Page 1

Maria Antônia marca

gestão com obras impactantes www.odemocrata.com - Distribuição gratuita no Entorno do DF, Brasília e Goiânia

Ano XIII - Edição nº 221 - Distrito Federal e Entorno, Julho de 2017 - fone: (61) 3385-1672 / 8426-5564 e-mail - odemocrata@globo.com

Alceu prioriza iluminação e segurança

O presidente da tudo os relacionados à Câmara de Vereado- saúde, iluminação púres de Valparaíso de blica e segurança. Nos Goiás, Alceu Gomes, últimos dias ele reatem buscado parcerias lizou uma verdadeira para resolver alguns cruzada para melhorar dos graves problemas à qualidade de vida da comunidade, sobre- dos os valparaisenses. Página 5

Santa Maria e Polo JK

ganham com obras de Rodrigo Rollemberg Página 7

Água para todos As obras de captação emergencial no Lago Paranoá estão a pleno vapor, e a previsão é que o Subsistema Produtor do Lago Norte inicie a operação até o fim de setembro. Segundo o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, a estação de tratamento da água chega da China. O equipamento tem tecnologia norte-americana e será responsável por filtrar a água. Página 3

Ocidental moderniza Guarda Municipal Página 5

Hélio José quer dados do IBGE para contestar Reforma da Previdência Segundo o relator da CPI, senador Hélio José (PMDBDF), a argumentação para a proposta atualmente em tramitação na Câmara toma por base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE de 2009, quando já poderiam ser usadas informações de 2015. Página 4


2

O DEMOCRATA

Julho de 2017

Palavras Cruzadas

NA PONTA DA LÍNGUA

Por Raimundo de Sousa e André Teixeira

POR RAIMUNDO DE SOUSA / ANDRÉ TEIXEIRA

Gamense A administradora Maria Antônia pode ser a primeira mulher do Gama a assumir uma vaga de deputada distrital. O partido Solidariedade, o deputado Augusto Carvalho e muitos gamenses estão exigindo que ela seja candidata.

Rollemberg Até o governador Rodrigo Rollemberg está otimista com a possibilidade de Maria Antônia aceitar os convites para ser candidata a distrital em 2018. Ele já teria conversado com ela sobre o assunto.

Aglutinador O líder comunitário Antônio Gomes Formiga está turbinando um grupo de notáveis do Gama em prol de Eliane Pedrosa e Jofran Frejat. Até o ex-administrador Adauto Rodrigues compõem a aliança.

Fica O deputado Célio Silveira não abandonará o grupo do governador Marconi Perillo. No máximo trocará de partido para tentar ser vice na chapa de José Eliton.

Amigas Sônia Chaves e Lêda Borges fizeram as pazes. Dizem que Marconi Perillo foi

o grande responsável pela reconciliação das duas mulheres mais poderosas do Entorno.

Perdeu

Prestigiado O prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró, é uma das maiores lideranças da região. A alta cúpula do governo estadual o consulta sobre quase tudo. Além disso, o político cresce junto à comunidade local. No bairro Araruama, por exemplo, virou uma espécie de sumidade.

Saiu A direção de Juventude da prefeitura de Valparaíso está vaga. Yago Fênix foi exonerado do cargo. Agora o rapaz é Moto Taxista. Ele garante que os seus rendimentos melhoraram.

Paquera O professor Ribamar Veleda, sacerdote do Candomblé, avisa que está de bem com o governo Mossoró, só que ainda não integra a estrutura administrativa.

Doka O ex-prefeito de Novo Gama, João de Assis Pacifico, o Doka, quer acochambrar-se com o senador Ronaldo Caiado. Esteve no Congresso Nacional e até tirou fotos ao lado do parlamentar. Sua chefe não deve ter gostado.

O deputado distrital Cristiano Araújo deixou Santa Maria pelas portas dos fundos. Quando o assunto é Administração Regional, seu colega Robério Negreiros leva a melhor.

Aplausos

O administrador de Santa Maria, Hugo Gutemberg, deve receber mais uma Moção de Aplausos em Goiás. Será homenageado pela Câmara de Luziânia. Ele já foi aplaudido pelos vereadores de Valparaíso.

Xodozinho O presidente da Câmara de Vereadores de Valparaíso, Alceu Gomes, é o novo xodozinho da política regional. Lideranças de Brasília e de Goiás referem-se ao valparaisense como “um achado”. O rapaz tem fama de ser humilde, ético, competente e parceiro.

Surpresa A vice-prefeita de Luziânia, Professora Edna, deve sair candidata a deputada federal e não a estadual como especulava-se. Em 2018 a luzianiense almeja ter mais independência política.

Regularização fundiária do

Grande Vale avança em Novo Gama dores observem alguns detalhes: sempre que for comprar ou construir, procure a prefeitura e ao perceber invasões ou construções irregulares, denuncie. Todo o processo de regularização foi coordenado pelo secretário de Habitação da cidade, José Santos Ramos, que já trabalha para organizar a situação de outros bairros.

Goiás na Frente

S

eguindo as orientações do Ministério das Cidades, a prefeitura de Novo Gama começou em 2014 o processo de regularização fundiária de vários bairros. Na terça-feira (18) a atual prefeita Sônia Chaves, em solenidade no auditório da Câmara de Vereadores, anunciou a normalização dos lotes do Grande Vale. O bairro deve ganhar

ainda asfalto, galerias pluviais e esgoto. O processo já foi encaminhado ao Cartório de Registro de Imóveis. Moradores do Grande Vale estão otimistas e prometem acompanhar o desenrolar do processo. “A prefeitura não está fazendo nenhum favor e sim agindo com responsabilidade social. A regularização dos lotes é necessária para que a cidade tenha acesso

aos recursos do governo federal. Os moradores agradecem o empenho dos gestores”, esclarece um comerciante da região. Sônia, ao anunciar a boa notícia, lembrou que a regulação das moradias trás dignidade e cidadania aos moradores, que terão seus lotes escriturados. Para coibir a grilagem de terra e os loteamentos irregulares, autoridades pedem que compra-

Através do programa Goiás na Frente Novo Gama terá R$ 7,4 milhões que serão aplicados na construção do Paço Municipal, na recuperação asfáltica e na pavimentação de ruas da cidade. A prefeita Sônia Chaves comemorou os resultados da parceria com o governo do Estado. “Nós assumimos um município com muitas dificuldades, com R$ 70 milhões em dívidas. Se não fosse o apoio do governo estadual e dos parlamentares nós não conseguiríamos atender todas as demandas do nosso povo”, ressaltou a prefeita.

Delmasso apoia veto integral ao Código Penitenciário O SINDPEN-DF em parceria com o deputado distrital Rodrigo Delmasso atuou junto ao governo para o veto total ao PL 308, denominado de Código Penitenciário, devido a impossibilidade da implementação da referida Lei. Para o presidente do Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias, Leandro Allan, o veto do governador Rodrigo Rollemberg é “fruto de um intenso trabalho”. O sindicato destaca a

importância da categoria nesse momento, para trabalharmos junto aos parlamentares para solicitar que o veto do governador não seja derrubado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. “Com este objetivo, nos próximos dias estaremos montando grupos de trabalho e a participação da categoria na CLDF se faz necessária”, avisam os dirigentes do SINDPEN. Ainda segundo eles, o Código Penitenciário trazia em seu escopo a proibição de

revistar familiares dos apenados, algo muito prejudicial para a segurança da unidade e até mesmo dos próprios apenados. Além disso, trazia regalias aos apenados, como saídas para cinema e teatro, jogos de futebol, entre outras modalidades socioculturais. A Lei instituía também a visita aos apenados no final de semana, o que geraria um grande problema de superlotação em pátios e em toda a estrutura, com riscos de colapso.

O Democrata Diretor: Raimundo Nonato de Sousa

Poesia

Alegria que ele quer

João Guimarães Rosa Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria... Depois, retoma coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegria sozinhos... Essa... a alegria que Ele quer

Convide-o a entrar O amor não é uma ilusão, algo feito só para o cinema e histórias inventadas. Ele é real, ele é perceptível nos olhos das pessoas apaixonadas. Por toda a parte, a todo instante, ao nosso redor, alguém ama verdadeiramente um outro alguém. A frustração por uma desilusão ou um coração partido não pode ser forte a ponto de te afastar do amor. Ele está esperando por você, se seu coração estiver aberto para recebê-lo. Convide-o logo a entrar!

Irresistível Amor é fagulha, um brilho que nasce nos olhos assim que se observa a pessoa amada. Amor é química, e química não se finge. Amor pode até se desenvolver com o tempo, com duas pessoas que eram só amigas descobrindo ali um sentimento. Mas o amor é sempre inesperado. E, acima de tudo, irresistível.

EXPEDIENTE Editor: Raimundo de Sousa - Cel.: 61 98426-5564

Jornalista Resp.: Raimundo de Sousa - Reg.JP8391/DF Diagramação: Rodrigo Xavier - Cel.: 61 98448-5833

Colunistas:

Fotos: Equipe O Democrata

Impressão: Igrafica Editora Ltda.

Raimundo de Sousa

Publicação: Mensal

André Teixeira

Distribuição: Distrito Federal, Cidades do Entorno e Goiânia

Tiragem: 10 mil exemplares

Proj SCC S/N Proj. 09 - Sala 716 - Ed. Central - St. Central - Gama-DF - CEP.: 72.404-903 Tels. (61) 98426-5564 / (61) 3028-5964

Este jornal é de propriedade da empresa Democrata Comunicações LTDA. CNPJ:07174200/0001-00

site: www.odemocrata.com e-mail:odemocrata@globo.com


O DEMOCRATA

Julho de 2017

3

O presidente da Caesb, Maurício Luduvice, detalhou o andamento da obra: “Estamos praticamente encerrando a parte civil e vamos iniciar a parte de montagem eletromecânica”

Estação de captação do Lago Paranoá

deve ser inaugurada em setembro

A

s obras de captação emergencial no Lago Paranoá estão a pleno vapor, e a previsão é que o Subsistema Produtor do Lago Norte inicie a operação até o fim de setembro. Segundo o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, a estação de tratamento da água chega da China. O equipamento tem tecnologia norte-americana e será responsável por filtrar a água. “Serão captados 700 litros de água por segundo do Lago Paranoá, e, com isso, vamos poder transferir essa mesma quantidade do reservatório de Santa Maria para atender a Bacia do Descoberto”, explicou o chefe do Executivo local. O investimento ficou em R$ 42 milhões, 15% abaixo do inicialmente estimado, de R$ 49.437.958. O Ministério da Integração Nacional liberou R$ 55 milhões para o governo de Brasília — o dinheiro restante volta para a pasta federal. A água será captada no braço do Torto, no Lago Paranoá. A estrutura vai ficar na ML 4, no Setor de Mansões do Lago Norte. Trata-se de uma estação

de tratamento de água compacta, com membranas de ultrafiltração, uma das mais modernas tecnologias. “A água é absolutamente limpa, esse braço do lago é abastecido pelo Ribeirão

do Torto, que já tem captação da Caesb [Companhia de Saneamento Ambiental do DF]”, garantiu Rollemberg. Depois, a água vai para dois reservatórios: um no Lago

Norte e um no Paranoá. Os locais abastecidos serão Asa Norte, Itapoã, Lago Norte, Paranoá, parte de Sobradinho II e Taquari. Atualmente, o fornecimento para essas regiões é feito pelo

Sistema Produtor Santa MariaTorto. O presidente da Caesb, Maurício Luduvice, detalhou o andamento da obra: “Estamos praticamente encerrando a parte

civil e vamos iniciar a parte de montagem eletromecânica”. Luduvice ressaltou ainda a relevância da obra para os que vivem na capital Federal. “Como o sistema é integrado, todos se beneficiam com uma obra dessa importância”, completou, ao destacar também que as intervenções não impactarão as atividades, o lazer e a recreação feitos no Lago Paranoá. “Estou impressionado com a velocidade desta obra. Estamos trabalhando para evitar a ampliação dos dias de rodízio de abastecimento de água”, disse Rollemberg. “Observamos diariamente o nível dos reservatórios e observamos que a redução está mais lenta do que nos anos anteriores.” Isso se deve também, segundo avaliação do governador, à conscientização sobre o uso racional da água por parte da população. A intervenção integra um conjunto de ações do governo de Brasília para minimizar a crise hídrica no DF. Outras obras de captação estão em andamento, como a do Subsistema do Bananal, no Parque Nacional de Brasília, e a de Corumbá 4.


4

O DEMOCRATA

Julho de 2017

“A Maria Antônia é um trator de esteira. Trabalha muito para garantir dias melhores aos moradores do Gama e da região. Ela lutou e conseguirá resolver este gargalo apavorante. A ponte é a solução definitiva do problema”

Maria Antônia marca

gestão com obras impactantes

O

Gama é uma cidade prestigiada pelo Governo Rodrigo Rollemberg. Desde que assumiu o cargo a Administradora Maria Antônia, por ter apoio na estrutura do GDF, desenvolve ações que beneficiam milhares de pessoas em todos os setores. Mais uma obra de elevado impacto social e cômico para toda a região foi iniciada pela Administração. O grave e antigo problema na DF290 - que estava cedendo sob o Rio Alagado, próximo a Prainha-, será solucionado ainda no segundo semestre de 2016. No local está sendo construída uma ponte. A assessoria técnica de Maria Antônia classifica a obra

da ponte como uma das mais importantes para a população do Distrito Federal. Segundo Rock Lane Alves, arquiteto da Administração, o empreendimento, além de melhorar o fluxo de veículos no trecho de acesso ao entroncamento Santa Maria, também ajudará a desafogar o trânsito em direção a cidades do Entorno, como Novo Gama e Valparaíso. “A DF-290 serve ainda de ligação da BR-040 com a BR060, sendo uma das vias que fazem a conexão com a saída Sul e a saída Sudoeste que dá acesso à Goiânia, Anápolis, entre outras”, esclarece o arquiteto. O Governo de Brasília investe R$ 3.715.636,26 na construção da ponte.

Maria Antônia ressalta que a ponte garantirá mais segurança e conforto para todos, tendo em vista que as manilhas, existentes há décadas no local, não aguentaram a forte pressão das águas no período chuvoso e formou-se uma perigosa erosão, pondo em risco a segurança dos motoristas e pessoas que por ali trafegam. Outra vantagem da obra, administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, é a inclusão de uma passagem para animais. A obra está deixando as pessoas tranquilas. “Eu tinha até medo de passar por aqui. A impressão que tudo poderia desmoronar qualquer momento. Até que enfim alguém teve coragem de resolver o problema”, avaliou

a servidora Maria Eneide de Oliveira, que mora no DVO e trabalha no Gama. Eneide ainda elogia a construção de uma ciclovia que começa em frente ao Parque da Prainha. “Vou ficar fitness”, avisa ela. Jaqueline Oliveira Sampaio, moradora de Novo Gama e comerciaria em uma loja no Setor Central, ao lado da Rodoviária, recorda da época em que a chuva levou parte da pista, isso há quase três anos. “A Maria Antônia é um trator de esteira. Trabalha muito para garantir dias melhores aos moradores do Gama e da região. Ela lutou e conseguirá resolver este gargalo apavorante. A ponte é a solução definitiva do problema”, analisa a jovem.

Mobilidade Na gestão Maria Antônia, mobilidade urbana é uma das prioridades. Além da ponte da DF-290, a administradora colocará 7 mil metros de meio-fio em diversos pontos do Gama. Na região central, por exemplo, trechos inteiros serão substituídos. A benfeitoria também será concluída em 2017. A administração também trabalha para melhorar o a cesso a comunidades da Zona Rural. O governador Rodrigo Rollemberg deve comparecer ao Gama em agosto para fazer o lançamento de um pacote de obras. A expeditiva é que a solenidade reúna lideranças e moradores.

Hélio José quer dados do IBGE para contestar Reforma da Previdência

A da CPI da Previdência solicitou ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os dados demográficos mais recentes disponíveis, para contestar os cálculos em que se baseia a justificação da reforma da Previdência proposta pelo governo. Segundo o relator da CPI, senador Hélio José (PMDB-DF), a argumentação para a proposta atualmente em tramitação na Câmara toma por base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE de 2009, quando já poderiam ser usadas informações de 2015. O diretor de pesquisa do IBGE, Cláudio Dutra Crespo, já enviou respostas por escrito às perguntas formuladas na audiência da CPI do último dia 13, a última do semestre. Crespo explicou à CPI que o papel das projeções do IBGE é “permitir o mais amplo espectro possível de leituras”. Isso significa, segundo ele, que além da tendência de

envelhecimento da população brasileira, outros fatores devem ser levados em conta na reforma da Previdência. Entre esses fatores, estão projeções relativas ao futuro grau de formalização do trabalho, ou seja, o número de trabalhadores com carteira assinada. “O uso puro e simples da informação demográfica não é a condição única para a avaliação previdenciária. O país aumentará sua formalização, e consequentemente a contribuição previdenciária? Os ajustes precisam considerar isso”, explicou Crespo. O diretor do IBGE lembrou o problema das desigualdades regionais, e o peso que os repasses previdenciários têm sobre a economia de muitos municípios. Segundo ele, a renda de aposentados e pensionistas ajuda a economia local, ao “manter uma força de trabalho, um mercado interno com capacidade de consumo”. Hélio José, agora, avalia os dados repassados.


O DEMOCRATA

Julho de 2017

Projeto de Lúcia Vânia que acaba com a guerra fiscal é aprovado Com votação expressiva, o plenário do Senado Federal aprovou, antes do recesso parlamentar, o projeto de lei de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) que legaliza isenção fiscal de estados a empresas e indústrias para que elas se instalem em seus territórios. Foram 50 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções. O substitutivo trará segurança jurídica aos benefícios fiscais que foram concedidos sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). “Foi um dia de vitória para Goiás. O projeto vai dar segurança jurídica às nossas empresas possibilitando a geração de emprego e renda para nossa gente. Este talvez tenha sido o projeto mais importante que eu tenha criado no Senado Federal”, disse a senadora Lúcia Vânia. Atualmente, os estados abrem mão de receber impostos para atrair empresas, mas esse tipo de decisão tem que ser autorizada por todos os membros do Confaz, que reúne os secretários de Fazenda de todas as unidades da federação. O projeto trata da regularização desses incentivos, isenções e benefícios fiscais oferecidos ao longo dos anos em desacordo com a legislação vigente. A proposta da senadora Lúcia Vânia tem o objetivo de dar fim à guerra fiscal e garantir que os estados continuem crescendo economicamente. Outro ponto do projeto prevê a remissão dos benefícios que já foram concedidos. Além disso, ele estabelece um período de transição para que os benefícios não sejam cortados de forma abrupta. “É um projeto muito importante para o fortalecimento

5

Mossoró tem trabalho reconhecido em Goiás Pábio recebeu a medalha das mãos do vice-governador José Eliton, que fez questão de ressaltar as ações do prefeito. Eliton classificou Mossoró “como um dos melhores gestores de Goiás”.

do pacto federativo em nosso país”, disse a senadora goiana. Ainda segundo a parlamentar, os incentivos foram os únicos instrumentos que os governos estaduais dispuseram para diminuir as desigualdades regionais, já que a instalação de empresas tem impacto positivo na economia regional. A senadora avalia que o projeto é um primeiro passo para a reforma tributária, quando teremos a oportunidade de estabelecer um pacto federativo mais justo. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, parabenizou o emprenho da senadora Lúcia Vânia e disse que a liberação dos incentivos será positiva para as populações dos estados beneficiados, que terão mais oportunidades para o desenvolvimento econômico. “Parabéns pela dedicação e por ter apresentado um projeto tão importante para regularizar essa questão pendente nos estados brasileiros”, disse o presidente do Senado. O trabalho da senadora Lúcia Vânia também foi celebrado por vários senadores que comemoraram a aprovação do projeto, ressaltando que ele beneficiará todas as unidades da federação, sobretudo as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

G

raças ao trabalho que desenvolve como prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró foi condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a maior honraria concedida a personalidades no Estado. Além do valparaisense, governadores, deputados e empresários também foram homenageados. O prêmio foi entregue durante a solenidade de transferência da capital do estado para a Cidade de Goiás, na quinta-feira (25). Pábio recebeu a medalha das mãos do vice-governador José Eliton, que fez questão de ressaltar as ações do prefeito. Eliton classificou Mossoró “como um dos melhores gestores de Goiás”. Segundo o Tribunal de Contas dos Municípios, hoje, Valparaíso é considerada uma das cidades mais transparentes do Estado. Opinião semelhante a de Eliton, tem o governador Marconi Perillo. O chefe do Executivo estadual refere-se a Mossoró como “um prefeito persistente, trabalhador, perspicaz e parceiro”. Graças à aproximação que tem como a alta cúpula do governo goiano, Mossoró está conseguindo fazer de Valparaíso um grande canteiro de obras. Elogios O trabalho da gestão Mossoró está conseguindo levar obras de interesse social

para quase todas as regiões da cidade. As ações da prefeitura estão rendendo elogios. O serralheiro Fernando Leal, morador do Araruama, destaca a limpeza da região. O jovem conta que o prefeito esteve em seu bairro e, de forma humilde, conversou com os habitantes. Ainda segundo Fernando, a prefeitura realizou a limpeza do bairro e garantiu que até o próximo ano o local será pavimentado e ganhará novos espaços públicos, com destaque para uma quadra poliesportiva. “O prefeito Pábio Mossoró é um rapaz atencioso e comprometido com o desenvolvimento da nossa cidade e, sobretudo com os bairros mais carentes. Aqui no Araruama,

estamos esperançosos com o seu governo”, ressalta Leal. “Estamos precisando que o transporte alternativo melhore”, completa. Aline Calisto, moradora do Ipanema, é outra que aplaude o trabalho de Mossoró. A moça lembra que no bairro foram executadas diversas obras de infraestrutura urbana. “Fizeram tudo bem feito e não soltaram foguetes e nem assinaram ordem de serviço. Chegaram e fizeram”, lembra. Lucas Castilho, morador da Etapa C, também elogia o prefeito. O estudante de economia ressalta o trabalho desenvolvido, sobretudo na área de limpeza. “Nosso bairro é outro agora. O prefeito está de para-

béns por deixar a cidade mais limpa”. O jovem ainda elogia as ações executadas no espaço cultural e esportivo, CEU das Artes. Ao O DEMOCRATA, Pábio Mossoró lembra que os elogios e a honraria são “frutos de um trabalho sério e honesto”, que tem como prioridade melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade. Ele ainda ressalta a necessidade de continuar trabalhando para garantir mais obras para os bairros do município. Por último Pábio agradece aos aliados da política, como o governador Marconi Perillo, o vice José Eliton, a deputada estadual Lêda Borges e o federal Célio Silveira.

Iluminação e segurança

são prioridades de Alceu Prefeito de Cidade Ocidental relata que no passado recente evitava sair de casa à noite “devido às ações de marginais”. Agora a realidade é diferente e os moradores podem curtir mais os bairros onde moram. Ele também ressalta a personalidade de Alceu. “Ele nunca mudou e continua simples e trabalhador”, diz Rodrigues. O morador da 3ª. Etapa, João Pinheiro, também elogia Alceu. “Nossa região está ganha muito com o trabalho do vereador.”

moderniza Guarda Municipal

Iluminação

O presidente da Câmara de Vereadores de Valparaíso de Goiás, Alceu Gomes, tem buscado parcerias para resolver alguns dos graves problemas da comunidade, sobretudo os relacionados à saúde, iluminação pública e segurança. Nos últimos dias ele realizou uma verdadeira cruzada para melhorar à qualidade de vida dos os valparaisenses. Graças ao seu esforço e o apoio do prefeito Pábio Mossoró, os bairros Cruzeiro do Sul, Parque São Bernardo e 3ª. Etapa do Céu Azul, por exemplo,

ganharam reforço na iluminação. Na região foram trocados as lâmpadas e alguns postes ganharam novos braços. O serviço agradou aos moradores. A dona de casa, Terezinha Cardoso, conta que antes a escuridão reinava no Cruzeiro do Sul e prejudicava até os cultos evangélicos. “Agora é tudo claro. Eu vou pra igreja à noite tranquila. Antes tinha medo dos meliantes. Acho que o Alceu está fazendo um bom trabalho e continua humilde como sempre”, lembra a evangélica. Rui Rodrigues da Silva

Alceu Gomes agora tem uma nova missão. Buscar parcerias com órgãos do Governo de Brasília para melhorar à vida, sobretudo dos trabalhadores do Polo Industrial JK. Através de oficio endereço ao Administrador de Santa Maria, Hugo Gutemberg, o vereador pediu ajuda para instalar rede elétrica na próximo ao Supermercado Ultra Box, na divida com Valparaíso. “São milhares de cidadãos que executam atividades em empresas da região. Muitos começam as suas jornadas ainda na madrugada. A falta de iluminação pública é motivo de preocupação e insegurança”, diz Alceu. O GDF já sinalizou positivamente para o pleito do valparaisense.

O prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa, tem como uma de suas prioridades a segurança pública, já que à violência é um dos principais gargalos do município. Ações do governo local para combater a criminalidade, como a efetivação e modernização da Guarda Municipal, retomada das atividades do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), manutenção da iluminação das vias públicas e o contato direto com os comandos das Polícias Militar e Civil, rendem elogios ao chefe do Executivo. Além disso, lembram alguns moradores, Correia tem trabalhado de forma intensa para

melhorar a estrutura, sobretudo de pessoal, das policias Militar e Civil. Graças ao esforço do prefeito, o governo de Goiás implantará o 33º. Batalhão do Comando de Operações de Divisas, no Jardim ABC, que está sendo concluído. “O principal objetivo dos homens do COD de Cidade Ocidental será monitorar as divisas do município com operações de inteligência e coibir a entrada de drogas e armas, além de auxiliar nas operações de captura de criminosos”, esclarece o prefeito através de sua assessoria. No último dia 18, Fábio e o governador Marconi Perillo vistoriaram o prédio da Policia de Divisa, onde foi apresentada a

tropa do COD e as instalações da base de operações. Para o prefeito Fábio Correa, a base do COD é uma conquista de todos os moradores e não só do bairro Jardim ABC. “As operações do batalhão e a efetividade das ações beneficiam todo o nosso município. O COD foi instalado no Jardim ABC por uma questão estratégica”, explica o prefeito. Ainda durante a vista, o Coordenador Geral do Programa Goiás na Frente – uma iniciativa do governo do estado que investirá em todos os municípios nas áreas de educação, assistência social e infraestrura – José Eliton destacou que ainda este ano, mais de 280 novos policiais estarão nas ruas do Entorno de Brasília, destes, 40 homens serão treinados e trabalharão em Cidade Ocidental.

Moradia

Na área social, o governador assinou, também durante a manhã do dia 18, a autorização para a construção de 500 moradias populares para beneficiários de programas sociais. O local e o projeto para o início das obras estão sendo estudados pelo governo local.


6

O DEMOCRATA

Julho de 2017

FACIPLAC


O DEMOCRATA

Julho de 2017

Santa Maria e Polo JK ganham com obras de Rollemberg A cidade é um dos principais canteiros de obras do Distrito Federal. A determinação do governador Rodrigo Rollemberg é que tudo seja feito com qualidade e rápido

S

anta Maria vive o seu melhor momento. Obras do Governo Rodrigo Rollemberg estão ajudando a melhorar ainda mais a vidados dos moradores. Só no Residencial Porto Rico, estão sendo investidos R$ 30 milhões em pavimentação asfáltica, galerias de águas pluviais e na construção de uma estação elevatória de esgoto. O administrador da cidade, Hugo Gutemberg, diz que o empreendimento deve ser entregue até o final do ano. As intervenções serão em todo o condomínio e beneficiarão quase 20 mil pessoas. A Caixa Econômica Federal repassou R$ 23,6 milhões. O resto dos recursos – R$ 1,2 milhão – é do

governo local. “As obras trarão mais saúde, conforto e segurança para a população, além de ajudar a valorizar os imóveis”, afirmou Rollemberg. Ainda segundo Hugo, além das obras no Porto Rico, o Governo já está com o projeto de iluminação do Ginásio da Praça Central. O recurso deve ser liberado nos próximos meses. O GDF vai construir ainda a cobertura de cinco quadras poliesportiva. Agora a administração está fechando as planilhas de custos das obras. O Bicicross local – uma espécie de referencia para diversos atletas do Centro-Oeste-, também receberá atenção especial. O local ganhará banheiro, cobertura para

árbitros e iluminação. A cidade ainda terá praças, sendo uma dedicada aos pioneiros; parque urbano; calçadas; estacionamentos; diversos pontos de encontro da comunidade; bicicletários e iluminação. Espaços como a sede da Administração Regional e a Feira Central, finalmente recebem à atenção governamental. Antes do início das chuvas é possível que a cobertura do prédio administrativo seja reformada. O projeto é considerado prioritário. O mesmo acontece com a estrutura da feira.

Polo JK A gestão Rollemberg faz uma verdadeira transformação no

Polo Industrial JK, onde foi feito limpeza geral. O local ainda deve ganhar iluminação de qualidade, especialmente na pista de acesso ao Supermercado Ultra Box; estação de energia elétrica e drenagem de água. “A determinação do governador é que tudo seja feito com qualidade e agilidade”, garante Hugo Gutemberg. Em relação à ciclovia de 10 quilômetros de extensão que está sendo construido em ritmo acelerado na DF-290, Hugo garante pode ser entregue ainda este ano ou no máximo em fevereiro de 2018. A obra tem projeto urbanístico e ambiental arrojado e começa no Parque da Praia e vai até o viaduto de Valparaíso, na BR-040.

7


8

O DEMOCRATA

Julho de 2017

Raimundão

DESTAQUE raimundodemocrata@gmail.com

Um passeio em Tupaciguara Este colunista, esteve nos dias 21 e 22 deste mês na cidade de Tupaciguara em Minas Gerais, a convite do Lions Clube do Gama, para a festa de posse do Governador Marciano de Paula Marques da Região do Lions LB3, que abrange parte de Minas Gerais e Distrito Federal. A caravana que saiu do Gama, liderada pelo o ginecologista Manuel Lopes Santana, conhecido em nosso meio como Dr.Santana, filho de Tupaciguara, só que lá ele é chamado carinhosamente de Manuelzinho. O médico é muito querido onde nasceu, tem uma família exemplar. Apesar de morar em Brasília há mais de 30 anos, não perdeu os vínculos com sua cidade natal. Do Gama foram ainda o líder comunitário, Antônio Gomes Formiga com sua esposa Dona Raimunda, o Casal Sílvio e Guadalupe, Meneses com sua esposa, entre outros. Dona Eleuza, esposa do Dr. Manuel, que fez aniversário no dia 22 e comemorou no Baile do Lions, no mesmo dia. Minha esposa Meire Duarte também me acompanhou nesta viagem histórica.

O governador Marciano de Paula Marques ladeado por três ex- governadores do LB3

Não poderia me esquecer de agradecer a ex-prefeita Edilamar, pessoa de fino trato, pelos dois dias que fiquei hospedado em sua casa junto com minha esposa. Agradecer também ao Nica, cabeleireiro renomado, não só pelo carinho, mas também pelo trato que deu no cabelo de minha esposa Meire. Obrigado a todos Tupaciguarense com quem me relacionei, em especial com a família maravilhosa do Dr. Santana. Não poderia esquecer do ami-

Ao centro Formigão acompanhando atentamente a palestra do Lions

go Nildon Vigato, da lanchonete da Toca do Leão. Vocês são todos ótimos! Lá ainda conheci um Tupaciguarense ilustre do meio sertanejo, como autor de telefone Mudo, João Batista Oliveira, o Franco. Esta música foi gravada em 1987, pela a dupla Franco e Montoro e depois foi regravada 448 vezes pela maioria dos interpretes brasileiros, inclusive Fábio Junior. A dupla formada por Franco gravou 8 Lps. Depois disso, Franco ficou só compondo. Compôs 30 dias de Saudade Para Chico Rei e Paraná, além disso, compôs para outros expoentes da Música sertaneja. Agora mesmo ele tem três músicas no Forno, eu pude ouvir as canções, mas não posso publicar porque ainda faltam alguns ajustes, posso adiantar que está vindo uma chamada “extensão”. Para ilustrar mais sua história, Franco ainda é pai do Ruan da dupla sertaneja, Henrique & Ruan, Estourando atualmente no Brasil. A dupla, além de Telefone Mudo, tem outras composições do compositor tupaciguarense.Pense em uma

cidade linda de um povo bonito, educado, acolhedor, de pessoas cultas e simples. Fica localizada na Região do Triangulo Mineiro, a 60 quilômetros de Uberaba. Tem uma população estimada de 26 mil habitantes. Grandes Avenidas, Praças ajardinadas. A praça da gastronomia chama a atenção pela a diversidade de comidas da região e dos Ipês floridos.

História O município começou a ser povoado por volta de 1841, com a vinda da família da goiana Maria Teixeira, que mandou construir uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Abadia. Em 1912, Tupaciguara se emancipa politicamente com o nome de Abadia do Bom Sucesso. Somente em 1922 o município adota seu nome atual. Além da culinária típica mineira, Tupaciguara oferece vários atrativos ao turista. O Grande Lago, reservatório da Usina de Furnas de Itumbiara, é onde o tucunaré, peixe da Bacia Amazônica, melhor se adaptou fora de seu habitat. A pesca es-

A aniversariante Dona Eleusa e o seu esposo Dr. Manoel Santana

portiva é amplamente difundida e são centenas de ranchos e alguns hotéis espalhados ao longo dos 110 km de margem do lago que o município possui. Destaca-se, ainda, uma infinidade de quedas d’aguas naturais, como a Cachoeira dos Costas, a mais alta do Triângulo Mineiro, próxima

ao povoado do Brilhante e a Cachoeira do Rio Bonito, a cerca de 8 km da sede do município, que integra o circuito turístico do Triângulo Mineiro. A cidade realiza todos os anos um dos maiores carnavais de rua do interior de Minas Gerais, inteiramente gratuito.

O compositor Franco ao lado do amigo Dr. Manoel Santana

Aniversário de especiais Educacional Compact realiza animada Festa Julina Com mais de 50 anos de tradição no Gama, o Educacional Compact promove evento voltado para o estímulo à cultura e resgate de uma das festas mais tradicionais e populares em todo o país. A presença foi marcada por público de todas as faixas etárias, incluindo pais e convidados, que foram prestigiar a apresentação dos alunos da Educação Infantil até as turmas do Ensino Médio. Na festa julina ocorre a abertura da Gincana Cultural, que acontece no segundo semestre letivo, e nela ocorre a competição de quadrilhas, uma das provas de maior destaque da Gincana. Os alunos incluíram em suas apresentações o tema “diversidade cultural”, sendo esta a proposta a ser trabalhada durante a Gincana Cultural de 2017.

No último di/07, as professoras Maria Marta e Marimilta Lopes organizaram uma linda festa de aniversário para os estudantes da classe especial do Centro de ensino fundamental 01 do Gama no turno vespertino. Homenagearam 11 alunos, aniversariantes do semes-

tre, houve a participação das duas turmas. Foi um momento de muita interação, alegria e demonstração de amor. A festa foi regada com muitas lembrancinhas, um delicioso cardápio e uma alegria que contagiou a todos os presentes.

Democrata 221  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you