JANEIRO 2010

Page 1

nº 44

Boletim Informativo da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, SJ - Jan/Fev-2010

Campanha da Fraternidade Ecumênica O tempo da quaresma é importante para a Igreja. É uma oportunidade para refletir nosso estilo de vida e chegar a uma conversão. Também é uma oportunidade de perdão entre as pessoas, de reconciliação com Deus da Vida e com toda a Criação. Neste Tempo, muitas pessoas procuram viver de forma mais clara e profunda alguns dos principais valores cristãos como a caridade, a solidariedade e a fraternidade. São riquezas que se adquire sem dinheiro. Com este propósito, as Igrejas Cristãs no Brasil, que pertencem ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), apresentam a Campanha da Fraternidade de 2010, com o tema: “Economia e Vida” e o lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24). Esta Campanha da Fraternidade Ecumênica-2010 quer nos convocar a sermos interpelados pelas palavras de Jesus: "Não acumuleis para vós tesouros na terra, onde as traças e os vermes arruinam tudo, onde os ladrões arrombam as paredes para roubar. Mas acumuleis para vós tesouros no céu" (Mt 6,19,20). É necessário, nesta Campanha, chamar a todos os cristãos para construir uma nova sociedade, afirmando que um novo modelo econômico é possível e denunciar as distorções da realidade econômica existente, para que a economia esteja a serviço da vida, porquanto, toda a vida de Jesus foi um testemunho de simplicidade no uso dos bens materiais, de solidariedade com os pobres, de distribuição gratuita dos dons de Deus. Como toda Campanha da Fraternidade tem um desafio a enfrentar, esta Campanha de 2010 tem o desafio de tentar responder às perguntas: Em que medida o sistema econômico afeta a vida dos filhos e filhas de Deus? Como conviver a fé no contexto da miséria e da fome, da saúde e moradia, de precariedade no trabalho e insegurança de um grande número de pessoas que convivem no Brasil? Como Igreja, temos a missão de anunciar e tes-

temunhar a Ressurreição de Jesus Cristo. Para a realização dessa missão, todos nós, discípulos e missionários de Jesus, devemos colaborar não só com o testemunho pessoal e comunitário, mas também estarmos atentos e participarmos das decisões da economia do nosso país, garantindo recursos necessários para que todos tenham uma vida digna: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. (Jo 10,10) Como vimos, é aos pobres, não só do Brasil, mas do mundo inteiro que se dirige, em primeiro lugar, a atenção dos cristãos e cristãs esta Campanha Ecumênica. Devemos, pois, ter como grande compromisso, nesta Campanha, de estender mãos fraternas a todas as pessoas que buscam o necessário para viver dignamente. Com o coração, a palavra e a ação, Igrejas cristãs, religiões e pessoas de boavontade se comprometem a fazer tudo quanto esteja ao seu alcance, para contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


ECONOMIA PARA A VIDA

“Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”

(MT 6, 24).

Diante da complexa realidade que nos é apresentada, percebemos que o grande desafio da humanidade e em especial do povo brasileiro é discernir entre os conhecimentos e as práticas que levam a uma plenitude de vida e aqueles que desviam desse caminho, colocando-se a serviço dos seus próprios interesses. No livro do Gênesis,o homem é colocado no vértice da atividade criadora de Deus e tem um primado sobre as coisas, mas estas estão entregues à sua responsabilidade, de modo que ele deve usá-las com sabedoria, não subjugando seus semelhantes. A economia existe para a pessoa e para o bem comum da sociedade. O lema desta campanha, "Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" (MT 6, 24), nos propõe uma escolha entre os valores do plano de Deus e a rendição diante do dinheiro. A atenção da Bíblia se volta para o bem de todos: a maneira como são atendidos os órfãos, as viúvas e os estrangeiros. A Bíblia regula e limita a compra e venda de bens, o cultivo da terra e a criação de animais, colocando toda atividade econômica no âmbito das revelações de Deus ao povo de Israel. Na história humana marcada por ambições, explorações..., a Bíblia se volta para a defesa dos pobres: "Não falsificarás o direito do pobre no seu processo" (Ex 23, 6). Contra a acumulação da riqueza diz o profeta Isaías: "Ai dos que juntam casa a casa, compra a compra, até

ocuparem todo o lugar e serem únicos a morar no meio da terra" (Is 5, 8). Vejamos o que diz o profeta Jeremias: "Ai daquele que constrói o seu palácio desprezando a justiça, e amontoa seus andares a despeito do direito, que obriga os outros a trabalhar de graça, sem pagar-lhes o salário" (Jr 22, 13). Nos evangelhos, a atenção à reconstrução da justiça econômica é clara e incisiva. Vejamos o que diz em (MT 1, 53); Mt 3, 10-11; MT 8, 20; MT 20, 1-6; Lc 12, 33; Mc 6, 30-44). E o papel do Estado? Inclui os meninos de rua, os migrantes, os sem renda, os doentes...? O Estado tende a tomar decisões independentes das necessidades de cada cidadão e das coletividades. O anúncio de Jesus, condensado no Sermão da Montanha, nos propõe o caminho da felicidade e o estilo de vida próprio dos que buscam o reino dos Céus (MT 5, 1-12). A certeza de que a criação é dom e presente do amor de Deus nos provoca para uma opção decisiva: "Não podeis servir a Deus e ao dinheiro" (MT 6, 24). O evangelista Lucas também deixa claro que o dinheiro é o deus das riquezas injustas, do acúmulo, da concentração, da avareza (cf. Lc 16, 9-13). Deus e dinheiro nos falam de projetos de vida e de modelos sociopolíticos opostos, antagônicos. O livro dos Atos dos Apóstolos insiste: "A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum" (At 4, 32).


Inscrições para a Catequese Caríssimos irmãos (as) da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, iniciemos a caminhada da catequese rumo aos sacramentos da 1ª Comunhão Eucarística e da Crisma no ano de 2010 trazendo presente o objetivo da catequese na Arquidiocese: Assumir o discipulado de Jesus através da Palavra, tendo presente a iniciação à vida cristã, “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). Segue abaixo a relação com as datas, horários e documentos necessários para as inscrições do 1º e 2º ano de eucaristia e Crisma:

Início: 17/02/2010 e Término: 27/02/2010 Comunidade

Dia

Hora

Roçado

2ª a 6ªfeira

19h ás 20h

São Cristóvão

2ª a 6ªfeira

19h ás 20h

São Luiz

2ª a 6ªfeira

19h às 20h

Início: 17/02/2010 e Término: 27/02/2010 Comunidade

Dia

Hora

Matriz

2ª a 6ªfeira

08h ás 12h / 13h30min ás 17h30min

AVISO IMPORTANTE PARA INSCRIÇÕES NA IGREJA MATRIZ: Os interessados devem pegar a ficha de inscrição na secretaria a partir do dia 01/02 e trazer preenchida (acompanhada dos documentos e taxa de inscrição) nos dias e horários acima citados.

São documentos necessários para fazer a inscrição Eucaristia: - Certidão de Batismo; - Certidão de Nascimento; - Completar 09 anos até o dia 31/12/2010 - Taxa: R$ 15,00 (inclui o livro)

Crisma: - Certidão de Batismo; - Certidão de Nascimento; - Comprovante de Primeira Eucaristia; - Completar 14 anos até o dia 31/12/2010 - Taxa: R$ 15,00 (Inclui o livro)

Pré-Catequese

Inscrições: de 01 a 28 de fevereiro, na secretaria da Matriz.

Inscrições de 17/02 a 05/03, de 2ª a 6ªfeira, das 14h30min às 17h. Na secretaria da Igreja Matriz. Podem se inscrever crianças de 5 a 8 anos de idade.

Coroinhas

Catecumenato

(Sacramentos de iniciação: Batismo, Eucaristia e Crisma) Se você tem acima de 18 anos e não recebeu os sacramentos de iniciação e deseja recebê-los, inscreva-se na secretaria da Igreja Matriz. Os encontros são quinzenais e acontecem nas 2ªfeiras, das 20h às 22h.

O coroinha tem uma função muito importante na Igreja, que é a de desempenhar um ministério, um serviço. Ele auxilia o sacerdote ou diácono a servir o altar de Deus. A disponibilidade de um coroinha é um lindo testemunho de amor a Deus, à Igreja e aos irmãos. Se você tem, ou vai completar 7 anos de idade e deseja prestar esse serviço a Igreja, inscreva-se de 15/02 a 15/03 das 08h às 17h30min na secretaria da Igreja matriz.


SEMANA DE FORMAÇÃO De 22 a 26 de fevereiro, estaremos realizando nossa semana de formação. Durante cinco noites, nossas lideranças estarão reunidas estudando juntas vários temas importantes para o seu aprofun-

damento. Os encontros serão sempre das 20h às 22h. Convocamos todas as nossas lideranças para participarem deste momento importante de nossa caminhada pastoral.

ANIVERSÁRIO DA PARÓQUIA No dia 30 de Janeiro nossa Paróquia completará cinco anos de existência. Louvamos a Deus por tudo o que tem nos concedido e também pedimos que continue guiando nossos caminhos. Você, que é paroquiano ou liderança de nossa paróquia, faz parte desta bela

caminhada construindo o Reino de Deus. Por isso venha participar da Missa pelos cinco anos de fundação de nossa paróquia de Nossa Senhora do Rosário, que será realizada no dia 07 de fevereiro às 20h na Igreja Matriz. Sua presença é muito importante.

HORÁRIOS DAS MISSAS PARA JANEIRO Em Janeiro teremos algumas mudanças de horário nas missas das comunidades Matriz, Roçado e São Cristóvão. Matriz: Roçado Não haverá: Missas das 07h da manhã, Não Haverá: Missa aos domingos. missas de 3ª feira e missas do domingo de manhã. As missas de Domingo das 19h pasSão Cristóvão sam a ser às 20h (dezembro a fevereiro). Não haverá: Missa aos domingos.

AVISO IMPORTANTE

Em FEVEREIRO as missas das 07h da manhã durante a semana na Matriz e as missas de domingo pela manhã em todas as comunidades voltam ao normal.

AGENDA PAROQUIAL DE FEVEREIRO DATA

HORA

03/02

20h

Celebração de São Brás com Benção da Garganta

Matriz

03/02

20h

Celebração de São Brás com Benção da Garganta

São Luiz

03/02

20h

Celebração de São Brás com Benção da Garganta

Roçado

03/02

20h

Celebração de São Brás com Benção da Garganta

São Cristóvão

07/02

20h

Missa em Ação de Graças - 5° Aniv. da Paróquia

Matriz

17/02

20h

Missa com imposição das cinzas

Matriz

20h

Missa com imposição das cinzas

17/02

ATIVIDADE

LOCAL

Roçado

17/02

09:30h Missa com imposição das cinzas

São Cristóvão

17/02

09:30h Missa com imposição das cinzas

São Luiz

18/02

20h

CPP

Matriz

19/02

20h

CPC

São Cristóvão

22 a 26/02

20h

Semana de formação

Matriz


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.