Notícias FALE 31 de outubro de 2012

Page 3

Professor Biagio D’Angelo recebe Prêmio Jabuti Com muita honra, o NF noticia “Benjamin — poema com desenhos e músicas”, do professor Biagio D’Angelo, como vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Livro Infantil. Biagio nasceu na Sicília e trabalhou em diversos lugares do mundo, Moscou, Bruxelas, Lima, São Paulo, Budapeste, sempre dando aulas de Literatura Comparada, Teoria Literária. Hoje, ele é professor na FALE. Notícias FALE - Há quanto tempo escreves ficção? portuguesa. Biagio D’Angelo - Escrevo há muito tempo, desde NF - O que significa para o professor de literatura, que tinha dezoito anos. Eu tinha uma para o escritor e para o Biagio receber o agenda cor de ocre em que escrevia poJabuti? esias, mas por medo que alguém as lesse, BD -A verdade é que a ficha ainda não queimei todas. caiu. Não me dou conta de que ganhei o NF - Tens outros livros? Jabuti. Me dá muita felicidade ver os coleBD - Tenho dois livros de poesias, não gas e os amigos felizes porque ganhei, mas infantis. Publiquei no Peru; com um denão me dou conta. les, Milonga e outros ritmos, venci um NF - O que motivou a tua vinda para Porconcurso na PUC-Lima, e o outro, Humto Alegre? boldt, publiquei numa coletânea de novos BD -Eu estava na Hungria, mas queria autores. Ainda, sairá por estes dias na Itámuito voltar ao Brasil. Um dia uma amiga lia outro livro de poesias chamado A/R. daqui me ligou e me falou do concurso na NF - Benjamin foi escrito há pouco temárea de Teoria da Literatura, na PUCRS, po? Qual foi a tua inspiração? que era a minha cara e tinha um grupo BD - Escrevi Benjamin em São Paulo, em muito bom.Eu tinha uma ideia de que era 2010, num período difícil pra mim, basuma cidade fechada, provinciana. Mas, tante “escuro”. A minha inspiração pescomo na Hungria não estava funcionansoal foi a minha infância; são várias ima- Ilustração de Benjamin do, devido à crise, à situação econômica, gens dela que eu gostaria de atualizar. Demorei para decidi vir. Agora me sinto muito bem aqui. Porto escrever, foi um momento muito bonito. Eu o escre- Alegre não é como São Paulo, aquela confusão toda, vi em português e amei fazê-lo assim. É uma língua mas não acho mais que seja provinciana. Ela é cultudo afeto, da memória; eu não poderia tê-lo escrito ralmente efervescente, os jovens são muito bacanas. em italiano, pois não é a língua atrelada à memória Os jovens aqui da PUCRS são cheios de entusiasmo do momento que ele retrata. Eu devo muito à língua e de ideias. Estou gostando muito.

FALE em eventos Jornada de estudos sobre os Romances Gráficos Entre os dias 25 e 28 de outubro, aconteceu a Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, a Gibicon nº 1. Durante o encontro, muitos artistas — quadrinistas e roteiristas — e pesquisadores ministraram palestras e oficinas e participaram de mesas de discussão — foram mais de 80 convidados! O clima do evento é de celebração dos quadrinhos, a chamada arte gráfica ou arte sequencial. A programação da Gibicon contemplou, entre outras atividades, exposições, homenagens aos 30 anos da Gibiteca de Curitiba — o que indica a tradição da cidade — e ao artista Sérgio Bonelli. Ao longo desses quatro dias, Inscreva-se como ouvinte nas palestras e oficinas, ocorreram através do email reflexões sobre desenho, roteiro, cor, editoração e sobre questões teóricas inerentes à linguagem dos quadri- jornadahqpoa@gmail.com nhos. Por todo o Brasil, muitos eventos têm apresentado como mote os quadrinhos, como a Gibicon e o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte. Em âmbito acadêmico, nos deparamos com a mesma tendência, evidenciada com a III Jornada de Estudos sobre Romances Gráficos, organizada pela UnB em setembro deste ano, e a I Jornada de Estudos sobre Romances Gráficos – Edição Porto Alegre, organizada pela PUCRS e pela UFRGS, com o apoio da UnB, que acontecerá nos próximos dias 19 e 20 de novembro, na Faculdade de Letras da PUCRS. (Colaboração: Caroline Becker, mestranda e membro da comissão organizadora) Notícias FALE nº 113| 31 de outubro de 2012 | 3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.