CONSEQUÊNCIAS
AFUGENTAMENTO DE ANIMAIS por causa dos trens, causando escassez de alimentação para as pessoas DESMATAMENTO CASAS FICAM COM RACHADURAS e a estrutura comprometida por causa da trepidação dos trens
MORTE de pessoas e animais por atropelamento
DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS, DA VALE, PARA AS PESSOAS E O AMBIENTE
RELATÓRIO. “Direitos Humanos e Empresas: a Vale S.A. e as estratégias de dominação, violações e conflitos envolvendo territórios, água, raça e gênero”. Publicado por Justiça nos Trilhos. Fevereiro de 2020. Autoria/Pesquisa: Mariana Lucena Sousa Santos; Assessoria de gênero: Joana Emmerick Seabra; Pesquisa de Campo: Ainá Oliveira, Joana Emmerick Seabra e Mariana Lucena; Revisão: Roseane Arcanjo Pinheiro e Renato Paulino Lanfranchi; Resumo executivo: Joana Emmerick Seabra, Larissa Pereira Santos; Recomendações: Danilo Chammas; Projeto Gráfico: GoVisual; Diagramação: Maria José Vieira; Capa: Uriel Menezes; Fotos: Andressa Zumpano, Ainá Oliveira, Ingrid Barros, Marcelo Cruz, Marcos Vinícius. x
POLUIÇÃO SONORA causada pelos trens dia e noite, todos os dias, causa nervoso, estresse
x x
x
CONTAMINAÇÃO do ar, da água, da vegetação e da saúde das pessoas pelo pó de ferro que escapa dos vagões de minério. Idosos e crianças são os que mais sofrem.
ATERRAMENTO de rios e igarapés
MULHERES SÃO AS MAIS IMPACTADAS Com a perda dos meios de sustento, as mulheres ficam ainda mais suscetíveis ao machismo, racismo e outras formas de humilhação e de controle de seus corpos. Destruição dos seus modos de vida tradicionais.
IMPOSSIBILIDADE DE CIRCULAR pela comunidade quando o trem fica estacionado nos trilhos. Crianças não conseguem ir à escola, adultos não conseguem visitar familiares ou ir à roça, idosos não conseguem buscar assistência médica quando precisam.
Com a eliminação das fontes de água e contaminação das que existem, as mulheres são obrigadas a caminhar longas distâncias para encontrar outras fontes.
Sem água e sem áreas suficientes para plantio, os homens das famílias são obrigados a migrar em busca de trabalho. Com isso, mulheres e meninas ficam com acúmulo de tarefas dentro e fora de casa. As meninas param de estudar para ajudar suas mães e tias.