Democrata 216

Page 1

Novo Gama ganha 50 novos ônibus A Taguatur foi uma das empresas vencedoras de dois lotes de operação dos serviços semiurbanos que ligam o Distrito Federal aos municípios no Entorno. Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), a concessão é por 15 anos e os veículos podem ter, no máximo, 10 anos. A nova frota substituirá carros que rodavam de forma precária na cidade. A antiga frota provocava a revolta de muitos passageiros. Página 4

www.odemocrata.com - Distribuição gratuita no Entorno do DF, Brasília e Goiânia

Ano XIII - Edição nº 216 - Distrito Federal e Entorno, Fevereiro de 2017 - fone: (61) 3385-1672 / 8426-5564 e-mail - odemocrata@globo.com

DF e Goiás definem

gestão de resíduos sólidos A primeira pauta foi a recondução do governador Rollemberg à presidência do grupo de trabalho. A sugestão foi apresentada por Wilmar Rocha em nome do governador de Goiás, Marconi Perillo. O esforço conjunto é fundamental para que surjam resultados, acredita o chefe do Executivo do DF. “A elaboração dos planos de resíduos sólidos e de drenagem são um grande desafio dos municípios e estados, além de uma determinação legal. Página3

Alceu prioriza Parque São Maria Antônia Bernardo e Cruzeiro do Sul convoca lideranças Os serviços prestados estão sendo elogiados pela população. A dona de casa Adriana Costa, por exemplo, lembra que antes a escuridão e o mato alto provocavam medo. “Chegar aqui a noite dava medo; hoje andamos mais tranquilos”, lembra. A senhora também reforça o sentimento de alguns de seus vizinhos: “A limpeza pública está ficando caótica. Página 2

para falar do Morar Bem Página 3

UEG de Valparaíso funcionará em 2017 Página 4

Senador Hélio José leva projeto “Diz Aí” ao Núcleo Bandeirante Página 5

Lei de Liliane Roriz baixa ICMS da cesta básica Página 7


2

O DEMOCRATA

Fevereiro de 2017

Palavras Cruzadas

NA PONTA DA LÍNGUA

Por Raimundo de Sousa e André ré Teixeira

POR RAIMUNDO DE SOUSA / ANDRÉ TEIXEIRA

Na disputa

Tudo indica que o candidato a vice-governador de Goiás na chapa apoiada por Marconi Perillo em 2018 seja do PSD. Nomes como Vilmar Rocha e Cristõvão Tormin, prefeito de Luziânia, estão cotados.

PROS

O Partido da Reconstrução da Ordem Social quer ter representante do Entorno Sul no Legislativo goiano. A vice-prefeita de Luziânia, Professora Edna -conhecida pelo trabalho e simplicidade-, é o grande nome da legenda na região.

Sujeira

O passado deixou muita sujeira em Cidade Ocidental. A equipe do prefeito Fábio Correa, em apenas uma operação de limpeza, retirou mais de 500 toneladas de lixo das ruas do município. O governo também está tentado arrumar as áreas de saúde e educação.

Lima

O ex-prefeito de Cidade Ocidental, Antônio Lima, é o coordenador político regional do Senador Ronaldo Caiado, pré-candidato ao governo de Goiás. Ele está visitando diversas lideranças do Entorno. Recentemente conversou com o empresário Cassiano Franco, de Valparaíso.

Simpatia Uma recepcionista lotada no Posto de Saúde da Etapa A chama à atenção pela forma carinhosa e respeitosa com que atende aos pacientes. Adriana Costa é elogiada, sobretudo pelos velhinhos que buscam atendimento médico na unidade. Que sirva de exemplo.

Aconselhado O ex-candidato a vereador de Valparaíso, Jabá Martins, teria aconselhado Afrânio Pimentel a se reaproximar da deputada estadual Lêda Borges. Pimentel teria ouvido e ficado calado. Pessoas ligadas a parlamentar dizem que ela não faz questão.

Correndo A prefeita de Novo Gama, Sônia Chaves, faz peregrinação atrás de verbas para o município. Ela já bateu a porte de diversos deputados e senadores de Goiás e também de Brasília. O trabalho tem rendido bons resultados. Já conseguiu verbas para saúde, educação e infraestrutura urbana.

Poderosa A família da prefeita Sônia Chaves é a mais forte de Novo Gama. O clã comanda o Executivo e o Legislativo. A presidente da Câmara, vereadora Ilma do Baduca é cunhada da chefe do Executivo.

Esquisito Uma construção que está sendo executada enfrente a Rodoviária, no Setor Central do Gama, chama à atenção. A obra não é protegida por tapumes e nem mesmo tem placa com o nome do responsável técnico.

Preso O vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Valparaíso, Elvis Santos, foi preso pela Policia Civil de Goiás na manhã deste quinta-feira (23) em sua residência no bairro Cruzeiro do Sul. Logo depois os policiais apreenderam documentos e computadores no gabinete do parlamentar. Ele é investigado por improbidade administrativa.

Cotada A administradora Maria Antônia, devido ao trabalho que desenvolve na cidade do Gama, já começa a aparecer como possível candidata a distrital. Ela desconversa sobre o assunto, só que o governador Rodrigo Rollemberg e o deputado federal Augusto Carvalho -seus padrinhos-, gostam da ideia.

Alceu prioriza Parque São Bernardo e Cruzeiro do Sul

Piadas Reações do álcool Na aula de química o professor pergunta: - Quais as principais reações do álcool? O aluno responde: - Chorar pela ex, achar que esta rico, ficar valente e pegar mulher feia ... Professor: - Tirou 10!

Mineirinho esperto Mineirinho chega no bar e pergunta: - Cê pode me vendê uma pinga fiada? O dono do bar olha para o homem e apontando para um sujeito forte e alto que está sentado numa mesa,propõe: - Aquele homem, de tanto malhar, ficou tão musculoso que seu pescoço parece que ficou pequeno. E quem chama ele de “pescocinho”, ele enche de porrada. Se você tiver coragem de chamá-lo de “pescocinho”, eu te vendo fiado por um ano! Mineirinho chega até a mesa e dá uma batida nas costas do cara e diz baixinho: - Meu amigo, cê tá bão? - Mas eu nem te conheço. - Uai! A gente pescô junto! - Não pescamos não! Aí o mineirinho diz bem alto: - Pescô sim!!!

Poesia Guimarães Rosa

Os serviços prestados estão sendo elogiados pela população. A dona de casa Adriana Costa, por exemplo, lembra que antes a escuridão e o mato alto provocavam medo.

O

s bairros, Cruzeiro do Sul e Parque São Bernardo têm um representante com prestigio e influencia política na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás. O vereador Alceu do Alternativo (PSDC) fez diversos pedidos ao governo do prefeito Pábio Mossoró e já foi atendido em alguns. Nas duas localidades a iluminação foi reforçada e uma força tarefa limpou ou estar limpando ruas, praças e terrenos baldios. Os serviços prestados es-

tão sendo elogiados pela população. A dona de casa Adriana Costa, por exemplo, lembra que antes a escuridão e o mato alto provocavam medo. “Chegar aqui a noite dava medo; hoje andamos mais tranquilos”, lembra. A senhora também reforça o sentimento de alguns de seus vizinhos: “A limpeza pública está ficando caótica. Agradecemos ao vereador Alceu e ao prefeito Pábio Mossoró que dedicam uma atenção especial ao São Bernardo e ao Cruzeiro do Sul”. Além da limpeza e ilumi-

nação, o vereador Alceu quer ainda mais para os bairros. Ele negocia com a prefeitura a reforma da Unidade Básica de Saúde da região e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Alceu ainda pediu o aumento do número de funcionários nos dois órgãos. A contratação de mais médicos é uma das prioridades do parlamentar. Mesmo trabalhando bastante pelos bairros, Alceu ainda não está satisfeito. Ele conta que “é preciso fazer muito mais” pela comunidade. O vereador

O Democrata Diretor: Raimundo Nonato de Sousa

ainda reivindica melhorias nas áreas de lazer, cultura, esporte e segurança. “Somos uma comunidade com grandes dificuldades, minha disposição plena é garantir que à comunidade tenha mais conforto e oportunidades de empregos”, garante o parlamentar. Para isso, ele já teve reuniões com autoridades locais, do Estado e federal. “Estou pedindo e tenho absoluta certeza que vamos poder fazer muito pela comunidade, que merece uma vida melhor”.

Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria... Depois, retoma coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegria sozinhos... Essa... a alegria que ele quer

Rubem Alves Era prazer? Era. Mas era mais que prazer. Era alegria. A diferença? O prazer só existe no momento. A alegria é aquilo que existe só pela lembrança. O prazer é único, não se repete. Aquele que foi, já foi. Outro será outro. Mas a alegria se repete sempre. Basta lembrar.

Chico Xavier Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois... A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor.

EXPEDIENTE Editor: Raimundo de Sousa - Cel.: 61 98426-5564

Jornalista Resp.: Raimundo de Sousa - Reg.JP8391/DF Diagramação: Rodrigo Xavier - Cel.: 61 98448-5833

Colunistas:

Fotos: Equipe O Democrata

Impressão: Igrafica Editora Ltda.

Raimundo de Sousa

Publicação: Mensal

André Teixeira

Distribuição: Distrito Federal, Cidades do Entorno e Goiânia

Tiragem: 10 mil exemplares

Proj SCC S/N Proj. 09 - Sala 716 - Ed. Central - St. Central - Gama-DF - CEP.: 72.404-903 Tels. (61) 98426-5564 / (61) 3028-5964

Este jornal é de propriedade da empresa Democrata Comunicações LTDA. CNPJ:07174200/0001-00

site: www.odemocrata.com e-mail:odemocrata@globo.com


O DEMOCRATA

Fevereiro de 2017

3

DF e Goiás definem gestão de resíduos sólidos A primeira pauta foi a recondução do governador Rollemberg à presidência do grupo de trabalho. A sugestão foi apresentada por Wilmar Rocha em nome do governador de Goiás, Marconi Perillo

N

a primeira reunião do ano do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás (Corsap), foram tratados temas como a eleição da presidência e da diretoria do grupo de trabalho e a elaboração dos planos de resíduos e de drenagem dos municípios do Entorno do DF. O encontro ocorreu na Residência Oficial de Águas Claras na quarta-feira (22). Participaram o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg; o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Antonio Coimbra; a diretora-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos; o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos de Goiás, Wilmar Rocha; e representantes de municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entor-

Outro assunto abordado foi o repasse de cerca de R$ 2 milhões ao consórcio por meio de emenda parlamentar federal. A verba, destinada pelo deputado federal Augusto Carvalho (SD-DF), será aplicada na contratação de consultoria para elaborar o plano de resíduos sólidos e de drenagem das cidades do Entorno.

Esforço

no (Ride). A primeira pauta foi a recondução do governador

Rollemberg à presidência do grupo de trabalho. A sugestão foi apresentada por Wilmar

Rocha em nome do governador de Goiás, Marconi Perillo. A eleição contou também com

a recondução de diretores e de suplentes representantes das cidades.

O esforço conjunto é fundamental para que surjam resultados, acredita o chefe do Executivo do DF. “A elaboração dos planos de resíduos sólidos e de drenagem são um grande desafio dos municípios e estados, além de uma determinação legal. A gente sabe que muitos municípios não têm condições de fazer isso sozinhos. Se nos unirmos, aumentamos muito a capacidade de realização de todos. Por isso, a necessidade de integração entre o DF e Goiás é cada vez maior”, explicou Rollemberg.

Maria Antônia convoca Delmasso quer pessoas

lideranças para falar do Morar Bem A administradora Regional do Gama, Maria Antônia, conversou no último dia 20 com representantes de diversos órgãos do Governo de Brasília para falar sobre o Programa Morar Bem, que contemplará 4500 famílias na cidade. Ao todo serão edificados 45 prédios no Setor Central. A auxiliar do governador Rodrigo Rollemberg ressalta que o “empreendimento trará desenvolvimento econômico para a cidade e movimentará o comércio local”. Os convocados do empreendimento do Gama têm até o dia 31 de março para realizarem a habilitação junto a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF). Todos fazem parte das faixas 3 e 4 (com renda entre R$ 3.275,00 e 12 salários mínimos) do Programa Ha-

bita Brasília, eixo Morar Bem. Maria Antônia lembra que para realizar a habilitação é preciso agendar um horário e comparecer a um dos postos de atendimento da Companhia com a documentação exigida. O agendamento poderá ser realizado pela central 156 - opção 5, pelo portal da CODHAB no menu “Habitação” - opção “Agendar/Reagendar atendimento”, ou, ainda, por meio do aplicativo da Companhia. Aqueles que não cumprirem os prazos terão que aguardar novas inscrições.

Empreendimento Os novos habilitados já terão disponível o empreendimento do Gama que oferece 2.400 unidades de 64m², com três quartos, sala de estar e jantar, cozinha e banheiro. Todas

serão entregues revestidas com piso cerâmico em todos os ambientes, e azulejo nas paredes da cozinha e banheiro. Localizado no Setor Central do Gama, o Arboretto possui prédios de sete ou oito andares, dois elevadores por Torre, uma vaga de garagem por unidade (todas cobertas e localizadas no subsolo), pavimento de acesso em pilotis e portaria de Controle de Acesso. Além de Maria Antônia, participaram da reunião representantes do Sesi, Corpo de Bombeiros, UnB -Campus Gama, 14ª Delegacia de Polícia, IFB -Instituto Federal Brasília, DER- Departamento de Estradas e Rodagem, BrB-Banco Regional de Brasilia, Associação Comercial do Gama, Detran, Diretores de Escolas e o gestor do Consórcio Patritech.

com deficiências inseridas no mercado de trabalho contempladas com recursos para melhor capacitação desses profissionais, desde que provem estar habilitados a receber os trabalhadores.

Visual

Para o deputado distrital Rodrigo Delmasso, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de gerar emprego, traz dignidade. “Não é apenas uma oferta de salário, mas a oportunidade socializar e proporcionar uma vida com realizações e conquistas pessoais”, enfatiza o parlamentar. O deputado é autor do projeto de lei 1.409/2017 que altera a redação da lei 4.317/2009, que institui a Política da Pessoa com Deficiência, estabelece as normas de proteção das pessoas que, de

Vereadores de Novo Gama voltam ao trabalho O Poder Legislativo da cidade de Novo Gama voltou aos trabalhos ordinários no último dia 16. Autoridades do município e também de cidades vizinhas prestigiaram a inauguração dos trabalhos. A Casa de leis é presidida pela vereadora Ilma do Baduca, aliada do governo local. Na sessão, a chefe do Executivo falou da importância da união entre os poderes para desenvolver ações que possam melhorar ainda mais à vida da comunidade. Ela ainda ressaltou a importância dos vereadores para garantir bem feitorias para os bairros “Temos a obrigação de devolver a autoestima da cidade que há muito tempo se encontra perdida no mar do descaso, e só iremos alcançar

esse objetivo se trabalharmos em unidade. Poder Legislativo e Executivo, juntos na reconstrução do Município”.

Em contrapartida os vereadores se colocaram à disposição e demonstraram ânimo com as parcerias com a prefeitura.

alguma forma, tenha alguma de suas capacidades limitadas. “A lei assegura que o Poder Público deve se organizar de forma a implementar serviços e programas completos aptos a promoverem a habilitação ou reabilitação profissional para o mercado de trabalho”, disse o parlamentar. O projeto de lei sugere a inclusão de três novas modalidades de emprego, convencional, apoiado e autônomo, a serem desempenhadas em instituições privadas e públicas. As empresas que empregarem pessoas com deficiência, serão

As dificuldades de locomoção para quem mora em Brasília estão presentes em vários momentos. Andar pelo comércio, ou atravessar passagens subterrâneas é um desafio para qualquer cidadão, e para quem tem algum tipo de limitação física, esse problema é ainda maior. No DF existem mais de 14 mil pessoas com alguma deficiência visual ou motora. O deputado Delmaso foi procurado por pessoas com deficiência visual moradoras da cidade e criou um projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade da emissão de senhas em braile e chamada de voz, para atendimento de pessoas cegas. Em caso de reincidência no descumprimento da lei, o estabelecimento perderá perder o alvará de funcionamento. “Torna-se humanamente impossível acompanhar tal procedimento e o deficiente visual permanece na dependência de terceiros para ajudá-los, causando constrangimentos diversos”, ressaltou Delmasso.

Cleudimar Sardinha:

o super administrador O administrador regional do Núcleo Bandeirantes, Candangolândia e Parque Way, Cleudimar Sardinha, é um dos homens mais fortes do governo de Brasília. Ele comanda três das mais poderosas cidades do Distrito Federal. Ele tem trânsito livre em diversos setores, como empresarial, político e religioso. Cleudimar nasceu na Candangolândia, cidade onde mora até hoje. É casado, pai de dois filhos e formado em Direito. Iniciou sua carreira pública em 1995, no quadro de servidores do Ministério Público da União. Policial civil desde

1999, teve sua atuação voltada para gestão administrativa, tendo atuado nas áreas tecnológica e estratégica da instituição, sempre com o objetivo de melhorar a prestação de serviço à comunidade. Assim que assumiu o comando das administrações, elegeu com principal compromisso a aproximação entre o governo e a população, por meio do diálogo e da integração. Sardinha lembra que o papel do gestor público é direcionar os recursos para atender às demandas da comunidade, tendo a sensibilidade de estabelecer prioridades e contribuir

de forma prática para a melhoria da qualidade de vida, o que o só é possível quando se ouve o que a população tem a dizer.


4

O DEMOCRATA

Fevereiro de 2017

UEG de Valparaíso funcionará ainda em 2017 O prefeito Pábio Mossoró e outras autoridades de Valparaíso de Goiás foram recebidos pelo reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Haroldo Reimer, no último dia 14, em Anápolis. Na reunião foi tratado da construção de um câmpus universitário no município. A unidade funcionará já em 2017 de forma provisória no distrito do Céu Azul.

S

egundo a prefeitura, a construção de uma sede da UEG é compromisso do governo do Estado, firmado com o Executivo local, “que vem sendo abordado como prioridade para oferecer ensino superior gratuito e de qualidade, colaborando com o crescimento da instituição em todo território goiano e garantindo mais desenvolvimento para a região Metropolitana do Distrito Federal.” Ainda segundo a prefeitura da cidade, para o início das obras, o deputado federal Célio Silveira destinou emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão que será aplicada na edificação do campus, já criado por Lei e com projeto arquitetônico em andamento. O recurso é oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. “O objetivo do governo municipal é garantir que a Universidade Estadual de Goiás funcione provisoriamente nas instalações modernas do Colé-

gio Militar Fernando Pessoa, localizado na 2ª Etapa do Jardim Céu Azul, um ponto estratégico, com estacionamento, ponto de ônibus e de fácil acesso”, lembrou o governo Mossoró. Uma proposta apresentada

pela deputada Lêda Borges objetiva que o campus Avançado da UEG seja implantado e que funcione já no próximo semestre, tendo em vista que ainda não existe uma previsão para o início e conclusão das obras do prédio

universitário. “O diretor Francisco dos Santos Silva colocou o Colégio Militar à disposição da Universidade. Conversamos com a secretária Raquel Teixeira (Seduce) sobre isso, e ela não se opôs. Es-

tamos aqui para pleitear e iniciar uma conversação para retomar a ideia de uma sede avançada”, contou a secretária de Estado, Lêda Borges, que participou da reunião . A direção da UEG avisa

que a expectativa é de que seja aberto um vestibular ainda neste ano, oferecendo vagas para o curso de Pedagogia. A UEG pretende criar mais adiante opções em outras áreas para aqueles que sonham com uma formação superior pública de qualidade. “Nós estamos aqui para buscar uma parceria e o governo coloca-se à disposição para que seja iniciada a construção da nossa tão sonhada Universidade. Queremos também pleitear a instalação provisória desta renomada instituição no prédio do Colégio Militar”, resumiu o prefeito Pábio Mossoró. Ao comentar o desejo da Administração Municipal, o reitor Haroldo Reimer, se colocou à disposição e garantiu dedicação para possibilitar o mais breve possível a chegada universidade pública de Goiás ao município. Ele garantiu que a demanda de Valparaíso será atendida conforme tudo que foi encaminhado ao Ministério da Educação – MEC.

Fábio Correa corta secretarias e cargos comissionados O prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa, realizou uma completa reforma administrativa na estrutura do governo local. Além de diminuir a quantidade de secretarias e cortar o quantitativo de cargos comissionados, as regras da prefeitura estabelece as obrigações de cada órgão ligado Administração Direta e Indireta. A lei municipal que estrutura a administração, além de estabelecer o corte do quantitativo de servidores comissionados, reduz o número de secretarias, traça um plano de carreira para cada categoria de servidores, que será discutido posteriormente com os chefes dos poderes Executivo e Legislativo. A estrutura da gestão anterior possuía 13 órgãos. Com a reforma administrativa o número caiu para oito. Algumas

secretarias sofreram fusão com outras e, consequentemente, algumas pastas foram desmembradas. As fusões mais significativas ocorreram com as secretarias de Indústria, Comércio e Turismo; Trabalho; Meio Ambiente e com a Agência Municipal de Turismo, que foram fundidas em apenas uma: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho. A Secretaria de Esportes e Lazer voltou a pertencer à estrutura da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, porém, recebendo a denominação de subsecretaria. Pela primeira vez, o poder executivo passa a ter em sua esfera de atuação, as dimensões de Desenvolvimento Urbano e Rural, Desenvolvimen-

to Econômico Sustentável e Desenvolvimento Social, além da Governança.

Desburocratização Além disso, houve a criação de uma estrutura que propicia condições para que a Prefeitura atue de forma menos burocrática e que alcance os objetivos com maior rapidez. Também houve a revisão dos vencimentos dos servidores comissionados fazendo a adequação do valor à função; e ainda, corrigindo os vencimentos que estavam abaixo do salário mínimo vigente. Uma inovação da reforma administrativa é a criação dos sistemas de gestão que padroniza as ações que são comuns a todos os órgãos municipais, como: administração financeira e execução orçamentária; aquisição de bens e

contratação de serviços; gestão de pessoal; controle interno e controle da legalidade e assessoria jurídica. Foram

reduzidos 32 cargos comissionados; 53 gratificações de função para servidores efetivos e 157 gratificações de função

para servidores comissionados. A meta da nova gestão é ter um trabalho mais efetivo e gastando menos.

Ao lado de Edna, Cristóvão anuncia a Novo Gama ganha 50 novos ônibus construção de novas casas populares O auxiliar de serviços gerais, Ramon Santos, morador do Boa Vista II, está otimista com a mudança no sistema de transporte. “Agora temos ônibus de qualidade, só espero que a comunidade cuide da nova frota”, observa o trabalhador, que ainda completa: “precisamos renovar também o transporte alternativo, fundamental para a locomoção da população.”

Brasília

Em Novo Gama, 50 novos ônibus passaram a integrar a frota do transporte coletivo urbano. Os veículos da Taguatur, que tem garagem no bairro Setor de Setor de Chácaras Araguari e opera nas cidades de Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto, começam a circular na cidade a partir do próximo dia 25 de fevereiro. De acordo com a empresa, os veículos farão as rotas Lago Azul – Taguatinga;

Lago Azul – Gama; Pedregal – Taguatinga; e Pedregal – Gama. A Taguatur foi uma das empresas vencedoras de dois lotes de operação dos serviços semiurbanos que ligam o Distrito Federal aos municípios no Entorno. Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), a concessão é por 15 anos e os veículos podem ter, no máximo, 10 anos. A nova frota substituirá

carros que rodavam de forma precária na cidade. A antiga frota provocava a revolta de muitos passageiros. “A passagem é cara e os ônibus não garantem nenhum segurança as pessoas. Espero que agora a população da cidade tenha mais conforto e segurança ao usar o transporte público de passageiros”, comentou a empregada domestica Terezinha do Espirito Santos, moradora do bairro Pedregal de Baixo.

Sônia Chaves também quer resolver o transporte entre Novo Gama e Brasília. Na quarta-feira (22) ela e uma comitiva de políticos conversaram com o Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos. “Reivindicamos ao Diretor do órgão e ao superintendente de Serviços de Transporte de Passageiros, Ismael Souza Silva, a troca imediata de empresa, devido ao péssimo atendimento e má qualidade da atual frota. Com isso, a ANTT vai fazer um novo chamamento público para que uma nova empresa se cadastre para operar a linha Novo Gama – Brasília”, esclarece Sônia.

O governo de Luziânia vai construir duas mil casas populares nos próximos anos. O anúncio foi feito pelo prefeito Cristóvão Tormin no último dia 16. O chefe do Executivo disse que a cidade já se cadastrou para no programa de moradia popular do governo federal. As inscrições já se iniciaram e podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho. Segundo a vice-prefeita, Edna Aparecida dos Santos, as casas serão destinadas às famílias de baixa renda e também aos servidores públicos, também de baixa renda.

A prefeitura já está viabilizando os terrenos. “Logo teremos essas moradias para a população mais carente de Luziânia e Jardim Ingá”, afirmou Cristóvão. Em seu primeiro mandato, Cristóvão entregou 499 residências, construídas no Jardim São Paulo.

Serviço A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho fica na Rua Coronel Antônio Carneiro – Número 378 – Luziânia Centro. A prefeitura também disponibilizou um número de telefone para tirar dúvidas: 61-39063624.


O DEMOCRATA

Fevereiro de 2017

5

Senador Hélio José leva projeto “Diz Aí” ao Núcleo Bandeirante

Por: Raimundo de Souza senador Hélio José (PMDB-DF) tem presença constante em todas as cidades do Distrito Federal e região do Entorno. No último dia 18, por exemplo, ele e a sua equipe estiveram no Núcleo Bandeirante conversando com a comunidade. Eles fizeram um levantamento minucioso dos proble-

O

mas da região e ainda levaram cultura, esporte e lazer para os moradores. Da reunião, enfrente a Administração Regional, participaram diversos populares e algumas lideranças. Hélio José enfatizou a importância de a cidade ser bem cuidada e garantiu que discutirá as demandas com diversos órgãos o Governo de Brasília.

Entre as prioridades do parlamentar estão a limpeza e desobstrução das bocas de lobos, para evitar os alagamentos em época de chuva; melhorias urgentes no sistema de saúde pública; lazer; cultura; esportes e emprego. O administrador do Núcleo Bandeirante, Parque Way e Candangolândia, Cleudimar Sardinha, avaliou como positivo a reunião pública. Ele aproveitou e deu boas vindas ao senador. A responsável pela montagem da estrutura do “Diz Aí” na cidade, a psicóloga Fátima Kill, também fez uma avaliação positiva do encontro. Ela contou que durante dias a equipe fez um levantamento minucioso das dificuldades. Tudo foi fotografado e entrega a Hélio José. “Ouvir o povo e buscar soluções para os problemas é a vontade do senador, que está de parabéns pela iniciativa corajosa”, esclarece ela. A visita do parlamentar federal a cidade também teve boa repercussão junto à comu-

nidade. O comerciante André Souza de Andrade, depois de ouvir o discurso do Senador, comentou com a reportagem sobre a reunião. “Não é comum ver um Senador da República numa praça pública falando e olhando para o povo. Ele tem coragem e vontade de trabalhar. Espero que o governo de Brasília atenda aos pedidos dele”. Marta Regina Lopes, moradora da Cidade Livre, passava pelo local e parou de curiosidade. “Antes queria falar mal, depois de ouvir, comecei a gostar

desse Hélio José. Ele fala bem, parece ser bem intencionado e preocupado com os nossos problemas”, diz a senhora de 45 anos. Outra personalidade que prestigiou o evento foi o presidente da Associação Comercial da satélite, Waldemir Hass. O empresário reivindicou apoio ao setor produtivo e falou que o senador pode ajudar os empresários da cidade, sobretudo lutando no Congresso Nacional pela diminuição de impostos. O evento contou com o

apoio do Secretário Adjunto da Secretaria das Cidades, Roosevelt Vilela; da Administração local; do gerente de Cultura da Administração Regional do Núcleo Bandeirante, Rogério Guiland. Também estavam presentes diversas lideranças, com destaque para França Menezes da Vila Cauhy, ex-administrador Glauco Lacerda,o agitador cultural Levy Júnior da Banda de Bolso; Luciana Victor Leitão do grupo de dança Namaste e o presidente da Associação Comercial Waldemir Hass.

Lêda Borges reassume secretaria Cidadã e promete ajudar jovens do Entorno A líder política do Entorno, deputada estadual Lêda Borges, retomou a titularidade da Secretaria Cidadã. A secretária foi reconduzida ao cargo pelo governador Marconi Perillo e foi recebida com entusiasmo na quinta-feira (16) à tarde pelos servidores da pasta. “Se vocês não tivessem compreendido minha gestão, não teríamos avançado tanto na área social, não teríamos avançado tanto política quanto tecnicamente. Secretário não impõe nada, ele apenas lidera. Minha volta representa mais trabalho, respeito, mais metas a cumprir e mais compromisso com o povo goiano”, ressaltou Lêda Borges durante solenidade. Em seu discurso, Lêda reforçou que este ano será de “muito empenho e dedicação”,

citando a entrega de obras do Socioeducativo; a retomada do programa itinerante Ação Cidadã; avanços no programa de novas habitações para as Comunidades Tradicionais, ampliação de oportunidades profissionais para os jovens do Entorno de Brasília e outras áreas sociais de atuação da pasta.

Renda Cidadã Com mais eficiência, segurança e transparência, o novo Renda Cidadã do Governo de Goiás aprimora seus serviços, adotando novas tecnologias que visam alcançar o máximo de resultados com trabalho, modernidade e inovação. Entre as novas regras para inclusão no programa, destaca-se: - Renda familiar de um terço do salário mínimo

vigente por pessoa; crianças com frequência regular na escola da rede pública e cuidados

essenciais com a saúde, como vacinas em dia e exames regulares da gestante; participação

em cursos profissionalizantes, entre outras recomendações importantes para o bem da fa-

mília. Prioritariamnete serão atendidas famílias com pelo menos um integrante com deficiência permanente e incapacidade total ou parcial; uma pessoa com doença crônica grave que não possa trabalhar regularmente; um membro com idade superior a 60 anos; um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de regime fechado; dependentes químicos em tratamento, vítimas de violência doméstica ou sexual, ou membros de etnias tradicionais, como indígenas e quilombolas. Os cadastros do programa podem ser realizados em qualquer Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).


6

Fevereiro de 2017

O DEMOCRATA


O DEMOCRATA

Fevereiro de 2017

Produtos como arroz, feijão, óleo, café, açúcar, ovos, e outros, tendem a ficar mais baratos nos próximos meses.

Lei de Liliane Roriz baixa ICMS da cesta básica

A

lei da deputada Liliane Roriz (PTB) que diminuiu de 12% para 7% a alíquota de ICMS para os produtos da cesta básica já mostra resultado. Em janeiro de 2017, embora a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) tenha constatado pequeno aumento da cesta básica no Distrito Federal, verificou-se que esses itens tiveram seus preços acrescidos em apenas metade do índice da inflação. Diminuição do imposto impediu que os preços ficassem mais caros para o consumidor, não seguindo a tendência inflacionária. Assim, produtos como arroz, feijão, óleo, café, açúcar, ovos, e outros, tendem a ficar mais baratos nos próximos meses. A parlamentar vinha trabalhando pela aprovação desta lei desde o ano passado, quando apresentou, ainda, projeto idêntico para reduzir o imposto dos remédios genéricos. Segundo o Dieese, sete capitais registraram aumento no valor da cesta básica em janeiro de 2017, entre elas, Brasília. O aumento foi de 0,22%. “Se não fosse essa lei diminuindo

o ICMS desses produtos, o aumento poderia ter sido maior. Na verdade, a inflação do mês ficou em 0,42%, o que mostra que a cesta básica ficou abaixo da inflação, o que já é uma vitória”, comenta Liliane. No ano passado, Brasília liderava o ranking com a cesta básica mais cara do país. Desta vez, as três capitais que pos-

suem os preços mais caros para o trabalhador são Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro. No acumulado de 12 meses, Brasília teve redução da cesta básica em -4,23%. “Com a nova lei, esses alimentos devem estar um pouco mais baratos nas prateleiras dos supermercados nos próximos meses”, explica Liliane.

7

Veras comanda comissão mais poderosa da Câmara Foram eleitos na quartafeira (22) os presidentes e vice-presidentes das dez comissões permanentes da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) – os colegiados mais estratégicos do Legislativo – ficaram sob o comando dos deputados Prof. Reginaldo Veras (PDT) e Agaciel Maia (PR), respectivamente. Para a composição das comissões permanentes foi considerada a seguinte configuração: Bloco União Por Brasília, com 14 deputados; Bloco Trabalho Por Brasília, com cinco deputados; Bloco Sustentabilidade e Trabalho, com quatro deputados, e a deputada Liliane Roriz (PTB), que não entrou em nenhum grupo. Os deputados distritais também elegeram o novo ouvidor da Casa, o deputado

Chico Leite (Rede), e o corregedor, deputado Juarezão (PSB). Para a Procuradoria Especial da Mulher, foi designada a deputada Celina Leão (PPS). As comissões possuem funções legislativas e fiscalizadoras. Além da análise dos pro-

jetos em tramitação, os colegiados – integrados por cinco membros titulares e cinco suplentes – promovem debates e discussões com a participação da sociedade em geral, sobre todos os temas ou assuntos de seu interesse.

Segurança pública preocupa Murilo Roriz Na terça-feira (7) o presidente da Câmara de Vereadores de Luziânia e outras autoridades da cidade se reuniram com o Comandante Geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Divino Alves, para discutir as ações da Força Especial na cidade. O trabalho já começou e não tem data para terminar. Segundo Murilo, no encontro também foi possível responder aos questionamentos feitos pela imprensa. “Falamos de todas as ações dos que o governo do Estado e prefeitura realizam para combater a criminalidade

em Luziânia, Jardim do Ingá e Zona Rural”.

Na gestão atual, os investimentos em segurança pública sempre foram prioridade no orçamento de Luziânia. Dos cofres municipais saem recursos para a manutenção do banco de horas que remunera os serviços extras dos policiais, o pagamento de aluguel de prédios utilizados pela polícia civil, como a Delegacia da Mulher e a Central de Monitoramento da PM, além de serviços de reforma e manutenção, como os que agora estão sendo efetuados na antiga sede da Força Nacional para abrigar o batalhão da Rotam.


8

O DEMOCRATA

Fevereiro de 2017

Raimundão

DESTAQUE raimundodemocrata@gmail.com

Projeto idealizado por Formiga pode servir de modelo para escolas do DF

Felicidades Veronica! O projeto modelo desenvolvido pelo prefeito comunitário, Antônio Gomes Formiga, na Quadra 30 do Setor Oeste do Gama pode ser implantado também nas escolas públicas de Brasília. A ideia é das professoras e ambientalistas, Flávia Maria Barbosa e Mariza Cine e do cineasta Tistá Pelintro. O grupo, além da reunião, fez uma visita aos jardins da quadra e conversou bastante sobre a importância da preservação ambiental para o

futuro do planeta. A intenção é levar esclarecimentos aos alunos da rede de ensino. Antônio Formiga ficou animado com a proposta. “Receber a visita de uma das maiores defensoras do maio ambiente é uma honra. A ideia com certeza será sucesso entre os jovens e professores”, avalia Formiga, que completa: “Temos que cuidar da natureza”. O cineasta Tistá, por sua vez, é conhecido pelos trabalhos que desenvolve pela preservação ambiental no Distrito

Federal e Goiás. Um de seus filmes, o Extinção, alerta para a falta de água.

Água A preocupação de Formiga e seu grupo têm motivos. Desde o mês de janeiro Brasília vive uma crise hídrica. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) anuncia o racionamento de água. Com a Barragem do Descoberto a 18,94%, menor índice da história, o GDF não teve outra saída.

As primeiras cidades atingidas pelo racionamento foram Ceilândia, Recanto das Emas e Riacho Fundo II. O rodízio ocorre em um ciclo de um dia sem abastecimento, dois dias para religar e estabilizar o sistema e três de situação normalizada. As áreas afetadas são Águas Claras, Candangolândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Park Way, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Santa Maria, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires.

Veronica Penha fez aniversário no último dia 21. Ela reuniu diversas pessoas em um restaurante do Gama. Amigos são unanimes em elogiar a sua personalidade: simples, elegante e guerreira. Veronica tem uma legião de fãs nas redes sociais e na vida real.

Cleber Pires pode entrar na corrida pelo Buriti

O presidente da Associação Comercial do Distrito Federal, Cleber Pires, ficou animado nos últimos dias com a possibilidade de sair candidato ao Governo do Distrito Fede-

ral. Seu nome aparece com destaque em diversos estudos de intenção de votos, superando, inclusive, políticos tradicionais. O líder empresarial nunca disputou um cargo público e, hoje,

destaca-se pelo trabalho em defesa do setor produtivo. “É com grata surpresa que recebi a informação sobre o resultado de uma pesquisa divulgada nas redes sociais, onde as

pessoas apontaram suas intenções de votos para o governo do Distrito Federal nas próximas eleições. Tomei conhecimento que meu nome estava nessa pesquisa e que ao término, fiquei em primeiro lugar”, comentou Cleber, que ainda não tem partido político. O presidente ainda revela que ficou surpreso com o reconhecimento, já que nunca teria mencionado a intenção de se candidatar a um cargo eletivo. “Fico feliz em saber que as pessoas lembraram meu nome, talvez pela atuação consistente como presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), junto ao poder público, em defesa dos empresários e buscando sempre a melhoria dos serviços de nossa cidade. Nunca deixei de trabalhar e cobrar, e sempre me posicionei ao lado do cidadão de bem”, enfatizou ele em uma rede social. Por último Cleber Pires diz que a pesquisa é um “indicativo ou chamamento, mas principalmente um recado para toda a classe política do Distrito Federal. “A população vem sinalizando e apontando que não aguenta mais tanto descaso com a coisa pública.”

Parabéns Bianca!

A jovem e bela Bianca Rodrigues da Silva Ibanes, moradora de Novo Gama, fez aniversário na quinta-feira (23). Ela comemorou seus 24 anos de idade ao lado de amigos e de familiares. A representante comercial lembra: “Sou apaixonada pela vida e acredito que podemos construir uma sociedade mais fraterna e feliz”.

Destaque pelo trabalho Pedro Colaço, secretário de Indústria e Comércio de Novo Gama, é um dos destaques do governo municipal. Seu trabalho está sendo reconhecido em todos os segmentos sociais da cidade. A prioridade de Colaço é o desenvolvimento econômico e geração de emprego, sobretudo para a juventude que busca o primeiro emprego. Além disso, o secretário quer implantar o sonhado Polo Industrial local, que seria instalado no distrito do Lago Azul.

Antes de ser governo, Pedro Colaço liderou e revolucionou a Associação Comercial e Industrial de Novo Gama.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.