Leonardo Santos anuncia pré-candidatura a prefeito
Com plano de governo voltado para o desenvolvimento econômico e social, ele pretende trabalhar em parceria com a população e as empresas locais para alavancar a economia do município
Flamengo perde na Libertadores
4 14 Imóveis Saúde Perspectivas imobiliárias
Barra Mansa Divulgação Divulgação 3 Laboratório Municipal realiza mais de
5 12 Coluna
Social
Cidade Caderno de Esportes
para 2023
120 mil exames
CDL-BM 60 Anos Gleidson Gomes é o presidente
Divulgação
Divulgação
www.nossojornalbm.com.br
Fundado em Fevereiro de 2006 Barra Mansa - RJ - Roberto Silveira Ano 18 - nº 198 - Abril de 2023
Niver da Josy
OpiniãO
Anossa prosa do mês é a volta do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro ao Brasil. O ex-presidente desembarcou no aeroporto de Brasília, na última quarta-feira, após ficar três meses em Orlando, nos Estados Unidos, foi recebido por familiares, políticos, amigos e apoiadores no saguão do aeroporto. Um esquema de segurança foi organizado pela Polícia Federal e Polícia Militar do DF. Um público razoável para sua recepção, os números reais não foram divulgados, o trânsito de acesso ao aeroporto ficaram bloqueados durante a chegada de Bolsonaro, segundo informações, ele assumirá como presidente de honra do partido PL em Brasília.
O ex-presidente Bolsonaro pretende viajar pelo Brasil, para realizar articulações políticas, articulando estratégias para as próximas eleições municipais.
Mudando a prosa, o governo Luís Inácio Lula da Silva encontra dificuldades para aprovar propostas na Câmara de Deputados e no Senado. O governo não conseguiu até o momento uma base de apoio para defender suas propostas em ambas as casas.
Barra Mansa começa a se organizar, após o longo período de chuvas que castigaram a cidade em vários locais. O executivo Rodrigo Drable e parlamentares da Câmara Municipal estiveram nas comunidades ajudando e acompanhando o processo de recuperação das pessoas desabrigadas e desalojadas, que tiveram perdas de suas residências em locais de riscos.
Minha opinião que moro em local de enchente, analisei essa situação de maneira proveitosa no cunho político, muitas publicidades pelos serviços prestados, o que é obrigação do governo. Espero que o executivo e legislativo façam as prevenções cabíveis nos locais necessários. A cidade precisa no momento de uma vistoria de 360º, para não sermos pegos de surpresa numa próxima temporada de chuvas.
Peço que Deus olhe por todos, principalmente aos mais necessitados.
Faça uma boa leitura!
CláudiO Ferreira
Barra Mansa realiza instalação de lâmpadas de LED nos bairros Colônia e Vila Independência
Mais 100 lâmpadas foram distribuídas para as duas localidades
APrefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Manutenção Urbana, segue realizando a instalação de lâmpadas LED por diversos bairros do município. Nesta segunda-feira (03), equipes da Pasta fizeram a substituição da iluminação nos bairros Colônia Santo Antônio e na Vila Independência, resultando em eficiência energética, segurança, qualidade de vida da população e atração de novos empreendimentos.
As lâmpadas de LED, se comparadas às de vapor de sódio, reduzem o consumo em até 50% e ajudam na sustentabilidade ambiental, já que são livres de componentes tóxicos e emitem uma quantidade muito menor de dióxido de carbono na atmosfera. De acordo com o
secretário de Manutenção Urbana, Cesar Carvalho, 100 lâmpadas serão distribuídas entre os dois bairros. Ele explicou sobre os benefícios da troca de lâmpadas:
– A iniciativa está agradando a todos os moradores dos bairros, sendo que os mesmos afirmam que o novo sistema de iluminação vai ajudar na melhoria da segurança e na qualidade de vida de todos – encerrou o secretário, também destacando que os serviços de instalação das novas lâmpadas no bairro São Vicente foram finalizados.
Para quem quiser contatar a Secretaria de Manutenção Urbana, os seguintes telefones estão disponíveis: (24) 3029-9380 e (24) 999678267.
SAAE -BM realiza trabalho de limpeza nos bairros
OServiço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) segue nesta quinta-feira, dia 06, com a programação de limpeza em áreas públicas do município. As atividades, que são realizadas diariamente, seguem com o intuito de promover qualidade de vida aos munícipes, evitar a proliferação de doenças e preservar o meio ambiente. O serviço é realizado diariamente em vários bairros da cidade. Nesta quinta-feira, os serviços de capina, raspagem de sarjetas, roçagem, limpeza de bueiros e pintura de meios-fios serão realizados nos seguintes locais: Vila Principal, Nove de Abril, Moinho de Vento e Santa Rita da Dutra, além de Ano
Bom, Boa Sorte, Vila Coringa, Barbará, Vila Ursulino, Cotiara, Centro, Ano Bom e Saudade. Os serviços contam também com coleta de volumosos nos bairros do Ano Bom, Boa Sorte, Roberto Silveira e Bom Pastor.
Além disso, a autarquia também promoveu serviços de coleta de terra, entulho e lama, que acontecem nas regiões de Saudade e Barbará. Por fim, ainda tem capina elétrica na Colônia, e limpeza de córregos e rios no Nove de Abril.
O Saae-BM está localizado na Avenida Homero Leite, 572, no bairro Saudade. Os telefones para informações são: (24) 3512-4333 e (24) 3322-6195.
Reflexão
Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidadeSalmos 92:1-2
Nota 10
Para os parlamentares de Barra Mansa, que realmente colocaram a mão na massa para ajudar os necessitados que sofreram com as chuvas no município. Parabéns!
Nota 0
Para os parlamentares de Barra Mansa, que só fizeram politicagem com as situações precárias dos moradores e não fizeram suas obrigações.
Lamentável!
Jornalista responsável: Johnata Augusto Rodrigues
Amado de Carvalho - MTB: 0036476/RJ
Revisão: Redação - Impressão: Gráfica Drumond
Diagramação: Carlos Eduardo Ferreira Avila
Contato: (24) 99835-9074
Email: jornalnosso@gmail.com
Periodicidade: mensal Tiragem: 1.500 exemplares
Circulação: Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí, Piraí e Resende
Variedades 2
EXPEDIENTE
Nosso Jornal não se responsabiliza pelas colunas assinadas politicamente, sendo de responsabilidade de seus autores.
O
Leonardo Santos anuncia pré-candidatura a prefeito de Barra Mansa
Oempresário Leonardo Santos é uma das figuras mais importantes do cenário empreendedor da cidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Explana conhecimentos numa entrevista exclusiva ao Nosso Jornal.
Com mais de 20 anos de experiência no comércio local, ele possui uma visão ampla e inovadora sobre o desenvolvimento econômico da cidade Barra Mansa e da região.
Para Leonardo Santos, o comércio teve dificuldades no ano de 2022, mas como foi uma data natalina conseguimos superar. Iniciamos o ano de 2023 acreditando na mudança com o novo governo, mas se passaram três meses e nenhuma alteração. “Acredito que precisamos ter uma política de colisão para impulsionar o mercado municipal, estadual e nacional, a população está insegura na economia com a gestão do novo governo” - comentou Leonardo.
Com o intuito de fomentar o crescimento do comércio local, Leonardo está engajado em um projeto que visa fortalecer as pequenas empresas e incentivar o empreendedorismo. Ele acredita que essa iniciativa pode ser uma das chaves para impulsionar a economia da cidade, gerando mais empregos e oportunidades para os moradores.
Também anunciou sua pré-candidatura a prefeito de Barra Mansa. Com um plano de governo voltado para o desenvolvimento econômico e social, ele pretende trabalhar em parceria com a população e as empresas locais para alavancar a economia do município.
O governo federal vive no impasse com as altas taxas de juros e o Banco Central, e a economia trava, os investidores preocupados em aplicar seu capital estão inseguros, nosso comércio tem uma resiliência muito grande, uma visão de 360º nas ações futuras seria uma alavanca para o País, com isso os empresários conseguiriam manter e gerar sustentabilidade empregatícia no dia a dia.
As empresas exercem um desenvolvimento alinhado com estratégias, qualidade dos produtos, treinamentos e diálogos contínuos com os colaboradores. Recentemente foi agraciada com um título de destaque no Sul Fluminense, na categoria do comércio, uma premiação que honra e foi compartilhada com a equipe pelo desempenho, dedicação e atendimento aos clientes.
“Minha visão é de uma cidade próspera, onde as pessoas possam ter oportunidades e viver com dignidade. Quero trabalhar para transformar Barra Mansa em um polo econômi-
co forte e atrativo para investidores e empreendedores”, afirma Leonardo.
Com um histórico de sucesso no mundo dos negócios, o empresário está confiante de que pode trazer sua experiência e conhecimento para a gestão pública, contribuindo para o crescimento e o bem-estar da cidade.
O Brasil passa por dificuldades, e a cidade não escapa desse momento. “A dificuldade abrange num todo, mas o corpo empresarial do município precisa ter empenho, trabalho e expectativas que será possível apostar no crescimento, a superação depende de cada um de nós, plantar agora para colher no futuro” - concluiu Leonardo.
Barra Mansa 3
Divulgação
O “Nosso
Informação” www.nossojornalbm.com.br
Jornal é mais
Perspectivas do mercado imobiliário para 2023
Ainda temos muitos avanços pela frente no que diz respeito à transformação digital do mercado. Vislumbro o surgimento de novas plataformas digitais que integrem serviços imobiliários e experiência diferenciada na hora de buscar o tão sonhado ‘lar, doce lar’.
Durante os dois últimos anos de isolamento social e trabalho remoto, muitas pessoas se deslocaram em busca de viver mais perto da natureza nas grandes cidades centrais, seja no interior ou no litoral. Com a retomada do trabalho presencial, ainda que em um modelo híbrido, os grandes centros voltaram a um cotidiano mais agitado, assim como ao aumento do número de ofertas culturais e de lazer, além das escolas de referência para os filhos.
Segundo a Associação Brasileira de Incorporadores Imobiliários (ABRAINC), mais de 60% dos empreendedores imobiliários esperam que 2023 seja melhor que 2022. Já o Banco Central aponta uma alta no mercado imobiliário. A tendência é de que os projetos, principalmente, de baixa renda voltem com tudo, graças à demanda e ao esperado retorno de uma economia mais estável, bem como direcionamento das novas diretrizes do governo federal.
Ainda temos muitos avanços pela frente no que diz respeito à transformação digital do mercado. Vislumbro o surgimento de novas plataformas digitais que integrem serviços imobiliários e experiência diferenciada na hora de buscar o tão sonhado ‘lar, doce lar’. Mas, ainda sim, estamos atrás dos países desenvolvidos, onde as pessoas trocam de imóvel próprio cerca de 8 vezes na vida, enquanto o brasileiro só faz isto 1,8 vezes. Ou seja, existe muito espaço para o mercado crescer e ter mais liquidez.
Historicamente, o preço dos imóveis acompanha a inflação. Considerando o contexto in-
flacionário e o aumento da taxa básica de juros (Selic), que encarece o financiamento ao consumidor e às incorporadoras, os custos da construção civil subiram e estão ainda mais pressionados com a guerra na Ucrânia, além das incertezas políticas e econômicas para os próximos 4 anos.
A disparidade dos reajustes no preço de novas unidades aquece o mercado de imóveis usados, que podem ser uma boa opção para compradores e investidores que estão em busca de melhores condições. Para se ter uma ideia, o valor médio de apartamentos na planta chegou a aumentar mais de 30% nos principais bairros da capital paulista, nos últimos 12 meses. Já os imóveis usados, no mesmo padrão, tiveram poucos ajustes de preços, o que acelerou a venda.
Há fenômenos isolados em cidades do Brasil, em que o preço subiu acima da inflação. Os anos de 2020 e 2021 foram muito bons para lançamentos e vendas, dado a inflação e juros em baixa e boa oferta de crédito bancário. Com mais venda de estoque do que lançamentos (situação que reduz o volume de imóveis prontos), a tendência é que os novos imóveis cheguem ao mercado com preço maior, corrigido.
Para exemplificar, o mercado imobiliário funciona em quatro fases bem distintas, formando um ciclo que sempre se repete na mesma ordem: recuperação, expansão, sobreoferta e recessão. O desequilíbrio entre oferta e demanda começa a crescer. Com a inflação, taxa de juros
e baixa confiança, o estoque de imóveis se torna maior do que o mercado pode absorver, gerando a necessidade de negociação dessas unidades. Assim, há uma natural diminuição no volume de novas construções, pois o momento se torna mais favorável à compra de imóveis já prontos do que à aposta em imóveis novos na planta. Em 2023, podemos apostar em um cenário de desinflação, já que as taxas de juros e outras medidas econômicas têm se mostrado bem-sucedidas na redução dos preços, resultando em um recuo nas valorizações dos imóveis, frente à valorização vista nos últimos anos, embora, particularmente, não acredito em uma diminuição de preço.
A dica para investidores ou compradores mais cautelosos que estejam em busca de melhores ofertas é a de optarem pelos imóveis usados. Entretanto, os projetos na planta e em localizações privilegiadas seguem atraentes para quem deseja exclusividade e não abre mão do conforto, espaço, segurança e lazer.
4 Imóveis
Divulgação
5 Coluna Social Um toque de alegria nas ocasiões festivas em nossas vidas. Aqui, só falta você! Fotos: C. Ferreira .............................. Niver da Josy ............................
Fernanda e família
Empresária Alessandra
Niver do Jaci (centro)
Patrícia Prado
.............................. Niver do
............................
Niver do Jair
Vadson
O “Nosso Jornal é mais Informação” www.nossojornalbm.com.br
Niver da Regina
Câmara de Barra Mansa homenageia mulheres em sessão solene
Mandato com maior participação feminina do município homenageia mulheres diversas
lembrando das mulheres que possibilitaram essa participação efetiva.
- Hoje vivemos na câmara, uma legislatura histórica, em que ocupamos cinco espaços. Isso é algo para se comemorar. E se ocupamos estes lugares, é porque mulheres como vocês, Sônia e Ruthinha, puderam abrir as portas para gente. Como disse Michele Bachelet “quando uma mulher entra na política, muda a mulher, quando muitas mulheres entram na política, muda a política” - declarou Rayane.
Mães, mulheres que optaram por não ter filhos, casadas, solteiras, empreendedoras, domésticas, professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras, comerciantes: mulheres com histórias bastante diversas foram homenageadas pela Câmara de Barra Mansa, por sua contribuição à sociedade. A homenagem aconteceu em sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, realizada na última quinta-feira, no Clube Municipal. Presentes à sessão, autoridades e representantes da sociedade civil, em especial, a ex-vereadora Sônia Coutinho, a ex-vereadora e ex-vice-prefeita Ruth Coutinho e a atual vice-prefeita Fátima Lima.
O presidente da câmara, vereador Paulo Sandro, ressaltou a importância da homena-
gem, principalmente pela câmara estar na legislatura com a maior participação feminina da história do município.
-Este mandato marca a legislatura com maior participação feminina de Barra Mansa. E na região somos a câmara com maior número de cadeiras ocupadas por mulheres. É um honra para mim presidir a casa neste momento e poder realizar esta sessão que homenageia mulheres tão especiais - afirmou o presidente realizando também homenagem às funcionárias da câmara que atuaram na sessão solene, representando todas as funcionárias da casa legislativa, à vice-prefeita, Fátima Lima e à sua esposa Iohana Rodrigues.
A vereadora Rayane Braga destacou a importância de as mulheres atuarem na política,
Em nome de todas as homenageadas, a médica ginecologista e obstetra Dra. Janaína Henriques Sobrinho Ribeiro falou sobre a honra de representar mulheres tão diversas.
-Há 25 anos eu luto pela saúde da mulher e estou representando todas as mulheres com muito orgulho. O reconhecimento do nosso trabalho é muito importante, para nós, mulheres, que vivemos em um país, onde uma a cada três mulheres é violentada. Violência sexual, moral, afetiva, de alguma forma nós somos violentadas. Eu falo que o Dia 8 de março não é o Dia Internacional da Mulher, é o dia de luta da mulher, o dia de luta feminina. Nós, homenageadas, representamos aqui esta luta - declarou a atual diretora médica e técnica do Hospital da Mulher do município.
FUNCIONAMOS DE SEGUNDA À SEXTA DAS 10H ÀS 22H30.
6 Cidade
Divulgação
O
www.nossojornalbm.com.br
“Nosso Jornal é mais Informação”
Flamengo perde para o Aucas por 2 a 1 em sua estreia na Libertadores
Rubro-Negro vai a campo com time reserva e abre o placar no primeiro tempo com Matheus França, mas na etapa final cai de produtividade na altitude e sofre a virada
4 PÁG.
Ano 18 - nº 198 - Abril de 2023 Reprodução
Johnata Amado Jornalista
Ganhei meu primeiro videogame ao seis anos de idade. Era um Mega Driver III e que tinha, entre outros, jogos de esporte, como futebol, Fórmula 1, bicicross, skate, lutas e até surf. Me lembro que, naquele mundo imaginário infantil, eu me achava um bravo atleta desbravador de várias modalidades. Contudo, o tempo de jogo era restrito, já que os amigos tinham preferência pelo futebol no “campinho” e até brincadeiras na rua – confesso que eu também curtia mais o ao vivo do que o virtual.
Nunca encarei o videogame como um esporte, pois meu conceito de esporte envolve movimento, suor e coletividade. Mas vem crescendo nos últimos anos uma espécie de “lobby” para que os jogos eletrônicos sejam reconhecidos como modalidades
Videogame é esporte ou não?
esportivas. Os defensores argumentam que se o xadrez pode ser considerado esporte, o videogame também deve ser.
Quem tem o costume de realizar apostas online já deve ter observado que as casas de apostas, em sua maioria, já possuem essa opção de aposta para seus clientes. Embora contestado, o jogo virtual tem crescido e hoje configura fonte de renda para muitas pessoas – principalmente jovens e adolescentes.
No fim do mês passado, o tema voltou a ganhar força após a Ministra do Esporte, Ana Moser, declarar que sua pasta fará um debate com outros ministérios para debater a inclusão dos jogos eletrônicos como modalidade esportiva – que no futuro pode até se tornar esporte olímpico. Chamado e-sports, os jogos virtuais já tiveram no passado parecer contrário do Conselho Nacional de Esporte, ficando de fora da classe esportiva.
De positiva, a regulamentação do tema pode abrir brechas para geração de empregos e garantias trabalhistas aos adeptos da modalidade. Por outro lado, pode desvirtuar o aspecto saudável das modalidades esportivas, que envolvem o movimento corporal e incentivam a prática de exercícios em prol de uma qualidade de vida melhor. E pra você? Videogame pode ser considerado esporte ou não? Cartas para a redação.
Sinta-se em casa!
VENHA CONFERIR
NOSSAS
OFERTAS!
Esportes 2
Divulgação
FLAMENGO
A desconfiança do torcedor com o trabalho do português Vitor Pereira ainda vai levar um tempo até ser desfeita. Muito em razão dos vexames do início da temporada. Mas ao manter o português, contrariando 98% da torcida, a diretoria mostra uma mudança em sua política: dar espaço e tempo para que os treinadores tenham chance de recuperar a confiança junto ao grupo. Antes, bastava uma sequencia ruim e o coro das arquibancadas para a queda do treinador – o que levou o Flamengo a ter dívidas milionárias com multa rescisória dos demitidos. De resto, Vitor Pereira tem três campeonatos na temporada para mostrar seu real valor: Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil.
FLUMINENSE
A chegada do lateral esquerdo Marcelo aumenta o otimismo do torcedor tricolor, que crê numa grande temporada do time na Libertadores, Copa do Brasil e no Brasileiro. O início foi animador, com a conquista da Taça Guanabara e a chegada à final do Estadual. Destaque da temporada e artilheiro do Carioca, German Cano vem sendo um dos principais trunfos do time de Fernando Diniz. Soma-se à isso a aposta em jovens atletas que ganharam a confiança do treinador e vêm correspondendo, como é o caso do volante Martinelli. Além disso, a chegada do atacante Lelê, vice-artilheiro do Carioca e que veio do Voltaço, é motivo de expectativa por parte do torcedor.
VASCO
Os resultados ruins na temporada, com a queda precoce na Copa do Brasil e a eliminação na semifinal do Carioca para o rival, fizeram o torcedor questionar o trabalho de Maurício Barbieri. Resiliente, o técnico vem tentando trabalhar com o que tem à disposição para encontrar um padrão de jogo – sem sucesso até o momento. Barbieri já deixou claro que precisa de mais opções. A diretoria promete reforços pontuais. Enquanto isso, o time foca no Campeonato Brasileiro e terá a missão de buscar realizar uma boa competição, já que retorna à elite após dois anos fora da Série A.
BOTAFOGO
O Botafogo parecia que passaria de forma tímida na primeira janela do futebol brasileiro, mas acelerou as ações nos últimos dias das transferências internacionais. O clube contratou os atacantes Júnior Santos e Matías Segovia e fechou um acordo para ter o uruguaio Diego Hernández a partir do meio do ano. Ao todo, o Alvinegro gastou cerca de R$ 28,6 milhões em sete contratações ao fechamento da janela internacional. De forma gratuita chegam Marlon Freitas, Luís Segovia e Carlos Alberto. Leonel Di Plácido vem pela bagatela de R$ 1 milhão. Victor Cuesta custará R$ 2,5 milhões. Junior Santos custa R$ 4,9 milhões. Matías Segovia bem por R$ 7,5 milhões e Diego Hernández chega por R$ 12,6 milhões.
Temos o combustível certo para o que você precisa.
Presente em Barra Mansa e Volta Redonda
REDE-ALIANCA COM @postosalianca
Esportes 3
Sul Fluminense
O “Nosso Jornal é mais Informação” www.nossojornalbm.com.br
OFlamengo não fez a estreia que esperava na Libertadores. A equipe perdeu para o Aucas por 2 a 1, nesta quarta, no Estádio Chillogallo, pela 1ª rodada da competição. O Rubro-Negro, que teve o time titular preservado antes do segundo jogo da final do Carioca, dominou a etapa inicial e abriu o placar com Matheus França, mas a situação mudou no segundo tempo. Enquanto o time de Vítor Pereira caiu de produção na altitude, o Aucas cresceu no jogo, melhorou a marcação e passou a atacar mais. Assim, o Rubro-Negro acabou sofrendo a virada, com gols de Castillo
e Ordoñez. Com o resultado, o Fla perdeu uma sequência de 14 jogos sem derrotas como visitante na Libertadores.
Campeão 2022/2023
VOLTAÇO
Com a terceira fase da Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro se aproximando, o Volta Redonda segue reforçando seu elenco para a sequência da temporada 2023. A diretoria acertou a contratação de mais dois atletas. Um é o atacante Matheus Alessandro, de 26 anos. Ele já atuou pelo time no ano passado, marcando dois gols em 35 jogos disputados. O jogador estava no Boavista-RJ e retorna com o contrato válido até o final de 2024. O atleta foi revelado pelo Fluminense e possui passagens por Fortaleza, Botafogo-SP, Atibaia, Ponte Preta e Alashkert FC, da Armênia. O outro é o atacante Douglas Skilo, de 28 anos, que estava no Velo Clube-SP e chega com o contrato válido até o final da Série C. O atleta possui passagens por Ipatinga, Uberaba, Patrocinense, URT, Ypiranga-RS, Portuguesa-RJ, Grêmio Anápolis e Caldense, entre outras equipes.
Esportes 4
Na estreia da Libertadores, o Flamengo saiu na frente, mas acabou sendo derrotado pelo Aucas por 2 a 1 Divulgação
“O Nosso Jornal parabeniza a equipe do Democrata Futebol Clube pela linda campanha realizada em 2022. Sucesso na trajetória 2023”.
anuncia acordo com Congresso para comissões mistas de quatro MPs
Oministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (4) que o governo federal chegou a um acordo com o Congresso Nacional para instalar as comissões mistas para votar quatro Medidas Provisórias (MPs). Segundo o ministro, deverão ser analisadas as medidas que tratam da estrutura ministerial da Esplanada, as regras do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf), do Minha Casa Minha Vida e do Bolsa Família.
“Vamos aprovar todos os conteúdos das 12 medidas provisórias, priorizando como instalação de comissão mista aquelas que os
parlamentares querem debater”, afirmou Padilha em coletiva na manhã desta terça. “O que está combinado e tem compromisso tanto da Câmara quanto do Senado é de aprovar as 12 Medidas Provisórias”, reforçou.
Segundo o ministro, a expectativa é de que as comissões mistas sejam instaladas na próxima semana, após o feriado de Páscoa. De acordo com Padilha, o governo manterá as MPs que tramitam no Legislativo e o Congresso Nacional poderá transformar parte dos textos em emendas ou em Projetos de Lei (PL) de Urgência e Emergência, para reduzir a necessidade de comissões mistas. Na coletiva,
Padilha também destacou que o relator do arcabouço fiscal deverá ser definido na próxima semana.
Lei do Aço beneficia setor metalmecanico
OTribunal de Justiça decidiu nessa segunda-feira, dia 19, pela constitucionalidade da Lei 8960/20, que concede incentivos tributários para o setor metal mecânico. Com isso, a lei volta a ter validade depois de ter sido suspensa por uma liminar em 2021. A lei, que estabelece regime diferenciado de tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para indústrias desse segmento em território fluminense, é resultado de pleito que faz parte do “Programa de retomada do crescimento do Estado do Rio de Janeiro em bases competitivas”, apresenta-
do pela Firjan à Alerj em junho de 2020.
A medida reduz a carga tributária das empresas de metalurgia e siderurgia e traz aumento de competitividade para o estado. Na prática, indústrias que aderirem ao benefício ganharão competitividade perante outros estados.
Com a implementação da lei e adesão pelos contribuintes, os estabelecimentos contarão com uma tributação mais simples, de 3% na saída sobre o valor faturado, além da possibilidade de aquisição de alguns bens com diferimento, o que beneficia o fluxo de caixa.
COMO FAZER A ADESÃO - Para pedir
A prática não leva à perfeição
Querido(a) leitor(a) se eu te perguntar: a prática leva a perfeição? Qual seria sua resposta? Hum! Tenho certeza que a maioria respondeu que sim. Acertei?
Mas, e se eu te dizer que não? Isso mesmo! A prática não leva à perfeição.
Agora entenda porque eu afirmo isso pra você: se você pesquisar o significado da palavra perfeição no Google mesmo, você encontrará definições como:
1. o mais alto nível numa escala de valores;
2. excelência no mais alto grau.
Agora reflita comigo! Somos seres humanos falhos e o perfeito aos meus olhos pode não ser pra você. Ou melhor dizendo: com certeza não vai ser “o” perfeito pra você, e sabe por quê? Porque, somos seres humanos subjetivos, ou seja, únicos, dotados de crenças, valores e critérios próprios, isto é, pontos de vista diferentes, que nos levam a questionar e a não aceitar tudo aquilo que nos é imposto.
Uma das terríveis consequências da busca pela perfeição é a comparação.
Você sempre quer ser e fazer melhor que o outro e acaba tirando o foco de você e do que realmente importa, que são - ou pelo menos de-
veriam ser- seus objetivos, valores e limites.
De certa forma, a perfeição nada mais é do que a busca por aprovação, pela valorização. Assim, você deseja tanto que o outro te olhe e aprove, mas você mesmo não faz isso por você. E com isso chega naquele ponto que você não sabe mais quais são seus objetivos, seus sonhos, suas metas, porque está vivendo os sonhos, os objetivos e as metas do outro, tentando ser aprovado e valorizado, tentando ser perfeito para que o outro te note.
Em um certo momento você pode até conseguir o que deseja, mas ainda assim, não será o suficiente, porque novas preocupações surgirão em prol de ser amado e aprovado novamente. Dessa forma, você estará em um ciclo vicioso e doentio pela busca da perfeição. Queremos tanto ser perfeitos e aceitos que somos capazes de dizer “sim” pro outro inúmeras vezes e, na mesma proporção, vamos dizendo “não” para nós mesmos. Agora posso te fazer um convite?
Pare de buscar a perfeição! Pare de querer ser perfeito! Pois assim sua caminhada será longa e frustrante. Você gastará tanta energia e no final só se sentirá cansada(o) e insatisfeita(o). Seja você seu maior admirador.
o enquadramento, as empresas aptas a pleitearem o incentivo devem preencher a carta consulta, disponível no site da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin). Em seguida, os dados seguem para avaliação na Sefaz e depois retornam para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Emprego e Relações Internacionais (Sedeeri). Depois, as informações vão para a Comissão Permanente de Desenvolvimento, que vai deferir ou não o enquadramento da empresa e determinar o benefício, se for o caso.
As pessoas vão te olhar assim como você se olha, te valorizarão assim como você se valoriza. Pare de querer ser perfeito aos olhos dos outros e seja o perfeito pra você, se amando, valorizando suas ações, conquistando seus objetivos, dizendo “sim” pra você, pra quem você é.
Melhor do que fazer perfeito é simplesmente fazer, pela satisfação que aquilo trará a você, pelo bem que aquilo lhe fará. E te digo mais: você não começará algo pra fazer de qualquer jeito, ou começará? Então, isso basta!
Em síntese eu afirmo que: a prática leva a um boa execução e a busca pela perfeição a uma grande exaustão.
Psicóloga Clínica - Terapeuta Cognitivo Comportamental /CRP: 05/67554
11 Geral Divulgação
Padilha
Divulgação
Dra. Juliana
CDL Barra Mansa celebra Jubileu de Diamante com café da manhã festivo
Evento foi marcado por homenagens e pela posse da nova diretoria executiva da entidade
Um evento marcado pela alegria, pela emoção e por diversas homenagens. Foi assim o café da manhã da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barra Mansa, que completou seis décadas no último sábado, 25 de março. Para celebrar os 60 anos de uma história dedicada ao comércio e seu desenvolvimento, a sede da entidade, no bairro Ano Bom, recebeu, na manhã desta quarta-feira (dia 29), membros da diretoria, associados, ex-presidentes, autoridades, imprensa e personalidades do movimento lojista. O evento também oficializou a posse da nova diretoria executiva, eleita para o biênio 2023/2024, que tem como líder o presidente Gleidson Gomes, proprietário da empresa Varejão Têxtil.
“A CDL não tem projetos de presidentes, mas sim projetos da entidade. E agradeço a cada líder que por aqui passou, deixando seu sonho e que hoje só estamos dando continuidade. O comércio nada mais é que uma estrada que leva o produto ao consumidor final. E essa estrada, com o tempo, vai ficando desgastada. Mas Barra Mansa tem um comércio coeso, unido e isso é um diferencial para nós. E quando a gente fomenta o comércio, a gente gera emprego e renda no nosso município”, afirmou Gleidson Gomes, agradecendo o apoio da família, em especial do pai, o ex-presidente da CDL-BM e atual diretor de Produtos e Serviços da entidade, Jair Francisco Gomes. “A vida é a maior escola para quem não quer aprender com conselhos. E eu posso dizer que, na minha vida, pude pegar muitos atalhos, pois tive o senhor como companheiro, como amigo e, acima de tudo, como espelho”.
Na ocasião, Gleidson recebeu do presidente da Federação do Comércio Lojista do Estado do Rio, Fabiano Gonçalves, o Pin de presidente da
CDL Barra Mansa para o novo mandato. Fabiano aproveitou a oportunidade para saudar Jair Francisco Gomes, que o empossou em 2011, quando foi eleito o presidente mais jovem da CDL Niterói. “E hoje eu tenho a oportunidade de empossar seu filho Gleidson. Isso é o ciclo positivo do movimento lojista e esse é o nosso desafio, fazer com que nossos filhos sucedam nos negócios das nossas famílias. Por trás de um patrimônio líquido e de um contrato social, estão os melhores anos das vidas de seus fundadores. Estão as lutas, as tristezas, as vitórias e as conquistas”, destacou o presidente da FCDL-RJ, que ainda lembrou as dificuldades trazidas pela pandemia de Covid-19 ao setor lojista. “Ainda hoje estamos pagando a conta com todos os empréstimos que tivemos que contrair para manter nossas lojas de pé. Lojista é assim, luta, trabalha e se reergue. Vocês, novos diretores, estão recebendo um grande legado e Gleidson foi escolhido dentre todos esses grandes líderes para dar continuidade a essa história”.
HOMENAGENS
Durante o café da manhã, o ex-presidente da CDL-BM e membro do Conselho Consultivo, Antônio Feris Filho, recebeu homenagem extensiva aos demais ex-presidentes que deixaram seu legado na história da entidade. Ele recebeu a comenda das mãos da vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, também presente ao evento.
Fundada em 1940, a Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa, além de ser destaque na cidade levando seu nome para todo o Brasil, também é parceira de longa data da CDL, sendo associada desde 2002, utilizando e valorizando
Fotos: Divulgação
os produtos e serviços da instituição. Pela parceria, a Cooperativa foi uma das homenageadas. Aproveitando o mês da Mulher, a empresária Juliana Rolim homenageou a coordenadora da Casa Rosa de Barra Mansa, Márcia Ramos, que, com muita dedicação, tem feito um trabalho digno de aplausos, oferecendo acolhimento diário a pacientes em tratamento contra o câncer e seus acompanhantes.
Dinamar da Rocha, a funcionária mais antiga da CDL-BM, admitida quando ainda tinha 16 anos como seu primeiro emprego, teve destaque no evento, devido ao seu comprometimento e zelo pela entidade onde, atualmente, atua como supervisora administrativa.Anfitriã do evento, a CDL Barra Mansa não poderia ficar de fora e também recebeu homenagens por parte do Conselho Municipal de Política e Atenção às Drogas, em nome do presidente César Tomé; da Câmara Municipal de Barra Mansa, representada pelo vereador Gustavo Gomes; e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), entregue pelo deputado estadual Tande Vieira. Saiba mais: cdlbm@cdlbm.com.br / linktr.ee/cdlbarramansa
Cidade 12
Procuradoria Especial da Mulher é instituída na Alerj
AAssembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) publicou no Diário Oficial do Legislativo, nesta segunda-feira (03/04), a criação da Procuradoria Especial da Mulher. A medida é da Resolução Nº 25, recém-aprovada em plenário e promulgada pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (PL).
A Procuradoria será constituída por uma Procuradora Especial da Mulher e duas Procuradoras Adjuntas. Elas devem ser obrigatoriamente deputadas estaduais eleitas em votação pelo plenário da Alerj, a cada dois anos, no início da primeira e da terceira sessões de cada Legislatura.
O objetivo da Alerj é intensificar o trabalho do Parlamento nas ações em defesa das mulheres. Entre as atribuições da Procuradoria estão receber e encaminhar denúncias de violência e discriminação, fiscalizar programas do governo para igualdade de gênero, promover audiências públicas e auxiliar as comissões da Casa.
O texto é assinado pelas deputadas Zeidan (PT), Tia Ju (REP), Franciane Motta (União),
Martha Rocha (PDT), Renata Souza (PSol), Lucinha (PSD), além das ex-parlamentares Enfermeira Rejane e Mônica Francisco. Na justificativa da medida, elas explicam que iniciativas semelhantes foram feitas pelo Senado Federal e pelas Assembleias Legislativas do Ceará e do Paraná.
“A instituição da Procuradoria Especial da Mulher não conflita com a existência da Comissão dos Direitos da Mulher. Ao contrário, soma-se ao trabalho desenvolvido pela comissão que, ao fim, além de se dedicar aos projetos de lei, exerce uma função extensiva, função essa que será de competência da Procuradoria, com advogados para atendimento e orientação às mulheres”, afirmam as autoras no texto da Resolução.
Em plenário, a deputada Tia Ju ainda afirmou que a medida vai permitir a participação do Estado do Rio no Observatório da Violência Contra a Mulher do Congresso Nacional. “Vários estados já fazem parte e o Rio de Janeiro não, porque só são incluídas nesse observatório as procuradorias. Não podemos deixar o Rio fora
desse debate, dessa discussão tão importante que é o combate às violências que as mulheres vêm sofrendo”, comentou.
Já a deputada Zeidan (PT) ressaltou que a Procuradoria da Mulher também pode ser um espaço para dar mais divulgação ao trabalho das deputadas. “Nós temos aqui um papel de dar ainda mais visibilidade ao que fazemos na Alerj. Nossa Casa tem hoje uma composição de mulheres muito grande, e nossas deputadas que não são presidentes de comissão podem apresentar seus nomes para compor a Procuradoria”, disse.
Jari busca melhoria dos serviços de água e esgoto no estado
Parlamentar presidiu reunião com a Rio+ Saneamento, que atende municípios do Sul Fluminense, e pediu soluções até a audiência pública sobre o tema na próxima quarta-feira, dia 12
Divulgação
Odeputado estadual Jari Oliveira (PSB), presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), conduziu reunião com representantes da Rio+ Saneamento, nessa terça-feira, dia 04. A concessionária presta serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário para 18 municípios, incluindo Pinheiral, Piraí, Rio Claro e Vassouras, no Sul Fluminense, e distribuição de água em 24 bairros da capital carioca. Essa é a terceira e
última concessionária a ser ouvida pela comissão antes da audiência pública sobre o serviço, que será realizada na próxima quarta-feira, dia 12, às 10h, na Alerj. Jari, como presidente da Comissão de Saneamento da Casa, articulou reuniões com as três concessionárias que substituíram a CEDAE com o objetivo de melhorar o serviço de água e esgoto prestado à população. O primeiro encontro aconteceu no Dia Mundial da Água, 22 de março, com a Águas do Rio, e no último dia 28, a comissão recebeu representantes da Iguá Saneamento.
“É necessário que todas as concessionárias apresentem soluções para melhorar o serviço de distribuição de água e esgotamento sanitário até a data da audiência pública. Durante as reuniões, apresentamos as principais queixas da população e pedimos informações sobre os investimentos da concessionárias. Nesta terça-feira, o foco ficou no problema de falta de abastecimento de água em Vassouras e na zona oeste da capital e o não atendimento das
solicitações de ligações de esgoto em Pinheiral.” pontuou Jari.
O deputado acrescentou que a deficiência do serviço prestado pelas concessionárias é constatada por denúncias constantes da população. “Estou em contato direto com moradores que relatam problemas frequentes de falta d’água, além de demora na realização de ligação do esgoto sanitário em imóveis novos”, reforçou Jari.
Audiência Pública - “Na próxima quarta-feira, dia 12, vai acontecer a audiência pública, que abre espaço para a população falar sobre os serviços prestados pelas concessionárias de saneamento”, afirmou Jari, lembrando que também foram convidados a participar das reuniões representantes da Light, Enel, Energisa e da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa). Além de representantes do Ministério Público do Estado, da defensoria pública, do PROCON e do Governo do Estado.
13 Alerj
Foto: Comunicação Social
O “Nosso Jornal é mais Informação”
www.nossojornalbm.com.br
Laboratório Municipal realiza mais de 120 mil exames entre 12/ 2022 a 03/2023
Unidade funciona de segunda à sexta-feira, de 6h30 às 16h, com coleta de material até 9h30
OLaboratório Municipal de Análises Clínicas de Barra Mansa tem apresentado uma crescente demanda. No período entre 12 de dezembro de 2022 e 11 de março deste ano, foram atendidos 9.419 pacientes e realizados 121.508 exames. Mas, ao longo de 2022, os números chegaram a aproximadamente 40 mil atendimentos e mais de 445 mil exames pelo Sistema Único de Saúde.
O resultado é fruto do investimento técnico e profissional realizado pela prefeitura. A unidade fica localizada na Rua Tenente José Eduardo, s/nº, no bairro Ano Bom, e funciona de segunda à sexta-feira, de 06:30 às 16 horas. O horário de coleta é de 06:30 às 09h, e o serviço, por ordem de chegada.
A entrega dos resultados é feita pela internet, no endereço www.laudoonline.com.
br/prefeituradebarramansa ou presencial. As duas modalidades garantem precisão e agilidade na entrega do laudo. O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, destacou que o laboratório é dotado de equipe preparada para atender da melhor forma aos pacientes, desde a recepção até a coleta, com agentes administrativos, biomédicos, técnicos e auxiliar de higienização. “Como ocorre em toda rede municipal de saúde, o atendimento é humanizado, digno e de muita qualidade”.
O Laboratório Municipal realiza inúmeros tipos de exames. Entre os mais solicitados estão o de dosagem de glicose, hepatograma, lipidograma, EAS, cultura de urina,TSH, PSA livre e total, EPF, PCR, hemoglobina glicosilada e glicose pós-prandial.
Coleta de Material - Para a realização
da coleta de material é necessária a apresentação do pedido de exame datado, documento de identificação com foto, cartão do SUS, comprovante de residência ou declaração da unidade de saúde no nome do paciente. Não são aceitos pedidos sem data, com rasura ou vencidos.
Vereador Ronário estimula a conscientização sobre autismo na Câmara
ODia Mundial de Conscientização do Autismo celebrado anualmente no dia 02 de abril não passou despercebido na Câmara Municipal de Porto Real. Na manhã desta segunda (3), o vereador Ronário de Souza (PSDB), que preside a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida e é um dos grandes apoiadores da causa autista na cidade, protagonizou momentos de importantes discussões e debates acerca do tema, durante a 11ª sessão ordinária. A fim de dar visibilidade às necessidades deste público e otimizar o atendimento dado às pessoas com autismo ou transtorno do espectro autista (TEA) na cidade, o vereador iniciou sua
militância sugerindo ao chefe do poder Executivo a criação de um Centro de Referência do Autismo. “Fiz esta indicação no ano de 2021, mas como ainda não fomos contemplados com este importante espaço público para atendimento e acompanhamento adequado de pessoas com autismo, decidi voltar com a sugestão para reforçar o pedido”, destacou Ronário.
O vereador também fez questão de utilizar a tribuna e, na oportunidade, aproveitou para ler duas cartas abertas, escritas por pais e integrantes do movimento dos autistas da cidade. Os textos relataram as vivências e as dificuldades reais enfrentadas no dia a dia dos autistas e seus familiares. Os textos também
mostraram todo o descontentamento deste público com os serviços oferecidos pela secretaria de educação, classificando-os como ineficazes. Já no horário de liderança do partido, o vereador fez um breve balanço de suas ações e procurou pontuar todas as conquistas alcançadas no decorrer do seu mandato envolvendo a causa autista. Dentre as benfeitorias, citou as várias reuniões realizadas com mães de pessoas com TEA, reuniões com autoridades municipais e profissionais da educação, indicações aprovadas, visita técnica ao centro de Referência de Autismo de Sorocaba, autoria e coautoria em projetos de Lei, busca de emendas parlamentares em Brasília, dentre outros tantos feitos.
Saúde 14
Alerj abre inscrições para o diploma Heloneida Studart
AComissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) abriu, nesta segunda-feira (04/04), as inscrições para a edição de 2023 do Diploma Heloneida Studart de Cultura, a ser entregue em junho deste ano. O prêmio é um instrumento de reconhecimento e estímulo às boas práticas culturais promovido pela comissão. Os interessados têm até o dia 3 de maio para se inscreverem.
Poderão se inscrever pessoas físicas e jurídicas enquadradas nas seguintes categorias: artes cênicas (circo, teatro, dança e afins); artes visuais (plásticas, design, artes digitais, moda e afins); audiovisual (cinema,comunicação comunitária e afins); culturas populares (artesanato, cultura afro-brasileira, cultura Indígena e demais povos tradicionais); literatura (livro, leitura, bibliotecas, pesquisa e afins); música; arte pública e cultura urbana; artes integradas; gastronomia (popular, artesanal, comunitária, urbana e regional); gestão, formação e qualificação cultural; e patrimônio cultural (material, imaterial, memória, museus, arquivo, arquitetura e urbanismo).
“É uma honra organizar esse prêmio enquanto presidente da Comissão de Cultura”, disse a deputada Verônica Lima (PT). “Tenho certeza de que teremos grandes iniciativas culturais premiadas este ano”, completou.
As inscrições devem ser feitas através do seguinte formulário: https://forms.gle/ U13j11RCxqFXLSPT6
A HISTÓRIA POR TRÁS DO DIPLOMA
Criado em 2009 por meio da Resolução nº 874/09, o diploma carrega o nome da escritora e ex-deputada estadual Heloneida Studart. Eleita parlamentar seis vezes, ela se destacou por sua atuação feminista. Na Casa, participou, durante a Constituinte, do chamado “lobby do batom”, para a inclusão dos direitos trabalhistas da mulher, incluindo os 120 dias de licença-maternidade. Antes de falecer, em 2007, ela foi nomeada diretora do Centro Cultural da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento Estratégico.
Cearense, Helô, como chamavam os mais próximos, veio para o Rio aos 16 anos, atuando como jornalista e escritora. O Correio da
Projeto proíbe seguradoras de veículos de exigir rastreadores
AAssembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota em segunda discussão, nesta terça-feira (04/04), o Projeto de Lei 2.986/17, da deputada Martha Rocha (PDT), que proíbe as seguradoras de veículos de condicionarem a celebração do contrato à instalação de rastreadores. Caso receba emendas, o projeto será retirado de pauta.
O consumidor poderá solicitar a inclusão do rastreador mediante uma contrapartida da seguradora, que não poderá aumentar o preço da mensalidade para aqueles que optarem por não utilizar o equipamento. Quando o equipamento for instalado, o cliente tem o direito de ser informado previamente sobre a empresa que realizará o serviço e poderá acompanhar a instalação. Ele terá direito ao sigilo em re-
lação ao local do carro em que foi instalado o rastreador. Em caso de descumprimento, as seguradoras poderão pagar multas previstas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) que poderá ser revertida para o Fundo de Proteção do Consumidor (Feprocon).
A norma não se aplica às seguradoras e empresas que trabalhem exclusivamente com o contrato de seguro veicular mediante a instalação de rastreadores, não disponibilizando outra modalidade para contratação de seus serviços.
“O aumento do número de roubos e furtos de carros no estado do Rio de Janeiro tem feito com que as seguradoras busquem alternativas, a mais comum delas é a instalação de um rastreador”, contextualizou Martha.
Manhã, o Diário de Notícias e a revista Manchete foram alguns dos veículos em que ela escreveu. Heloneida também deixou uma série de obras literárias, como romances, ensaios, crônicas e peças teatrais
“Inspiro meu trabalho em defesa da cultura na luta de pessoas como Heloneida. Escritora, presa política na luta contra a ditadura, feminista, defensora da cultura, parlamentar, Heloneida teve uma vida dedicada à defesa da democracia e dos direitos humanos”, comentou a deputada Verônica Lima (PT), presidente da Comissão de Cultura.
Alerj vota criação do Projeto Policial Mirim no Estado do Rio de Janeiro
AAssembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) votou em discussão única, dia (04/04), o Projeto de Lei 245/23, do deputado Munir Neto (PSD), que autoriza a criação do projeto Policial Militar Mirim em todos os batalhões do estado para crianças e jovens de sete a 16 anos. Caso receba emendas, o projeto sairá de pauta.
O programa será desenvolvido pela própria Polícia Militar com o objetivo de proporcionar maior interação entre a corporação e as famílias.De acordo com o projeto, crianças e jovens vão aprender sobre cidadania, legislação de trânsito, primeiros socorros, prevenção de acidentes, ecologia e meio ambiente. O texto veda a participação em atividades operacionais da Polícia Militar. Para participar do programa, eles deverão estar matriculados em escola regular, com frequência mínima de 75% no ano letivo. Crianças e adolescentes acompanhados pelos centros de Assistência Social, CRAS e CREAS, terão prioridade.
Alerj 15
Fundação Cultura Barra Mansa e Secec-RJ discutem parcerias
Encontro realizado no Palácio Barão de Guapy teve como objetivo estreitar laços entre o Município e o Estado
AFundação Cultura Barra Mansa recebeu a visita de Cristiano Almeida, articulador regional da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), com o objetivo de estreitar relações entre o trabalho realizado no município e as ações e programas disponíveis na pasta cultural no governo estadual.
O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, destacou a importância do encontro para o desenvolvimento do setor em Barra Mansa. “Estabelecemos uma conexão muito produtiva com o Governo do Estado. Hoje a Secec-RJ mantém canais de comunicação e relacionamento com os municípios de forma permanente e forte, beneficiando assim o avanço
da Cultura e a descentralização dos recursos do Fundo Estadual do setor”, disse Bravo.
O articulador regional pontuou a importância de se estabelecer vínculos e se colocou à disposição para contribuir com o desenvolvimento cultural de Barra Mansa.
- Meu objetivo aqui hoje foi apresentar ao município os editais que já lançamos e o que vem por aí, além dos projetos e programa que desenvolvemos dentro da Secretaria de Cultura do Estado. O intuito também foi promover parcerias, como, por exemplo, através do programa Passaporte Cultura, que visa atender a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com o intuito de democratizar o acesso delas aos equipamentos cultu-
rais, como o Teatro Municipal e o Museu do Amanhã. Isso é uma importante ferramenta de política pública de fomento cultural que podemos trazer para Barra Mansa – disse Cristiano Almeida.
Cidade 16
Divulgação