Revista Comunhão 251

Page 1

LIBERDADE ATRÁS DAS GRADES A FORÇA DA PALAVRA DENTRO DOS PRESÍDIOS EXCLUSIVO Nº 251 • R$ 10,50 • IMPRESSO • www.comunhao.com.br

D OS NOVOS PROJETOS DE ALINE BARROS

+

ENTREVISTA

DEUS NÃO ELEIÇÕES 2018 ESTÁ MORTO 3 OS EVANGÉLICOS DAVID WHITE NO CONGRESSO PEDE QUE IGREJA APOIE O CINEMA CRISTÃO




NESTA EDIÇÃO Edição 251

VIDA CRISTÃ

O PODER DA LÍNGUA A palavra é capaz de motivar, levar a uma atitude de mudança. Mas também é capaz de causar muitos estragos na vida de uma pessoa. Daí a responsabilliade sobre o que falamos. Você tem estado atento ao que diz?

10

Foto: Assessoria de Comunicação-Sejus

20

MISSÕES

07 OPINIÃO DO LEITOR

LIBERDADE ATRÁS DAS GRADES

08 AGENDA

Grupos de evangelização em todo o país têm tocado o coração de milhares de detentos que, mesmo em presídios, atrás das grades, resolveram se tornar homens e mulheres livres. E essa benção tem se estendido às famílias.

16 360º 34 DEVOCIONAL 36 POLÍTICA

Acompanhe o estudo devocional diariamente em todas as plataformas web

44 PLUGUE-SE 60 FIM DE PAPO

ACONTECE

159 ANOS DA IGREJA PRESBITERIANA NO BRASIL A maior e mais antiga denominação reformada do Brasil festeja 159 anos de história e reúne quase 6 mil igrejas, 9 mil pastores, 25 mil presbíteros, 33 mil diáconos e mais de um milhão de membros.

ESPECIAL

28 ENTREVISTA

DAVID WHITE

ALINE BARROS

40

Intérprete do reverendo Dave Hill em “Deus Não está Morto”, o ator David A.R. White veio ao Brasil falar do terceiro filme da franquia. Ele destacou a importância da igreja apoiar o cinema cristão. Confira.

Em novo estilo musical cantora lançou seu mais novo single “Eternidade”, que marca um novo momento de sua carreia sem perder sua identidade. Confira

46

ARTIGOS

15 ADILSON NEVES Examinai-vos a vós mesmos é o conselho bíblico para a vida eterna 4

Ouça radio.comunhao.com.br

26 NANCY DUSILEK A arte de agradecer

42 ESLY REGINA Por que o pai é importante?

50 LINCOLN BAENA A força do louvor digital

56 JUCIMAR RAMOS Orando um avivamento comunhao.com.br



EDITORIAL

Q

uem de nós nunca ouviu falar que a língua é o chicote do corpo? A Bíblia nos aponta que a língua é um “canal” para que males como

Comunhão é uma publicação mensal da Next Editorial, empresa cristã, que tem por objetivo promover a mensagem do Evangelho e a edificação do povo de Deus no Estado do Espírito Santo e no Brasil.

fofoca, calúnia, maledicência, inveja e desdém sejam propagadas.

E é muito claro na Palavra que isso desagrada o coração de Deus. Trouxemos essa matéria especial como uma alerta sobre nossa responsabilidade com o que falamos, com as palavras que proferimos, para que não causem estragos, mas sim edifiquem aqueles que as recebem. A liberdade em Cristo é tão poderosa que milhares de detentos brasileiros têm se convertido após terem contato com a Palavra de Deus por meio de grupos de evangelização. As escrituras são claras sobre esse assunto: “E onde o Espírito do Senhor está presente, aí existe liberdade.” (2Coríntios 3:17). Assim, mesmo presos, passam a se sentir livres e essa fé transforma também as suas famílias. O autor norte-americano David A. R. White, de 48 anos, esteve no Brasil para divulgar o terceiro filme da franquia “Deus Não Está Morto”. O intérprete do Reverendo Dave Hill conversou com a equipe de Comunhão, no Rio de Janeiro. Na entrevista, ele fala do filme, mas também da importância da igreja em apoiar o cinema cristão. Vale a pena conferir. E com a proximidade das eleições e a importância de um voto consciente, trouxemos, na editoria de Política, um panorama dos representantes do povo cristão no Congresso Nacional. Será que deputados e senadores eleitos estão honrando essa representatividade? Saiba o que estão fazendo, de certo e errado, os integrantes da “Bancada Evangélica”. Ainda nesta edição, novidades em literatura cristã, música, cultura e lite-

www.nexteditorial.com.br

Diretor executivo: Mário Fernando Souza Diretora de Operações: Julicéia Dornelas EDITORIAL Editor executivo: Mário Fernando Souza Coordenadora de conteúdo: Luciene Araújo Apoio de Produção e de Redação: Bruna Schnerock e Mara Cimero Textos: Andreza Lopes, Karolyne Mayra, Priscilla Cerqueira, Rafael Ramos, Rodrigo Martins e Tais Hirschmann Edição de Arte: Fábio Barbosa, Hobberson Miranda e Michel Sabarense Fotografia: Renato Cabrini, fotos cedidas e arquivos Next Editorial Colaboraram nesta edição: Jucimar Ramos e Lincoln Baena PUBLICIDADE Coordenação de Publicidade: Sandra Costa e Ana Paula Coelho Silva Operacional de Publicidade: Dayanne Lopes e Thaís Vasconcelos (27) 2123-6506 – publicidade@nxte.com.br MERCADO LEITOR Apoio Logístico: Alessandra Salles Assinatura: (27) 2123-6525 Serviço de atendimento ao assinante: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas loja.comunhao.com.br | Chat REDAÇÃO E-mail: redacao@nxte.com.br Endereço: Avenida Paulino Müller, 795, Jucutuquara, Vitória (ES) – CEP 29040-715 Informações e sugestões: (27) 2123-6500 WhatsApp: (27) 98121-4321

ratura cristãs, nas versões impressa e digital, com conteúdo interativo e materiais exclusivos. E, diariamente, em nosso site www.comunhao.com. br, na rádio Comunhão (radio.comu-

comunhao.com.br

nhao.com.br, nos canais de streaming de áudio e vídeo (Spotify, Deezer, Apple Music, Google Play e Youtube). Boa leitura!

6

Ouça radio.comunhao.com.br

comunhao.com.br/digital

radio.comunhao.com.br

LOJA.

.COM.BR

Mário Fernando Souza Editor executivo mariof@nxte.com.br @mfernandus

comunhao.com.br


OPINIÃO DO LEITOR Envie sua opinião sobre a revista e suas reportagens, sugestões de pauta e notas para as colunas pelos nossos canais

EVANGELHO SOBRE DUAS RODAS

redacao@nxte.com.br

“Não conhecia a revista e recebi em PDF. Achei muito bem estruturada e as matérias são altamente relevantes. Gostei muito de tudo, mas especialmente me chamou atenção a matéria de missões “O Evangelho sobre duas rodas”. Alexandre Duarte Igreja Shekinah, Brusque (SC)

+ VISUALIZADAS • A história de Jesus em novela A autora da novela “Jesus”, da Record, Paula Richard falou sobre a experiência e o desafio de adaptar a história do Filho de Deus para a TV, através dos 150 capítulos da história do Messias. • Morre o pastor Antônio Gilberto Considerado o maior nome da Teologia Pentecostal no Brasil, o pastor Antônio Gilberto morreu aos 91 anos, no Rio de Janeiro. O líder ministerial foi uma grande referência na área da Escola Dominical e principal referência da Assembleia de Deus no Brasil. • Tribo africana comemora ao receber Bíblias Uma comunidade da tribo Tembo, na República Democrática do Congo, na África, recebeu Bíblias traduzidas em seu idioma com louvor, canto e dança. As Escrituras Sagradas foram entregues pela organização “Wycliffe”, de tradutores da Bíblia.

comunhao.com.br

21 ANOS DE COMUNHÃO

COLUNA DIA A DIA

“Um dos grandes legados da Reforma Protestante foi a promoção das liberdades civis e individuais, inclusive a liberdade de imprensa. Dessa maneira, enquanto juristas cristãos comprometidos cada vez mais com a defesa desses princípios no Brasil e ao redor do mundo, louvamos a Deus pelo testemunho que a Revista Comunhão tem dado, principalmente em dias de fake news.” – Dr. Uziel Santana, presidente da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE), Aracaju (SE)

“Acompanho Comunhão há muitos anos. Além de matérias com conteúdo cristão muito qualificado, sempre surgem novidades. A coluna dia a dia está demais, carregada de beleza, doçura, carinho. Parabéns.” Simone Spinola - Assembleia de Deus Tabernáculo Vila Velha (ES)

NINHO VAZIO “Gostei da matéria que aborda a família e os filhos. Instrutiva e que nos faz pensar sobre a importância de criar os filhos na presença de Deus. Parabéns à Comunhão.” Fernando Pereira - Igreja Batista de Juiz de Fora (MG)

EVANGELHO SOBRE DUAS RODAS 2

NINHO VAZIO 2 “A matéria é muito pertinente, real e verdadeira. A “síndrome do ninho vazio” não é uma ansiedade só dos pais, mas também dos filhos, que veem aquela pessoa que mais amam e admiram sofrer com esse real corte do cordão umbilical. O voo dos pais é ansiosamente aguardado por nós, filhos, que voando perto ou longe torcem por essa decolagem.” Polyana Ferrari, gerente de Relações Públicas da Deezer no Brasil, Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I, São Paulo (SP)

“Achei a matéria exemplar, pois é uma demonstração das diversas formas de proclamar a mensagem de esperança. Jesus se misturava com as pessoas, se envolvia com elas, e nos deixou um exemplo de que tenho que cuidar de gente para ganhar gente através do Evangelho.” Samuel Nunes, Igreja Adventista do Sétimo Dia de Montes Claros (MG)

NAS REDES SOCIAIS www.comunhao.com.br revistacomunhao revistacomunhao @revistacomunhao bit.ly/youtubecomunhao redacao@nxte.com.br 27 99689-7285

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

7


AGENDA 27 A 30 DE SETEMBRO

EXPO CRISTÃ Mais de cem mil visitantes são esperados para a 14ª edição da Expo Cristã, que será realizada em São Paulo, no Centro de Exposições do Anhembi, nos dias 27 a 30 de setembro. O evento terá conferências, café com pastores, shows, espetáculos e exposições de gravadoras, instrumentos musicais, empresas de tecnologia, todas voltadas para o mercado gospel. Informações pelo site: www.expocrista.com.br

28 A 30 DE SETEMBRO

CONFERÊNCIA SALTO “Movendo-se nos propósitos de Deus” é o tema da terceira edição da Conferência Salto, na Primeira Igreja Batista de Aracruz (ES), entre os dias 28 e 30 de setembro. Entre os preletores confirmados estão o pastor Mingo Palácios, da Saddleback Church, de Los Angeles (EUA). Informações: (027) 3256-1475.

12 E 13 DE OUTUBRO 1º DE SETEMBRO

S UMMER BEATS Um dos maiores festivais de música cristã do Brasil, o Summer Beats 360º irá reunir grandes nomes da música gospel no auditório Celso Furtado, em São Paulo, no dia 1º de setembro. Entre as atrações confirmadas, estão: Eli Soares (foto), Kemily Santos, Tony Allyson e Leo Maia. O evento é gratuito.

03 DE SETEMBRO

CURADAS PARA CURAR A partir do dia 3 de setembro será realizado o curso “Curadas para curar”, na Igreja Batista lagoinha, em Belo Horizonte (MG). Ministrado pela pastora Vanessa Rezende Pimenta, o curso busca a cura e a transformação, com palestras inspiradas na Bíblia. Destinado às mulheres com problemas emocionais, na vida familiar e espiritual.

06 DE SETEMBRO

CONGRESSO NACIONAL DE INTERCESSÃO Com o tema “Orando um avivamento”, o sexto Congresso Nacional de Intercessão, do Ministério Bálsamo de Gileade, será realizado na Igreja Batista renovada de Cachoeiro de Itapemirim (ES), entre os dias 6 e 8 de setembro. O preletor será o pastor Jucimar Ramos, presidente do Ministério Bálsamo de Gileade. Informações: (27) 99751-2459.

22 DE SETEMBRO

CANTO PELA PAZ Os maiores nomes da música gospel irão se apresentar no palco do “Canto pela Paz”, que será realizado no Parque da Juventude, em São Paulo, no dia 22 de setembro. Entre eles estão Damares, Kemuel, Priscilla Alcântara (foto) e Paulo Cesar Baruk.

8

Ouça radio.comunhao.com.br

ENCONTRO NACIONAL DE HOMENS “Ombridade” será o Encontro Nacional de Homens em Brasília (DF), nos dias 12 e 13 de outubro. O evento é organizado pela Universidade da Família (UDF). Entre os palestrantes está o pastor e escritor Dr. Doug Stringer, presidente fundador da Somebody Care, nos EUA. Informações e inscrições: (14) 3405-8500.

12 A 14 DE OUTUBRO

RETIRO DA JUVENTUDE Seis Igrejas evangélicas do Espírito Santo se uniram para realizar o Retiro da Juventude, que irá acontecer entre os dias 12 e 14 de outubro, no Acampamento Batista Capixaba de Viana (ES). O objetivo é integrar e edificar a juventude das igrejas. O tema do evento será baseado no livro “Proibida a entrada de pessoas perfeitas”. O preletor será o pastor Jullyander Lacerda, da PIB Cobilândia, Vila Velha (ES). Informações: (27) 99979-0297.

23 A 26 DE OUTUBRO

CONFERÊNCIA MULTIPLIQUE O maior evento sobre a Visão de Igreja multiplicadora irá acontecer entre os dias 23 e 26 de outubro, em Águas de Lindóia, SP, promovida pela Junta de Missões Nacionais. O tema do evento será “Primitive-se, de volta aos princípios”, e o preletor oficial será John Ewart. Informações e inscrições: www.igrejamultiplicadora.org.br.

06 E 10 DE NOVEMBRO

ENCONTRO DE ESPOSAS DE MINISTROS O 1º Encontro Nacional de Esposas de Ministros das Assembleias de Deus terá com tema “Cuidando do seu coração” e será realizado entre os dias 06 e 10 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). Entre as preletoras confirmadas está Joanna Weaver (EUA) e na música, Sarah Farias é uma das convidadas. Informações (021) 2406-7390. Acompanhe mais informações no site: www.comunhao.com.br

comunhao.com.br



VIDA CRISTÃ por Andreza Lopes

O PODER DA LÍNGUA A língua realmente inflama o corpo? Afastar-se da mentira, da maledicência, da inveja, da calúnia, da fofoca, é ordem dada pelo Senhor CONTEÚDO DISPONÍVEL EM ÁUDIO

O

uvimos constantemente comentários sobre as consequências de palavras lançadas ao vento sem que haja preocupação com o que de fato essa ação pode gerar. Na Bíblia, Deus nos orienta sobre ouvir mais e falar menos e instrui que a língua é um órgão pequeno que inflama todo o corpo. Mas, por que as pessoas continuam em desobediência, proferindo palavras que atuam como armas e causam grandes estragos?

O pastor Hernandes Dias Lopes, bacharel em Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul em Campinas (SP), doutor em Ministério no Reformed Theological Seminary, em Jackson, Mississippi, nos Estados Unidos, conferencista e escritor, ao falar sobre a maledicência, um dos danos causados pelo mau uso da língua, explica que “para quem fala, o prejuízo é que a pessoa se torna agente do mal e o protagonista do assassinato de reputações, cometendo o pecado que mais Deus abomina, que é jogar um irmão contra o outro. A vítima dessa maledicência sofre um dano irreparável porque a maledicência espalha inverdade, 10

Ouça radio.comunhao.com.br

comunhao.com.br comunhao.com.br


um fato distorcido, uma mentira e é impossível ir atrás de todas as pessoas que foram atingidas, para reparar esse erro”. Hernandes ressalta que a Bíblia recomenda para o caso de a pessoa ter algo contra outra, ao invés de espalhar boataria, deve procurá-la e resolver (Mateus 18), e que os problemas pessoais se resolvem assim. “Esse assunto é muito disseminado nas igrejas, o que é uma lástima, porque a Igreja deve ser comunidade do perdão, da cura, e não da maledicência. A Bíblia diz em Efésios 4:25 que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo porque somos membros uns dos outros” endossa. No livro Benção e Maldição, o pastor Jorge Linhares narra, entre outros fatos, a história de um casal que vivia a primeira noite de lua

de mel, e a esposa, provavelmente sem pensar nas consequências, proferiu palavras que colocavam em cheque a masculinidade do esposo e a partir daí o casamento ruiu por não mais haver da parte dele a atração e o encanto com relação à esposa. Esse é apenas um exemplo de quão grave é professar palavras sem antes avaliar o que elas podem causar. O que parecia um comentário não malicioso e sem a pretensão de causar qualquer problema ocasionou a ruptura de uma aliança formada diante de Deus, e o próprio Deus nos deixou a orientação necessária sobre como agir de forma a não desencadear crises, sendo que algumas delas têm resultados irreversíveis. No livro de Tiago, no capítulo 01, versículo 19, Ele diz: “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: sejam todos prontos

para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se”. No entanto, a desobediência e o não aceite do direcionamento deixado pelo pai têm gerado consequências gravíssimas. Ao comparar a situação do casal com a forma e se portar à luz da Bíblia, o pastor Jorge Linhares cita Tiago 3, e aponta a situação que descreve que uma fagulha é capaz de colocar em brasas uma grande selva: “Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir

RESPONSABILIDADE COM A PALAVRA •Q uando for dizer ou contar algo, pergunte a você mesmo: •O que vou dizer é verdadeiro? •O que vou dizer é algo bom para o outro?

comunhao.com.br comunhao.com.br

•O que vou dizer é necessário, melhora alguma coisa? •S e não for certo, nem bom, nem útil, para que contar?

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

11


VIDA CRISTÃ

“O amor não espalha fraqueza do próximo, mas o protege. O amigo é aquele que confronta em particular e defende em público. Com a disseminação das redes sociais e o problema de fake news, temos de ser cautelosos, para não espalharmos notícias falsas irresponsavelmente" Pr. Hernandes Dias Lopes - bacharel em Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul em Campinas (SP)

todos os seus corpos. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim” – Tiago 3:1-10. Nos Capítulos 9 e 10, o Senhor nos orienta que da boca pode proceder benção ou maldição, essa é uma decisão de cada um. Nesse texto, fica clara a necessidade de pensar antes de proferir qualquer palavra, seja tecer um comentário que parece inofensivo, ou opinar sobre qualquer situação. O que é mais fácil: apagar um incêndio ou não causá-lo? A resposta é óbvia: não provocar o problema. Mas, como podemos fazer isso? Temos pelo menos tentado? Nossos esforços para não usar a língua como uma arma, tem sido proporcionais à postura que adotamos quando vamos opinar sobre a vida dos nossos irmãos e semelhantes? A sua boca tem sido canal de benção ou tem inflamado seu corpo e seus relacionamentos?

DESOBEDIÊNCIA

Desde o jardim do Éden, a postura desobediente do homem marca a história da humanidade e abre o precedente para o pecado. Essa desobediência fere diretamente o que é narrado em Tiago 3:3: “Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todos os seus corpos. Se a postura do homem fosse de obedecer a Deus, colocaríamos “freios” em nossos próprios 12

Ouça radio.comunhao.com.br

lábios, ponderando o que falamos e controlando nossas emoções, nosso ímpeto. Entretanto, não é o que ocorre, e aí, abrimos espaço para a desobediência e os “estragos” que ela causa. “Assim como vocês, que antes eram desobedientes a Deus, mas agora receberam misericórdia, graças à desobediência deles, assim também agora eles se tornaram desobedientes, a fim de que também recebam agora misericórdia, graças à misericórdia de Deus para com vocês. Pois Deus sujeitou todos à desobediência, para exercer misericórdia para com todos.” - Romanos 11:30-32. Na condição de desobedientes, Deus nos concede sua misericórdia a cada segundo, a cada suspiro, o que nos permite prosseguir, mas, ainda assim, e com exemplos diários sobre as grandes oportunidades que são perdidas de ficar calado, o homem insiste em externar tudo o que sente e pensa sem avaliar, por exemplo, que Deus é justiça, e sendo Ele misericordioso e justo, peleja as nossas causas sem que precisemos adotar uma postura defensiva, falando de forma agressiva, arrogante, ou, ainda que sem pensar, falando verdades carregadas de ira que, na maioria das vezes, causam feridas incuráveis e “incêndios” de grande proporção. A partir daí, concluímos que a língua realmente inflama todo o corpo, conforme apontado pela palavra de Deus. Mas, se já está provado que isso ocorre, porque insistimos em desobedecer? Devemos nos conformar com a ideia disso fazer parte da natureza humana?

ONDE ENCONTRAR ORIENTAÇÕES SOBRE O USO DA LÍNGUA? Salmos 34:12,13 “Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.”

Tiago 3:2 “Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.”

Salmos 35:28 ”E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor todo o dia.”

Provérbios 12:18,19 “Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde. O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade dura por um só momento.”

Provérbios 25:15 “Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos.” Fonte: Redação Comunhão

comunhao.com.br comunhao.com.br


“Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios” (Pv 4.24)

A resposta é não. Mais uma vez, nosso livro de prática de fé é ordem, a Bíblia, traz as resposta a essas perguntas, e nos auxilia na decisão sobre qual postura adotar. No livro de Deuteronômio, capítulo 05, versículo 29, Deus nos diz: “Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!” Afastar-se da mentira, da maledicência, da inveja, da calúnia, da fofoca, é ordem dada pelo Senhor, e a língua é um “canal” para que todos esses males, essas ações que desagradam o coração de Deus, sejam propagadas. Na Bíblia, a orientação para não proferir palavras que geram destruição é explicitada inúmeras vezes nas mais diversas situações. Em Provérbios está escrito: Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios” (Pv 4.24). Ter lábios impuros é inerente à natureza humana. Porém, cabe a nós travarmos uma batalha diária contra esse mal, e contra o que gera isso. O pastor Hernandes pontua que ainda que uma informação seja verdadeira, pode não ser oportuna e não trazer edificação, afinal, nem tudo o que é verdadeiro é oportuno ou deve/pode ser divulgado. “Se alguém que passa por um problema moral, não é por que aconteceu que eu irei espalhar para todos”, afirma ele. Nossa luta não é contra a carne, mas sim contra principados e potestades, como podemos ler em Efésios 6:11,12: Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Entretanto, a língua apenas profere o que se pensa. Logo, a mente é quem maquina o mal. Devemos “cortar o mal pela raiz”, mas, como fazer isso? Vigiar nossos pensamentos e filtrar o que guardamos em nosso coração são caminhos para ajudar a resolver os danos causados pela língua, e a Bíblia ensina como proceder: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco” - Filipenses 4:8,9. Assim, concluímos que os problemas pelos quais passamos não consistem no fato de a língua ser um órgão amaldiçoado por Deus, muito pelo contrário. Está no fato de o homem possuir a desobediência em sua natureza humana e não lutar contra ela. Afinal, a língua é “canal de benção”, ao fazermos uso dela para falar do amor de Jesus, para levar a palavra de salvação, para por meio das palavras acalmar o coração dos aflitos e cumprir as ordenanças de Jesus.

DICAS DE LEITURA O PODER DA PALAVRA Florence Scovel Shinn Editora Isis

30 DIAS PARA DOMAR SUA LÍNGUA Deborah Smith Pegues Editora Atos

BENÇÃO E MALDIÇÃO Jorge Linhares Editora Getsêmani

CUIDE BEM DA SUA LÍNGUA Leroy Koopman Editora Betânia

EU E MINHA BOCA GRANDE Joyce Meyer Editora Bello Publicações

DOMANDO A LÍNGUA Josadak Lima Editora AD Santos

O PODER DA LÍNGUA Gary Hagnes Editora Atos

TEMPO DE FALAR

A palavra de Deus também nos orienta que há tempo de falar. Em Eclesiastes 3:7, lemos: “Tempo para rasgar e tempo para costurar; Tempo para ficar calado e tempo para falar”. Se de forma oportuna nos valermos das palavras para transmitir mensagens de bem, sobre o Fonte: Redação Comunhão

comunhao.com.br comunhao.com.br

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

13


VIDA CRISTÃ

3 SUPERDICAS DO QUE NÃO FALAR 1 – O que não sabe se é verdade: •O que presenciou •O que leu ou ouviu de fonte duvidosa •O que é apenas opinião

2 – O que não vem para o bem: •C omentários maldosos sobre a aparência de outra pessoa •C oisas que possam expor alguém ao ridículo • I ntimidades de outras pessoas •C ríticas rancorosas e impensadas

3 – O que não é útil: • T udo o que está destacado no tópico 2. •Q ualquer informação, comentários ou opinião sem fundamento •O bservação gratuita que deixe a pessoa “para baixo”, nervosa Fonte: Redação Comunhão

Reino dos céus, e os mandamentos deixados por Jesus, incorremos no cumprimento de suas ordenanças, inclusive contribuindo para salvar vidas das garras de satanás. Assim, o problema está em obedecer. Em I Samuel 15:22, está escrito: “Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”. Decidir pela obediência é ter a certeza de que Deus peleja as nossas causas, de que não precisamos advogar a nosso favor, que Deus é Senhor de toda providência, e, que não precisamos falar sem pensar em nossa defesa ou julgando a situação d e n o ss o s s e m e lhantes. “A obediência é a chave do sucesso e gera benção”, e no livro de Deuteronômio, capítulo 28, versículos 1

e 2, encontramos a promessa do Senhor aos obedientes: “Se vocês obedecerem fielmente ao SENHOR, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o SENHOR, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao SENHOR, o seu Deus.” Encontramos também, nos capítulos 15 a 19, explanação sobre o que acontece aos que optam por não obedecer: “Entretanto, se vocês não obedecerem ao SENHOR, o seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão. Vocês serão amaldiçoados na cidade e serão amaldiçoados no campo. A su a cesta e a sua amassadeira serão amaldiçoadas. Os filhos do seu ventre serão amaldiçoados, como também as colheitas da sua terra, e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. Vocês serão amaldiçoados em tudo o que fizerem."

O PERDÃO

Após conquistar a cidade de Jericó, Acã, um israelita desobediente, se apossou de resquícios do período da guerra que havia ordenado que fossem destruídos, e como consequência de sua postura, todo o povo de Israel caiu em desgraça. Posteriormente, ainda que a culpa de Acã houvesse sido revelada, Josué o orientou: “Filho meu, dá glória ao Senhor, Deus de Israel, e a ele rende louvores; e declara-me, agora, o que fizeste; não o oculte de mim” (Js 7.19). Acã confessou seu pecado, respondendo: “Verdadeiramente, pequei contra o Senhor, Deus de Israel, e fiz assim e assim” (v.20). Todavia, esse era o tempo da lei, e mesmo diante da confissão, ele teve de morrer para se cumprir o que era proposto para a época. Atualmente, não há condenação de morte para os mentirosos, caluniadores, difamadores, os que exageram ou minimizam os fatos, mas, há consequências em vida, uma vez que a graça do Senhor Jesus sobrepõe a lei, e suas misericórdias se renovam sobre nós. Contudo, o perdão para o pecado só acontece após a confissão: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (1 Jo 1.9). “O amor não espalha fraqueza do próximo mas o protege. O amigo é aquele que confronta em particular e defende em público. Com a disseminação das redes sociais e o problema de fake news temos de ser cautelosos para não espalharmos notícias falsas irresponsavelmente. Nem tudo o que é colocado nas redes é verídico. E isso é muito problemático hoje. É preciso ter cautela e responsabilidade”, destaca o pastor Hernandes Dias Lopes. comunhao.com.br


ARTIGO Adilson Neves

EXAMINAI-VOS A VÓS MESMOS É O CONSELHO BÍBLICO PARA A VIDA ETERNA

E

m tempos de mídias sociais, das quais se destacam o Facebook, o WhatsApp, o Twitter e o Instagram, o que mais se percebe no cotidiano das interações humanas nestes aplicativos é a diversidade de opinião e o julgamento entre os usuários. E nos mais variados temas, desde a criação de filhos à escolha do presidente da República, passando pela fé e religião; este último gerando discussões intermináveis e verdadeiras batalhas posicionais. A natureza humana possui uma inclinação natural a examinar os outros, principalmente apontando os erros; mas tem enorme dificuldade de entender os seus próprios, deixando de encontra-los em si mesmo.

“As redes sociais têm se tornado um campo de batalha, onde todos lutam para manter suas ideologias, sem examinar-se primeiro” Há uma passagem na Bíblia Sagrada no evangelho de Mateus 7:1 que diz: “Não julgueis, para que não sejais julgados”. Em outro texto bíblico, quando o apóstolo Paulo está orientando a igreja de Corinto, em I Coríntios 11:28: “Examine-se o homem a si mesmo”. Observe que a ênfase bíblica está em examinarmos a nós mesmos e não aos outros, ou seja, precisamos aprender a ligar a nossa luz interna primeiro e não o farol, de modo a obedecermos a um princípio que está no livro das Lamentações 3:40: “Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o Senhor”. O autoexame é o caminho que nos revela a necessidade de aproximarmos de Deus, e não sermos apenas um crente sem essência interna e sem raízes profundas de conhecimento da Palavra. Cristo ensinou assim: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento” (Mateus 22.37,38). Estou em submissão a este mandamento ou, pelo contrário, estou amando a mim mesmo, ao mundo e às coisas do mundo (1 João comunhao.com.br

2.15)? Após definir “o grande e primeiro mandamento”, Jesus continuou: “O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22.39). Eu amo ao Senhor ou não? Sou d’Ele ou não? Sou um verdadeiro crente ou estou me enganando com o pensamento de que sou crente? Creio que são perguntas que devemos fazer diariamente não para os outros, mas direcionadas a cada um de nós. Se temos dificuldade de examinar a nós mesmos, devemos rogar a Deus que o faça por nós, através da Sua graça: “Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos” (Salmos 26.2); e “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos” (Salmos 139.23). A vivência cristã é o resultado de uma compreensão pessoal profunda de cada um de nós, que deve refletir a natureza de uma vida centralizada na união incompreensível, mas gloriosa, do nosso ser com Cristo Jesus

Pr. Adilson Neves Teólogo e Sênior da Shekinah

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

15


QUEDA DE BRAÇO ENTRE ERDOGAN E TRUMP SE INTENSIFICA

POLÔNIA QUER INCLUIR VALORES CRISTÃOS NA CONSTITUIÇÃO O governo da Polônia vai realizar um plebiscito para consultar a população sobre mudanças na constituição do país. A proposta é do presidente, Andrzej Duda. A consulta deve ocorrer nos dias 10 e 11 de novembro, data em que o país celebra o centenário da reconquista de sua independência, após o fim da Primeira Guerra Mundial. Entre as perguntas que a população vai responder está a possibilidade de o documento fazer referência explícita aos valores e à herança cristã polonesa. “O resultado do plebiscito não será vinculativo, mas servirá como indicador das mudanças que a sociedade polonesa quer para a sua Constituição”, declarou Duda.

NÃO À “IDEOLOGIA DE GÊNERO” A Bulgária, país do Leste Europeu, se uniu a dois de seus vizinhos – Polônia e Hungria – contra a ideologia de gênero. O Tribunal Constitucional do país, que rege as leis gerais do território, recusou, no dia 27 de julho, por oito votos a quatro, uma determinação de que gênero é uma construção social. Os magistrados argumentaram que, “se a sociedade já não diferencia o homem da mulher, a luta contra a violência às mulheres se torna impossível”. Foto: Divulgação

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se recusa a ceder às pressões do norte-americano Trump. Nem mesmo a queda da moeda lira e o colapso da economia levou Erdogan a atender à exigência dos Estados Unidos de libertar o pastor Andrew Brunson, de 50 anos. Trump dobrou as tarifas ao aço e ao alumínio da Turquia, elevando as sobretaxas, respectivamente para 50% e 20% sobre esses produtos. Erdogan ordenou a intervenção do banco central na economia e abriu mercado para Rússia, China e Qatar. Morando na Turquia há 23 anos, Andrew Brunson (foto) lidera uma igreja em Izmir, mas está detido há 21 meses, sob acusações de espionagem e terrorismo. Transferido da cadeia para a prisão domiciliar por motivos de saúde, Brunson terá outra audiência em outubro. Se for considerado culpado, poderá pegar uma sentença de até 35 anos. Foto: AFP/Getty Images

Foto: NPF/wenn.com

TRIBO AFRICANA CELEBRA BÍBLIA EM SUA LÍNGUA NATIVA A Tribo Tembo, na República Democrática do Congo, comemorou ao receber a Bíblia traduzida em sua língua nativa. As Escrituras Sagradas foram entregues pela organização ‘Wycliffe’, de Tradutores da Bíblia. Os cristãos que moram no locam enfrentam violência por conta de sua fé. “Eles têm a Bíblia em Swahili, que é a língua comercial da região, e em francês, que é o idioma nacional. Mas essas línguas não falam ao coração como a língua materna”, explica o missionário Jon Hampshire. “Eu recebia e-mails deles, dizendo: ‘Hoje, estávamos fazendo trabalhos de tradução e nos escondíamos das balas embaixo das mesas. No entanto, nossos irmãos perseveraram”, contou Jon.

ORE PELA INDONÉSIA – DOIS FORTES TERREMOTOS EM UMA SEMANA O país foi impactado por dois tremores num curto intervalo de tempo. No dia 29 de julho, 17 pessoas morreram e mais de 350 pessoas ficaram feridas com o tremor de 6,4 graus. Mais de 500 montanhistas ficaram presos no Monte Rinjani, na ilha de Lombok. E, em 5 de agosto, pelo menos 98 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas com o terremoto de 6.9 graus de magnitude. A catástrofe natural provocou um êxodo de turistas abalados pelo segundo forte terremoto em uma semana. A Indonésia é um arquipélago formado por 17 mil ilhas, localizado no chamado “Cinturão de Fogo do Pacífico”, área de forte atividade sísmica.

16

Ouça radio.comunhao.com.br

comunhao.com.br


CRISTÃOS PRESSIONAM E ABORTO É REJEITADO NA ARGENTINA

Um milhão de cristãos foram às ruas de Buenos Aires protestar contra a descriminalização do aborto na Argentina às vésperas da votação do Senado. Em junho, a Câmara dos Deputados aprovou a prática de qualquer aborto até a 14ª semana de gestação. Segundo os organizadores, o protesto foi o maior dos últimos anos. O lema foi “Salvemos as duas vidas”. Pastores organizaram vigílias e promoveram campanhas de orações para que a lei não passasse. “O aborto é uma prática criminosa e não uma política de saúde, como se tenta instalar”, disse um dos organizadores. Na madrugada do dia 9 de agosto, o Senado decidiu vetar o projeto de lei com 38 votos contra 31 votos, além de uma abstenção e uma ausência. A sessão durou 17 horas e causou muita expectativa na população do país.

TAILÂNDIA – HOMENAGEM A MENINOS PRESOS NA CAVERNA O governo da Tailândia começou a construção de um museu dedicado ao resgate dos 12 meninos e do treinador presos por 17 dias em uma caverna no norte do país. De acordo com informação do jornal Bangcoc Post, o artista tailandês Chalermchai Kositpipat financiou os 10 milhões de bats (US$ 300 mil) para o museu que será construído na província de Chiang Mai. “Este local será muito benéfico para o nosso país, pois celebrará a cooperação multinacional e o herói que sacrificou a sua vida. Turistas de todo o mundo visitarão o museu”, disse Chalermchai.

NOVO CHEFE DE JUSTIÇA DA MALÁSIA É CRISTÃO Richard Malanjum, de 65 anos, foi nomeado o novo chefe de Justiça da Malásia. No país, a maioria da população é muçulmana. A nomeação dele ao cargo seguiu as eleições de maio, quando o antigo governo foi deposto. Segundo informação divulgada pela ONG Portas Abertas, até agora a suprema corte é vista como pró-islâmica. E para os não cristãos, algumas das decisões são controversas. Isso mostra que a Malásia está seguindo um rumo reformista. Dos mais de 31 milhões de malásios, cerca de 60% são muçulmanos. Os cristãos chegam a quase 10%. Foto: Bernama Hak Cipta Terpelihara

Foto: Martin Acosta

Foto: PSK/Photo Division

IMPASSE NA FRONTEIRA BRASIL - VENEZUELA

Foto: George Castellano

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido do Governo de Roraima para fechar a fronteira do estado com a Venezuela ou limitar a entrada de refugiados no Brasil. No dia 5 de agosto, o juiz Helder Girão Barreto, da 1ª Vara da Federal de Roraima, proibiu a entrada e admissão de venezuelanos no país por 17 horas. “Fechar fronteiras é inconstitucional e viola tratados internacionais assinados pelo Brasil”, afirma a ministra Rosa Weber. “Não se justifica, em razão das dificuldades que o acolhimento de refugiados naturalmente traz, partir para a solução mais fácil de fechar as portas, equivalente, na hipótese, a fechar os olhos e ‘cruzar os braços’”, expõe.

comunhao.com.br

ÍNDIA QUER PENAS MAIS RÍGIDAS PARA ESTUPRADORES DE CRIANÇAS A Lok Sabha, Câmara Baixa do Parlamento da Índia, aprovou no dia 30 de julho a pena de morte para quem estuprar meninas menores de 12 anos. A medida é uma emenda à Lei de Crimes e ainda precisa passar pela Rajya Sabha, a Câmara Alta do Parlamento. A iniciativa foi uma resposta ao caso de sequestro, tortura, estupro e assassinato de uma menina de 8 anos no país. Segundo a Agência Nacional de Registro de Crimes da Índia (NCRB), o número de crimes cometidos contra crianças passou de 58 mil, em 2013, para mais de 106 mil, em 2016. O governo da Índia também ressaltou que há mais de 100 mil casos de estupros pendentes na Justiça do país. revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

17


ACONTECE

CORAL DE CRIANÇAS AFRICANAS ENCANTAM IGREJAS DO ES

F

ormado por 18 crianças, de 6 a 12 anos da Uganda, o Coral Watoto apresentou a turnê “Sings and Wonders – Sinais e Maravilhas” Os pequenos embaixadores de esperança para africanos órfãos e vulneráveis viajam pelo mundo testemunhando as maravilhas que Deus têm feito em meio ao seu povo. E no mês de agosto, o Coral Watoto de crianças encerrou a turnê de três meses pelo Brasil com a apresentação “Sings&Wonders

– Sinais e Maravilhas”, celebrando a alegria da Salvação. Os pequenos se apresentaram nas igrejas: Batista Memorial de Linhares, Primeira Igreja Batista em Goiabeiras, Vitória (PIBG) e Primeira Igreja Batista em Laranjeiras, Serra, todas na região Metropolitana da Grande Vitória, mostrando que cada história ali declara o milagre da transformação – das trevas à luz; do desespero à esperança; da perda para o propósito; do medo à fé.

Para o pastor Heleender de Oliveira da PIBG, o testemunho deixado pelos irmãos de Uganda traz a importante reflexão de que a fé em Cristo não pode ser desconectada do amparo e cuidado com os mais necessitados. Segundo o diretor de criação do Watoto, James Skinner, “o propósito da produção é desafiar as ideias preconcebidas sobre milagres, demonstrando que as nossas próprias vidas são sinais e maravilhas da obra de Deus em nós. Isto é evidenciado pela transformação milagrosa que Jesus trabalha em pessoas que estavam perdidas, mas que agora foram encontradas. E nós vemos isso através da inocência das crianças testemunhando sobre a transformação de um passado escuro para a luz que Deus mostrou para elas”.

MORRE KOFI ANNAN, EX-SECRETÁRIO-GERAL DA ONU O diplomata ganês foi o primeiro negro a assumir o cargo de chefe da ONU Morreu no dia 18 de agosto, aos 80 anos, Kofi Annan, ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e Prêmio Nobel da Paz. Não foram divulgados detalhes sobre a causa da morte. Kofi foi o primeiro negro a assumir o cargo de chefe da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele ficou por dois mandatos, de 1997 a 2007. Nesse período recomendou a ampliação do Conselho de Segurança, sugestão defendida pelo governo brasileiro, e reformas no órgão. 18

O uça radio.comunhao.com.br

Marcou o comando da ONU por investigações de assédio sexual e desvios de recursos envolvendo funcionários da entidade. Em 2001, recebeu o Prêmio Nobel da Paz pela criação do Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária, destinado a colaborar com os países em desenvolvimento. Por comunicado, o atual secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, escolhido por Annan para chefiar a agência de refugiados da organização fez uma declaração. “De muitas

maneiras, Kofi Annan era as Nações Unidas. Ele subiu nas hierarquias para liderar a organização no novo milênio com inigualável dignidade e determinação”, disse. comunhao.com.br



MISSÕES por Tais Hirschmann e Priscilla Cerqueira

UMA NOVA HISTÓRIA ATRÁS DAS GRADES A Palavra de Deus transformando encarcerados e suas famílias em todo o país

20

Ouça radio.comunhao.com.br

comunhao.com.br comunhao.com.br


CONTEÚDO DISPONÍVEL EM ÁUDIO

S

entir-se livre, mesmo preso, encarcerado. Essa é a experiência de milhares de detentos brasileiros que têm se rendido aos pés de Jesus depois de terem contato com a Palavra de Deus por meio de grupos de evangelização. As escrituras são claras sobre esse assunto: “E onde o Espírito do Senhor está presente, aí existe liberdade.” (2Coríntios 3:17). E foi ouvindo exatamente essa palavra que Ivanilton Soares Silva, 55 anos, conta que teve uma experiência genuína de conversão

e abandonou todos os vícios que carregava ao longo de uma vida inteira. Encarcerado durante 22 anos no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, Ivanilton lembra que ouviu a Palavra pela primeira vez, em 1982, aos 19 anos, quando foi preso por roubo. Em sua ficha de delitos que o levaram para a prisão por outras quatro vezes estão assalto, tráfico, briga, lesão corporal e um homicídio. Ivanilton levou 14 anos para aceitar Cristo como seu único e suficiente Salvador e Senhor. Em sua quinta e última passagem pelo presídio, enquanto cumpria pena por homicídio, decidiu que queria seguir os passos do filho de Deus e mudar de vida. A partir daí tudo começou a ser restaurado de forma sobrenatural. “Depois de quatro meses preso, ouvi a voz de Deus, e há 22 anos estou aprendendo com Jesus a ser manso e humilde de coração. Fazer a Sua obra e cumprir o Seu querer é privilégio. Ele tem feito maravilhas na minha vida, me deu a chance de construir uma família. Hoje sou casado, tenho quatro filhos e dois netos e me considero um privilegiado”, relata.

O pastor hoje desenvolve um trabalho de resgate de dependentes químicos por meio da Missão Firmado na Rocha. O projeto não tem vínculo com nenhuma igreja e vive de doações. Conta com o apoio de casas de recuperação e oferece atendimento gratuito a quem precisa do tratamento. “Fumava desde os 9 anos e passei a usar drogas aos 11 anos. Fui derrotado pelos vícios a ponto de produzir minha própria droga. Estou nesse trabalho de recuperação de dependentes químicos, porque recebi um chamado de Deus para ajudar essas pessoas”, contou.

REABILITAÇÃO DE PRESOS

Nesse ambiente Ivanilton conheceu o pastor Orlando Prata, um entusiasta da recuperação de dependentes químicos, que fundou o Centro de Reabilitação de Presos e Egressos (Cerape), no entorno de Brasília. A entidade surgiu para suprir a demanda do Estado de reabilitação dos presos, uma iniciativa do grupo de evangelização da Igreja Batista Filadélfia do Guará/DF. A partir de 2010,

“A assistência religiosa consegue reforçar a ressocialização, a reintegração social, porque tem o condão de tocar a pessoa por dentro. E a mudança parte da pessoa. Então, a religião nos ajuda muito nisso, aliada à educação e ao trabalho” Wallace Tarcísio Pontes, secretário de Justiça do Espírito Santo

comunhao.com.br comunhao.com.br

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

21


MISSÕES

presídios pelo menos uma vez por semana. “Uma alma vale mais do que o mundo todo. E é nesta filosofia que trabalhamos. Temos uma taxa de recuperação de 15%, mas esse número pode ser multiplicado pelo mundo todo”. “A equipe da organização do Cerape , inclusive os voluntários, acredita que, prestando assistência às pessoas marginalizadas, investindo em sua reinserção social, é possível promover a diminuição da violência social e familiar, além da restauração de lares atingidos por esse drama”, garante Orlando. “Partilhando do princípio de que violência gera violência e a melhor forma de combatê-la é evitando a reincidência, incentivando a inserção social e a recuperação daqueles que infringiram a Lei”, enfatiza.

FORMAS DE EVANGELIZAR EM PRESÍDIOS

Fonte: Ministério Firmado na Rocha Missões Urbanas

Nada é mais degradante e desumano do que a privação da liberdade; ninguém se sente tão longe de todos quanto o ser humano isolado do convívio social. Por outro lado, é um ato nobre e cristão levar alegria, prazer e conforto espiritual àqueles que tiveram suas vidas marcadas indelevelmente por uma condenação na justiça. Muitos dos que são internos nesses estabelecimentos penitenciários não voltarão mais ao convívio dos seus. É necessário que se fale para eles que Jesus tem um lugar preparado, onde não haverá mais separações. Existem várias formas de evangelizar em presídio, seguindo a permissão prevista em lei, de acordo com as normas de cada penitenciária. No entanto, sempre deve-se ter em mente o que está escrito em Hebreus 13:3: “Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles”. O primeiro passo para evangelizar em presídios é solicitar autorização para entrar no local. Depois, é necessário verificar onde poderão ser realizadas as reuniões de evangelização (capelas, auditórios, próximo ou dentro das celas e pavilhões, no pátio destinado para visitas ou em outros locais destinados pela direção do estabelecimento). O próximo passo é definir o evento a ser realizado (visitas evangelísticas, cultos, cursos bíblicos, distribuição de literaturas, escola bíblica, discipulado dos convertidos, palestras, seminários e conferências). O grupo de evangelização também precisa ter alguns cuidados, como se preparar espiritualmente para a ocasião, intensificar a oração e estudos bíblicos, receber treinamento antecipadamente, usar roupas discretas para não chamar a atenção, não conduzir a pedido de terceiros materiais como sacolas, embrulhos, marmitas, para não serem veículos de produtos proibidos na penitenciária, não envolver-se emocionalmente com os presos e não deixar-se usar para finalidades erradas. “Às vezes evangelizamos até na fila de entrada do presídio. Guardamos boas histórias e testemunhos de conversão. Certa ocasião, levamos algumas doações para a penitenciária e um dos presos encontrou um envelope com uma oferta missionária em um dos bolsos de uma roupa. Ele não sossegou até devolver o dinheiro. Isso é muito gratificante, porque mostra que houve realmente a conversão”, conta Orlando Prata.

22

Ouça radio.comunhao.com.br

Foto: Assessoria de Comunicação-Sejus

o centro ampliou seu atendimento, passando a contar com o apoio de outras igrejas. Orlando enfatiza que a evangelização em presídios é pontual. “Você evangeliza as pessoas em um pátio, onde há 10% a 15% que frequentam o local. Entramos nos presídios para prestar assistência religiosa e lá dentro encontramos, no máximo, 20% de simpatizantes pela causa”, explica. No entanto, se considerarmos que cada preso integra uma família, em média, com quatro a cinco pessoas, a evangelização carcerária vai muito além das grades. Orlando estima que no decorrer de 30 anos de funcionamento do Cerape, mais de 5 mil pessoas tiveram contato com a Palavra de Deus, por meio do grupo de evangelização que visita os

Todas as atividades de recuperação de presos, egressos, assistências jurídica, psicológica e assistência social desenvolvidas pelo Cerape recebem o suporte operacional e logístico por meio do escritório administrativo da instituição, em Brasília

“MÃE” RUTH

Outro ministério que leva conforto mental e espiritual aos encarcerados é liderado pela missionária Ruth Schneider Tesche, há 22 anos, nas penitenciárias de Maringá, norte do Paraná. Ruth conta que no início jamais imaginou que fosse atuar nesse ministério e procurava focar em outras áreas. “Eu tinha horror de preso. Jamais cogitava me aproximar de um deles. Até que um dia Deus tocou no meu coração através de uma carta escrita por um deles. Desde então, se tornaram meus filhos e tenho dedicado minha vida para levar o amor de Deus”, relata. Após tantos anos de trabalho e milhares de conversões, mudanças de vida e influências positivas, a história da “mãe” Ruth, como é conhecida entre os presos, se espalhou. Hoje, serve de inspiração para as dezenas de pessoas que também dedicam suas vidas a este ministério, em diversos locais do Brasil. “Foram mais de 2 mil conversões. Hoje, pessoas que antes comunhao.com.br


A POPULAÇÃO CARCERÁRIA EM NÚMEROS corriam atrás para matar, agora correm atrás para evangelizar”, diz.

A VIAGEM DO PRISIONEIRO

Detentos do Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim (CDPCI) participam de culto realizado pela Congregação Deus é Fiel

“O que nos move a fazer isso é o amor, apesar das dificuldades” Alana Franco, pastora, missionária e psicanalista

No Espírito Santo, um casal de pastores resolveu abraçar a causa do evangelismo percorrendo as unidades prisionais do estado falando do amor de Deus para detentos. Alana e Cristhian Franco desenvolvem um trabalho espiritual e de reintegração social nos presídios capixabas através do curso “A viagem do prisioneiro”. “Há 17 anos, nós dedicamos à obra missionária no sistema penitenciário porque entendemos que fomos chamados para esse trabalho. O que nos move a fazer isso é o amor, apesar das dificuldades”, destacou Alana. Através do trabalho do casal, mais de 800 presos foram alcançados com o Evangelho, também foram realizados vários batismos e 250 casamentos comunitários com a participação da família. Uma verdadeira transformação. “O nosso compromisso é salvar as almas perdidas e mostrar para esses presos que eles podem ser transformados através do Evangelho de Cristo”, declarou Cristhian. O fruto desse trabalho é grandioso e vai além das grades. Pai de dois filhos, um de quatro e outro de seis anos, o ex-presidiário Rômulo Gaiba, 36 anos, foi alcançado pelo Evangelho através dos pastores, virou pastor e agora dá o testemunho a quem encontra pela frente. “Minha vida mudou completamente após a conversão. Hoje eu sou fiel para a

Com 726 mil presos, o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo. Em dezembro de 2014, eram 622.202 presos. Houve um crescimento de mais de 104 mil pessoas. Recentemente, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que o atual nível de crescimento da população carcerária do Brasil é “insustentável” e que “é preciso encarar” a situação. “Um dado que me preocupa muito é o que está acontecendo com o sistema penitenciário. Em 1990, nós tínhamos 90 mil presos. Hoje são 726 mil. Nós temos a terceira maior população carcerária do mundo. As duas primeiras, Estados Unidos e China, estabilizaram. Continuamos crescendo a uma ordem de 7%”, disse, citando dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen). Segundo o relatório, divulgado em dezembro de 2017, o déficit de vagas do sistema é de mais de 358 mil. De 1990 a 2000, a população brasileira cresceu na ordem de aproximadamente 30%. Entre 1990 e 2012, a população carcerária cresceu 417%. Em 2019, será alguma coisa como 1 milhão de detentos. Fonte: Ministério da Segurança

minha família, sou uma pessoa honesta, justa. Eu virava noites em baile funk, usava drogas... Isso é passado na minha vida, porque Cristo me libertou. Sou apaixonado por falar de Deus e o que Ele fez na minha vida,” contou.

GRUPO INTERCONFESSIONAL GARANTE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA

Oitavo casamento coletivo realizado em Unidade Prisional no Xuri, em 2017

comunhao.com.br

Outra ação realizada no Espírito Santo pelo Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter) da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus/ES) também garante ao preso a assistência religiosa a que ele tem direito por lei. O grupo existe desde 2008 e seu principal objetivo é oferecer à pessoa privada de liberdade a assistência socioespiritual. É composto por oito membros, sendo cinco assessores teológicos de grupos religiosos diversos, dois servidores e uma secretária da Sejus. E conta com a ajuda de 2.525 voluntários. Todas as ações do Ginter são pautadas pela portaria nº 991-S, publicada em 2011 pela Sejus, que disciplina a assistência espiritual oferecida nas unidades prisionais do Estado. Essa portaria garante aos presos a livre prática de culto para todas as crenças revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

23


MISSÕES “O nosso compromisso é salvar as almas perdidas e mostrar para esses presos que eles podem ser transformados através do Evangelho de Cristo” Cristhian Franco, Pastor e missionário religiosas, permitindo-lhes a participação nos serviços religiosos organizados nos estabelecimentos penais, bem como a posse de livros de instrução religiosa. Além de atuar na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e trabalhar pela boa relação entre os voluntários e servidores das unidades, o Ginter capacita novos voluntários que desejam participar dos grupos que prestam assistência espiritual nos presídios. “O trabalho desses voluntários, de diferentes denominações religiosas, que hoje já somam 27, é considerado de extrema importância, pois o atendimento socioespiritual é um complemento no processo de ressocialização, já que consegue modificar comportamentos e valores de muitos internos”, explica o secretário de Justiça do Espírito Santo, Wallace Tarcísio Pontes. Assim como saúde e educação, a assistência religiosa é um direito do preso, previsto em Lei. “Essa assistência religiosa consegue reforçar a ressocialização, a reintegração social, porque tem o condão de tocar a pessoa por dentro. E a mudança parte da pessoa. Então, a religião nos ajuda muito nisso, aliada à educação e ao trabalho”, disse o secretário. Hoje, o Espírito Santo conta com cerca de 22 mil presos em suas 35 unidades prisionais e todos têm liberdade de culto.

24

Ouça radio.comunhao.com.br

SERVIÇOS Cerape SDS – ED. Venâncio II - Sala 604 – 6º andar - Atendimento gratuito, de segunda a sexta, das 12h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Ginter Endereço: Av. Governador Bley, nº 236, Ed. Fabio Ruschi, Centro de Vitória. Telefone: (27) 3636-5832 – O cadastramento de novos voluntários no Ginter pode ser feito no Programa de Assistência Socioespiritual aos Apenados da Sejus Ministério Firmado na Rocha Missões Urbanas Contato: Ivanilton Soares Silva Telefone: (61) 98481-0963 – O acolhimento é feito diariamente. Centro de Reabilitação de Presos e Egressos (Cerape), no Entorno de Brasília Contato: Orlando Prata Endereço: SDS – ED. Venâncio II – Sala 604 – 6º andar), Brasília/DF Telefone: (61) 3323.5403 – O atendimento é gratuito, realizado de segunda a sexta, das 12h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter) Endereço: Avenida Governador Bley, nº 236, Ed. Fabio Ruschi, Centro de Vitória/ES Telefone: (27) 3636-5832 – O cadastramento de novos voluntários no Ginter pode ser feito no Programa de Assistência Socioespiritual aos Apenados da Secretaria de Justiça do ES.

comunhao.com.br


PROJETO LEVA ESPERANÇA EM MEIO À CRISE NA NICARÁGUA

Foto: AFP / Valerie Gache

MISSÕES

Desde junho, um grupo de cristãos adventistas desenvolve um projeto de assistência social e espiritual em Chinandega, a 134 quilômetros da capital da Nicarágua. O país enfrenta uma crise há quase quatro meses, que já matou mais de 300 pessoas. Através do Projeto “Cerca de Ti”, cerca de 60 famílias já foram contempladas com mantimentos e roupas. Além disso, o grupo de cristãos oferece estudo bíblico para a popu- INCÊNDIO CATASTRÓFICO lação. “Ao chegar, vimos não só uma necessidade econômica, mas espiritual. Uma semana depois, o número de famílias inte- MOBILIZA SOLIDARIEDADE NA EUROPA Desde o dia 23 de julho, a população da Grécia está sofrendo com o ressadas dobrou. Agora, os estudos bíblicos são administrados alarmante incêndio que atingiu uma região próxima à capital Atenas. por 12 duplas missionárias e a Igreja local tem apoiado a iniciaForam registradas 90 mortes e centenas de pessoas ficaram feridas. tiva, com doações de roupas e comida”, explicou Tânia Torres, Mais de mil casas foram destruídas. Cristãos da Agência Adventista e líder do grupo. Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (Adra) se uniram para ajudar as vítimas. Água, alimentos, itens de higiene, medicamentos básicos e Foto: Arlen Tavares produtos para bebês foram arrecadados e cerca de 240 caixas de mantimentos foram doadas. “É impressionante ver como a solidariedade atua neste país. Os gregos têm demonstrado grande compaixão ao unirem esforços, como país, diante dessa tragédia. Eles necessitam do nosso apoio”, afirma Tihomir Lipohar, chefe da missão.

TRABALHO MISSIONÁRIO NA COPA DO MUNDO GERA PRIMEIROS FRUTOS AJUDA HUMANITÁRIA AOS REFUGIADOS VENEZUELANOS Mais de 40 voluntários da Junta de Missões Nacionais, dentre pediatras, psicólogos, clínicos-gerais, dentistas e enfermeiros, de diferentes localidades do Brasil, foram à Casa Missão Brasil-Venezuela, em Roraima, prestar serviços voluntários aos refugiados venezuelanos. “Alguns deles se sentem rejeitados aqui no país, mas alegam que só vieram porque estavam passando fome”, disse a psicóloga. Uma pediatra mineira saiu do seu lar para passar 10 dias em missões. “É algo muito gratificante. Um momento que acrescenta à nossa experiência de vida e que nos permite praticar a solidariedade”, afirmou. Por dia, foram realizados mais de 200 atendimentos médicos em Roraima, além de procedimentos estéticos para as mulheres.

ORE E CORRESPONDA-SE Beliza Moreto Coutinho belizamoreto@gmail.com (27) 99937-3290 Carlos Quintanilha carlosquintanilha438@gmail.com (82) 8180-5096

comunhao.com.br

Após 15 dias no país da Copa, a marca de Cristo foi impressa na vida de 350 crianças que participaram das atividades promovidas pelos Voluntários Sem Fronteiras. Além de 50 pais com os quais tiveram contato, os brasileiros evangelizaram mais de 300 pessoas. Uma mãe testemunhou aos missionários: “Estou imensamente grata por vocês virem para cá. Primeiramente, porque meus dois filhos estão adorando os treinos de futebol. E segundo, porque nós aqui na Rússia estamos num momento decisivo. A gente fala que conhece a Deus, mas na realidade estamos distantes Dele. Foi necessário vocês virem de tão longe para nos lembrar de que precisamos ter comunhão pessoal com Deus”, declarou. Foto: Divulgação

CRISTÃOS NA ÍNDIA CRESCEM, APESAR DA PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA

Mesmo enfrentando perseguição extrema por conta de sua fé, os cristãos na Índia se mantêm firmes. O número oficial de cristãos, que representam 2,3% do total da população, é muito maior extraoficialmente, chegando a 7%, de acordo com estimativas conservadoras. É interessante saber que um grande número de profissionais de diversas áreas e intelectuais estão se convertendo ao Cristianismo, em uma escala muito maior do que antes. Voluntários da Missão Portas Abertas têm ajudado as igrejas locais, fornecendo alimentos e apoio espiritual. Um deles é o treinamento bíblico. A Índia ocupa a 11ª colocação na Lista Mundial de Perseguição 2018. revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

25


ARTIGO Nancy Dusilek

A ARTE DE AGRADECER

P

edir é uma atitude que não é preciso alguém nos ensinar. Mas agradecer... Precisamos de muitas e muitas aulas em família sobre esse assunto. O salmista diz “Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito? (116.12) Agradecer é uma arte, uma habilidade que temos em reconhecer as coisas que nos acontecem e que outros nos proporcionam. Fazemos isso de forma consciente e racional. Desde criança, ensinamos e ouvimos “agradeça ao papai ou à mamãe”. Ou, diga, “obrigado”. A palavra “agradecer” tem o seu radical “grado” do latim, gratus, a, um acrescido do prefixo “a” e do sufixo “ecer” significa manifestar gratidão, retribuir, recompensar. Na realidade, ser grato não é ocasional. Fazemos isso uma vez ou outra, mas é uma conduta cristã permanente, um estilo de vida. Três afirmações importantes nos levam a desenvolver a arte de agradecer. A primeira é que temos um Deus presente e não estamos sozinhos. Para falar com Deus e colocar nossas preocupações e alegrias não precisamos marcar agenda e aguardar até o dia e hora que Ele

Sofrimentos e perdas são inerentes ao ser humano. O fato de sermos fiéis a Deus não nos isenta de enfrentá-los, mas temos a certeza de que Ele não nos deixa um só momento pode nos atender. Ele está atento a nós 24 horas por dia, sete dias na semana e 365 dias no ano. “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus...”(Heb12.15). A Graça que é de graça. Um coração grato não dá espaços para sentimentos negativos. Sabemos que tudo tem preço na vida, mas precisamos aprender, no dia a dia, a transformar a desgraça em Graça ou tirando Graça da desgraça. É uma questão de atitude. Como mulher, tenho inúmeras razões para dar graças a Deus. Sempre agradeço a Deus por ter nascido mulher e Ele me compreende do jeito que eu sou e me entende, pois Ele me fez. Não dependo de ninguém para chegar a Ele, a não ser a cruz de Cristo. Lembre-se que Eva conheceu Deus antes de conhecer o marido. Somos livres para chegar a Ele. Isso é Graça e precisamos agradecer sempre. A segunda afirmação é Deus nos ama como mulher e cuida de nós, apesar dos vários temperamentos, umas mais dóceis, outras mais agitadas. Quando cantamos “Investe em mim, Senhor”, estamos dizendo que os rendimentos de Deus nessa aplicação serão muito bons. Deus investe nos dando talentos e habilidades, mas como temos 26

Ouça radio.comunhao.com.br

administrado os bens que Ele coloca em nossas vidas para que Ele seja glorificado? A nossa fidelidade a Ele é condição sem discussão. A terceira afirmação importante para sempre termos um coração agradecido é entender que o nosso Deus nos ajuda a crescer e amadurecer como pessoa. A caminhada com Deus é sempre de crescimento pessoal. Nela vamos enfrentar momentos de muitas alegrias e vitórias, mas também, vamos passar por duros vales e desertos, em situações que podem nos levar ao desespero, mas se confiadas em Deus e tendo a certeza de sua presença e encorajamento, seguimos em frente. Sofrimentos e perdas são inerentes ao ser humano. O fato de sermos fiéis a Deus não nos isenta de enfrentá-los, mas temos a certeza de que Ele não nos deixa um só momento. Na escola aprendemos a matéria ou as lições e depois fazemos as provas. Na vida, primeiro temos as provas e as lições são aprendidas com elas. Incrível, mas alentador. Que Deus nos dê sabedoria para aprender com cada uma delas e a ter um coração agradecido por tudo. Concluindo, com a palavra gratidão posso fazer um pacto comigo mesma e com Deus. G – garanto ao Senhor que me manterei firme até o fim; R – reconheço minhas limitações e buscarei sempre melhorar; A – aprendo a cada dia com a Palavra de Deus lendo e praticando; T – ter uma mente pronta a aprender; I – interagir com outras pessoas e ser canal de bênção; D – dar de mim mesma para abençoar outros; A – amparar os necessitados que estão ao meu redor; O – orar sem cessar por mim e por todos que fazem parte de meus relacionamentos.

Nancy Dusilek é escritora e tem livros voltados para mulheres e para liderança. Entre eles, “Liderança Cristã, a arte de crescer com as pessoas”, que foi traduzido para o espanhol, “Descobrindo e Capacitando Líderes”, “Mulher Sem Nome” e “O Grito das Incluídas”

comunhao.com.br



ACONTECE Foi realizado em agosto o Culto de Comemoração, com participação do Rev. Augustus Nicodemus

159 ANOS DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL

N

a manhã do dia 12 de agosto de 1859 o Rev. Ashbel Green Simonton, 26 anos, chega a um país grandioso, imperial, reinado por Dom Pedro II e na crise da escravidão. O jovem missionário é influenciado pela fé presbiteriana que herdara de seus pais, descendentes dos célebres escocesesirlandeses e também pelo Puritanismo, e começa a implantar um fervor espiritual e uma intensa busca de comunhão com Deus. A partir daí é instalada a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), a maior e mais antiga denominação reformada do país, que mantém seus alicerces na mesma linha dos reformadores europeus, como

“Ao longo desses anos, em sua missão e trabalho, a IPB prima pelo ensino da escritura sagrada, a boa teologia, a qualidade moral e intelectual de seus pastores e cuida de seus membros em suas igrejas locais. Ela entende que dessa forma nós podemos colaborar com a sociedade, entregando a ela cidadãos que sejam honestos, tementes a Deus e com uma visão ampla, que possam fazer a diferença em nosso país tão necessitado.” Rev. Augustus Nicodemus

28

O uça radio.comunhao.com.br

Martinho Lutero, João Calvino e John Knox. Em poucos anos, as bases do presbiterianismo brasileiro foram criadas: a primeira Igreja, no Rio de Janeiro (1862), o primeiro jornal, “A Imprensa Evangélica” (1864), o primeiro seminário, na capital carioca (1867). Já são 159 anos de história da denominação a partir do Rev. Simonton. Os últimos dados estatísticos da denominação (2016) mostram que são quase seis mil igrejas, mais de cinco mil congregações e mais de três mil pontos de pregações implantados no Brasil. São 82 sínodos, com cerca de nove mil pastores, quase 25 mil presbíteros, mais de 33 mil diáconos e mais de um milhão de membros.

Além disso, são muitas escolas, oito seminários teológicos e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em agosto, por ocasião do culto de comemoração pelos 159 anos da instituição religiosa no Brasil, realizado no auditório Ruy Barbosa, da Universidade Mackenzie, em São Paulo, o Rev. Augustus Nicodemus, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja, fez uma explanação da história. “A denominação tem buscado manter os pilares da Reforma, que consistiam numa combinação de devoção, amor a Deus, precisão doutrinária e envolvimento com a sociedade em geral. A igreja prima pelo ensino da escritura sagrada, a boa teologia, a qualidade moral e intelectual de seus pastores e cuida de seus membros em suas igrejas locais”, declarou. Em seu legado de histórias, implantação de igrejas, pregação do Evangelho e os novos convertidos, o maior obstáculo da denominação é o trabalho voluntário que, segundo o pastor, é feito através do convencimento. “Nem todas as pessoas pensam da mesma maneira, mas a igreja está há mais de 150 anos executando este trabalho e esperamos que ainda o realize por muitos anos pela frente. A esperança em Deus e o olhar para o futuro não significam um abandono do presente. Muito pelo contrário, lutamos e continuaremos lutando para dar educação de qualidade, alimentar os carentes e lutar pelos direitos das pessoas no agora”, concluiu. comunhao.com.br





LIVRO Cariacica em Versos

FILME Os Incríveis 2

Cinthia Pretti

Brad Bird

Por: Andrea Espindula | diaadia@nxte.com.br

ACONTECEU COM A GENTE

FÉRIAS DAS CRIANÇAS Nesta época de férias, sempre surge aquela dúvida sobre o que fazer com a criançada. Quer apresentar algumas brincadeiras simples, divertidas, baratas e saudáveis? No caso de irmãos, prefiro as não competitivas. Uma delas pode ser o piquenique, incentivando as crianças a escolher os quitutes e a participar da preparação. Se desejarem, elas podem convidar os vizinhos. A segunda opção são os fantoches de meias. Use e abuse dos retalhos para fazer cabelos, língua, olhos e acessórios. Monte a casa com papelão e invente histórias para contar. Com certeza darão boas risadas. Por último, que tal brincar de escolinha? Uma dinâmica que os pequenos amam é imitar os professores. É possível simular atividades e inventar matérias escolares diferentes. Aproveite! Mais ideias no site.

Para fazer pintura em sabonete, primeiro vamos separar os materiais. Tinta acrílica ou de tecido. Pincéis macios. Sabonete. 32

Ouça radio.comunhao.com.br

Vi na TV, num programa sobre aniversários, uma ideia interessante: a criança convidada não compraria presentes, mas daria algo que já tivesse em casa para o aniversariante. A mensagem era evitar o consumismo infantil e perceber o valor afetivo dos seus brinquedos. Contei para meu filho de 5 anos, que aderiu à ideia para todos os aniversários seguintes. Já faz um ano que ele separa um brinquedo para dar como presente. Recentemente foi aniversário de 1 ano do filho da professora, e lá fomos nós escolher um presente. Eu queria que ele desse uma caixa de bolas que ganhou quando tinha 1 ano, mas relutou em abrir mão, apesar de não mais brincar com ela. Sugeri que desse o grande jacaré de pelúcia que ficava sobre o tapete do seu quarto. Desta vez ficara em dúvida, mas teria que decidir. Ele olhava para o jacaré, e o jacaré olhava para ele. Superada a triste despedida, embalamos e lavamos para o aniversário. Ao entregá-lo, a mãe do bebê, carinhosamente, agradeceu, e eu expliquei o motivo do brinquedo já “usado”. Ao dizer que ele sempre escolhe um brinquedo para dar e desta vez ele tinha escolhido o jacaré, veio dele a singela explicação. “Eu queria dar um brinquedo que eu gosto, mas eu já estou grande e assim ele vai gostar também.”

Desenhar no sabonete a imagem escolhida.

Usar o branco para dar luz.

comunhao.com.br


Visite o blog Dia a Dia em comunhao.com.br.

ORIGEM DA PIZZA

FRASE “Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.” Lucas 13:24

PRESENTE PERSONALIZADO O que acha de ganhar um presente quando você tem certeza de que ele é único? Quando você abre a embalagem – e ela é bem diferente – e vê um mimo feito exclusivamente para você! Essa é a tendência do mercado, a personalização dos presentes, que deixaram de ser uma “lembrancinha” e se tornaram algo com valor agregado. Nesta coluna, há quatro meses tenho colocado dicas e ideias de presentes simples, fáceis de fazer, mas que com valor significativo para quem recebe e, por que não? Para quem dá? O personalizado é exclusivo, é atemporal, não se pode medir em valor financeiro. Quem recebe pensa: “Que legal! Alguém pensou em mim na hora da produção, parou para executar esta peça e estou recebendo algo que não se compra em loja, não se vê em qualquer lugar. Me sinto importante!”. O mais gratificante de presentear dessa forma é a reação de quem recebe, é o melhor pagamento. Vale o tempo investido, pois demonstra sensibilidade e carinho pelo outro. Comece agora e presenteie com exclusividade!

Apesar da origem egípcia da massa, foram os napolitanos, mais precisamente na península da Etrúria, que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à pizza, servindo-a em fatias dobradas como um sanduíche. Quem podia colocava queijo, pedaços de linguiça e ovo, incrementando a cobertura. A novidade se espalhou por toda a Itália e caiu no paladar da corte de Nápoles. Em 1830, Rafaelle Esposito criou a primeira pizza com formato circular para servir à rainha Margherita, sendo esta coberta com queijo branco, tomate e manjericão, formando assim as cores da bandeira italiana. O êxito fez dele um bem-sucedido comerciante que produzia e vendia um alimento aperfeiçoado da popular massa de pão, coberta com torresmos, azeitonas e queijo que abastecia as mesas das famílias mais pobres: a pizza. A pizza é o prato mais popular da Itália, com uma grande variedade de sabores e coberturas com diversos tipos de salames secos, defumados e queijos. Chegou ao Brasil através de navios imigrantes e se manteve exclusivamente nas colônias italianas até os anos 1950, até se disseminarem por todo o país, transformando-se assim em um dos nossos mais saborosos pratos. Luiz Quintanilha

Veja o vídeo tutorial na integra no blog Dia a Dia em comunhao.com.br

Escrever a frase que quiser.

comunhao.com.br

Pintar uns detalhes no cacto.

Envernizar com esmalte incolor e usar normalmente.

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

33


DEVOCIONAL

AGOSTO 2018

No programa Devocional deste mês, encontramos passagens no livro de Romanos e primeira carta aos Coríntios. Os textos tratam de temas como simplicidade e cuidado de Deus, amor, esperança e alegria. Em uma delas, há a mensagem: “Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nEle, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!”– Rm 15: 13. O versículo mostra que independente de quaisquer circunstâncias, é em Deus que precisamos depositar nossa confiança, pois Ele pode dar a esperança do nosso futuro.

ROMANOS 5: 12-21 “... Mas existe uma diferença entre o pecado de Adão e o presente que Deus nos dá.” Rm 5: 15

D

re a Comp timas l sua. Ú ades unid

29

ROMANOS 9: 30-33; 10: 1-21 “Se você disser com a sua boca: ‘Jesus é Senhor’ e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo.” Rm 10: 9

5

S 30

ROMANOS 11: 1-24 “Vejam como Deus é bom e também é duro. Ele é duro para os que caíram e bom para vocês, se continuarem sempre confiando na bondade dEle. Senão, vocês também serão cortados.” - Rm 11: 22

6

ROMANOS 6: 15-23

T 31

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.” Rm 6: 23

ROMANOS 11: 25-36 “Quem já deu alguma coisa a Deus para receber dEle algum pagamento?” Rm 11: 35

7

ROMANOS 7: 1 -25

ROMANOS 12: 1-21 “No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas.” Rm 12: 18

1

8

ROMANOS 8: 1-17 “As pessoas que vivem de acordo com a sua natureza humana não podem agradar a Deus.” Rm 8: 8

Q

2

S

ROMANOS 8: 18-39

ROMANOS 14: 1-23; 15: 1-4

“Em todas essas situações, temos a vitória completa por meio daquele que nos amou.” – Rm 8: 37

“Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.” Rm 14: 12

3

10

4

1 CORÍNTIOS 12: 1-31 “Há diferentes habilidades para realizar o trabalho, mas é o mesmo Deus quem dá a cada um a habilidade para fazê-lo.” 1 Co 12: 6

ROMANOS 16: 1-27

1 CORÍNTIOS 7: 1-40

“Mando saudações a Rufo, trabalhador que tem se destacado no serviço do Senhor, e à mãe dele, que sempre me tratou como filho.” – Rm 16: 13

“Cada um deve continuar como era quando aceitou o chamado de Deus.” 1 Co 7: 20

13

1 CORÍNTIOS 1: 1-31

1 CORÍNTIOS 8: 1-13 “... Todos nós temos conhecimento. Porém, esse tipo de conhecimento enche a pessoa de orgulho; mas o amor nos faz progredir na fé. A pessoa que pensa que sabe alguma coisa ainda não tem a sabedoria 21 que precisa.” 1 Co 8: 1-2

1 CORÍNTIOS 2: 1-16 “Porém, como dizem as Escrituras Sagradas: ‘O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que O amam’.” 1 Co 2: 9

ROMANOS 15: 5-13

22

1 CORÍNTIOS 15: 35-58 “...Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito.” 1 Co 15: 58 30

1 CORÍNTIOS 10: 14-33 “Ninguém deve buscar os seus próprios interesses e sim os interesses dos outros.” 1 Co 10: 24

1 CORÍNTIOS 5: 1-13

18

1 CORÍNTIOS 15: 1-34 “Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo.” 1 Co 15: 19

1 CORÍNTIOS 10: 1-13

24

“Então vamos comemorar a nossa Páscoa, não com o pão que leva fermento, o fermento velho do pecado e da imoralidade, mas com o pão sem fermento, o pão da pureza e da verdade.” – 1 Co 5: 8

28

29

“Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado, para não cair.” 1 Co 10: 12

1 CORÍNTIOS 4: 1-21 “A minha consciência está limpa, mas isso não prova que sou, de fato, inocente. Quem me julga é o Senhor.” 1 Co 4: 4

1 CORÍNTIOS 14: 1-40 “Portanto, façam tudo com decência e ordem.” 1 Co 14: 40

1 CORÍNTIOS 9: 1-27

23

17

“Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nEle, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!” – Rm 15: 13

11

16

1 CORÍNTIOS 13: 1-13 “Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.” 1 Co 13: 3

“Por isso corro direto para a linha final. Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe.” 1 Co 9: 26

1 CORÍNTIOS 3: 1-23 “Eu plantei, e Apolo regou a planta, mas foi Deus quem a fez crescer.” 1 Co 3: 6

26

27

20

“De fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.” 1 Co 1: 18

ROMANOS 13: 1-14 “Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei.” Rm 13: 8

ROMANOS 9: 1-29

S

1 CORÍNTIOS 6: 1-20 “Alguém vai dizer: ‘Eu posso fazer tudo o que quero.’ Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: ‘Posso fazer qualquer coisa.’ Mas não vou deixar que nada me 19 escravize.” – 1 Co 6: 12

15

9

“Mas quem é você, meu amigo, para discutir com Deus? Será que um pote de barro pode perguntar a quem o fez: ‘Por que você me fez assim?” Rm 9: 20

ROMANOS 15: 14-33 “Para não construir sobre alicerces colocados por outros, tenho me esforçado sempre para anunciar o Evangelho nos lugares onde ainda não se falou de Cristo.” – Rm 15: 20

14

“Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço.” Rm 7: 19

Q

Assine o devocional e receba todos os dias o vídeo em seu celular. Ligue (27) 2123-6520 ou acesse loja.comunhao.com.br.

12

ROMANOS 6: 1-14 “Pois, se fomos unidos com Ele por uma morte igual à dEle, assim também seremos unidos com Ele por uma ressurreição igual à dEle.” Rm 6: 5

O conteúdo está disponível para ser lido e ouvido no site da Comunhão. Acesse www.comunhao.com.br; ouça e compartilhe os devocionais diários e os textos bíblicos na versão da Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH). O programa também pode ser acompanhado em radio.comunhao.com.br e na Deezer.

31

1 CORÍNTIOS 11: 1-34 “Sigam o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo.” 1 Co 11: 1

25

1 CORÍNTIOS 16: 1-24 “Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes. Que tudo o que vocês fizerem seja feito com amor.” 1 Co 16: 13-14

2 CORÍNTIOS 1: 1–24; 2: 1-4 “Enquanto vocês nos ajudam, orando por nós, assim Deus responderá às muitas orações feitas em nosso favor e nos abençoará; e muitos lhe agradecerão as bênçãos que Ele nos dará.” 2 Co 1: 11 1

Este programa de leitura bíblica é parte integrante da Agenda Comunhão 2018 – Copyright ® 2008 - Todos os direitos reservados

34

loja.comunhao.com.br

comunhao.com.br



POLÍTICA por Rodrigo Martins

BANCADA EVANGÉLICA: QUAL A CONTRIBUIÇÃO PARA A POLÍTICA NACIONAL?

Saibam quem são os políticos que representam os cristãos, seus projetos para o Brasil e quais deles são ficha limpa

A

CONTEÚDO DISPONÍVEL EM ÁUDIO

participação de evangélicos no âmbito político brasileiro tem se mostrado crescente desde as eleições para a Assembleia Nacional Constituinte nos anos de 1987 e 1988, revelando que a religião tem sido cada vez mais presente e atuante na esfera pública. Desde então, os parlamentares evangélicos têm conquistado seus espaços, sendo eleitos para deputados estaduais, federais e senadores, buscando, assim, defender suas posições e convicções, além de participar diretamente nas decisões de políticas públicas. O parlamento brasileiro também tem se caracterizado pela grande quantidade de 36

Ouça radio.comunhao.com.br

frentes parlamentares criadas nos últimos anos. Dentre essas, a Frente Parlamentar Evangélica (FPE), mais conhecida como Bancada Evangélica, tem por intuito defender a vida, a família e a liberdade religiosa. De acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), a Bancada Evangélica, na verdade, deve ser referida como Frente Parlamentar, pois não abarca um agrupamento partidário, e sim compreende a reunião de um grupo de parlamentares de diversos partidos que lutam por uma causa em comum. O principal critério para registro de uma frente é reunir assinaturas de um terço dos membros do Congresso (198 parlamentares) ou o mesmo número de deputados. Além disso, as frentes devem ser reinstaladas a cada nova legislatura, procedimento adotado também para as comissões especiais

e comissões parlamentares de inquérito. A exigência se justifica pelo fato de que alguns parlamentares, que aderem às frentes, não se reelegem, o que altera o primeiro requisito de 198 assinaturas. Cada frente precisa ainda nomear um representante.

COMPOSIÇÃO

A FPE do Congresso Nacional registrada, em 2015, para a 55ª Legislatura (2015-2019), é composta por 203 signatários, conforme informação oficial da Câmara dos Deputados – há nela muitos católicos, inclusive praticantes, ligados à Renovação Carismática, e muitos deputados eleitos com apoio de igrejas evangélicas, por conta de compromissos regionais, mas que não são vinculados a elas. Deste total, temos 80 deputados e um senador que se destacam no cenário político atual como os mais atuantes. O deputado comunhao.com.br


Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) aparece como líder do governo, os deputados Gilberto Nascimento (PSC-SP) e João Derly (REDERS) como lideranças partidárias e o senador Magno Malta do Partido da República, do estado do Espírito Santo (PR-ES), como destaque nas decisões políticas. Na Câmara dos Deputados, em 2016, segundo ano da atual legislatura, 32 dos deputados que compõem a Frente Parlamentar Evangélica mudaram de partido. Com o crescimento de vinculados, o PRB se consolida como partido mais forte da frente. O DEM, o PMDB e o PSD chamam a atenção pelo significativo crescimento de filiações. Em contrapartida, o PSC e o SD apresentaram perda de deputados. Estas mudanças significam redução considerável nas filiações a partidos identificados como “de esquerda”, o que reafirma a tendência conservadora da bancada. A força da Assembleia de Deus como igreja que predomina na frente evangélica

COMPARATIVO TOTAL DE PARLAMENTARES NO CONGRESSO E TOTAL DE PARLAMENTARES NAS FRENTES PARLAMENTARES: Câmara dos Deputados

FPE: 199

FPA: 227

(39%)

FPSP: 299

(44%) (58%) Total: 513

Senado Federal

FPE: 4

FPA: 27

(0,05%) (33%)

FPSP: 0

(0%)

Total: 81 Legenda: FPE (Frente Parlamentar Evangélica – “bancada evangélica”); FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária – “bancada ruralista”); FPSP (Frente Parlamentar da Segurança Pública – “bancada da bala”)

comunhao.com.br

fica mantida, seguida da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e da Igreja Batista. Mais da metade dos parlamentares que compõem a FPE na Câmara pertence a estas três igrejas. O presbiterianismo configura uma força entre as igrejas históricas. Os demais parlamentares seguem distribuídos em 22 denominações diferentes.

POLÍTICA

“Se não temos candidatos hoje à altura de nossas exigências, devemos trabalhar para que no médio e longo prazo eles possam ser formados. É preciso votar com consciência” – Davi Lago, pastor e mestre em Teoria do Direito pela PUC-MG

Na 55ª Legislatura, a FPE participou de alguns diálogos importantes e polêmicos no Congresso, dentre eles, o mais atual, sobre a flexibilização do aborto. Atualmente, o aborto é permitido no Brasil em casos de estupro, risco à gestante, quando há comprovação de fetos anencéfalos (sem cérebro ou com má-formação cerebral) ou por decisão do STF. No final do ano de 2017, como forma de proteção aos seus ideais, a frente realizou uma manobra política, durante a votação das PEC 181 e 58, que pretendiam ampliar de 120 para até 240 dias a licença maternidade de mães de bebês prematuros, incluindo, no texto final, do relator Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), outras propostas de mudanças constitucionais. O inciso III do artigo 1º da Constituição Federal incluirá entre os fundamentos do Estado Democrático de Direito a “dignidade da pessoa humana, desde a concepção”. E o artigo 5º passará a afirmar que “todos são iguais perante a lei desde a concepção”. A inclusão da expressão “desde a concepção” tem o mesmo objetivo de propostas como o Estatuto do Nascituro, que confere proteção jurídica, através da lei civil e penal, a todo ser humano concebido, mas ainda não nascido. Movimentos feministas afirmam que, se implementada, a mudança será o primeiro passo para criminalizar o aborto em todos esses casos. Ressaltam que, apesar de não modificar automaticamente a legislação relacionada ao direito ao aborto, abrirá uma insegurança jurídica porque iguala os direitos do embrião, que não tem atividades cerebrais, ao da mulher. Isso poderia fazer com que se considerasse que, mesmo em casos de estupro, por exemplo, o feto teria direito à vida e esse direito se sobreporia ao direito da mulher. Além deste tema que tramita no Congresso, a FPE participa de outros debates. O senador Magno Malta (PR-ES) é autor da proposta legislativa, PLS 360/2018, que prevê a inserção no currículo da educação básica, como tema

transversal, os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição. Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) prevê conteúdos obrigatórios na educação básica, que vai da educação infantil até o ensino médio. Dentre eles, estão a Língua Portuguesa, Matemática e Artes, por exemplo. O texto da PLS 360/2018 prevê a inclusão de projetos e pesquisas sobre temas transversais, como os direitos humanos e a prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente. A Frente Parlamentar Evangélica, sob a presidência do deputado Takayama (PSC-PR), desde março de 2017, deixou clara sua posição em diversos debates no Congresso, dentre eles a votação contrária ao fim da imunidade tributária para entidades religiosas e aos Projetos de Lei 5002/2013 e 7582/2014. Tais projetos tratam, respectivamente, do direito de toda pessoa ao reconhecimento de sua identidade de gênero, que se explica pela vivência interna e individual do gênero tal como cada pessoa o sente, a qual pode corresponder ou não com o sexo atribuído após o nascimento e ao crime contra pessoas consideradas LGBT (homossexuais e transexuais) como circunstância qualificadora do crime de homicídio (LGBTcídio) e sua inclusão no rol dos crimes hediondos.

PROCESSOS

O que muitos podem não acreditar é que destes parlamentares engajados nas causas sociais e morais, 32 deputados seguem com processos em sua maioria por acusações como peculato (furto ou apropriação de bens ou valores públicos), improbidade administrativa, corrupção eleitoral, abuso de poder econômico, sonegação fiscal, formação de quadrilha e corrupção. Destes, 11 são réus. Sabino Castelo Branco (PTB-AM), por exemplo, responde por

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

37


POLÍTICA

DICAS DE LEITURA BRASIL POLIFÔNICO Davi Lago Mundo Cristão

CRISTIANISMO E POLÍTICA Robinson Cavalcanti Editora Ultimato

peculato, crime tributário, captação ilícita de recursos, dentre outros. A ficha judicial de Zé Vieira (PR-MA) é também bastante extensa. Celso Jacob (MDB-RJ) possui em sua ficha nada menos do que 21 processos, tendo sido condenado em seis, em sua maioria por improbidade administrativa e danos ao erário.

REFERÊNCIA

Uma referência para os evangélicos, Davi Lago é escritor e cientista político. Suas ideias realistas inspiram muitas pessoas que, apesar de sua religião, buscam informações coerentes sobre questões polêmicas da atualidade, que muitas vezes, através de uma visão jovem, como a dele, conseguem uma ajuda para entender o mundo em que vivemos hoje. Quando questionado sobre a crise e os caminhos para o futuro do Brasil, Davi Lago é bem objetivo. “Toda crise é uma grande oportunidade de reconstruirmos o Brasil e de lançarmos novas bases. Claro que algumas coisas são prioridades, e uma delas é a educação. As faculdades do país parecem interior de um presídio, o que mostra que algo precisa ser feito. Em nenhum dos rankings você vê uma universidade brasileira entre as 100 melhores do mundo, e isso não está em sintonia com a nossa pujança econômica. O Brasil é a 10ª economia do mundo, apesar de tudo, e caminha para se tornar a quinta economia mais pulsante do planeta, de acordo com analistas”. Além de defender uma reforma na educação do país, Lago aponta mais quatro eixos que precisam ser observados para que o país volte a prosperar. Um deles é o que ele chama de “uma nova atitude cidadã” e se enche de esperança 38

Ouça radio.comunhao.com.br

ao analisar que os jovens estão participando mais das questões políticas. “Os antigos chamavam de ‘virtude cívica’ – o interesse pelas questões nacionais. Desde a reabertura democrática no Brasil, é a primeira vez que há um interesse tão grande da juventude na pauta pública e isso é positivo para o país: uma cidadania mais participativa. Com esses meios de comunicação novos, temos mais possibilidades disto ocorrer”, analisa. Davi Lago ainda cita a desburocratização, tendo como exemplo a demora para se despachar um contêiner, hoje em dia, no Brasil. “Os portos brasileiros demoram 13 dias para embarcar um contêiner, enquanto outras nações em um dia resolvem tudo”, mas sua maior preocupação é quanto a violência, segundo Davi, “a violência aumenta quando aumenta a injustiça. Essa é uma visão bíblica, da tradição judaico-cristã. Nós resolvemos a violência reduzindo a injustiça, ou seja, quanto maior a justiça, a consequência é paz”.

CONSCIÊNCIA

Segundo o escritor e cientista político, “A Bíblia incentiva o empenho do povo de Cristo no estabelecimento de boas leis e um bom governo. A Bíblia aponta para a transformação da sociedade. O evangelho todo inclui a transformação social”. Entretanto, ressalta, “nossa atual crise não deve nos encaminhar ao cinismo e desalento. Precisamos assumir nossas responsabilidades. Se não temos candidatos hoje à altura de nossas exigências, devemos trabalhar para que no médio e longo prazo eles possam ser formados. É preciso votar com consciência”. Davi Lago nos lembra da importância do voto e reforça a necessidade de decidir, por pior que seja o cenário. “No curto prazo não adianta ser omisso, não resolve fugir do problema, negar a realidade. Não decidir já é uma decisão: é optar pela covardia. É necessário ter discernimento, paciência e, sobretudo, amor a Deus e ao próximo”. Portanto, é muito importante que se observe atentamente em quem se deve votar. Não apenas por uma convicção ideológica. O histórico do político precisa ser analisado, para que a decisão no momento de digitar o número do candidato seja a mais coerente possível com suas próprias crenças morais e éticas. Dentro da bancada evangélica, existem muitos políticos, também, que possuem a ficha limpa. Então, antes de apertar a tecla “confirma”, pesquise, estude, investigue a vida pregressa do candidato e decida quem realmente merece seu voto de confiança.

PROCESSOS CONTRA PARLAMENTARES CONGRESSO X FPE Total de parlamentares Parlamentares com processo Parlamentares da FPE FPE com processo Deputados federais 142 28%

513

Deputados da FPE: 32 16%

199

Deputados da FPE x Total de deputados com processo 32 23%

142

Senadores 30 37%

81

Senadores da FPE 3 75% Senadores da FPE x Total de senadores com processo 3 10%

4

30

Total de parlamentares 172 29% Total de parlamentares da FPE 35 17%

594

203

Parlamentares da FPE x Parlamentares com processos 35 20%

172

Legenda: FPE (Frente Parlamentar Evangélica – “bancada evangélica”); FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária – “bancada ruralista”); FPSP (Frente Parlamentar da Segurança Pública – “bancada da bala”)

comunhao.com.br



ENTREVISTA

Fotos: Paulo Tauil

por Rafael Ramos

David A. R. White fala sobre “Deus Não Está Morto – Uma Luz na Escuridão” e sobre a importância da igreja apoiar o cinema cristão: “Se a igreja não apoia, aí tem um buraco”

C

om mais de duas décadas dedicadas ao cinema cristão, o americano David A. R. White, de 48 anos, esteve no Brasil divulgando o terceiro filme da franquia “Deus Não Está Morto”, iniciada em 2014, e com o segundo título lançado em 2016. Intérprete do Reverendo Dave Hill nos três longas, o novo título traz agora o personagem no centro da história, quando um incêndio criminoso destrói a igreja que ele dirigia no campus de uma universidade, algo que desencadeia uma batalha entre Dave e seu antigo amigo Thomas Ellsworth (Ted McGinley), o presidente da universidade. Com estreia no Brasil marcada para o dia 30 de agosto, “Deus Não Está Morto – Uma Luz na Escuridão” traz de volta antigos personagens já conhecidos pelo público que conferiu os dois filmes anteriores, e levanta a questão sobre a relevância da igreja na sociedade. Em entrevista exclusiva à Revista Comunhão, o ator, produtor e também sócio da Pure Flix, empresa que detém grandes títulos lançados no Brasil, como “Você Acredita? (2015)?”, falou sobre a expectativa para o projeto, que vai virar uma série de TV, e também adiantou algumas novidades do filme sobre o resgate dos jovens na caverna na Tailândia. Desde o início já havia a pretensão de transformar “Deus Não Está Morto” em uma trilogia ou as coisas foram acontecendo meio que por acaso? 40

Ouça radio.comunhao.com.br

A gente sempre quis fazer três filmes na verdade. Mas não esperávamos que o prinerio fosse fazer o sucesso que fez (o filme arrecadou mais de 140 milhões de dólares no mundo). Mas, de qualquer forma, a gente estava planejando outros dois filmes. Na trilogia, você dá vida ao Reverendo Dave Hill, que fazia pequenas pontas no primeiro filme. Já em “Deus Não Está Morto 2”, ele ganha mais destaque e agora é o protagonista de “Deus Não Está Morto – Uma Luz na Escuridão”. O que o público pode esperar desse personagem, quando for conferir o filme nos cinemas? O Reverendo Dave sempre estava meio que ao lado das pessoas e as ajudando a fazer o que tinham que fazer, mas acho que em nossas vidas há aquele momento em que o foco vem para nós, e esse foi o momento de ele estar no foco das atenções. Um dos pontos que os três filmes tocam é a intolerância religiosa. Acredita que esse é o grande desafio da igreja no século atual? Eu acho que tem dois lados nessa história com a intolerância religiosa, onde sempre separa o Estado da igreja. Nesse filme a gente faz a pergunta: “A Igreja é relevante hoje? comunhao.com.br


Tem propósito da igreja existir?” e também paralelo a isso tem uma história individual de muitos personagens. Em uma das entrevistas sobre o filme, você disse que ele não é sobre os cristãos contra os vilões, mas sobre dois lados diferentes, que não estão ouvindo uns aos outros. Acredita que o segredo é a igreja parar de ver o outro como vilão, mas abrir um diálogo justamente com quem pensa diferente? A gente trabalhou para que a história do filme seja orgânica e autêntica. Realmente a vida não tem vilão. A vida tem circunstâncias. Quando o Reverendo Dave fala que “Deus é bom o tempo todo e o tempo todo Deus é bom”, isso é verdade, porque, quando todas as circunstâncias vêm, não há vilão. Quando entendermos isso, vamos trazer pessoas que pensam diferente e fazer a diferença por meio do amor de Cristo. Há muita similaridade de “Deus Não Está Morto” com o filme “Crash – No Limite (2004)”, ao trazer histórias de vida que se entrelaçam ao longo do que é contado na tela. Vimos muitos personagens do primeiro filme sendo desenvolvidos no segundo e outros retornando para o terceiro. Há a possibilidade de que personagens que não foram tão bem desenvolvidos no primeiro – como o caso da jovem muçulmana – voltem em outras sequências? Sim e no momento estamos trabalhando na série “Deus Não Está Morto” para a TV e a Ayisha (a jovem muçulmana do primeiro filme, interpretada por Hadeel Sittu, que é expulsa de casa por causa de sua fé em Cristo) é uma das protagonistas desse projeto. Como você vê a evolução e o amadurecimento da indústria do cinema cristão, antes conhecida por produções de qualidade questionável, e hoje é até estrelada por grandes artistas, como visto em “Maria Madalena (2018)”, que contou com Rooney Mara e Joaquin Phoenix no elenco? Eu acho que o filme sobre fé (faith film) é um gênero e a gente acabou sendo parte desse início para trazer e desenvolver esse gênero. Eu fico muito feliz, e essa conquista é por causa de pessoas que estão lá assistindo e que nos apoiam como um gênero real. A qualidade vai melhorando por causa dos resultados.

Estamos com expectativa para o filme “Sansão”, que estreia em breve, e estamos felizes porque também vai estrear aqui no Brasil (o filme tem estreia marcada para 27 de setembro deste ano e conta com Taylor James e Caitlin Leahy como protagonistas). A gente também vai lançar a sequência de “Invencível”, filme dirigido por Angelina Jolie em 2014, além de muitas outras produções. Nós lançamos de quatro a seis filmes nos cinemas por ano e a gente está juntando as peças do filme sobre os meninos da Tailândia. O que pode adiantar sobre esse projeto (a Pure Flix conseguiu os direitos para transformar o resgate dos 12 meninos em uma caverna na Tailândia)? O roteirista que está fazendo é o mesmo do filme do Tom Hanks – “Sully: o herói do Rio Rudson (2016)” – e estamos acertando todos os direitos. Como esse é um filme muito grande, iremos contar com outra produtora. Ainda não sei se vou atuar no filme, porque sempre depende de como estará o roteiro, se eu sentir que posso dar um bom serviço ao projeto e também de como vai estar a minha a agenda. E qual a importância da igreja apoiar o cinema cristão, principalmente a estreia de “Deus Não Está Morto – Uma Luz na Escuridão”, no próximo dia 30 de agosto? É muito importante esse apoio da igreja, primeiramente porque o filme é feito para ela, é feito para fortalecer os irmãos e para levantar o coração e o espírito deles e da igreja. O filme vai para todo mundo, mas, se a igreja não apoia, aí tem um buraco. “Deus Não Está Morto – Uma Luz na Escuridão” traz um tópico muito relevante, tanto para o Brasil quanto para os EUA, e alcança a parte mais escura da divisão política das nossas nações. Alcança os nossos jovens, que são o futuro.

O que é mais desafiador: ser diretor, produtor ou ator? Todos são grandes desafios e não interessa o que se faça. Eu creio que somos chamados por Deus para sermos excelentes no que fazemos. Assim como você é excelente no que faz, eu espero ser excelente no que faço também. E quais são os próximos projetos da Pure Flix após “Deus Não Está Morto – Uma Luz na Escuridão”?

“É muito importante esse apoio da igreja, primeiramente porque o filme é feito para ela, é feito para fortalecer os irmãos e para levantar o coração e o espírito” comunhao.com.br

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

41


ARTIGO Esly Regina Carvalho

POR QUE O PAI É IMPORTANTE?

É

o propósito de Deus que todas as pessoas tenham pai. Assim como Deus criou Adão e Eva, Ele criou também Mamãe e Papai. Nunca foi Sua intenção que as pessoas se desenvolvessem sem os dois. Cada um cumpre uma função diferente na criação dos filhos. A nossa cultura de mãe solteira vai contra os propósitos de Deus. Quero deixar claro que Deus ama a mãe solteira. Ele se enternece com a sua situação e se oferece como Marido (Isaías 54); mas faz isso porque Ele sabe que essa não é a situação ideal. Se os pais não fizessem falta, Deus não teria se dado ao trabalho de prover a Jesus um pai terrenal. Mas o Senhor colocou José na vida de Jesus, não apenas para lhe dar uma legitimidade social, mas também para que fosse o pai que lhe criasse. Aos 12 anos de idade, vemos que José seguia presente e envolvido na vida de Jesus. Naquela época, era aos pais judeus que se encarregava duas tarefas de enorme importância: tinha que ensinar uma profissão aos seus filhos para que tivessem como se sustentar, sustentar a sua família e não apelar ao roubo para a sobrevivência. Deveriam criar filhos produtivos. Também era o pai que tinha que ensinar a Bíblia a seus filhos. Não havia Bíblias impressas naquela época. Eram manuscritos copiados a mão pelo grande esforço dos escribas; portanto, Bíblia se aprendia memorizando. Tinha que guardar a Palavra de Deus no coração até porque poucos sabiam ler e escrever.

É o pai que transmite a imagem de Deus Pai. Nosso vínculo emocional com Deus está diretamente relacionado com a nossa relação paternal, consciente ou inconscientemente

Não há dúvida que Jesus teve uma perfeita intimidade com Deus, mas devemos apreciar a pessoa de José na vida dele. Quantas horas passaram juntos na carpintaria? Quantas coisas ele ensinou para Jesus que vieram da sua própria experiência? Quanto tempo será que ele gastou investindo na vida de Jesus para que Ele tivesse uma profissão e o conhecimento bíblico? Todas essas horas que ele gastava com Jesus transmitiam a importância que Ele tinha para seu pai e que sua formação era uma prioridade na vida de José. A Bíblia também ensina que o homem é o cabeça do lar. Uns anos quando voltava para casa atrás ouvi no rádio nos Estados Unidos que quando um jovem conhece Jesus, em torno de 17% das famílias também se convertem. Quando uma mãe conhece o Senhor uns 24 % das famílias se convertem. Mas quando o pai se converte, 94% das famílias seguem o Senhor. Acho que há uma mensagem nesses números! Aonde a cabeça vai o corpo vai atrás. Aonde o pai for, a família seguirá. Quando o pai vai bem, a família costuma ser estável e estruturada. Quando o pai vai mal, a família tem que ir contra corrente para não arrastar a todos, e a esposa acaba assumindo uma carga que não é sua. A tarefa do pai (e da mãe) é formar a pessoa de Jesus nas suas vidas. É o pai quem define a sexualidade dos seus filhos e das suas filhas. Da mesma maneira em que o espermatozoide define o sexo do bebe que vai nascer é também a confirmação masculina que vai definir a identidade sexual dos seus filhos e das suas filhas, segundo Gordon Dalbey. É o pai que vai reconhecer e afirmar a feminilidade da sua filha quando ela se torna mocinha. É ele que se alegra e afirma o fato de ter chegado a esta etapa do desenvolvimento da menina que se transforma em mulher. É o pai que afirma a masculinidade do seu filho e que ensina como ser homem pelo seu exemplo e guiando o menino no mapa da navegação à vida de homem adulto. Enfim, é o homem que faz a diferença.

Sabemos que José cumpriu essas duas tarefas na vida de Jesus: deu-lhe a profissão de carpinteiro, como ele o era, e lhe ensinou a Bíblia, porque vemos Jesus lendo as Escrituras de forma precisa e cômoda no decorrer do Seu ministério. Imagino as horas que os dois passaram juntos na oficina de carpintaria onde Jesus não só aprendia a serrar mas também a memorizar a palavra de Deus. É o pai que transmite a imagem de Deus Pai. Nosso vínculo Esly Regina Carvalho emocional com Deus está diretamente relacionado com a nossa é doutora em psicologia e relação paternal, consciente ou inconscientemente. Como nos dirige o ministério da Praça relacionamos com Deus tem tudo a ver com a forma em que nos rela- do Encontro. Dirige também a TraumaClinic e oferece cionamos com as nossas figuras de autoridade, especialmente o nosso formação em terapia pai. Se o pai foi severo e castigador, o filho cresce sentindo que Deus EMDR. É autora de vários é assim também. Se o pai foi bondoso e carinhoso, vamos acreditar livros cristãos e clínicos, mais facilmente nas bênçãos do Senhor. Muitas pessoas acabam tendo casada com missionário que curar sua relação com seu pai terrenal para pode desenvolver uma aposentado e curte sua relação em família, relação de intimidade emocional com Deus Pai. especialmente os netos!

42

Ouça radio.comunhao.com.br

comunhao.com.br



PLUGUE-SE

Obtenha conteúdos extras das obras sinalizadas no site da revista e na rádio da Comunhão.

PG

THAIANE SEGHETTO

A live faz parte do Acústico Tour-Música e Palavra, que conta com diversas participações especiais. É parte do CD Acústico que reúne os grandes sucessos de sua carreira, incluindo o tempo na banda Oficina G3.

Com uma roupagem diferente, o single tem arranjos com mais instrumentos, como baixo e bateria. A canção é a segunda série de lançamentos da cantora no canal da Musile Records no YouTube.

Ele Ressuscitou – Onimusic

PREGADOR LUO

DELINO MARÇAL

O rapper lançou a versão acústica, no formato voz e violão, da música que faz parte do álbum “Governe!”. A canção composta por Luo fala como ele se sente em relação ao mundo.

Inspirado na história do cantor, o álbum ressalta a importância de proteger-se das corrupções do mundo. O clipe da canção homônima do CD atingiu 100 mil visualizações, em 48 horas no YouTube.

FAEL MAGALHÃES

NIVEA SOARES

Referência no meio gospel como backing vocal, Fael chega com seu primeiro projeto solo da carreira. “Diferente” tem produção musical assinada por ele e traz uma linguagem eclética e congregacional.

Com produção de Gustavo Soares, a cantora agradou com a versão de “Reckless Love”, um dos 50 louvores mais tocados nos EUA. A live session da canção ultrapassa as 4 milhões de visualizações.

Minha Alma é Triste, Mas é Feliz Universal Music

Diferente - MK Music

Guarda o Meu Coração – MK Music

Ousado Amor – Onimusic

ARIETA MAGRINI

SHIRLEY CARVALHAES

Descoberta por meio do louvor na Igreja Batista da Lagoinha, Arieta se dedica à carreira solo. A canção “Eu Me Alegro Em Ti” faz parte da série de vídeos no Youtube e singles plataformas digitais da cantora.

Com mais de 40 anos de carreira, a cantora lançou o seu primeiro single e clipe pela MK Music. “Grito da Alma” foi a canção escolhida para ser o carro-chefe do seu novo projeto.

Eu Me Alegro Em Ti – Onimusic

Grito da Alma – MK Music

ASAPH BORBA

ALINE BARROS

A Festa Vai Começar – Sony Music

Integrante do álbum infantil “Imaginaline”, “A Festa Vai Começar” é a mais recente novidade no canal do Youtube e nas plataformas digitais da carioca.

Erguei Vossos Olhos – Som Livre

“Erguei Os Vossos Olhos” é um dos álbuns relançados pela Som Livre. Cerca de 40 discos da carreira de Asaph Borba serão disponibilizados nas plataformas digitais.

RESSURREIÇÃO

ATÉ O ÚLTIMO HOMEM

PAULO CÉSAR BARUK

Às vésperas de um levante em Jerusalém, surgem rumores de que o Messias judeu ressuscitou. Um centurião romano é enviado por Pilatos para investigar a ressurreição e localizar o corpo desaparecido de Jesus.

Durante a Segunda Guerra Mundial, um médico do exército norte-americano se recusa a pegar em uma arma para matar pessoas, mas ao contrário, arrisca sua vida para salvar seus companheiros. Porém, acaba sendo condecorado com a Medalha de Honra do Congresso.

Gravado ao vivo em São Paulo (SP), o disco reúne um repertório com novos arranjos em versão acústica para grandes clássicos da música de louvor e adoração.

Sony Pictures

44

Fala Comigo – Musile Records

Ouça radio.comunhao.com.br

Diamond Films

Piano e Voz, Amigos e Pertences 2 – Musile Records

comunhao.com.br


FRIDA VINGREN Isael de Araújo CPAD

Uma mulher do lar, pregadora do Evangelho, foi capaz de fazer muito, a fim de ganhar almas para Cristo. Traduziu a palavra, cuidou de enfermos, redigiu, compôs, ensinou, e tudo isso cheia do Espírito Santo.

Rick Warren – Editora Vida

Muita gente não sabe que método é utilizado para conhecer a Bíblia em profundidade. De acordo com Rick Warren, a chave para estudar a Bíblia é saber como fazer as perguntas certas.

MULHERES RENDIDAS AOS PÉS DE JESUS

UMA JORNADA DE AUTODESCOBERTA

Nina Targino – Mundo Cristão

Ian Morgan Cron e Suzanne Stabile - Mundo Cristão

Contar as histórias das personagens bíblicas femininas que se renderam aos pés de Jesus é falar de fé, honra, descobertas... É discorrer sobre o encontro de cada uma com aquele que transformou suas vidas.

Os autores apresentam o Eneagrama, que o incentiva a dar início a uma jornada de autodescoberta cheia de benefícios, de compaixão pelos outros e de amor por Deus.

PAULO, O MAIOR LÍDER DO CRISTIANISMO

TEMPO DE QUALIDADE COM A FAMÍLIA

Hernandes Dias Lopes – Editora Hagnos

Allen & Connie Hadidian e Will & Lindy Wilson – UDF

Quem era esse homem que provocava verdadeiras revoluções por onde passava? Como foi educado? Suas cartas ainda falam. Milhões de pessoas continuam sendo abençoadas ainda hoje pelo seu legado.

CRENÇA CRISTÃ AVALIZADA ALVIN PLANTINGA - Vida Nova

O autor argumenta que nós, seres humanos, não temos apenas faculdades cognitivas naturais, mas também detemos uma faculdade cognitiva natural, que nos permite formar crenças básicas sobre Deus.

Práticas de como formar o caráter de seus filhos em idade pré-escolar, mediante o enfoque em três áreas principais: a obediência, o crescimento espiritual e a unidade familiar.

REALIZE SEUS SONHOS Rinaldo Seixas – Mundo Cristão

Há ensinamentos preciosos neste livro, que nos desafiam a persistir diante das derrotas; a sonhar no que se vê tentando alcançar o que não se vê; a levantar-se no fracasso; a manter a fé, tentando sair da descrença.

DESCOMPLIQUE-SE

A SANTIDADE QUE LIBERTA

Richard Guerra – Thomas Nelson Brasil

John Eldredge – CPAD

Em “Descomplique-se”, o autor Richarde Guerra ajuda você a lidar com a ansiedade, buscando simplificar os seus relacionamentos com os princípios da Bíblia.

comunhao.com.br

12 MANEIRAS DE ESTUDAR A BÍBLIA SOZINHO

Ao ler este livro, você descobrirá, por meio de exemplos da vida de Jesus, o plano de Deus para a sua vida: restaurar você. Se está cansado de carregar o fardo de ser você, viva a vida de Jesus.

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

45


ENTREVISTA ESPECIAL por Priscilla Cerqueira

Fotos: Marco Juric

Fotos: Divulgação

CANTORA ADERIU A UM NOVO ESTILO MUSICAL E EM BREVE LANÇA TAMBÉM UM PROJETO INFANTIL

ALINE BARROS LANÇA “ETERNIDADE” U

ma das maiores cantoras gospel do país, Aline Barros, lançou esse mês de agosto nos principais serviços de Streaming de áudio e na Rádio Comunhão, seu mais novo single: “Eternidade”. A música vem com uma pegada mais moderna e eletrônica, estilo que a cantora ainda não havia aderido e diferente de todos os trabalhos que já fez. Se reinventar tem sido uma marca da carreira de Aline para se manter firme na música e alcançar sempre o sucesso. A cantora, que iniciou a carreira nos anos de 1990, passou por várias fases e consegue se adaptar ao estilo de mercado sem perder sua identidade. A nova canção recebeu milhares de elogios de internautas: “Muitas pessoas foram impactadas pela força e pelo poder de Deus com essa música. Cada detalhe, cada nota executada nos instrumentos e cada som foi algo inovador e tudo diferente do que já fiz”, celebrou. 46

Ouça radio.comunhao.com.br

Em entrevista exclusiva à Comunhão, Aline contou detalhes do novo trabalho musical, e ainda falou de outros dois projetos que serão lançados ainda esse ano. Confira! Recentemente você lançou o ImaginAline, para as crianças, e agora teremos o novo single “Eternidade”. O que motivou a compor essa letra? Sua necessidade do “Ide” aumenta a cada trabalho? Lançamos o ImaginAline com músicas voltadas às crianças, como o Senhor Antônimo e tantas outras canções. E elas estão amando, cantando de norte a sul do país. Agora lançamos a música “Eternidade”. Essa música é muito especial, porque fala do amor de Deus, maravilhoso e tão poderoso. Ela tem uma essência muito linda pela forma como foi criada e como Deus comunhao.com.br


“Se reinventar realmente não é fácil. Acho que a gente tem que estar aberto para coisas novas sem perder a essência e a sua característica. Manter o seu coração e toda a essência que Deus tem colocado dentro de nós”

nos deu. Ela. A canção também é uma parceria com o pastor Lucas. Foi um tempo de Deus, no momento que gravei, meu pai participou no estúdio e foi muito tocado pelo Senhor. Todas as vezes que ouço a canção, meu coração vibra. Eu sou tão ministrada pelo Senhor com essa canção que não tinha como não ser a primeira música do álbum. Realmente ela é especial por que veio do trono de Deus. Todas as pessoas que ouviram essa canção foram impactadas. Então, eu louvo a Deus por que é uma música que tenho certeza que vai abençoar milhares de pessoas e famílias no Brasil. Quem assina a produção do novo single “Eternidade” é o renomado produtor Johnny Essi. O resultado do trabalho te surpreendeu? O Johnny Essi ficou na produção dessa canção e de todo esse trabalho. Foi maravilhoso poder trabalhar com uma pessoa incrível, extremamente profissional e que captou minha vida, meu coração, pois eu disse que não queria perder minha essência, mas queria trazer algo moderno e novo para as pessoas. Foi super legal! Nós já vínhamos sonhando com esse projeto, Deus foi nos dando canções e as coisas foram acontecendo. “Eternidade” é a primeira de muitas que o público vai poder ouvir. É cada canção mais linda que a outra. Cada detalhe, cada nota executada nos instrumentos, cada som foi algo inovador. Realmente esse trabalho me surpreendeu. O que eu quero é apresentar algo diferente de tudo o que eu já fiz.

Antes da música ser lançada oficialmente você chegou a postar em seu Instagram um trecho dela, que recebeu mais de 25 mil visualizações e elogios. O quanto essa energia de seus seguidores “recarrega as baterias” para manter um ritmo tão forte de trabalho? Eu postei no instagram só um pedacinho da música e as pessoas foram muito abençoadas e ficaram na expectativa do lançamento dela toda. Mas todas as pessoas que ouviram a canção foram impactadas assim como eu. Isso é muito bom porque faz a gente acelerar o coração. É maravilhoso poder ter essa reciprocidade com as pessoas, a gente poder comunicar com eles e eles também se comunicarem com a gente. Sempre tento responder algumas perguntas e esclarecer algumas coisas, mas não dá pra fazer tudo, mas na medida do possível tenho me empenhado. Essa troca com o público é sensacional. Muitas pessoas até gravaram vídeo cantando a música à capela, com violão. Isso me alegra muito e é só o início do que virá. Entender isso é o segredo da felicidade? Essa canção é maravilhosa e poderosa. Ela fala a respeito de um Deus maravilhoso. Não existe nada que a gente possa fazer para

A nova canção tem a frase: “Senhor Tu é o meu maior tesouro, pois o que eu só ouvia, agora sei que é verdade. Os meus olhos enxerguem em todo tempo e em toda a parte”. Entender isso é o segredo da felicidade? A essência é a gente poder entender que o segredo da nossa felicidade é viver mergulhado no amor de Deus, pois quando a gente entende que estamos abraçados por um Deus que nos ama a vida se torna diferente, ou seja, nós nos tornamos diferentes. O amor de Deus é tão grande que nos constrange. Esse amor é maravilhoso e eu louvo a Deus por ter me dado essa canção, que eu posso falar a respeito desse amor para as pessoas através da minha voz. Quando nós entendemos que estamos mergulhados nesse amor a gente vive a vida de uma forma diferente, na sua plenitude e passamos a viver a vida que Ele quer que a gente viva aqui na terra. comunhao.com.br

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

47


ESPECIAL

“Estou vibrando com esse tempo que estou vivendo de muito trabalho e ousadia. Mas eu gosto desses desafios. Tenho certeza que vamos deixar marcas nessa geração” que Deus nos ame mais ou que a gente tenha feito para que Deus nos ame menos. Deus é Perfeito! A música nasceu de um tempo muito especial. A música tem um toque de Deus. Esse Deus tem atributos eternos. Nosso Pai é maravilhoso. Por isso que digo que as pessoas que ouviram essa canção ficaram impactadas pela força, pela grandeza e pela beleza desse Deus, pelo seu amor genuíno, incondicional. Ele é tudo pra nós. Estar mergulhada nesse amor é a melhor coisa que existe na vida. Por isso a escolha dessa canção para abrir o projeto? Viver a vida na sua plenitude é viver mergulhada no amor de Deus. É um privilégio poder sentir e falar do poder desse Deus, por isso que nós escolhemos essa canção pra ser a primeira música desse projeto lindo que é “Aline Barros 2018” e que será lançado pela Sony Music. Estamos muito felizes com tudo o que Deus está fazendo. Vocês vão desfrutar de uma música que vai mexer com o coração de vocês. Realmente a música tem um poder de ultrapassar as fronteiras dos limites e eu tenho vivido isso. Tenho sido muito abençoada com testemunhos de pessoas e milhares de pessoas que têm sido transformadas através das canções no Brasil, até mesmo de fora do país que ouvem minhas músicas. Elas têm chegado a lugares e países que eu nem imaginei, nem sonhava que estivessem lá. Minhas canções têm abençoado muitas famílias. Fui ministrar em uma Igreja em Paris, na França e uma senhora compartilhou comigo sobre os meus trabalhos que foram usados para abençoar a vida de muita gente. Fiz uma viagem de volta após uma apresentação e durante o voo fui surpreendida com um

48

Ouça radio.comunhao.com.br

bilhete em meu colo de uma pessoa dando um testemunho do que ela sonhava, da qual eu fazia parte. Essas coisas nos dão força para continuar a caminhada. Eu fico tão feliz e abençoada quando ouço pessoas testemunharem daquilo que elas tem sido abençoadas e repartir isso com a gente. Eu agradeço muito a Deus por Ele usar minha vida para realmente ser uma referência para esse tempo e ser instrumento nas mãos de Deus pra abençoar pessoas nessa geração. Uma das suas características mais marcantes é a facilidade em passear por diversos estilos, se reinventar sem perder sua identidade musical. Esse é o grande diferencial para se manter em destaque no cenário musical mesmo secular? Sim. Estou vivendo uma nova fase, um novo momento. Com a chegada também das plataformas digitais a gente tem que se adequar e entender de fato como tudo funciona. O meu coração sempre esteve aberto para novos desafios e para aprender. A Sony tem dado todo o suporte necessário nesse tempo e estamos crescendo juntos! Estou feliz com os novos projetos, com as novas ideias. Deus tem me levado a ser muito criativa nesse tempo não só para adultos mas para crianças também. Temos idealizado e sonhado tantas coisas. Então fiquem ligados que vai ser uma grande benção tudo o que tem chegado e que vai chegar para vocês em breve. Se reinventar realmente não é fácil. Acho que a gente tem que estar aberto para coisas novas sem perder a essência e a sua característica. Manter o seu coração e toda a essência que Deus tem colocado dentro de nós.

“Nós conseguimos trazer o equilíbrio para aquilo que é a minha essência e que a gente tem de moderno hoje. Então ficou algo maravilhoso”

comunhao.com.br


“Espero que vocês amem todas as canções porque todas elas nasceram no coração de Deus. Foi tudo muito lindo, pensado, sonhado e feito com muita excelência pra abençoar cada um de vocês”

Podemos esperar mais alguma novidade ainda para esse ano? Vou adiantar um pouquinho sobre esse novo projeto que é algo diferente de tudo o que eu já fiz. Não é só esse primeiro single que é especial, as outras canções também são maravilhosas e vão fazer parte do primeiro EP. Tem um pouco de som mais ousado, música mais eletrônica. Nós conseguimos trazer o equilíbrio para aquilo que é a minha essência e que a gente tem de moderno hoje. Então ficou algo maravilhoso. O Johnny conseguiu captar bem aquilo que estava no meu coração e muitas canções foram nascendo. Deus foi nos dando as músicas e saiu esse trabalho. Tenho certeza que vai abençoar a vida de vocês. Logo eu vou lançar um outro EP que será produzido pelo Hananiel Eduardo. Está lindo! Foi gravado no estúdio ao vivo. Então eu acho que vai realmente ser algo assim impactante. Esse trabalho com os produtores é a primeira vez. E graças a Deus tem sido uma experiência maravilhosa. São duas cabeças diferentes. Trabalhamos com o Johnny apontando para situação e com o Daniel apontando para outra. Todas elas tem a minha essência, tem meu coração, aquilo que eu carrego dentro de mim. Vai ser muito inovador, lindo e diferente de tudo o que eu já fiz. Então estamos com esses dois projetos que são maravilhosos. Estou vibrando com esse tempo que estou vivendo de muito trabalho e ousadia. Mas eu gosto desses desafios. Tenho certeza que vamos deixar marcas nessa geração. Esse ano o trabalho foi intenso para mim. Ainda não paramos e para esse segundo semestre teremos o lançamento de dois eixos que começa agora com o single “Eternidade”, que foi produzido pelo Jonny. E o segundo que gravamos ao vivo está sendo produzido pelo Hananiel Eduardo. São dois trabalhos maravilhosos que para mim está sendo novidade. Trabalhar com dois produtores ao mesmo tempo mas eu estou amando porque cada um está fazendo o seu melhor naquilo que sabe e estão fazendo com muito excelência, e isso é o que vale. Um é uma coisa mais ousada, moderna e eletrônica. Já o outro tem uma cara mais congregacional. Estou apaixonada pelos dois projetos. E eles serão lançados ainda esse ano. Fora isso nós temos uma grande novidade chegando para as crianças. Estou muito feliz e quero compartilhar isso com vocês. comunhao.com.br

Agradeço muito a Sony que tem abraçado esse projeto. Também agradeço de uma forma especial a minha família que tem me apoiado em tudo. Agradeço a Deus que me deu uma linda família e ela é um tesouro muito precioso que eu tenho. Espero que vocês amem todas as canções porque todas elas nasceram no coração de Deus. Foi tudo muito lindo, pensado, sonhado e feito com muita excelência pra abençoar cada um de vocês. Vamos com tudo” Algum projeto especial para os próximos dois anos? A gravadora tem suas estratégias, mas a gente já preparou tudo para esse segundo semestre. As datas de lançamento de cada trabalho, englobamos também os trabalhos infantis que tem uma característica muito especial para as garotadas. Em breve o público vai saber dessas novidades. Obrigada por essa oportunidade de poder compartilhar com todos os leitores de Comunhão esse meu momento. Meu desafio é encarar com a ajuda e muita oração da igreja, dos meus familiares principalmente meus filhos e meu esposo. Em todo o tempo temos sido desafiados a coisas novas. E Deus sempre tem algo novo para nós. Por isso, vamos precisar ficar com ouvidos atentos a tudo o que Ele tem para nós nesse tempo. Tenho certeza que esse novo de Deus chegou. E eu quero muito repartir isso com vocês. revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

49


ARTIGO Lincoln Baena

A FORÇA DO LOUVOR DIGITAL

N

osso caminho de louvor é diário. Cada vez que respiramos estamos reafirmando o milagre da vida, e esta conexão não precisa, nem deveria, ser feita apenas quando estamos na igreja. Por que não usar o que está ao alcance de nossas mãos para glorificar e reafirmar o nosso compromisso com Deus? Afinal, a música é uma forma de se comunicar com o Pai. Cada vez mais os avanços tecnológicos nos permitem estar juntos, não apenas nas comunidades das redes sociais e nos grupos de WhatsApp. Essas ferramentas servem de canais para louvar e o streaming de música é uma forma de glorificar a Deus que está bem no bolso, em cima da mesa, dentro da bolsa. Um celular e um fone de ouvido são suficientes para se alimentar de Deus no transporte para o trabalho. Uma conexão do smartphone com o aparelho de som do seu carro pode transformar o caminho para o colégio dos nossos filhos. As festas do fim de semana com os amigos podem ser animadas com o Canal Gospel tocando conectado a uma caixa de som portátil. Somos uma nação onde 32% da população se declaram evangélicos, segundo pesquisa Datafolha do fim de 2017. Junto ao nosso

“Nosso objetivo é transformar o mercado e levar cada vez mais conteúdo e diversidade de catálogo para o Brasil e para o mundo” crescimento, vem aumentando o espaço em telecomunicação e empresas têm visto a necessidade de se comunicar conosco de forma direta. Foi para isso que a Deezer, um dos maiores serviços de streaming de áudio do mundo, chamou para que me juntasse ao seu time em 2016. Desenvolvemos um projeto inovador, o primeiro e único streaming de música do país a ter um projeto exclusivo dedicado à música gospel. Afinamos a comunicação com diversas áreas de interesse desse nicho, incluindo artistas e gravadoras, além dos ouvintes. O resultado deste trabalho, iniciado no segundo semestre de 2016, foi um crescimento na audiência em 300%, desde que o Canal Gospel foi criado. Para efeito de comparação, o Canal Músicas Cristãs, que incluía também canções católicas, era o 11º canal de gênero mais ouvido na Deezer. Três meses após a criação, o Canal Gospel já era o 50

Ouça radio.comunhao.com.br

quarto no ranking da empresa e atualmente é o vice-líder, atrás apenas do Canal Sertanejo. Nosso trabalho tem ido além das barreiras do aplicativo. Desde o início, temos sido alicerces para impulsionar a adoção do streaming pelo público cristão e transformar o consumo digital em execuções legais. Nosso objetivo é transformar o mercado e levar cada vez mais conteúdo e diversidade de catálogo para o Brasil e para o mundo. Com a ampliação do projeto para a América Latina, em setembro estaremos na Expolit, principal feira voltada para o segmento cristão. A empresa também abriu as portas de sua sede em São Paulo e recebeu no estúdio mais de 30 artistas de música gospel, entre eles Fernandinho, Aline Barros, André Valadão, Kemuel, Gabriela Rocha, Cassiane, Priscilla Alcântara e Isadora Pompeo. O crescimento do público gospel na Deezer, a realização de todos esses projetos e a união desses artistas, gravadoras e agregadores para levar a música a milhões de ouvidos mereceu também uma celebração especial: o Deezer Gospel Day. Em duas edições, o palco e a plateia, lotada de artistas, produtores, empresários e diversos profissionais envolvidos no segmento da música cristã, formavam uma só unidade, para comemorar o crescimento da música gospel. Somos milhões, milhões de pequenos grãos de areia. Milhões de centelhas divinas. Cada um de nós pode e deve se conectar com Deus a qualquer momento, pois assim, pequenos e gigantes ao mesmo tempo, unidos por um só propósito, nos transformamos de gotas de oceano em mar.

Lincoln Baena é editor de música gospel da Deezer, único streaming com curadoria dedicada ao gênero

comunhao.com.br



PLUGUE-SE

CHRIS DURAN RECEBE HOMENAGEM EM ISRAEL

O cantor Chris Duran entrou para o hall dos homenageados em Israel ao ser contemplado com o título “Amigos de Sião”, uma honraria do Ministério do Turismo para personalidades públicas e chefes de Estado. Chris tem organizado viagens por meio de suas caravanas de eventos para divulgar o país. “Fiquei muito honrado em ter recebido a homenagem, pois abre as portas para futuros projetos artísticos que temos a intenção de realizar”, declarou.

Obtenha conteúdos extras das obras sinalizadas no site da revista e na rádio da Comunhão.

ATOR DE HOLLYWOOD RELATA MUDANÇAS COM EVANGELHO O famoso Anthony Hopkins, 80 anos, vencedor de 50 prêmios, incluindo um Oscar no cinema americano, se converteu ao Evangelho. Ao participar da 11ª Conferência Anual da LEAP, nos EUA, ele contou a mudança de vida ao abandonar o ateísmo e o alcoolismo. “Eu estava focado na destruição, mas eu pedi por ajuda e aconteceu. Meu vício era como ser possuído por um demônio, eu não conseguia parar. Eu sinto todos os dias, à medida que envelheço, que é tudo um milagre”, declarou.

PALAVRANTIGA GRAVA PRIMEIRO DVD

Em noite memorável, o grupo Palavrantiga gravou seu primeiro DVD em Vila Velha (ES). A banda, que ficou fora dos palcos por três anos, voltou com grande estilo, ao apresentar seus clássicos e canções inéditas para o público. “O que registramos nesse show de gravação foi o registro de um testemunho de que o Palavrantiga está vivo porque não parou de se mover no Eterno. Mostramos nossa força. O grupo vive porque só os vivos cantam, comemorou Marcos Almeida, líder da banda.

MINISTÉRIO SINTONIA LANÇA “TRANSBORDAREI”

Gravado em uma fazendo no interior do Espírito Santo e com a participação de amigos do grupo como figurantes, o Ministério Sintonia, um grupo de vocal e banda de jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia, da capital capixaba, inovou ao lançar o clipe da música “Transbordarei”. A canção, que fala da busca de Deus e da consolidação das suas promessas, teve Ed Oliver, que já produziu cantores como Aline Barros e Gabriela Rocha, como produtor em uma das guitarras.

WESLEI SANTOS EM PROJETO SOLO Ex-integrante do Preto no Branco, o cantor e produtor Weslei Santos resolveu seguir projeto solo independente. O novo projeto com canções próprias será lançado em outubro. O cantor não deu detalhes de como será, mas garantiu que o público vai gostar e será com o envolvimento da igreja. “Eu pretendo priorizar minha carreira porque estou vivendo coisas novas que Deus está me dando. Eu sou apaixonado por ouvir Igreja cantando. Quero ser um coadjuvante disso tudo. Este é o meu chamado”, comentou. 52

Ouça radio.comunhao.com.br

comunhao.com.br


MAIS DE 40 DETENTAS CONVERTIDAS NO RIO DE JANEIRO

O resultado de uma visita ao Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no presídio feminino Nelson Hungria (RJ), foi postado pela cantora Elaine Martins em suas redes sociais. “Que dia marcante. Mais de 40 mulheres levantaram as mãos reconhecendo Jesus como Salvador e se entregando a Ele. São 20 anos cumprindo essa missão que me faz tão feliz!”, celebrou na publicação no dia 10 de julho. A visita faz parte do seu projeto ‘Volte a Sonhar’.

NOVA MÚSICA DE SHIRLEY CARVALHAES

A cantora, que é referência na música pentecostal, completou 41 anos de carreira com uma nova música nas plataformas digitais. O “Grito da alma” faz parte do novo projeto, em formato digital, com a gravadora MK, celebrado em julho. A canção fará parte do novo álbum de Shirley “Sobrevivi”. “A primeira vez que ouvi essa música, chorei muito, porque ela fala daquele momento em que o sofrimento é tanto que não existem mais lágrimas. Eu creio que vai abençoar muitas vidas”, declarou.

THAIANE SEGHETTO LANÇA “FALA COMIGO”

A cantora, que vem se destacando como um dos talentos mais promissores da música cristã no país, lançou seu primeiro single nas plataformas digitais. “Fala comigo” é a segunda canção da série de lançamentos de Thaiane com o selo musical. De composição da própria cantora, a música veio com uma nova roupagem. “Tenho certeza que essa canção vai tocar o seu coração também! Ao cantá-la, você busca uma direção de Deus para tua vida e escolhe sempre estar nos caminhos Dele”, diz.

ÁLBUM DE MICHELLE NASCIMENTO A CAMINHO Foto: Priscila Ramalho

A cantora divulgou que está na fase final da produção de seu próximo álbum, quase todo autoral. “Assim na Terra como no Céu” está previsto para ser lançado no segundo semestre. Michelle esteve no estúdio da MK Music acompanhada de seu pai e produtor, Tuca Nascimento, e da diretora artística da gravadora, Marina de Oliveira, para os ajustes finais do novo trabalho. “O CD está lindíssimo! Todos irão se surpreender positivamente”, contou Marina.

YOUTUBE SPACE RIO COM CONTEÚDO CRISTÃO

TON CARFI REGRAVA LOUVOR COM FUNKEIRO MC LIVINHO

Ton Carfi firmou parceria com o funkeiro MC Livinho. Amigos de décadas, eles gravaram a nova versão do louvor ‘Minha Vez’. “Quando lancei a primeira versão, recebi vários comentários de pessoas dizendo que precisavam ouvir aquela mensagem. Esta música um tem potencial muito grande”, explica Ton. A expectativa é que a canção “Alcance o Brasil inteiro. Estamos trazendo este som para tocar no coração de vocês. Dessa vez não é dançante, mas sim uma mensagem a ser passada com meu irmão”, diz Livinho. comunhao.com.br

A cantora Pamela esteve no YouTube Space do Rio de Janeiro e aproveitou a oportunidade para gravar conteúdo para seu canal, onde fala sobre sua fé e dá dicas de moda e beleza. A artista também fez um ensaio fotográfico inspirado na Copa do Mundo. Ela revelou que a gravação de um novo vídeo sobre maquiagem foi realizado com a maquiadora Karina Aletto. “Foi tudo lindo. O restante é surpresa, mas em breve estará tudo lá no meu canal do YouTube”, adiantou Pamela. revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

53


MERCADO

EM BREVE, “BRUNA KIDS” A cantora Bruna Karla vai lançar em outubro um novo projeto voltado às crianças: o “Bruna Kids”. O álbum será dividido em episódios com temáticas voltadas para família, educação e respeito, em desenho animado. “Vem aí Bruninha, Benzinho, Zezes, Cassi, Aninha e até o Toddynho. Escrevi roteiros com a direção de Deus. Eles vão abençoar nossos filhos, ensinando os princípios da palavra de Deus de um jeitinho especial na linguagem deles”, explica Bruna.

ELI SOARES LANÇA ENSAIO ABERTO 3 O cantor lançou a terceira temporada da série “Ensaio Aberto”, que foi gravada em São Paulo com a participação do público. As canções escolhidas fazem parte do último EP lançado em maio “Aonde Está Deus”, com uma pegada pop-rock. O evento teve sorteios de brindes e ministração da palavra. “Nosso pecado nos escondeu da presença de Deus. Ele está no mesmo lugar”, diz Eli.

PRIMEIRO PROJETO SOLO DE FAEL MAGALHÃES Referência no meio gospel como backing vocal, Fael Magalhaes passa a escrever uma nova história na carreira e lança seu primeiro projeto solo, com a MK Music. O álbum “Diferente” tem produção musical assinada pelo próprio cantor, com uma linguagem eclética e congregacional. “Lembro de quando comecei na gravadora prestando serviço como backing vocal. Agora, fecho este ciclo abrindo outro, na certeza que poderei cantar aquilo que eu creio e vivo. Estou realmente muito feliz de lançar esta nova história”, declarou.

ISADORA LANÇA “OI, JESUS” Depois de ultrapassar a faixa de 120 milhões de visualizações, a série de vídeos do álbum “Pra Te Contar os Meus Segredos”, de Isadora Pompeo, chega ao fim com o lançamento de um dos maiores sucessos da cantora, a música “Oi, Jesus”. A canção encerra a série de vídeos do DVD que superou a marca de 120 milhões de views. “Deus tem abençoado muitas pessoas por meio dessa música, tanto que ela acabou sendo o tema de todo o álbum”, disse Isadora.

“ELE RESSUSCITOU”, DO PG EM NOVA VERSÃO

SOUL IGREJA BATISTA ASSINA COM UNIVERSAL MUSIC O Ministério de Louvor da Soul Igreja Batista na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, agora faz parte do segmento gospel da Universal Music Chiristian Group. A gerente artística da gravadora, Renata Cenízio, comentou a novidade. “A expectativa é a melhor possível e temos certeza que eles vão somar positivamente junto ao nosso cast gospel”. Em breve, o público poderá conferir o lançamento do primeiro EP, intitulado “Lâmpada para os meus pés”, com composições inéditas do cantor e pastor Kleber Lucas.

A live “Ele Ressuscitou”, do PG, faz parte do Acústico Tour- Música e Palavra e conta com diversas participações especiais de Eliel Divino e Téo Dornellas. Na Onimusic desde 2017, o cantor lançou o tão esperado CD Acústico, reunindo os grandes sucessos de sua carreira solo, bem como canções que também marcaram sua passagem pela Banda Oficina G3. 54

Ouça radio.comunhao.com.br

comunhao.com.br



ARTIGO Jucimar Ramos

ORANDO UM AVIVAMENTO

O

rando Um Avivamento é o tema do VI Congresso Nacional de Intercessão do Ministério Bálsamo de Gileade, que acontece entre os dias 06 e 08 de setembro, em Cachoeiro de Itapemirim. Esse tema faz um link direto entre a prática da oração e a ideia de avivamento. Na verdade, oração e avivamento são dois temas inseparáveis desde sempre, mas o que a maioria das pessoas não percebe é que é preciso oração para ativar um avivamento já existente. Não percebem que o avivamento já está disponível e que existe um conjunto de questões que impedem que esse avivamento seja derramado. As pessoas estão esperando um avivamento que aconteça num dado momento em que Deus fará uma intervenção diferenciada das outras, mas a verdade é que o avivamento de Deus já está disponível e precisa ser ativado pela oração.

“Uma das coisas que mais complicam para que esse avivamento seja ativado pela oração é o fato das pessoas não compreenderem que o avivamento faz parte da vida, que ele é necessário” Uma das coisas que mais complicam para que esse avivamento seja ativado pela oração é o fato das pessoas não compreenderem que o avivamento faz parte da vida, que ele é necessário. Existe uma resistência religiosa e cultural velada na alma da maioria dos cristãos que acreditam que a vida cristã é permanentemente edificada e não tem altos e baixos. Isso faz com que as pessoas tenham dificuldade de admitir que precisam de um avivamento, e para acessar o avivamento é preciso admitir a necessidade dele. Quando o profeta Habacuque pronuncia “...aviva a Tua obra ó Senhor, no decorrer dos anos, no decurso dos anos, faze-a conhecida...” 3.2, ele estava fazendo um link entre o passar do tempo e a desmotivação espiritual, o enfraquecimento da inspiração divina na vida das pessoas. Ele encara com muita naturalidade o fato de que, na medida em que o tempo vai passando, a obra de Deus na vida das pessoas precisa ser avivada. 56

Ouça radio.comunhao.com.br

Habacuque lida com naturalidade com o fato de que, no decorrer dos anos, aquilo que Deus opera na vida das pessoas enfraquece, diminui e perde força, precisando que essa pessoa seja avivada, precisando que essa pessoa seja novamente tocada pela graça de Deus, liberando sobre ela um mover de sobrenaturalidade. Acontece que nossa necessidade de controle, fortalecida pelo controle da religião, faz com que nós não queiramos admitir que nossa espiritualidade está sendo perdida e precisa ser renovada constantemente, assim como a nossa energia física está sendo perdida e precisa ser renovada constantemente pela alimentação e pelo descanso. Na medida em que aceitamos que precisamos de avivamento, se torna cada vez mais fácil perceber que o avivamento está disponível e precisa apenas ser acessado pela oração e pela busca de Deus, que vai produzir as transformações necessárias. Esse tabu que faz os crentes acreditarem que se estão cheios de Deus, permanecerão assim cheios de Deus para todo sempre, sem perder isso, é apenas um dos tabus que impedem que os crentes simplesmente usem a oração para acessar o avivamento. Nesse congresso, vamos entender esses tabus e vamos entender a simplicidade do avivamento colocado à disposição dos homens e mulheres de Deus. O avivamento está disponível, mas é preciso olhar para ele, vencendo as filosofias contrárias, estabelecidas nessa geração.

Pr. Jucimar Ramos é pastor sênior da Igreja Monte Sião de Linhares, presidente do Ministério Bálsamo de Gileade, palestrante e escritor com mais de 20 títulos publicados

comunhao.com.br



PLUGUE-SE EDITOR RECOMENDA

OS MAIS VENDIDOS

NÃO EXISTE GESTÃO SEM COMUNICAÇÃO

A revista Comunhão apresenta aos seus leitores o ranking dos CDs, dos DVDs e dos livros evangélicos mais vendidos nos últimos 30 dias.

O autor, Daniel Costa, se dirige a todos os envolvidos com a gestão e comunicação da empresa em forma de conversa informal. O livro revela dados surpreendentes sobre atuação, comportamento, erros e acertos de organizações, líderes e de como tudo isso afeta a gestão estratégica das organizações.

LIVROS

“O BARRO E A OBRA-PRIMA” John Burke

“A igreja é a comunidade que atrai as pessoas e serve de ponto para que elas cresçam, tornando-se cada dia mais semelhantes a Jesus. O autor estuda os encontros de Jesus com pessoas imperfeitas e extrai preciosos ensinamentos, que são também úteis para sermos a verdadeira igreja de Cristo”. Lécio Dornas – Pastor da Comunidade Brasileira da Primeira Igreja Batista de Windermere, na Grande Orlando (EUA)

“PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO” Paris Filmes

“A forma como Paulo enfrentava as situações e a sua determinação com o ministério de Cristo me inspiram a fazer o mesmo! Realmente, ser uma imitadora de Cristo. Assisti mais de uma vez e todas as vezes a resposta quando o filme termina foi a mesma: quero viver esse evangelho e dar a minha vida por Cristo!” Gabi Sampaio, cantora, Igreja Batista Lagoinha, Belo Horizonte (MG)

“SIMPLES” Ian Alone

“Gosto muito das músicas desse cantor, pois são de uma qualidade musical excepcional. Além disso, as escritas de suas canções são sensacionais. Aprecio todas as músicas, mas a que me toca mais profundamente é “Aproveite seu tempo”. Super-recomendo. Weslei Santos, cantor, Igreja Batista Central, Belo Horizonte (MG)

58

Ouça radio.comunhao.com.br

ugar: Uma vida com Propósitos 1º lRick Warren – Editora Vida Bíblia de Estudo herança reformada 2º lugar: João Ferreira de Almeida – SBB ugar: Entendes o que lês 3º l Gordon D. Fee e Douglas Stuart – Editora Vida Nova º lugar: Orando a Palavra 4 Valnice Milhomens – Palavra da Fé 12 Dias para Atualizar Sua Vida 5º lugar: Tiago Brunet – Vida ugar: O maior poder do mundo 6º lTiago Brunet – Editora Vida º lugar: Mentiras em que as mulheres acreditam 7 Nancy Leigh Demoss – Nova Vida

DVD’S Anderson Freire 1º lugar: Essência – MK Music Aline Barros e Cia 2º lugar: Tim tim por tim tim – MK Music Sarah Farias 3º lugar: Renovo – MK Music ugar: Turma do Cristãozinho 4º lCentral Gospel º lugar: Fernanda Brum 5 Liberta-me – MK Music Damares 6º lOugar: Maior Troféu – Sony Music Cristina Mel 7º lugar: Eu Respiro Adoração – MK Music

MÚSICAS MAIS OUVIDAS NA DEEZER Preto no Branco 1º lugar: Ninguém Explica Deus – Sony Music Livres pra Adorar 2º lugar: Lindo És/Só Quero Ver Você – Onimusic Fernandinho 3º lugar: Galileu – Onimusic ugar: Isadora Pompeo 4º lMinha Morada – Onimusic º lugar: Anderson Freire 5 Raridade – MK Music Gabriela Rocha 6º lTeuugar:Santo Nome – Sony Music º lugar: Diante do Trono 7 Canção do Apocalipse – Diante do Trono Agradecimentos às livrarias participantes e a Deezer. Pesquisa realizada no período de 1º a 31/07/18

Ouça as playlists de Comunhão na Deezer!

comunhao.com.br



FIM DE PAPO

por José Ernesto Conti fimdepapo@nxte.com.br

ABORTO

“TÔ NEM AÍ”? Outro dia estava em uma roda de amigos, todos evangélicos, e um deles disse: “Estão chegando as eleições. O que vamos fazer?” Ato imediato, um outro amigo pastor virou e disse: “E daí? O que tenho a ver com isso? Estou preocupado com o reino do céu. Esse negócio de política é do inferno. Tô fora!” Minha surpresa foi constatar que aquela opinião era da maioria dos colegas. Em outras palavras, política era algo fora totalmente das suas agendas. Então perguntei: de que forma poderíamos cumprir o que Jesus disse para sermos “sal e luz” da terra? Quis provocar mais e perguntei como entendiam o texto quando o escritor de Hebreus (11:33ss) afirma que “por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam bocas de leões(...)fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros,(...)homens dos quais o MUNDO não era digno, errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra”. Não significa que, como igreja, temos uma responsabilidade para com o mundo? Quando Abraão intercedeu por Sodoma e Gomorra, Deus disse: “se tiver 10 justos, não destruirei” (Gn 18:32). Deus vira-se para Jonas e pergunta: “não terei compaixão da grande cidade de Nínive?” Percebe que a presença do cristão no meio da sociedade é a única coisa que leva Deus a não destruí-la? Em relação à nossa alienação política, por mais que ela seja fruto do nosso desapontamento, o sentimento que precisamos ter é o mesmo que devemos ter com o pecado, ou seja, odiamos o pecado, mas amamos o pecador. Nosso país precisa como nunca dos cristãos. Nós somos o fator de equilíbrio, ou seja, a única razão pela qual a mão de Deus não pesa mais sobre o Brasil.

Confesso que tenho um pouco de dificuldade de entender essa questão. Isso não é natural, numa época em que lutamos para defender o ovo de uma taruíra ou o ninho de uma minhoca, fazemos greve de fome para não tirar um galho de uma árvore ou uma passeata, parando o trânsito no horário de pico, sem que ninguém fique chateado por causa de um macaco de cara peluda ou um pinguim de rabo preto, mas ao mesmo tempo defendemos, com unhas e dentes, a morte de um ser humano no útero de uma mulher, só porque ela tem direito de fazer o que quiser com seu corpo. Não me parece lógico isso. Vejo, com uma certa inveja, essa turma dos direitos humanos defendendo bandidos, estupradores, pedófilos, só porque são pretos ou pobres, defendendo homossexuais ou lésbicas, só porque são minorias, se digladiando nas praças públicas em favor dos drogados nas cracolândias, mas nem estão aí para os milhares de seres humanos sendo mortos em abortos. Também acho que fazer aborto em uma clínica clandestina é uma tragédia, mas legalizá-las para proteger as mulheres é o mesmo que construir um hospital em uma curva da estrada que causa muitas mortes. Cada vez mais estou desapontado com o caminho que vai a humanidade. Pode sair alguma coisa boa em uma sociedade onde o ovo de uma taruíra vale mais que um ser humano?

NÃO HÁ LIMITES Confesso que às vezes fico um pouco chateado com Deus. Ele não precisava ser tão verdadeiro, tão direto. Depois do dilúvio, quando o homem resolveu fazer a Torre de Babel, Deus olhou para aquilo e disse: Isso é apenas o começo. Não há mais limite para tudo que quiserem fazer (Gn 11:6). Minha frustração é pelo fato de descobrir que Deus estava muito certo, totalmente certo. Quando imaginava que já havia visto de tudo que era possível quando o assunto é deturpação sexual, não é que aparece mais uma! A última moda agora não é ser gay. Isso é coisa do passado. Agora é ser GOYS. Isso mesmo. Para ser goy, é necessário ser hétero (ou macho, como queiram), ter uma relação estável com uma mulher (namorada ou esposa), mas gostar de ser acariciado por outro homem (sic). Este relacionamento é chamado de “bromance”, que é a junção das palavras “irmão e romance”, como se fosse um relacionamento de duas pessoas irmãs! Está agendado para setembro/2018 o primeiro encontro dos GOYS em São Paulo. Entende por que, de vez em quando, fico irritado com Deus? Ele sabia que não há limite para o ser humano deturpar, corromper, perverter ou distorcer o relacionamento entre duas pessoas. Fico só pensando no que vem pela frente! 60

Ouça radio.comunhao.com.br

comunhao.com.br




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.