de Veteranos, que classificou em 1° lugar, Amigos do Nenê Kortz/Posto Bela Vista; 2°, Sete de Setembro; 3°, Arroio Gás/Mundo Real/Cosmos; 4°, Racing/Rest. Central; melhor disciplina, Braga; goleador, Juliano Freitas (Arroio Gás) com 07 gols e goleiros menos vazados, Gilnei Jung e Fernando Feil (Lima) do Nenê Kortz.

FOTOS: NORMÉLIO MÖRS/JÚLIO A. GERHARDT

A Associação Recreativa Pituca de São Caetano realizou na sexta-feira à noite a 12ª rodada da Copa Pituca de Minifutebol Troféu Sicredi/Kalber Serigrafia. Os jogos desta rodada definiram campeão, vice, 3º e 4º lugar na categoria de Veteranos e parcialmente na categoria Força Livre. A rodada iniciou com a disputa do 3º e 4º lugar da Força Livre, entre Amigos do Shrek x Confeitaria Dalía, que terminou empatado em 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação. Com vantagem por ter melhor campanha o Amigos do Shrek ficou com a 3ª colocação. Na segunda partida estava em disputa o 3º e 4º lugar dos Veteranos, reunindo Racing Rest. Central x Arroio Gás/Mundo Real/Cosmos. No tempo normal foi registrado empate em 2 x 2, levando a decisão para os pênaltis, onde o Arroio Gás venceu por 3 x 2. Na terceira partida da noite jogaram pela decisão do título dos Veteranos as equipes Amigos do Nenê Kortz/Posto Bela Vista x Sete, que terminou com placar de 4 x 0 para o Nenê Kortz que sagrou-se campeão.

Amigos do Nenê Kortz/Posto Bela Vista comemora com o troféu de campeão

ENTREGA DE PRÊMIOS: A Associação Pituca comunica que no dia 14 de abril acontece a festa de entrega da premiação da Copa Pituca. A programação inicia às 10h30min com jogo de futebol; às 11h30min, entrega da premiaSete festejou como vice-campeão

Falta de luz transferiu decisão entre Contra Ordem e Esbórnia para a noite desta quinta-feira

ção; às 12 horas, almoço e às 13 horas, inicia torneio de minifutebol. Para este torneio as fichas de inscrição podem ser retiradas a partir de segunda-feira, dia 26 de março, na Loja Bruxellas. O valor da inscrição por equipe será de R$ 100. Às 20 horas do dia 09 de abril acontece reunião para as equipes do torneio. Como premiação o 1º lugar recebe uma caixa de cerveja gelada e 10 kgs de carne; 2º, R$ 250; 3º, R$ 150 e o 4º, R$ 100.


15

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

sportes

CAMPEONATO DA LAFA

Definidas as equipes que disputam a fase semifinal

Pela categoria de titulares jogaram em Rui Barbosa, Rui Barbosa 2 x 4 Amigos. O resultado valeu a classificação do Amigos que marcou seus gols através de Diego Marder, também escolhido craque da partida. O Rui Barbosa marcou através de Andrei Trasel e Raí. A partida foi dirigida por Mateus Selke, que apresentou cartão amarelo para Djeferson (Rui Barbosa); Maicon, Jurandir e David (Amigos). Em Forqueta, o Forquetense já eliminado venceu por 6 x 5 do Cruzeiro. No apito esteve Juarez Júnior. Os gols do Forquetense foram marcados por Fernando (2), Fábio, Jonathan, Edu e Diego. Para o Cruzeiro marcaram Rafael Dutra (3), Segatto e Douglas. Rafael Dutra (Cruzeiro) foi escolhido craque. Cartão amarelo para Mauro, Diego, Marcelo, Volnei e Edinho (Forquetense); Samuel (Cruzeiro). O resultado também deixou o Cruzeiro fora dos classificados. Em Rui Barbosa, com Paulinho Rodrigues no apito, o Esperança empatou em 2 x 2 com o Sete. Os gols foram de Evinho (Esperança); Tadeu e Lucas Neves (Sete). Como craque foi escolhido Evinho (Esperança). Nesta partida, onde o resultado serviu para classificar as duas equipes, não foi apresentado cartão amarelo.

Pela categoria de aspirantes jogaram em Rui Barbosa, Rui Barbosa 4 x 1 Amigos. Os gols foram de Adelir, Leonardo, Pedro e Michael (Rui Barbosa); Luken marcou para o Amigos. Michael (Rui Barbosa) foi escolhido craque. A arbitragem foi de Alex Weiss. Cartão amarelo para Matheus Reckziegel, Mathias e Matheus Queiroz (Rui Barbosa); Lucas, Daniel, Mateus e Edemilson (Amigos). Em Forqueta, o Cruzeiro venceu por 3 x 2 do Forquetense. Os gols do Cruzeiro foram de Alex Kaiserkamp, Alex Neitzke e Cleiton. Para o Forquetense marcaram Vitor e Henrique. O craque foi Alex Neitzke (Cruzeiro). A partida foi dirigida por Paulo Schossler que aplicou cartão amarelo para Bruno e Henrique (Forquetense); Agenor (Cruzeiro). Em Rui Barbosa, o Sete venceu por 3 x 1 o Esperança. Os gols foram de Fagner, Leandro e Lucas Neves (Sete); Marciano (Esperança). O craque foi Fagner (Sete). Edimilson de Almeida dirigiu a partida, apresentando cartão amarelo para Alexandro e Rubilar (Esperança); Fagner, Leandro, Felipe Amorin e Felipe Hentges (Sete).

CLASSIFICAÇÃO

FOTOS: NORMÉLIO MÖRS/JÚLIO A. GERHARDT

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo - 8ª Copa Sicredi, promovido pela Liga Arroiomeense de Futebol Amador - Lafa, realizou no domingo, dia 25, os jogos da 6ª e última rodada da primeira fase. Após os jogos desta rodada foram conhecidas as quatro equipes classificadas em cada categoria. Domingo, dia 1º de abril haverá folga geral.

Garra e raça foram determinantes para o Amigos conseguir vitória de 4 x 2 e a classificação diante do Rui Barbosa

Esperança e Sete ficaram no 2 x 2. Resultado classificou as duas equipes

TITULARES - Rui Barbosa 11p, Sete 09p, Esperança 08p, Amigos 08p, Cruzeiro 07p e Forquetense 06 pontos. (O Esperança ficou com a 3ª colocação pela pontuação da disciplina em relação ao Amigos). ASPIRANTES - Rui Barbosa 14p, Cruzeiro 10p, Forquetense 09p, Sete 05p, Amigos 05p e Esperança 04 pontos. (O Sete se classificou com vantagem na disciplina diante do Amigos).

GOLEADORES

JOGOS SEMIFINAIS

Encerrada a primeira fase na categoria de titulares, Diego Marder (Amigos) é o goleador com 08 gols. Depois aparecem Andrei Trasel (Rui Barbosa) com 06 gols e China (Sete) com 04 gols. Na categoria de aspirantes, o goleador é Alex Kaiserkamp (Cruzeiro) com 04 gols, seguido por Yago (Forquetense), Adelir (Rui Barbosa) e Alex Neitzke (Cruzeiro), todos com 03 gols.

A direção da Lafa comunica que neste domingo, dia 1º de abril, haverá folga geral. A competição continua dia 08 de abril com a primeira rodada da fase semifinal que será realizada no campo do Amigos de Picada Arroio do Meio, onde jogam pela categoria de titulares, Amigos x Rui Barbosa e pela categoria de aspirantes, Rui Barbosa x Sete. Por ter melhor campanha na primeira fase, o Rui Barbosa joga com a vantagem de três empates.

Cruzeiro afundou junto com o Forquetense. As duas equipes foram eliminadas na categoria de titulares

Diego Marder (Amigos) é o goleador com 08 gols

No dia 15 de abril será disputada a segunda rodada da semifinal no campo do Sete em São Caetano, onde jogam pela categoria de titulares, Sete x Esperança de Rui Barbosa e na categoria de aspirantes, Forquetense x Cruzeiro. No confronto dos titulares, o Sete tem vantagem de jogar por três empates. Os jogos das rodadas da volta da fase semifinal acontecem dia 22 e 29 de abril. Nesta fase os jogos dos aspirantes iniciam às 13h30min e dos titulares às 15h30min.


sportes 16 Lajeadense tem jogo domingo em Venâncio Aires

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

Copa Integração da Litrafa realiza domingo rodada em Pouso Novo

O Clube Esportivo Lajeadense teve mais um resultado de pouca expressão pela 5ª rodada do primeiro turno do Campeonato da Divisão de Acesso da Federação Gaúcha de Futebol (2ª Divisão), no domingo quando empatou em 0 x 0 com o São Gabriel. A partida foi disputada na Arena Alviazul, em Lajeado. Mesmo tendo a entrega dos jogadores em campo, a produção ofensiva ainda foi insuficiente, revelando insegurança no mo-

mento da conclusão das jogadas. Com o 0 x 0 diante do São Gabriel e a combição dos demais jogos da rodada, o Lajeadense terminou o domingo em 5º lugar em sua chave com 06 pontos ganhos. Ontem o Lajeadense voltou a jogar em Lajeado com o Inter de Santa Maria (até o fechamento da edição não tinha o resultado). No domingo, dia 31, a equipe joga em Venâncio Aires com o Guarani.

Integração da Aemaso campo do Brasil de Marques de Souza, onde jogam às 10 horas, 25 de Julho x XV de Novembro; às 14 horas, Nacional x Primavera e às 16 horas, Brasil x Minuano. CLASSIFICAÇÃO - 1º, 25 de Julho 08p; 2º, Brasil 07p; 3º, Minuano e Nacional 05p; 5º, Primavera 04p, 6º, XV de Novembro 02p e em 7º, Cruzeiro com zero ponto.

Folga na Bocha de Capitão O Campeonato de Bocha para Veteranos de Capitão teve continuidade no sábado, dia 24, com a realização dos jogos da 1ª rodada da returno da primeira fase, onde jogaram Paradise 3 x 1 São Jacó e Harmonia 3 x 1 Picada São Paulo.

Neste sábado, dia 31, não terá rodada. O torneio continua com os jogos da 2ª rodada do returno no dia 07 de abril, quando jogam São Jacó x Bar Zanotelli e Picada São Paulo x Paradise.

TOQUE DE BOLA SO KHELLÃS - Venceu no sábado por 6 x 0 do Esperança-RB com gols de Juliano (2), Fia (2), Dirson e Jua. Sábado às 14 horas joga em Encantado. Saída às 13 horas no Posto. PALMENSE - Joga sábado em Palmas com o Juventus de São Caetano. SEMPRE UNIDOS - Sábado joga em Dona Rita com o Velha Guarda. MASTER DO CRUZEIRO - Equipe volta a campo no dia 08 de abril quando joga em Santa Clara do Sul. VETERANO DO UNIÃO - Empatou no sábado em 0 x 0 com o Tá Ruim Mas Tá Bom. Sábado joga no campo do Guarani com o Galácticos. JUVENTUS - Sábado joga em Palmas com o Palmense. MASTER DO SETE - Joga dia 08 de abril em São Caetano com o Lawi de Linha Winck.

Pouso Novo enfrenta o líder Travesseirense

A Copa Integração de Futebol de Campo, promovida pela Litrafa de Travesseiro e patrocinada pelo Sicredi, realizou no domingo, dia 25, os jogos da 5ª rodada no campo Atlético Caçadorense em Linha Caçador/ Nova Bréscia. A rodada teve na parte da manhã, Travesseirense 3 x 2 Juventus e na parte da tarde Imigrante 6 x 3 São José e Atlético 11 x 1 Guarani. TABELA DE CLASSIFICAÇÃO - 1º, Travesseirense 11p; 2º, Imigrante 08p; 3º, Pouso Novo e Atlético 07p; 5º, São José 06p; 6º, Juventude e Guarani 03p e em 8º, Juventus com zero ponto.

SER Juventude busca reabilitação

JOGOS PARA DOMINGO - Domingo, dia 1º de abril acontecem os jogos da 6ª rodada em Pouso Novo. A rodada inicia às 10

horas, com SER Juventude x Atlético Caçadorense; às 14 horas, Juventus x São José e às 16 horas, Pouso Novo x Travesseirense.

Bocha Noturno joga nesta quinta O Campeonato Integração de Bocha Noturno - Copa Sicredi, realizou na sexta-feira, dia 23, os jogos da 6ª rodada da primeira fase. Nesta rodada jogaram Travesseirense 3 x 0 Pinheiros, Bar Zanotelli 2 x 1 Bar da Ivete, Santana 2 x 1 Cruzeiro, Forquetinha 2 x 1 Picada Flor e Bar do Maneco 3 x 0 São José. CLASSIFICAÇÃO - Bar do Maneco 15p, Bar Zanotelli 13p, Santana e Forquetinha 10p, Bar da Ivete 09p, Picada Flor e Cruzeiro 08p, Travesseirense 07p, São José 06p e Pinheiros com 04 pontos. O torneio segue nesta quinta-feira, dia 29, com a realização dos jogos da 7ª rodada que vai reunir Travesseirense x Santana, Cruzeiro x Bar Zanotelli, Picada Flor x Bar do Maneco, Forquetinha x Bar da Ivete e Pinheiros x São José. Cada partida é disputada por três jogos de trios. O certame é disputado por 10 equipes de oito municípios. Na primeira fase do torneio jogam todos contra todos em turno único, sendo que na última rodada serão repetidos os jogos da primeira rodada. No final desta fase classificam-se oito equipes.

FOTOS: JÚLIO A. GERHARDT

A Copa Integração de Futebol de Campo promovida pela Aemaso de Marques de Souza, transferiu os jogos da 5ª rodada que deveriam ser realizados no domingo, dia 25, no campo do Minuano de Canudos do Vale. Neste domingo, dia 1º de abril, também haverá folga geral. O torneio continua no dia 08 de abril, com os jogos da 6ª rodada no

FOTOS: JÚLIO A. GERHARDT

JÚLIO A. GERHARDT

Lajeadense busca o caminho de gols

Bar Zanotelli venceu por 2 x 1

Travesseirense aplicou 3 x 0


17

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

sportes

Minifutebol da SER Livres Campeonato de Bocha Força Livre NORMÉLIO MÖRS

FOTOS: DIVULGAÇÃO

joga terceira rodada do returno

Atletas da equipe campeã

Grande disputa por vagas na classificação

A Liga de Bocha de Arroio do Meio realizou no sábado, dia 24, os jogos da 2ª rodada do returno da primeira fase do Campeonato de Bocha Força Livre - Taça Supermercado Marel/ Chapeação Central. A rodada apresentou pela 1ª Divisão, Brasil “A” 7 x 1 Dona Rita “A”, Passo do Corvo 7 x 1 São José e Glória “A” 2 x 6 Esperança-RB “A”. Pela 2ª Divisão, jogaram Guarani 8 x 0 Glória “B”, União 2 x 6 Brasil “B”, Amigos 6 x 2 Treze de Maio, Dona Rita “B” 3 x 5 Pituca “B” e Esperança-RB “B” 6 x 2 Forquetense. CLASSIFICAÇÃO - 1ª Divisão - Brasil e Passo 41p, São José 33p, Glória “A” e Esperança-RB “A” 28p, Pituca “A” 24p e Dona Rita “A” 21 pontos. 2ª Divisão - Chave “A” - Amigos 34p, Guarani 30p,

Time vice-campeão

Brasil “B” 28, União e Treze de Maio 27p e Glória “B” 22 pontos. Chave “B” - Pituca “B” 34p, Esperança-RB “B” 27p, Dona Rita “B” 19p, Cruzeiro e Forquetense 16 pontos. O certame de bocha de Arroio do Meio continua sábado, dia 31, com os jogos da 3ª rodada, quando jogam pela 1ª Divisão, Pituca “A” x Brasil “A”, São José x Dona Rita “A” e Esperança-RB “A” x Passo do Corvo. Pela 2ª Divisão, teremos Brasil “B” x Glória “B”, Guarani x Amigos, Treze de Maio x União, Forquetense x Pituca “B” e Cruzeiro x Esperança-RB “B”. Cada partida terá a disputa de oito jogos, sendo quatro de duplas e quatro de trios. Os jogos iniciam às 13h30min com 05min de tolerância.

Folga na canastra em Rui Barbosa A SER Livres realizou no sábado, dia 24, um Torneio Interno de Minifutebol. Os jogos aconteceram na sede do clube com a participação de quatro equipes. Na organização estavam Márcio Santos, Márcio Warken, Wandi e Luisinho. Como árbitro atuou Vianei Sebastiany. O destaque do torneio foi o goleiro Dudu, que com suas defesas fenomenais levou a sua equipe para a final e à conquis-

ta do título de campeã. No final dos jogos, disputados abaixo de muita chuva, sagrou-se campeã a equipe formada por Dudu, Cristiano Bruxel, Bernardo Kunz, Xeguinha, Wandi, Flávio e Nina; em 2º lugar, ficou a equipe formada por Lair, Márcio Santos, Jonas, Márcio Warken, Clairton, Joel e Luisinho e em 3º, classificou-se Gringo, Ivanir, Trasel, Wagner, Léo, César Korb e Luciano Gabriel.

Canastra no Ade Sport JÚLIO A. GERHARDT

Torneio é disputado por 24 duplas

Paulo Bersch, responsável pelo Ginásio Ade Sport Center, realizou na segunda-feira, dia 26, os jogos da 2ª rodada de seu torneio de canastra que tem 24 duplas inscritas. Os jogos acontecem sempre nas segundas-

-feiras de noite. A próxima rodada acontece na segunda-feira, dia 02 de abril, encerrando a fase de classificação. Na quarta noite do torneio, no dia 09 de abril, será servido jantar e iniciados os jogos eliminatórios

O Esporte Clube Rui Barbosa realizou na sexta-feira, dia 23, os jogos da 3ª rodada de seu Torneio Aberto de Canastra. A rodada encerrou a primeira fase que teve a participação de 28 duplas. O torneio que vai ter folga nesta sexta-feira, retorna seus jogos na noite do dia 06 de abril, quando acontece a rodada final com 16 duplas disputando o prêmio maior do torneio e as outras 12 duplas jogam a repescagem. Os jogos iníciam às 20 horas.

Família Ruedell Os descendentes da Família Ruedell ou Rudell realizam dia 08 de abril o 14º encontro desta família. A festa acontece no Salão da Comunidade da Medianeira, iniciando às 08 horas, com recepção, credenciamento e café; às 10 horas, celebração religiosa e apresentação das caravanas; às 12 horas, almoço e às 13h30min, espaço cultural, polonese e anúncio do local da próxima festa. As confirmações devem ser feitas com Zeno Rohr (99265-2026), Sérgio Krein (99850-9828) ou com Justine Schmitt (99141-2910) ou email justine.schmitt@yahoo.com.br

JÚLIO A. GERHARDT

Grupo do 3º lugar

Torneio continua dia 06 de abril


sportes 18

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

Prata da Casa apresenta Agenda Escolinha Rui Barbosa atletas à dupla Gre-Nal Na noite de ontem (após o fechamento desta edição do AT) a Escolinha Rui Barbosa jogou a semifinal da Copa Estrelas do Futuro, pelas categorias 2008 e 2010. Em caso de vitória, participa hoje da decisão que ocorre no município de Estrela. Em decorrência dos treinos na tarde de hoje, ficou indefinida a realização dos jogos preliminares da Copa Pituca em São Caetano. Os atletas se preparam para as competições que iniciam em abril: Copa Nolifute na Copa Piá.

Jogadores que se apresentaram no CT Hélio Dourado em Eldorado do Sul

Nessa semana a coordenação técnica da Escolinha Prata da Casa apresentou oito atletas ao Grêmio e quatro ao Internacional, que já estão treinando na Região Metropolitana. Além disso apresentou três jogadores aos Esportivo de Bento Gonçalves e um para o Pinheiros Dutra de Taquari para a disputa do Gauchão de 2018: Bruno Siqueira, Leandro Santos e Gabriel Souza, e Luan Bender, respectivamente. Conforme o coordenador Emerson Neves, o ano iniciou com muita procura de técnicos e empresários à procura de atletas, que se deve a solidez do tra-

balho realizado pela instituição e bom empenho dos jogadores nesses clubes. HORÁRIO DOS TREINOS: Sábados no Sete de Setembro das 9h às 11h30min. Segundas-feiras no Pituca das 16h30min às 18h. Terças-feiras no Sete de Setembro das 15h às 17h e no Glória das 17h15min às 19h. Quartas-feiras na Barra do Forqueta das 17h às 19h. Quintas-feiras no Sete de Setembro das 15h às 17h e na João Beda Körbes das 17h15min às 19h. E terças e quintas-feiras pela manhã das 9h às 11h no Sete de Setembro.

AGENDA DE TREINOS: Terças-feiras: das 15h às 17h no Campo do Rui Barbosa e das 17h às 19h Salão Sintético Destaks (Sírio Gräf); Quartas-feiras: das 17h às 19h ginásio João Beda Körbes; Quintas-feiras: das 09h as 11h no campo do Rui Barbosa; das 15h às 17h Campo Rui Bar-

bosa, das 17h às 19h no Salão Rui Barbosa e das 19h às 20h o Projeto Dente de Leite da categoria 2011/2012/2013/2014 (horário novo). Sexta-feira: 17h, Salão cinquentenário em Bela Vista; Sábado: 8h30min, Futsal categoria 2007/2008 e Campo categoria 2005/2006; 9h30min, futsal 2009/2010 e campo 2007/2008; 10h30min, Futsal Projeto Dente de Leite 2011/2012/2013/2014. Segundas-feiras no Ginásio Nelson Brancher (Claudião): 15h, categoria sub-15; 18h, categoria sub-11; e 19h30min, categoria sub-13; no Ginásio da Campestre às 17h30min treino geral e 19h, categoria sub-09. Segundas e sextas-feira no Ginásio da Escola Porto Novo, no bairro universitário em Lajeado, das 17h30min às 19h. E nas quartas-feiras, no Ginásio da Escola Ana Néri, das 17h30min às 19h.

Faltam 77 dias para a Copa

Apesar da pressão do time com poucos titulares da Alemanha, Brasil venceu amistosos por 1x0 em Berlim e afastou o fantasma dos 7x1

Jogadores com coordenadores da base do Inter

4º Abertão de Futsal de Marques de Souza Dez equipes masculinas e duas femininas já estão confirmadas para a 4ª Edição do Campeonato Abertão de Futsal realizado pela Associação Esportiva de Marques de Souza (Aemaso). As inscrições encerram em 18 de abril. Cada equipe poderá inscrever 15 atletas. Não é permitida a inscrição de atletas que jogaram a Série Ouro ou Prata de Futsal em 2017. O início da competição está previsto para o dia 27 de abril. Os jogos serão realizados no ginásio da Sociedade Escolar Ana Neri no Centro de Marques de Souza, sempre nas noites de sexta-feira.

A arbitragem estará a cargo da Ara. O valor da inscrição esta definido em R$ 500 e cheque caução de R$ 1,5 mil no masculino e R$ 250 com cheque de R$ 1 mil no feminino. A premiação será em troféus e medalhas além de vale-compras STR para os quatro melhores colocados. A reunião final de entrega de fichas, sorteio das chaves será no dia 18 de abril, às 20h, no Ginásio da Sociedade Escolar. As fichas estão disponíveis com João Augusto Jung pelo fone (51) 99911-1191.

Mesmo sem Neymar Jr., a Seleção Brasileira venceu os últimos dois amistosos contra a Rússia por 3 a 0 e o time misto da Alemanha por 1 a 0. Em campo o grupo mostrou solidez tática e técnica, mas que precisa se entrosar mais para a Copa do Mundo de 2018 que inicia em 14 de junho. Os amistosos não foram suficientes para acabar com as dúvidas do treinador

Tite. O técnico diz não saber, por exemplo, se terá uma formação titular fixa durante a Copa ou se modificará a sua equipe de acordo com cada adversário. São 14 ou 15 atletas brigando pela titularidade. A relação dos 23 convocados deve ser anunciada em meados de maio. Em junho, já com lista definida, ocorrem os últimos amistosos de preparação para a Copa contra a Croácia e Áustria na Europa.

Contratações do Lajeadense O Clube Esportivo Lajeadense anuncia o retorno do volante Darlã Kohl e o lateral Maurício Ribeiro. O meia Kohl é formado na base do Lajeadense e estava emprestado ao Grêmio Anápolis. Ele retorna ao clube após a eliminação do clube no campeonato goiano. O atleta, de 21 anos, natural de Porto Xavier, além do Alviazul e do

Grêmio Anápolis também passou pelo Camboriú. O jogador vem com muita vontade de ajudar o clube na disputa da Divisão de Acesso. Já o defensor, que completa 21 anos na Páscoa, passou por vários clubes, entre eles Juventude, Internacional, Democrata-GV. Agora chega ao Lajeadense para ajudar na Divisão de Acesso.


19

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

Os promotores Paulo, Darlei e Eduardo, estão anunciando jantar-baile em homenagem às mães para o dia 12 de maio no salão PA-Rural, em São Caetano. Na noite

será servido churrasco acompanhado de comidas quentes pelo valor de R$ 25 por pessoa com direito a um refri. Após o jantar acontece baile com a banda Star 3.

BAÚ DO FUTEBOL Henrique Hergessel henrique.hergessel@gmail.com

Copa do Mundo Fifa de 1966: Inglaterra bate Alemanha na final

NÚMEROS: A Copa do Mundo de 1966 teve 89 gols em 32 partidas, média de 2,78 por jogo. O artilheiro foi o português Eusébio, com 9 gols. O craque da competição foi o inglês Bobby Charlton.

Primeira fase encerra domingo O Departamento de Esportes da Prefeitura de Capitão, responsável pela realização do 5º Campeonato de Futebol de Capitão - Copa Sicredi, decidiu na manhã de domingo pela transferência da rodada que deveria ser realizada no campo do Fluminense de São Jacó. Os dois jogos desta rodada devem ser realizados no próximo domingo, dia 1º de abril, quando jogam às 14 horas, Sete x Guarani e às 16 horas, Brasinha x Inter de São Luiz. Esta será a última rodada da fase de classificação. No final destes jogos classificam-se os quatro melhores. A tabela de classificação apresenta Guarani com 07p, Brasinha, Inter e Fluminense 04p e Sete com 01 ponto. Na semifinal, que será realizada no campo

Canastra em Dona Rita O Esperança de Dona Rita está anunciando a realização de um torneio de canastra aberto com jogos nas sextas-feiras de noite. O início será durante o mês de abril, tendo na organização Lúcio Bersch. Contatos e inscrições podem ser feitos com o presidente Zico Ziem pelo fone 99261-8847

Última rodada da primeira fase será em São Jacó

da equipe com melhor campanha na fase de classificação, se enfrentam 1º x 4º e 2º x 3º. O certame tem a participação do

Sete, Inter de São Luiz, Fluminense de São Jacó, Brasinha de Alto Palmas e o Guarani de Linha Argola.

Patu’s Fest da alegria FOTOS: JÚLIO A. GERHARDT

A Copa do Mundo de 1966 foi a oitava edição do torneio e aconteceu na Inglaterra, em homenagem ao centenário da Federação Inglesa de Futebol, fundada em 1863. Participaram 16 seleções, sendo 10 da Europa, cinco das Américas e uma da Ásia (Coréia do Norte). Atual bicampeã mundial, a Seleção Brasileira decepcionou e foi eliminada logo na primeira fase, disputando todas as suas partidas no Goodison Park, em Liverpool. Na estreia, o Brasil, do técnico Vicente Feola, venceu a Bulgária por 2 a 0, gols de Pelé e Garrincha. Na segunda rodada, Tostão foi à rede, mas o Brasil levou 3 a 1 da Hungria. Na última rodada, Rildo marcou para o Brasil, mas Portugal venceu por 3 a 1 com dois gols do artilheiro Eusébio, o Pantera Negra. Além da queda do Brasil, outras surpresas da primeira fase foram as eliminações de França, Espanha e Itália. Mas o fato mais surpreendente foi a classificação da Coreia do Norte, que derrotou a Itália por 1 a 0 na última rodada, em Middlesbrough. Nas quartas de final, os norte-coreanos chegaram a abrir 3 a 0 sobre Portugal, mas numa grande reação, os portugueses viraram para 5 a 3 com quatro gols de Eusébio. Anfitriã, a Inglaterra fez 1 a 0 na Argentina, gol do artilheiro Geoff Hurst. A Alemanha Ocidental meteu 4 a 0 no Uruguai com grande atuação de Franz Beckenbauer e a União Soviética aplicou 2 a 1 na Hungria. Nas semifinais, a Inglaterra venceu Portugal por 2 a 1 no Estádio Wembley, em Londres, com dois gols de Bobby Charlton. Eusébio descontou. Já no Goodison Park, a Alemanha passou pela URSS também por 2 a 1, gols de Haller e Beckenbauer. Porkuyan diminuiu. Na disputa pelo terceiro lugar, Portugal fez 2 a 1 na URSS. A grande decisão aconteceu no dia 30 de julho em Wembley. Aos 12min, Haller deixou a Alemanha em vantagem. Aos 18, Geoff Hurst empatou. No segundo tempo, aos 33min, Peters virou para a Inglaterra, mas aos 44, Weber igualou: 2 a 2. Na prorrogação, aos 11min, Hurst chutou, a bola bateu no travessão e quicou sobre a linha, mas a arbitragem deu gol. No último minuto, Geoff Hurst fez mais um, tornando-se o primeiro jogador até hoje a marcar três gols em uma final de Copa e confirmando de vez o título inglês em casa: 4 a 2.

Chuva transfere rodada em Capitão JÚLIO A. GERHARDT

Jantar-baile no PA-Rural em homenagem às mães

sportes

Patinhos da festa de sábado

Festa do Forquetense O Forquetense de Forqueta transferiu a sua festa anual dos associados marcada para o dia 21 de abril para o dia 28 de abril, devido a outra programação na comunidade. Na noite será servido jantar seguido de baile com animação da banda Sem Compromisso.

Programa Cante Comigo O programa Cante Comigo, do comunicar Toninho, está anunciando uma apresentação na noite de 21 de abril, no Bar da Sabrina, no bairro São José. O programa toca músicas gauchescas e sertanejas com a presença de gaiteiros e violeiros. O programa vai ao ar nas tardes de sábado na Rádio Integração.

Irmãos Gregory animaram a festa

A galera da Patu’s Fest sacudiu o Bar dos Amigos no sábado, dia 24, com a realização do encontro com almoço que tinha como patinhos Mauro Muller, Vianei Pantera, Teka Schroeder, Antônio Schmidt, Carlos Ziem (Chumbinho) e Paulo Janga. A festa, coordenada por Nestor Matte, foi anima-

da pelos Irmãos Gregory com acompanhamento de Carlinhos Fleck, que apresentaram repertório variado, inclusive samba e carnaval. O próximo encontro acontece dia 14 de abril, tendo como patinhos Jorge Weizenmann, Paulinho Volk, Roquinho Rempel, Edson Biasibetti, Altair Hammes e Sepo Feil.


QUINTA-FEIRA Arroio do Meio, 29 de março de 2018 Ano 51 | Número 2.311 Fundado em 11/02/1967 |

ASSINE O AT: 51 3716.1291

Assinatura anual: R$ 172,00 Assinatura semestral: R$ 97,00 Assinatura trimestral: R$ 57,00

R$ 3,50

ESPETÁCULO A PAIXÃO DE CRISTO

Forqueta revive a vida e a morte de Jesus Está tudo pronto para a 21ª edição do espetáculo A Paixão de Cristo, que se realiza amanhã, sexta-feira, a partir das 20h no Cenário da Lagoa, em Forqueta, Arroio do Meio. Em duas horas de apresentação os mais de 100 atores, a maioria da comunidade, vão emocionar o público com a encenação da vida de Jesus até sua morte e ressurreição. A preparação teve início em fevereiro, sob a coordenação do diretor Paulo Haas. Assim como em 2017, a Orquestra Municipal de Travesseiro participa e inicia sua apresentação por volta das 19h30min, agregando o talento dos 18 músicos ao espetáculo que deve reunir em torno de cinco mil espectadores, vindos de vários municípios da região e de fora. Neste ano, a novidade fica por conta do uso de mais efeitos especiais, além da repaginação da iluminação, que está a cargo da Tecnosom, e a estreia de novos atores no elenco. O cenário também foi ampliado e o público ficará surpreso com algumas novas construções que lembram a antiga Roma. O Cenário da Lagoa é um local amplo e que favorece para quem está assistindo, já que permite uma boa acomodação na parte plana e um excelente ângulo de visão, já que todo o espetáculo acontece na área mais elevada. No roteiro também haverá inovações. O diretor Paulo Haas diz que o

ROBERTA COLOMBO

Mais de 100 atores vão emocionar o público com a encenação da vida de Jesus até sua morte e ressurreição

enredo central não tem muitas alterações, já que segue o contexto bíblico da paixão e morte de Cristo. Contudo, antecipa que a surpresa fica por conta da introdução e do desfecho, que serão diferentes da última edição. Para assistir ao espetáculo, que envolve além dos atores e coadjuvantes que entram em cena, uma grande equipe de bastidores, não há cobrança de ingresso. Contudo, a programação tem um custo e, por isso, os organizadores recebem contribuições espon-

tâneas, para garantir a cobertura das despesas e a continuidade do espetáculo no próximo ano. Segundo o diretor, o orçamento para a encenação ultrapassa os R$ 20 mil. A iluminação e o som somam os custos mais elevados. Quem for assistir deve levar cadeiras para melhor se acomodar e estar preparado para a temperatura e o sereno, já que não há cobertura. Haverá amplo espaço para estacionamento, com a presença de orientadores. Também terá chimarrão, copa e lanches, bem

como uma ambulância para casos de emergência. Em caso de mau tempo a programação será cancelada. O Cenário da Lagoa fica atrás da igreja São Vendelino, que se localiza em frente à subprefeitura e o Forquetense. O espetáculo conta com o apoio da comunidade de Forqueta, patrocinadores e da prefeitura de Arroio do Meio.

VEJA MAIS SOBRE A ENCENAÇÃO NA PÁGINA 4 DO ESPECIAL


Cotidiano Dada a largada para a II Gincana Arroio do Meio ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018.

ENTRETENIMENTO

DAIANE KALSING

As inscrições para a segunda edição da Gincana Arroio do Meio estão abertas. O evento foi oficialmente lançado na terça-feira à noite nas dependências da Casa do Museu, na presença de autoridades, gincaneiros, representantes de vários segmentos da comunidade arroio-meense e imprensa. Promovida pela prefeitura e realizada pela Conte Comunicação&Marketing, a II Gincana Arroio do Meio terá seu ponto alto nos dias 25, 26 e 27 de maio. O realizador da gincana, Fabiano Conte, destacou via imagens alguns momentos da gincana passada, destacando tarefas que devem permanecer para este ano. “Vamos trabalhar para que seja a melhor gincana de todas, corrigindo alguns erros da primeira edição”. Além da extinção do tradicional desfile, tarefa que se tornava muito onerosa para as equipes, a edição deste ano também não contará com o baile da gincana. A decisão foi tomada em reunião com as equipes. Outra novidade é que

Lançamento da segunda edição do evento reuniu representantes de diversos segmentos da comunidade. Primeiras tarefas serão divulgadas no dia 1º de maio

a gincana não terá um tema específico para esta edição. As inscrições podem ser realizadas até dia 20 de abril, sendo que as primeiras tarefas serão divulgadas no dia 1º de maio. A abertura oficial da Gincana Arroio do Meio será às 19h do dia 25 de maio, na Rua de Eventos, com cumprimento de tarefas e Rally. No sábado, dia 26, haverá o cumprimen-

to de tarefas ao longo do dia, à noite escolhas da beleza da gincana e torcida na Rua de Eventos e a realização do Enigma durante a madrugada. O evento encerra no domingo, dia 27, com cumprimento de tarefas, show da banda Barbarella e entrega da premiação. Cada equipe receberá uma ajuda de custo de R$ 1,5 mil, desde que tenha partici-

pado de pelo menos 90% das tarefas. A premiação é de R$ 3 mil para o primeiro colocado, R$ 2,5 mil para o segundo, R$ 2 mil para o terceiro, R$ 1,5 mil para o quarto e R$ 800 para o quinto colocado. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados na página Gincana Arroio do Meio, no Facebook.

O prefeito Klaus Werner Schnack e a vice-prefeita Eluise Hammes ressaltaram que a gincana faz parte da história do município. “O evento é uma de nossas marcas. A comunidade pedia pela volta do evento que ficou um ano sem acontecer. Nossa intenção é melhorar e aperfeiçoar as edições, corrigindo erros para crescer nos próximos anos”.


otidiano 02

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

CARTA BRANCA Diante da Páscoa Aqui estamos nós outra vez diante da Páscoa. O clima de outono, este cheirinho de marcela e, na boca, o gosto de amendoim preparado com açúcar (e com afeto) revivem na memória um encantamento antigo. Nossa recordação traz de volta o tempo dos coelhos, aqueles que não apenas botavam ovos, mas também se encarregavam de pintá-los com uma intenção certeira e boa. Iam esconder essas preciosidades exatamente na cestinha que a gente tinha arrumado com toda a alegria do verdor da vida. §§§ Aqui estamos nós - os que entram na velhice - tocados pela suave nostalgia de uma estação remota. Uma tristeza escondidinha lá no fundo turva nosso olhar contente. Nós estamos satisfeitos com a vida que levamos hoje. E como! Não é disso que estamos reclamando. O que gostaríamos era ter de volta a simplicidade que nos botava a procurar ninhos escondidos no quintal e a valorizar singelos presentinhos fabricados em casa mesmo. §§§

§§§ Mas a explicação pode ser outra. Para além das novidades que botaram no chinelo o saber antigo, é bem provável que a contrariedade venha do reconhecimento da nossa inapelável finitude. A simbologia da Páscoa está associada com passagem. Passagem da vida para a morte, da morte para a vida. Fica difícil esquecer, por isso mesmo, a verdade crua: o tempo passa. A vida vira a página, vira a página sem cessar, até o ponto de nos empurrar para fora da história. O capítulo que uma vez nós vivemos como protagonistas agora está habitado por outros personagens. Não somos mais nós, são outros. São outros os que hoje correm atrás de ninhos – ou seja lá que fantasias empolgam as crianças de hoje em dia na estação da Páscoa.

A Administração Municipal de Arroio do Meio comunica que estão abertas as inscrições para idosos interessados em participar de Oficinas de Artesanato no Interior. A primeira etapa será realizada no distrito de Forqueta, com previsão de início para 10 de abril, com aulas semanais gratuitas, em terças-feiras à tarde, na Casa de Cultura, pelo período máximo de dois meses e turmas de até 10 participantes. A ação faz parte do projeto Terceira Idade – Vida em Movimento, coordenado pelo Conselho Municipal do Idoso. O objetivo é oportunizar a atividade para idosos de diversas localidades. “Iniciaremos em Forqueta por se tratar de um grupo formado por um número considerável de idosos com faixa etária acima de 70 e 80 anos, que dificilmente conseguem participar de outras atividades voltadas à terceira idade”, explica a coordenadora do Departamento Municipal do Idoso, Diana Ames. “Na mesma ótica estaremos levando as oficinas para outras localidades, visando facilitar a participação dos nossos idosos em alguma atividade diferente da rotina”, ressalta. Outra ação que vem sendo realizada por meio do projeto

Recentemente idosas participaram de oficinas de produção da decoração de Páscoa, coordenadas pelo Departamento do Idoso é a Oficina de Atividades Físicas, com encontros semanais no Centro Social (Centro), Sede do Bola Cheia (Loteamento Antares, bairro Bela Vista) e Clube Sete de Setembro (São Caetano). A participação se dá por meio de inscrição junto Cras. Primeiro almoço de integração do ano - A Administração Municipal promove o primeiro almoço de integração entre os grupos de terceira idade no sábado, 7 de abril, no salão comunitário do bairro Aimoré. A programação inicia às 10h, com celebração religiosa ecumênica, seguida de solenidade e almoço. Para esta eta-

pa estão contemplados os idosos dos grupos Amizade (bairro Navegantes), Terceiro Milênio (Centro) e Esperança no Caminho, anfitrião do evento. Os não sócios interessados em participar podem retirar seus cartões no Departamento do Idoso, localizado no subsolo da prefeitura, de segunda a sexta-feira, em horário de expediente até o dia 4 de abril. A recepção aos demais grupos será às 13h, seguida do início do baile, com animação de banda musical. Haverá roteiro de ônibus a partir das 9 horas, nos pontos de costume.

HELMUTH KUHN

Grupo inicia ano com encontros em Westfália e Restinga Seca O Grupo de Danças Helmuth Kuhn, de Arroio do Meio, vive este ano as comemorações de seu 35º aniversário e traz consigo uma bagagem de muitas histórias. Vários compromissos já estão agendados e algumas datas reservadas para momentos especiais de celebração. No último sábado as categorias Juvenil e Semioficial, coordenadas por Marceli Goettems Galli, representaram o grupo e o município em eventos folclóricos. A categoria Juvenil participou dos Jogos Germânicos que ocorreram em Westfália. O evento culminou com o XII Westfalischer Tanzabend promovido pelo Westfalischer Tanzgruppe, com a participação de 28 grupos folclóricos. O destaque fica para o sapato de pau, usado para todas as modalidades dos Jogos Germânicos e apresentações dos grupos. Já em Restinga Seca a categoria Semioficial participou de outro encontro folclórico,

DIVULGAÇÃO

Temos saudade de uma inocência quase impossível agora, quando a tecnologia e o consumo é que dão as cartas. Sem falar na violência: notícias de assaltos tiram o ânimo de procurar ninhos fora da porta gradeada, mesmo se houvesse ninhos para procurar ainda. Ao mesmo tempo, cabe reconhecer, há prazeres novos nos refúgios com cercas e alarmes que habitamos. Vivemos deliciados diante da TV e achamos ótimo pegar água da torneira em vez de buscar no poço com um balde. Mas, permanece uma sensação incômoda. Alguma coisa nos arranha a alma na contramão das facilidades que apreciamos tanto. Aí, a interpretação mais fácil é achar que um antigamente bom foi substituído pelo salve-se-quem-puder de agora.

Administração e Conselho do Idoso iniciam projeto Vida em Movimento MAICA VIVIANE GEBING

Ivete Kist ivetekist@hotmail.com

TERCEIRA IDADE

Categoria Semioficial em Restinga Seca

Integrantes da categoria Juvenil em Westfália

promovido pelo grupo Jugendfreund. Ambos os encontros reuniram pessoas de todas as idades e mobilizou grupos oriundos de diversas cidades do Rio Grande do Sul que, assim

como o Helmuth Kuhn, vivem a cultura alemã. Em abril a festa acontece em Arroio do Meio com o III Festival Folclórico Infantil, que irá mobilizar crianças de diversos grupos folclóricos.


03

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018.

Sintomas e tratamento

da dor no pescoço A dor no pescoço é uma queixa muito comum na população mundial. Isso se deve ao fato da cabeça e região do pescoço serem vulneráveis a uma grande variedade de sobrecargas. Posturas inadequadas, traumas, envelhecimento, desordens emocionais e disfunções na mordida são as principais causas de problemas na região do pescoço. Atividades aparentemente insignificantes, que fazem parte do nosso dia a dia como ler na cama, utilizar o computador, dormir com travesseiros inadequados e mascar chiclete com apenas um lado da boca, podem causar disfunções de movimento nas articulações da coluna cervical e com isso, desenvolver quadros tensionais seguidos de inflamação e dor, caracterizando então o termo cervicalgia (dor cervical). QUAIS OS SINTOMAS? Conforme o quiropraxista Ândreo Stürmer, o termo cervicalgia refere-se a qualquer tipo de dor na região cervical e os tipos de desordens desta região dependem da estrutura afetada e do fator que causou a lesão. “Os sintomas podem variar desde uma dor leve e localizada que não se agrava ao movimento como chegar a dores incapacitantes que impossibilitam o paciente de movimentar o pescoço. Em certos casos, a dor se estende para o meio das costas e braços, apresentando quadros de formigamento, dormência e perda de força do membro superior”. COMO É O TRATAMENTO? O tratamento varia de acordo com o tipo de estrutura que causou a dor cervical. Com exceção das desordens infecciosas e neoplásicas (tumor maligno), a quiropraxia apresenta excelentes resultados no tratamento de cervicalgias. Nos processos inflamatórios da coluna cervical, Ândreo ressalta que é muito comum encontrar uma sequ-

otidiano

EM OUTRAS PALAVRAS Gilberto Jasper gilbertojasper@gmail.com

Páscoa “dos velhos tempos”

ência de outras disfunções que se agravam com o decorrer do tempo e formam um ciclo vicioso. Quando uma articulação passa a não exercer a sua função normal, os músculos envolvidos contraem demasiadamente, exigindo das estruturas estabilizadoras da coluna vertebral que inflamarão e provocarão os sintomas da dor ou desconforto. “A dor é sempre um sinal de que algo está errado e quando o corpo percebe esta mensagem, reage com maior rigidez como tentativa de defender aquela estrutura, que neste caso, infelizmente, provoca agravamento da funcionalidade mecânica do corpo, dando continuidade ao ciclo vicioso relatado anteriormente”. A quiropraxia tem o objetivo de anular este ciclo vicioso através das técnicas manipulativas nas articulações com problemas, normalizando o funcionamento mecânico do corpo e consequentemente,

Quando a gente chega perto dos 60 anos, vive-se num festival de recordações. Mesmo sem querer é impossível driblar as reminiscências, num eterno comparativo do tipo “no meu tempo era assim, bem diferente de hoje”. Nas datas comemorativas, a sensação de envelhecimento aumenta e os fiapos de lembranças é ainda mais intenso. A Páscoa é um momento de alegria porque, no meu caso, ficam vívidos episódios de comemoração do tempo que residia na Bela Vista, que sequer era considerado bairro. Tratava-se de uma localidade ligada à cidade por uma estradinha de terra, como já contei aqui, que alternava entre poeira e barro. A agitação que antecedia o domingo festivo de ressurreição começava muito antes. Minha mãe usava farinha de trigo e, com os dedos, desenhava no chão pegadas de coelho. Nós, excitadíssimos com a data, colocávamos um calçado na janela. No dia seguinte sempre havia um bombom ou pequeno ovo de chocolate. O domingo, ponto alto da Páscoa, era o único dia em que não precisávamos ser acordados. Cedo da manhã, às vezes ainda escuro e quase sempre com muito frio, íamos ao culto na igreja ao lado da Escola Luterana São Paulo sem reclamar. Nossa ânsia fazia parecer que a liturgia era muito mais longa que o normal. O sermão então, proferido pelo pastor Victor Lehenbauer, parecia interminável... Segundo Ândreo, o tratamento varia de acordo com o tipo de estrutura que causou a dor

reduzindo os sintomas de dor e inflamação. Além da quiropraxia, alongamentos, reforço muscular, fisioterapia e cuidados com a postura no dia a dia ajudam na prevenção e tratamento da dor!! Fonte: Site www.maiscoluna.com.br

As recordações estão bem vivas e repousam mansamente no lado esquerdo do peito Ao chegar em casa, muito excitados, a missão era vasculhar o imenso terreno que circundava a nossa casa. O alvo era encontrar o ninho, acondicionado num imenso cesto de vime caprichosamente enfeitado com laços de fitas e papel celofane. A embalagem, apesar do capricho de dona Gerti Jasper, era impiedosamente destruída. Havia muita pressa para descobrir quantos ovos, pães de mel, bombons, chocolates e outros quetais beirava à fúria. Depois, o ritual envolvia comparar o tamanho e quantidade dos presentes com irmãos, amigos e vizinhos. A última etapa era devorar o maior número possível de chocolate. Os efeitos colaterais eram sempre os mesmos: dor de barriga e horas no vaso do banheiro, acompanhado do indefectível chá de losna para minimizar as dores abdominais. Na escola o passatempo mais perigoso era quebrar cascas de ovo de galinha na cabeça dos colegas. Antes, porém, devorávamos os amendoins recheados com açúcar acondicionados nos ovos pintados e enfeitados por papéis coloridos. Trocar chocolates com os colegas era prática recorrente, longe – é claro! – dos olhos dos pais para que não achassem que não gostamos das guloseimas do ninho de casa. Colher chá de marcela – ou macela – logo ao amanhecer do domingo era outro hábito. Por longos meses o chá espalhava seu perfume pela casa. Ao meio-dia a data era comemorada com um almoço especial, seguido de um verdadeiro bufê de sobremesas. Hoje, pouco é mantido, substituído por outros hábitos, mas as recordações estão bem vivas no lado esquerdo do peito. Feliz Páscoa!


04

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018.

RECORTES DOS VALES

STUDIO DE MODA

Alício de Assunção valenews@certelnet.com.br

Débora de Conto debo@universo.univates.br

BOTA JUSTA E COLORIDA: Vai pegar nesse inverno Modelo que apareceu nas últimas temporadas de moda bombou nas ruas do mundo todo e promete ser hit da estação mais fria do ano por aqui. Quando a Balenciaga desfilou botas que mais pareciam meias-calças de cores vibrantes na temporada de verão 2017, muita gente torceu o nariz. O modelo era protagonista dos looks pra lá de fashionistas criados por Demna Gvasalia e depois caiu nas graças de it-girls e influencers do mundo todo. A nova é que o modelo evoluiu, ganhou diversas versões e apareceu com frequência nos últimos meses. Cores acesas, materiais diferentes e até amarrações. Tudo indica que vai ser hit por aqui também no inverno que chega em breve. Se você nunca imaginou sair por aí com botas roxas ou azuis, pode começar a pensar no assunto. Os dois tons são as novas apostas do street style, depois do “boom” do vermelho. A dica de styling é fácil, fácil: misture a bota com vestidos ou saias fluidas. Vale brincar com cores ou fazer a combinação monocromática! As mais ousadas podem até investir num modelo estampado. Então, vai abrir mão da tendência descolada e colorida?

Jardim Botânico de Lajeado FOTOS ALÍCIO DE ASSUNÇÃO

Nessa semana nossa dica de passeio é para um lugar de natureza exuberante, bem próximo e de fácil acesso: o Jardim Botânico de Lajeado. Localizado no bairro São Bento, às margens da estrada que liga a Santa Clara do Sul, o local pode ser visitado de segunda a domingo.

1

2 LEGENDAS 1- Cascata é um dos atrativos do local 2- Lago, pássaros e muito verde compõem o cenário 3- Corredor de árvores emoldura entrada do Jardim Botânico

3

f

deboradecontostudiodemoda


05

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018.

Baile de Kerb Barbarella grava DVD No dia 21 de abril, a Comunidade Evangélica de Forqueta realiza seu tradicional Baile de Kerb. O culto será às 20h30min e

a partir das 22 horas inicia o baile com a Banda Guarujá e Wilseu Pause e Banda. Na noite muita música e cuca com linguiça.

17º Flashback Diz o ditado: “Recordar é Viver”. Então nada melhor do que recordar os bons tempos através da música. Uma verdadeira viagem ao passado com as baladas inesquecíveis da época. Essa é a festa que está sendo preparada pelos amigos Polako e Dj Faustão. Os detalhes estão sendo observados e preparados com muito carinho pelos organizadores que esperam que o 17º Flashback (Festa Anos 70-80-90) seja o melhor de todos em Rui Barbosa – Ar-

roio do Meio no sábado 28 de abril. Classificação mínima: 18 anos. Os ingressos antecipados você já pode adquirir no Ki-Ponto Lanches a R$ 20 (individual) e nesta edição só vão estar disponíveis até as 14 horas do dia da festa. Na noite o ingresso custará R$ 25. Mais informações: 3716.2775. Simplesmente imperdível. As 600 (seiscentas) primeiras pessoas que chegarem no salão vão ganhar novamente um lindo copo do Flashback de brinde.

/// BAILE DE MÁSCARAS Promovido pelo Rotaract Club, no dia 07 de abril, no Clube Esportivo Arroio do Meio (piscinas) terá a IV Festa das Máscaras, um evento beneficente que este ano terá o lucro revertido para a Apaam. Ingressos no Restaurante Ritt’s, Bar Pit Stop e no Diretoria Bar e Choperia. A festa contará com duas pis-

tas, tocando Dj Marlon Muller, Dj Nando Blassi, Dj Karen Collar e Dj Felipe Gerhart, já na pista acústica teremos a apresentação da Banda Hello Ms. Take e também do Guilherme Fiel. A festa conta com o apoio do Rotary Club de Arroio do Meio, Prost Bier e Arroio do Meio Piscina Clube.

/// BAILE DO COSTA Sexta-feira, dia 30, a One Club & Eventos será palco do Baile do Costa com Sandro Costa, MC Stamm, DJs Kamini, Dylan K, Cristiano Neguer, Duda Theves, Tainara Lima e muito mais.

A Banda Barbarella, de Arroio do Meio, gravou ao vivo, no último sábado, dia 24, na Danceteria Magic de Lajeado, o DVD Felicidade. As músicas gravadas são do álbum Felicidade, lançado na metade de 2017 e disponível no canal do YouTube da Barbarella. Hits da banda e clássicos internacionais como Guns N’Roses, Abba, Bon Jovi, Metálica e Pink Floyd fazem parte do trabalho gravado sábado e que deve estar à disposição em breve. Público de toda região prestigiou e curtiu a gravação do DVD

Boate de garagem Para quem curte os clássicos dos anos 70 e 80 pode agendar o dia 14 de abril, quando terá a Boate de Garagem na sede social do Clube Esportivo Arroio do Meio (Piscinas). A noite de reencontros, que reúne amigos e familiares, terá os clássicos da música mundial como Abba, Bee Gees, Beatles, Creedence, Raul Seixas, Jovem Guarda, entre outros. Xumby, o organizador do evento, promete também muita música para dançar de rostinho colado. Na noite tem ainda exposição de fotos antigas e opção de fazer foto na lambreta com revelação na hora. Ingressos antecipados no Ritt’s, Baldo Pizzaria, Xumby e na secretaria do Ceam.


otidiano 06

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018.

HORÓSCOPO www.amandacosta.com.br

 Touro

21/04 - 20/05

 Gêmeos

21/05 - 20/06

 Câncer

21/06 - 21/07

 Leão

22/07 - 22/08

 Virgem

23/08 - 22/09

 Libra

23/09 - 22/10

Ao montar seus novos projetos, obras e produções, tome cuidado ao aferir custos e valores, não use cifras menores apenas para torná-los mais atraentes, pois mais adiante a coisa pode apertar. Atente também para o cronograma, procure atuar com uma boa margem de segurança. Você é capaz de fazer mágica, mas convém não abusar. Você pode muito, com certeza, mas não erre a direção nem acelere demais. Geminianos geralmente se incomodam por ter que repetir caminhos, a não ser quando é em função de uma coisa ou causa muito boa, quando acham que aquela pessoa bacana pode estar na janela àquela hora... Interesses convergentes e atividades simultâneas, saiba pilotá-los. Todo canceriano sabe que falar sobre o que se sente é muito pequeno diante do gigante sentimento. Que tal a poesia, a das palavras, dos gestos, das pausas na respiração, dos silêncios cheios de som? Sim, talvez só a poesia, pois que, ao invés de falar, diz. Vai deixar que o vento roube seus versos sem que certo alguém os ouça? Pode até estar parecendo que não vai sair aquele patrocínio ou apoio, mas siga em frente, persista, nada de perder a empolgação, rei Leão. Sua positividade, carisma e força solar são fundamentais para chegar lá. Não se impaciente nem deixe instintos selvagens se intrometerem em assuntos que cabem aos neurônios e à diplomacia. Onde mesmo que está aquele documento importantíssimo, aquele bilhetinho cheio de corações? Pois é, virginiano, você é tão organizado, mas também tem seus dias de vacilo. Hehe, não adianta querer pôr a culpa na faxineira, afinal você não a deixa chegar perto de sua mesa. No trânsito, estudos, negócios, trabalho e afins, cuidado com a desatenção. Você é muito inteligente e preparado, mas será que não está na hora de fazer um upgrade em seus conhecimentos? Novos elementos e subsídios podem estimular seus potenciais, tornar seu desempenho no trabalho ainda melhor e abrir frentes e horizontes. Como tudo, uma mente sem exercício também enferruja.

Não desanime se, num primeiro momento, suas investidas não causarem o efeito imediato que você esperava. Nem todo mundo está sempre pronto pra todas como Escorpião você. Faça outra coisa enquanto aguarda, observe o 23/10 - 21/11 rumo dos acontecimentos, sinta o fluxo. Use as artes da estratégia, lutador escorpiano: sem ela, de nada serve tanta ginástica.

Horizontais 12- Italiano, atual técnico do Jiangsu Suning da China. 13- Osso primário que compõe a maior parte do osso do quadril. 14- Artilheiro do Paulistão/1994. 15- ‘(?)-Siro’, estádio localizado em Milão. 16- Sigla do Estado, sede do Paláco Potengi. Horizontais 12- Fábio Capello; 13- Ilíaco; 14- Evair; 15- San; 16- RN; 17- Densa; 18- Inglaterra; 21RMA; 23- Pó; 24- LB; 26- AP; 27- SS; 28- Guilhotina; 30Maísa; 31- Ari; 32- Acaso; 33- Rabada.

20/03 - 20/04

E então, ariano, já pensou no que você vai se dar de presente de aniversário? Você que tanto corre, batalha e dá seu sangue por seus ideais, de vez em quando tem que se proporcionar alguns prêmios, algo que coroe e estimule seus esforços. Nem só de gládios e suores vive um guerreiro. Comemore-se, celebre-se, festeje-se!

17- ‘Floresta ombrófila (?)’, também chamada floresta tropical pluvial. 18- País, cuja capital tem o rio Tâmisa como símbolo e cartão postal. 21- Raimundo Montes Arraes, escritor de ciências humanas. 23- ‘(?) de mico’, feito com os pelos urticantes da vagem da mucunã. Verticais 1- Fisiologia; 2- Alan; 3- Bingo; 4- Iá; 5- Ocra; 6- Contratos; 7- Pedra; 8- Ever; 9Lana; 10- lis; 11- Oratória; 17- Empatar; 19- Baú; 20Atlas; 22- SUNAB; 23- Saara; 25- Lima; 26- Ohio; 27- Qi; 29- ID.

 Áries

PALAVRAS CRUZADAS

 Sagitário 22/11 - 21/12

Compartilhe seu reino com quem merece. Sagitarianos são muito generosos com a existência, por isso mesmo estão tão em contato com a energia da abundância, que costuma lhe prover o que necessitam e ainda um pouco mais. Não dê folga para espertinhos que só estão esperando você acertar a flecha na maçã para comê-la antes de você.

Não fique esperando por eles, cuide da parte que lhe cabe nesse latifúndio Hã? Minifúndio, que seja. Faça o que puder sem sair de seu QG na montanha: dê telefoCapricórnio nemas, mande mensagens, monte seus esquemas e só 22/12 - 21/01 gaste seus sapatos no que vale a pena. Contar com o ovo dentro da galinha não dá. Se aparecerem e contribuírem, é lucro.

 Aquário

21/01 - 18/02

 Peixes

19/02 - 19/03

Os dígitos de sua conta bancária estão aquém de suas expectativas? Não se chateie nem se irrite, essa não é a medida de sua riqueza. Além do mais, tudo muda; essa condição também pode ser alterada. Sacuda seu aquário, ative sua energia: sua mente é fonte de criatividade. Essa associação pode se transformar em fonte de renda. Oriente seu curso antes da ação. Tempo de organização evitará precisar voltar em busca do tempo perdido. Abra seus mapas, rastreie trajetos e revise orçamentos e equipamentos. Poucas braçadas podem ser o suficiente para alcançar sua meta. Com movimentos em excesso você não chegará sequer na metade de tanto mar.

QUINA 4637 25-39-44-51-79 QUINA 4638 26-56-64-66-67 QUINA 4639 06-27-36-65-70 QUINA 4640 04-10-26-51-63 DUPLA SENA 1770 33-34-38-39-49-50 12-18-21-28-43-48 MEGA SENA 2024 16-20-23-29-35-47

MEGA SENA 2025 04-24-46-52-55-56 LOTOMANIA 1851 09-17-26-31-32-37-38-40-43-44 48-50-60-63-80-82-83-85-88-95 LOTOMANIA 1852 01-06-08-10-26-27-36-39-44-53 62-63-68-73-76-78-84-85-93-98 LOTOFÁCIL 1640 01-02-04-05-06-12-14-15 16-17-20-21-22-24-25 LOTOFÁCIL 1641 03-04-05-08-09-11-12-14 16-17-19-20-21-22-25

24- Código IATA da empresa aérea Lloyd Aéreo Boliviano. 26- Sigla do Estado, sede do Aeroporto Alberto Alcolumbre. 27- Sigla da organização paramilitar ligada ao partido nazista. 28- ‘O Mestre da (?) Voadora’, filme de Wang Yu. 30- (?) Zakzuk, autora do livro ‘A Árvore da Família’. 31- (?) Teixeira, colunista de ‘Trilhos Urbanos’. 32- ‘Por (?)’, música gravada pela banda Engenheiros do Hawaii. 33- Guisado do rabo do boi. Verticais 1- Ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos 2- Vocalista da boy banda mexicana Magneto. 3- Jogo de azar. 4- Sacerotisa do Candomblé. 5- Método (?), criado para fazer prevenção de distúrbios musculoesqueléticos de membros superiores. 6- ‘(?) & Distratos’. livro de Luiz Antonio Sgarabotto. 7- ‘Selva de (?)’, novela de Janete Clair. 8- (?) Carradine, atriz americana. 9- (?) Bittencourt, atriz e cantora brasileira. 10- ‘Flor de (?)’, figura heráldica associada à monarquia francesa. 11- Arte de falar em público de forma estruturada e deliberada. 17- Igualar o resultado de um jogo. 19- ‘Golpe do (?)’, expressão usada para definir uma pessoa que passa outra para trás em qualquer tipo de negócio. 20- Coleção e mapas. 22- Superintendência Nacional de Abastecimento (Sigla), órgão do governo federal, criado em 1962 pelo presidente João Goulart, extinto em 1997. 23- Deserto mais quente do mundo. 25- (?) Barreto, autor do romance ‘Numa e a Ninfa’. 26- Estado norte-americano da capital Columbus. 27- ‘(?) Card’, cartão de crédito nacional iraquiano. 29- Sigla da banda norte-americana ‘Imagine Dragons’.


“Páscoa é a vida nova que Deus nos dá através da morte

e ressurreição de Jesus”

Páscoa é tempo de reflexão, passagem e transformação. Simboliza a vitória da vida sobre a morte. Para falar sobre esta data tão importante para os cristãos, o AT ouviu o padre Milton Inácio Lunardi, que é Assessor Eclesiástico da Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Santa Cruz do Sul, e atua na Paróquia São Gabriel Arcanjo de Cruzeiro do Sul. Na entrevista, o padre fala sobre a Renovação Carismática Católica e como é possível tornar a data uma verdadeira passagem para uma vida nova. AT - Desde quando é o assessor da Renovação Carismática Católica na Diocese e como é o trabalho? Padre Milton - De 1988 a 1992 fui pároco na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição em Santa Cruz do Sul. A RCC assumia a liturgia de uma missa mensal na Matriz da Paróquia do Espírito Santo. Por duas vezes o pároco pediu-me para celebrar. Lembro-me que da primeira vez saí interiormente questionado em meus conceitos a respeito da RCC e o que via no encaminhamento daquela liturgia por aquele grupo. Na

segunda vez pedi que rezassem por mim. Ajoelhei-me e eles rezaram. A partir deste dia procurei não mais rejeitá-los, mas conhecer esta caminhada. Procurei orientação de três colegas, um deles bispo hoje, chamei as lideranças e pedi para ingressar na caminhada. Substituí ao Pe. Alvário Lenhardt que os acompanhava, se não me falha a memória, no ano de 1993. Quanto ao trabalho: a RCC é um movimento de leigos e como assessor procuro dentro de minhas limitações ser presença junto a eles e a serviço deles, atendendo-os em eventos na missão

de padre: missas, confissões, atendimentos pessoais. Tenho sempre presente que a missão de servi-los é dos padres das paróquias onde realizam os eventos e eu apenas alguém indicado pelo bispo que procura espaço de agenda pessoal e tempo para atendê-los na impossibilidade dos primeiros.

AT - Na página da RCC fala em Quaresma, tempo de conversão sincera. O que seria a conversão sincera? Padre Milton - Reconhecer a sua miséria, que é pecador e que precisa da mi-

sericórdia de Deus, que este processo de conversão vai durar toda a vida, mas que sempre pode contar com o Espírito Santo que vem para nos ajudar, basta pedir que Ele vem.

AT - O termo Páscoa, em hebraico, significa passagem. Como podemos aproveitar este tempo de preparação à Páscoa para fazer uma verdadeira passagem para uma vida nova, com mais amor e menos vazio no coração? Padre Milton - Buscando na Palavra de Deus, viver o que Jesus nos ensinou; obedecendo ao que a Santa Igreja nos pede: JEJUM, ORAÇÃO E CARIDADE. O jejum nos fortalece, pois educa o nosso corpo para renunciar os apelos do mundo que nos quer levar à perdição. A oração sustenta a nossa fé, pois nos leva ao encontro com Deus. A caridade nos faz sair de nós mesmos para ir ao encontro do irmão necessitado.

AT - Como a Renovação Carismática Católica entende e vê a Páscoa? Existe algum aspecto que é mais destacado em relação aos católicos tradicionais? Padre Milton - A Renovação Carismática Católica é o reavivamento de Pentecostes, onde a Igreja começou, o sopro novo do Espírito Santo que vem para reanimar, reavivar a chama dos primeiros cristãos; e a Páscoa é a Vida Nova que Deus nos dá, através da morte e ressurreição de Jesus. Com Ele morremos para o nosso pecado e recebemos a graça da santificação. Nós queremos ser santos, queremos buscar viver uma vida renovada, transformada, renunciando ao pecado que nos leva a morte; nós queremos viver o amor, amor a Deus, à Igreja e aos irmãos.

CONTINUA NA PÁGINA 02


“Converter-se é um processo

que dura a vida toda. É reconhecer a nossa miséria e de que somos

pecadores que precisamos da misericórdia de Deus”

AT - Como ensinar os jovens, em especial às crianças, a verdadeira essência da Páscoa? Padre Milton - Tudo começa na família. Se a família tem vida de oração, ou seja: leitura e meditação da Palavra de Deus, recitação do terço, obediência aos Mandamentos e vivência dos Sacramentos, a criança, o jovem, vai vivenciando o verdadeiro sentido da Páscoa. É no testemunho da fé dos avós, pais, padrinhos que as crianças e jovens crescem aprendendo, experimentando o amor de Deus por nós, que enviou seu próprio filho Jesus para morrer pelos nossos pecados e nos dar a vida eterna.

AT - A Páscoa é uma das maiores festas cristãs. Contudo, há um grande apelo comercial, com os mercados lotados de chocolate e o coelhinho em todos os cantos. Como equilibrar o aspecto religioso da data e não se deixar levar apenas pelo comercial? Padre Milton - Quando vivemos uma vida de oração, de fé, de entrega de nossa vida a Deus, do exercício da leitura orante da Palavra, da vivência dos Sacramentos e obediência aos Mandamentos, os apelos do

mundo ao consumismo são superados e suprimidos.

AT - Hoje vivemos dias de muita violência e incertezas, seja no aspecto econômico, social e político. Como a fé e a oração podem nos ajudar a atravessar este período? Padre Milton - Como cristãos, vivendo o nosso batismo amparados na Palavra de Deus que na Carta

aos Hebreus diz: “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê” (Hb 11,1), ou seja, mesmo vendo tantas coisas erradas no mundo, não perdemos a esperança de dias melhores. Outra passagem nos diz: “Vivei sempre contentes, orai sem cessar. Em todas as circunstâncias dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo” (1Tes 5,16-18).

“É no testemunho da fé dos avós, pais, padrinhos que as crianças e jovens crescem aprendendo, experimentando o amor de Deus por nós.”


Páscoa com gostinho da infância papel recortado em forma de babado e não deixavam o lado religioso de lado. A Sexta-Feira Santa era um dia de muito respeito e silêncio e seguia todo um ritual. A primeira ação do dia era lavar os olhos na água do arroio antes do sol nascer a fim de evitar problemas de visão. Em seguida o pai colhia chá de macela. Ao meio-dia saboreavam peixes, sopa de leite e os sonhos que a mãe havia começado a preparar ainda na noite anterior. As lembranças atreladas àqueles sonhos da infância e juventude são tão fortes que até hoje Bernadete mantém a tradição. Mesmo depois de casada com Elemar, manteve o hábito de ir na casa dos pais, em Cairu, para comer o tradicional sonho da Sexta-Feira Santa preparado pela mãe. Com o início das atividades da Requinte Chocolatteria não pôde mais ir até Cairu na data, mas os sonhos sempre chegaram até sua casa. “Minha irmã sempre trazia para mim porque sabia que eu gostava. Hoje a mãe não vive mais, mas o ritual continua. Encomendo muitos sonhos da padaria e distribuo para todos os funcionários. Não perdi o costume da Sexta-Feira Santa por que a mãe fazia esses sonhos com tanto carinho. Preparava a massa na quinta de noite, deixava crescer e na sexta fritava na banha com cuidado para ficar no ponto certo do crescimento e depois passava açúcar. Isso era muito bom. Uma coisa simples, mas que marcou muito”.

JAQUELINE MANICA

R

odeada pelas trufas, coelhos e ovos de chocolate que ajudou a moldar, Bernadete Both lembra de toda a magia que a Páscoa despertava na sua infância. Ainda tem muito presente na sua memória a preparação para a data. A mãe Alvina Leonitta Kuhn incentivava para que Bernadete e os oito irmãos tivessem uma Páscoa diferente, cheia de simbologia, vivida na sua essência, com lembranças e sabores próprios. Enquanto fala de como era a Páscoa na casa dos pais Alvina e Otvino, há mais de 50 anos, não esconde a emoção de revisitar o passado e em vários momentos os olhos ficam marejados d’água. Lembra de como a mãe deixava os irmãos felizes com um simples ovinho de chocolate. “A mãe dizia para nós fazermos um ninho, com grama, enquanto ela costurava. Caprichávamos, fazíamos um ninho redondo, bonito. No outro dia cedo íamos olhar para ver se o coelho tinha passado. Encontrávamos os ninhos cobertos de grama e embaixo sempre tinha uma coisa. Ficávamos tão felizes com aquele ovinho”, conta, revelando que se questiona sobre como a mãe conseguia fazer isso, já que ela vivia atarefada e a família não possuía boas condições financeiras. Mesmo sem ter respostas, Bernadete sabe que foi esta mistura de fantasia, simbolismo e amor, que faz todas as Páscoas terem um gostinho de infância. Além do ninho na grama, as crianças preparavam cestas enfeitadas com

Bernadete guarda boas lembranças da Páscoa vivida na infância

Bernadete Both: se não há união na família a Páscoa não tem sentido. Na nossa família sempre tinha muitas pessoas para comer. Não tínhamos muito, mas sempre dava para todos... Assim como os sonhos, o pão de mel (lebkuchen) também deixou marcas. Tanto que os pães de mel produzidos para a loja são produzidos a partir da receita da sua mãe. “Testei várias receitas, mas nenhuma ficava tão boa como os daquela época”, relata, contando que a mãe gostava de inovar, como escrever o nome dos filhos no pão de mel. “Acho que dali veio a minha vontade de fazer coisas diferentes, ovos decorados, com escrita,

vários tipos de chocolates. Quero sempre ter uma opção a mais para o cliente”. Bernadete observa que muito além dos sabores, a Sexta-Feira Santa e própria Páscoa, lembram o amor e a união da família, necessários em qualquer época. “Se não há união na família a Páscoa não tem sentido. Na nossa família sempre tinha muitas pessoas para comer. Não tínhamos muito, mas sempre dava para todos. Não tínhamos dinheiro, nem

energia elétrica na época, mas isso nunca fez falta. Tínhamos dificuldades, mas nunca houve mau humor na nossa casa. Tínhamos o amor da família, dos pais e dos irmãos. Hoje eu vejo que a mãe fazia a nossa Páscoa ser tão especial com tão pouco que me emociono. Ela fazia coisas simples, mas que se tornaram tão especiais que ficaram para sempre na minha memória”.


A PAIXÃO DE CRISTO

A dedicação de todos faz o espetáculo acontecer tanto tempo, é necessária uma grande dose de doação de cada membro que integra o grupo, independente de qual sua função na noite. Todos participam e se dedicam de forma voluntária. No decorrer desta semana os trabalhos se intensificaram nos preparativos finais. Hoje à noite acontece o ensaio final e amanhã mais uma apresentação que vai emocionar milhares de pessoas. E ao final de mais um espetáculo, o reconhecimento do público vai gratificar toda a dedicação do grupo que faz esse grande evento acontecer.

A VOZ QUE CONDUZ

VOLUNTARIADO Paulo Haas está na direção do espetáculo desde a terceira edição. Assim como os demais envolvidos, a participação é sempre de forma voluntária. Neste período já trabalhou muito, se emocionou e enfrentou dificuldades junto com o grupo. O orçamento apertado é uma realidade de todos os anos. Assim como a colaboração de muitos apoiadores, patrocinadores e do próprio elenco, o que garante a programação. Diz que vários atores estão desde o início e este é o diferencial para que o grupo e o próprio espetáculo se mantenha. Da mesma forma, salienta a dedicação de muitas pessoas cujo trabalho se dá longe dos holofotes, seja nos basti-

ROBERTA COLOMBO

O hoje consagrado espetáculo A Paixão de Cristo, que leva milhares de pessoas para Forqueta na Sexta-Feira Santa, chega em sua 21ª edição. Iniciou a partir da boa vontade de um grupo de jovens, que queria fazer algo diferente e hoje é uma marca registrada de Arroio do Meio. Nestes mais de 20 anos, houve muita evolução, seja no número de atores, na estrutura, no cenário e no público. Por mais mudanças que tenham sido feitas, algo se manteve sempre: a dedicação do grupo. Para manter o espetáculo com sucesso por

dores, auxiliando na confecção dos figurinos, na construção do próprio cenário ou em outras situações.

UM GRANDE DESAFIO O jovem Liniker Duarte, que interpreta Lúcifer, diz que seu papel é desafiador. “É um desafio muito grande, uma vez, que as atitudes e o psicológico do personagem vão contra meus princípios e condutas. Talvez esse seja o segredo de minha atuação. Amo a arte da cena e me entrego sem timidez, totalmente ao personagem. Já fazem cinco anos que interpreto o demônio, e requer um estudo profundo dele. Durante três meses antes do espetáculo leio livros que se referem a Lúcifer e assisto a filmes e documentários sobre o tema. Cada ano tento retratar de forma mais icônica e maléfica possível o personagem; entre uma cena e outra saio do palco muito esgotado, pois a entrega na cena é pesada. Ano passado, para minha atuação, me inspirei no psicológico do Coringa, do Batman. Para esse ano, é surpresa, mas com certeza, por mais que carrego uma atuação pesada e marcante, meu objetivo é deixar alguma mensagem para que o espectador se identifique e volte no ano seguinte para nos prestigiar”.

O professor Carlos Haas não lembra em que ano iniciou sua participação emprestando sua voz ao espetáculo. Atrás do público, do alto, é ele quem narra toda a história e auxilia para que os atores se situem dentro do roteiro. Salienta que, pelo fato de tudo ser ao vivo, a locução precisa encaixar perfeitamente com o que acontece no cenário. Uma desatenção pode comprometer o trabalho de todo o grupo. Ciente da sua responsabilidade, se mantém focado e concentrado na peça. Do local privilegiado, percebe o quanto as pessoas se emocionam e declara que vivencia tudo de uma forma muito profunda, já que a história de Jesus sempre esteve presente na sua vida enquanto católico com passagem pelo seminário. Quando pega o microfone em mãos assume por inteiro seu personagem de narra-

dor e se entrega à encenação. Mesmo que o público não o veja, sente-se gratificado em poder participar desta forma e mesmo depois de tantas participações, vive o espetáculo como se fosse a primeira vez.

A MÃE DO SALVADOR Leila Reichert participa da encenação desde a sua 1ª edição. Afirma que fazer parte do espetáculo é algo maravilhoso. “Vários sentimentos se misturam desde os primeiros ensaios: união, superação, alegria, amizade, criatividade e fé, de um grupo de pessoas que se doam muito para mostrar e vivenciar um pouco da vida de Jesus”. Leila dá vida à Maria, mãe de Jesus desde 2002. “Interpretar Maria é tentar transmitir a força e a emoção de uma mulher que teve de sofrer e passar por muitos momentos difíceis junto ao seu filho. Tento transmitir ao público o papel desta mãe que mesmo vendo seu filho sofrer não o abandona e o consola. A emoção de interpretar este papel se torna, com certeza, mais especial neste ano após ter me tornado mãe e imaginar a dor desta mãe, vendo seu filho sofrer tanto”.

ALGUNS PERSONAGENS E SEUS RESPECTIVOS INTÉRPRETES: Jesus – Márcio Rockenbach Maria – Leila Reichert Pilatos – Maicon Seibel Testemunha que pede a condenação de Jesus – Paulo Grassi

Demônio – Liniker Duarte Caifás – Francisco Nicolau Volk Herodes – Alécio Weizenmann Maria Madalena – Helena Weizenmann


PEIXE EM CONSERVA

A venda e consumo de peixes sempre é maior na Semana Santa em nossa região. Pensando nessa tradição, apresentamos uma receita popular e simples de peixe em conserva.

PREPARO 30 minutos

RENDIMENTO 2 porções

INGREDIENTES -1/2 kg de peixe limpo (cará, tilápia, lambari e etc. O peixe usado é aquele peixe com espinhas que as vezes nem queremos levar para casa) cortado para fritar -Óleo para fritura -Vinagre -Sal -Água Nessa primeira etapa não é preciso temperar o peixe Passe o peixe no trigo Prepare o peixe para fritura Quando o óleo estiver bem quente, coloque para fritar (sem tempero) Quando estiver frito, reserve em uma vasilha forrada com papel toalha para absorver a gordura Reserve um vidro, usado, de pepino ou palmito, esterilizado com água quente Coloque o vinagre para ferver em uma vasilha separada Coloque a água também para ferver em vasilha separada Enquanto ferve o vinagre e a água, arrume os peixes dentro dos vidros. Quanto menores os pedaços dos peixes melhor é para manuseá-los Quando os peixes fritos estiverem acondicionados

dentro dos vidros, coloque uma colher de sal em cada vidro, pode ficar tranquilo não vai ficar salgado Quando levantar a fervura do vinagre e da água, você vai colocar na proporção de 2 partes de vinagre e 1 parte de água (tudo fervendo) Complete até a borda do vidro Coloque a tampa, e vire os vidros de cabeça para baixo, para criar um vácuo e preservar sua conserva Depois que esfriar estão prontas para

guardar, pode ser guardada até por 1 ano Consumir depois de uma semana do preparo Quanto mais tempo você deixa melhor fica. O vinagre faz a descalssificação dos ossos dos peixes, então por mais espinhas que tenha quando você for consumi-los nem vai notar Quando for servir, drena totalmente a água e o vinagre, coloca em um prato, espreme um limão, saboreia o petisco Obs.: Há outras receitas de conserva com tomate, cebola e especiarias.

3716-1291 jornaloaltotaquari oaltotaquari.com.br

LEIA ASSINE CURTA


Classificados Girando Sol lança novas versões do lava roupas líquido e em pó As primeiras novidades do ano da Girando Sol já estão ganhando destaque nas gôndolas. A empresa coloca no mercado a partir de agora as novas versões do lava roupas líquido e em pó, as quais chegam aos consumidores marcando sua nova fase. Com o bem-estar e a higiene em seu DNA, a empresa transformou a sua marca, embalagens, rótulos e as identidades visual e verbal sob o posicionamento “Prazer em Estar”, que entrega conforto e felicidade às pessoas ao proporcionar ambientes saudáveis. “Seja com uma roupa perfuma-

da, um chão brilhando ou ambientes higienizados, o que motiva a Girando Sol é fazer dos lares lugares confortáveis e felizes”, afirma o sócio-administrador Gilmar Borscheid. Os lançamentos das demais linhas serão apresentados gradativamente ao longo do ano, mostrando a todos a proposta de valor da Girando Sol. “Fazemos mais do que produtos. Produzimos conforto para uma vida ainda mais feliz, pois consideramos que ambientes limpos, cheirosos, roupas macias e perfumadas proporcionam momentos importantes

e felizes na vida das pessoas”, salienta. Para saber - A Girando Sol fabrica 11 linhas de produtos, todos biodegradáveis, e têm presença expressiva na Região Sul do Brasil, além dos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e em alguns países com a exportação. Seu moderno e tecnológico parque fabril tem 22 mil metros quadrados e está localizado em Arroio do Meio (RS).

ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018.

3716-1291 jornaloaltotaquari oaltotaquari.com.br

LEIA ASSINE CURTA


lassificados 02

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

3716.1002 99312.6608 www.neumannveiculos.com.br 207 XR 1.4 PRETO 408 ALLURE AUT PRATA BRAVO ESSENCE BRANCO C3 GLX 1.4 PRETO C3 GLX 1.4 BRANCO CELTA SUPER PRATA CIVIL LXL 1.8 AUT PRETO COROLLA ALTIS AUT PRATA COROLLA XEI AUT. PRETO COROLLA XEI AUT. PRATA COROLLA XEI AUT. PRETO CRV EXL 4x4 AUT PRATA CRV LX AUT PRETA F100 CAB DUPLA VERMELHA FIESTA EDGE 1.0 VERMELHO FIESTA HATCH 1.0 PRETO FIESTA HATCH CLASS 1.6 BRANCO FIT EX 1.5 AUT CINZA FIT LX 1.4 AUT PRETO FIT LXL 1.4 AUT DOURADO FOX 1.0 4P CINZA FOX TRACK BRANCO FUSCA 1300 L AZUL GOLF SPORTLINE 1.6 VERMELHO KA 1.0 CLASS VERMELHO KA GL C/DH BRANCO LANCER GT 2.0 AUT C/ TETO PRETO LOGAN 1.6 PRATA MONTANA LS 1.4 PRATA MONTANA SPORT 1.4 VERMELHA ONIX JOY - 8000KM VERMELHO PAJERO SPORT 4X4 AUT DIESEL CINZA PRISMA LT 1.4 PRATA PRISMA MAXX 1.4 VERDE SIENA CELEBRATION 1.0 PRETO SPACEFOX TREND 1.6 PRETA UNO VIVACE 4P PRATA VELOSTER PRATA VOYAGE 1.6 PRATA VOYAGE TREND 1.0 VERDE REPASSES ASTRA GL VERDE CORSA SEDAN BRANCO

Aos clientes e amigos uma

Feliz Páscoa!

contato@neumannveiculos.com.br

09 11 14 08 12 03 11 12 09 11 08 10 13 58 03 08 13 16 10 07 05 16 75 10 13 05 14 11 16 15 17 04 15 11 12 10 12 13 12 10

R$22.900,00 R$32.900,00 R$39.900,00 R$23.000,00 R$27.500,00 R$13.500,00 R$46.000,00 R$62.000,00 R$44.900,00 R$52.000,00 R$34.500,00 R$54.900,00 R$79.000,00 R$39.000,00 R$17.500,00 R$21.500,00 R$31.000,00 R$67.000,00 R$38.500,00 R$28.900,00 R$18.900,00 R$42.500,00 R$8.900,00 R$34.900,00 R$24.900,00 R$13.900,00 R$59.900,00 R$24.900,00 R$39.500,00 R$39.500,00 R$41.000,00 R$44.000,00 R$44.000,00 R$25.900,00 R$26.500,00 R$29.900,00 R$24.900,00 R$53.900,00 R$29.900,00 R$25.900,00

00 02

R$9.900,00 R$9.900,00

COMPRA VENDA TROCA A ENCIA

Um nome de confiança! VOLKSWAGEN CROSSFOX 1.6 ..............................TOP, TETO, M DIA .......................VERMELHO ....15 CROSSFOX 1.6 ..............................COMPLETO .................................BRANCO ........11 FOX 1.6 HIGHLINE ........................TOP, RLL ......................................PRETO ...........14 GOL 1.6 .........................................COMPLETO .................................PRATA ...........13 GOL G5 1.0 ....................................COMPLETO .................................BRANCO ........11 SAVEIRO 1.6 CS............................COMPLETA .................................PRATA ...........15

Pensou em comprar um CARRO 0 Km?

Vários modelos com entrega imediata e sob encomenda, com

desconto especial

para quem possui TALÃO DE PRODUTOR ou CNPJ.

CHEVROLET FIAT

CAPTIVA SPORT 2.4 .....................AT, TOP, COURO ..........................BRANCA........12 CRUZE LT 1.8 ................................AT, COMPLETO, COURO..............CINZA ............13 ONIX LT 1.4...................................COMPLETO, M DIA .....................BRANCO ........16 S-10 LT CD 2.4 ..............................COMPLETA .................................PRETA............14 TRACKER LTZ 1.8..........................AT, TOP, COURO ..........................PRATA ...........15 ZAFIRA ELEGANCE 2.0 .................AT, COMPL, 7 LUG ......................PRATA ...........10 FORD ECOSPORT FREESTYLE 1.6 ..........COMPLETO, RLL..........................BRANCA........16 ECOSPORT XLT 2.0 .......................AT, TOP, COURO ..........................PRETA............11 ECOSPORT XLT 2.0 ......................AT, TOP, COURO ..........................CINZA ............08 ECOSPORT FREESTYLE 1.6 ..........COMPL, RLL ...............................PRATA.. .........08 ECOSPORT XLT 2.0 ......................AT, TOP, COURO ..........................PRETA............07 FIESTA 1.6 SE ...............................COMPLETO .................................PRETO ...........12 FIESTA 1.6 SE ...............................COMPLETO .................................PRATA ...........14 FIAT IDEA ELX 1.4.................................COMPLETA .................................VERMELHA....08 PUNTO SPORTING 1.8..................AT, COMPLETO, RLL....................AZUL..............12 SIENA ELX 1.3 ..............................COMPLETO, RLL..........................AZUL..............03 STRADA ORK CD 1.4.................COMPLETA, 4 LUGARES.............VERMELHA....14 UNO AY 1.0 ...............................COMPLETO .................................PRATA ...........16 TOYOTA COROLLA XEI 2.0 ..........................AT, COMPL, COURO, M DIA .......CINZA ............16 COROLLA XEI 2.0 ..........................AT, COMPL, COURO, M DIA .......BEGE..............11 RAV 4 2.4 ......................................4X4, AT, TOP, TETO, COURO........PRETO ...........08

ACESSE

NOSSO

SITE oaltotaquari o

COROLLA XEI 2.0 2016

CROSSFOX 2015 TOP

ECOSPORT 2016

RENEGADE SPORT 2017

ECOSPORT AT 2008

HYUNDAI

HB20 1.0 .......................................COMF, PLUS, COMPLETO ...........CINZA ............17 HB20 1.0 .......................................COMF., PLUS, COMPLETO ..........BRANCO ........14 HB20 S 1.6 ....................................AT, PREMIUM, TOP ....................BRANCO ........16 I30 2.0...........................................AT, COMPLETO, COURO..............PRATA ...........10 IX35 2.0.........................................AT, COMPLETO ...........................PRATA ...........12 TUCSON GLS 2.0 ..........................AT, TOP, AR DIG ..........................PRATA ...........12

SANDERO 2016

APENAS 17.000KM

GOL 1.6 2013

S10 LT 2.4 2014

HONDA

r

CIVIC EX5 1.8..............................AT, TOP, AR DIGITAL, COURO ...CINZA ...........07 FIT EX 1.5 CVT ............................COMPL, COURO, RLL ................PRETO...........08 KIA

SORENTO 3.5 V6.........................TOP, TETO, COURO, 7 LUG.........PRETA...........11 SPORTAGE EX 2.0 .......................AT, TOP, TETO..PRATA..13 EM BREVE NO PÁTIO

.

OUTROS

Contempladas Contempladas VEÍCULO VEÍCULO

IMÓVEL IMÓVEL Parcela Crédito Parcela Crédito

Crédito Parcela Crédito Parcela 23.379,00 25.800,00 ent.88 ent.86XX286 319 31.375,00 ent.84XX569 472 34.900,00 ent.65 43.500,00 49.740,00 ent.96 ent.53 X X 521 938

54.430,00 51.000,00 89.100,00 62.200,00 102.400,00 89.400,00 123.300,00 157.002,00 165.300,00 165.300,00 267.000,00 267.000,00 482.500,00 482.500,00

ACESSE ACESSE

zimmerconsorcios.com.br zimmerconsorcios .com.br 99157-8750 99157-8750

51 51

3729-7340 3729-7340

5151

ent.79 XX 723,00 778,00 ent.77 ent.154 X ent.152 X 699,00 495,00 ent.127XX704,00 862,00 ent.152 ent.121 XX 1.166,00 1.359,00 ent.156 ent.130 130XX1.240,00 1.240,00 ent. ent.125XX2.221,00 2.221,00 ent.125 ent.115XX4.645,00 4.645,00 ent.115

- Compra - Vende - roca - inancia

Rua RuaBento BentoGonçalves, Gonçalves,1269 1269 Centro Centro--Lajeado Lajeado

one 3716-3256 / 8125-1474

CLASSI

Fone: 51.3716-1554 27 MOTOS BIZ 125 ES BIZ 125 ES BIZ 125 EX BROS 1501 ES CB 300 CB 300 CB 500 FAN 125 KS FAN 160 FAZER 250 SH 300 TITAN 150 TITAN 150 SPORT XRE 300

CARROS

ISO9680 ITX4737 ISZ8126 ISU7826 IQS1015 IWR9657 IJE7860 ISC9828 IXQ5578 ITT3413 IXX4215 IOM9249 INH7658 ITL9163

2012 2013 2012 2012 2010 2015 2000 2011 2016 2013 2017 2008 2006 2012

CELTA CELTA CLIO 1.0 CORSA CORSA SEDAN 1.0 COMPLETO FOX 1.0 COMPLETO SENSOR D/RE GOL 1000 GOL ESPECIAL KA 1.0 KA C/ AR PALIO PALIO 1.0 COMPLETO RANGER XLT SPIN LTZ

PRATA PRETA VERMELHA VERMELHA VERMELHA PRETA VERMELHA PRETA PRATA PRETA VERMELHA VERMELHA VERMELHA VERMELHA

HPQ9115 IQM6199 IKZ2716 LWZ1272 IKI2152 IPY8908 ICX9268 IJD0793 IIP9871 DRF6617 IFV7642 IKX1342 ITW9232 IMJ1496

29 ANOS SOBRE RODAS, 1988/2017 TODA LINHA HONDA 0Km 2004 2010 2003 1995 2002 2010 1995 2000 1999 2005 1997 2003 2013 2015

PERTA BRANCA BRANCO CINZA PRATA PRETA AZUL BRANCO VERMELHO PRETO BRANCO AZUL PRETA BRANCA

.premiumautomoveisrs.com. r

207 XR 1.4...................................COMPLETO................................PRATA...........12 C3 TENDENCE 1.6 ......................AT, COMPL, M DIA, DRL, TETO BRANCO.......17 C4 GLX 1.6 ..................................COMPLETO................................PRETO...........11 CAMINH O MB 1214 BA ......... ..................................................VERMELHO ...98 DUSTER DYNAMI UE 1.6 ..........COMPLETO, M DIA ...................PRATA...........17 RENEGADE SPORT 1.8 ...............AT, COMPLETO, RLL, SOM........PRATA...........17 SANDERO STEP AY 1.6............TOP, M DIA................................PRATA...........16

CLASSI

.

.

/

Rod. RS 130, Km 77 | Arroio do Meio/RS em frente à Fábrica de Rações Minuano

Fone: 3716-2222 (51) 99714-7508 R. Helmuth Kuhn, 1038 B. Aimoré - Arroio do Meio

CB 300R ..............................2014............BRANCA...................IVH-2744 CB 300R ..............................2010............DOURADA ..............IQA-3302 TWISTER 250....................2004............AZUL..........................ILP-1892 FAN 150 ESI ......................2012............VERMELHA.............ITC-8004 FAN 125 ES........................2014............VERMELHA.............IVN-9365 TITAN 150 ESD................2006............VERMELHA.............INA-3629 TITAN 150 ES ...................2007............AZUL..........................INQ-8677 TITAN 150 KS ...................2008............CINZA .......................IOP-9473 TITAN 150 KS ...................2005............PRETA .......................ILZ-0838 TITAN 125 .........................1996............AZUL..........................IEZ-0163 BIZ 125 ES .........................2015............VERMELHA.............IXC-2932 BIZ 125 ES .........................2013............VERMELHA.............IUB-0540 BIZ 125 ES .........................2012............PRETA .......................ISY-3345 BIZ 125 ES .........................2012............ROSA .........................IST-5292 BIZ 125 ES ........................2011............ROSA .........................ISE-0577 BIZ 125 ES .........................2010............PRETA .......................IQR-8581 BIZ 125 ES .........................2006............PRETA .......................IMX-9662 BIZ 125 KS .........................2008............AMARELA................IOU-2880 YBR 125K............................2008............VERMELHA.............IOC-0526 TODAY 125........................1994............VERMELHA.............IER-2820

FINAL PLACAS

DATA LIMITE PARA PGTO. IPVA 2018 E SEGURO OBRIGATÓRIO

1, 2, 3

02/04/2018, 04/04/2018, 06/04/2018

4, 5, 6

09/04/2018, 11/04/2018, 13/04/2018

DATA LIMITE DE VALIDADE DO LICENCIAMENTO 2018 30/04/2018 31/05/2018

7, 8

16/04/2018, 18/04/2018

30/06/2018

9, 0

20/04/2018, 23/04/2018

31/07/2018

DESPACHANTE DOCUMENTAL

HEDO

CREDENCIADO JUNTO AO DETRAN

3716-3440 / 99187-3033 Claro / 99597-2220 despachantehedo@hotmail.com Rua São José, 184/107 | Arroio do Meio

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Secretaria da Justiça e da Segurança

Vivo Josimar


lassificados

03

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

Gilmar 51.99148-6222 Cristiano 51.99231-2691 -Serviços gerais de retroescavadeira e caminhão caçamba -Venda de terra para aterro e jardim Rua José Wunibaldo Thomas, 325, Medianeira - Arroio do Meio

VIANDAS a partir de

R$$

TELE-ENTREGA no CENTRO

10,00 ,

com salada!

Buffet Livre e por Quilo

Aceitamos Reservas para Festas!

Fone: 99605.5462

R. Dr. João Carlos Machado / CENTRO COMERCIAL SÃO LUÍS 2º andar, sala 849 (com elevador) ARROIO DO MEIO (em frente ao Posto do Centro)

PORTE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

WWW.imobiliariaporte.com.br

A VEND

porte.empreendimentos

BELA VISTA

V1230

Casa com 145,00m², construída num terreno de 576,88m²; 02 dormitórios; sala de estar / jantar; R$ Consulte cozinha; 02 Banheiros sociais; ampla área com cozinha gourmet, lareira e churrasqueira; área de serviço; garagem; fácil acesso; excelente orientação solar.

SÃO CAETANO

Terreno com 467,10m²; esquina; plano; excelente localização; fácil acesso; via pavimentada.

RUI BARBOSA

abi altma r uol.com.br ua

obal o a r ntro rroio o

V1231

R$ Consulte

LEIA ASSINE CURTA

V1232

Excelente área de terras R$ Consulte com 2.839,00m²; aclive; acesso para área por via pavimentada; fácil acesso.

io

Fone: 51 99829.1860

V1233

Casa com 187,02m² construída num terreno de 418,57m²; PAVIMENTO SUPERIOR: R$ Consulte Varanda; 03 dormitórios sendo um suíte; 02 banheiros: PARTE INFERIOR: Ampla área com sala, cozinha e churrasqueira; lavanderia; banheiro; vaga de estacionamento.

SÃO CAETANO

.

3716-1291 jornaloaltotaquari oaltotaquari.com.br


lassificados 04

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

Eduardo! Enquanto houver você do outro lado Aqui do outro eu consigo me orientar [...] Tua palavra, tua história Tua verdade fazendo escola E tua ausência fazendo silêncio em todo lugar Metade de mim Agora é assim De um lado a poesia, o verbo, a saudade Do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim E o fim é belo incerto... depende de como você vê O novo, o credo, a fé que você deposita em você e só Só enquanto eu respirar Vou me lembrar de você Só enquanto eu respirar...

AGRADECIMENTO E CONVITE PARA MISSA DE 7º DIA DE FALECIMENTO

Luisa Adelia Mayer 14/07/1934

Você partiu levando um pedaço de nós consigo, mas deixou um pouco de você em cada canto que passou. O descanso é merecido para aqueles que tanto lutaram. Que Deus a receba em Seu Reino e a faça sentir a recompensa dos justos. Você partiu, mas sua lembrança sempre estará viva em nós... E de uma saudade que será eterna!

0 /03/1989 31/03/2009

(Teatro Mágico)

Este é o 9º ano da sua partida, o vazio que deixaste em nossos corações é amenizado pela fé de um dia todos nós nos reencontrarmos novamente. Onde quer que esteja, amamos-te infinitamente. Com saudades, dos pais Antenor e Lúria, e sua irmã Taís.

Com carinho eterno do esposo Reno, filhos Adelaide, Marisa, Adelar, Ronei, Beatriz, Marcia, Loreci, Fabiane e Jorge Luiz (in memorian), genros, noras, netos, bisnetos e demais familiares. A família agradece à médica Daniela Todeschini, ao médico plantonista e enfermeiros do Hospital São José, ao Grupo de Idosos Viva a Vida, ao Apostolado da Oração, ao Clube de Mães de Picada Arroio do Meio, ao padre Décio Weber pelas palavras de conforto e sepultamento, ao Plano Assistencial União, à equipe de liturgia pelos cantos e orações, às cozinheiras, aos coveiros, aos parentes, amigos e vizinhos. Um agradecimento em especial à filha Beatriz e seu esposo Celso Schwarzer pelo carinho, dedicação e cuidados que tiveram com nossa querida mãe. Enfim, a todos que prestaram seu apoio e solidariedade neste momento difícil, ornaram seu túmulo com flores e coroas e compareceram à reza do terço. Convidam para missa de 7º dia de falecimento a ser realizada domingo, dia 1º de abril, às 8h30min, na Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus, em Picada Arroio do Meio.

CLASSI

51.3716-9801 51.99973-4819 51.99591-5114

///TRABALHAMOS COM

///BANHEIROS QUÍMICOS

-

Locação de banheiros para

Transporte de lodo industrial e cloacal; Transporte de resíduos industriais; Limpa fossa; Desentupimento em geral; Serviço de hidrojato (lavagem alta pressão). Estrada Geral Forqueta Baixa, 4300, Barra do

21/03/2018

- Festas; - Feiras; - Canteiro de Obras. Forqueta - Arroio do Meio

JURANDIR

99829-5571 99366-4603

51. 51.

> Mecânica de Motos em geral > Preparação de Motores > Injeção Eletrônica com leitura de Scanner > Venda de Peças e Acessórios > Limpeza de Bicos Injetores e Ultrassom > Pneus, Baterias, Capas de Chuva > Pinturas jurandirgerhardt@outlook.com Rua Dom Pedro II, 1900 - ARROIO DO MEIO

DÉBITO E CRÉDITO:


GERAL | 05

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

lassificados

AMAI

Um terço dos alimentos provenientes de doação é descartado por estar impróprio LUIZ FERNANDO FOLETTO

Cerca de 30% dos alimentos provenientes de doações que chegam na Associação Arroio-meense de Amparo ao Idoso (Amai) são descartados. A razão é a qualidade dos alimentos que se encontram fora do prazo de validade, e por isso, não podem ser consumidos pelos internos. O consumo pode trazer riscos à saúde dos idosos e por isso vão parar no lixo. Conforme a administradora da instituição, Renilda Weizenmann, os mantimentos vão de cereais como, arroz e feijão, até farinha, açúcar, sal e misturas para bolo. Também recebe boa quantidade de leite, entre outros produtos lácteos. Cita que alguns alimentos chegam na instituição carunchados e em mau estado de conservação. Lembra que no Natal houve um volume grande de doações, cerca de 800 quilos. Destes, 250 foram descartados. “É uma lástima descartar as doações. Mas nos preocupamos com a saúde de nossos internos. Não podemos alimentar nossos vovôs e vovós com comida estragada. Temos responsabilidades”, enfatiza Renilda.

Administradora e nutricionista chamam atenção para o risco de consumir alimentos fora do prazo de validade

Elisabete Bald, nutricionista da Amai, chama a atenção para o risco de consumir alimentos fora do prazo de validade em razão da imunidade dos idosos que nessa idade é muito baixa, podendo causar desde uma simples virose até uma forte intoxicação alimentar. “As pessoas com idade avançada são muito sensíveis. Elas possuem uma imunidade parecida a dos bebês, e por isso, precisam de atenção redobrada, principalmente na alimentação, necessitando de cuidados maiores”, esclarece.

Da mesma forma as roupas precisam estar em bom estado de conservação, lembra Renilda. Cita que algumas peças chegam rasgadas e sujas, em péssimo estado o que inviabiliza o aproveitamento. Lembra que a instituição tem recebido também material de higiene pessoal em uso, a exemplo de sabonetes abertos e shampoos com metade do líquido dentro, porém em menos frequência. Lembra que qualquer doação é bem-vinda desde que em boas condições de uso e consumo.

PÁSCOA

Muita animação no Passeio de Cedelinho A tarde do domingo, dia 25 de março, foi bem animada com a realização de mais uma edição do Passeio de Cedelinho com o Coelho da Páscoa promovido pela CDL de

Arroio do Meio. A saída foi na Rua de Eventos com destino à Requinte Chocolatteria. A CDL agradece a todos que prestigiaram esta edição, bem como aos parceiros

na realização deste evento: Administração Municipal através da Oficina de Máscaras, Requinte Chocolatteria e Grafibel. A CDL deseja a todos uma feliz e abençoada Páscoa.

SERVIÇOS CONTRATADOS – O projeto 04/2018 altera a redação da Lei Municipal nº 3.637/2017, que trata da celebração dos Contratos Administrativos para Atender Necessidades Temporárias e dá outras providências. DENOMINAÇÃO DE RUAS – O projeto 05/2018 concede denominação a 61 ruas em 26 loteamentos no município já definidas conforme amparado legislação do Parcelamento do Solo Urbano. CAMPEONATO DE BOCHA – O projeto 08/2018 autoriza o município a organizar e custear despesas relativas dos Campeonatos Municipais de Bocha Municipal Categorias Força Livre, Pais e Filhos, Veteranos, de Casais e Feminino, até o limite de R$ 4 mil. CRÉDITO SUPLEMENTAR – O projeto 09/2018 autoriza o Executivo a abrir crédito suplementar de R$ 330 mil, para obrigações patronais da secretaria de Administração para atender despesas decorrentes da alteração da legislação que regula o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). VIA-SACRA DE FORQUETA – O projeto 010/2018 autoriza o custeio de até R$ 7 mil das despesas relativas à realização da 21ª edição da Via-Sacra de Forqueta, que ocorre em 30 de março, às 20h, promovido pelas diversas entidades da localidade, apoiadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. CRÉDITO ESPECIAL – O projeto 011/2018 trata da abertura de créditos especiais na secretaria da Agricultura, secretaria da Saúde e Assistência Social e na secretaria de Obras, Viação e Serviços de R$ 735,9 mil para execução de convênios firmados para ampliação da UBS de Bela Vista, contratação de oficineira para Fundo Municipal do Idoso, pavimentações da Travessa Tiradentes e rua Tiradentes, no bairro Navegantes e da rua das Garças e trecho da rua Calopsita, em Bela Vista. II GINCANA ARROIO DO MEIO E COP AQUI – O projeto 012/2018 autoriza o custeio da realização da II Gincana Arroio do Meio a transcorrer nos dias 25, 26 e 27 de maio e Cop Aqui em alusão a Copa do Mundo, até o limite de até R$ 35,3 mil. SUBSÍDIOS MÉDICOS E HOSPITALARES – O projeto 013/2018 altera redação da Lei Municipal nº 3.638/2017, que dispõe sobre a concessão de subsídios à população para procedimentos médicos e hospitalares, incluindo plantões e sobreavisos dos médicos. Também são incluídos médicos da especialidade da obstetria, garantindo assim a Referência Regional em Maternidade do Hospital São José. PROJETOS EM ANÁLISE

CDL ARROIO DO MEIO/DIVULGAÇÃO

Saída foi na Rua de Eventos com destino à Requinte Chocolatteria

PROJETOS APROVADOS EM 21 DE MARÇO

INCENTIVO À TRANSLATI – O projeto 014/2018 concede incentivo de R$ 250 mil a Translati Serviços e Transportes LTDA para diversificação e expansão de atividades comerciais e de serviços nos termos da Lei Municipal nº 2.760/2009. A empresa está construindo de pavilhão industrial, com a instalação de um Centro de Distribuição Logístico contendo câmaras frias, depósito para estocagem e área para movimentação de veículos para carga e descarga, cuja obra está localizada na rua Arthur José Schroeder, 932, bairro São Caetano. Em contrapartida deverá investir, no mínimo, R$ 3 milhões em obras, equipamentos para implementação logística, material de construção, instalação de câmaras frias e depósito, permanecer no mínimo dz anos no município e manter no mínimo 15 funcionários. INCENTIVO À GUILAND E CIA – O projeto de lei 015/2018, concede o incentivo de 350 URMs (próximo a R$ 24 mil) à Guiland & Cia Ltda, para edificação, demolição e ampliação do açougue e abatedouro de bovinos e suínos, atendendo a adequação exigida de acordo com as normas sanitárias legais vigentes para seu devido funcionamento. O empreendimento familiar localizado no distrito de Palmas iniciou as atividades em 1945 e desde então passou por diversas adequações, a mais recente, a ampliação dos antigos 300m² para uma infraestrutura de 1.991m², em fase de conclusão.


lassificados IGREJAS | 06

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro FUNERÁRIA

Uma mão amiga nas horas mais difíceis. Tradição, qualidade e confiança há mais de 40 anos.

99196-1726 51.98305-9553

51. PLANTÃO

EM NOVO ENDEREÇO R. Bela Vista, 784 - B. Bela Vista - Arroio do Meio

Falecimentos Norma Führ, 88 anos, faleceu no dia 14 de março no Hospital São José. Após foi sepultada no Cemitério Católico de Linha 32.

Igreja Quadrangular de Capitão Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito. Mateus 28:5,6,7 PROGRAMAÇÃO 31/03 - Sábado 20h: Reunião dos jovens 1º/04 - Domingo 18h30min: Culto de Páscoa 02/04 - Terça-feira 19h30min: Culto do Espírito Santo 04/04 - Quarta-feira 14h30min: Tarde da bênção

Igreja do Ev. Quadrangular de Arroio do Meio

Programação: Terças-feiras: Culto de Oração - 20h Quartas-feiras: Tarde da Bênção - 15h Sextas-feiras: Noite da Vitória - 20h Sábados: Encontro Jovem - 20h Domingos: Escola bíblica - 19h Bênção para toda Família - 19h30min

Assembleia de Deus

Cultos: Terças-feiras, 20h: reunião feminina e culto Estudando a Bíblia Quintas-feiras de fogo, às 20h Sábado, 20h: conexão jovem Domingo, 19h: culto da família

Igreja Cristã Maranata

Programação: Todos os domingos 16h: culto de glorificação, na rua Dona Rita, casa de Henrique Hammes. Ligue: 0800 707 3081 | Site: www.icm-rs.com.br Ouça a rádio 24h Maanaim: www.radiomaanaim.com.br

PROGRAMAÇÃO 29/03 - Quinta-feira 8h30min: Atendimento de confissões na Matriz 12h: Celebração Ecumênica de Páscoa dos funcionários da prefeitura na Matriz 15h: Missa da quinta-feira santa com representantes das comunidades na Matriz 19h30min: Missa com lava-pés na Matriz e Bela Vista 19h30min: Celebração da Palavra com lava-pés em Rui Barbosa e Medianeira 19h: Celebração da Palavra com lava-pés no Aimoré 20h30min: Celebração da Palavra com lava-pés em Forqueta Baixa 30/03 - Sexta-feira 8h30min: Atendimento de confissões na Matriz 15h: Celebração da Paixão e Morte do Senhor na Matriz 15h: Celebração da palavra em Rui Barbosa e Aimoré 15h: Encenação da Via-Sacra em Dona Rita 20h: Apresentação da Via-Sacra em Forqueta 31/03 - Sábado 16h: Celebração da Vigília Pascal na Barra do Forqueta, Linha 32 e Aimoré 18h: Celebração da Vigília Pascal em Palmas e Rui Barbosa 20h: Celebração da Vigília Pascal em Arroio Grande Central e Forqueta 20h: Celebração da Vigília Pascal na Matriz. Início com a bênção do fogo em frente ao Hospital São José. 1º/04 - Domingo 8h30min: Missa na Matriz, São Caetano e Picada Arroio do Meio 9h45min: Missa no Loteamento Glória e Forqueta Baixa 03/04 - Terça-feira 18h15min: Missa na Matriz com bênção do pão e da saúde 19h: Encontro das equipes de liturgia da Matriz 04/04 - Quarta-feira 14h30min: Missa no hospital e visita aos doentes 05/04 - Quinta-feira 8h30min: Missa no Presídio 14h: Reunião da Coordenação do Fórum Ecumênico do Vale do Taquari em Estrela 17h: Missa no Seminário 19h30min: Encontro com todas as catequistas da Paróquia – ECOANDO 06/04 - Sexta-feira 8h30min: Atendimento do padre na casa paroquial 14h: Missa do Apostolado da Oração na Matriz 07/04 - Sábado 10h: Celebração Ecumênica com a Terceira Idade no Aimoré 8h30min: Reunião do Setor Juventude em Santa Cruz 13h30min: Encontro dos coroinhas de toda Paróquia na comunidade Navegantes 16h: Missa em São Roque e Palmas Baixo 18h: Missa na Matriz 19h30min: Missa na Dona Rita 08/04 - Domingo 8h30min: Missa na Matriz e Arroio Grande Central 8h30min: Celebração da Palavra em Bela Vista, São Caetano, Rui Barbosa e Aimoré 9h: Celebração da Palavra em Palmas, Forqueta Baixa e Arroio Grande Superior 9h45min: Missa no Loteamento Glória e festa da comunidade 10h: Missa na Medianeira no 14º Encontro da Família Rudell 11h: Celebração Ecumênica no Salão Evangélico do Aimoré na Festa dos Sócios do Coral Concórdia 19h: Missa na Matriz

M DA LIGA. MUITAS PESSOAS PRECISA

CÊ. A LIGA SÓ PRECISA DE VO

UM PEQUENO GESTO, PODE SALVAR UMA VIDA.

Apoio:

Para fazer sua doação, deposite qualquer valor na conta 06038360.0-1 Agência 0550 do Banrisul. Ou faça contato Stela pelo fone 99666-0555

T

R

Igreja Evang. Confissão Luterana no Brasil TEMA DO ANO: Eu sou o Senhor, teu Deus! Êxodo 20.2a Lema: Igreja Economia e Política! Lema Bíblico da Semana – Domingo de Páscoa – Sabemos que cristo foi ressuscitado e nunca mais morrerá, pois a morte não tem mais poder sobre ele. Romanos 6.9 PROGRAMAÇÃO 29/03 - Quinta-feira 19h30min: Culto com Santa Ceia em São Caetano. 30/03 - Sexta-feira 08h30min: Culto com Santa Ceia em Palmas Norte 10h: Culto com Santa Ceia em Palmas Sul 31/03 - Sábado 20h: Culto com Santa ceia em Forqueta 1º/04 - Domingo de Páscoa 9h: Culto com Santa Ceia em São Caetano 03/04 - Terça-feira 9h: Visitas no hospital 9h30min: Atendimento aos membros na secretaria 14h30min: OASE Palmas Norte 04/04 - Quarta-feira 16h: Ensino Confirmatório em Forqueta. 05/04 - Quinta-feira 14h: OASE na Escola Getúlio Vargas Obs.: Programas de rádio do Sínodo Vale do Taquari 6h45min Rádio Independente AM Lajeado e 8h Rádio do Vale AM Estrela.

Comunidade Luterana São Paulo PROGRAMAÇÃO 30/03 - Sexta-feira 8h30min: Culto especial de Sexta-Feira Santa/Páscoa em Linha São Paulo, Capitão com Santa Ceia. 9h: Culto Especial de Sexta-Feira Santa na Comunidade São Paulo, centro, com Santa Ceia e Escola Dominical para as crianças. 31/03 - Sábado 19h: Culto especial de Páscoa na Congregação Bom Pastor em São Caetano com Santa Ceia. 1º/04 - Domingo 8h30min: Culto na Congregação São Lucas em Picada Arroio do Meio, com Santa Ceia. 9h: Culto especial de Páscoa na Comunidade São Paulo, centro, com Santa Ceia e Escola Dominical para as crianças. 07/04 - Sábado 19h: Culto na Comunidade São Paulo, centro, com Santa Ceia e Escola Dominical para as crianças.


NOTAS E SERVIÇOS | 07

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE

Arroio do Meio TELEFONE DA AMBULÂNCIA DE PLANTÃO – (51) 99978-3134. Em casos de acidentes ou situações de risco e gravidade, contatar diretamente com o SAMU - 192. A Secretaria Municipal da Saúde comunica que os atendimentos médicos e odontológicos são realizados a partir de agendamento prévio, através do fone (51) 3716 1275 ou diretamente no Posto de Saúde Central. CONFIRA: PEDIATRIA – agendamento de segundas a sextas-feiras, a partir das 7h; CLÍNICA GERAL, GINECOLOGIA, OBSTETRÍCIA E CARDIOLOGIA – Segundas a sextas-feiras, a partir das 9h; DENTISTA – Sextas-feiras, das 11h às 12h e das 16h às 17h; UROLOGIA - Segundas-feiras, a partir das 7h, pelo fone 3716 2647 HORÁRIOS DE ATENDIMENTO MÉDICO NO POSTO DE SAÚDE CENTRAL: CLÍNICO GERAL: DR. RICARDO A. SCHMIDT: segundas, quartas e sextas-feiras – 7h DR. CLÁUDIO A. GREHS: terças, quartas e quintas-feiras – 7h30min GINECOLOGIA: DR. ROBERTO IORRA: terças, quartas, quintas e sextas-feiras – 9h30min DRA. MARIA GORETTI: segundas-feiras – 8h30min DR. TAMIR DE BARBA: segundas e sextas-feiras – 13h DRA. TAÍS SILVEIRA: terças-feiras – 13h e quartas-feiras – 14h45min DRA. TAÍS NADER: quartas-feiras – 13h CARDIOLOGISTA: DR. SLEIMANN EL HAJJAR: terças-feiras – 8h DR. CLAUDIO GREHS FILHO: quintas-feiras – 13h PEDIATRIA: DR. PAULO TAVANIELLO: segundas e quartas-feiras – 8h30min e sextas-feiras conforme escala; DR. GÉRICK FENALTE: terças e quintas-feiras – 7h e sexta-feira conforme escala; DR. RICARDO AUGUSTO SCHMIDT: quartas-feiras – 13h CIRURGIÃO GERAL - DR. EVANDRO REIS: sextas-feiras – 7h30min RECOLHIMENTO DE MÓVEIS E GALHOS VERDES: Engajados no projeto de limpeza urbana e destinação correta de resíduos, o Departamento de Serviços Urbanos comunica que MÓVEIS e SOFÁS são recolhidos em SEGUNDAS-FEIRAS, enquanto GALHOS verdes e material de poda são recolhidos de TERÇA a SEXTA-FEIRA. Entulhos e resíduos de material da construção civil NÃO serão mais recolhidos, conforme Lei Municipal e resolução nacional, que responsabilizam os geradores destes resíduos pelo destino ambientalmente correto dos mesmos. CALÇADAS DE PASSEIO: A secretaria de Planejamento comunica que iniciou o período de notificações para proprietários de construções e lotes em vias pavimentadas, que não possuem calçadas de passeio, ou que as mesmas estejam

em situação precária de tráfego para pedestre. A medida segue a Lei Municipal 3.344/2014, que institui o Programa Calçada para Todos – que trata da padronização dos passeios públicos de Arroio do Meio, sob responsabilidade do proprietário do imóvel, em conformidade com o Plano Diretor. O objetivo é a padronização, recuperação e manutenção dos passeios públicos do município. RECOLHIMENTO DE LIXO SECO NO INTERIOR: Forqueta: Quintas-feiras pela manhã; Arroio Grande: Quartas-feiras; Palmas: Sextas-feiras; Picada Arroio do Meio: Quartas-feiras à tarde. NAS DEMAIS LOCALIDADES RECOLHIMENTO MENSAL: 4 de abril – Passo do Corvo e Cascalheira; 11 de abril – Forqueta Baixa; 18 de abril – Linha 32; 25 de abril - Granja Cosuel e Morro São José.

lassificados

PREFEITURA MUNICIPAL DE

Pouso Novo TESOURARIA - A Administração Municipal informa que a tesouraria da prefeitura atende ao público no horário das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min.

Veterinário e inseminação A secretaria da Agricultura avisa aos produtores rurais que necessitam dos serviços do médico veterinário que passam a estar conveniados os veterinários Bianca (995211477), João Henrique (99144-3620) e Gean/Agropecuária Raízes (54-99141-3502). O serviço de inseminação artificial será atendido fora de hora pelo fone 98124-8855.

CONSULTAS - A secretaria da Saúde comunica que as consultas com o médico Vito Iorra, realizadas nas quintas-feiras no Posto de Saúde devem ser agendadas por telefone ou pessoalmente no Posto de Saúde.

Consultas com Dr. Vito Iorra

MEDICAMENTOS - A secretaria da Saúde informa que a retirada de medicamentos da farmácia do Posto de Saúde somente poderá ser feita mediante apresentação de receita médica.

A secretaria da Saúde comunica que as coletas de sangue são realizadas sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras no turno da manhã na Unidade Sanitária.

HORÁRIO DO CRAS - A Administração Municipal informa que o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) presta seu atendimento na rua Bento Gonçalves, nº 124 no horário das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17 horas. DOCUMENTOS - A prefeitura avisa que o serviço de encaminhamento de carteiras de identidade e carteiras de trabalho é feito na prefeitura. As pessoas que necessitam deste tipo de serviço devem vir munidas de documentos e fotos. PLANTÃO DA SAÚDE - A secretaria da Saúde está divulgando o número do telefone que acompanha o plantão da saúde. As chamadas devem ser dirigidas para o número 98124-9797.

PREFEITURA MUNICIPAL DE

A secretaria da Saúde, informa aos munícipes que desde o 1º de agosto disponibiliza 40 consultas com o Dr. Vito Iorra nas quintas-feiras, sendo 20 no turno da manhã e 20 para o turno da tarde as quais devem ser agendadas na Unidade Sanitária.

Coleta de sangue

Professor de música A secretaria da Educação comunica que o professor de música Dério Marchi atende grupos e alunos nas quartas-feiras a partir das 07h30min. Os ensaios acontecem em uma das salas da antiga escola Patinho Feio.

Médicos e dentistas A secretaria da Saúde informa os dias de atendimento dos médicos e dentistas no Posto de Saúde. O atendimento médico possui na segunda-feira durante todo dia o clínico geral Igor Elias Gheler; na terça-feira no turno da manhã, pediatra Ricardo Augusto Schmidt e na quinta-feira durante todo dia o clínico Vito Iorra. Além destes profissionais, acontece o atendimento diário da médica cubana do ESF. Os dentistas tem atendimento diário em dois turnos. No Posto de Saúde também atende uma nutricionista e uma fisioterapeuta.

Horário Posto de Saúde O Posto de Saúde informa que o horário de expediente nesta unidade é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17 horas. A farmácia que funciona no Posto de Saúde atende nos mesmos horários.

Recolhimento de lixo A Administração Municipal informa à população que em virtude do novo processo de licitação para o recolhimento de lixo, a coleta de resíduos passa a ser feita nas segundas e sextas-feiras, a partir das 06 horas. O recolhimento passa a ser feito pela empresa Transportes Dartora e Dartora Ltda-EPP de Progresso, vencedora da licitação.

Travesseiro ALISTAMENTO MILITAR: Os jovens que completam 18 anos em 2018, devem fazer o alistamento militar diretamente no site alistamento.eb.mil.br, caso tenha alguma dificuldade no cadastro, pode solicitar auxílio na secretaria da Administração. TALÕES DE PRODUTOR: A secretaria da Agricultura realiza levantamento dos talões de produtor com as notas de vendas do ano de 2017. O cálculo serve para definir os valores de benefícios pagos aos produtores. GRUPOS DE GESTANTES: A secretaria da Saúde informa que os encontros mensais do grupo de gestantes serão realizados sempre na terceira quarta-feira do mês com início às 8h30min no Posto de Saude. CALENDÁRIO DE EVENTOS: A Administração Municipal comunica que o calendário de eventos do município para 2018 pode ser retirado na prefeitura com a recepcionista.

HORÁRIO DO CRAS: O Cras comunica que presta atendimento de segundas a sextas-feiras no horário das 07h30min às 12h30min e das 13h30min às 16h30min. PLANTÃO DA SAÚDE: A secretaria da Saúde informa que o plantão da saúde atende pelo fone 99961-8795. MÉDICO PEDIATRA: O médico pediatra voltou a atender nas quintas-feiras a partir das 7h30min e nas terças-feiras às 14 horas. DECLARAÇÃO DE REBANHO: A secretaria da Agricultura está realizando a declaração anual do rebanho de animais existentes nas propriedades do município. Todos os produtores devem passar na secretaria de Agricultura para fazer sua declaração.

TAXAS E IMPOSTOS: A secretaria da Administração informa que as guias para pagamento do IPTU, ISS e Taxa de Localização, estão disponíveis na agência do Sicredi.

HORÁRIO DA BIBLIOTECA: A secretaria da Educação e Cultura informa o novo horário de funcionamento da Biblioteca Pública Egon Andschau. De segunda a sexta-feira, abre suas portas das 7h30min às 9h15min e nas sextas-feiras das 16h30min às 19 horas.

CADASTRO DO INCRA: Os agricultores que ainda não fizeram a declaração do Incra, podem fazer através do site http://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao ou na prefeirura.

FECHAMENTO DE SILAGEM: A secretaria da Agricultura comunica aos produtores que necessitam do serviço de cobertura de montes de silagem de milho que devem manter

contato com a secretaria da Agricultura ou telefonar para 3759-1059 e solicitar agendamento do serviço. MUDAS E ALEVINOS: A secretaria da Agricultura e a Emater informam que podem ser feitos os pedidos de mudas frutíferas e alevinos. MEIO AMBIENTE: O Departamento de Meio Ambiente informa aos munícipes que na secretaria de Agricultura tem um ponto permanente de entrega voluntária com descarte de pilhas e óleo de cozinha. O óleo deve ser entregue em recipiente fechado como garrafas pet. TRANSPORTE DE DEJETOS: A secretaria da Agricultura comunica aos munícipes que necessitam do serviço de transporte de dejetos que os mesmos devem se inscrever na secretaria de Agricultura ou pelo fone 3759-1059 para agendar a realização do serviço. AUDIÊNCIAS PÚBLICAS: O Gabinete do Prefeito comunica que estará atendendo a população sempre nas terças-feiras durante todo dia. Para agendar horário, o munícipe deve ligar para o telefone 3759-1122 para verificar a disponibilidade de horário.


lassificados GERAL | 08

O ALTO TAQUARI - Quinta-feira, 29 de março de 2018

Sicredi Região dos Vales apresenta resultados de 2017 Desempenho do ano que passou foi resultado da ampliação dos negócios com os associados e da forma de atuação da Cooperativa caracterizada por reinvestir os recursos localmente, promovendo o desenvolvimento regional O Sicredi Região dos Vales reuniu no dia 26 de março a imprensa regional, na sede em Encantado, para apresentar o desempenho econômico-financeiro e as ações realizadas em contribuição ao desenvolvimento da região no ano de 2017. A ação ocorreu logo após a finalização do processo assemblear, que aconteceu entre os meses de fevereiro e março nos 18 municípios da sua área de atuação, e reuniu mais de 11,2 mil associados. O evento foi coordenado pelo presidente Ricardo Cé e pelo diretor executivo, Roberto Scorsatto, e neste ano, também contou com a palestra “O novo consumidor de notícias”, com o doutor em Comunicação, Dado Schneider. Em 2017, a Instituição Financeira Cooperativa promoveu importantes ações que marcaram os seus 35 anos, como a inauguração da nova sede, o evento em comemoração ao aniversário, que reuniu milhares de associados, e a Promoção Aniversário Premiado, a maior da história da Cooperativa (foram entregues 21 automóveis, em um total de R$ 800 mil em premiação). As ações realizadas no último ano, aliadas à cooperação do quadro social na utilização das soluções disponibilizadas, possibilitaram ao Sicredi Região dos Vales apresentar mais um ano de desempenho sólido e sustentável,

permitindo também maior poder de acesso a recursos para investir no desenvolvimento regional. Presente em 18 municípios, a Instituição finalizou o ano administrando R$ 2,3 bilhões de Ativos Financeiros (que são a soma dos recursos administrados, crédito e patrimônio líquido) e R$ 356 milhões de Patrimônio Líquido, apresentando um crescimento médio de 18% em relação ao ano anterior. O diretor executivo do Sicredi Região dos Vales, Roberto Scorsatto, afirma que o crescimento sustentável é o principal norteador da gestão da Cooperativa. “Foi um ano de desafios, mas com a parceria dos associados e a nossa forma de atuação, conseguimos apresentar bom desempenho, fortalecendo a solidez e a sustentabilidade do Sicredi Região dos Vales”, diz. DESENVOLVIMENTO REGIONAL Investir os recursos que administra nas comunidades onde está presente faz parte da forma de atuação do Sicredi Região dos Vales. É através do crédito, uma das mais importantes ferramentas de desenvolvimento econômico e social, que o Sicredi contribui com as atividades e projetos dos seus associados. Em 2017, nos 18 municípios de sua área de abrangência, foram

Resultados foram apresentados aos associados durante o processo assemblear que aconteceu nos meses de fevereiro e março nos 18 municípios da área de abrangência da instituição

concedidos R$ 491,6 milhões em crédito, em um total de 31,5 mil operações realizadas. Os valores repassados contribuíram com os diversos segmentos. Em operações de crédito rural, por exemplo, que fomentam um dos importantes setores da economia local, foram disponibilizados R$ 104,5 milhões, viabilizando investimentos em máquinas, implementos e o plantio de cerca de 22 mil hectares de diferentes culturas. Ao setor da indústria e comércio foram liberados R$ 250,3 milhões, possibilitando o financiamento de atividades e a expansão dos negócios de 1,2 mil

empresas que contaram com a parceria do Sicredi. Já para a modalidade de crédito geral, destinada à pessoa física, foram efetuadas 14,3 mil operações de crédito, disponibilizando um total de R$ 136,8 milhões, possibilitando aos associados recursos para crédito pessoal e a aquisição de bens de consumo. Os recursos liberados no último ano serviram de fomento para as diversas atividades dos associados e para o desenvolvimento da economia da região, possibilitando a geração de mais produtividade nos empreendimentos, mais renda e mais empregos. RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

Desempenho e contribuições do Sicredi Região dos Vales ao desenvolvimento da região foram apresentados para a imprensa regional na noite do dia 26 de março

Valorizar e estar integrado com a comunidade onde está inserido faz parte da essência e da forma de atuação do Sicredi. Em 2017, novamente, cerca de mil iniciativas receberam apoio, incentivando projetos de lazer, diversão, cultura, segurança e a integração entre as pessoas. Essas ações

ressaltam a identificação do Sicredi e de seus colaboradores com a região, reforçando o vínculo com os municípios onde está presente. O auditório da Sede da Cooperativa também foi palco para a promoção de diversas iniciativas. O espaço de arte e aprendizagem localizado junto à nova sede está à disposição para a utilização da comunidade e recebeu, no último ano, 11 eventos, que reuniram cerca de 5,2 mil pessoas. “Contribuir com as atividades econômicas dos associados e da região e apoiar as iniciativas promovidas pelas comunidades reforçam o papel do Sicredi como Instituição Financeira Cooperativa voltada ao desenvolvimento regional. Junto com o apoio às iniciativas locais, a disponibilidade do nosso auditório reforça o relacionamento com os nossos associados, proporcionando mais um espaço de acesso à cultura e ao conhecimento para a nossa região”, afirma o presidente do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé.

RESULTADOS COMPARTILHADOS Dos R$ 56,1 milhões alcançados em 2017, 34% ou R$ 18,9 milhões retornaram aos associados através do pagamento de juros ao capital social e participação nos resultados, conforme proposta do Conselho de Administração aprovada na Assembleia Geral. O resultado é proveniente dos negócios realizados com os seus mais de 61 mil associados. Nos últimos quatro anos, R$ 65,9 milhões de sobras foram compartilhados pelo Sicredi Região dos Vales com seus associados, valorizando a participação do quadro social e demonstrando mais uma forma de fazer com que os recursos permaneçam na região. O valor compartilhado com cada associado varia conforme a utilização dos produtos e serviços. Quanto mais o associado utiliza as soluções, maior é o valor que recebe como participação

Jornal O Alto Taquari - 29 de março de 2018  

Jornal O Alto Taquari - 29 de março de 2018

Jornal O Alto Taquari - 29 de março de 2018  

Jornal O Alto Taquari - 29 de março de 2018

Advertisement