Page 1

JORNAL DE IDEIAS DA FILOSOFIA COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS Ano XXIII | N.º 80 | 2.º Trimestre de 2015 | Florianópolis • SC | www.editorasophos.com.br

Formação ConƟnuada Resultados da EaD em Filosofia P. 4

Entrega do livro Filosofia Viva: 25 anos escrevendo a história a várias mãos P. 6-7

Escolas parceiras filosofando P. 8-11

LANÇAMENTO - 2016

Novo Espaço Filosófico CriaƟvo 8.ª edição ENCARTE ESPECIAL


2

EDITORIAL CORUJINHA | N.º 80 | 2.º Trimestre 2015

A 8.ª edição da Coleção Novo Espaço Filosófico CriaƟvo que lançamos com muito orgulho e, é fruto de um imenso trabalho de trazer para discussões em sala de aula, na Comunidade de Aprendizagem InvesƟgaƟva, temas que são fundamentais para escolas e alunos que vivem neste que é o século do conhecimento, portanto, da Filosofia Viva. Nossa proposta é apresentar (no encarte deste jornal) a Coleção Novo Espaço Filosófico CriaƟvo

Prof. Silvio Wonsovicz Pٛݮ—›Ä㛠—Ê C›ÄãÙÊ —› F®½ÊÝÊ¥®ƒ › —ƒ E—®ãÊك SÊÖ«ÊÝ

- 1.º ao 9.º ano, totalmente reformulada nas abordagens e convites para reflexões e ações, oportunizando que as turmas, progressivamente, abordem temas como: Aprender a Empreender: Empreendedorismo Social (= protagonismo infantojuvenil), Educação AfeƟva e ÉƟca Sexual, Educação para a Paz, Educação para os Valores, Educação Financeira e, fundamentalmente, uma Educação para o Pensar (filosófica). Isto é acreditar em escolas e professores parceiros que fazem a diferença no ensino-aprendizagem. Por isso, neste momento, o lançamento oficial da 8.ª edição, que é a prova inconteste da nossa defesa por uma Filosofia Viva que acontece nas salas de aula, nas escolas por todo o País ligadas ao Centro de Filosofia e à Editora Sophos. Prova de que acreditamos e defendemos uma Filosofia Viva é também o que realizamos neste 1.º semestre - e que terá conƟnuidade no 2.º - a entrega do livro

Filosofia Viva para todas as escolas parceiras. As escolas e os educadores das Regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste, Nordeste e Norte já estão recebendo o livro histórico que registra esse filosofar vivo, principalmente por ser uma história viva de 25 anos escrita a várias mãos. Essa entrega caracteriza-se como o início dos próximos 25 anos (ver a matéria nas páginas 6 e 7 e fotos no blog do Jornal Corujinha - hƩp://jornalcorujinha. blogspot.com.br). Estamos preparando os caminhos para que em 2039, quando completaremos 50 anos, possamos ter a confirmação da construção dessa Filosofia Viva. Por isso realizamos o Programa de TV “Café com Ideias: um espaço de diálogo” na sua 1.ª temporada (26 programas - Abril a Setembro – TV Floripa, Canal 4) com temas significaƟvos de discussão e proposição de ideias. Os programas no síƟo www.youtube.com/ editorasophos.

F

Opinião do Leitor Espaço para registros e participações dos amigos do S.E.R.

S

ou Marcos, professor de Filosofia no InsƟtuto Metropolitano de Ensino e Cultura em Campo Grande/ MS, usamos a coleção Filosofia o início de uma mudança da Editora Sophos. No livro do 8.º ano: Aprendendo a viver juntos, nas páginas 49 e 50 têm uma dinâmica com o ơtulo: “Só mudo o mundo se me conhecer”. Gostaria de acrescentar que os livros dessa coleção são óƟmos para o processo de ensino e aprendizagem. Já havia uƟlizado outras coleções antes, mas nenhuma com tão alto nível de qualidade. A coleção é simplesmente objeƟva e dinâmica. Prof. Marcos CƒÃÖÊ Gكė› / MS.

ico graƟficada por parƟcipar do EaD de Filosofia. Este será de grande importância e ajuda. O ensino da Filosofia no Maranhão precisa estar em consonância com outros estados que já realizam um trabalho consistente no âmbito do ensino de Filosofia. Agradeço de forma especial ao Prof. Sílvio pela atenção dispensada todas as vezes que preciso. Vamos realizar um excelente trabalho. Boa jornada a todos.

U

PÙÊ¥.ª J痮㛠CÊÝムS‡Ê Lç°Ý / MA.

O

material de Filosofia da Editora Sophos é um dos alentos para a aplicação da dita disciplina. Ele pode fazer com que um estado de narcolepsia, rótulo dado às aulas de Filosofia, evolua para um estado dinâmico, com vida, mobilidade didáƟca e assim encontrar uma equação entre o pensar, agir e atuar. Os materiais da Sophos podem ser considerados como as asas, que é preciso ter para buscar o senƟdo do voar, do pensar e do realizar, como ser atuante e parƟcipaƟvo no meio em que se vive. Uso também os materiais como suporte no curso de Pedagogia e Filosofia no Ensino Superior onde leciono. Prof. Nico I½«ƒ Sʽ㛮ك / SP.

m dia um empresário dono de uma loja resolveu ir a um psicólogo. Achava que o psicólogo iria resolver os problemas pelos quais sua loja estava passando, mas o psicólogo resolveu tentar uma forma diferente de resolver o problema. Pegou uma corrente com uma pedra no meio e a entregou para ele dizendo que a corrente e a pedra ajudariam nos negócios. Isso deu confiança a ele. Quando chegou na loja, ele já começou a arrumá-la, contratou mais funcionários, fez propagandas e, em um mês, a loja ficou conhecida nacionalmente. Depois de um tempo, o empresário agradeceu ao psicólogo por ter lhe entregado a corrente, que não Ɵrava do pescoço. O psicólogo decidiu contar ao dono da loja que o sucesso conseguido não Ɵnha nada a ver com a corrente, foi a confiança do empresário que fez a loja melhorar - “se queres que as coisas melhorem, deves acompanhar constantemente”. Vemos acontecer isso em nossa escola com a presença constante do Centro de Filosofia e da Sophos junto conosco. Parabéns! Ester Soares 9.º ano e Prof.ª Maria José Sƒ½òƒ—ÊÙ / BA.

A

nossa formação conƟnuada EaD de Filosofia está produzindo frutos. Fiquei tão feliz e não poderia

Nesta mesma linha de pensamento, terminamos no início do 2.º trimestre deste ano a Formação ConƟnuada na modalidade EaD. Mais de cem professores parƟciparam aproveitando as 80 horas de estudos e ações filosóficas

deixar de comparƟlhar. Nossa aluna Vanessa Castro, destaque no Curso “Construindo as bases de um pensar reflexivo com crianças, adolescentes e jovens”, no 1.º semestre de 2013, finalizou recentemente, com brilhanƟsmo, o Mestrado em Educação. É uma alegria e uma emoção enorme a noơcia que fez o meu coração bater mais forte, por senƟr que a EaD é um caminho para uma educação de qualidade, principalmente quando essa educação é tratada com amor pelos tutores e com responsabilidade pelos aprendentes.

e pedagógicas visando a um aprofundamento na Educação para o Pensar com a Filosofia. E mais: no começo deste trimestre, a abertura da 6.ª edição do Troféu Amigos da Filosofia, que busca valorizar os projetos filosóficos que estão sendo desenvolvidos nas escolas parceiras. Neste ano, cinco escolas recebem o troféu e a placa comemoraƟva; e o professor responsável pelo projeto vencedor, um final de semana em Florianópolis/SC. Mas todos somos ganhadores na medida em que os projetos (suas sínteses) estão socializados na página de Filosofia de cada escola - ver: www. editorasophos.com.br (em Área de sua escola). Por que somos os Amigos da Filosofia, este Corujinha chega para suas leituras críƟcas com um convite e um desafio para que VOCÊ o passe adiante, divulgue em sua rede social, pois as boas noơcias precisam ser divulgadas em todos os cantos.

P

rofessor Silvio, gostaria de conƟnuar recebendo informações sobre quem será o próximo entrevistado no Programa Café com Ideias: um espaço de diálogo. Também gostaria de saber se tem cartaz sobre o Café com ideias para divulgarmos na escola, como informaƟvo visual. Sobre o programa, ele vai ser colocado no site da escola como divulgação do belo trabalho. Pode enviar imagens do cartaz do Café Com Ideias para que possamos trabalhar com o material. Prof.ª Conceição IÃ֛كãÙ®þ / MA.

Prof.ª Neusa ValenƟm F½ÊÙ®ƒÄÌÖʽ®Ý / SC.

É

muito importante para mim a parceria com o Centro de Filosofia e a Editora Sophos porque pretendo cursar Mestrado na área de Filosofia com Crianças e uƟlizar a experiência, o programa e os materiais da Sophos como referência sucessos. Gostaria de convidá-los para entrar na página da escola para compreender que estou numa intensidade de trabalho que está me tomando muito tempo e gerando dificuldades de fazer bem a EaD com regularidade. Mas vou fazer todas as leituras e tarefas até o final. Dê uma olhada, por genƟleza: hƩp:// ipanema.notredame.org.br/.

É

um programa imperdível e fico aguardando o dia do Programa Café com Ideias: um espaço de diálogo. Com certeza vou estender o convite à equipe de professores do 1º ao 9º ano que trabalham com Filosofia em nossa InsƟtuição. Obrigada pela oportunidade de parƟcipar do Centro de Filosofia e Editora Sophos. Prof.ª Diana IÖ®ƒé / BA.

Prof.ª Renata R®Ê —› JƒÄ›®ÙÊ / RJ.

E X P E D I E N T E Colaboradores: ESCOLAS PARCEIRAS Diagramação: Diagram ação: ZULMAR FAUSTINO Revisão Ortográfica: JORNAL DE IDEIAS DA FILOSOFIA COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS

JAQUELINE TARTARI e CONTEXTUAR Participação com matérias, notícias e depoimentos das escolas parceiras do Centro de Filosofia e Editora Sophos em todo o País.

O Corujinha é um jornal de ideias do Programa Filosófico-pedagógico Educar para o Pensar: Filosofia com Crianças, Adolescentes e Jovens.

END. P/ CORRESPONDÊNCIA: Rua Cristóvão Nunes Pires, 161 - Centro - Florianópolis - SC

Todas as matérias, ideias e opiniões aqui expressas são de responsabilidade das pessoas que contribuíram para este informativo.

E-MAIL: assessoria@editorasophos.com.br

Querendo reproduzir partes, favor citar a fonte.

SITE: www.editorasophos.com.br

FONE/FAX: (48) 3 322 222-8826 2-8826 / 3025-2909


TROFÉU CORUJINHA | N.º 80 | 2.º Trimestre 2015

Troféu Amigos da Filosofia – 6.ª edição Centro de Filosofia e Sophos – Florianópolis / SC

Professor de Filosofia, alunos que fazem filosofia nas escolas parceiras – TODOS são convidados para parƟcipar da mais significaƟva e honrosa premiação para os projetos filosóficos das escolas. É hora de pensar, colocar em práƟca, ampliar aquele Projeto Filosófico que re-

Inscrição do Projeto: 22 de junho

presentará a sua escola. Após inscrição e aprovação conforme os regulamentos, é hora de mobilizar toda Comunidade Escolar, amigos e parentes para a votação popular no projeto. Os cinco projetos mais votados irão ganhar o troféu na sua 6.ª edição.

até 07 de agosto

Professor responsável pelo projeto vencedor vem a Florianópolis/SC

Votação no Projeto de sua escola: 14 de agosto até 14 de

Entrega de troféus, placas e livros nas cinco escolas vencedoras: Ou-

setembro

tubro e Novembro

REGULAMENTOS – INSCRIÇÃO – VOTAÇÃO

www.editorasophos.com.br Todos os projetos inscritos e aprovados recebem um reconhecimento pela parƟcipação

Colégio São Francisco Xavier, em IpaƟnga, recebeu o troféu e a placa do 1º lugar em 2014

Professores e alunos do Colégio comemoram a vitória com o professor

Professores e alunos do Colégio VicenƟno São José, em Foz do Iguaçu, PR

3 3


4

FORMAÇÃO CONTINUADA CORUJINHA | N.º 80 | 2.º Trimestre 2015

Resultados da EaD em Filosofia Editora Sophos e de Filosofia – Florianópolis / SC

Professores moƟvados e conscientes do que querem e de onde podem chegar com o Programa filosófico-pedagógico Educar para o Pensar: filosofia com crianças, adolescentes e jovens. Com esse objeƟvo, a Editora Sophos e o Centro de Filosofia ofereceram três cursos neste semestre. Cada curso teve a duração de 80 horas, e deles parƟciparam educadores das escolas que adotam nosso Programa e nossos livros. Acreditamos que essas formações e sua conƟnuidade nos encontros presenciais são fundamentais. Em nossos cursos, cada as-

132 Professores inscritos nos Cursos EaD Centro de filosofia Editora Sophos Regiões

Sul

Sudeste

Total por Região

Total por Estado

Estados

5

RS

30

SC

2

PR

24

SP

22

RJ

1

ES

1

TO

2

GO

9

MG

1

DF

8

MS

4

MT

2

AM

7

MA

2

CE

8

PI

4

BA

37

47

sessor filosófico designado para uma das regiões do País durante o ano faz os trabalhos de acompanhamento e formação presencial. CentroOeste

13

Educadores que buscam aperfeiçoamento Com a intenção de quanƟficar por região e por estado a procura pela Formação ConƟnuada, seguem os dados para acompanhar a busca por aperfeiçoamentos. Dos 132 professores inscritos após o convite e divulgação realizados pelos assessores junto às escolas parceiras.

Neuza Teresinha Pinto ValenƟm

A EaD (Educação a Distância) é uma modalidade educaƟva que caminha para a democraƟzação do saber, ampliando, assim, as oportunidades de acesso ao conhecimento, possibilitando que se possa levar a Educação a todos os cantos deste nosso país-conƟnente. O caminho a percorrer é árduo, mas ao olhar para o passado, percebe-se o longo caminho já percorrido. “Que se busque fazer sempre o melhor e fazer a diferença, enquanto educadores, na modalidade a Distancia”.

Pelo terceiro ano parƟcipo desse momento tão especial na formação de professores. Levá-los a discuƟr a práƟca baseando-se na teoria é um delicioso exercício de reflexão. Acredito muito no papel do professor pesquisador. A postura filosófica dos professores em sala de aula tem um auto poder de transformação e fico feliz em fazer parte desse grupo que acredita que a educação infanƟl também faz a diferença!

Nordeste

14

21

CURSOS

CínƟa Borher

Alberto Thomal

Norte

Este curso marcou pela tenacidade e pela riqueza de contribuições dos parƟcipantes. Os amigos do saber Ɵveram uma atuação de grande consistência nas colocações a solicitação das aƟvidades nos Fóruns de Debates. Alguns pontos significaƟvos são de se ressaltar, sobretudo no que se refere à percepção dos parƟcipantes do curso de que deve haver uma mudança de postura do educador no seu agir e no seu ser para refleƟr na ação do educando. A perspecƟva desta nova postura do educador torna-se um desafio nos dias de hoje, seja pela comodidade dos demais colegas de trabalho, seja pelo enrijecimento das InsƟtuições em ousar uma educação reflexiva e flexível.

Inscritos

Crianças brincam, falam, perguntam e pensam: filosofar desde a Educação InfanƟl e o 1.° ano

31

Ampliando a visão do mundo: filosofar em comunidade – 2.° ao 5.° ano

42

Os desafios de conhecer, agir e ser – 6.º ao 9.º ano

59


PROJETOS

5 5

CORUJINHA | N.º 80 | 2.º Trimestre 2015

Café com Ideias: um espaço de diálogo

Reunião e Palestra no CEE de SC

Centro de Filosofia e Editora Sophos – Florianópolis / SC

Florianópolis / SC

O Programa Café com Ideias desperta nos telespectadores, nos professores e nos alunos o interesse por pesquisas, invesƟgações, argumentações e discussões. A razão é o objeto de estudo da filosofia e por isso permite que o “fazer filosófico”, tomando um café, nunca se esgote e seja fonte de novos conhecimentos. A primeira temporada do Programa Café com Ideias terá duração de seis meses (abril a setembro), com 26 programas

Aconteceu no dia 25 de maio, no auditório do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, a palestra para os conselheiros, com o Prof. Silvio. O tema da palestra: “Escola Reflexiva com e pela Filosofia”. Na ocasião, foi feito o lançamento do livro “Filosofia Viva: 25 anos escrevendo a

história a várias mãos - desde 1989” e foi rapidamente explanado todo o envolvimento de educadores e escolas de todo o País em um trabalho filosófico pedagógico que produz uma “revolução silenciosa” em nossas estruturas educacionais. Cada conselheiro recebeu o livro que é um marco na educação a parƟr das terras catarinenses.

apresentados na TV Floripa, Canal 4, sempre às quartas-feiras, às 21h, e reapresentação aos sábados, às 11h.

Temas dos Programas: Abril – Professores reflexivos, Escola Reflexiva: com e pela Filosofia Maio – Educação, Filosofia e Cidadania Junho – Qual escola queremos?

Julho – Escolas com história e fazendo história Agosto – Comunicação, Filosofia e Educação Setembro – (surpresa, aguarde)

Assista aos Programas no nosso canal

www.youtube.com/editorasophos

ParƟciparemos colaborando com reflexões filosóficas CuriƟba / PR Durante o III Congresso Nacional de Educação Católica, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), que acontecerá em CuriƟba no mês de Julho, o Centro de Filosofia e a Sophos estarão presentes. Iremos colaborar com reflexões filosóficas e pedagógicas através da apresentação de Posters, em Oficina, em Case – Fórum de discussões e na Comunicação Cienơfica. Encontraremos todos os colégios parceiros em CuriƟba durante esse grande evento educacional.

III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CATÓLICA Mística

. Conhecimento . Competências

De 15 a 18 de Julho de 2015 | Curitiba/PR

Inscrições a partir

de Maio de 2015

Investimento:

R$ 250,00 (associadas ANEC) R$ 500,00 (não-associadas)

www.anec.org.br/congresso

Acompanhe as novidades:


6

LIVRO COMEMORATIVO

LIVRO COMEMORATIVO

CORUJINHA | N.º 80 | 2.º Trimestre 2015

7

CORUJINHA | N.º 80 | 2.º Trimestre 2015

Entrega do livro Filosofia Viva Viva:: valorização das escolas parceiras Colégios e educadores de várias regiões do País comprometidos com e por uma “Filosofia Viva” recebem o livro durante os meses de abril, maio e junho Um Programa filosófico que há 25 anos defende uma Filosofia Viva. Um Programa como práƟca invesƟgaƟva dos fundamentos racionais da ação do homem, como Jaspers explicita, é um: “movimen-

to incessante, que penetra no infinito, em suas relações com tudo quanto existe, o filósofo vê a verdade revelar-se a seus olhos, graças ao intercâmbio com outros pensadores e ao processo que o torna

transparente a si mesmo. Quem se dedica à Filosofia está à procura do homem, escuta o que ele diz, observa o que ele faz e se interessa por sua palavra e ação”. Nesta caminhada jubilar, o Centro de Filoso-

Região Sudeste

ClareƟano Rio Claro - Dir. Manoel Coords. Fernanda e Ivanise

Col. Novo Anglo Vinhedo Coord. Aleksandro

Col Salesiano N.S Axiliadora GuaraƟnguetá Coord. Adriana

Colégio AgosƟnho de Carapicuiba Dir. Maria GoreƟ - Coord. Teresinha

Col. AESC ObjeƟvo de Valinhos Dir. Marco Antônio

Colégio Amparo - Barra Mansa Coord. Marta

Região Centro Oeste

Col. Novo Anglo Taquaral Coord. Paula

Colégio Anglo - Embu Guaçu Dir. Rosana

Colégio Anglo Ilha Solteira Prof. Nico

Colégio Celtas Coord. Rosana e Prof. LeƟcia

Colégio IAVC Ribeirão Preto Prof. Felipe

Colégio NEXT ItaƟba Dir. Margareth

Colégio N.Sra. Rosário Volta Redonda

Colégio Pentagunum de Jundiaí Coord. Simone

EEFMT Dagmar Ribas de Barueri Coord. Goreth

Escola SESI Barra do Piraí Coord. Daiana - Prof. Lusinete

Escola SESI Resende Coord. Ivonete

InsƟtuto São José - Resende Dir. Roberto - Prof. Gustavo

InsƟtuto São José - São José dos Campos - Aux. coord. FáƟma

fia e a Sophos propõem a construção de uma Filosofia da emancipação, produzida por filósofos e educadores que buscam senƟmentos e parâmetros éƟcos elevados para o seu pensar e agir.

Liceu Francano - Dir. Norma

Colégio Loyola - Belo Horizonte/MG Prof Júlio e Coord. Fernando

Col. São Miguel Arcanjo Belo Horizonte/MG - Prof.ª Ana Luiza

Colégio Magnum AgosƟniano Belo Horizonte/MG - Profª Geralda

Colégio Magnum BuriƟs – Belo Horizonte/MG - Profª Meire e Superv. Neide

Colégio Alpha - Sete Lagoas/MG Bibliotecária Carina

InsƟtuto Pássaro Azul - Sete Lagoas/MG Diretoras Ioele

InsƟtuto Montessori - Contagem/MG Coord. Fany Moura

Col. Santa Rita Fasar - Conselheiro Lafaiete/ MG - Coord. Eliane e Profª Patrícia

Criança. & Cia - Barbacena/MG Diretora Telma e Profª Lívia

InsƟtuto Maria Imaculada Barbacena/MG - Coord. Fernanda

Col. Imac. Conceição - Barbacena/MG Profas Livia e Marise, Dir. Ir. Maria

Colégio Angher - Barbacena/MG Coordª Glaucia

Escola N.Sra. Auxiliadora - Ponte Nova/MG Dir. Irmã Neuza e Mª das Graças

InsƟtuto Montessori - Ponte Nova/MG Coord. Marly e Profª Maria

Região Sul

Colégio Marista - Criciúma/SC Diretores ValenƟn e Ingrid

Colégio Salesiano - Itajaí/SC Coord. Ênio

Col. Servos de Maria – Turvo/SC Turma 7º A - adotam os livros

Colégio Machado de Assis Joinville/SC - Diretora Sandra

Centro Educ. Radiar - Braço do Norte/SC Diretora Graziane e Coord. Arlete

Colégio Froebel - São Bento do Sul/SC Diretor Joel, Juliana

Nordeste

Colégio Barriga Verde - Orleans/SC Diretora Denise e Coord. Fund. I

Colégio de Aplicação da Univali em Tijucas - Diretor Jonas

Diretoria do Sindicato/APEOC e Prof.ª Penha representado o prof. Jaime Alencar (in memoriam), recebem o livro que ajudaram a escrever no Ceará e Nordeste


8

FILOSOFAR VIVO CORUJINHA | N.º 80 | 2.º Trimestre 2015

Bem-vindo ao Colégio neófito*

O Homem como ser simbólico Col. Dom Bosco - Americana / SP

*Neófito é referente a algo novo, recém-admiƟdo ou incorporado. Palavra que vem do laƟm novus, nova, novum.

Inovar para transformar Colégio Universitas - Santos / SP Ao analisarmos a história dos grandes inventos, percebemos que o seu surgimento sempre trouxe algo de posiƟvo, auxiliando e trazendo beneİcios a toda humanidade. Muitas das novidades foram criadas dentro de um contexto vivencial que necessitava de ampliação e de novos horizontes. Neste senƟdo, o Colégio Universitas, em parceria com o Centro de Filosofia e Editora Sophos, renova o seu entusiasmo e compromisso com a educação e construção de valores, trazendo como novidade para toda a comunidade educaƟva, no ano de 2015, o componente curricular de Filosofia, a ser estudada pelas crianças e adolescentes do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental II. Por sermos, em essência, indivíduos com pensamento reflexivo, o aprendizado filosófico é inerente a nossa condição humana. O ensino de Filosofia, portanto, é condição essencial para a convivência em sociedade. Esse ensino também é um fazer pedagógico constante para a consƟtuição de homens e mulheres situados na história da sociedade, pois a existência que aspiramos passa pela valorização do indivíduo, que tem suas interferências na história, seja na transformação da natureza, seja na sua inserção social ou cultural.

Após uma análise de materiais filosóficos, optamos por firmar parceria com a Editora Sophos, pois o trabalho sobre o pensar não pode ser feito de qualquer maneira, exige seriedade em todo o processo, e, neste quesito, a Sophos é compromeƟda com a educação de Filosofia há 25 anos, colaborando com o conhecimento e, portanto, transformando realidades. Na palavra da equipe de gestão, equipe pedagógica e corpo docente, está o compromisso de esƟmular em cada aluno a capacidade de pensar criƟcamente, fazer inferências, aplicar o conhecimento para novas configurações e usar essas habilidades para fazer escolhas sábias em sua vida. Por fim, neste ano, quando o Colégio Universitas completa 36 anos de existência, quem recebe o presente de tal novidade é a nossa comunidade educaƟva. Neste senƟdo, renovamos o nosso compromisso com a excelência, inovação e ensino de qualidade para toda a baixada sanƟsta. Professor Willian Luiz Santos

Os filósofos fizeram sua parte e nós estamos fazendo a nossa... Colégio Anglo - Ilha Solteira / SP O sistema democráƟco funcionava bem na Grécia anƟga, porque os atenienses acreditavam que a parƟcipação políƟca era tão importante quanto sua profissão e sua vida parƟcular, Ɵnham orgulho em decidir e parƟcipar da administração dos desƟnos de sua cidade e consequentemente do seu desƟno, uma vez que estava inserido nesse contexto políƟco. O nosso próprio sistema políƟco, durante

muito tempo, colaborou para que as pessoas comuns se senƟssem alienada afastando-se assim do processo de cidadania. Quando o sistema dizia que políƟca, religião e futebol não se discuƟa, ou não era para ser discuƟdo entre cidadãos comuns, ele estava chamando-nos de ignorantes, analfabetos e incultos e, o que é pior, uma boa parcela da população adotou essa premissa para evitar certos conflitos políƟcos, religiosos e esporƟvos ou para dar razão àqueles que se julgavam e julgam-se donos da verdade. Jovens, será que não está na hora de começarmos a discuƟr esses assuntos e colocar a cidadania acima de todas as coisas? Sim, porque queira você ou não, você está inserido nesse meio e sem dúvida nenhuma o melhor caminho é a educação. Gersulino Muniz da Silva (Nico) Prof. de História, Sociologia e filosofia

Os alunos Ɵveram a oportunidade, dentro das disciplinas de Artes e História, de estudar os símbolos usados na decoração da igreja da escola. O Diretor, Pe. Benedito, orientou a exploração do ambiente e os professores Guilherme e Cida, orientaram os trabalhos em sala. Segundo o diretor, “a geração atual é fortemente aberta às

imagens, e a experiência no templo ofereceu a eles uma ligação entre o anƟgo e o perene”.

A aula de Filosofia é um lócus democráƟco Col. Catarinense - Florianópolis / SC “As salas e outros ambientes do espaço escolar se tornam lugares de invesƟgação, reflexão, discussão, enfim, num ‘locus democráƟco’ onde todos têm o direito de se expressar. Estamos no segundo ano uƟlizando a Coleção NEFC nas aulas de Filosofia no Ensino Fundamental I e II e, a cada aula, a cada conteúdo, sempre é um momento muito rico de reflexões”, conforme afirmação do prof. Gilson. Numa das aulas com os pequenos, a reflexão foi sobre a importância das regras. São necessárias? Podem ser mudadas? Como seriam as salas de aulas se não houvesse regras? Como formaríamos uma C.A.I. sem regras? Após toda a reflexão, invesƟgação e colocação das opiniões, chegou-se ao consenso de que é necessário haver regras para que haja um ambiente para o aprendizado. Porque as regras ajudam na organização para ouvir e falar e, garantem os direitos e deveres enquanto comunidade de aprendizagem. Após essas reflexões o trabalho prosseguiu em pequenos grupos, com o objeƟvo de criar regras para formar um ambiente propício para a Comunidade de Aprendizagem InvesƟgaƟva. O resultado do trabalho, após serem quesƟonados sobre quando uma aprendizagem pode ser invesƟgaƟva, aconteceram excelentes reflexões: “Quando uma

pessoa fica invesƟgando algo que aprendeu para obter maiores informações e curiosidades?” “Quando ela é invesƟgada pelos colegas para aprender coisas novas?” “Quando aprendemos algo e queremos saber mais sobre, nós invesƟgamos na internet, em livros, jornais e também podemos perguntar para os familiares ou amigos e, assim, aprendermos mais e garanƟmos um futuro de muitas vitórias”. O conhecimento passa a ser uma construção de todos e o professor passa ser o mediador desta construção. Por fim as aulas de filosofia também são momentos de interdisciplinaridade, não se restringe somente ao conteúdo de Filosofia, procura invesƟgar os valores; nesse senƟdo, o trabalho interdisciplinar e principalmente, a disciplina de Formação Humana Cristã. Ao trabalharmos sobre Diversidade com o 5.º ano -, na mesma semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos, destacamos nessas aulas (Filosofia e FHC) a importância do respeito e da tolerância com o diferente, tanto em relação ao pensamento diferente sobre o mesmo tema, sobre as diferenças İsicas quanto às diferentes manifestações religiosas, pois é no conhecimento dessas diferenças que construímos um ambiente mais solidário, pacífico e democráƟco. Prof. Gilson Luiz Corrêa


FILOSOFAR VIBRANTE

9 9

CORUJINHA | N.º 80 | 2.º Trimestre 2015

Escolas SESI - MS e RJ Amizade Escola do SESI – Campo Grande / MS Um assunto sempre presente em nossas vidas. Uma busca de entendimentos e, acima de tudo, a sorte de ter amigos. Com aulas exposiƟvas, elaboração de textos no caderno e muita conversa com os alunos sobre o tema amizade, os alunos do 4.º ano Ɵveram aulas de Filosofia inesquecíveis. O objeƟvo principal foi incenƟvar as amizades dentro da sala, valorizando e respeitando os amigos. Isso foi possível, conforme a professora, porque nas aulas de Filosofia, através de textos, músicas e vídeos, os alunos foram levados à reflexão sobre o que vem a ser a amizade e, o que cada um pensa sobre o assunto. Para a Prof.ª Michelly, coordenadora das invesƟgações, dos debates e das reflexões, “através do tema trabalhado nas aulas de Filosofia, os alunos com-

preenderam a importância de valorizar as amizades, o valor de perdoar, respeitar, de cuidar e agradecer aos amigos”. Para a aluna Leơcia, falando em nome da turma, “as aulas ajudam e incenƟvam a pensar melhor, em vez de agir de forma incorreta, e a aprender a amar, ajudar a ser legal com as pessoas ao nosso redor.”

Projeto toca da coruja Col. Olimpo – Araguaína / TO Os alunos aprendem a importância de pensar criƟcamente as experiências do dia a dia. No começo de março, os alunos do 6.º e 8.º anos deram início ao projeto Toca da Coruja-2015, com os grupos de invesƟgação: Teoria do Conhecimento e Educação ÉƟca, respecƟvamente a cada série. Os alunos do sexto ano discuƟram ‘o que é a Teoria do Conhecimento?’. As discussões foram o ponto de parƟda para realizarem seus trabalhos em grupo e produzirem cartazes com representações de corujas, o símbolo da filosofia. Durante uma semana, expuseram seus trabalhos e puderam explicar aos demais colegas o que representava a coruja e o que estavam apresentando na primeira Toca da Coruja. A turma do oitavo ano, por sua vez, discuƟu sobre a importância da educação

moral num mundo que perde os seus valores. A parƟr das discussões, os alunos produziram cartazes e representações sobre a experiência de vida deles mesmos. Em seus trabalhos, apresentaram o que Ɵnham visto, ouvido e sobre situações que experimentaram e que causaram fortes memórias neles. Os alunos enfaƟzaram as experiências familiares e os relacionamentos com os amigos e produziram reflexões. Eles representaram seres humanos e sobre a cada parte do ser humano, como os olhos, por exemplo, descreveram experiências pessoais. Os trabalhos do oitavo ano ficaram expostos nos corredores da escola para que todos pudessem ver a produção e parƟcipar da primeira sessão da Toca da Coruja-2015. Prof. Marcos CrisƟano dos Reis

Uma história de 1.000 anos Escola SESI – Nova Friburgo / RJ Muito antes de o Brasil ser Brasil, já exisƟa no município de Cachoeiras de Macacu/ RJ um personagem marcante: o JequiƟbá Rosa! No meio da floresta da Mata AtlânƟca, no Parque Estadual dos Três Picos, ele exibe sua grandeza, cheio de histórias e belezas. Nós da Escola SESI Ɵvemos o privilégio de conhecê-lo. Foi um dia cheio de aventuras e conhecimentos para entender como é necessário preservar as matas e cuidar das nascentes. Conhecemos um dos maiores JequiƟbás Rosa do Brasil, com cerca de 1000 anos. O projeto visa a promover a preservação do meio ambiente e conscienƟzação dos alunos na preservação desse bem tão valioso para nós. Além da beleza do lugar, a apreciação de diferentes espécies de pássaros e anİbios

encontrados na área do parque, o gigante de mil anos, o JequiƟbá Rosa, foi nosso grande encontro. Como é bom poder comparƟlhar nosso trabalho com todos os colegas da educação, através do “Corujinha”. Jaqueline de J. Tinoco Moura Pedagoga

O que existe além do que vemos? Escola do SESI – Itaperuna / RJ Este foi o tema trabalhado em Filosofia com a Prof.ª Jussara nas turmas do 6.º ano. Foi uƟlizada a biblioteca da escola para refleƟr sobre o tema. Imagens foram apresentadas com paisagens do mundo e sobre o amor de um pai pelo filho: IROMAN. Em seguida, iniciou-se o diálogo com os alunos sobre o que existe além do que vemos nas imagens. Quais senƟmentos foram despertados? O que é belo? O

que é bom? Como o amor foi manifestado? Tal reflexão procurou desencadear uma reflexão acerca de valores, regras, normas e organização, sempre na busca de um convívio melhor, mais harmônico entre todos nós sujeitos sociais. Em Filosofia, toda reflexão encaminhada sobre diferentes temas nos fazem pensar de forma diferente. São momentos ímpares e muito importantes.

#JovensPensadores Col. N.Sra. de FáƟma – Florianópolis / SC #JovensPensadores num tempo de grandes avanços tecnológicos, novas gerações surgindo, crises parentais, sociedade em parte superficial e imediaƟsta, é possível? - É possível sim. Buscar a reflexão no meio da correria é resgatar o pensamento e o olhar do ser

humano. A Educação voltada para o Pensar traz consigo a perspecƟva emancipatória e reflexiva tão necessária para a formação integral e humana dos nossos estudantes. EsƟmular o pensamento críƟco, reflexivo e criaƟvo, a descoberta, o quesƟonamento e o respeito ao diferente são tarefas coƟdianas e essenciais na Filosofia. E estas são as principais moƟvações para a arrancada Filosófica no Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de FáƟma, com os pequenos e jovens estudantes do Fundamental I. Os estudantes do 1º ao 5º organizaram uma fantásƟca exposição, apresentando suas descobertas sobre o Pensar. RefleƟr sobre e como a Filosofia está sendo uma das aƟvidades mais desafiadoras e envolventes. (#JovensPensadores)


10

FILOSOFAR ATUANTE CORUJINHA | N.º 80 | 2.º Trimestre 2015

Filósofos e fragmentos de suas obras CEC – Cerqueira César / SP

O Projeto Café Filosófico é lugar de parƟcipação verbal onde alunos podem quesƟonar sem medo. Lugar onde possibilitamos, por critérios filosóficos, que ele possam julgar a realidade por meio da práƟca do quesƟonamento, já que vivemos na era da informação e, muitas vezes, não nos damos oportunidade de refleƟr sobre os acontecimentos do dia a dia. Quanto aos temas trabalhados nos colóquios, cada aluno escolheu um filósofo e um

pequeno trecho de sua obra, enriquecendo a aƟvidade. É na sala de aula que despertamos a curiosidade do conhecer, e no Café Filosófico que parƟlhamos deste conhecimento visto por outro ângulo, daí então o meu interesse e desejo de alcançar êxitos neste projeto, bem como todos os envolvidos.

ProblemáƟca: O grande objetivo do Projeto

Café Filosófico é despertar nos alunos o prazer da reflexão, da busca da verdade, da crítica rigorosa. E para explorar ainda mais, é o mesmo objetivo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). No artigo 35, em seu inciso III, LDB prescreve “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”. A temáƟca sugerida pelo professor, por ordem de prioridade, aborda o seguinte tema: “Filósofos e fragmentos de sua obra” com os seguintes procedimentos: apresentação do filósofo, de fragmento de sua obra, exposição da reflexão dos alunos com suas próprias palavras e do conhecimento prévio sobre o assunto; o desenvolvimento, ou seja, a exposição teórica, seguido pelo debate e, finalmente, a integração, isto é, a sistemaƟzação do conhecimento adquirido via síntese.

Minha filosofia é um Cordel Centro Educacional Dom Orioni – São Luís / MA A intenção do projeto “Minha Filosofia é um Cordel” surgiu da necessidade de integrar os alunos à leitura, à escrita, à linguagem não verbal, à apreciação arơsƟca e literária, de forma dinâmica, não dando ênfase aos problemas nordesƟnos , mas, em parceria com a filosofia, desenvolver um pensar mais reflexivo,

claro e preciso, mediante o qual os mesmos aprendam a uƟlizar a filosofia refleƟndo sobre o real, abdicando das aparências pela qual são sujeitados. Comumente a Literatura de Cordel é expressão dessa rarefação cultural, demonstrável através de seus poemas e situação territorial. A filosofia também,

Considerações: O que o projeto quer é dar aos sujeitos a oportunidade de falarem sem medo, de exporem suas opiniões, de saírem de si. Por ser filosófico, trata de assuntos da realidade à luz de pensadores filósofos, e isso para eles é de grande importância.

Para que o projeto Café Filosófico aƟnja seu objeƟvo, no dizer de Kant, “ensinar a filosofar”, não se ensina filosofia, a filosofia já está ensinada, agora por meio dela se abrem novos pensamentos filosóficos, se descobrem novos horizontes, possibilidades são abertas.

Cultura e ideologia: uma questão ÉƟca e Moral CEC – Cerqueira César / SP

no seu campo antropológico, analisa o homem em seus diversos fatores, sejam eles culturais, sociais, políticos e econômicos. Diante desta situação, o Professor Emanuel Itayron Martins Sousa junto com seus alunos do Centro Educacional Dom Orioni, na cidade de São Luis/MA, assume de forma crítica e com grande astúcia, o desafio de desenvolver este trabalho mostrando para muitos de forma diferenciada e criativa, o interesse pela Filosofia.

A ideia deste projeto Filosófico foi idenƟficar diversas situações de aprendizagem durante todos os momentos de estudos, análises, reflexões e pesquisas. Para o educando, será de muita importância, pois implicará na sua formação enquanto cidadão, visto tratar-se de questões importantes como a ÉƟca, a Moral e os Valores. O objeƟvo implicará em desenvolver habilidades de leitura, produção de textos conơnuos e expressão oral; compreender que a unidade entre todos os seres humanos passa por reconhecer o caráter histórico- cultural e construído da humanidade. A Filosofia terá destaque em

fazer com que os alunos abracem uma causa, despertando a capacidade reflexiva diante das mais diversas situações de ensino-aprendizagem. O que queremos? InsƟtuir valores para essa causa e a importância do trabalho em grupo; formar indivíduos capazes de acreditar em seu potencial de estudo e que seus pensamentos podem alcançar seus ideais e construir, com o trabalho em grupo, uma nova forma de compreender o mundo.


FILOSOFAR TRANSFORMADOR

11 11

CORUJINHA | N.º 80 | 2.º Trimestre 2015

Café com Ideias Durante o primeiro trimestre, foram realizados vários Cafés na Região Sudeste

O Projeto Café com Ideias é um momento filosófico que cria e quer ocupar um espaço social e filosófico de caráter muito especial, por ser ecléƟco, pluralista, democráƟco e, sobretudo livre. Vem para resgatar um anƟgo método de filosofar, quando os “amigos da filosofia” se reuniam para conversar, discorrer e dissertar sobre as ideias, os homens, a vida na polis e sobre o mundo em geral. Nos meses de abril e maio, o Prof. Geverson, assessor filosófico e pedagógico nos estados de SP, RJ e ES, realizou três Café com Ideias com o tema: “O Centro de Filosofia Educação para o Pensar: 25 anos transformando escolas em Comunidades Reflexivas.” O objeƟvo é ampliar ainda mais a parceria com as escolas que adotam o programa Educação para o Pensar e materiais didáƟcos da Editora Sophos. Além de tomar um delicioso café, trocar ideias sobre educação reflexiva, foi realizado nestes eventos o lança-

mento do livro Filosofia Viva: 25 anos escrevendo a história a várias mãos.

• Depoimentos: - Celebrar os 25 anos de caminhada do Centro de Filosofia Educação para o Pensar e da Editora Sophos é exaltar a contribuição do programa filosófico-pedagógico Educar para o Pensar: Filosofia com crianças, adolescentes e jovens para o ensino de uma “Filosofia Viva” nas escolas brasileiras. Ter parƟcipado dessa caminhada muito me honra e me orgulha. Teresa Borges

• Os Cafés...

- No dia 9 de abril aconteceu o Café com Ideias na Escola Natureza de Araraquara/SP, sendo o convite estendido aos pais, direção, coordenação e professores. no qual parƟciparam um grande grupo de professores que trabalham com a disciplina, professores interessados, coordenadores e diretores pedagógicos da escola.

- No dia 13 de abril foi a vez dos Educadores do Colégio Celtas de Votuporanga receberem o evento,

- No dia 21 de maio, o projeto Café com Ideias foi para o Sul Fluminense, onde, na parceria com a FolheƟm Livraria, se fez oportuna a entrega do livro Filosofia Viva; além de homenagem às coautoras do livro: Prof.ª Maria Ercília Pereira e Teresa da Cunha Borges, que há mais de quinze anos mulƟplicam e contagiam educadores da região sul fluminense com as

Alunos vão à Câmara Ao discuƟr o tema ÉƟca, nas aulas de Filosofia, fez-se necessária uma visita à Câmara Municipal. Lá, os jovens Ɵraram as dúvidas indagando desde a criação da “Casa do Povo”, assim chamada, até o seu funcionamento nos dias atuais. A cidadania como um dos princípios básicos da vida. Essa premissa está escrita na ConsƟtuição de 1988 e, deve ser assegurada por insƟtuições de ensi-

ideias da educação para o pensar em escolas públicas e privadas.

no, fazendo com que os jovens estudantes cidadãos conheçam o papel do LegislaƟvo Municipal dentro do contexto social em que vivem e contribuindo para a formação da cidadania e o entendimento dos aspectos políƟcos da sociedade brasileira. O intuito foi permiƟr aos jovens ter entendimento sobre projetos, leis e aƟvidades inerentes à função do vereador enquanto representan-

Os Colégios MV1, representado pela Prof.ª Adriana, Colégio N.S. do Rosário, representado pela Prof.ª Rosária, e Colégio CENSGRA, representado pela Prof.ª Ana Luiza Avelar receberam o livro Filosofia Viva escrito a várias mãos. Em junho, serão as escolas de São Paulo e Rio de Janeiro capital e as escolas da região dos Lagos e Serra fluminense. Viva a Filosofia Viva!

- O livro Filosofia Viva, lançado em 21/5 no Café com Ideias, traz registros de uma história construída nestes 25 anos de concreƟzações. Sendo uma história escrita a várias mãos, diversos educadores do país contribuíram com a obra. Como professora de Filosofia, alegro-me por fazer parte desta história e ter podido registrar parte dos meus feitos neste livro em favor de uma educação reflexiva através da Filosofia com crianças no Colégio N. S. do Rosário, em Volta Redonda/RJ. No dizer do prof. Silvio, “ao registrar historicamente as construções e responsabilidades dos 25 anos nas mãos de várias pessoas, reafirmamos a convicção que ninguém faz nada sozinho”. Parabéns ao sucesso do Centro de Filosofia. Uma semente lançada que produz muitos e bons frutos. Maria Ercília Pereira

CEC – Cerqueira César / SP

te do cidadão junto ao poder público. É o que afirmam os professores responsáveis pelo projeto: André e Hyrla.

Simulado do Júri caso “Leonardo” Os alunos do 9º ano desenvolveram o projeto, além de propor e discuƟr as questões sobre o que

levou o assassinato do menino “Leonardo”. O objeƟvo foi levar os alunos a incorporarem , com garra e determinação, confiantes na busca constante do saber filosófico - momento este importanơssimo na vida de todo o estudante - debaterem, refleƟrem e agirem... Em outras palavras: ação, reflexão e ação refleƟda, que são pontos-chave que nos moƟvam a trabalhar no senƟdo

de instruí-los para uma análise cienơfica, analíƟca e críƟca fazendo uma ponte com a atualidade. Para quê? Desenvolver a interpretação, observar as habilidades e competências na apresentação de argumentos, enriquecendo o pensar filosófico, despertando senso críƟco, analíƟco e reflexivo diante das ideias que apresentarão ao longo do processo. (Prof. André Aparecido da Silva Barbosa)


A Editora Sophos cumpre sua missão junto com o Centro de Filosofia realizando pesquisas, produções e criações. Somos referência nacional no ensino da Filosofia nos segmentos escolares por todo o País. Temos uma história de 25 anos junto aos professores e colégios fazendo uma Filosofia Viva. Venha conosco, você e sua escola.

NOVIDADE - 2015/2016 Filosofia Viva: 25 anos escrevendo a historia a várias mãos • desde 1989 Conforme programação das ações do Centro de Filosofia e Editora Sophos, o livro está sendo entregue nos Colégios parceiros, aos educadores envolvidos.

C O L E Ç Ã O

Novo Espaço Filosófico Criativo - 8ª edição Aprender a filosofar por todo Ensino Fundamental. Incentivar a construir a Comunidade de Aprendizagem Investigativa em sala de aula por meio do Investigar, Discutir, Refletir e Agir, por isso um Filosofar Vivo trabalhando:

• Empreendedorismo Social (Protagonismo infantil e juvenil) • Educação para o Pensar (Filosofia) • Educação Afetiva e Ética Sexual (Ed. Sexual) • Economia Solidária (Ed. Financeira) • Educação para a Paz (Tolerância) • Diálogos Filosóficos • Temas Reflexivos e Filosóficos interdisciplinares

PARA SABER MAIS Editora Sophos | Centro de Filosofia | www.editorasophos.com.br End.: Rua Cristóvão Nunes Pires, 161 - Centro CEP 88010-120 - Florianópolis/SC Telefones: (48) 3222 8826 | (48) 3025 2909

Levar os alunos a construírem (sendo coautores) uma educação filosófica, investigativa, reflexiva e transformadora da realidade.


Profile for NSra do  Rosário

Corujinha edição 80  

Jornal O Corujinha - edição número 80 - segundo trimestre de 2015.

Corujinha edição 80  

Jornal O Corujinha - edição número 80 - segundo trimestre de 2015.

Advertisement