ESPAÇO CAASP
Dracena recebe a 6a Conferência Regional da Advocacia A cidade de Dracena sediou, em 13 de dezembro último, a 6a Conferência Regional da Advocacia 2013. O evento que encerrou a programação dos encontros de 2013 foi coordenado pelo secretário-geral da OAB-SP, Caio Augusto dos Santos. Pela manhã, realizou-se a reunião com os dirigentes das nove subseções participantes: Adamantina, Dracena (anfitriã), Junqueirópolis, Lucélia, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Pompéia, Tupã e Tupi Paulista. O período da tarde destinou-se às palestras e ao Circuito Saúde da CAASP. Defesa das prerrogativas profissionais dos advogados ganhou destaque entre os temas abordados por Marcos da Costa, presidente da OAB-SP. “O que não nos falta são desafios”, disse, acrescentando: “até o fim da nossa gestão, não haverá um só dia em que não combateremos veementemente aqueles que tentem impedir o trabalho do advogado”. De acordo com Costa, a OAB-SP assumiu dimensões excepcionais ao ter seu papel contemplado na Constituição 1988. “Nunca uma Constituição permitiu que tivéssemos um período tão longo, e ao mesmo tempo tão pequeno para a história, de estabilidade democrática. Tenho convicção de que uma das razões para que isso aconteça é justamente o destaque que a Constituição dá ao trabalho da advocacia”, disse. A presidente da Subseção de Dracena, Margarete de Cássia Lopes, exaltou a iniciativa de descentralização do Tribunal e Ética e Disciplina e da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Seccional, entre outras medidas. “Prova dessa descentralização é a presença da diretoria da OAB-SP aqui, pronta para ouvir e sentir as necessidades de nossa região. Alguém duvida de que isso seja a efetiva democracia?”, indagou a dirigente. As palestras da parte da tarde couberam a José Ma-
ria Dias Neto (presidente do Tribunal de Ética e Disciplina), Antônio Ruiz Filho (secretário-geral adjunto), Gislaine Caresia (então presidente da Comissão da Mulher Advogada), Alexandre Ogusuku (presidente da Comissão de Assistência Judiciária) e Everton Simon Zadikian (presidente da Comissão do Jovem Advogado). Entre as autoridades presentes ao evento, o prefeito de Dracena, José Antônio Pedretti, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Moisés Antonio de Lima. Durante a Conferência, o presidente Marcos da Costa recebeu o título de Hóspede Oficial do Município de Dracena, conferido pela prefeitura local.
CAASP O presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, relatou a ampliação dos serviços oferecidos à advo-
Exames de saúde e livros
cacia por meio da entidade nos últimos anos. “Desde 2004, os repasses destinados à Caixa (20% da anuidade) vêm sendo feitos religiosamente à entidade assistencial. É com esse dinheiro que conseguimos disponibilizar tantos benefícios e serviços aos colegas”, destacou. Ele abordou ainda a importância da instituição. “Somos detentores do maior selo institucional do país, o que nos deu margem para ampliarmos nosso leque de serviços e benefícios, de modo a alcançar toda a advocacia”. E apontou a diversidade de serviços. “Contamos com escolas de idiomas do porte de União Cultural Brasil-Estados Unidos, Aliança Francesa, Instituto Cervantes e Instituto Goethe, todas concedendo descontos significativos aos advogados”, citou, relatando as parcerias por intermédio do Clube de Serviços.
Homenagem aos decanos
Os participantes da 6 a Conferência Regional da Advocacia contaram com os tradicionais exames gratuitos de colesterol, glicemia, pressão arterial e hepatite C, além de massagem expressa antiestresse. Uma unidade da Livraria Móvel da Caixa vendeu obras jurídicas e literárias pelos mesmos preços das lojas da entidade, ou seja, com desconto de 25%, em média.
A 6a Conferência Regional da Advocacia homenageou os decanos da região: José Florentino de Souza Araujo (Dracena), Nelson Ernesto Simon (Adamantina), Alberto Prado de Oliveira (Junqueirópolis), Carlos Ananias Campos de Souza (Lucélia), Sidney Januário Barletta (Osvaldo Cruz), Edson Micali (Pacaembu), Pedro Mudrey Basan (Tupã) e Celso José Nogueira Pinto (Tupi Paulista).
26